|
Tópico: Reflexão sobre o futuro do site
|

|
| Autor |
|
APValle Master

Data de adesão: 03 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 236
Estado:
|
| Colocado: 15 Setembro 2008 às 17:21 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos
Talvez para melhor entenderem o processo de gestão do site, decidi escrever este "post". Além disso, como sabem, a partir do final do ano deixarei de ser eu a tratar do site, pelo que temos 3 meses para passar o testemunho.
Para começar, quando se cria um site, a primeira coisa que é necessário fazer, é arranjar um local para o colocar, apelidado de "Alojamento". Possivelmente, alguns de vós, através dos vossos acessos ISP (serviço de acesso à Internet), até têm direito a um alojamento (mas se calhar não sabem...). Quando não se tem um serviço de alojamento, tem de se recorrer a um prestador de serviço especifico, o qual, como é lógico tem custos. Para um serviço de alojamento de um site como o nosso, rondará entre os 25-50 Euros.
Primeira nota importante - Se necessitarem de um serviço de alojamento, sugiro que falem com o Paulo Figueiredo, pois é uma das áreas profissionais dele.
Resumindo, quanto a "Alojamento", está explicado o que será necessário no futuro.
Passo seguinte: A criação do site ! Não sei se alguns têm experiência ou não, em criação de páginas Web. O site foi construído com base em um programa (Incomedia Website X5 Evolution) bastante simples e acessível (custou 70 Euros). Se alguém quiser continuar o site com base no mesmo programa, terá de adquirir o mesmo e pagar a licença. O programa pode ser descarregado via Web e pagar a licença através do site da "Incomedia". O programa é muito intuitivo, além de que se utilizarem o mesmo programa, já têm a estrutura do site feita, é só actualizar com novos dados, sempre que necessário. Os mapas são realizados em simples folhas de Excel, que depois são exportados como ficheiros de imagem e finalmente são inseridos no site. O processo de criação/alteração do site é sempre realizado dentro do programa, tal qual como se estivessem a escrever/colocar imagens, numa folha do word. Assim que fazem as alterações, gravam o site no disco.
O passo seguinte é exportar o site para o alojamento. Embora o Incomedia Website X5 tenha um serviço de cliente (mini programa que serve para enviar o site para o servidor onde está alojado), eu sugiro que também tenham um outro programa, especifico para o efeito, neste caso o "Ipswitch WS-FTP Home". Também este é bastante simples e é à "Borlix" !!!
Assim, e resumindo, para o site é necessário 3 coisas: Alojamento, programa de criação e programa de cliente FTP.
Se alguém estiver interessado, eu não me importo de realizar uma espécie de mini-formação sobre os programas mencionados e sobre o site. No fundo, como a coisa funciona. Basta combinar (com o interessado ou interessados) um dia ou dias, para nos encontrar-mo-nos e falarmos sobre o assunto.
Como o site está alojado no meu serviço de Internet, a partir do final do ano, deixará de poder estar ai alojado, até porque devo mudar de ISP até lá (se não for antes), portanto se quiserem que o site continue online, têm de arranjar um alojamento.
Espero que tenham ficado elucidados, pelo menos, com as bases do processo.
Abraços Alexande Pereira do Valle
|
| Voltar acima |
|
| |
Rui Carneiro Organizador activo

Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
| Colocado: 15 Setembro 2008 às 18:26 | IP Registado
|
|
|
Já agora, é sempre uma dificuldade encontrar o vosso site "oficial", pelo que, em minha opinião seria bom terem o endereço numa das vossas assinaturas de organizadores.
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
| Voltar acima |
|
| |
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 16 Setembro 2008 às 09:49 | IP Registado
|
|
|
O meu ponto de vista : Antes de o explicitar, não poderei deixar de agradecer ao Alexandre a possibilidade que nos deu de usufruirmos durante todo este ano daquilo que eu considero uma das peças fundamentais do nosso grupo - o nosso site ! Foi, ao longo do tempo, a montra das nossas vaidades e dos nossos desgostos kartistas mas conseguiu também ( fruto das interpelações de alguns dos pilotaços ) extravasar muitas vezes para o campo da solidariedade ou mesmo das relações sociais. Gerou amizades e ódios, elogios e melindres o que o tornou uma leitura obrigatória para muita gente. Considero que tinha ( tem ) uma boa e freindly apresentação e o número de visitas e de comentários são a prova provada do seu exito. Pelos vistos e pelo que o Alexandre relata, tem, contudo, o seu final à vista e, a menos que apareça quem o queira manter e/ou melhorar, voltaremos a curto prazo ao antigo sistema de várias folhas excel que serão transportadas para um blog ( provavelmente um blog já existente ) por mera exigência das candidaturas à T.I.T.. Pessoalmente acho uma pena mas também não tenho disponibilidade para frequentar uma universidade de inverno ( ainda que o reitor seja o Alexandre ) pelo que aqui fica a pergunta sacramental : há voluntários para garantir a continuidade do site ?
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 16 Setembro 2008 às 12:11 | IP Registado
|
|
|
Também eu quero agradecer ao Alexandre e iniciativa de avançar com o nosso site . Tenho pena que não o possa manter, mas mais pena ainda pelo que isso pode significar de afastamento definitivo do grupo . Espero estar enganado.
Honestamente não sei se terei o tempo, capacidade e, acima de tudo, o sentido estético para manter o site . Irei ter oportunidade de me encontrar com o Alexandre proximamente e, nessa altura, tentar entender melhor o que significa a sua manutenção.
Se alguém mais habituado a estas andanças se chegar à frente, será muito bem vindo.
Senão, há sempre a possibilidade de nos limitarmos a este fórum. As classificações das provas e pontuação do campeonato podem ser postas aqui mesmo no fórum. É fácil incluir imagens, ainda que menos sofisticadas que as do Alexandre. Há falta de melhor solução, por esta assumo desde já que poderei ser responsável.
Abraços,
Luís.
|
| Voltar acima |
|
| |
APValle Master

Estado:
|
| Colocado: 29 Setembro 2008 às 11:58 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos
Queria esclarecer um ponto (mais uma vez), pois parece que ainda se faz confusão entre o "Site Ofical do IHSV" e o "Site da Intertroféus" onde está alojado o forúm.
O facto de migrar o "Site do IHSV" para outro alojamento, ou até extinguir-lo, em nada tem a haver com a manutenção do forúm no "Site da Intertroféus".
São duas coisas, completamente independentes e distintas.
Espero que estejam todos esclarecidos !
Abraços
|
| Voltar acima |
|
| |
Carlos Abril Rookie

Data de adesão: 01 Agosto 2008 Mensagens: 11
Estado:
|
| Colocado: 29 Setembro 2008 às 14:38 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde Alexandre,
Corrije se estou errado. O que está em causa é o alojamento do site e não a manutenção do forum. este mantém-se independentemente de haver site ou não.
Uma vez que vais mudar de ISP, não há maneira de passar o alojamento existente em teu nome para outro titular, assim como os respectivos custos?
Claro que quem ficar com a manutenção também terá que ter acesso aos programas de edição Web, mas isso também me parece de facil resolução.
Acho que só faz sentido pensar em novo alojamento se a opção de alguem assumir o existente fôr de todo impossivel de realizar.
Ressalvo que neste momento a minha ideia é colaborar na resolução do problema do alojamento e do software, sendo que o da manutenção (para mim a parte mais complicada) dependerá de arranjarmos um dos participantes que tenha disponibilidade de tempo e conhecimento dos regulamentos para manter os dados actualizados.
Um abraço,
Carlos Abril
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 29 Setembro 2008 às 15:36 | IP Registado
|
|
|
Pilotaços foristas,
Tudo quanto seja a manutenção técnica do site / alojamento / ISP / sw / e afins ( uf!) estou fora pela simples razão que não percebo nada disso. Tudo quanto seja a manutenção dum estado de espírito / lançamento de temas / criação de discussões alargadas / gerir os conflitos que se criam / etc., contem comigo para vos ir inundando a mailbox com as comunicações mais off the record a par das lançadas no forum. Estou em crer que não há confusões àcerca da existência e especificidades dos sites IHSV e Intertroféus mas sou de opinião de que a não existência do site próprio levará ao gradual desinteresse dos participantes e ao abandono das trocas de opiniões e temáticas. O site próprio funciona, como no mercado em geral, tendo em conta a componente emocional. Sem ele, desaparecem as razões de participação. É a minha opinião. Uma vez que pode estar no horizonte o aparecimento de quem possa e queira dar continuidade a este projecto, resta-me apoiar esse alguém e desejar-lhe, desde logo, muito sucesso nas novas funções. Pela parte que me toca, obrigado ! António
Editada por Garcia de Matos na 29 Setembro 2008 às 15:50
|
| Voltar acima |
|
| |
APValle Master

