|
Tópico: Évora 22 Janeiro - crónicas
|
|
Autor |
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 22 Janeiro 2011 às 22:50 | IP Registado
|
|
|
Abertas que estão as "hostilidades", não faltarão temas de discussão neste dia dedicado à 1ª prova da edição 2011 do troféu IHSV. Não errarei por muito se disser que os bons motivos suplantaram nitidamente os maus motivos mas, claro, haverá sempre as lamentações habituais sobre os porquês dos nossos maus resultados ! Eles são porque o kart não anda, porque tinha os pneus redondos, porque não travava, porque nos deram a caqueirada no exacto momento em que nos preparávamos para ensinar ao pelotão a arte de bem pilotar, enfim, cada um à sua maneira, temos sempre a necessidade de justificar o inquestionável : o(s) outros estiveram melhores, ponto final ! Por vezes, o excesso de galhardia também leva a quem nos delicie com a sua expertise argumentativa conseguindo afiançar que ganharam a corrida pese embora toda a corja de maus olhares que o mundo lhe deitou .... Também há os deliciosos Luíses Mellos que, tal como hoje, salta, esbraceja, sorri, ri mesmo, fala alto e propagandeia que jamais tinha feito um tempo tão extraordinário desde 1949 ressalvando , num acervo de humildade, que todo o pelotão tinha feito uma 1ª manga rapidíssima. Exímio informático e homem de estatísticas comprovadas, fez-me remeter ao silêncio perante a constatação da minha pixotice a qual, evidentemente, de imediato atribuí ao facto da minha provecta idade a qual já merecia que eu a tratasse com mais moderação ... Mas eis que chega a hora das crónicas e na dúvida de como a começar, fui ler as listagens distribuídas e apreciar com apreço a façanha do Luís. Ao Luís em 1º lugar e a todo o pelotão em 2º lugar eu peço encarecidamente desculpa mas, podendo não ser nenhuma mentira o que ele disse, isto é, nunca ele andou tão depressa, longe está do escarcéu feito que arrebatou a plateia ! Vejamos : Nos treinos : O Luís faz um 8º lugar com um modesto tempo de volta mais rápida de 54,187 seg ( a título de curiosidade eu, que só fiz o 5º lugar, logrei um 54,067 seg ) Na 1ª manga : O Luís faz um 2º lugar com o tempo de volta mais rápida de 53,846 seg (7º melhor tempo ) enquanto eu, na 6ª posição, me envergonho por o ter batido com um 53,683 seg ( 3º melhor tempo ) Na 2ª manga : O Luís volta a cortar a meta em 2º lugar com 53,789 seg ( 5º melhor tempo ) cilindrando o meu miserável tempo de 54,199 seg. É exactamente ao constatar estes números que não consigo parar de rir à espera da reacção do Luís a este comentário ..... Lançado o veneno, vamos à crónica propriamente dita. 09H00 duma manhã gélida e já me encontrava a aquecer o ambiente interior do automóvel e das poltronas enquanto esperava a chegada dos meus parceiros de viagem. No termómetro 6º ! Uma vez estabilizada a velocidade de cruzeiro, o Kartódromo surge-nos às 09H50 com uns miseráveis 2º centígrados ! Num ímpeto de coragem, vestimos os agasalhos e decidimos heroicamente a caminhada até ao lado de lá da estrada para tomarmos um cafezinho e aquecer as pontas dos dedos. Chamada feita e às 11 horas arrancámos para os treinos. Apercebi-me de dois pormenores : 1º - o Pedro Santos voava baixinho ; 2º - o meu kart entregou os travões ao Criador após 1/2 dúzia de voltas Como, entretanto ninguém passou por mim, convenci-me que, não tendo a pole, o 2º lugar era meu. Não errei por muito ! Arranquei de 5º !!! Durante o compasso de espera na grelha aí sim, verifiquei que algo de anormal se passava pois nem sequer conseguia parar o kart no meu lugar. Semáforo verde e a triste conclusão imediata de que iria ser uma prova à base de jogo de cintura excepto quando a coisa não dava mesmo e aí optaria pela relva num forçado todo terreno .... Não foi preciso tanto pois o meu perseguidor foi o João Gonçalves que se bateu com idêntico problema e não conseguiu senão cheirar-me os escapes ! Para a 2ª manga e fruto da inversão de grelha para os 