|
Tópico: 24 horas de Almeirim 2009
|

|
| Autor |
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 27 Abril 2009 às 11:22 | IP Registado
|
|
|
Não seria justo para com todos aqueles que se entregaram a este evento que o mesmo não fosse referido nestas páginas do intertroféus em geral e no forum do IHSV em particular. E que estas referências não abordassem os pontos positivos ( para que não se descurem no futuro ) bem assim como os negativos ( para que se corrijam para esse futuro ). Como em tudo na vida, esta maratona do karting amador teve as duas faces da moeda : a boa e a má.
Calculo que a logística associada a uma realização desta natureza não se compadeça com amadorismos, tais as implicações concomitantes na vida de todos os envolvidos desde o lazer, o desporto, as condições de trabalho, a segurança ( activa e passiva ) , a fiscalização das anomalias e respectivo sansionamento, a mecânica e a sua manutenção, passando pelo estado de limpeza das instalações sanitárias acabando na higiene e alguma diversidade na área alimentar. A hierarquização deste items não é linear ( o que é mais importante, a mecânica ou o asseio dos WC's ? ) mas todos têm que ser previstos e garantidos. Para isso os participantes pagam os preços que lhes são pedidos e devem exigir a contrapartida. Não podem, ou melhor, não devem é ser fundamentalistas ao ponto de não perceberem que o leit motiv da ocasião são as máquinas e que, como máquinas que são, podem avariar, não se permitindo excessos de protagonismo que nos levem a desistir da brincadeira ao fim de 1h50m como constava nos ecrans dos televisores àcerca da equipa PLADUR que se amofinou e foi-se embora. Sem mais ! A winner never quits ; a quitter never wins, é o meu lema mas, infelizmente, não foi o deles. Nem sempre estão reunidas as condições que nos catapultam para as victórias, meus caros, portanto, se vierem a ler estas linhas, fiquem a saber que a vossa atitude não foi bem vista por nenhum dos outros concorrentes ! É certo que ninguém nos paga ( infelizmente ) para lhes propagandear o nome mas essa não é a nossa maneira de estar na vida. Queremos gozo ! Queremos luta ! Queremos victórias ! E aceitamos as derrotas como trabalho de casa para as próximas victórias !
Voltemos ao assunto dos pontos positivos e negativos. 1 - Consegui memorizar a tentativa de à hora certa ( 14 horas ) dar início ao evento mas o ponto negativo apareceu e um dos karts levou quase 20 minutos a ser posto a funcionar ! 2 - Ainda que não seja um grande cliente de WC's, estas ocasiões são propícias a visitas mais assíduas do que o normal por via, entre outras, de uma alimentação disforme da usual. Pareceu-me que para mais de 200 pessoas envolvidas neste evento, as 3 sanitas que consegui descobrir ( 1 nos sanitários "oficiais" e outras 2, super precárias e de porta aberta na área das boxes ) eram manifestamente insuficientes ! Claro que havia todo um campo aproveitado para um precaríssimo parque de estacionamento atraz das mesmas boxes mas, a chuva, o emlameado terreno, as ervas e o mato existentes, desmoralizaria qualquer um que pensasse em agaichar-se, à noite, para alívio fisiológico. 3 - A presença conhecida do senhor Magalhães como director de prova era sinal de credibilidade suficiente para que tudo corresse bem. Critico, no entanto, ter-se apagado em alturas críticas, permitindo aquilo que eu considero abusivo e a merecer nota muito negativa. Refiro-me à maneira displiscente como os responsáveis pela pesagem e respectivo controlo de pulseira desenvolveram a sua actividade após as primeiras das suas verificações onde nunca mais controlaram a pulseira e avaliavam o peso verdadeiramente a olho, de dentro dum automóvel que tinham lá estacionado e de onde davam o seu consentimento em que o piloto arrancasse, numa bonomia confrangedora. Houve erros ? Como sabê-lo ? E se os houve, foram punidos ? Mas havia um 2º ponto de controlo de