Taça Inter Trofeus
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Assunto Tópico: 10ª edição da Taça Inter Troféus Nova mensagemNovo tópico
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Paulo Figueired
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VIRUS Kart

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 241

Estado: Desligado
Colocado: 01 Fevereiro 2012 às 12:03 | IP Registado Citar Paulo Figueired

Viva Kartista,

Em jeito de conclusão e como as conclusões servem sempre para reter conhecimento, novas ideias e algumas correções, aqui vos deixo a minha visão de mais uma Grande Festa do Karting Amador, a 10ª edição da Taça Inter Troféus.
Aquela que será conhecida como a de menor tempo de preparação. Cerca de um mês!
Aquela onde a Comissão Organizadora foi a mais atípica!
Aquela onde contrariando a expectativa, foi desportivamente mais pacífica do que o esperado!
Aquela onde foram (bem ou mal) aplicadas mais penalizações desportivas! Incluindo uma desclassificação por atitude anti-desportiva.

O dia começou bem cedo para cerca de 100 pessoas envolvidas num evento onde dessas, 82 eram pilotos de karting amador em representação de 14 grupos que responderam "à chamada".
Muitos mais grupos existirão no nosso pais, mas estes serão sem dúvida, os mais representativos.

Cumpridas as primeiras formalidades com as verificações administrativas, eis que surge o primeiro revés do dia.
A equipa de Direção de Prova não dá sinal de vida! O contacto telefónico que existia ao alcance da Comissão Organizadora continuava desligado retirando qualquer possibilidade de uma qualquer justificação.
Com esta situação, e sem alternativas idênticas, não restava à CO outra solução que não fosse avançar com a "prata da casa".
Após uma reunião em pista com os organizadores/responsáveis dos grupos presentes, fica decidido avançar com a voluntariedade dos mesmos em formar uma "equipa" que permitisse ter uma Direção de Prova.
Esta solução de emergência mostrou-se à altura e de acordo com o pretendido.

O espaço e o traçado do Kartódromo de Vila Nova de Poiares, palco desta edição, não sendo um espaço com reconhecimento internacional como outras edições, respondeu a todas as expectativas dos presentes.
Os karts utilizados e já anteriormente reconhecidos por provas dadas, também estiveram ao nível esperado e poucas foram as intervenções técnicas ou substituições necessárias.

Em fim de festa, o jantar com a respetiva entrega de prémios, esteve muito bem preenchido com os que mantiveram o espírito da Grande Festa do Karting Amador até final.

Relembro que a TIT é um evento de organizadores para organizadores, onde todos têm uma papel de responsabilidade não se podendo excluir de qualquer agradecimento ou reclamação.
Um evento desportivo com um nível de dificuldade técnica muito grande, começando pela criação de condições para a sua realização e refletido numa exigente colaboração de todos, organizadores e pilotos participantes.

Algumas considerações sobre o que correu menos bem:
- A postura muito agressiva na explanação e tentativa de obtenção de responsabilidades ou exclusões das mesmas de algumas pessoas, fossem elas pilotos, organizadores ou representantes dos grupos.
- O desrespeito e descrédito sobre penalizações atribuídas por pessoas que não tendo essa responsabilidade acederam a colaborar numa missão tão grandiosa como inglória!
- O abandono do local antes do final do programa, por parte de pessoas que já sabiam para o que iam e que ao longo de muitos anos se tem pedido que mantenham o dia da Taça Inter Troféus isento de compromissos de modo a poderem também reconhecer o trabalho feito.

Muito haverá ainda a dizer/escrever sobre episódios ocorridos neste dia, mas adianto que não sendo "mais" amigo do Reinaldo Fonseca do que de outro qualquer piloto, como injustamente me foi apontado, estive presente na decisão de lhe ter sido retirada uma penalização de peso.
Admito desde já um erro administrativo ao serem utilizados locais diferentes para as verificações administrativas e as verificações de peso após as corridas o que provocava uma leitura diferente nas balanças utilizadas.
Este fenómeno foi presenciado por mim, pelo Nuno Lopes e pelo Luís Soares de Mello, ao que concluímos haver necessidade de efetuar os devidos ajustes para as restantes provas.

Sobre a tão falada troca do kart 802, como numa qualquer corrida amadora, a sorte também conta e o "802" não era de todo um kart "mau". Mas a decisão diagnosticada pela pessoa mais competente no local (Sérgio), foi-me suficiente para a aceitar.
No Regulamento Específico, pode ler-se "A substituição de um Kart acontecerá apenas por decisão da Organização, caso se verifique uma avaria que o impeça de correr ou condicione de forma significativa as suas prestações." e foi precisamente o que aconteceu.

As já muito debatidas penalizações, não foram nem mais nem menos do que as possíveis para quem tem uma visão completamente diferente da que estamos habituados a ver de dentro de um capacete.
Houve excesso de zelo? Pode até ter havido. Mas, e se não houvesse? Num traçado onde os pontos de ultrapassagem são escassos, rapidamente teríamos um verdadeiro campo de batalha nada digno de uma qualquer edição da nossa Taça Inter Troféus.
Sobre o trabalho de todos os voluntários em serviço nos cinco postos, quero desde já deixar um agradecimento especial pela coragem e desempenho mostrado!
E mais uma vez digo/escrevo que é um trabalho tão grandioso como inglório!
É tal e qual o trabalho de um arbitro desportivo que tem de decidir no instante se aplica a sanção ou "deixa seguir".
Creio até, que pode ser uma fórmula a repetir!
Esta primeira experiência forçada, pode não ter corrido da melhor forma em todas as ocorrências, mas como em tudo na história da TIT, os erros (por excesso ou por falta) tendem a ser corrigidos.

