Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: T.I.T. 2008 ( em 2009 ) - crónicas Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 02 Fevereiro 2009 às 03:45 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Passado todo o frenesim do fim de semana kartista, escovado o fatinho, lavado o protector de chuva, "sulfatado" o interior do capacete com o célebre Helmet Interior Cleaner gentilmente oferecido pelo organizador Paulo Figueiredo e que se espera, agora, que na próxima utilização não intoxique o piloto, metidas as luvas num secador que ainda não surtiu o efeito desejado mantendo-se bastante ensopadas, dada uma revisão geral ao corpo na tentativa de descobrir nódoas negras provocadas por alguma pancada nos narizes voadores que de vez em quando concorriam em velocidade com os próprios pilotos, dado o tempo necessário para digerir aquele belo jantar e verificar se algo teria caído menos bem, depois disso tudo, dizia, eis-me a dar-vos conta da minha versão do que foi aquela T.I.T. no passado sábado, 31 de Janeiro de 2009 em Fátima.
A semana tinha sido passada, toda ela, a apreciar a chuva que caía na expectativa de que no dia D, já não houvesse mais água para cair.
As previsões não eram desanimadoras de todo pois apontavam para um dia muito frio ainda que a chuva só aparecesse lá para o meio da tarde.
Saí de Lisboa às 07H30 e a fotografia era, evidentemente, de chuva, muita chuva...
Curiosamente, passada a zona de Aveiras, eis que o céu se torna azul e as núvens, como por encanto, desapareceram !
Milagre! pensei eu.
Cheguei a admitir que era um bafejado pela graça celeste na minha íntima vontade de querer uma prova em seco.
O alto da serra foi dissipador de tal cenário e as núvens voltaram a aparecer ainda que a criarem a expectativa de que se poderiam aguentar lá pelas alturas.
Cheguei a Fátima exactamente às 08H30.
A organização ainda não estava ....
A informalidade começou a tomar conta do ambiente e a festa começava ....
Reunida a nossa equipa ( IHSV ) foram tratados os trâmites de inscrição, pesagem, lastros e seguiu-se o breifing.
Não chovia .... mas a pista estava molhada.
Oficializadas as mangas de qualificação, coube ao Luis Mealha a tarefa de ir limpar a pista.
Depois, sucessivamente, "actuaram" o João Gonçalves, o Filipe Neves, o António Matos e o Rui Mealha.
( nesta crónica vou manter-me no relato das mangas em que participei para dar aos outros elementos a hipótese de virem contar igualmente a sua história ).
A manga 4, a minha, foi muito entusiasmante.
Tinha obtido uma boa classificação nos treinos que me posicionou ( se não me engano ) na 8ª posição de grelha.
O kart estava a gosto e os cuidados com o bico do kart para não comprometer a prova foram extremos e sempre com a noção de que o ideal era acabar nos 13 primeiros ( manga de 20 pilotos ) pois tratava-se duma prova por equipas e não individuais.
O controlo da minha corrida estava a tomar forma e o nível de confiança estava a subir.
Mas, como há sempre um mas, na 2ª direita, um cagagésimo de segundo a mais na travagem não evitou um pião que me fez perder 8 posições.
Os índices de competitividade estavam a níveis elevados e isso permitiu encetar um perseguição implacável e re-ganhar um bom par de posições acabando em 12º ou 13º lugares.
Julgo ter andado no melhor tempo da manga e assegurei a passagem à meia final 3.
Não tive histórias para contar na medida em que não abalroei nem fui abalroado por ninguém e o kart portou-se bem. Tudo jóia e a dar ânimo para a próxima.
Intervalo e tempo para "sacar" do farnel.
E apareceram rissóis, empadinhas, carne assada, presunto, tarte, bolos, queijo, bananas, enfim, o suficiente para aqueles momentos imprescindíveis de convívio não-gasolineiro.
Aqui sim, ia havendo história ...
O pilotaço Filipe Neves tinha feito a habilidade de fechar o carro à chave ... com a chave dentro da mala do mesmo !
Até aí nada de especial não fosse o insignificante facto de ser lá que estavam as nossas bebidas, o pão, e mais algumas vitualhas.
Felizmente que o amor é lindo e o bom do Filipe conseguiu que uma familiar se levantasse naquele sábado invernoso e começasse a namorar mais cedo aproveitando para dar um passeiozinho até à terra do Santuário e levasse a chave dupla do automóvel.
Não presenciei a cena da recepção da familiar mas aqui fica o meu obrigado pois a nossa sobrevivência esteve em risco tais os níveis de desidratação que se adivinhavam.
Entretanto chegava a vez da semi final 3.
A partir daqui não havia mais treinos para ninguém. Era formar a grelha pelos resultados anteriores e toca a andar, depressinha que se fazia tarde.
Com uma prestação suficientemente boa, isenta de problemas ainda que o kart fizesse "poço" numa curva específica do miolo e onde a potência era importante na sua abordagem, acabo a prova tendo verificado algum entusiasmo nos parceiros de equipa que reflectia a passagem à final C.
Foi curto o tempo de permeio entre estas duas mangas e chegou-me uma informação preciosa pela boca do Luis Mello.
De referir que o LM participou nesta TIT não como piloto mas como statistic guy e prontificou-se a fazer uma coisa para a qual não tenho paciência para reflectir ; traduzir por miúdos o objectivo daquela manga e disse-me : vais sair da última posição de grelha ( 21º ) e tens que "mamar" 7 posições para te candidatares a continiar em prova e avançares para a final A.
Sem grandes alaridos, estudei bem aquele arranque e naqueles segundos antes do semáforo verde, vi a solução.
Eu estava por dentro e estava a chover.
Calculei que haveria um movimento generalizado do pelotão se encostar à esquerda para se posicionar na abordagem à 1ª e 2ª direitas.
Era aí que tinha de apostar.
Arranquei forte pela direita e em poucos metros estavam ganhos praticamente aqueles lugares.
Felizmente a razão falou alto e contive o ímpeto antes da curva para evitar a desintegração do kart e a ida arruinadora às boxes.
De qualquer forma estavam ganhas as 3 primeiras das 7 posições.
Mais umas dezenas de metros e eis que eles aí estavam, os narizes a voar e a provocar o desânimo de uns e o empolgamento de outros ( eu inclusivé ).
Entre mortos e feridos alguém há-de escapar e com algumas tangentes consegui passar incólume aos desvarios de outros.
A partir de meia dúzia de voltas acabou-se a noção de qual o lugar que ocupava na pista.
Na passagem pela linha da meta onde o nosso staff se encontrava a dar informações ao piloto em pista foi de todo impossível olhar uma única vez para o placard informativo,  daí que conversasse com o forro do meu capacete sobre a eventualidade de ter ultrapassado os tais 7 adversários. A preocupação passou a ser aguentar o andamento e não cometer asneiras.
Consegui essas duas tarefas mas um dos ultrapassados também conseguiu recuperar a sua posição o que fez com que, no final, a contabilidade acusasse que só consegui, naquele sprint de 15 minutos, ganhar 6 posições.
Estava completada a minha participação nesta TIT e saí extremamente satisfeito pelos resultados, quer individuais quer de equipa.
Seguiu-se o jantar e a distribuição das lembranças.
Fomos premiados com o 12º lugar da geral mas uma vez mais as contingências da corrida poderiam ter provocado uma subida de 2 lugares ... ou mais .
A organização está de parabéns e o kartódromo também.
Venha a próxima !

Editada por Garcia de Matos na 02 Fevereiro 2009 às 11:04
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar
Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se

Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum