|
Tópico: Almeirim, 21 Janeiro - crónicas
|

|
| Autor |
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 14 Janeiro 2012 às 12:01 | IP Registado
|
|
|
Com alguma antecedência aqui fica o tópico com o desafio a alguma pré-crónica na tentativa de compensar a falta genérica de opiniões sobre o 2011. Pela minha parte, desejo que no próximo sábado façamos uma rentrée triunfante, uma corrida sem histórias más, com muitas histórias boas, que nos anime para um campeonato que vai ser duro ( espera-se ), competitivo ( pretende-se ), amigável ( exige-se ) e com muito fairplay ! Aos novos pilotos começo por agradecer o terem querido participar. Peço-lhes que façam os possíveis por aceitar o espírito IHSV e que vejam nestas corridas, não meros carrinhos de choque tipo feira porque o não são, mas um são confronto amigável entre mulheres, homens, jovens e menos jovens que se juntam para o desfrute do gozo que o karting nos dá. Aos decanos do grupo também peço que não esqueçam que ao fechar a viseira não nos transformamos em Ayrten Sennas, Prosts, Schumakers e outros que tais ! Reflictamos em experiências passadas e assumamos TODOS que na pista nem sempre cabem 2 karts lado-a-lado e há regras a cumprir . Consciencializemo-nos que as ultrapassagens deverão ser feitas sem auxílio de toques, encostos, chega-para-lás. Não esqueçamos o risco que assumimos correr pela prática deste desporto mas minimizemo-lo ! As consequências dos acidentes nem sempre são meras nódoas negras ! Por favor leiam o regulamento ! Por favor não esqueçam ( é obrigatório ) o protector de pescoço ! Um grande campeonato para todos !! Viva o IHSV 2012 !!
|
| Voltar acima |
|
| |
Ze Abril =

Data de adesão: 04 Maio 2011 País: Portugal Mensagens: 8
Estado:
|
| Colocado: 15 Janeiro 2012 às 18:39 | IP Registado
|
|
|
Então aqui fica a minha abertura.
Como não vou decerto ganhar muitos pontos, a não ser num dia de sorte, seguramente que o pontinho das crónicas ninguém me tira.
O António já deu o mote, e pela minha parte já sabem que eu abro a porta aos mais rápidos, por isso por favor não me ponham nas couves que eu comecei a gostar de acabar as mangas sem bater.
Lembrem-se que nem todos voam baixo mas todos gostamos de andar na pista e fazer o melhor que sabemos.
Da minha experiência enquanto convidado, aprendi que não se pode ser demasiado menino, mas tambem que a quase totalidade dos pilotos tem habilidade suficiente para agradecer quando lhe dão passagem.
Depois também tem piada como a malta reclama no fim da corrida e em cinco minutos já está tudo na boa. Esse é o espírito da competição com boa onda.
Um abraço, vão-se preparando para ver a minha traseira na 1ª curva da 2ª manga, e cuidado que eu travo.
__________________ Zé Abril
|
| Voltar acima |
|
| |
LLC =

Data de adesão: 16 Janeiro 2012 Mensagens: 5
Estado:
|
| Colocado: 16 Janeiro 2012 às 08:38 | IP Registado
|
|
|
Meus Caros Amigos,
Tal como o José, pelos menos o pontonho das crónicas pelo menos ninguém me tira :D....
Confesso que ainda estou a digerir o nosso grande convívio de Natal, mas o noivado corre sobre rodas :D e estou altamente motivada para nossa primeira prova já no próximo fim de semana em Almeirim, com o devido protector de pescoço.
Prometo até lá fazer o que nunca faço (e que alguém simpaticamente faz por mim): ler o regulamento!!! De resto, como em todas as provas lá estarei, embuída com o mesmo espírito de sempre, mas com o nível de rotações mais alto.
Agradeço desde já a forma querida como me receberam na vossa grande família!!! Espero estar à vossa altura e merecer esta insígnia.
um beijinho enorme e até sabado!
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 22 Janeiro 2012 às 02:53 | IP Registado
|
|
|
Arrancou o troféu IHSV com o campeonato edição 2012 ! Almeirim foi o palco. O dia esteve excelente. O pelotão bem composto com 22 pilotos dos quais 3 foram nossos convidados. Ia ter início uma alteração de fundo que não mereceu, à partida, os apoios unânimes mas no fim foi agradável ouvir que, pelo contrário houve quem tivesse gostado. A questão baseou-se na inversão total da grelha na 2ª manga. O receio dos contestatários prendia-se com o facto do arranque se tornar perigoso fruto dos mais lentos partirem à frente o que poderia ocasionar engarrafamento na 1ª curva. No final já se ouviam comentários que afinal a largada foi serena ( com as habituais chega-para-lá de todas as partidas ) e que o problema foi a dificuldade de os habituées se chegarem à frente . Exactamente por isso considerei uma aposta ganha. Não se pretende prejudicar ninguém mas deliberadamente pretende-se dificultar a tarefa dos mais rápidos para que o campeonato não esteja definido a meio da temporada. Aliás à semelhança do que se passa nas corridas profissionais ( fórmula 1, por exemplo ) onde os interesses comerciais levam a alterações de regras com a mesma finalidade. Não participei activamente na corrida mas presenciei-a na qualidade de fotógrafo tendo-me apercebido de grandes provas dos denominados mais lentos e só por muito pouco a 2ª manga não foi ganha ( ficou-se pelo 2º lugar ) por um desses pilotos. O mito dos mais rápidos e dos mais lentos está quase deitado por terra e com ele o reforço da noção de que as diferenças entre os primeiros e os últimos é marginal dependendo em muitos casos do factor kart. Infelizmente, porém, continua-se a conduzir de forma demasiado agressiva e sempre com a noção de quem quiser que fuja pois eu é que tenho que passar !!! É por demais evidente que mais curva menos curva sai asneira e aí, ai-que-dél-rei que assim não pode ser. Fica uma vez mais, o pedido expresso para que façamos disto uma corrida para vencer MAS NÃO A QUALQUER CUSTO ! 3, 4 ou 5 pilotos a entrarem numa curva simultâneamente, qual é o mais provável dos resultados ? O que é que isso tem a ver com o género da partida ? A minha posição, hoje, exterior, permitiu-me ver com muita clareza e sem os fervores da competição, onde está o grande busílis das provas onde acontecem casos. Estou em crer que, pesem-se os prós e os contra, e a solução estaria se todos os karts tivessem narizes voadores ! E não vale a pena fazerem-se ouvir gargalhadas alarves pois não será com elas que se convence quem quer pensar seriamente nestes casos. Aliás recorda-se que o IHSV ( julgo que os outros grupos também ) no princípio da utilização dos 390 de Fátima, era um fartar vilanagem com as tais peças espalhadas pela pista, certo ? E agora ? Fazem-se corridas atrás de corridas e não salta 1 único ! Querem prova mais irrefutável que as molhadas se evitam em grande parte com sistemas deste género ? E querem saber porquê ? Porque pilotos há muito menos que aceleras ! Fecharam a viseira ? Lá vai piloto ! ihihihihih .... Bom, temos mais inovações para pôr em prática durante o ano ( na 2ª metade do campeonato ) e tudo no intuito de de aumentar o frisson esperando, claro, a participação activa de todos no aperfeiçoamento do fairplay, da boa condução ( ainda que desportiva ), e a ausência total dos desaguizados que aparecem muitas vezes nos fins das provas. Porra, não temos idade para nos andarmos a chatear com os nossos amigos nos dias que dedicamos ao desfrute do nosso hobby, não acham ? Bora, malta, a próxima será em Fátima e temos já denunciadas 2 ou 3 baixas por motivos de férias e/ou saúde. Vamos fazer dessa etapa a prova provada que este meu relambório não tem razão de ser e fui uma besta ao escrevê-lo ! Não me importo nada com isso se no final conseguirmos uma grau de satisfação excelente. Parabéns aos vencedores mas hoje quero realçar em particular as prestações do António Cartucho e da Maria Buzaglo. Ambos excelentes e a contribuírem eficazmente para uma nova maneira de baralhar a tabela de ranking. Parabéns aos também habituais "donos dos podiuns" que hoje tiveram a tarefa bem dificultada e tiveram que se esmerar bastante mais, ainda que com resultados mais modestos. Força a todos para continuarmos a ter este troféu como referência onde os amigos que se nos dirigem para participar nas provas onde tal é possível, o demonstra cabalmente. Obrigado Augusto Marques, João Seguro e Filipe Andrade pelas vossas presenças. Abraços, António Matos PS - já comecei a publicar alguns "albuns" das fotos de hoje. Amanhã continuo. As 700 fotos, depois de seleccionadas, mesmo assim, dão uma trabalheira !!!....
Editada por Garcia de Matos na 22 Janeiro 2012 às 14:34
|
| Voltar acima |
|
| |
Ze Abril =

