Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: Palmela, 15 de Dezembro - crónicas (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 15 Dezembro 2012 às 22:24 | IP Registado  

Esta foi a última etapa da edição 2012 do nosso troféu
IHSV e com ela a consagração dos campeões .
O ambiente era próprio de corridas e a indefinição no que
tocava ao podium final criou todo o stress e adrenalina
necessários para as disputas que se anunciavam.
Os receios de que a chuva se prolongasse para além da
semana, criaram ainda maior expectativa perante os
receios dos menos habilidosos nesses chãos escorregadios
em benefício daqueles que sentem mais àvontade nessas
situações.
Uma vez no kartódromo percebeu-se que a corrida iria ser
seca não obstante, ainda houve quem não arriscasse e
enfiasse o "preservativo".
Tivemos a presença de 3 convidados ( o que é sempre um
motivo de agrado )que emprestaram a sua expertise ao
conjunto e a quem eu manifesto o meu aplauso pelas
respectivas provas e simpatia.
Sendo que, pessoalmente, este campeonato funcionou como
despedida kartista ( deixando em aberto uma ou outra
presença esporádica para matar o vício ), limitei-me a
desfrutar da paisagem e fazer "a viagem" com o menor
consumo de gasolina possível. Como também não queria ser
o último a estacionar nas boxes, resolvi dar entrada 7
voltas antes dos outros juntamente com o meu amigo Rui
Ribeiro e com o kart sem um único risco ou amolgadela !
Um outro meu amigo e futuro organizador do IHSV - Luís
Mello - tinha-se munido de computador e tratou de fazer o
anúncio oficioso da classificação final e respectivo
ranking que agora enviarei para cada um individualmente
de forma oficial.
Fica aqui novamente dito que não consigo ultrapassar a
incompatibilidade do windows 8 com o intertroféus no
tocante a copy/paste pelo que não consigo publicar o mapa
do ranking de Dezembro.
Como foi dito hoje em Palmela, há sérias dúvidas de se
vir a realizar a TIT em Janeiro por falta de
organizadores o que torna menos grave a falta pública
desses resultados mas logo se verá.
Finalmente e à semelhança do ano passado e ainda porque
as festividades natalícias e de fim de ano nos levam para
interesses fora do âmbito do karting, achei por bem pôr a
"crónica" como opcional e sem pontuar, lembrando no
entanto que a ideia é manter a presença de todos com
todos daí que se aplaudirão os que vierem comentar esta
última etapa.
Resta dar os parabéns aos vencedores e aplaudir
efusivamente as suas perfomances ao longo do campeonato
que foram verdadeiramente notáveis !
Com os habituais abreijos,
António Matos
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 21 Dezembro 2012 às 03:35 | IP Registado  

Ca-caros Amigos,

O Te-tema prin-princi-pal de-desta fi-final do IHSV 2012 fo-foi bem ma-mais impor-importante que as du-duas ma-mangas que que se di-dispu-taram no sá-sábado, mas re-reser-varei e-esse te-tema para ma-mais ta-tarde. Como esta é a minha última oportunidade de fazer uma crónica, sem responsabilidades acrescidas, vou agora concentrar-me na prova e deixar-me de patetices.

Palmela no sentido invertido é neste momento de longe a pista onde mais gosto de correr. O meu estilo de condução adapta-se-lhe que nem uma luva e consigo sempre tempos mto competitivos. Se consigo tempos mto competitivos, a verdade é que os resultados finais não lhes correspondem. Mais uma vez foi assim.

A minha condução é mto diferente dos restantes pilotos, pois procuro entrar com o kart mto certo nas curvas e sair mto bem. No final da recta da meta travo com muita força antes de entrar tarde na curva e na 1ª curva das azinheiras levanto bem o pé na entrada. De ambas saio mto mais rápido que os restantes pilotos, em especial chego à curva antes do poste muitíssimo mais rápido. Só não consigo atinar bem com a dupla esquerda interior, a seguir à curva do poste.

