|
Tópico: Fátima VI - 13 Novembro - crónicas
|
|
Autor |
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 14 Novembro 2010 às 17:23 | IP Registado
|
|
|
Ao longo do ano de 2010, e durante 6 grandes prémios num total de 12 provas, desenrolou-se o troféu F390 Flying Noses no Funpark de Fátima, que se sagrou como experiência muito positiva por vários aspectos : 1 - Pela competitividade que os karts 390 cc proporcionam ; 2 - Por ter sido todo ele disputado no mesmo kartódromo e com os mesmos karts ; 3 - Houve provas com piso seco, piso molhado e piso amanteigado ( última prova, não choveu e estiveram perto de 90% de humidade !!) ; 4 - Confirmação do valor dum piloto que foi lançado como mascote deste grupo de amigos em 2008 e que hoje já se acostumou a subir ao podium em muitas provas - Pedro Fonseca ; 5 - Confirmação da piloto Maria Buzaglo como candidata a grandes participações futuras ; 6 - Lançamento de mais um piloto que terá em 2011 o ano da sua confirmação - Luís Fonseca ; 7 - Desenvolvido um espírito de amizade e confraternização a todos os níveis assinalável ; 8 - Re-confirmação de grandes nomes do karting amador nacional como sejam os João Gonçalves, Raúl Girão e Carlos Mansinho que distribuíram entre si, e por esta ordem, os 1º, 2º e 3º prémios. Perante isto resta-nos esperar pelo dia 18 de Dezembro onde serão distribuídos os troféus alusivos para efeitos de memória futura .
Quanto à prova ; O céu côr de chumbo e com núvens ameaçadoras, não descarregou sobre nós o que se evidenciava poder acontecer a qualquer momento - dilúvio ! Porém, a pista estava com aderência zero devido à humidade o que deu muito trabalho torneá-la. Com voltas a variarem cerca de 2 segundos entre o mais rápido e o menos rápido dum pelotão de 17 pilotos, confirmaram-se as boas perfomances de todos eles não sem que, no entanto, um ou outro incidente tenha influenciado tais diferenças. Os comportamentos em pista passaram definitivamente, a serem considerados de grande gabarito e uma referência na especialidade verificando-se inclusivamente a diminuta existência de bicos a voarem. Os karts ( a necessitarem dum investimento por parte do kartódromo de modo a que não fiquem demasiado desinteressantes a curto prazo ) ainda são uma boa razão para se fazerem outras provas e sempre com muito agrado. A pista .... do melhor ! O staff .... inexcedível ! Parabéns ao kartódromo ! Os meus 7º e 5º lugares reflectem a minha módica comparticipação para a festa na convicção que será algo ainda passível de melhorias. Aos campeões os meus parabéns ! A todos até dia 18 de Dezembro ! Abraços
Editada por Garcia de Matos na 14 Novembro 2010 às 17:56
|
Voltar acima |
|
|
ruimealha Racer
Data de adesão: 06 Fevereiro 2008 Mensagens: 78
Estado:
|
Colocado: 15 Novembro 2010 às 10:10 | IP Registado
|
|
|
Na etapa de despedida dos FN a pista estava particularmente traiçoeira, sem ter caído a ameaçadora chuva.
Tive muita dificuldade em adaptar-me à grande humidade existente o que se refletiu no 11º lugar nos treinos. Na 1ª manga arranco bem, galgo vários lugares até ao gancho onde levo uma forte pancada na traseira (autoria do Palmeirim)
que me provocou um pião, caíndo para o último lugar. Consigo ir-me adaptando progressivamente à pista e acabo em 6º. Na 2ª manga volto a arrancar bem, ando algumas voltas em 1º mas sou ultrapassado pelo Carlos Mansinho, Pedro Fonseca e Raúl Girão. Consigo recuperar a 3ª posição, lugar em que termino a 2ª manga. O 5º lugar podia ter sido melhor, não fora o acidente na 1ª curva e a falta de habilidade.
Os meus parabéns a todos os intervenientes neste troféu.
Os meus agradecimentos ao António Matos, responsável pela realização do FN, o qual me permitiu travar interessantes disputas com pilotos diferentes do IHSV, conhecer melhor a pista de Fátima e nos intervalos das provas conviver com os colegas, ficando a conhecer melhor muitos deles .
Fui das pessoas que fez a opção de não repetir este troféu por razões económicas e físicas, mas fi-lo com muita pena. As saudades do Flying Noses já são grandes.
Lamentando não poder estar presente no jantar de encerramento do troféu, desejo a todos um óptimo convívio.
Abraços,
Rui Mealha
|
Voltar acima |
|
|
cman Rookie
Karting Prazer de Conviver
Data de adesão: 15 Setembro 2004 País: Portugal Mensagens: 16
Estado:
|
Colocado: 15 Novembro 2010 às 16:09 | IP Registado
|
|
|
Amigos, Pois é chegamos a ultima corrida do FN390, depois
de muita chuva no inicio, algumas provas em tempo seco
chegamos a Sábado com uma mistura, não estava molhado é
verdade mas também não era bem seco pois só consegui
andar numa parte da pista por onde a maioria de nós
passava.
Feitos os treinos calhou e sexto lugar na grelha atrás
do Raul Girão, com ele fiz toda a 1ª manga sem o
conseguir ultrapassar.
Formada a grelha da 2ª manga arranquei em 6º e consegui
chegar a 3 no final da recta da meta, depois foi "ver"
passar o Pedro Fonseca e gerir até final.
Fiquei em 3º do campeonato o que é muito mais do que
podia esperar no inicio do campeonato, especialmente
depois das provas a chuva.
Ao António Matos e ao Luís Melo o meu obrigado pelo
convite para participar, a todos os outros pilotos o meu
obrigado pelo convívio dentro e fora de pista.
Um abraço a todos
Mansinho
Editada por cman na 15 Novembro 2010 às 16:10
|
Voltar acima |
|
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 15 Novembro 2010 às 22:23 | IP Registado
|
|
|
Lisboa, 2010.11.15
Olá Pilotos Flying Noses!
E pronto, terminou mais um
Torneio de Kart.
E já estou com saudades!
Já ando nisto há uns tempos, este
Flying Noses foi dos melhores torneios em que participei! Muito bem organizado,
o esquema da 2ª manga sem treinos e com inversão dos 10 primeiros é muito giro,
a pista e os karts, simplesmente dos melhores que conheço e por isso foi óptimo,
todo o troféu ter sido nesta pista.
Soube a meio do troféu que o
António Matos prepara um final de época com um jantar/entrega de
prémios/surpresa, fora do comum. E para criar “suspense” e baralhar as nossas
suspeitas, nessa altura perguntou a todos, tipo inquérito, as nossas
preferências e tirou-nos as medidas! E mais, mesmo nesta última corrida, ouvi
uns zum-zuns de quem mais ou menos, já sabe ao que vai, por ter participado em
edições anteriores, e de facto fiquei a saber pormenores desses convívios, simplesmente
fantásticos! Vai ser a 18 Dezembro!
Nesta última jornada dupla,
estava a disputar o 2º lugar da classificação final do Troféu, com o Carlos
Mansinho e por isso, de mansinho foi sempre o meu comportamento em pista
evitando riscos e barafundas. Assim, na 2ª manga resolvi não lutar pela posição
inicial e perdi vários lugares que recuperei mais tarde com alguma segurança.
Parti do 8º lugar e acabei em 4º. Ainda estive em 3º por uns momentos, mas o
Rui Mealha tratou de repor a classificação numa minha escorregadela de
trajectória. Aliás, foi um gosto tentar não cometer erros mesmo quando a pista
começou a ficar bastante escorregadia! Na primeira manga parti em 3º e acabei
em 3º mas com algumas lutas muito interessantes pelo meio. No global ainda fiz
umas quantas ultrapassagens com alma e que correram bem!
Quando terminou não sabia qual a
classificação no campeonato, vi posteriormente os resultados editados na Net,
pois com o deitar alguns resultados fora, tudo muda. Renhido, ficámos separados
por 1 ponto!
Parabéns ao João Carlos, fez um
grande campeonato!!
Alguns de nós, aproveitámos para
treinar, dia 20 Novembro, corrida na mesma pista, Troféu Ormei!
É um grupo muito agradável, bem
disposto, sempre com muitas piadas!
Grande abraço a todos!
Obrigado António!!
