|
Tópico: Oiã, 20 Março 2010 - crónicas
|
|
Autor |
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 21 Março 2010 às 19:32 | IP Registado
|
|
|
Ainda que com uma temível deslocação de 250 kms na incerteza ( pelo desconhecimento da quase totalidade do grupo ) da frota que iríamos encontrar, lá nos dirigimos para Oiã para a nossa 3ª etapa do troféu IHSV 2010. A minha responsabilidade atingiu níveis elevados pois não me tinha cansado de propagandear os célebres 390 com o chassi Birel mas, claro, levava o credo na boca não fosse verificarem-se as sempre desagradáveis e frustrantes situações de diferenças entre as máquinas a comprometerem algumas prestações. Tendo, portanto, o stress a funcionar em alta, decidi deslocar-me para Oiã na tarde da véspera para evitar a enorme "chumbada" de ter que me levantar de madrugada, chegar rés-vés à hora marcada, fazer a prova, ir a correr para Fátima para a sessão da tarde ( troféu F390 ), fazer de conta que almoçava uma sandocha e regressar a Lisboa. Desculpem lá o pretensiosismo mas a idade é um factor que deve ser levado em conta e não cair em exageros !... Vai daí, 6ª feira às 4 horas da tarde, arranquei em direcção à estalagem da Pateira de Fermentelos onde me aguardaria um excelente quarto, uma chanfana à moda da Bairrada, um tinto de boa cepa douriense e o sossego de poder, aí sim, exagerar à vontade pois já lá estava e não tinha que madrugar ! A idade tem destas coisas a dar-nos a soberba inteligência de uma boa gestão de recursos em prol do bem estar, certo ? Chovia que Deus a dava e toda a santa noite foi um fartar vilanagem de água ... 09H00 da manhã e dou entrada no kartódromo onde já se encontrava o João Gonçalves, sempre pontualíssimo ! Tratadas as formalidades necessárias e eis que todo o grupo se perfilou bem antes da hora da partida como convém. Mesmo assim não se evitou um pequeno atraso ( não da responsabilidade do grupo ) e os treinos começaram às 10H34 ( a hora era às 10 ). A pista ( circuito C em sentido contrário ) mostrou-se entusiasmante. Os karts, uma agradabilíssima surpresa ! Os treinos, como sempre, não me facultam grandes posições de grelha, antes prefiro apalpar convenientemente uma ou outra curva, um ou outro ponto de travagem, pontos de aceleração, e ainda sou compelido a testar a abordagem menos ortodoxa da primeira curva antevendo o arranque e a habitual molhada. Perante esta metodologia, e atendendo a que a pista não é propriamente uma pista para grandes ultrapassagens, pode-se concluir que um arranque na 6ª posição é já comprometedor. Porém, um arranque muito bem conseguido, permitiu-me ganhar algumas posições e passar incólume toda a séris de S's o que me permitiu atacar a 1ª posição. Alcançado com êxito esse objectivo, foi uma constante vontade levá-lo até final mas a escassas voltas do fim, não evitei um pião que me comprometeu a corrida. Como quase sempre, quando acontece ficarmos virados de frente para os adversários, aparecem centenas deles e primeiro que passem todos é um castigo .... Já no sentido correcto da corrida pus a faca entre os dentes na tentativa de recuperar alguma coisita. Ainda consegui uns lugares mas acabei na 7ª posição, com um César a não brincar em serviço, um Rodrigo a acabar a 0,34 seg do César e um João Gonçalves a continuar a subir os degraus do podium ...
Fruto da inversão da grelha para os 10 primeiros coloco-me na 2ª linha de partida ( 4º lugar ) com os pilotaços Rui Mealha, Pedro Santos e Luis Mello à frente. Mais um excelente arranque e na 1ª curva posiciono-me na frente para não mais largar o pássaro até final. Foi duro com a perseguição do Pedro Santos que não largava o osso mas a chuva e o bom senso deram-lhe sempre a intuição de não arriscar demasiado e assim acabarmos sem despistes nem toques. O Nuno Moura, porém, lá surpreendeu o Pedro e inverteram as posições de chegada, julgo, mesmo no fim. No cômpto geral consegui um 3º lugar o que me friccionou o ego que já desesperava por uma garrafita de verdadeiro champagne !!!