Estado:
|
| Colocado: 22 Janeiro 2012 às 11:31 | IP Registado
|
|
|
Ora então como prometido, aqui vai a minha visão da coisa, vista de trás para a frente mas mesmo assim um bocadinho melhor que o habitual. ( só fiz um pião e lavrei um bocadinho na saída da parabólica e consegui não ser ultimo graças ao infortunio do Filipe que não tinha kart em condições ).
Conforme pedido pelo António e apesar de principiante deixo aqui a minha opinião sobre a inversão da grelha. Sucesso absoluto! Eu que os vi passar quase todos, garanto que levei menos cacetada na 2ª Manga do que na 1ª. Alem disso, tive oportunidade de andar muito tempo em conjunto com pilotos com quem nunca consegui andar nem perto, e agora afinal andámos juntos várias voltas e deu o gozo que justifica andar nesta brincadeira. Zé Luis, cuida-te que para a próxima vais ter que suar mais, grande luta. Se todas as grelhas forem feitas com base nos tempos dos treinos, ás tantas torna-se monótono e é quase como se não houvesse corrida ( se o mais rápido vai á frente, a menos que erre, a luta é apenas contra o cronómetro ).
Agora a corrida.
Parti lá de trás mas lá fui conseguindo manter a posição, até porque o Filipe ficou parado e como já não tinha pressão atrás, concentrei-me em tentar não fazer asneiras e ver se agarrava os dois que iam á minha frente, Cartucho e Rui Ribeiro, até porque dava para perceber que mais tarde ou mais cedo iam embrulhar-se. Fui chegando a pouco e pouco e de repente eis que se embrulham no final da recta lá em cima. Via a trajectória livre e aqui vou eu mas..., os rapazes estavam tão concentrados um no outro que não me viram ,resolveram voltar á corrida sem dar passagem e atravessam-se á minha frente. Guina prá direita e Couve com ele ! Meninos, assim não vale. quando se faz um pião é norma de segurança dar passagem aos outros antes de retomar a corrida. Provavelmente, algumas voltas depois passavam por mim outra vez, mas a vossa bricadeira custou-me um tempinho precisoso e no fim acabei a ser dobrado pelos 3 primeiros, o que já não acontecia á algum tempo.
Na 2ª manga e tal como previsto, arranquei da 1ª linha. Tinha combinado com o Filipe fazer a 1ª curva sem fechar para não nos embrulharmos, mas ele falhou a partida e lá deu para fazer uma volta na liderança. Na travagem,quando dei por isso já tinha o rato do Cartucho na linha de dentro e fiquei a vê-lo ir embora parecia que tinha montado asas.
Fui tentando controlar quem vinha para passar e acho que tomei a decisão certa de fazer a minha corrida, e os mais rápidos que encontrem o sitio para passar. Só levei um toquenque me fez ir á água ( acho que foi o Mealha mas não tenho a certeza ) porque passaram dois ao mesmo tempo onde só cabia um e claro um ligeiro chega pra lá naquele sitio tinha quq dar asneira. mesmo assim aguentei-me sem sair, só que o resto da volta com os pneus sujos foi a inventar ainda mais e lá passaram mais uns quantos. Aí começou a parte gira da corrida. O Zé Luis bem se esforçava mas não estava fácil para me passar, até que alarguei onde não devia e tive que o deixar ultrapassar. Fui atrás dele e qual não é o meu espanto que até me estava a aguentar, e fizemos algumas voltas nisto até chegar um terceiro elemento que não identifiquei. Da primeira vez defendemos e ele não passou, mas á segunda o Bom do Zé Luis agarra-se aos travões mais cedo do que tinha feito nas 10 voltas anteriores e lá nos embrulhámos ( Desculpa mas não estava á espera ) e fomos passados. Até ao fim foi tentar juntar-me a ele outra vez mas já não deu.
Parabens aos vencedores e a todo o grupo e obrigado por esta manhã divertida.
PS : A ver se conseguimos melhorar a pontualidade e o desenrolar da prova para não acabar tão tarde, senão lá vou eu sempre em excesso de velocidade para chegar a horas ao jogo do puto e qualquer dia adeus carta.
|
| Voltar acima |
|
| |
Ze Abril =