Não quero deixar de agradecer a todos os pilotos presentes, pois sem eles, não haveria razão para este evento de cariz nacional.
Uma saudação especial a todos os elementos que representaram a UM Karting, vencendo a 10ª edição da Taça Inter Troféus.

Missão cumprida! Que venha a 11ª edição!

A bem do karting amador nacional.
Saudações desportivas



__________________
Paulo Figueiredo
Troféus VIRUS Kart
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Nuno Lopes
Organizador
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Red Line Cup

Data de adesão: 24 Agosto 2010
Mensagens: 1

Estado: Desligado
Colocado: 01 Fevereiro 2012 às 13:04 | IP Registado Citar Nuno Lopes

Olá a todos,

escrevo na qualidade de Co-Organizador mas também na
qualidade de Director de Prova da 10ª Edição da Taça
Inter Troféus, papel que me foi atribuído e que aceitei
desde logo assumi-lo. Há situações que podemos controlar
mas há outras que nos escapam ao controlo e outras mesmo
ao entendimento. Uma coisa tenho como certa, tento sempre
agir em consciência.

Caso a relatar como Co-Organizador

Tinha contratados fiscais de pista para 4 postos na pista
de Poiares. Preço por hora acordado. Horários de chegada
e saída. Refeições. Não conhecia a senhora. O Luís,
mecânico que estava a trabalhar connosco nesse dia é que
a conhece e deu-me o número de telemóvel com quem falei.
Passei o contrato para a forma escrita?? Não. Falhei.

No entanto a prova resultou naquela que poderá ser no
futuro o formato da Taça Inter Troféus no que toca a
fiscais de pista. É só a minha opinião e polémica q.b.
talvez. 3 fiscais de pista de grupos diferentes por posto
sendo que são precisos dois votos para que haja
penalização. Acho que pela primeira vez muitos dos
pilotos sentiram a dificuldade em aferir se um toque é
maldoso ou não e a ponderação na "pena" a dar. Pensem
nisso.

Fiscais de pista houve que ficaram marcados pelo excesso
de zelo é certo e que, eventualmente, terão desvirtuado
os resultados finais. No entanto apesar de o nosso grupo
RedLine apenas ter começado a participar na Taça Inter
Troféus há 3 anos, sempre ouvimos falar da virilidade das
corridas da T.I.T. e tem que se dar liberdade aos fiscais
de pista para que estes possam desempenhar as suas
funções sem qualquer tipo de pressão ou de descrédito às
suas decisões. O ano passado em Braga um fiscal de pista
deu uma penalização logo na primeira manga, a Direcção de
Prova, resolveu alterar a decisão do fiscal de pista
baseado apenas na palavra dos pilotos. Resultado: esse
fiscal de pista não comunicou mais nenhuma penalização
até ao final da corrida.

Ontem, 31 de Janeiro, consegui finalmente falar com a
menina responsável pelos fiscais de pista. Diz-me que
teve que se ausentar para o estrangeiro e que lamenta
imenso.

A previsão era terminar às 20h e se não fosse este
incidente em que perdemos 1h aproximadamente tê-lo-íamos
conseguido.

Casos a relatar enquanto Director de Prova

Inscrição IKE

As equipas tem formalidades que respeitar para que as
inscrições dos troféus/pilotos sejam válidas é certo. Mas
todos sabemos que há grupos que todos os anos se revelam
mais difíceis de validar ou por não estarem publicitados,
ou por estarem publicitados em sites de acesso reservado,
ou por outra razão qualquer. Já o foram em anos
anteriores onde o IKE não entrou, foram no ano passado (
falo por experiência própria e o IKE também não entrou),
foram este ano (o caso IKE não foi único) e serão no
futuro certamente. Ou não fosse a nossa Taça Inter
Troféus a Taça de Portugal de Karting Amador e, meus
amigos, amadorismo também é isto. Situações menos claras
haverá sempre.

Recebi um protesto escrito por parte do Miguel Conceição,
organizador do Grupo Kapa, solicitando as fichas de
participação de todas as corridas do Trofeú IKE e todos
os participantes das corridas realizados naquele Troféu
IKE. Disse-lhe que tinha a classificação em formato excel
de todas as provas daquele campeonato que recebi por
mail. Disse-me que não bastava, que teria que ser
possível qualquer participante consultar a validade das
inscrições dos outros participantes. Aceitei o protesto.

Pesos

A pesagem do piloto Reinaldo Fonseca deu 1kg de diferença
entre a pesagem do briefing e a pesagem à saída da
primeira manga de apuramento. Entendi que havendo aquela
diferença de peso poderia haver alguma justificação
"lógica" daí a segunda pesagem na sala do briefing em
condições iguais à primeira pesagem que se aproximou mais
do peso inicial do que do peso aferido à saída da manga.
Na segunda pesagem na sala do briefing deu-lhe mais 700
gramas do que na pesagem na box. As máquinas falham a
casos houve em que duas balanças lado a lado davam
diferenças entre elas. A introdução de 500 gramas de
"margem" iria trazer alguma razoabilidade e ponderação às
penalizações atribuídas por falta de lastro. Decisão
minha e assumo-a. Que houve pilotos que terão tentado
aldrabar as pesagem houver certamente. Por exemplo no
início da segunda manga de apuramento, provavelmente na
sequência de se terem pesado os pilotos à saída da
primeira manga, pelo menos dois pilotos pediram para
acrescentar 2 kilos ao lastro dos karts. Com a introdução
de 0,5kg de tolerância, com a excepção do Edgar Moutinho
do IKE cuja diferença para o peso aferido na sala do
briefing foi de 1,7kg , ninguém foi penalizado. Mas mesmo
ao Edgar
Moutinho dei a oportunidade de, tal como ao Reinaldo
Fonseca, se pesar na balança que estava na sala do
briefing. Ele disse que ia ter que ir buscar um capacete
e ao segui-lo com os olhos reparei que ele estava a pegar
em vários capacetes que estavam no pódio e a pesá-los com
os braços. No final da "pesagem" optou pelo capacete de
um colega de equipa e não o dele com que correu. Dei o
caso por encerrado.