Esta forma de conduzir vale-me passar a vida a levar com pilotos em cima na entrada das curvas, desequilibram-me, prejudicam-me a saída e dão-me cabo das costas. Há quem me critique por esta condução e diga que não me consegue evitar. Eu só digo duas coisas: 1º vejam as melhores voltas da 1ª manga; 2º se fosse em Fátima têm a certeza que não me conseguiriam evitar, ou será que tinham medo de perder o bico ?... (O plural não se aplica obviamente à vasta maioria dos pilotos, apenas a quem me foi entrando pela traseira do kart.)

Já fiz que gaguejei, já disse quanto gosto da pista, já descarreguei os maus-fígados, vamos lá ver se agora consigo mesmo falar dos treinos e da corrida.

Nos treinos, ainda com o piso a escorregar, foi difícil apanhar uma volta totalmente limpa, pois passava a vida a colar-me a um pelotão à minha frente, quando deixava espaço, era ultrapassado pelo Dário, para depois ser ele a ter de perder tempo a deixar espaço e deixar-me passar etc... Foi um bocado estúpido, mas ambos tentámos encontrar espaço para não sermos prejudicados, nem prejudicar ninguém. Na última volta ia o Dário à frente e apanhou o pelotão mais cedo que eu, que apanhei o Dário apenas no final da volta. Eu consegui mesmo assim um 3º lugar, o Dário foi lá mais para trás.

Sendo a decisão do campeonato, a minha postura era de tentar ganhar, se saísse à frente, caso contrário, fazer o possível para não prejudicar os candidatos.

Arranquei bem, mas apenas o suficiente para manter o meu 3º, pois o Pedro Rafael ainda arrancou melhor. Cheguei ao 2º lugar na 2ª ou 3ª volta e segui colado ao Zé Moore, sem o atacar. Com isto, chegou o João Gonçalves à minha cola e quando tentou atacar não dificultei. Em Palmela, qdo se começa a andar para trás, não se pára. Seguiram-se Dário, Mealha, Pedro Santos, Pedro Rafael e por aí fiquei. À minha frente discutia-se acesamente a vitória. Na 'recta' a seguir à curva do poste cheguei a ver os três candidatos lado a lado. Íamos 7 pilotos completamente colados. Foi mto giro e maioritariamente correcto. Mesmo no final a pintura borrou-se um bocado, com o Dário a passar o Mealha nos limites e uma ligeira traseirada mandou-o para a zona ainda escorregadia onde foi difícil agarrar o kart. Foi passado ainda pelos 2 Pedros. Eu levantei o pé para o deixar retomar o lugar. A manobra do Dário foi desagradável pelas consequências, que não teriam sido tão grandes se a pista estivesse seca, pois o Mealha só teria perdido um lugar para um piloto que não lhe roubava pontos.

No intervalo foi altura de fazer contas parciais e verificar que, apesar da vitória do João Carlos, o Zé Miguel tinha aumentado a vantagem para o 2º classificado. O Rui Mealha ainda mantinha vagas hipóteses.

A 2ª manga foi mto menos pacífica, como normal. Fui sempre com calma e consegui não me envolver em confusões, tirando a partida e um pequeno toque no Palmeirim - em que levantei imediatamente o pé.

Na confusão da partida fiquei muito para trás. O João Carlos safou-se bem, o Zé Miguel e o Rui malzito. Entre as inúmeras confusões que se seguiram, volta após volta, o Rui Mealha voltou a ter um azar enorme, pois perdeu imenso tempo numa carambola com pelo menos 5 pilotos envolvidos. Na curva antes do poste, o Zé Luís Fonseca, o Rui e o Pedro Santos, que iam a lutar por lugar, apanharam o Luís Moura (salvo erro), que abrandou, levando os outros 3 a ficarem lado a lado e travarem mais cedo tb. O Zé Miguel não os conseguiu evitar e foi tipo bowling. Safou-se o Zé Miguel e eu - que como de costume deixei espaço qdo me cheirou a confusão. Acho que o toque foi um azar inevitável - sobre o que se passou a seguir ao toque inicial, dei a minha opinião a quem devia.