Estado:
|
| Colocado: 22 Janeiro 2012 às 11:34 | IP Registado
|
|
|
António,
Onde e como é que se podem ver as fotos ?
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 22 Janeiro 2012 às 11:42 | IP Registado
|
|
|
Zé Abril, estou a publicar as fotos aos bochechos ( são umas 400 ou 500 ) no facebook sob o título IHSV - edição 2012 - 1ª prova Almeirim, 21 de Janeiro. Já existem as partes I, II e III. Um abraço
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 22 Janeiro 2012 às 14:36 | IP Registado
|
|
|
Estão já "postadas" todas as fotos seleccionadas da prova de Almeirim António
|
| Voltar acima |
|
| |
NAMo =

Data de adesão: 14 Novembro 2011 País: Portugal Mensagens: 9
Estado:
|
| Colocado: 23 Janeiro 2012 às 00:20 | IP Registado
|
|
|
Que dia maravilhoso para celebrar o aniversário e ao mesmo tempo dar inicio a mais uma temporada que se adivinha muito competitiva.
Os treinos não me transmitiram a certeza de um bom lugar na grelha pelo que o sexto tempo foi mais do que esperava. Parti seguro sem perder nenhum lugar e beneficiei de uma ultrapassagem que o joão seguro fez ao Pedro Fonseca. A partir daqui foi acompanhando como pude o trio que seguia na minha frente até o Luis Mello ter resolvido terraplanar o lado exterior da pista e que me permitiu chegar ao 4ª posto que mantive até ao final. Ainda me encostei ao Augusto mas não passou disso mesmo.
A expectativa para a 2ªmanga era bastante grande pela novidade da inversão total da grelha. Como resultaria?
Eis o que eu vi. Uma partida normal a que se seguiu um par de voltas com muitos pilotos a querer consolidar posições e a tentar chegar á frente o mais rápido possivel. Se tudo foi normal? Nim, Houve quem exagerasse quer na defesa da posição quer na forma menos correcta como tentaram ganhar posição. Mas tambem houve quem exemplarmente fez a sua corrida sem prejudicar ninguem. O que me parece obvio, é que este formato trás mais competitividade e torna a 2ª manga num desafio muito interessante.
Sou claramente a favor!
Dito isto não posso deixar de referiri o episódio que se passou comigo com o Luis e com o João Seguro. Ainda estavamos nas primeiras voltas (2ª ou 3ª) quando se deu o incidente que motivou o meu protesto no final da corrida. Eu estava atrás do Luis no gancho do portão e sem meter o kart para o interior tento cortar um pouco a curva para obter uma melhor linha de saida. Nesta altura sou abalroado pelo Kart do João Seguro que vai bater em seguida no Luis projectando-o para os pneus. Só consigo fazer duas leituras, ou ele falhou a travagem porque foi optimista e não conseguiu evitar a colisão ou propositadamente aproveitou o chega para lá para ganhar posições. O minimo que poderiamos esperar caso a situação verificada fosse a da 1ª leitura seria o reconhecimento do mesmo quando confrontado com o pedido de satisfações, sendo que a postura correcta passaria por ceder as posições ganhas inadequadamente. Mas não, O João Seguro limitou-se a achar que nada se tinha passado e se culpa houvera para o acidente seria minha e do Luis por sermos muito lentos.
Caro João tenho que lhe dizer que sendo umpiloto tão rápido deveria ter algum respeito pelos pilotos mais lentos, não sei se sabe mas existe um pedal no lado esquerdo do Kart que serve para abrandar a marcha do mesmo e que lhe permite fazer a curva sem necessitar do apoio dos pilotos mais lentos. Obrigado
Tenho que deixar aqui um abraço ao Luis Mello pelo seu cavalheirismo e um agradecimento a todos os que se juntaram a mim para o final de festa.
__________________ IHSV
|
| Voltar acima |
|
| |
Maria Buzaglo =

Data de adesão: 22 Janeiro 2010 País: Portugal Mensagens: 9
Estado:
|
| Colocado: 23 Janeiro 2012 às 19:41 | IP Registado
|
|
|
Finalmente a primeira corrida de 2012!
Desta vez correu-me muito bem mesmo. Não é todos os dias
que consigo ficar nos 5 primeiros! Gostei especialmente da
primeira manga: Pedro Fonseca e Filipe Nunes coladinhos a
mim, e Luís Soares de Mello mesmo à minha frente e a dar
muita luta!
Agora vamos ver o que é que acontece em Fátima. Muito
provavelmente vou sair do pódio do campeonato, mas esta
experiência de ter estado/estar em terceiro lugar no
campeonato já ninguém me tira ;)
Beijinhos e até Fátima!
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1328 segundos. |
|
 |
|