pulseiras, na saída das boxes. Eu vi karts a passarem sem serem controlados !!!!!! Como vi pilotos a serem substituídos fora da zona apropriada para o efeito ! Como vi ultrapassagem na zona das boxes ! No entanto, o chefe da minha equipa foi chamado no final da corrida aos microfones para ser notificado dum excesso de tempo de condução dum determinado turno ! Acontece que bastou dizer que isso era impossível ( tínhamos tudo gravado !!) para que fosse dado o dito por não dito ! E em todas estas situações descritas não foi usado qualquer tipo de contraditório que confrontasse os comissários porque esses não estavam lá ! E o que dizer dos acidentes ( poucos, felizmente ) que aconteceram ? Um desses de particular violência e perigosidade sobre o qual não houve qualquer "interferência moralizadora" da direcção de prova ! Nem sequer uma punição ao infractor pela condução abusiva, disparatada e pouco consentânea com o espírito da prova que demonstrou ter. Eu sei do que falo, meus senhores ! Fui eu que levei com ele em cima ! E sabem a melhor ? Nem sequer veio saber qual os estragos que originou ! Com os estragos materiais, não me importo ( foi só uma roda desaparecida e um volante partido ) mas e os estragos físicos ? Que desplante leva um praticante destes em se inscrever numa prova destas ? Senhor director de prova, viu este acidente ? Se viu porque raio será que eu não me apercebi de tal ? Se não viu, porquê ? Não estava lá ? Não era suposto estar ? Infelizmente estas situações levam-nos a apontar as baterias dos nossos protestos para os responsáveis pela fiscalização e respectivo sansionamento pois não temos por lema irmo-nos travar de razões com o infractor e esse, nem sequer se deu a conhecer ! Sr. Magalhães, como organizador de pequenos eventos que sou, respeito a sua tarefa mas gostava que me desse a sua opinião sobre este assunto. 4 - Last but not least, a frota !!!! Que pobreza ! Que nojo ! Que desprezo ! Que falta de respeito por quem paga ! Será que os responsáveis acham natural apresentar os karts com as backets "cozidas" com fitas gomadas ? Verificaram que, por exemplo, o kart nrº 15, o da minha equipa, acabou com o piloto a roçar o rabo pelo chão ? Mas que antes disso até destruímos as tampas dos nossos queridos tupperwares para protelarmos aquele fim horroroso ? E quanto aos karts de substituição ? Então a organização entrega um desses karts ( fê-lo à minha equipa ) sem gasolina ? Então a organização entrega um desses karts ( fê-lo à minha equipa ) sem travões ? Que desilusão !!! Já vai longa a crónica e talvez não esteja tudo dito. 5 - Acredito, no entanto, que levantei pontos suficientemente polémicos para reflexão. Permita-se-me uma palavra de agradecimento à minha equipa, desde o team manager aos pilotos, pela camaradagem que conseguimos desenvolver nestas 24 horas e que daqui faça um apelo aos responsáveis pelo kartódromo de Almeirim afim de que não deixem acabar esse recinto dedicado ao karting pois, embora seja um kartódromo fetiche para muita gente ( para mim é-o ), não conseguirá manter o estatuto nestas condições. Abraços, António Matos
Editada por Garcia de Matos na 27 Abril 2009 às 14:02
|
| Voltar acima |
|
| |
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 28 Abril 2009 às 09:48 | IP Registado
|
|
|
Porquê esta minha 2ª vinda ao forum para falar das 24 horas de Almeirim ?
A pergunta pode parecer pertinente mas a resposta, sendo simples, exige esta pequena introdução para dar sentido à coisa.
Em email prévio dirigido a todos os pilotaços da equipa IHSV, tive o
cuidado de dizer que não destacaria qualquer um deles em particular uma
vez que considerava as respectivas perfomances ao melhor nível de
excelência.
Depois, e não o mencionando, interiorizei que o viria a fazer não em
comunicado restricto mas sim num forum de grande divulgação como o é,
suponho, o do intertroféus e assim daria a exposição merecida a todos.