Raul
|
Voltar acima |
|
|
santini Rookie
Data de adesão: 15 Novembro 2010 País: Portugal Mensagens: 35
Estado:
|
Colocado: 15 Novembro 2010 às 22:30 | IP Registado
|
|
|
Tenho de iniciar a minha crónica desta forma: UAUUUUUUU!
Sem dúvida a minha melhor corrida de sempre em Fátima!!!
O kart que me saiu em sorte era um diamante em bruto e,
modéstia à parte, fui capaz de o lapidar da melhor forma.
Potência e equilibrio fizeram deste kart um comboio sob
carris!
Na qualificação era claro para mim que estava a fazer
bons tempos e um lugar entre os 3 primeiros era o que
ambicionava. Melhor era impossível e a pole estava
confirmada!
Partida para a 1ª manga e lá fui sempre com o Pedro
Fonseca a não mais de 1 a 2 segundos durante toda a
prova. Uma palavra de felicitação para este que cada vez
mais confirma o seu potencial e favoritismo em várias
provas do campeonato.
Sem dúvida que fiz a minha melhor corrida de sempre até
porque liderei da primeira à última volta tendo
arrecadado 2ª melhor volta.
Vinha aí a 2ª manga e o 10º lugar à partida não me
assustava já que após a 1ª manga pensava que tudo era
possível. Mas logo na 1ª curva sai uma escorregadela
(180º) e capratum levo chouriçada tando ficado sem nose.
Uma volta inteira a fundo para não perder muito tempo
entrada nas boxes para colocação do dito cujo e prego a
fundo para a restante corrida!
Tenho ideia de na 3ª volta já estar a ganhar posições e
acho que consegui fazer várias voltas no segundo 57 baixo
na medida em que as ultrapassagens seguiam-se umas às
outras.
Começo a pensar que mesmo depois do revés na 1ª volta era
capaz de ganhar a corrida e a meio da prova já devia
estar em 10º lugar talvez e a ganhar tempo de forma
consistente já que as distâncias iam encurtando a olhos
vistos.
Mas o excesso de confiança é tramado e 2 tetes não me
permitiram manter a toada ofensiva com alguma
ultrapassagens dignas de repetição.
Uma coisa é certa não fosse alguma burriçe talvez fosse
capaz pelo menos de colar ao Pedro Fonseca mas um 8º
lugar final depois de 3 tetes e uma troca de nose ainda
para cima com a melhor volta da corrida a mais de meio
segundo da seguinte já foi mais do que bom!
Parabéns mais uma vez ao Pedro Fonseca ao Raul e ao
Carlos e a todos os participantes desta prova.
Uma gradecimento especial ao António Matos pela dedicação
na organização deste troféu que, não fosse a maldita
crise, teria certamente futuro risonho pela frente. Fui
um dos que votou negativamente na continuidade do troféu
principalmente por razões económicas mas sem dúvida que
as saudades vão ser muitas.
Abraços
Pedro Costa Santos
Editada por santini na 15 Novembro 2010 às 22:50
|
Voltar acima |
|
|
José Fonseca Master
Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
Colocado: 17 Novembro 2010 às 21:03 | IP Registado
|
|
|
Never say never again
Oh circuito de Fátima,oh Fliyng Noses que mal vos fiz eu para me tramarem desta maneira!
Vinha eu, bem quebrado no corpo, mas cheio de fé na alma, depois daquele brilharete em Leiria, a dizer para os meus botões, ou melhor, para o meu fecho éclair (estava com o macaco de piloto!) que desta vez ia ter sorte em Fátima.
E não era que parecia mesmo que sim. O “armário” que me calhou estava mesmo bom! Apesar da pista muito escorregadia não ser o ideal para as minhas trajectórias um tanto extravagantes, com aquela “mobília” até estava a dar muito boa conta do recado. já lá ia eu na 1ª manga , intrometido entre dois im’s (o Palmeirim e o Amorim) , mesmo a ver que aquilo ia dar para um 9º ou 10 º lugar. E lá imaginando ingénuo: depois na 2ª manga, parto lá na frente e, e….. e nada! Nada, porque à 13ª volta catrapuz….foi-se o cabo do acelerador! 4 minutinhos a acelerar na molinha do motor até às boxes e lá troco de montada. É então que me sai um primo do burrito da corrida anterior. Só que este era um burrito molengas e ..bailarino.