Estado:
|
| Colocado: 30 Setembro 2008 às 00:18 | IP Registado
|
|
|
Respondendo ao Carlos Abril. "Quote" Corrije se estou errado. O que está em causa é o alojamento do site e
não a manutenção do forum. este mantém-se independentemente de haver
site ou não.
Caro Carlos, é correcta a tua afirmação ! Compreendo perfeitamente a tua questão. No entanto é bastante mais simples (e mais barato) arranjar um alojamento próprio, do que fazer um contracto de serviço de internet. Além disso, eu mencionei no início deste tópico que se calhar (mera especulação) alguns de vós (dos que têm serviço de internet) até têm direito a um alojamento no vosso contracto, mas se calhar, ou não sabem ou nunca deram importância. Mas mesmo assim, ressalvo, que uma solução de alojamento próprio seria o mais indicado e pouco dispendioso. Adianto mais uma informação, criar um dominio e registar um site, é a coisa mais simples do Mundo!
Ao António Matos Não vejo qualquer interligação entre a existência do "site do IHSV" e o "site da Intertroféus". Mais ! Até vejo o forúm na "Inter" com maior probabilidade de se manter. Enquanto que ao "site do IHSV" não se vai todos os dias, em relação ao site da "Inter" é quase raro, não se passar por cá todos os dias (mais do que uma vez!). Até por ter uma parte interventiva, directa, dos seus foristas, só por sí, é uma forte razão para não "desaparecer" o IHSV do seu conteudo!
Abraços
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 30 Setembro 2008 às 09:11 | IP Registado
|
|
|
Em fase de esclarecimentos, e para que conste, direi apenas que nunca
defendi a saída do forum do IHSV do conteúdo do site da Intertroféus,
razão pela qual, e ao contrário da opinião do Alexandre, vejo total
interligação entre os sites IHSV e Intertroféus. !!!
Como se costuma dizer, cada macaco no seu galho !
As potencialidades do Intertroféus são indiscutíveis ; as do site do IHSV são igualmente incontornáveis !
Este é o "nosso" livro! O sítio onde existe a "biografia" dos pilotos ;
onde se faz uma pequena resenha da nossa história ; onde agendámos os
aniversários ; onde temos os registos das nossas corridas; etc. A nada disto se acede através da intertroféus !
Resumindo : há quem pegue na manutenção da continuidade do actual status quo ? Parabéns ! Eu ajudo na área habitual !
Não há quem continue, só tenho a lamentar porque eu gostava disto ! António
Editada por Garcia de Matos na 30 Setembro 2008 às 09:12
|
| Voltar acima |
|
| |
Carlos Abril Rookie

Data de adesão: 01 Agosto 2008 Mensagens: 11
Estado:
|
| Colocado: 30 Setembro 2008 às 10:46 | IP Registado
|
|
|
Bom dia Alexandre,
Obrigado pelo esclarecimento. Vou seguir a tua opinião do alojamento próprio.
Para os restantes membros,
Para tentar arranjar uma solução, de preferencia a que tenha menores custos, preciso do consentimento dos restantes parceiros do IHSV para tentar registar um dominio com este nome e tratar do respectivo alojamento.
Estão de acordo ? Só me estou a oferecer para resolver este assunto pois parece-me que para além da parte lúdica, todos temos de colaborar na medida do possivel para manter a máquina a funcionar. O trabalho distribuido por todos custa menos.
Vi ficar assim resolvido o assunto do alojamento, no entanto alguém vai ter de se "chegar á frente" com a manutenção.
Um abraço,
Carlos Abril
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,2090 segundos. |
|
 |
|