10 primeiros, lá vou eu arrancar na 5ª posição com o João na 4ª. Com os 6 primeiros a afastarem-se pois devem ter usado a vela balão, eu e o João apenas com a vela de tempestade, conseguimos uma manga verdadeiramente entusiasmante com uma média de 2 ultrapassagens mútuas por volta a tentarmos ludibriar o outro com as matreirices individuais e num exercício de arrebatamento de desportivismo, sem nos tocarmos, chegámos à meta quase de mão dada e om evidente contentamento de ambos. Pelo caminho ficou a trombada que mandei ao Pedro Rafael quando, na 1ª manga, na curva do portão e na molhada, ele me aparece atravessado à minha frente, e um encostão sempre simpático do Luís Mello na 2ª manga, que me fez amolgar um tudo nada a já agastada coluna dita vertebral quando, se esperasse mais 5 segundos, ultrapassar-me-ia à vontade na descida para o portão .... Perante o que acabo de descrever como sendo a minha observação da jornada, fica, como pior momento, o frio que me enregelou as mãos. A 3ª manga, e por sugestão oportuníssima da Manela Janicas, foi disputada na TiBilete onde o banquete rasou o fausto ! Simplesmente de repetir ! Obrigado Manela ! Até dia 5 em Fátima !
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 23 Janeiro 2011 às 01:45 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos,
Antes de mais, para além de qq dúvida, deixem-me dizer que a prova de Évora foi das provas mais giras que disputei na minha vida; o kart que me calhou em sorte foi dos karts melhores que já dispus; a companhia foi extraordinária; o almoço do melhor... adorei !!!
A prova até nem começou da melhor forma. Fui completamente enganado pelos meus referenciais nos treinos. Logo na 2ª volta fiz 54 qq coisa, o que indicava que o kart era bom - o comportamento super salutar, o motor vitaminado, os travões uma maravilha. O referencial à minha frente era o Rui Mealha - sempre rápido em Évora - e ia-me aproximando dele. Vi no meu cronómetro 54,1 - voava baixinho. Pois... engano !!! Mal eu sabia que o kart do Rui era dos mais fracos e o resto do pessoal estava a voar ainda mais que eu. O 8º lugar foi uma enorme decepção.
Na grelha senti um ardor na perna que atribuí inicialmente ao frio. Só depois percebi que tinha o fato ensopado em gasolina. Tarde demais para o mudar, já estavam a começar os procedimentos de partida. A única solução era andar mto depressa para o mudar rapidamente.
Parti muito bem, mas dei ouvidos ao nosso organizador, que me recomendara a propósito dos meus acidentes, mais calma no início da corrida. Esperei pois que as posições se clarificassem um pouco à minha frente antes de atacar. Quando se começaram a clarificar, fui fazendo pressão sobre os vários pilotos, sempre em pelotão compacto, numa disputa linda de observar e participar. Pedro Fonseca, Pedro Santos, Filipe Neves, Zé Moore Vieira, João Gonçalves, Pedro Rafael, António Matos - um pelotão de luxo. Aos 15 minutos de prova passei da posição de perseguidor a perseguido: Agora no 1º lugar era a minha vez de passar a ser pressionado. Ao fim de algum tempo, comecei a sentir o Zé Moore Vieira nas costas - pelo que tinha visto dele à minha frente, ia ser difícil. Aguentei duas tentativas. Depois fiz um erro mínimo na curva a seguir à meta, que o Zé aproveitou de forma magistral: em vez de me atacar logo, foi-se posicionando, fez-me entrar mal no gancho interior e papou-me na subida para a oliveira - 4 curvas de pressão e táctica para um ultrapassagem fabulosa - não resisti a dar-lhe os parabéns qdo ainda estávamos lado a lado, pq aí eu já sabia que não me aguentava. O Zé não foi embora, fiquei agarradinho a ele. Fui aguardando para desferir o ataque, sabia que só era mais rápido entre a curva do portão/porta da ravessa e a meta. Ia ser aí na última volta. E foi... só que esperava-me mais um momento de mestre do meu adversário, que me brindou com uma tesoura perfeita e lá se foi de novo o 1º lugar, após 2 breves degundos de esperança.