Começo, então, por dizer que, sendo o IHSV um grupo que luta
determinantemente por estabelecer uma presença sempre digna e de
fairplay, não será de admirar que o mesmo tenha sido timbre em mais
esta maratona kartista.
Na pista esteve, uma vez mais, um conjunto bem heterogénio do ponto de
vista etário mas cuja relação, se tem vindo a solidificar .
Fora da pista fomos cumprimentados pelos adversários com o "arraial"
que montámos e até chegámos a servir-lhes café e sandes numa
camaradagem assinalável.
Em abono da verdade o desgaste físico das 24 horas é mais ou menos demolidor e distribuído de modo diverso pelos pilotaços.
Os factores críticos são, essencialmente, o da idade ( por excesso ou
por defeito ), o sono que é levado a cabo tendo por enxerga uma
improvisação dentro dum automóvel com o travão de mão espetado nas
costas ou o suporte do braço da cadeira literalmente a perfurar o baço
e ainda a alimentação que é feita de modo guloso perante as iguarias
que se expõem, misturando café com rissóis, redbul com presunto, quiçá
água com bolo de ananaz ....
Por detrás das luzes da ribalta, à semelhança dos grandes directores de
teatro ou mesmo das grandes batalhas, estão os estrategas que concebem
o modus faciente que determina o sucesso. Neste caso estiveram os nossos "Filipes Las Férias", ou "Generais Spínolas" de seu nome Rui Ribeiro e João Martinó.
Incansáveis, atentos, dinamizadores, empolgantes, e competentes, deram alma ao grupo tendo acompanhado todos e cada um dos turnos com as imprescindíveis comunicações box-kart com uma eficácia digna de registo. Ao piloto pedia-se-lhe que respondesse com um sinal de braço que, julgo, terá desorientado alguns adversários que poderiam supôr tratar-se de algum "manguito" que lhes estivéssemos a fazer .... Parabéns a esta equipa !
Depois vêm os pilotos. Continuo a não destacar nenhum em particular ( a não ser eu próprio, pela negativa, por ter sido o único envolvido em acidente ) mas gostaria de salientar algumas fases da corrida que fizeram história para memória futura.
Houve vários turnos, quer à chuva quer em seco, onde as nossas perfomances se situavam ao melhor nível de tempos ; Houve revelações que, não criando surpresas porque esperadas, mereceram o aplauso por terem sido alcançadas. Neste pormenor não podem passar despercebidas as duas mais mediáticas alturas da prova com o Pedro Fonseca e o Carlos Abril como protagonistas. O Pedro ( a quem eu augurei um futuro promissor quando ingressou no IHSV e "exigi" que em 2009 subisse ao podium mais do que 1 vez ), aí está a revelar-se, não como um diamante em bruto, mas em plena lapidação. Como sabes, Pedro, és carinhosamente considerado a nossa mascote e aperceber-te-às do gozo de satisfação que nos dás a todos ao vermos como em tão pouco tempo conseguiste evoluir a um estatuto de respeito. Como em tudo na vida só terás agora que pôr os pés no chão, respirar fundo, gozares o momento que te empolga, e manteres uma postura de humildade para enfrentares o que virá depois. E o que vem depois ? Vêm mais victórias mas também muitas derrotas ! Vêm as alegrias mas também os momentos de frustação por não conseguirmos o êxito ! Vêm os karts que não ajudam ! Vêm as avarias ! Vêm os pilotos que são mais experientes do que nós ! Enfim, sabes ( mas não te podes esquecer ) de tudo isto e é precisamente nessas contrariedades que tens de ser forte e excelente ! É o que espero de ti e o que te aconselho a tomares como uma das referências da tua formação enquanto homem ! Parabéns rapaz !
Ao Carlos Abril, permita-se-me uma posição menos paternalista, obviamente ... Palavras para quê ? É um artista português ! Um grande abraço de parabéns pela demonstração cabal da habilidade em chuva onde, num dos turnos, se bem me lembro, chegou a ser em várias voltas, o mais rápido em pista ! É obra !
João Gonçalves, Palmeirim, Rodrigo, manos Moura e manos Fonseca, vocês foram inexcedíveis ! Com o kart a que tivemos direito, sentados directamente no chão, com a carenagem completamente espalmada no alcatrão a dificultar imenso as curvas para a esquerda por via dos correctores, com rodas violentamente arrancadas, com volante partido, com resguardo do filtro a voar pela pista ; Com os karts de substituição que nos iam emprestando sem gasolina e sem travões ; Com tudo isto, só me resta dizer PARABÉNS !
E pronto, dou por terminadas as minhas observações às 24 horas de Almeirim ficando à espera que outras apareçam e que me possa candidatar a piloto contratado. Abaços António
|
| Voltar acima |
|
| |
Rui Ribeiro Rookie

Data de adesão: 27 Abril 2009 País: Portugal Mensagens: 12
Estado:
|
| Colocado: 28 Abril 2009 às 17:00 | IP Registado
|
|
|
Primeiro, os meus PARABÉNS a todos os Pilotaços IHSV – foi uma excelente prestação de TODOS SEM EXCEPÇÃO!! Conseguimos aquilo que muitas vezes é o mais difícil – regularidade e a previsibilidade possível!
Depois, uma palavra de agradecimento pelas 24h de EXCELENTE AMBIENTE de camaradagem e amizade com que me acolheram na Equipa – o meu MUITO OBRIGADO! Espero voltar a ter oportunidade de partilhar momentos destes convosco, quer a apoiar os pilotos em pista, quer talvez mesmo a integrar a equipa de pilotos…
Sobre os turnos de condução, muito haveria a dizer – PELA POSITIVA – de todos os pilotos, nas diferentes e difíceis fases e condições de corrida, mas (que me perdoem o espírito talvez “paternalista”) não posso deixar de mencionar o turno do Pedro da manhã de domingo, a acompanhar e a lutar com o piloto da ORMEI!! Foi LINDOOOO e emocionante de ver! (nesta meia hora, confesso que estive com mais atenção à corrida que aos tempos…)
O nosso “buffet”…Bom, não há palavras!! Como o António já disse, coisa nunca vista nos anais do Karting!
Para terminar, uma ideia: que tal uma manga adicional de 2 a 3 horas, ao volante de garfo e faca, num restaurante adequado, com a participação da equipa IHSV das 24h de Almeirim, para recordar e debater as incidências desta brilhante prova?? Naturalmente também com a participação do Luis Soares de Mello, a quem endereço os parabéns pela prestação e classificação da equipa ORMEI!
Um grande OBRIGADO e PARABÉNS a todos!
Um abraço
|
| Voltar acima |
|
| |
Jorge Fonseca Racer

Data de adesão: 20 Janeiro 2008 País: Portugal Mensagens: 62
Estado:
|
| Colocado: 29 Abril 2009 às 00:23 | IP Registado
|
|
|
Olá António e restante grupo.
como já vos disse noutras ocasiões, percebo pouco de informática. Desde há uns tempos que deixei de vir a este forum, porque percebi que não lhe teria acesso. Afinal, vejo que consigo ter acesso e até a minha palavra-passe é a mesma. Para mim é óptimo: sempre achei a comunicação "via forum" mais fácil do que por "mail". Até porque eu não tenho "mail": é a minha mulher quem faz a gestâo dos meus "mails", porque chego sempre tarde a casa e não vou ao computador durante dias e dias. Ultimamente tenho mandado "mails", que me fazem sempre deitar tarde, para poder comunicar convosco. Mas, através deste forum, consigo comunicar, algumas vezes, durante o dia, aproveitando pequenos intervalos no meu trabalho.
Por isso, meu caro António, não fiques aborrecido pela fraca participação no forum. tenho a impressão de que, até ao teu recente"mail" chamando a atenção e explicando o assunto, os membros do IHSV estavam simplesmente mal informados e, tal como eu, talvez pensem que a participação lhes é vedada. Vale a pena reforçar a informação e voltar a explicar como é que se faz.