Resultado da 2º manga: tudo a fugir por ali fora, menos um Moura (creio que era o Nuno) com burrito ainda mais lentinho que o meu (nem ao menos deu para andarmos à luta os dois!).
E os destaques? Vi-os bem! Passaram por mim nas duas mangas!
Dois Pedros em grande, com o Santos azarado na 2ª manga e o Fonseca a aproveitar para ganhar aquilo limpinho! Depois a hierarquia esperada: Mansinho, Girão; Rui Mealha, A Matos, J Gonçalves, Rodrigo Almeida, Soares de Mello. Mas também Amorim (azarado) , Palmeirim , Jorge e Luís Fonseca. O Filipe Nunes esteve mais discreto do que nos tinha habituado e a Maria resolveu imitar-me: depois de uma bomba em Leiria, um acelerador partido em Fátima!
E assim terminou o 1º Troféu Flying Noses com mais um título para o João Gonçalves. Parabéns campeão.
E já agora..será mesmo o ultimo Flying Noses?
Never say never again my dears driver’aços.
|
Voltar acima |
|
|
João Gonçalves Racer
Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 19 Novembro 2010 às 23:16 | IP Registado
|
|
|
Ainda animados pela prova INHOC da manhã, e após uma retemperadora "sandocha", lá seguimos para Fátima onde se iria disputar a última prova do já saudoso F390 Flying Noses.
Algumas ausências notadas (crise, a quanto obrigas...), lá iniciámos os treinos para de imediato termos o feeling de que o kart não era famoso, ou por outras palavras, tinha pouca "alma"! Isto, aliado à baixa temperatura no asfalto que obrigava a grandes malabarismos para segurar uma traseira algo instável, proporcionou apenas o oitavo tempo para a grelha, o que não constituiu de todo uma surpresa.A tão ameaçadora possibilidade de chuva não se chegou a concretizar, e como tal não deu para disfarçar a menor competitividade desta unidade que me calhou...
E nas corridas, foi mais do mesmo como era de esperar! Na primeira perdi dois lugares para o Luís Mello e para o Filipe Nunes, mas acabei por beneficiar dos azares de ambos para recuperar o oitavo lugar. Já na segunda, a saída do 3º lugar na grelha permitia sonhar com alguma disputa de lugares mas, ainda que tenha conseguido dar resposta em algumas delas, cedo percebi que se tratava duma tarefa inglória e fui gradualmente afundando na classificação para concluir na 10ª posição. Valeu-me a pontuação acumulada nas provas anteriores para conseguir arrecadar o ambicionado troféu, já que o Raúl Girão e o Carlos Mansinho. entregues que estavam a uma luta sem tréguas pelos lugares seguintes do pódio, conseguiram subtrair-me alguma da vantagem que detinha.
As saudades destes karts vão ser mais que muitas, por isso espero que o F390 não desapareça definitivamente e que tenha apenas entrado num ano sabático para regressar em força em 2012!!!
Até lá!
