|
Tópico: Batalha II - 18 Julho - crónicas
|

|
| Autor |
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 19 Julho 2009 às 01:31 | IP Registado
|
|
|
A minha expectativa é elevada
quando a prova é na Batalha …
Chegado ao kartódromo com alguma
antecedência , e enquanto aguardava a chegada do resto do pessoal, dediquei-me
a um pequeno exercício de corrida pedestre pelos caminhos circundantes afim de
um pequeno aquecimento de articulações, músculos, etc.
E chega a hora da verdade …
Recordadas as normas das
ultrapassagens no arranque, lá se iniciou a primeira série de treinos no
sentido normal.
O kart pareceu-me com relativa
pouca garra para as curvas mais lentas comprometendo as saídas mas mesmo assim
consegui a 5ª posição de grelha.
Fiquei satisfeito.
Partida dada deficientemente sem
qualquer preparação e a provocar arranques atabalhoados, vi de imediato os 2
primeiros ( Rodrigo e Rui Ribeiro ) a dispararem e a porem-se ao fresco com uma
autoridade impressionante !!!
Algumas voltas feitas e os meus
receios dos treinos começaram a demonstrar-se uma realidade.
O kart ia comprometer –me a prova
!
E começam as lutas …
O João Gonçalves e o Carlos
Mansinho primeiro, o Luís Mello e o Filipe Neves depois.
Havia que fechar as trajectórias
de modo a que, sem entrar em condução criticável, lhes tornasse a vida
complicada.
De pouco serviu pois o primeiro
grupo passou e não era possível caçá-los.
Felizmente o Carlos Mansinho
balda-se e não conseguiu mais recuperar.
Foi a vez do 2º grupo.
Não lhes foi fácil concretizar a
ultrapassagem mas uma vez consumada, foi vê-los galgarem metros e mais metros
sem apelo nem agravo.
Acabei em 7º o que, atendendo às
circunstâncias não foi mau de todo.
Pelo caminho ficaram o Rui Mealha
com o cabo do acelerador partido, o Mansinho com um furo e o Amorim com o kart
a também parecer um asno a arrastar-se.
No intervalo pedi ao mecânico que
desse uma voltinha no parafuso milagroso de modo a dar um pouco mais de vida ao
bicho o que aconteceu.
Partida para a 2ª série de
treinos ( sentido invertido ) e a diferença de perfomance parecia interessante.
Porém, à 3ª ou 4ª volta, e quando
menos esperava, aí estava a surpresa final ! A roda dianteira do lado esquerdo
saiu disparada em alta velocidade e o kart aterrou literalmente no alcatrão …
Troca de kart e lá vem a partida
das boxes…
O Kart entretanto disponibilizado
era simplesmente deprimente !
Em 19 karts em pista, consegui
bater-me taco-a-taco com outros 5 heróis numa luta infantil a ver quem fugia da
lanterna vermelha …
16º lugar nesta manga a
certificar o que acabo de dizer e o desejo de sair dali depressa para uma cura
psicológica pelo que disse na primeira linha desta crónica .
Arrumados os karts na garagem, dá-se
início a momentos de alguma preocupação com o desfalecimento do ganhador da 2ª
manga, o Luís Mello , prontamente socorrido pela equipa médica do pelotão.
Ainda demorou o seu tempo a
recompor-se a ponto de poder viajar até Lisboa ainda que no banco do pendura .
Resolvida a questão, resta
esperar que as férias não nos façam esquecer totalmente as habilidades
adquiridas ao longo do ano para que em Setembro possamos ter uma rentrée
animada com a prova de solidariedade ao Alexandre Conde.
Boas férias a todos e se alguém
arranjar uma provazita nalgum kartódromo perto de si …..
Abraços,
António Matos
Editada por Garcia de Matos na 19 Julho 2009 às 10:57
|
| Voltar acima |
|
| |
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 20 Julho 2009 às 10:39 | IP Registado
|
|
|
Pretendo apenas confirmar que o pilotaço Luis Mello se encontra totalmente restabelecido do mal estar após a prova da Batalha e pronto para outra. A próxima, em Fátima, onde faremos o acerto de lastros que o prejudicou na anterior deslocação a esse kartódromo, será altamente competitiva, espera-se, pois as diferenças de pontuação na classificação geral assim o exigem. Recordo que serão feitas as seguintes correcções: O Luis Mello levará menos 2 kg do que o devido O João Gonçalves levará mais 1 kg além de tudo o mais O Rui Mealha levará mais 1 kg além de tudo o mais Face aos mais recentes resultados do ranking e tendo em consideração o atraz exposto, serão os seguintes os lastros extra a colocar em Fátima II ( 19 de Setº ) João Gonçalves - porque está em 1º leva + 3 kg com a correcção aludida leva + 1 kg TOTAL leva + 4 kg ( a juntar aos seus prosaicos 8X kgs é a altura ideal para lhe tentarmos ganhar alguma coisa ... ) António Matos - porque está em 2º leva + 2 kgs Luís Mello - Porque está em 3º leva + 1 kg com a correcção leva - 2 kg TOTAL leva -1kg Rui Mealha pela correcção leva + 1 kg
Abraços António
|
| Voltar acima |
|
| |
José Fonseca Master

Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
| Colocado: 20 Julho 2009 às 13:35 | IP Registado
|
|
|
Bom dia Pilotaços,
Correspondendo ao (justo) protesto do nosso organizador que ninguém comenta as corridas aqui no Fórum, cá está a minha crónica daquela espectacular corrida da Batalha!
Chega-se ao Kartódromo , já com uma folguinha em relação às 10,00h que a malta já vai percebendo que as 11,00h à portguesa dos nossos Kartódromos têm um sentido um tanto vago. Abraços e pôr a conversa em dia, Breafing e sorteio ds Karts e toa a montarmo-nos nos Karts para a 1º manga. Boa! tive sorte com o Kart. O "10" é uma bomba! Adoro aqueles Karts, adoro aquele traçado. 9ª lugar nos treinos . Porreiro!
Dou então atenção ao meus adversários. Nem todos tiveram a minha sorte. Amorin e Luís S. Mello vão sair das boxes. Outros pareciam "parados" em relação a mim nas rectas.
Pois ...até aqui na Baralha, começamos a ver a crise a provocar o desleixo na manutenção das frotas.
Durante a corrida houve mais problemas. cabos de acelarador, furos, rodas a saltarem, grandes diferenças de motores... Não há que fugir a isto! os Kartódromos estão à rasca para se aguentar. Vamos ter cada vez mais problemas daqui para a frente. Há que aceitar isto com uma certa filosofia e se calhar vamos mesmo ter de repensar aquela já tão discutida questão de não trocar de Karts entre mangas.Temos de olhar bem para o resto da temporada e ver qual vai ser a tendência. Mas eu cá não estou nada optimista neste ponto.
Mas vamos lá arrancar para a 1ª manga. Na partida, quais riscos, quais quê?! Vai tudo por ali tipo "ala qu'é cardume" como se não houvesse amanhã....nem risquinhos amarelos! Vou bem lançado. passo um ou dois, tenho o 6º lugar à mercê , mas , dou uma valente "pantufada" no Filipe Neves! Vem a Curva/recta lá do fundo e deixo-o passar outra vez. E já não o consegui passar mais! Isto apesar de ter "muito mais Kart" que o grupinho da minha frente!
Lá para mesmo para o fim, grande chatice, o calor e o esfoço provocam-me uma valente dor de cabeça. Deixo passar o Luís Soares de Mello e Luís Moura e aguento até ao fim o meu 9º lugar. Podia ter sido melhor, mas a minha grande preocupação é agora quantas voltas vou aguentar da 2ª manga. Felizmente uma alma caridosa "empresta-me" um Brufen e , quase por milagre as dores de cabeça foram-se quase por completo.
Só que entretanto , como não acreditava de todo que fosse acabar a 2º manga decidi dar uma de altruísta e proponho ao Pedro que se queixava amargamente que o Kart não andava, trocar de Kart!
E aí deu mesmo para perceber que havia ali grandes diferenças nas"montadas". Nos treinos( já vos tinha dito que adoros Karts e o traçado, não tinha? ) ainda arranquei um brilhante 13º lugar. Mas na corrida, à medida que ou outros pilotos iam "aprendendo" o circuito, não havia nada a fazer. E do 11º lugar em que passei na 1ª volta, fui perdendo, perdendo,perdendo...até chegar a uma luta épica com o António Matos e o Amorim (montados noutros jericos)..com direito ao ultimo lugar entre os que não avariaram !
E lá está a pior volta da 2ª manga a confirmar que era ali mesmo o meu lugar!
Ah e o Pedro, com o "meu Kart"? Bem o Pedro, fez "só" 7º nos treinos, 6º na corrida e 2ª melhor volta na manga. Como a melhor foi do Carlos Mansinho, ainda vai ter mais um pontinho por ter sido o mais rápido dos IHSV. Mais uma "estreia" para o Júnior!