Troca dos karts

O Reinaldo Fonseca, durante a Final B, disse-me que
aquele kart não estaria a "andar bem". Antes do início da
Final A eu disse ao Sérgio (mecânico) para verificar se a
borboleta do carburador estaria a abrir completamente. Eu
desconhecia totalmente o andamento do Kart em mangas
anteriores. Estou certo que, se ele (Sérgio) também
soubesse que haveria má vontade do piloto Reinaldo
Fonseca, também não o teria trocado. Como sempre digo
quando me perguntam qual é o critério para trocar de
kart, "o critério é o do mecânico".

Procuro que ninguém tenha argumentos para me dizerem que
eu ou os meus saem beneficiados nas corridas que
organizo. Minutos antes o Luís Soares de Mello tinha
comentado comigo que a RedLine era a equipa com mais
possibilidades de chegar ao caneco e eu sabia que a
UMKarting estava em segundo nessas probabilidades. Para
não arriscar perder o título para a UMKarting eu podia
dizer ao Sérgio simplesmente para não ver sequer o kart.
Quem me conhece sabe que não sou assim. Em consciência
disse-lhe para o ver. Ele entendeu trocá-lo. O critério é
do mecânico. Dizer que houve tramóia nessa troca, dizer
que, propositadamente, o Sérgio quis beneficiar a
UMKarting em desfavor da RedLine onde todos são amigos
pessoais dele é inqualificável.

Anulação de penalização ao Mário Dias

O Mário Dias é piloto da RedLine, o meu grupo. Quando
confrontado com a posição do Mário Dias que foi
penalizado num dos postos de controlo e que os pilotos
com quem esteve em "luta" lhe garantiam que não houve
toques que merecessem essa penalização. Acedi rever a
penalização. Mas também lhe disse que só a reveria numa
condição. Teriam que ser os fiscais de pista presentes
nesse posto a garantir que não houve penalização e que
não teria passado de um engano. Se eles confirmassem a
penalização, daria o caso por encerrado. O que se revelou
acertado. Na presença dos dois fiscais de pista do posto
onde teria acontecido o "toque", ambos garantiram que
aquele kart não teve qualquer comunicação para
penalização e teria sido engano na comunicação.

Houve ainda uma outra penalização, ao Duarte Lopes, que
me garantiu não ter tocado em ninguém numa determinada
curva. Por princípio confio nas decisões dos fiscais de
pista mas tinha que dar o mesmo benefício da dúvida tal
como no caso anterior. Os fiscais de pista confirmaram a
penalização. Como o Duarte Lopes tinha a corrida gravada
em vídeo, aceitei que se nesse vídeo houvesse prova que
esse toque não tinha existido, a penalização seria
retirada. Fui "aconselhado" na altura a não o fazer.
Visualizei o video na presença do piloto e o video
revelou-se inconclusivo pois estava demasiado escuro. A
penalização foi mantida. Terá sido excesso de rigor por
parte dos fiscais de pista nesse como noutros casos???
Eventualmente, mas não se pode alterar as decisões dos
fiscais de pista sem que haja motivos fortes para o
fazer. Não querendo misturar desportos, modalidades há em
que os árbitros de campo são ajudados por árbitros de
painel que acompanham o jogo em ecrãs e esse árbitros de
painel podem alterar as decisões do árbitro de campo sem
que haja grande alarido. Afinal de contas todos temos
direito a errar. Na minha posição, havendo um vídeo que
poderia provar a inocência de um piloto numa determinada
penalização, nem hesitei em assumir o risco e visualizá-
lo. O video não invalidou a decisão do fiscal de pista e
a penalização manteve-se.

Como Organizador e vice-campeão pelo segundo ano
consecutivo e em jeito de desabafo entendo que perdemos o
caneco por culpa própria e não porque houve a troca de
karts do Reinaldo Fonseca, afinal de contas poderemos ter
sido os principais prejudicados com aquela decisão da
troca.

Parabéns aos vendedores e que venha a 11ª

Abraços

Editada por Nuno Lopes na 01 Fevereiro 2012 às 15:44
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Miguel Brito
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UMKarting

Data de adesão: 21 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 105

Estado: Desligado
Colocado: 01 Fevereiro 2012 às 23:53 | IP Registado Citar Miguel Brito

Nuno, obrigado pela descrição detalhada dessas situações. És uma grande mais valia para o karting nacional. Um abraço.


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cavaleiro01
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Cavaleiros do Asfalto

Data de adesão: 16 Janeiro 2004
País: Angola
Mensagens: 128

Estado: Desligado
Colocado: 02 Fevereiro 2012 às 05:09 | IP Registado Citar cavaleiro01

Bom, deixem-me dar um ponto de vista ligeiramente diferente...

A TIT é A Grande Festa do Karting amador de Portugal, acho que é um "chavão" (no bom sentido) reconhecido e aceite por todos.

No entanto, não concordo com esta frase do Paulo: "Relembro que a TIT é um evento de organizadores para organizadores, onde todos têm uma papel de responsabilidade não se podendo excluir de qualquer agradecimento ou reclamação."

Como co-fundador da TIT e do seu conceito, este evento foi pensado para ser uma grande festa do Karting amador, tentando aglutinar o maior número possível e mais variado (de Norte a Sul do País, incluíndo ilhas) de pilotos e de organizadores de provas.

Acho que, neste ponto, temos todos tido êxito, ao longo destes anos.

A TIT tem que ser um evento para os pilotos que nela participam. Os organizadores surgem como elo necessário para colocar alguma ordem nos pilotos participantes, surgindo como "chefes-de-fila" (sem querer ser redutor), ao que acresce serem o elo imprescindível de ligação com qualquer trofeu ou campeonato que seja mínimanente representativo, organizado e que tenha alguma expressão, como organizadores e dinamizadores de diferentes provas, as quais dão origem ao trofeu ou campeonato respectivo.

As diferentes regras que se foram impondo, ano após ano, não pretenderam mais do que uniformizar e nivelar diferentes critérios e modos de organizar seguidos pelos diferentes organizadores.

Infelizmente, sabemos que, à última da hora, tem havido quem tenha pretendido tentar tirar proveito de participar, fosse de que forma fosse, nem que para isso, tivesse que "forjar" um trofeu, ou empolando resultados e participantes, só para se enquadrar nas tais regras, ficando "habilitado" a participar. Ora, o que está errado, aqui, é que, nesta altura, quase todos os praticantes amadores de karting já ouviram falar da TIT e muitos deles (normalmente, os melhores, ou os mais afortunados...) têm a obrigação de se inscreverem em trofeus que lhes permita o acesso à TIT, dentro dos critérios que têm sido estabelecidos, os quais também são do conhecimento de todos, em regra geral. Pelo menos, são-o, dos mais interessados por estas coisas...

Infelizmente, uma vez mais, alguns que não foram tão afortunados nos seus resultados num ou em mais trofeus, também tentam participar, seja de que forma for, doa a quem doer, mesmo que, para isso, seja necessário "contribuir" para um "falso trofeu", ou para um "trofeu tirado à pressão 15 dias antes de ser necessário inscreverem-se na TIT"! Está errado...

Bom, mas se tirarmos um ou outro elemento menos sério, só sobram boas pessoas para participar na TIT!

E é aqui que quero chegar! Mantenho que a TIT foi imaginada (e é assim que tem vindo a ter sucesso) como sendo a Festa do Karting Amador Português! Assim sendo, pode perfeitamente ser organizada por um elemento, um grupo, ou uma entidade externa a qualquer organizador ou participante na TIT, ou mesmo, em qualquer trofeu, desde que se cumpram os objectivos gerais da mesma, ou seja, juntar os melhores pilotos amadores de provas de karting realizadas em frotas de karts de aluguer, em Portugal, por esses kartódromos fora. Nos anos mais recentes, até temos tido a (ótima) possibilidade de correr em pistas diferentes com a mesma (muito boa) frota de karts
de aluguer! Melhor!

Como alguns de vós sabem, cheguei a ponderar organizar, eu mesmo, a TIT, nesta edição que passou. Com o surgimento do interesse do Nuno Lopes, através da sua frota de karts e da Red Line e do pouco tempo que já dispunhamos para organizar o evento, recuei e em boa hora o fiz, já que a organização ficou entregue a pessoas que tenho em muito boa consideração e como perfeitamente competentes e à altura de tal evento.

Estranhei, no entanto, algum "ruído" que, apesar do muito pouco tempo para organizar o evento, ainda assim, surgiu, tipo coisas do género "têm que ser três organizadores de provas, no mínimo, para organizar a TIT" e outras que não vou mencionar aqui, para não acrescer ao meu já longo testemunho (ou testamento???).

Meus senhores, não compliquemos mais o que já, de si, não é simples!

Regras, sim, mas, também, não em demasia, por favor!

Gostei de ler sobre a solução que encontraram para resolver a inesperada falta da Direcção de Prova y sus muchachos (entenda-se, fiscais de pista), pareceu-me muito correcta e equilibrada. No entanto, permito-me discordar do que escreveu o Nuno sobre o assunto. Como solução de recurso, parece-me excelente, mas como compromisso de futuro, não me parece que vingue muito, já que os pilotos querem mesmo é correr, não é fiscalizar o que se passa em pista, ou, mesmo, penalizar alguém de concorrência. Neste caso, mantenho que, "a César, o que é de César". Quem já faz isto há anos (mesmo que não tenha grande jeito...) é sempre preferível a quem, improvisadamente, veste a pele por umas horas, apenas.

Assim, resumindo e concluíndo, ainda sonho com uma TIT organizada com pompa e circunstância, com tempo, com 120 a 150 pilotos participantes, com 20 a 25 grupos de organizadores presentes e na máxima expressão e força, com uma Organização profissional, ou semi-profissional à altura do evento, com uma frota de karts, no mínimo, tão boa como a do Nuno e do Rui, com um Kartódromo com instalações perfeitamente capazes e adequadas (felizmente, temos mais do que uma mão cheia deles, cá), com um fim de semana de corridas, com transmissões, entrevistas, reportagens, patrocinadores de monta, com um jantar quase de gala, com alojamentos incluídos, num local aprazível e de grande qualidade, com corridas fantásticas e sem polémica, com corridas, corridas e mais corridas (incluíndo as de repescagem!), com muita gente a assistir, enfim, uma FESTA com H grande, como é costume dizer-se...

Quem sabe não é já para o ano...

Quem são os organizadores que se atrevem já a dizer "presente", com tanta antecedência?

Seria excelente para todos e facilitaria muito a Organização da 11ª TIT e a organização dos pilotos que nela quererão participar!

Não acham?



__________________
Aquele abraço,

JDPaiva
Cavaleiros do Asfalto
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cavaleiro01
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Cavaleiros do Asfalto

Data de adesão: 16 Janeiro 2004
País: Angola
Mensagens: 128

Estado: Desligado
Colocado: 02 Fevereiro 2012 às 05:35 | IP Registado Citar cavaleiro01

Começando a tentar concretizar mais, que tal esta sugestão?

- Os organizadores interessados em participar na próxima TIT, a ser realizada, em princípio, no fim de semana de 26 e 27 de Janeiro de 2013, devem, desde já (a partir deste momento), pré-inscrever-se na 11ª TIT, comprometendo-se, em contrapartida, a indicar neste Fórum quantas provas vão organizar e se possível, qual o respectivo calendário, forma de pontuação e outros critérios importantes que definam quais os seus representantes no evento. Por exemplo, os organizadores de provas com um calendário escolar, portanto, desfasado do calendário anual, terão que informar como vão apurar os seus representantes, se pela classificação do ano anterior do trofeu já realizado, se pela classificação verificada até à enésima prova (normalmente, até à última prova realizada no decorrer do ano civil), ou se por outro qualquer critério válido e aceite pelos seus participantes. Desta forma, qualquer piloto que "aponte" à TIT tem, desde já, a possibilidade de saber quais os grupos/organizadores que se estão a preparar para organizar o seu trofeu, em 2012 e que, para além disso, também estão a "apontar" à TIT do próximo ano! Lá para Novembro, actualizava-se a informação (se esta não estivesse já actualizada), relativamente aos grupos e pilotos participantes. Esta pré-inscrição não teria que ser vinculativa, nem a não pré-inscrição de um organizador, nesta fase, não seria motivo de não aceitação da inscrição mais lá para o final do ano, mas, como "cenoura", quem se pré-inscrevesse, desde já, até, digamos, ao final do mês de Março, teria um desconto de 10% (ou de €5 por piloto, por exemplo) aquando da materialização das inscrições (a ocorrer entre Dezembro de 2012 e Janeiro de 2013).

Quem vota a favor desta ideia?



__________________
Aquele abraço,

JDPaiva
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Rui Carneiro
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Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 02 Fevereiro 2012 às 07:34 | IP Registado Citar Rui Carneiro

Bem vindo Diogo Paiva,

Concordo plenamente com os teus 2 posts acima, mas, o 2º terá de ser debatido nos tópicos respectivos, e, se fores ver, há vários anos que dou essa ideia, infelizmente nunca colocada em prática.

Este tópico e esta edição será recordada durante cerca de 1 semana e após isso, só se lembram da TIT quando faltar "muito pouco tempo" para a mesma.

Quanto aos organizadores que se encarregam de "organizar" a TIT e colocam o seu nome, ou efectivamente trabalham antes e participam no dia do evento, pois só permitir colocar o seu nome não faz qualquer sentido.

Aos restantes organizadores, tenho pena que não participem nas trocas de ideias que se fazem no fórum e contribuam para podermos melhorar esta TIT.

Infelizmente já acreditei, organizei e apostei muito na TIT, mas continuando assim, nem irei acompanhar os pilotos nas possiveis futuras edições, pois participar, já deixei de o fazer o ano passado, mesmo estando qualificado.



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Rui Carneiro
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Garcia de Matos
Organizador
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In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal
Mensagens: 777

Estado: Desligado
Colocado: 02 Fevereiro 2012 às 12:22 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Interessante este tópico. Eficaz ? O tempo o dirá.

Vou começar pelo princípio.

Sou organizador dum troféu ( IHSV ) que participou em 6 das 10 edições da TIT. Consecutivas.

Em Janeiro de 2012 não estive pessoalmente presente por razões de força maior ainda que o grupo se fizesse representar com os seus pilotos.

Posso testemunhar o sentimento de entusiasmo que o evento tem despertado e não fico imune ao frisson que me provoca ainda por cima por ter sempre participado activamente nas provas.

Reconheço a paternidade do conceito a um grupo de kartistas que em boa altura o conceberam e deram vida.

A minha intervenção activa como piloto e não como envolvido na estrutura organizativa, deu-me capacidade crítica no que eu achava serem medidas urgentes para o dinamizar e o repensar da prova, tornando-a mais apelativa e mais organizada.

Nessa medida encabecei um grupo que se propôs formar em comissão organizadora com métodos diferentes dos actuais no que dizem respeito à preparação, ao tempo de encubação, à dinamização do marketing que se lhe associava, à disciplina, à envolvente lúdica, etc.

Houve reuniões, houve empenho, houve vontade de pegar na ideia de outros e dar-lhe uma nova roupagem que os anos anteriores tinham coçado mas tudo se esfumou ao fim de 2 meses por apelo a argumentações que agora vejo sancionadas, e bem, como a existência dos tais 3 organizadores e uma total inoperância de quem podia dar luz verde ao assunto.

Entretanto os problemas têm-se mantido e algumas novas estirpes têm aparecido a justificar um notório afrouxamento dos entusiasmos. A ideia de se assumir de imediato a vontade de participar em 2013 suscita-me perplexidade pois, ou há um prévio pagamento ( difícil de suportar nos tempos que correm e de justificar perante a incerteza versus antecedência ), ou não passa de uma mera intenção que valerá o que valer mas calculo que será zero.

Gostava de ser um pouco mais construtivo até porque amigos envolvidos na última edição como sejam o Nuno Lopes, o Luís Mello e o Paulo Figueiredo assim o merecem, mas os incidentes graves já recorrentes neste tipo de prova, exigem a discussão pública dos mesmos de modo a serem liminarmente acautelados e resolvidos a bem do futuro da TIT.

Abraços a todos e força à comissão organizadora que se "chegar à frente" .

António Matos

 

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Paulo Figueired
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VIRUS Kart

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 241

Estado: Desligado
Colocado: 03 Fevereiro 2012 às 11:47 | IP Registado Citar Paulo Figueired

Embora não me pareça o melhor local para o fazer, uma vez que este tópico pretende ser um "rescaldo" do que se passou na 10ª edição, vou expor a minha visão sobre a TIT e tentar responder a um dos seus fundadores, pessoa que muito prezo, o meu amigo João Diogo Paiva. Abraço.

A Taça Inter Troféus, no meu entender, nunca poderá ser uma prova onde "vou se tiver dinheiro ou me apetecer participar"!!!
Se queremos continuar a denominá-la como A Grande Festa do Karting Amador Nacional, têm de existir regras de participação que a distigam de uma qualquer outra prova do calendário.
Daqui, a necessidade de envolver sempre os organizadores (piratas).
No dia em que fôr organizada por uma entidade externa, deixa de ser a Taça Inter Troféus, e passa a ser apenas mais uma!
Por mim, e como já há muito tempo defendo, nenhum organizador "profissional" pode inscrever um qualquer troféu.
Entendo como organizador profissional, por exemplo, uma pessoa que seja responsável por um kartódromo.
Já em tempos disse isto mesmo a uma pessoa que prezo (o Paulo do KCM) e mais recentemente ao Mário Dias do IKF e ao Paulo Sampaio do IKE. Todos perceberam o meu ponto de vista.
Ainda esta semana fui interrogado sobre a possibilidade de inscrição de um troféu pertença de um kartódromo (internacional) e expliquei (sob o meu ponto de vista) que não deveria ser aceite.
Se mais alguém estiver contra, que se manifeste.

Na continuação do sentido do "post" do Rui Carneiro, ele refere que as Regras de Participação não estão definidas, e eu acrescento, apesar de todos os meus esforços nesse sentido.
É pena! Porque enquanto não as definirmos vamos andar a "cair" nalguns erros sobre este evento.

Passados 10 anos sobre o inicio deste evento, muita coisa mudou e muitas outras podem ser alteradas. Mas, cuidado! Não desvirtuemos o seu sentido e objectivo.

Defendo, e sempre defendi que:
- Seja Organizada por, pelo menos, 3 Organizadores que formam uma Comissão Organizadora para que lhe seja dada continuidade. A CO de preferência, seria constituida por, pelo menos um Organizador "mais antigo". (que tem acontecido até hoje)

- Seja mantida a participação a grupos cujos Organizadores sejam apenas amadores (piratas) e os grupos abertos à participação de qualquer um! (Existem alguns grupos, que apesar das amizades que tenho com a maioria deles, não me parece que cumpram os dois pontos apresentados. Caso do BCP, ENG e GDST.)

- Existam Regras taxativas e objectivas (preto no branco) sobre quem pode participar (pilotos ou organizadores)
Este último ponto, não existe!!! O que consta no site são meras sugestões (exceptuando a regras dos 60%) que não transmitem legitimidade alguma a qualquer CO.

Relembro que existe um "wiki" onde em tempos tentei cativar a participação dos organizadores mais antigos e que me pareciam os mais indicados à criação das Regras. Nada foi feito.

A ideia de uma grande prova, dividida em 2 dias com "sponsors" reconhecidos, piscina, lareira, adega, etc... não me parece nada mal e promove o sempre necessário convívio. Alinho nesta ideia, incondicionalmente. Talvez o maior problema seja cativar os pilotos e por conseguinte, os próprios organizadores que ficavam com falta de... quorum para participarem.



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Paulo Figueiredo
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cavaleiro01
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Colocado: 03 Fevereiro 2012 às 15:55 | IP Registado Citar cavaleiro01

Paulo, Rui, António, mundo em geral:

Em primeiro lugar, as minhas desculpas se este não é o lugar apropriado para debater o tema "futuras TIT's", ou "qual o futuro da TIT". Isto é derivado à minha muito restrita participação aqui no Fórum. Presentemente, como estou com mais tempo, já vou passando aqui com mais frequência. Proponho a "migração destes posts para onde julguem o tópico mais adequado, ou mesmo, abrir um novo e apelar à participação de todos, organizadores, ou não, divulgação no "moribundo" PI-Racing (passe o exagero, que me desculpem os que se sentirem visados...), etc, etc.

Também concordo com o que disse o Rui; não fui reler posts antigos, mas se já há contribuições sobre o assunto, retomemo-las, se as acharem ainda perfeitamente válidas e actuais e acresecentemo-las ao debate!!!

A partir daqui, entro em claro distinto ponto de vista, sobretudo, com o Paulo!

Vou recordar o seguinte: na primeira TIT, participou um grupo de organizadores (Tom Racing) já extinto há anos (ou décadas....), formado pelo Joaquim Matos e pelo António Fonseca (não o "meu", outro António, que trabalhava na Salvador Caetano e se calhar ainda trabalha!); ora, esse grupo corria numa frota de karts do Kartódromo de Baltar (os saudosíssimos Comer 125 cm3), que era quase exclusiva para a respectiva utilização! Só posteriormente, é que o Meireles os "abriu" a outros grupos, a preços exorbitantes (é verdade, a 30 contos (€150) 2 mangas sprints, como os Cavaleiros!!!), mas numa altura em que se arranjavam facilmente 25 a 30 pilotos para participar nesse tipo de corridas! Portanto, pode-se dizer que era uma organização mista entre Baltar e a Tom Racing. Sem os dois, não haveria trofeu. Apesar do respectivo figurino não se enquadrar no espírito do core-business da TIT, já que este grupo corria em euipas de dois elementos, fizémos questão em que participassem e fizémos o que deve ser (e tem sido...) "regra" nas participações em diversas TIT's, ou seja: "adaptar", "condescender", "ajustar" as regras de participação geral de grupos de organizadores na TIT, de forma a que AGREGUEMOS (esta é, para mim, a palavra-chave) o núcleo o mais amplo possível para participarem na FESTA DO KARTING AMADOR! Naquele ano, decidimos que, de cada grupo de dois pilotos que ficaram mais bem classificados no trofeu organizado pela Tom Racing, um deles iria representar esse grupo (qual deles, caberia a eles mesmo definirem, em conjunto com o próprio organizador).

Outro pequeno exemplo: o Open BPI Karting, do Manuel Monção, também lá esteve! Apesar de não ser bem o que se pretendia, como grupo organizador, pois a participação de qualquer piloto não era possível, pelo menos, na altura, pois tinha que ter uma ligação ao BPI, ou ao grupo desportivo (era assim uma espécie de loja maçónica para kartistas, mas exclusiva do BPI, ou do Monção, não sei bem....).

Resumindo o baralhando, de novo, logo na 1ª TIT estava dado o mote para o que se pretendia, em termos gerais, como visão do evento e que era, basicamente, agregar o maior núcleo possível dos melhores pilotos amadores de karting em Portugal, que estivessem a participar em trofeus ou campeonatos mínimamente organizados e com um calendário mínimamente definido, ou seja, com princípio e fim!

Posto isto, pouco me interessa se é o Paulo Sampaio, o Paulo Costa, o Mário Dias, o Meireles, o Pragosa, o Paulo Figueiredo, o António Fonseca, o Paulo Campos, o Rui Carneiro, o Manuel Monção, o David Gomes, o Rui Almeida, o Álvaro Silva, o Kartódromo A, a pessoa B, o grupo C, a empresa H, ou a Associação Y que organiza o evento, interessa-me é saber quem é que corre nos karts e saber se são karts de frotas de aluguer, ou não!

Porque, se entramos numa de limitar, de colocar entraves ou barreiras, só porque não cumpre o requisito X, Y, ou Z, temos um futuro destinado à extinção, para a "nossa", TIT, amigos, não tenham dúvidas disso.

Apesar de todas as dificuldades, dos tempos difíceis e incertos, ainda cá vamos estando e akguns de nós, ainda se mantém a correr (alguns nem sei bem como, nem porquê!!!). E como é que conseguem isso? Porque se vão adaptando, ao longo dos tempos, porque as coisas se vão modificando, mas, quem quer e quem gosta, ainda persiste!

Porque é que carga de água que devo achar que, por exemplo, o Nuno Lopes e o Rui Alves são uma entidade ou um grupo mais credível do que o IKF, do Mário Dias, ou o IKE do Paulo Sampaio e do David Gomes? É que, ainda por cima, tanto uns como outros são profissionais, ganham  (ou perdem...) dinheiro à nossa custa! São diferentes? São, mas, tanto melhor! Assim, podemos optar por correr no que uns ou outros nos proporcionam, como organização! Honestamente, o que me interessa é que uma ou outra organização pode ser um veículo para a participação de (mais) um grupo de valorosos pilotos amadores de karting na TIT.

Devo dizer que sei que houve deliberações em sentido diferente do que agora expresso (li sobre o assunto, à distância), por parte de anteriores Comissões Organizadoras e que foram mais na direcção do que o Paulo Figueiredo defende; se acharem por bem, também podemos votar sobre este tema, já que é um tema fundamental para decidir sobre a admissão de organizações, ou não, na TIT.

Deixo aqui apenas mais uma mera hipótese teórica: se, conforme tenho constatado, cada vez há menos vontade em organizar trofeus, pela parte dos ditos organizadores amadores, ou "piratas", devida, sobretudo, a saturação, ou cansaço, pelo que sei e pelo que leio, então, a TIT está destinada à extinção, por esse ponto de vista! Não vejo qualquer inconveniente, se os próprios Kartódromos, ou organizações como a do Nuno e do Rui se decidirem "substituir", ou complementar às organizações ditas puramente amadoras. Sinais dos tempos, meus amigos...

Dito isto, "I rest my case" e fico à espera de mais opiniões, polémicas, ou não, mas sempre, com um sentido crítico positivo, relativamente ao que deve ser definido e aceite, daqui em diante, para participarem na TIT.



Editada por cavaleiro01 na 03 Fevereiro 2012 às 16:42


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Colocado: 03 Fevereiro 2012 às 16:38 | IP Registado Citar cavaleiro01

Paulo, estive a reler o teu post e... desculpem, mas o mesmo merece-me comentários diversos, caso a caso, por isso, cá vai:....

A Taça Inter Troféus, no meu entender, nunca poderá ser uma prova onde "vou se tiver dinheiro ou me apetecer participar"!!! Nunca escrevi nada do género, pelo que concordo 100% contigo. Devem ser definidas regras minimamente claras, nem que sejam apenas gerais, mas, ainda assiml, que sejam suficientes.

Se queremos continuar a denominá-la como A Grande Festa do Karting Amador Nacional, têm de existir regras de participação que a distingam de uma qualquer outra prova do calendário.
Daqui, a necessidade de envolver sempre os organizadores (piratas). Não necessariamente...

No dia em que fôr organizada por uma entidade externa, deixa de ser a Taça Inter Troféus, e passa a ser apenas mais uma! Não concordo contigo! Desde que as regras estejam definidas e se mantenham, qual é o problema? Tens dúvidas, que, por exemplo, para não ir mais longe, a organização deste ano já pode ser denominada como tendo sido externa? E se o tivesse sido por mim, não seria também denominada como já sendo externa? Parecem-me chavões que nada aportam de importante ou decisivo à TIT, sinceramente!

Por mim, e como já há muito tempo defendo, nenhum organizador "profissional" pode inscrever um qualquer troféu. Como já inscrevi, não concordo e temos já vários exemplos, ao longo de várias TIT's, em que isso ocorreu, sem que tal aportasse qualquer drama ou alteração grave ao evento.

Entendo como organizador profissional, por exemplo, uma pessoa que seja responsável por um kartódromo. Como escrevi, já houve casos anteriores em que isso sucedeu, mas não coloco isso como um impedimento.

Já em tempos disse isto mesmo a uma pessoa que prezo (o Paulo do KCM) e mais recentemente ao Mário Dias do IKF e ao Paulo Sampaio do IKE. Todos perceberam o meu ponto de vista. Eu, também, mas isso não significa que concorde com ele! E não tenho nenhum Kartódromo... infelizmente!

Ainda esta semana fui interrogado sobre a possibilidade de inscrição de um troféu pertença de um kartódromo (internacional) e expliquei (sob o meu ponto de vista) que não deveria ser aceite.
Se mais alguém estiver contra, que se manifeste. Como escrevi, eu tenho! Se esse kartódromo tiver um trofeu ou campeonato feito em frotas de karts de aluguer, voto a favor da sua participação na TIT. Até vou mais longe; se esse trofeu for participado por VIP's, figuras públicas, ou pilotos de nomeada, ou mesmo, de carreira, que venham eles para a TIT! Certo é que estarão e partirão em igualdade de circunstância com outro qualquer piloto participante e isso é que é importante!

Na continuação do sentido do "post" do Rui Carneiro, ele refere que as Regras de Participação não estão definidas, e eu acrescento, apesar de todos os meus esforços nesse sentido.
É pena! Porque enquanto não as definirmos vamos andar a "cair" nalguns erros sobre este evento. Aqui, já me parecem que estão a chover um pouco no molhado! Então não tem havido regras para a participação na TIT, ano após ano? Podem é querer dizer que as mesmas ainda não são suficientemente esclarecedoras, ou claras, ou definidoras. Então, nesta eventualidade, acho que agora seria uma excelente altura para por mão à obra e votar o que devem ser e não devem ser as regras para admissão na TIT. Se calhar, adicionando a tal cenoura que seria abrir, desde já, pré-inscrições para a próxima, depois de definidos quais os critérios de pré-inscrição e inscrição.

Passados 10 anos sobre o inicio deste evento, muita coisa mudou e muitas outras podem ser alteradas. Mas, cuidado! Não desvirtuemos o seu sentido e objectivo. Como já expliquei anteriormente, como co-fundador do conceito, há outros organizadores que têm em mente um conceito ligeiramente distinto, o que até é saudável, até determinado ponto. O mais importante de tudo é chegarmos a um consenso sobre quais os actuais sentidos e objectivos da TIT, para começarmos a falar da próxima, então! Passada esta fase, sigamos para a seguinte. Concordam?

Defendo, e sempre defendi que:
- Seja Organizada por, pelo menos, 3 Organizadores que formam uma Comissão Organizadora para que lhe seja dada continuidade. A CO de preferência, seria constituida por, pelo menos um Organizador "mais antigo". (que tem acontecido até hoje) Não necessariamente...

- Seja mantida a participação a grupos cujos Organizadores sejam apenas amadores (piratas) e os grupos abertos à participação de qualquer um! (Existem alguns grupos, que apesar das amizades que tenho com a maioria deles, não me parece que cumpram os dois pontos apresentados. Caso do BCP, ENG e GDST.) Discordo frontalmente e tenho a opinião que, prevalecendo este tipo de barreira, "matamos" a TIT em mt pouco tempo, por falta (e exaustão) de organizadores; por exemplo, não me agradou nada o facto de constatar que houve menos grupos inscritos do que em anos anteriores e não me venham falar de que foi derivado ao facto de ter havido menos tempo para organizar!

- Existam Regras taxativas e objectivas (preto no branco) sobre quem pode participar (pilotos ou organizadores)
Este último ponto, não existe!!! O que consta no site são meras sugestões (exceptuando a regras dos 60%) que não transmitem legitimidade alguma a qualquer CO. Que seja, mas o facto indesmentível é que, mal ou bem, tem sido com base nestas meras sugestões que se têm já por organizadas 10 TIT's e vamos a caminho da 11ª.... mas concordo, devemos tentar definir melhor e de uma vez por todas e quanto mais cedo, melhor!

Relembro que existe um "wiki" onde em tempos tentei cativar a participação dos organizadores mais antigos e que me pareciam os mais indicados à criação das Regras. Nada foi feito. Aqui, preciso de ajuda... o que é isso, para que serve e aonde se encontra?

A ideia de uma grande prova, dividida em 2 dias com "sponsors" reconhecidos, piscina, lareira, adega, etc... não me parece nada mal e promove o sempre necessário convívio. Alinho nesta ideia, incondicionalmente. Talvez o maior problema seja cativar os pilotos e por conseguinte, os próprios organizadores que ficavam com falta de... quorum para participarem. Bem, julgo que isso vai depender de nós todos e da vontade que temos, ou não, em manter a TIT e o seu espírito, se necessário, adaptando-a mais aos tempos que correm, ou seja, com menos organizadores no activo...

Pode também passar por alargar o leque de pilotos que representam cada organizador, tipo de 5, ou 6, para 8 a 10!



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