JG
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 01 Dezembro 2010 às 01:15 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos,
Antes de fazer a minha crónica da última prova do F390 Flying Noses e balanço do troféu, cabia-me uma última formalidade que acabei de cumprir: proceder ao pedido de inscrição do troféu na TIT, de acordo com as expectativas de todos vós. A inscrição está feita, no final adicionei o seguinte texto que se pretende convincente, mas conciliatório face às dúvidas quanto à elegibilidade do nosso troféu. Agradeço a todos uma postura calma, entendendo que a CO e Presidência da TIT têm de gerir um conjunto diverso de sensibilidades e opiniões, de que poderá resultar um veredicto que não nos seja favorável. Segue na íntegra o texto que acompanhou a inscrição:
De acordo com várias conversas já tidas com membros da Presidência, sei que a inscrição deste troféu pode ferir parte dos regulamentos da TIT. Seja como for, não estaria a cumprir com a missão que me confiaram os participantes no troféu, se não a pusesse à consideração. Fique claro que este é um troféu organizado pelo António Matos, com algum apoio meu, tal como o IHSV. Este facto não o torna menos autónomo ou meritório. O F390 Flying Noses surgiu como ideia do António e minha, para proporcionar uma competição mais intensa, com karts dos melhores do país, ao conjunto de pilotos mais competitivos (se calhar mais abonados ;-) ) do IHSV, procurando atrair outros pilotos que como nós adorassem os 390 de Fátima. No conjunto de pilotos que regularmente disputaram o troféu tivemos elementos que oriundos de outros troféus, como seja Ases pelos Ares, ORMEI, KPC e ASChallenge, para além do IHSV e pilotos que só participaram neste troféu. As nossas grelhas contaram ainda com visitantes ilustres de outros grupos, entre os quais se encontrou inclusivamente um elemento da actual presidência. Ao longo do ano tivemos uma média de 18,333 pilotos à partida. Entre os candidatos naturais a representar o troféu, 4 não o poderão fazer pelo IHSV (3 deles não o poderão fazer por nenhum outro grupo). Com estes dados e todos os que queiram obter no Fórum do Grupo no Inter-Troféus, a Presidência terá todos os elementos que considere necessários para uma tomada de posição, que espero que seja positiva. Este pedido de inscrição não deve ser entendido como qq tipo de pressão, mas apenas como o desejo natural de um troféu e vários dos seus pilotos participarem na grande festa do kart amador nacional. Pela minha parte, não levarei a mal uma eventual recusa - caso seja essa a decisão da Presidência - nem porei em causa a minha participação na CO deste ano. A inscrição do Troféu foi feita propositadamente no último segundo, para ser o último em termos de prioridade de ordem de inscrição. Aguardando notícias, para podermos planear a participação. Luís Soares de Mello.
Aguardemos calmamente a decisão da presidência.
Quanto à minha crónica da prova, devo dizer que para mim foi novamente Fátima no seu melhor, ou seja, uma desgraça !!!
Na 1ª manga hesitei na forma de abordar a condução, face ao piso mto escorregadio, acabando por optar por uma técnica de slide permamente. Não era minimamente a mais eficaz, mas pelo menos divertia-me.
A manga em si até não estava a correr mal de todo, salvo erro ia em 6º, quando o anormal do kart se engasgou uma 1ª vez na recta gde, depois uma 2ª e finalmente uma 3ª à entrada para as boxes - que me aprecei a visitar.
Perguntaram-me se eu queria trocar de kart. Eu querer, não queria, que aquele era bonzinho, se não se engasgasse e o novo vinha com pneus frios. Como não havia avaria evidente à primeira vista, teve mesmo de ser. Resultado, 15º lugar.
Para a 2ª manga fiz o que já experimentara anteriormente: puxei o banco mais para trás. O resultado foi bom, o kart mto mais estável, mas sem travões. Consegui recuperar até ao 9º lugar, o que foi aceitável, mas fez-me descer mais uma posição no campeonato. Fiz a 5ª melhor volta, bte melhor que na 1ª manga.
Acabou assim este nosso campeonato.
O decorrer do troféu validou perfeitamente o conceito que levou à sua criação. Outros pilotos vieram dar-nos água pela barba: Raul Girão, Carlos Mansinho, Hernâni Leite, Filipe Nunes... e alegrar o pelotão. Alguns ilustres convidados abrilhantaram a festa. Valeu !!!
Como sabem a mim correu-me mto pouco de feição. Ficou claramente provado que não tenho estofo para 4 mangas de sprint no mesmo dia, especialmente sendo 2 nos nos 390 de Fátima. Tive sérios problemas físicos em acabar algumas provas, levando-me por vezes mesmo a desistir. Mas gostei mto. A competição é aqui bem diferente: mto mais exigente e intensa, mas forçosamente mais cuidadosa. Ficam-me na memória, para ilustrar o cuidado que aqui devemos ter, os arranques sempre calmos do Mansinho na 1ª manga, para evitar confusões e ir buscar o melhor resultado possível qdo tudo estivesse mais calmo e atacar a fundo na 2ª.
Foi muito giro, quem sabe ainda voltamos a este formato, com mais aderentes no 1º pelotão, para aprendermos todos o que é andar de kart a sério - que, pelo menos para mim, não chegou para aprender.
Abraços a todos, até ao jantar de fim de ano,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,2070 segundos. |
|
|
|