Curiosamente, antes do começo das actividades, temi pela minha participação nas provas uma vez que fui atacado por uma dôr estúpida num tendão num ombro que me fez passar as horas do diabo ! Tranquilizei com a presença do António Cartucho que na sua posição de ortopedista me acompanhou naqueles momentos. Bebido um copo de água, lavada a cara, enxugado o suor frio que vertia das trombas e enchidos os pulmões com um arzinho fresco da rua, tudo passou rapidamente e a corrida fez-se. Felizmente.
Abraços a todos, parabéns aos vencedores, parabéns aos convidados e parabéns ao kartódromo. António Matos
|
Voltar acima |
|
|
João Pereira =
Data de adesão: 18 Fevereiro 2010 País: Portugal Mensagens: 3
Estado:
|
Colocado: 21 Março 2010 às 20:29 | IP Registado
|
|
|
Como estou a tentar não perder o andamento da minha ascenção na tabela classificativa, e na esperança de que a Primavera e o Verão me tragam melhores classificações ( continuo a não saber conduzir á chuva com sliks... ) envio um grande abraço aos vencedores, especialmente ao meu caro colega da Ria cinco, César, que mais uma vez demonstrou ser um verdadeiro homem do volante,e da diversão.
Quanto aos 390, realmente agradam, pena é a pista, que por si e pelo staff deixam muito a desejar. Imagino Palmela ou Fátima com aquelas máquinas...
É de ponderar realmente as 24 horas de Gaia (?) com estes karts. Será uma prova inesquecível, com certeza.
Um abraço para todos, e até Bombarral ( seco, de preferência!).
__________________ João Pereira
|
Voltar acima |
|
|
Nuno NAM Rookie
Data de adesão: 18 Dezembro 2007 Mensagens: 36
Estado:
|
Colocado: 21 Março 2010 às 23:06 | IP Registado
|
|
|
Então cá vai. Um despertar preguiçoso ás 6:45 e lá vou eu mais a minha cara metade a caminho de Oiã. O espírito era bom pois aguardava-me uma estadia no Your Spa Hotel em Alcobaça para retemperara as forças que iria gastar na corrida. Deixem-me dizer que recomendo vivamente este hotel para quem quiser desfrutar de um ambiente muito acolhedor e muito bem decorado. A viagem já fazia adivinhar que a chuva estaria presente mas como não tinha que me preocupar em poupar o fatinho para mais tarde, fiz-me à pista sem preservativo e que fosse o que Ele quissese. Sem duvida que estes Karts estão ao nível dos melhores mas o mesmo não se pode dizer da pista. E lá vou eu para os treinos, duas voltinhas para reconhecimento e mais umas quantas a tentar desenhar as melhores trajectórias. Acho que fiz o 13º tempo e confesso que fiquei um bocadinho desiludido. 1ª manga arranco do lado de fora e sei que tenho tenho que ir para o lado de dentro da curva para que o kart não fuja na saída da mesma. A manobra resulta e ganho algumas posições. A chuva intensificou-se e as dificuldades aumentaram por isso a táctica foi concentrar-me em não fazer asneira e aproveitar eventuais deslizes dos pilotos que rolavam á minha frente. E não é que correu bem, acabo a 1ª manga num espantoso 4º lugar. Arranco da mesma forma para a 2º manga e consigo ganhar um ou dois lugares. Alguma luta com o Soares de Mello e com os níveis de confiança em cima vou atrás do grupo da frente. Desta vez tenho que fazer pela vida com algumas ultrapassagens até ficar atrás do Pedro Santos. Ali estivemos durante umas voltas até que decidi atacar na curva antes da meta. Mais uma volta e o final da corrida com um 2º lugar que me soube a 1º.
SUPINPA Venha lá mais chuva...e mais um pontinho
__________________ NAM
|
Voltar acima |
|
|
Pedro Pinheiro =
Data de adesão: 21 Janeiro 2010 País: Portugal Mensagens: 4
Estado:
|
Colocado: 22 Março 2010 às 01:37 | IP Registado
|
|
|
Em primeiro lugar gostaria de reafirmar o prazer que me dá participar nestas provas, ao lado de tão ilustres pilotos!