Quantos ao "resto" do pelotão, de saudar as 2 grandes vitórias do Rodrigo e do Luís . Mesmo com o suto que o Luís nos pregou no fim!
Saliente-se também o "crescendo" do Rui Ribeiro , a boa forma do Nuno Moura e os azares dos "favoritos" Rui Mealha, António Matos e Luís Moura. Palmeirim, Amorim e Jorge Fonseca também passaram as "passas da Batalha"
Finalmente um aspecto muito positivo que é o evidente "apoximar" de todos os pilotos. É que mesmo com as diferenças e azares dos Karts, os "tempos" vão-se aproximando cada vez mais! Com andamentos assim, todos são candidatos a ganhar!
Na 1ª manga , nem um segundito entre 1º e ultimo! Na 2ª Manga , a mesma coisa com uma excepção.....um tal de José Fonseca que devia andar por lá a pastar caracois!!  
Um abraço para todos
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 20 Julho 2009 às 13:36 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos e Pessoal Médico,
Há 3 anos atrás disse que tinha feito 'a prova da minha vida', quando só com um olho consegui ficar em 3º em Fátima. A prova de Sábado é capaz de a ter superado e passado a ser 'a prova da minha vida'.
Nos treinos saíu-me um chaço impressionante, mas que enganava, pois estava razoavelmente equilibrado. Depois de ser passado em 3 voltas seguidas, em recta, por 3 pilotos que me faziam parecer que estava parado, cheguei à conclusão que algo devia estar errado. Fui à box e pedi ao Carlos para ver o que se passava. Ele propôs-me imediatamente trocar de kart, mas eu não aceitei logo, para não sair do fundo da grelha. Fui a correr ver os tempos: estava em último quase a 3 seg. do 1º. Venha daí o kart novo !...
Já várias vezes ouvi queixas de karts da Batalha que não andam. Já tinha apanhado karts fraquitos. Pensava até hoje que os kart que não andam eram um mito, como os Fantasmas... mito pode ser, 'mas que os há, há' ! Tive Sábado a prova. Felizmente tb há karts mto bons. O que me deram de troca era um desses !
A 1ª prova foi fantástica. Ia contando os karts que ultrapassava e, com o freio nos dentes, continuava a atacar ao máximo. Apanhei um enorme calafrio nas tentativas de ultrapassagem ao Luís Moura, pois o Zé Luís Fonseca resolveu abrir para me deixar passar, sem perceber que eu ainda estava a tentar passar o Moura, pelo que de repente me vi ensanduichado entre os dois. Agradeço ao Zé Luís ter tirado decididamente o pé, sem o que tinha dado estoiro do grande de certeza !
Poderia ter acalmado nessa posição, mas vi que o AntºMatos estava a atrasar o Filipe Neves, pelo que pisei a fundo e fui atrás deles. O Filipe deu-me luta a ultrapassar - leal como sempre. Fiz-lhe então sinal para nos concentrarmos no Antº. Este sabia que tinha um kart fraco e limitava-se a defender - mto bem ! Finalmente ultrapassei-o pela relva - foi a 2ª vez que lhe fiz isso na Batalha.
O 5º lugar final foi fantástico, com 12 ultrapassagens e 2 atrasados por problemas mecânicos. Estava completamente desfeito fisicamente. Despi-me - o mais que pude - molhei-me, comi um chocolate, bebi 2 Ice Teas e fui para a 2ª manga.
Nos treinos da 2ª manga ataquei que nem um doido, para aproveitar já conhecer a pista melhor que a maioria. No meu caminho para a pole ainda fui posto fora de pista duas vezes pelo mesmo piloto, que é uma coisa que não compreendo de todo nos treinos - uma das vezes foi forte, contra os pneus.
O arranque para a 2ª prova foi um bocado atabalhoado, pois nunca tinha feito um arranque lançado da pole. Consegui manter a liderança. Fui-a mantendo ao longo da prova, sem fazer a mínima ideia do que se passava atrás de mim. A única coisa que via era o Pedro Fonseca a aproximar-se, pelo que continuei sempre a fundo, suspeitando ter atrás de mim um verdadeira matilha.
Não sei pq é que o organizador resolveu aumentar o nº de voltas para 100. À medida que elas passavam o meu cansaço era cada vez maior e olhava desesperadamente, a ver se aparecia a bandeira de xadrez. Não conseguia perceber como é que ainda ninguém me tentara ultrapassar. Finalmente lá veio a abençoada bandeira, comigo em 1º. A primeira vitória, após 26 meses de seca !!!