Estava deliciado. Foi uma luta simplesmente fabulosa. É claro que o 1º lugar tinha sido melhor, mas foi giríssimo.
Fui a correr com o kart para as boxes e daí para o balneário para lavar a minha pobre perna e mudar de fato. Ainda pus um creme gordo, que aquilo tava mesmo com mau aspecto. Com isso perdi as conversas de intervalo, mas deu para ver os tempos perfeitamente fabulosos que toda a gente tinha feito. O Pedro Santos fez 53,4. Eu era apenas 7º, mas mesmo assim quase igualando o meu melhor tempo de Évora com 53,8 (na altura com 75Kg). Espectáculo !
Na grelha o Pedro Santos ainda me disse que tinha sido surpreendido algumas vezes pelos meus pontos de travagem mto cedo - informação que foi mto útil, como se verá a seguir.
Na 2ª manga parti pessimamente. De tal forma mal, que o Rui Ribeiro, surpreendido, me acertou com o meu kart ainda parado. De 9º baixei aí para 12º/13º, mas isso poderá ter-me valido evitar a confusão que pelos vistos houve à minha frente na 1ª curva. Iniciei nova recuperação calma, embora talvez não tão certinha, devido ao cansaço. Sensivelmente a meio da corrida estava em 2º, depois de o Rodrigo me ter simpaticamente aberto a porta. Aí tinha de ir atrás do Pedro Fonseca, mas já me faltava a garra. Comecei a escrever esta crónica ainda sentado no kart, em vez de ir à carga. Acabei por ter um piloto a morder-me os calcanhares, vi que era o Pedro Santos - que eu sabia estar bte mais rápido que eu. Fiz uma coisa rara: alterei a minha condução para uma condução defensiva. Sabia que travava mais cedo que ele. Passei a travar mais tarde nos pontos de ultrapassagem: gancho interior e porta da ravessa. Nos outros pontos mantive a travagem cedo, pois sabia que o Pedro não o conseguia aproveitar. Aguentei-o atrás de mim, com mta sorte e cavalheirismo à mistura. O Pedro Fonseca ganhou destacado. Mais uma corrida fantástica.
No fim havia quem elogiasse os karts e quem os criticasse. Eu digo só uma coisa: os karts estavam de certeza todos espectaculares, para fazermos os tempos que todos fizemos, com o frio que estava, só que uns estavam ainda mais espectaculares que outros. Mas mais que os karts, todos, mas TODOS nós estávamos em dia sim. Foi um conjunto de tempos perfeitamente fabuloso. Eu ainda melhorei a minha melhor marca pessoal, que tinha uns 100 anos, em 0,1 seg. O Pedro Santos manteve o seu fabuloso melhor tempo, quase todos chegaram pelo menos ao seg. 54.
Seguiu-se um almoço mto agradável, em 'casa' de um dos grandes pilotos nacionais de kart amador: César Almeida. O próprio foi ao site do kartódromo e confirmou: a nossa prova foi mto boa.
E pronto, venha uma TIT com o mesmo nível de andamento da equipa do IHSV, uma prova em Fátima no mesmo nível e um campeonato 2011 do melhor.
Abraços a todos,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
João Gonçalves Racer
Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 23 Janeiro 2011 às 19:02 | IP Registado
|
|
|
Ó Luís Mello..., para a próxima em Évora cedo-te com prazer o meu espectacular kart 72, para tentares bater o teu melhor tempo! Até posso concordar que os karts estavam melhores que em outras ocasiões, mas não generalizemos. Eu senti dificuldades, o António também, e o que dizer então do Rui Mealha ou do José Palmeirim??? O meu teimava em "fazer poço" em todas as curvas para a direita, obrigando-me a inventar em demasia. Quem me viu descrever algumas curvas sem tirar pé e por cima de tudo o que era corrector percebe o que estou a dizer... Aliás os melhores tempos confirmam isto mesmo: 54.185 (treinos); 54.080 (1ª corrida); 54.012 (2ª corrida). Era simplesmente impossível tirar mais deste kart...