O rescaldo foi que eu ganhei 5 lugares sem saber ler nem escrever, o Zé Miguel conseguiu mesmo assim manter-se na defesa da liderança do campeonato e o azarado do Rui perdeu as poucas hipóteses que ainda poderia ter.

Daí para a frente foi uma corrida sem gde história. Fui passando alguns pilotos que se atrasavam em lutas, sem forçar. Não dificultei a ultrapassagem ao Zé Miguel das 2 vezes que me passou, pelo meio passei-o uma qdo se engalfinhou com o Palmeirim (salvo erro).

No final tinha o Pedro Rafael, com quem estava a lutar no campeonato, longe demais e não queria arriscar atacar o Zé Miguel, que estava entre nós os dois. Restava-me tentar fazer a volta mais rápida para tentar mais um pontinho. Só que o Zé Miguel não o percebeu, apesar de eu o ter empurrado duas vezes em recta, assumiu trajectórias defensivas, atrasando-nos aos dois. Para a última volta deixei espaço para dar tudo por tudo numa volta. A volta ia a correr mto bem, mas o Zé Miguel chegou-se mto para a direita na recta da meta e deixou-me sem espaço. Não tirei o pé mas fui para cima do corrector e quase levei o semáforo de partida à minha frente. Com as décimas perdidas não chegou, mesmo assim foi a minha melhor volta - mas não fiquei nem perto do Pedro “VMR” Santos.

Foi um fim de campeonato emocionante, com um novo campeão, Arq.José Miguel Moore Vieira. O João Gonçalves fez tudo ao seu alcance, vendeu mto cara a derrota mas lá largou o poleiro – tava difícil. O Rui Mealha mais uma vez ficou no pódio, onde tem lugar cativo – não me lembro de nenhuma edição em que não tenha ficado nos 3 primeiros.

Venha agora a edição de 2013, o mais animada e amistosa possível.

Bom Natal para todos, até pró ano,

Luís.

Editada por LSMello na 21 Dezembro 2012 às 12:27
Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 21 Dezembro 2012 às 11:52 | IP Registado  

Quem dos meus estimados companheiros de lides tem facebook e é meu amigo lá, por certo já se apercebeu que ando a fazer experiências para tentar pôr o facebook como nosso principal meio de comunicação, mantendo, no entanto, o Fórum no Intertroféus activo (para quem não tenha facebook ou prefira o Fórum).

Do facebook poderão aceder às crónicas de Palmela, como daqui poderão aceder ao que seja comentado no facebook sobre esta prova, através do link:

https://www.facebook.com/events/100241586816971/permalink/100242363483560/

Vamos lá a ver se isto fica a funcionar como um brinquinho.

... e agora vou comprar presentes de Natal.

Bom Natal a todos,

Luís.

IHSV no facebook em: https://www.facebook.com/groups/328917636873/?fref=ts

Editada por LSMello na 21 Dezembro 2012 às 12:28
Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

ruimealha
Racer
Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008

Colocado: 01 Janeiro 2013 às 17:15 | IP Registado  

Já um bocado fora de tempo, não  quero deixar de fazer algumas considerações.

1) Parabéns ao J Moore pelo 1º e ao J Gonçalves pelo 2º lugar. São ambos justos vencedores.

Não foi só em Palmela que perdi o campeonato. Fiz muita asneira pelo caminho; tive e tenho lesões limitativas; fui muito prejudicado em Fafe quando me atiraram para fora da pista juntamente com o Palmeirim e principalmente fui prejudicado na 1º corrida em Fátima, em que ganhei ambas as mangas e perante a avaria na cronometragem da última manga, se optou erradamente por anular essa prova. 