Se tudo correr bem, conseguirei colocar esta mensagem no forum. Agradeço que me digam se a receberam e, se assim for, será esta a minha via de comunicação preferida.
Entretanto, já é tarde e não me vou alongar sobre as vossas observações sobre as 24 H de Almeirim. Mas não posso deixar de dizer que estou 100% de acordo. Para mim estes dias foram fantásticos. Mas isso deveu-se à organização "interna" e ao magnífico espírito dentro da nossa equipa e de alguns amigos integrados noutros grupos. A organização da prova, propriamente dita, foi realmente fraca. Tentarei vir aqui escrever uma "crónica", como deve ser e aí drei mais da minha justiça.
Para já: espero que consiga continuar a utilizar este "forum". Estou muito satisfeito por correr em karts e gostei muito de ter participado nestas 24 H - porque todas as dificuldades que enfrentámos, serviram para realçar o fortíssimo estado de alma que motoriza este grupo.
Até breve ... uma abraço do Jorge Fonseca
__________________ Jorge Fonseca
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 30 Abril 2009 às 00:04 | IP Registado
|
|
|
Meus caros,
Em linha com uma sugestão do António, coloco aqui a minha apreciação à participação do IHSV nas 24 horas de Almeirim, que considero fantástica.
Enquanto outsider à equipa nesta prova, devo dizer que a equipa do IHSV conseguiu algo mto difícil de conseguir: reunir numa só equipa todas as qualidades do amadorismo e do profissionalismo, deixando para trás os respectivos defeitos.
Foi impressionante ver a organização da prova, comandada sem mácula pelo Rui Ribeiro, ao mesmo tempo que se mantinha na box um clima de festa, apoiado pelo lauto banquete (que eu pensava vir de várias fontes mas, segundo informações recentes, se deve maioritariamente ao Carlos Abril).
Acho que o que se viveu na box do IHSV não tem paralelo em nada que eu tenha visto anteriormente - e já levo no lombo umas 8 provas de 24h.
Quanto ao resultado, creio que tb foi brilhante. Sendo uma equipa de pilotos totalmente amadores, com um grande leque de idades e experiência, marcou uma posição merecedora de respeito. Tenho imensa pena de não ter assistido ao duelo entre o Pedro Fonseca e o José Fortuna, para poder aplaudir um... e gozar o outro ! Este duelo aconteceu no único período de cerca de 1h em que dormi nas boxes. Na realidade só vi o Pedro em pista no turno final.
O que vi - e vai ficar na minha retina muito tempo - foi o acidente do António Matos. Vi do muro das boxes, muito perto do comissário, portanto próximo do local da cacetada. Vi um gajo travar completamente fora de tempo, qdo o António já estava na curva; bater-lhe; elevar-se; dar um pião completo à altura da cabeça do António e cair com violência (mas não vi onde, pq o kart dele tapava-me a visão). Qdo vi o Antº seguir em frente antes do energúmeno fiquei descansado, mas logo me apercebi que lhe faltava uma roda. Quando o vi sair com dificuldade do kart, no rectângulo das penalizações, fiquei preocupado. Felizmente não foi nada mto grave - creio que o que valeu ao Antº foi ter estado a treinar acidentes parvos comigo na Batalha . Qto ao outro idiota, ainda ficou a protestar na pista.
Contado o que tenho a contar, resta-me expressar a minha preocupação em saber como raio vou eu reentrar num grupo que se mostrou muito unido e por certo ainda mais unido ficou com o decorrer da prova. Vai-me sair caro não ter visto o mail a tempo e ter aceite o convite da concorrência !
Abraços a todos e parabéns pelo espectáculo que deram em Almeirim,
Luis Soares de Mello
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 30 Abril 2009 às 01:39 | IP Registado
|
|
|
Para quem possa querer ler a minha crónica sobre a participação na equipa ORMEI, aqui fica o link:
http://www.intertrofeus.com/forum/forum_posts.asp?TID=440&am p;PN=1&TPN=1
Abraços,
Luís.
Editada por LSMello na 30 Abril 2009 às 01:41
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,2490 segundos. |
|
 |
|