Apercebi-me que assim era quando nos treinos tentei acompanhar o Pedro Fonseca e ele se foi embora com facilidade. A saída da grelha em 7º veio a revelar-se desastrosa e devo ter descido aí para 12º, mas o embrulhanço habitual no "S" do final da recta permitiu recuperar algumas posições. Fiz a direita por fora e surtiu algum resultado. Mas a partir daí foi impossível recuperar e limitei-me ao 7º lugar a pouca distância do António, seguindo com atenção as lutas no compacto pelotão da frente.
Para a segunda grelha, a saída da 4ª posição não iria alterar muito as coisas. Após o arranque fui engolido pela avalanche dos perseguidores até estabilizar de novo atrás do António. Só que desta vez encetámos um duelo titânico, digno de constar num qualquer compêndio sobre os anais do karting amador! As ultrapassagens sucediam-se a um ritmo alucinante (2-3 por volta!), e isto durante diversas voltas. Perguntem ao Pedro Rafael que seguia atrás de mim e assistia de balcão ao desenrolar dos acontecimentos... O Pedro ainda aproveitou um deslize meu para ganhar o lugar, mas recuperei-o 1 volta depois. Poucas corridas ao longo destes 10 anos de kart me deram tanto gozo como esta e, que me recorde, ao mesmo nível apenas estará um animado despique (em tudo idêntico a este) que protagonizei com a nossa única campeã de Fórmula Ford, Rosário Sottomayor. Foi numa corrida do Campeonato ORMEI disputada à alguns anos atrás no Campera (em sentido inverso). E se com ela me foi permitido levar a melhor, nesta o António deu-me a réplica devida, demonstrando toda a sua competetividade e todo o seu virtuosismo, conseguindo suplantar-me. Parabéns!
Parabéns também ao Pedro Fonseca pela excelente vitória e consequente comando do Campeonato (a preparar desde já o assalto ao ceptro máximo), aos novos integrantes do pelotão IHSV e em especial à Manuela Janicas que veio emprestar a sua simpatia mas também a sua combatividade a um Campeonato que se pretende cada vez mais heterogéneo. Fiquei com pena de não poder estar presente no almoço, mas prometo que não falharei a "TiBilete" quando voltarmos a Évora!
Para terminar, apenas desejar a melhor das sortes à grande equipa que irá defender as côres IHSV na TIT em Braga, pois como já sabem eu desta vez não integrarei o grupo por motivos pessoais. "MAY THE FORCE BE WITH YOU".
Beijinhos, abraços e até Fátima!
JG
P.S.: Só para agradecer ao António a gentileza de me ter subtraído alguma idade no painel do Ranking 2011. Ah!..., e acho que também pelo mesmo motivo o Luís Mello se sentirá mais novo, como se já não bastasse a exultação com que nos brindou no final da prova!
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 23 Janeiro 2011 às 19:33 | IP Registado
|
|
|
Já depois de escrita a minha crónica, estive a ver com detalhe os tempos que foram enviados pelo kartódromo - aconselho-o vivamente a quem gostar de ver números e daí tirar conclusões.
O que eu digo quantos aos karts é corroborado pelos números: Dos 21 pilotos presentes, 20 melhoraram os seu melhores tempos de sempre na pista (só uma piloto não melhorou, mas suspeito que o seu melhor tempo anterior não seria lastarado). O Pedro Santos melhorou 1,8seg, o Carlos Abril 2,5seg., mesmo o Rui Mealha, apesar de ter claramente um dos piores karts, melhorou 0,4seg.. 8 pilotos entraram no seg. 53. É um resultado global espectacular, mesmo que alguns pilotos tenham menos razões para se sentir felizes.