Os karts de que tanto já tinha ouvido falar, são realmente bastante acima da média, permitindo algumas brincadeiras e dando um certo gozo.
Pena é que o circuito não acompanhe nem de perto nem de longe as máquinas que possuí. É das pistas que conheço, a que menos gosto e claramente a mais fraquinha. Tem também a ver com a qualidade do seu staff. Não dos comissários de pista e director de prova, que diga-se é gente boa, mas sim dos seus "pseudo-gerentes", que julgo terem estagiado juntamente com o Pragosa...!
Quanto à prova, nem bem nem mal antes pelo contrário.
Na qualificação, não consegui fazer uma volta limpa,...molhada mas limpa!!
Primeira manga disputada principalmente com o José Fonseca e Carlos Abril na sua maior parte e com o Miguel Amorim na parte final, sempre bem disputada e muito correcta.
Segunda manga, partia em 12º mesmo atrás do meu amigo e vencedor da 1ª manga César Valente. Após umas trocas de informação privilegiada durante o descanso, partíamos com uma táctica de corrida que seria infalível. Assim, após a largada e no final da 1ª curva estava em último...! Consolo : o César estava em penúltimo...!!! Do melhor! Lá consegui recuperar uns lugares, fruto dos muitos despistes que iam acontecendo tb.
Resta-me a consolação de ter andado rápido na 2ª manga (recuperação oblige)
Resumindo : parabéns aos vencedores das mangas (César e António Matos), bem como aos vencedores gerais.
Até Bombarral
Abraço
|
Voltar acima |
|
|
Carlos Abril Rookie
Data de adesão: 01 Agosto 2008 Mensagens: 11
Estado:
|
Colocado: 22 Março 2010 às 15:37 | IP Registado
|
|
|
Depois de me levantar de madrugada de uma viagem debaixo de chuva vi-me á nora para acertar com dois ou três sitios da pista.
Mesmo assim ainda fiquei mais ou menos a meio da gralha.
Logo na partida da primeira corrida colei-me na traseira do Nuno Moura para a primeira curva por dentro mas foi sol de pouca dura. Quando dei por mim estava a meio da curva com a roda frente esquerda do Zé Luis Fonseca em cima do meu estimado pé do acelarador. Por precaução tirei o pé e fiquei a ver passar todos os restantes concorrentes. Mesmo com a chuvada monumental ainda cosegui chegar em 15º.
Na segunda corrida consegui andar um pouco melhor, fruto de umas dicas do Matos de como abordar a curva do final da recta da meta. Mas acho que abusei da receita porque era precisamente nesse local que o Pedro Pinheiro se encostava e onde acabou por passar. Mesmo assim foi uma corrida divertida entre mim o Pedro e o Cesar. Acabei em 13º na manga e em 14º da geral.
Resta guardar as espectativas para o Bombarral e esperar que corra melhor.
|
Voltar acima |
|
|
José Fonseca Master
Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
Colocado: 22 Março 2010 às 16:01 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde Pilotaços,
Já há muito que contava os dias de trás para a frente. Depois de uma prova “miserável” em Fátima e de revelar melhorias consideráveis em Palmela, agora é que ia ser o meu dia!
Teoricamente os Birel eram mais favoráveis para a minha condução mais “musculada” (há más línguas lá por casa que acham que devia dizer antes… menos talentosa). Por outro lado, eu e o Pedro visitamos sempre esta pista nas férias. Íamos dar baile, sobretudo na temível curva a descer no fim da meta (eh eh eh grandes malandros hem?!)
É claro que quando vi a chuvinha a lixar o equilíbrio dos Karts e a pista com um traçado todo marado e invertida, me senti logo pior que o Nuno depois do remate do Ruben Amorim ontem à noite( desculpa lá António não resisti).
A coisa ia ser dura!
Treinos : 12º ..nada mal!
1ª Manga: Tudo ao molho na 1ª curva. Acelero e sinto as rodas a patinar. Estava completamente no ar! A traseira em cima do Carlos Abril, a frente em cima do Pedro Pinheiro.
Vá lá que o Carlos tirou o pé e eu caí na pista direitinho. A corrida foi bem gira, em grandes lutas com o Carlos Abril e com o Pedro Pinheiro. Acho até que tapei um bocado o Pedro Pinheiro. Na 2ª manga portei-me melhor e deixei-o logo ir embora porque o homem estava rápido como o Diabo! Aliás os pilotos de Aveiro, talvez puxados pelo numeroso público afecto, estivarem em grande plano, com o César a ganhar brilhantemente a 1ª manga e com 3 pilotos da casa a serem os únicos a baixar dos 45 segundos!
Na 2ª manga, o arranque foi excelente e comecei a atacar o Pedro, só para ele perceber que o “velho” ainda mexe. Só que o rapaz faz um pião e leva-me a mim na “festa”. Estava o baile estragado. Na volta seguinte, mesma cena na mesma curva com um tal de… Capucho, a quem tive a”amabilidade” de empurrar de nariz para o muro. E não é que na volta seguinte, sou eu que me entorno sozinho, exactamente na mesma curva?!
Depois foi ir sossegadinho até ao fim a gozar aqueles que Karts que mesmo à chuva são bués de bons!
Para além dos pilotos da casa, os meus parabéns ao grande vencedor Nuno Moura e ao António Matos, a quem a chanfana da véspera parece ter feito maravilhas.
Um abraço para todos,
Zé Luís
|
Voltar acima |
|
|
João Gonçalves Racer
Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 23 Março 2010 às 00:15 | IP Registado
|
|
|
Antes de mais, permitam que me curve perante aqueles que alguns dias após uma jornada tão intensa (2 mangas INHOC + 2 mangas F390 + 2 sessões de treinos) ainda têm na memória todos os acontecimentos, todos os adversários com quem discutiram lugares, todas as curvas, etc.,etc. Eu limito-me a lembrar-me que hoje (já) é terça-feira, o que já não é mau de todo(!), por isso perdõem-me se no decorrer do relato omitir alguns intervenientes ou os trocar no posicionamento das mangas...
Posto isto, passemos então à crónica própriamente dita! Pista molhada e desconhecida, tal como a frota, ainda que da mesma sempre nos tenham chegado óptimas indicações. A pista veio a revelar-se engraçada e os karts deliciosos, com potência q.b. para nos safarem das situações aflitivas (enfim, pelo menos de quase todas...). Nos treinos foi bom ter no ângulo de visão o António Matos e assim ter acesso a algumas trajectórias menos óbvias nos escassos minutos concedidos para interiorizar a pista. Quando me chamaram para secundar o Luís Mello na primeira linha da grelha, já o mesmo esbracejava com o staff do kartódromo para trocarem o posicionamento da pole. Como devem ter achado que ele nunca mais se calava, concederam-lhe a troca (justa, diga-se em abono da verdade!). O arranque não foi mau, mas as primeiras voltas foram algo complicadas a tentar superar o Luís sem arriscar em demasia. Mas, eis senão quando, a "raposa" que dá pelo nome de António Matos aproveita um deslize meu e esgueira-se para o 2º lugar. Quase em simultâneo o Luís sai de cena com um pião, e eu passei inúmeras voltas a decorar os pormenores da traseira do kart do António. A chuva fez então a sua aparição, e a escassa vantagem que detinhamos para o pelotão esfumou-se em pouco tempo. Primeiro o Rodrigo e logo após o César passaram por mim e lançaram-se na perseguição do António que não conseguiu evitar um pião na curva do final da recta interior, local onde aliás quase todos devemos ter feito o mesmo! Depois foi tentar perceber e assimilar algumas trajectórias do César, que me pareceu muito à vontade naquela pista e naquelas condições. Resumindo, 3º lugar final, atrás do César e do Rodrigo.
Segunda manga com saída de 7º, e novamente do lado mais molhado da pista. Deu para assistir de balcão a um despique muito aceso entre o Nuno Moura e o Luís Mello, que novamente não parava de esbracejar. O rapaz deve ter mesmo alguma costela de Italiano, tal a eloquência com que se exprime com os membros superiores... Infelizmente para mim, eles conseguiram manter-se nos limites do asfalto e só algumas voltas mais tarde um novo deslize do Luís na "curva do costume" me permitiu subir uma posição. Até ao final, recordo-me de ter conseguido suplantar o Rui Mealha e de colar ao Pedro Santos, se bem que não o tenha feito em tempo útil para esboçar qualquer tentativa de ultrapassagem.
Parabéns pois aos vencedores César e António Matos pelas excelentes mangas, e ainda ao Nuno Moura pela vitória final na prova!
E depois foi a correria até Fátima, mas isso será uma outra história...
Voltamos a ver-nos no Bombarral, se não fôr antes... Até lá!
Abraços
JGonçalves
|
Voltar acima |
|
|
César Valente =
Data de adesão: 24 Janeiro 2010 País: Portugal Mensagens: 3
Estado:
|
Colocado: 23 Março 2010 às 02:23 | IP Registado
|
|
|
Amigos Kartistas,
A prova de Oiã teve em mim o condão de passar a respeitar
muito mais os elefantes e a sua famosa memória que os
leva a reconhecer sem pestanejar (os gajos terão
pestanas??) qualquer caminho por onde tenham passado há
muitos anos atrás !!
A verdade nua e crua é que apesar de nunca ter feito
aquele circuito de trás para a frente, já por lá andei
algumas vezes bem mais depressa nas curvas do que andámos
agora nas rectas e mesmo andando ao contrário a nossa
memória de elefante deve manter registados os ângulos das
curvas, as inclinações, distâncias e outros parâmetros
que (em conjunto com um kart certinho) terão contribuído
para que o meu prazer de conduzir à chuva se tenha
traduzido por um bom resultado na 1ª manga.
No final da prova tentei identificar, pedir desculpa e
agradecer ao piloto que seguia atrás de mim na curva da
parede e que após um meu deslize me bateu de frente,
empurrando-me vigorosamente no sentido certo da pista.
Foi tal a precisão (sorte!!) que apenas perdi uns 2 ou 3
segundos na asneira, o que me permitiu ir atrás do
António Matos e do Rodrigo Almeida sem ficar a ver a
banda a passar.
Pela análise da telemetria penso que terá sido o João
Gonçalves, mas não estou certo, de todo o modo ao João ou
a outro benfeitor anónimo o meu pedido de desculpa pelo
atraso provocado e agradecimento pela ajudinha.
Descalabro total na 2ª manga com a estratégia delineada
para a partida e transmitida convictamente ao meu amigo
(ou ex-amigo depois disto!) Pedro Pinheiro que me
precedia na grelha.
O resultado foi tão catastrófico que vou partilhar com o
grupo para ver se alguém tenta imitar…
“Pedro, vamos travar e fazer a curva por dentro por cima
do corrector que o kart agarra bem enquanto os outros se
vão embrulhar todos na parte de fora da curva e se houver
despistes vão alargar a trajectória e passamos para a
frente!”
Resultado após a 1ª curva: grande atravessadela por falta
de aderência e quarto lugar a contar do fim, com a triste
consolação de não ser o último e ver que atrás de mim
tinha ficado retido o meu companheiro de estratégia e
infortúnio… é no que dão as influências das más
companhias!
É claro que no final apresentei de imediato a minha
demissão incondicional como director desportivo da Ria5 e
jurei ao Pedro seguir à risca as suas indicações e
tácticas para as próximas provas !! E ainda não levei nas
orelhas do João e do Jorge, os estrategas
físico/matemáticos da equipa Ria5, de quem fujo a sete
pés pois influenciados pela fúria incontrolada do Pedro
já me devem ter inscrito num qualquer curso brasileiro de
iniciação à pilotagem! ……. (de ensino à distância pois
claro, o que é que essas mentes perversas já estavam a
pensar !!).
Resto de corrida interessante com constantes lutas,
ultrapassagens e asneiras (leia-se exageros da
juventude!!) com o Luís Moura, Carlos Abril e Pedro
Pinheiro, entre outros, que nos fomos divertindo e
gozando os 390 até ao último cêntimo.
Grande prenda de aniversário que ofereci ao meu sobrinho
Xavier Valente, que além de se ter divertido me deu o
prazer suplementar de o ter visto fazer grandes tempos,
bons resultados e penso que um comportamento correcto em
pista. Estou tramado, pois sinto que a prenda se vai
tornar dinâmica, prolongando-se em novas oportunidades de
o introduzir como convidado.
Parabéns ao António Matos e Nuno Moura pelas vitórias de
ambos e venha lá o Kartódromo do Algarve, seja em que
data for… desde que seja numa que eu possa ir…
Um abraço,
(César Valente – Ria5)
|
Voltar acima |
|
|
pedrosantosslb Rookie
Data de adesão: 16 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 24 Março 2010 às 12:12 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos
Em 1º lugar…Que Karts FANTÁSTICOS!!! Gostei tanto de os conduzir, mesmo em condições de “navegabilidade” tão difíceis, que era capaz de lá voltar logo após a corrida da tarde em Fátima!!!
O dia começou bem cedo com encontro marcado no Campo Grande (7h30) e pontuais lá partimos eu o Miguel Amorim e o Rodrigo Almeida conduzidos pelo piloto Luís Moura numa viagem bastante agradável.
Chegados ao kartódromo, toma lá chuva que já estávamos todos cheios de saudades dela e principalmente de corridas molhadas.
Obrigado ao Carlos Abril pelo impermeável…não fosse esta alma caridosa e acho que tinha criado rãs nas partes íntimas!!! Carlos o equipamento já está lavado e seco, levo na próxima corrida.
Inicio dos treinos e…13º na grelha…devo confessar que esperava algo melhor mas as poucas voltas realizadas serviram para decorar algumas trajectórias e pontos onde poderia fazer a diferença bem como conhecer um conjunto (pista+ carro) completamente desconhecido.
Inicio da corrida e consigo logo subir 3 posições antes da 1ª curva o que me permitiu ganhar alguma confiança e ir melhorando os tempos. A 1ª manga foi um autêntico dilúvio e por momentos senti-me dentro de um qualquer F1 a levar com o spray dos pilotos à minha frente. Final da corrida em 9º lugar um bom resultado até porque me permitia partir da 1ª linha na 2ª manga.
Na 2ª manga e fruto de um bom arranque (acho que ainda liderei uns…metros) consigo garantir a 2ª posição sempre colado ao António Matos. Mais milésimo menos milésimo, durante 30 voltas o ritmo foi intenso e de facto, fruto de algum receito pelas condições do piso, nunca arrisquei a ultrapassagem (menino…).
A determinada altura, pela volta 31 julgo eu, sinto a presença do Nuno Moura a morder-me os calcanhares…e a concentração começa a fraquejar fruto da pressão exercida por este. A 1 volta do fim toma lá que já foste….e ultrapassagem consumada…enfim fico-me pelo 3ª lugar, 4º da geral o que me deixa bastante contente pela prestação numa pista desconhecida e com condições adversas.
Parabéns aos vencedores!
__________________ Abraços
Pedro Costa Santos
|
Voltar acima |
|
|
RodAl Racer
Data de adesão: 17 Dezembro 2007 Mensagens: 46
Estado:
|
Colocado: 25 Março 2010 às 19:52 | IP Registado
|
|
|
Foi com uma lágrima no canto do olho que no princípio da semana verifiquei a classificação geral. mesmo no princípio do campeonato não deixa de ser uma emoção o 2º lugar, apenas superado pelo "professor". Ou isso, ou foi a lama que me entrou para os olhos que ainda agora me dá comichão.
Para além do que já foi dito, resta-me lembrar o gozo que foi fazer aquela direita a seguir aos esses, com o nariz junto ao corrector e a controlar a evolução do slide com o acelerador (quando é que fazemos uma daquelas provas dos buggies ou dos fiestas na terra?). Manobra de eficiência não evidente, mas tb não parecia perder tempo.
Depois, com mais chuva, não ver nada e travar pelo "barulho do motor" do João Gonçalves. Ainda lhe dei um toque ou outro, não precebi o que o fez achar que a pista estava "mais" molhada.
Mas isto foi a 1a manga, bonita, elegante. A 2a foi uma porcaria. Lama, areia, nem seco, nem molhado, acho que não fiz 1 vez bem a esq a descer depois da recta interior nem a outra antes da recta. Valeu par ter 2 ou 3 experiência de buggy, com o kart todo na lama.
Venham o campera. Já se começou a discutir se as mangas são invertidas ou não?
ab
Rodrigo
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,2227 segundos. |
|
|
|