Abrandei imediatamente e pensei entrar logo para as boxes. Infelizmente não o fiz. Continuei muito devagar, sem conseguir manter a cabeça de pé, até atingir as boxes. Aí chegado, lembro-me de abrir os olhos e ver um comissário parado à minha frente, com cara de chateado, a mandar-me seguir e encostar à direita. depois lembro-me a intervalos e de forma difusa, de estar no chão com o Rui Mealha e companheira a olharem para mim. de água e mais água, com açúcar, grande parte dela já sentado numa cadeira.
Lá fomos depois à entrega de prémios, comigo ainda bastante azamboado.
Quero agradecer a toda a equipa médica e para-médica que olhou por mim nesse período estranho. Uma palavra especial para o Miguel Amorim, que teve que me aturar até Lisboa, com mais um ou dois amoques pelo caminho. Recompus-me definitivamente na área de serviço da Nazaré, depois de enfiar no bucho dois pães de leite e um caracol.
Se tiver que perder os sentidos, ou fingir que desmaio, para ganhar provas, vou começar a ensaiar, que ainda quero ganhar mtas.
Abraços a todos e mais uma vez obrigado pela atenção e preocupação,
Luís.
Editada por LSMello na 22 Julho 2009 às 22:08
|
| Voltar acima |
|
| |
Rui Ribeiro Rookie

Data de adesão: 27 Abril 2009 País: Portugal Mensagens: 12
Estado:
|
| Colocado: 21 Julho 2009 às 17:54 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos,
Correspondendo aos apelos do nosso mui digno Grande Dinamizador, cá vai a minha primeira crónica sobre as andanças em terras IHSV, desta vez Batalha.
Animado pela prova de Fátima, que para mim foi fantástica - consegui chegar ao fim, e, plagiando uma imagem do Luis Mello, não fora a organização ter prolongado a prova dos 15 minutos previstos para 25 minutos teria até ganho a 2ªmanga - estava com algumas expectativas para esta prova:
- Confirmar o progresso da minha resistência fisica
- Correr no sentido inverso com pista seca - só tinha corrido no sentido inverso na nossa primeira corrida na Batalha à chuva
Comecei por chegar ao Kartódromo um pouco mais tarde do que tinha previsto... porque falhei a saida certa da auto-estrada ... Nada que um telefonema para o Amigo António Matos não resolvesse. Ainda assim não fui o ultimo a chegar, ainda houve tempo para os cumprimentos, cafézinho e cigarrito!
E começaram os treinos! Desde logo o meu kart pareceu-me muito bem equilibrado, e a andar muito bem. Tinha o João Gonçalves uns 30 metros à minha frente, ia servir de referência. Estava a começar a confirmar a minha primeira impressão, que tinha nas mãos um "avião" - o João não se estava a afastar, quando o Nuno Moura me passou com alguma facilidade - também ele tinha um "avião"!!
Final dos treinos, e confirmação "oficial" que tinha um "avião": 3ºtempo na grelha! Isto está a correr bem!!
Preparativos para a partida. Acende-se o sinal amarelo. Vermelho. Verde. E o Nuno falha a partida!! E aí vou eu colado no Rodrigo (que tinha a pole), com algum espaço para o Rui Mealha e restante pelotão. Consegui aguentar o ritmo do Rodrigo 2 ou 3 voltas, após o que comecei a perder ligeiramente, mesmo assim, continuando a abrir espaço para o resto do pelotão, onde decorriam as lutas e incidências que outros "pilotaços" já retrataram.
Nos ultimos 5 minutos da manga, baixei o ritmo porque as forças começaram a faltar. Fui controlando a recuperação dos meus perseguidores, e cheguei em 2ºLugar Fantástico!
Treinos para a 2ªmanga em sentido inverso. Desta vez, apesar do Kart manter o seu bom comportamento, eu já não tinha a força nem os indices de concentração iniciais. Fui cometendo pequenos erros aqui e acolá, à procura das melhores trajectórias nesta pista para mim nova (com piso seco), e consegui o 8º tempo nos treinos, ao lado de um espectacular Pedro Fonseca (7ºtempo).
Na partida lançada, ainda passei o Pedro e mantive-me algumas (poucas) voltas perto do grupo da frente, após o que, comecei a perder um pouco o contacto, e, inevitavelmente, o Pedro passou-me, sem apelo nem agravo!! Ainda o tentei acompanhar, mas ele foi-se progressivamente afastando de mim, e chegando ao grupo da frente.
A partir de determinado momento, tendo perdido a esperança de acompanhar o Pedro, passei a concentrar-me em defender a posição do ataque previsível do Pedro Santos e do Filipe Neves – tinha aberto alguma distância no inicio da manga, mas neste momento eles estavam a recuperar a olhos vistos. Tempo então de passar a uma condução mais defensiva, procurando não cometer erros e optimizar as linhas de trajectórias. O Pedro Santos e o Filipe chegaram mesmo perto de mim, mas nunca estiveram em situação de poder tentar a ultrapassagem. Curiosamente fiz a minha melhor volta na manga nesta fase da corrida…Conclusão (que eu já sei há muito tempo…) – nem sempre a condução mais agressiva é a mais eficaz!! Enfim, acabei em 7º (completamente esgotado), o que para mim, nesta fase do “meu campeonato” é muito bom e motivador para as próximas corridas.
Conclusões e Notas Soltas:
1º Diverti-me imenso – é um privilégio correr com este Grupo de Pilotaços
2º A minha resistência física está a melhorar, embora ainda falte bastante para o ponto certo. Lá chegarei!!
3º Gostei do circuito no sentido inverso: acho-o mais difícil e mais “manhoso” que no sentido normal, e o desafio é ainda maior!
4º Parabéns ao Rodrigo e ao Luis – vencedores brilhantes das duas mangas. Sei que o Luis está completamente recuperado, depois do susto que nos pregou…Um abraço também ao Nuno Moura – não fosse a sua infelicidade de falhar a partida na primeira manga, e a história da corrida podia ter sido outra!! Finalmente, uma referência para o nosso “júnior” Pedro Fonseca – que grande segunda manga ele fez!!
Um abraço a todos, e até à próxima corrida!
Rui Ribeiro
|
| Voltar acima |
|
| |
JCGonçalves Rookie

Data de adesão: 20 Julho 2009 Mensagens: 1
Estado:
|
| Colocado: 22 Julho 2009 às 23:27 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos Kartistas,
Para que o nosso organizador/dinamizador não nos acuse de falta de participação no grupo, aqui fica a crónica da prova na Batalha. E eu que já me julgava livre de crónicas "obrigatórias" (ORMEI) até finais de Setembro...Mas como a ditadura (leia-se regulamento) irá impôr também crónicas pontuadas no 390 FLYING NOSES do próximo ano, nada melhor que começar já a praticar! Eu hoje estou mesmo um bocadinho mauzinho ..., deve ser da chuva...ou então estou nos "dias difíceis"!
A oitava posição dos treinos não foi surpresa, atendendo a um Kart equilíbrado mas que denotava pouca saída. A partida, sem aviso prévio por parte da organização (!), deixou-me no sexto lugar no final da 1ª volta. Seguiu-se uma luta muito engraçada com o António Matos e com o Nuno Moura, com várias trocas de posição ao longo dos 25 minutos. Pena que o Rui Mealha tivesse sido bafejado pelo azar ao partir o cabo do acelerador, senão a disputa teria sido concerteza ainda mais animada. Consegui levar a melhor aos dois e terminar em 3º, não tanto por mérito próprio (ou do kart) mas antes por ligeiros erros de ambos.
Nos treinos para a segunda manga, talvez um melhor conhecimento da versão inversa da pista permitiu a 2ª posição, logo atrás do Pole-man Luís Mello. E na corrida, foi mais do mesmo...Ele fez uma corrida irrepreensível, sem o mínimo erro que me permitisse sequer esboçar qualquer tentativa de ultrapassagem. Algo que me deixou completamente surpreso no final quando me apercebi da situação que se passou com ele! Se bem que não seja de todo aconselhável, só os GRANDES levam o esforço ao limite do admissível, e estou a lembrar-me das imagens dum certo Senna e de outro não menos dotado Mansell a serem retirados dos habitáculos no final da prova por total esgotamento físico, atingindo aquele ponto em que o corpo diz não mas o cérebro toma o comando e sobe um pouco o limiar da dor para permitir que o objectivo seja atingido! Voltando à corrida, foi difícil suster os ataques do Rodrigo e do Nuno Moura, mas o traçado permitia algumas trajectórias defensivas não deixando ao "avião" do Rodrigo espaço para descolar...Oh Luís, ficas-me a dever uma! Tiveste direito a um fiel escudeiro que te protegeu dos ataques cerrados dos outros guerreiros, qual Sancho Pança a defender o seu mestre D. Quixote dos moínhos de vento !!!  
E segue-se Fátima, em final de Setembro, onde o "peso-pluma" que me obrigarão a pilotar (+ 4 Kg !) vai ansiar vivamente por uma ajuda divina das lágrimas de S. Pedro!!!
Até lá!
JGonçalves
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,2390 segundos. |
|
 |
|