Não sei o que fizeram aqueles karts, mas é óbvio que estão a andar mto mais que antes. Ouvi dizer que estavam a experimentar novos pneus, apesar de eles apresentarem um aspecto globalmente mto gasto.
(PS - qdo comecei a escrever este post ainda não estava cá o do João Gonçalves. Faço um aditamento. Caro João, mesmo com a tua lesma, o teu melhor tempo melhorou 0,7seg. relativamente ao melhor registo anterior.)
Editada por LSMello na 23 Janeiro 2011 às 19:38
|
Voltar acima |
|
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 23 Janeiro 2011 às 22:07 | IP Registado
|
|
|
Não à laia de crónica mas apenas para aproveitar geo-estrategicamente o intertroféus, em especial este nosso forum e dando ouvidos ao comentário do João Gonçalves, solicito a todos os pilotos desta edição do IHSV 2011, a actualização das idades para que o mapa que vos distribuo possa colmatar essa informação. Eu sei que a idade não se pergunta a uma senhora mas elas são tão jovens que eu, do alto das minhas barbas brancas, tomo a ousadia de vos pedir que a divulguem para nos fazer recordar quando éramos dessa idade ..... Abreijos, António
PS - se quiserem, mandem-me por email pois não é um dado de difusão em massa.
|
Voltar acima |
|
|
Janicas Rookie
Data de adesão: 08 Setembro 2009 País: Portugal Mensagens: 34
Estado:
|
Colocado: 24 Janeiro 2011 às 00:03 | IP Registado
|
|
|
Estreante como piloto IHSV (só tinha participado como
convidada) não posso deixar de felicitar todos, sem
excepção, pelo fantástico convívio. Tanto no kartódromo,
como na 3ª ronda no Cantinho da Ti Bilete.
Em relação à prova em si, não consigo fazer grande
crónica porque ainda não reconheço os fatos nem os
capacetes, só sabia o número dos karts
Parti para a 1ª manga de último (21º) porque fiz os
treinos na A6 e parece que não contam para a formação da
grelha... (shame on me!), mas segundo o ranking acabei em
14º. Nada mau para começar.
Na 2ª manga ainda consegui recuperar uma posição,
acabando em 13º, mas foi uma manga totalmente disputada
com mais 2 ou 3 pilotos numa "luta" renhidíssima e muito
saudável.
Como podem ver, não são só os da frente que se divertem.
Nós também temos grandes disputas cá mais para o meio da
tabela.
Em resumo posso dizer que:
- O convívio foi fantástico;
- O kart travava que era um mimo;
- Bem tentei não deixar fugir o "fato amarelo", mas deve
ser como no ciclismo... o tipo de camisola amarela é
mesmo o que vai à frente. Parabéns Carlos
- Os últimos 10 minutos de cada manga já foram em
sofrimento. As curvas para a esquerda faziam-se menos
mal, mas já não tinha força para segurar o volante nas
curvas para a direita (umas luvas novas são capazes de
ajudar )
Em relação à 3ª manga só posso dizer que a Ti Bilete e o
César estiveram ao melhor nível que já nos habituaram. Um
beijinho muito especial para eles.
Que venha dia 5!
Mais uma vez, parabéns a todos!
|
Voltar acima |
|
|
Nuno NAM Rookie
Data de adesão: 18 Dezembro 2007 Mensagens: 36
Estado:
|
Colocado: 24 Janeiro 2011 às 00:29 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos
Mesmo sem saber tempos tambem achei que a corrida tinha estado num nivel elevado tendo em conta a pouca distancia entre 1os e ultimos no final de cada manga.
Um 13º lugar na grelha da 1ª manga deixou-me umpouco desapontado mas tambem é verdade que os 10KG que levei a mais geram uma carga descendente que me impede de chegar á velocidade maxima. Posto isto e fruto de uma partida boa e uns tantos desaguisados dos meus adversários, lá consegui um excelente 10º.
Sabia que partir em 1º da segunda manga apenas me poderia dar alguma vantagem para o restante pelotão que vinha depois do 10º porque já tinha percebido que não tinha andamento para os restantes. E lá fiz a minha corrida tentando não cometer erros e não atrapalhar os mais rápidos. Ainda houve algumas ultrapassagens que não resultaram á 1ª e tiveram que ter uma 2ª tentativa, não foi João Gonçalves?
E pronto uma corrida fria no tempo mas quente na disputa e um pontosinho da cronica...
__________________ NAM
|
Voltar acima |
|
|
Janicas Rookie
Estado:
|
Colocado: 24 Janeiro 2011 às 12:39 | IP Registado
|
|
|
Alguém me explica o que tenho de alterar para o texto das minhas mensagens ficar corrido e não numa coluna estreitinha?
|
Voltar acima |
|
|
Janicas Rookie
Estado:
|
Colocado: 24 Janeiro 2011 às 12:40 | IP Registado
|
|
|
Parece que já está a funcionar
|
Voltar acima |
|
|
santini Rookie
Data de adesão: 15 Novembro 2010 País: Portugal Mensagens: 35
Estado:
|
Colocado: 24 Janeiro 2011 às 13:23 | IP Registado
|
|
|
Bom dia a todos,
Concordo a 100% com o LSM, esta corrida para mim também foi a mais divertida e emocionante da minha curta carreira no IHSV! Luta constante na 1ª manga onde os 4 primeiros terminaram praticamente colados, 2ª manga numa disputa muito bonita com o LSM até final bons tempos por volta, pole position, enfim...para mim correu de forma perfeita!
Mas vamos por partes, logo nos treinos foi claro para mim que tinha uma bomba nas mãos...poucos travões mas motor tinha para dar e vender. Tinha plena noção de que estaria na pole position já que tinha feito todos os treinos a fundo e ninguém se aproximava da traseira do meu Ferrari #76. Aliás pela análise que fiz dos tempos por volta nos treinos as minhas 4 melhores voltas seguintes tinham chegado para a pole! Estava confiante e não havia melhor forma de iniciar a época do que com um bom carro logo na 1ª linha da grelha.
Partida para a 1ª manga e logo na 1ª curva toma lá ultrapassagem...na 2ª curva toma lá outra e devo ter acabado a 1ª volta em 5 ou 6º. Enfim tenho de facto alguma dificuldade em manter a concentração e o ritmo competitivo quando vou na 1ª posição.
Consegui recuperar os níveis de concentração e manter uma luta acesa com os 3 primeiros até final da corrida. Muito muito gira esta corrida!
Partida para a 2ª manga, cacetada da direita...cacetada da esquerda e toma lá mais umas posições para trás...rodei algum tempo nos escapes do Filipe Neves e do Rodrigo Almeida mas por fim lá consegui encetar a ultrapassagem e recuperar a diferença para o 2º classificado o LSM. Aí é que foram elas...e muito embora tenha feito várias voltas totalmente colado ao kart deste nunca tive capacidade para o passar mas tenho plena consciência que se tivesse arriscado um pouco mais em algumas travagens tinha conseguido ir atrás do Pedro Fonseca que foi amealhando metro atrás de metro para no final terminar com uma vantagem bem confortável.
De forma geral estou bastante satisfeito com a minha prestação mas tendo saído da pole acho que poderia ter feito mais ainda por cima com um Kart tão equilibrado.
Parabéns ao "Roger" Moore pela vitória na 1ª manga e pela corrida competitiva que lhe permitiu arrecadar o 3º lugar do pódio, ao LSM pelo duplo 2º lugar e ao Pedro pela vitória na 2ª manga e pelo resultado positivo na 1ª que lhe permitiu vencer a corrida inaugural do IHSV 2011.
Parabéns a todos pelos de forma geral pelos resultados e à Manuela Janicas pela estreia positiva como Piloto residente no IHSV.
Até sexta para uns e até dia 5 em Fátima para os restantes.
__________________ Abraços
Pedro Costa Santos
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,2109 segundos. |
|
|
|