2) Após Fafe, e depois de mais essa violentíssima cacetada que me atirou para fora da pista, propus que se acabasse com as pontuações que representam uma distorcida transposição da realidade, uma vez que os despistes por culpa alheia tiram injustamente  (muitos) pontos às vítimas, e que se extinguisse as regras, pois existem normas e códigos de conduta que são frequentemente ultrapassados sem a mínima penalização para os infratores. A partir daí borrifei-me para as pontuações e só voltei a preocupar-me com as mesmas quando, surpreendentemente verifiquei que partia para a última prova em 2º lugar, não longe do 1º.

3) Em Palmela, seguia na última volta da 1ª manga, quando estava em 3º, colado ao J Gonçalves e J Moore e sempre com grande cuidado para não lhes tocar e não os prejudicar, apesar de estar um pouco mais rápido (depois de ter beneficiado de atitudes de grande desportivismo por parte de alguns, entre os quais L Mello e P Santos); nessa altura sou ultrapassado com despropositada agressividade por um convidado que quase me causou despiste e que  me desequilibrou o kart e me fez perder 2 preciosas posições. Na 2ª manga, fui atirado por TRÊS VEZES para fora da pista, uma delas com uma violência brutal e perdi assim todas as hipóteses de lutar pelo campeonato. Pelo meio, muita agressividade de pilotos (?) bem mais lentos, que não competiam sequer pelo pódio e que me deram porrada como eu nunca tinha levado em muitas corridas de karts e que fizeram tudo para me prejudicar. Estranhei profundamente esta conduta e fi-la saber aos visados. 

Dispute quem disputar o campeonato, perante o que se passou em Palmela, acho que não deve haver convidados para a última prova, se o ceptro ainda não estiver entregue. 

4) Assim, parto para um novo campeonato com a mesma posição de pós-Fafe: disputarei curva a curva, corrida a corrida sem ligar aos pontos. Quanto à atitude, prometo desde já que porei de parte os cuidados que tenho tido nos últimos anos e que só me prejudicaram; se em caso de dúvida numa ultrapassagem optava por tirar o pé, agora garanto que o pé fica lá. Se não os consegues vencer, junta-te a eles. 

5) Pertenço ao grupo restrito dos totalistas do IHSV, quando nem sequer tinha nome. Quase não sabia andar de kart quando começámos, aprendi muito, cresci, envelheci e agora estou em plena curva descendente. Não tenho sequer a certeza se as lesões (e os euros) me permitirão terminar a época. Já tive alguns desaguisados, fiz muitos amigos, dei e levei muitos toques, mas nunca vi nada que se parecesse com este ano.

Assim, a partir de agora deixarei de me queixar da agressividade de que possa ser alvo ao mesmo tempo que serei , como a grande maioria já o é, menos macio em corrida.

6) Com o afastamento voluntário do António Matos da gestão e organização da logística do IHSV, este iniciará a partir de agora uma nova fase. Melhor ou pior não sei, mas será diferente. A alma do grupo é constituída pelos seus componentes, mas a responsabilidade major pertence ao António, poi ele tem sido o guru do IHSV. O Luís SM que acatou a tarefa de guiar o barco, deseja manter a estratégia delineada pelo antecessor. A ambos desejo as maiores felicidades. O L Mello sabe que pode contar comigo para o que for preciso.

7) Difíceis tempos se aproximam. Mais do que nunca é necessária a força, capacidade de luta, serenidade, paciência e resiliência. E solidariedade; para vencermos as batalhas que nos esperam, temos que esquecer as diferenças, dar as mãos, lutar e vencer.

Bom ano para todos.

Rui Mealha 

Voltar acima Ver ruimealha's Perfil Procurar outras mensagens de ruimealha

Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta.
Este tópico está bloqueado.

Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum