Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Évora II - 12 de Março de 2016 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Avatar
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 12 Março 2016 às 18:33 | IP Registado  

Sétima prova do XVI Campeonato ORMEI 2015/2016.

Prova realizada no dia 12 de Março de 2016, pelas 10:00, no Kartódromo de Évora.

Ponham aqui os vossos comentários.


Visite a nossa página no facebook: www.facebook.com/groups/ormei

Evento em: https://www.facebook.com/events/476456942541600/
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal
 
Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Avatar
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 12 Março 2016 às 18:34 | IP Registado  

ASSUNTO: 7ª Prova do XVI Campeonato ORMEI 2015/2016 – Resultados

Amigos e companheiros Kartistas,

A sétima prova do XVI Campeonato ORMEI – 2015/20165, aconteceu no passado dia 12 pelas 10:00, no Kartódromo de Évora.

Conduzidos pelo António Baptista, eu, o Carlos Costa e o Miguel Freitas fizemos novamente juntos a viagem até Évora, chegando ao kartódromo pelas 09:25 encontrando-se já alguns pilotos.

Esperávamos ter 16 pilotos, mas existiu uma não confirmação, pelo que fomos 14 inscritos e um jovem convidado, possivelmente o mais jovem que já participou no campeonato ORMEI ao logo destas 15 edições.

Como estava previsto, efectuámos as 3 mangas com a totalidade dos pilotos sendo utilizado o sentido normal.

Os primeiros treinos não correram mal e obtive o 5º lugar. O Luís Mello conseguiu a pole, seguido pelo Ruben Durão e António Baptista.

Desta vez, devido ao piso estar seco, conseguimos testar a partida na segunda volta sem ultrapassagens, mas a mesma foi abortada pois o Luís Mello partiu o cabo do acelerador logo no arranque. Discussão sobre onde devia de partir com o novo kart e entretanto o mesmo fica pronto e segue a volta de aquecimento. Só que o Dário dá um toque no Baptista e ele fica a queixar-se, tendo o Luís Mello e o Ruben seguido sem se aperceberem, o que levou a que só nos colássemos a ele na recta do portão e o grupo estava distanciado. Não se perdeu nenhuma posição e a corrida lá seguiu. O Baptista e Dário passam o Ruben, mas logo de seguida o kart do António pára com um avaria no interruptor de ligar. Até ao final não houve alterações, o Luís Mello seguia com alguma vantagem sobre o Dário, seguindo-se o Ruben Durão e eu, a fazer uma corrida a controlar o Rui Miranda que se ia aproximando aos poucos. O piloto mais rápido foi o Luís Mello com 53,833.

Nos segundos treinos, com o kart que tinha vencido a corrida anterior, consigo na ultima volta a 1ª posição seguido de muito perto pelo Ruben Durão, Rui Miranda e o António Baptista.

A partida lançada desta vez foi controlada por mim e, julgo que, correu bastante bem, sem qualquer incidente nem distâncias excessivas. Na segunda volta o Rubem é ultrapassado pelo Rui Miranda e António Baptista, perdendo ambos alguma distância para os Rui´s. Duas voltas depois, o Rui Miranda passa para a frente e eu vou-o ajudando a seguir, mas o António Baptista está a aproximar-se. Quando faltam 2 voltas, o Rui Miranda sai mal na curva da Oliveira e eu na recta do portão, por dentro consumo a ultrapassagem. Só que, quando vou ligeiramente por fora, apesar de estar à frente, não me é dado espaço e vou de encontro aos pneus, perdendo a primeira posição e toda a vantagem para o grupo perseguidor, encabeçado pelo Ruben Durão. Entretanto o António Baptista passa o Rui Miranda, mas apesar da grande vantagem conseguida, ficam ambos numa luta em que perdem tempo para os seguidores. Na última volta e na curva do portão, o António Baptista vai por dentro, alarga a trajectória e o Rui Miranda não dá espaço, ficando o António atravessado na pista após embater nos pneus. Foi o caos, pois atrás de mim seguem 5 pilotos todos colados e foi um salve-se quem puder. Eu desvio-me por fora, os restantes vão por dentro e estamos vários pilotos ao lado na última curva, tendo a vitória sido do Rui Miranda, seguido pelo Ruben Durão e Rui Carneiro. Entre o 3º e 8º existem 8 décimas. Para terminar, após a corrida terminar e quando estou a desacelerar, levo com o kart do Luís Mello na traseira do meu kart, pois ele tinha acabado de partir o cabo do travão. O piloto mais rápido foi novamente o Luís Mello com 54,217.

Os terceiros treinos, não correram bem, tendo o kart sido trocado pois foi o que partiu o cabo de travão. 10ª Posição. Os mais rápidos foram o Luís Mello, João Raimundo, o convidado Gonçalo Branco e o António Baptista.

Desta vez experimentámos arrancar parados, mas em espinha, com um kart em cada linha, o que terá sido o mais consensual. Não existiram problemas na partida, excepto a ultrapassagem do Carlos Costa e a roda do kart do Ricardo Araújo que saltou mesmo ao meu lado. Depois foi luta até ao final apesar de não ter ganho posições excepto ao Luís Mello que se encarregou de as perder e ao Carlos Costa. Esta manga teve como vencedor o António Baptista, seguindo-se o Rui Miranda, Dário Garcia, Ruben Durão e Gonçalo Branco, estes últimos 4 separados por 6 décimas de segundo. O piloto mais rápido foi o António Baptista com 54,316.

A quarta manga foi na Ti Bilete e éramos 7.

Não se esqueçam de enviar/publicar as vossas crónicas até às 23:59:59 da próxima 5ª feira (17/03/2016) de modo a que possam pontuar.

Espero vê-los no dia 9 de Abril, pelas 09:15, no kartódromo de Fátima, para mais uma corrida deste nosso XVI Campeonato ORMEI 2015/2016.

Agradeço que noas vossas crónicas comentem o tipo de partida que deveremos de usar no futuro para evitar os incidentes da curva/volta inicial.

Cumprimentos

Editada por Rui Carneiro na 16 Março 2016 às 21:21


__________________
Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal
 
Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Avatar
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 13 Março 2016 às 21:30 | IP Registado  

Caros amigos,

Estou a escrever esta crónica no meu telemóvel, num hotel no meio do nada em Espanha, a caminho de Andorra.

O dia de hoje podia ter sido para recordar, tal como a prova do ano passado, mas não foi. De facto, estive mto rápido, com 2 poles e 2 voltas mais rápidas, mas vicissitudes das corridas limitaram-me os resultados.

Na 1a corrida fiz a pole. Ao tentar arrancar praticamente não saí do sítio, pq se partiu o cabo do acelerador. Felizmente a partida foi abortada e o kart reparado. Liderei a corrida toda e fiz a volta mais rápida, no que passou a ser o meu recorde pessoal de Évora, com um espectacular 53.833. A pista estava de certeza mto rápida, pois houve imensa gente no 54 baixo.

Nos treinos da 2a manga tive alguma dificuldade em adaptar-me ao kart, que fugia mto de traseira nas curvas para a direita. Resultado: 7o. Partida lançada sem espinhas. Depois tive lutas giras com o Ricardo Araújo, Manuel Castanheira e Rúben Durão - consegui passar os 2 primeiros, mas o Rúben resistiu mto bem. Na penúltima curva os 3 pilotos da frente embrulharam-se e foi um caos com toda a gente a tentar chegar à meta, fosse de que forma fosse. Ganhei 1 lugar, mas voltei a perder os 2 que tinha ganho antes. Depois de cortada a meta ainda tive mais uma cena: o Rui Carneiro travou à minha frente, eu tentei travar, mas acertei-lhe em cheuio. Verifiquei de seguida que o cabo de travão se tinha acabado de partir - foi o meu 2o cabo do dia!

Na 3a manga voltei a fazer a pole. Infelizmente esta partida foi parada, pois a minha embraiagem patinou e o João Raimundo passou-me. A corrida a sério só me duraria 3 voltas, pois tive um problema na travagem da curva do portão, acertei no João e ficámos os 2 lá - há quem jure a pés juntos que não teve nada a ver com eu ter ficado atravessado na travagem, pelo que não vou insistir na minha versão e tenho de admitir que posso ter errado em grande, mas gostava mto de ver um vídeo de trás. Fiquei em 13o e, pior que isso, o João tb caiu para 7o, ou parecido. Uma prova estragada.

Na 4a manga tb fui o mais rápido, pois saí mais cedo para ir de viagem.

Valeu o dia pela quebra do jejum de vitórias.

Abraço a todos, até Fátima,

Luís.
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal
 
Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Avatar
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 13 Março 2016 às 21:33 | IP Registado  

Depois de uma primeira passagem muito modesta pelo circuito de Évora, esta jornada correu bem melhor (inclusivamente do que eu esperava).
O dia começou as 6.00 da manhã, seguido de uma viagem de 3 horas num dia solarengo de inverno. Não há dúvida que quem corre por gosto não cansa...
Na primeira corrida parti de sétimo, ganhei duas posições logo no início e depois de pressionado nas primeiras voltas fiz uma corrida isolada na quinta posição.
Para a segunda corrida fui capaz de melhorar a posição na grelha, partindo da terceira posição. Depois de conquistar o segundo lugar logo nas primeiras curvas, pressionei o Rui Carneiro até lhe tomar a primeira posição. A partir daí fizemos a corrida toda juntos, com o Rui a mostrar-se sempre mais rápido mas a concretizar a ultrapassagem apenas na penúltima volta. O António tentou apanhar a boleia da ultrapassagem, acabando por provocar um toque lateral em mim que me atirou contra o Rui. Depois dessa manobra o Antonio ficou com o primeiro lugar, comigo bem colado na traseira e o Rui injustamente a ficar arredado da luta pela vitória. Na última volta consegui voltar a ultrapassar o Antonio, numa manobra de tesoura que acabou com o Antonio a sair ligeiramente de pista e a perder algumas posições.
Na terceira corrida beneficiei de um toque entre os dois primeiros, caindo-me no colo um segundo lugar que mantive até final, apesar da pressão do Dario.
Até Fatima.
Abraços
Rui Miranda
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal
 
albaptista
Master
Master
Avatar

Data de adesão: 09 Outubro 2007
País: Portugal
Mensagens: 188

Estado: Desligado
Colocado: 14 Março 2016 às 11:24 | IP Registado  

Cronica de uma prova esquisita..... Em Évora,

Treinos da primeira manga muitos sofríveis com um 4º
lugar a anos luz da pole position.
Feita a partida beneficiei de um incidente de corrida
para passar para segundo durante 6 curvas.... depois um
novo incidente de corrida e "kaput", mais um DNF.
Treinos da segunda manga ligeiramente melhores mas apenas
3º. Feita a partida segui atrás do Rui Carneiro com o Rui
Miranda colado. O Rui Miranda passou-me com alguma
facilidade e colou ao Rui Carneiro. Algumas voltas depois
o Miranda passou para primeiro com o Rui Carneiro colado,
enquanto eu ia ganhando algum terreno até conseguir ficar
colado a eles. O Rui Carneiro tenta passar o Rui Miranda
e eu aproveitei para passar para a frente. Pelos vistos
e, sem que me apercebesse, novo incidente de corrida,
acho que apenas deixei espaço ao Rui Miranda e o Rui
Carneiro perdeu bastante tempo ao ficar "entalado" entre
o Kart dele e dos pneus. Ultima curva, novo incidente de
corrida, ao ficar pregado nos pneus. Resultado final 7º.

Terceira manga, mais uns treinos esquisitos e 4º lugar.
Partida feita e passo a terceiro com o Luis Mello e o
João Raimundo colados a minha frente. O luís tenta passar
o João e, novo incidente de corrida. Ficam os dois
atravessados e, passo para primeiro. Com o incidente de
corrida do Mello e do João Raimundo, levei uma bandeira
de advertência (????).

Com estes incidentes todos, a classificação do campeonato
ficou (acho eu) bastante esquisita, mas é o que é e, no
fim logo se vê.

Um abraço a todos



__________________
António Luís Baptista
Voltar acima Ver albaptista's Perfil Procurar outras mensagens de albaptista
 
Miguel Freitas
Master
Master


Data de adesão: 26 Setembro 2008
Mensagens: 102

Estado: Desligado
Colocado: 14 Março 2016 às 22:56 | IP Registado  

Caros Companheiros

Desta vez não tivemos chuva mas sim um belo dia de
sol.

As minhas provas é que não correram como eu esperava,
aqui fica um breve resumo das mesmas:

1ª manga: P12 nos treinos e P11 na corrida

O procedimento de partida ensaiado correu mal a quase
toda a gente e quando começou a corrida já ia quase
tudo separado, pelo que foi andar atrás do pelotão até
ao fim.

2ª manga: P11 nos treino e P12 na corrida

Esta manga foi o que salvou o meu dia, não em termos
de resultados mas sim de diversão, pois andei quase
sempre em 9º com o João Raimundo e o Carlos Costa a
perseguirem-me, até cerca dos 10 min de corrida quando
me defendia de um ataque do João e o Carlos aproveitou
e passou-nos aos dois de uma vez, nos últimos 5 min
tentei defender-me do João pois estava sem ritmo para
acompanhar o Carlos, mas não foi suficiente pois o
João Raimundo ultrapassou-me na ultima volta.

3ª manga: P13 nos treino e P14 na corrida

A história desta manga conta-se rápido, na primeira
direita fui apanhado pelo Kart do Ricardo Araújo que
tinha perdido uma roda, nenhum dos dois pode fazer
nada e fomos direitos aos pneus, o Ricardo ficou logo
ali e eu continuei depois de perder quase uma volta a
tirar o Kart dos pneus, fiquei em ultimo.

Quanto às partidas, apesar da ultima ter sido a que me
correu pior, sou a favor das partidas paradas, se
forem lançadas acho que devem ser como fazemos na
Batalha com os Karts lado a lado, é a minha opinião.

Parabéns aos Vencedores

Abraços e até Fátima

Miguel Freitas
Voltar acima Ver Miguel Freitas's Perfil Procurar outras mensagens de Miguel Freitas
 
charlieback
Racer
Racer


Data de adesão: 16 Abril 2008
País: Portugal
Mensagens: 71

Estado: Desligado
Colocado: 17 Março 2016 às 01:36 | IP Registado  


Boas,

Esta jornada do ORMEI levou-nos até Évora, com piso sequinho que foi um mimo!

Desta vez o feeling no final das corridas foi estranhamente agradável... tive sempre trabalho! O pior mesmo foi o resultado... mas isso não
interessa nada.

A distribuição dos karts calhou bem... do meu ponto de vista, entenda-se... é claro que isso depende do resto da divisão inteira da
classificação atual por 3... (começo a ver bocejos)... o que quero dizer é que partilhei os karts com o piloto de quem quero fugir e com o
piloto que quero apanhar... queria, porque o Castanheira está um osso duro de roer este ano. Faço já a vénia devida.

Na primeira manga tinha o que me pareceu o melhor kart do dia. Com travões, saída e foi o único com que conseguia fazer uma inserção eficaz
na primeira direita... colado ao chão e por dentro. O resultado dos treinos foi condizente...6º lugar.

A partida foi algo estranha, primeiro com o pole position a travar ao fim de 2 metros... e com uma reacção curiosa do pelotão. Se fosse
partida de semáforo, o Luis ficava lá pendurado sozinho. Na segunda partida houve mais um golpe de teatro, com o António a contorcer-se por
causa de um toque do Dário... Volto a dizer...se a coisa fosse de semáforo... e conhecendo-o um bocadinho... podiam-lhe cortar um braço que
ele não levantava o pé. Após uma primeira volta a aquecer pneus para ver se chegávamos ao Ruben, lá começaram as "hostilidades".
Rodei em 6º durante 2 minutos e cedi posição para o Rui Miranda. Continuei no encalço dele e cheguei a mostrar-me, mas quase me custou a
posição. Atrás de mim estava o João Raimundo que já tinha feito notar a sua presença. Já perto do fim, o João aproveita uma abordagem mais
ambiciosa do S da subida para a oliveira e passa-me. A partir daí passei a sentir pressão do Ricardo Araújo. Na última volta, e no último
sítio aonde podia fazer porcaria, consegui... passou-me logo o Ricardo. Acabei a corrida a abanar o capacete... f*#k!! 8º lugar.

Na segunda manga o kart que me saíu não tinha travões. Fiquei um bocado mais cá para trás. O arranque desta vez foi mais normal sob a batuta
do maestro. A única anormalidade foi uma travagem na curva da oliveira que para quem não tem travões, é desaconselhável.
Com a bandeirada de início, fiquei atrás do Miguel Freitas e do João Raimundo. Consegui aproximar-me deles, mas não tinha como discutir
travagens com ninguém. Como exemplo, a travagem do portão começava debaixo do "pórtico", mas tinha que me pendurar no pedal até chegar à
curva. Logo nas primeiras voltas, o João saiu largo na primeira direita e trocou de posição com o Miguel. Com mais um erro do João ganhei-
lhe posição... mas temporariamente. Passou-me ao fim de 1 volta e passámos ao modo de perseguição ao Miguel.
Já perto do final, quando eu pensava que não havia nada a fazer para subir na classificação, o João começou a atacar o Miguel
insistentemente. Num dos ataques coloqou-se por fora para abordar o primeiro gancho. Eu travei cedo (claro) e o Miguel que teve que travar
no meio da pista, obrigou o João a abrir a saída. Eu consegui colocar-me por dentro no início da subida e ficámos os 3 lado a lado. Como a
curva era para a esquerda, fiquei eu à frente. Daí para a frente já não voltei a ter notícias deles. Foi uma sorte imensa... de outra forma
não conseguia ter passado nenhum dos 2. Fiquei em 9º nesta corrida (descontando o convidado).

Na terceira manga o kart travava demais e era um bocado dançarino de traseira. Os treinos foram de novo "humildes". O arranque desta vez foi
tradicional. Saí bem, e agradeço à filmagem a possibilidade de provar ao Manuel e ao Rui Carneiro que não fiz falsa partida. Cheguei à
primeira curva ao lado do Bruno, mas na segunda ele levou a melhor. Não durou uma volta e tive que guerrear posição com o Manuel. Após um
par de trocas de posição ele consolidou a posição, ao mesmo tempo que o Rui Carneiro se mostrava pela primeira vez. Na curva da oliveira ele
estava por dentro e dei-lhe espaço. Na passagem tocámos muito ao de leve e ele devolveu-me a posição. Prontamente lhe disse, cá fora... que
não precisava de o ter feito. O toque foi ligeiríssimo... não causou desiquilíbrio nem vantagens injustas. Não durou muito a que voltasse a
atacar e a levar a posição. A curiosidade desta corrida, é que daqui para a frente tive o Francisco Pereira sempre atrás de mim, colado, e
não fosse 1 único toque na minha traseira, eu ia jurar que tinha uma fosso enorme para os meus perseguidores. Pelas palavras do Francisco,
tivemos uma batalha campal... da qual eu não tive noção... fico à espera das imagens da GoPro dele. :) Voltei a fazer o 9º lugar, mais uma
vez perdendo para o jovem convidado.

Para a quarta manga, fomos até à tia Bilete, e correu lindamente como de costume!
Como nota de fecho quero mencionar que fiquei com memórias bem vivas da corrida. Para além dos registos no cérebro, fiquei com uma colecção
de leves hematomas em tudo o que é ponto de contacto com o kart (listando: omoplatas - banco, ancas - banco, interior dos joelhos -
depósito, parte de trás das pernas - tirantes da direcção... ah, e dores musculares em todo o lado)... foi uma tareia como já não me
lembrava. Évora é mesmo um circuito físico, principalmente quando se usam todos os centímetros de correctores que há para usar.

Sobre a questão da modalidade de partida, acho que partir desencontrado serve o objectivo que o Rui pretende atingir. As partidas lançadas à
"cavalheiro" parecem-me algo artificais. Parece-me confuso de gerir... até porque os pilotos têm que decidir, num dos momentos mais tensos
da corrida, se podem ou não ultrapassar um kart em dificuldades de trajectória ou com avaria mecânica. Reflectindo no assunto, acredito que
os muitos anos de história de competição automóvel maturaram um modelo que é muito bom. Não vale a pena mexer muito. Compreendo a intenção
do Rui, e tenho que reconhecer que com a partida "cavalheiresca" a confusão é suavizada. Por outro lado, também gosto da emoção da partida e
da imprevisibilidade da discussão das primeiras curvas. Sei que é um risco, mas gosto. Acho que faz parte deste desporto e todos o sabemos.
Por mim voto em partida em espinha para sempre! :)

Até à próxima, em Fátima! Grande abraço,
Carlos Costa

P.S: Aqui ficam os meus vídeos... era agradável partilharem os vossos... :(
https://youtu.be/TiJXzsbb7BA
https://youtu.be/anEIaUl7lAY
https://youtu.be/cZ4y06H0GIo

Voltar acima Ver charlieback's Perfil Procurar outras mensagens de charlieback
 
franciscojorge
Racer
Racer
Avatar

Data de adesão: 11 Janeiro 2009
País: Portugal
Mensagens: 82

Estado: Desligado
Colocado: 17 Março 2016 às 02:28 | IP Registado  

Viva, Ormei

Mais uma jornada do nosso campeonato, desta feita em
Évora, no sentido normal e ... com piso seco e sol ?!
Tem sido raro este ano, que até fiquei admirado. Esta
crónica vai ter uma análise estatística entre
Castanheira, Carlos e eu, que partilhamos os nossos
karts :

Castanheira

kart 53     kart 77     kart 51     
55.072     54.556      54.541     t
54.598     54.499      54.411     c
manga 3     manga 1     manga 2


Carlos

kart 53     kart 77     kart 51     
55.327     55.229      54.247     t
54.926     55.028      54.238     c
manga 2     manga 3     manga 1


Francisco

kart 53     kart 77     kart 51     
54.551     55.569      55.462     t
54.217     55.057      55.067     c
manga 1     manga 2     manga 3


=> kart mais rápido de cada piloto em treinos : 53 (
Francisco ) e 51 ( Carlos e Castanheira ), sendo que o
Carlos e o Francisco obtiveram os melhores tempos na
1ª manga, enquanto que o Castanheira o fez na 2ª manga

=> kart mais rápido de cada piloto em corrida : 53 (
Francisco ) e 51 ( Carlos e Castanheira ), exactamente
como nos treinos, o que significa que estes eram os
karts aos quais os pilotos mais se adaptaram, sendo
que o Carlos e o Francisco obtiveram os melhores
tempos na 1ª manga, enquanto que o Castanheira o fez
na 2ª manga, novamente exactamente como nos treinos

=> volta mais rápida por kart ( em treinos e corrida )
: kart 53 ( Francisco, na 1ª manga ), kart 77 (
Castanheira, na 1º manga ), kart 51 ( Costa, na 1º
manga ), o que pressupõe que o melhor piso foi o da
primeira manga

=> melhor volta em treinos : Carlos, 54.247, kart 51,
1ª manga

=> melhor volta em corrida : Francisco, 54.217, kart
53, 1ª manga

=> melhor tempo absoluto ( de todos os pilotos, em
todas as mangas, de todos os karts, treinos ou corrida
) : Francisco, 54.217, kart 53, 1ª manga, em corrida

=> piloto mais regular em corrida e adaptado a cada
kart : Castanheira, que em corrida teve com os karts
77 e 51 a melhor volta de 54.4 e com o kart 53 a
melhor volta de 54.5

Analisem a coisa como quiserem, eis o comentário das
provas :

1ª manga - completamente surpreendido pelo arranque
mais original que alguma vez tive, a corrida começou
literalmente na volta de lançamento ... a fundo ! Foi
o meu melhor kart ( o 53 ) em tempo no fim de semana -
mas não o que mais gostei, gostei mais do lento nas
minhas mãos kart 77 - mas com 3 horas de sono depois
de uma noitada eu já estava cansado quando me sentei e
este kart tinha uma direcção que pesava uma tonelada,
pelo que não consegui manter um ritmo rápido e
regular, apesar de ter feito o 4º tempo em corrida,
com 54,217. Com os bracinhos e as mãos a queixarem-se
fui fazendo erros pequenos mas que se pagam caro,
sempre em curvas antes de rectas, pelo que não foi sem
surpresa que fui passado pelo Ricardo, Castanheira,
Freitas e Branco ... 9º nos treinos, 4º tempo em
corrida e 12º classificado da geral, incluindo
convidados

2º manga - kart com excelente direcção, pouca saída
mas velocidade de ponta interessante, travões tipo
interruptor que me estragaram a qualificação ( não fiz
uma volta limpa, quando melhorava num lado, lixava-me
noutro ) e consequentemente a corrida, que foi muito
simples ... a fundo atrás do Sabido, até perceber que
não valia a pena o esforço e baixar os braços nas
últimas voltas, tendo o Bruno ido embora . 14º nos
treinos ( penúltimo ), 13ª volta em corrida e 14º na
classificação, incluindo pilotos convidados

3ª manga - nova qualificação em penúltimo ( com um
kart onde creio que o Carlos foi 6º ou 7º nos
primeiros treinos ... sem palavras ! ) e corrida desde
o primeiro segundo completamente a fundo coladinho ao
Carlos, que nem sabia que eu ali estava, sem nunca
conseguir passar ou ter hipótese para tal. Terminámos
separados por coisa nenhuma, adorei esta corrida ...
14º em treinos, 13ª volta da corrida e 11º na
classificação, incluindo pilotos convidados

4º manga - detesto as provas de Évora porque não gramo
nem nunca gramei os karts ... mas adoro o "Cantinho da
Ti Bilete ", onde fomos mais uma vez muito bem
recebidos.

Grelhas e afins - proponho que de hoje em diante,
doravante e para o futuro, não se façam mais partidas
lançadas de espécie alguma, mas que todas sejam feitas
paradas e com os karts da mesma linha desfasados, como
fizemos na 3ª manga e se faz na fórmula 1

Até à próxima, um abraço

Francisco pereira

__________________
Francisco Pereira
Voltar acima Ver franciscojorge's Perfil Procurar outras mensagens de franciscojorge
 
Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Avatar
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 1022

Estado: Desligado
Colocado: 17 Março 2016 às 10:52 | IP Registado  

Caros Companheiros do asfalto

Fui a Évora tentar fazer pontinhos para ver se não perdia o meu 6º lugar para o Manelkas mas sabia que ia ser difícil e doloroso.
E sabia que ia ser doloroso porque no fim de semana anterior fui á Ilha de São Miguel disputar um jogo de futebol 11 e levei lá um porradão que me fez "aterrar" em cima do meu ombro esquerdo e que me provocou fortes dores durante quase toda a semana. Mas como andei a tomar antibióticos e etc, já me sentia melhor e decidi vir correr a Évora.
A 1ª e 2ª mangas foram difíceis mas na 3ª manga, talvez por já estar extremamente quente e ainda mais em brasa pela frustração das mangas anteriores, meti as dores atrás das costas e lá me correu melhorzito!!
Na viagem para lisboa, as dores voltaram!! Fui ver o que se passava com o meu ombro e descobri que tenho uma luxação com 20% de deslocamento!!!!

Rui, não há pontos extra para lesionados?? são merecidos, dado o esforço evidente!!!! lol

Bem, falando das corridas:
1ª qualificação, ainda frio, correu-me muito mal, tendo ficado em penúltimo e sem forças p/mais!!
1ª corrida, arranque escandaloso, extremamente mal executado e espero que não se repita!!!
Quando começou a volta lançada, ainda eu estava por baixo dos semáforos, já o Mello estava no fim da recta interior!!!!
Quero que me expliquem qual é a graça disto??
Quando eu fiz o meu 1º metro de pista já leva 200 metros de avanço do Mello!!!
Mellito, a culpa não é tua!!!
Conclusão, andei a corrida toda a ver passarinhos e á procura de lebres no meio do mato!!! Olha que lindo!!

2ª qualificação, mais do mesmo!!!
2ª corrida, outra partida mal lançada mas menos escandalosa até à curva antes da descida!!!! Ouve alguém no meio do pelotão que se lembrou de quase parar, obrigando todos os que iam atrás a parar, tendo mesmo originado pião a um dos pilotos, e, quando voltámos a andar, enquanto eu (e outros) ainda estava a começar a descer já havia pilotos na curva do portão!!!
Olha que lindo!!!!
O único gozo que retirei desta manga, foi a luta com o Chico e de resto foi outra vez á caça de hipotéticas lebres que poderiam aparecer!!!!!lol

3ª qualificação, talvez por estar mais quente e com menos dores ou frustrado e zangado com as mangas anteriores, lá consegui um lugarzito melhor, ou 8º ou 9º!!!

3ª corrida, arranque decente, aguento o meu lugar e aqui fiquei até que umas voltas depois consigo escapar á escaramuça do Mello na curva do portão e subo para 5º lugar!!!
Pensava eu que ia longe do 6º e comecei a tentar gerir ritmo e esforço físico!!
Sempre que espreitava no meu ombro, não via ninguém atrás de mim!! Mas foi então que, passadas 5 ou 6 voltas em que me julgava isolado, sinto um ligeiro toque na traseira!!!!
Fonix, olhei 4 ou 5 vezes e lá consegui ver que o Raimundo estava coladinho a mim!!!
Vim a saber no final da corrida e dito por ele, que ele andou sempre atrás de mim escondido, tipo gato e rato!!!! O malandro, metia-se sempre do lado oposto ao lado em que eu espreitava!!!
OHHHHH Raimundo, isso não se faz pahhhh!!! os Karts não têm espelhos pahhhh!!! Achas bem enganares assim as pessoas!!!! Cá calharás!!!!! eh eh.
Começámos a disputar o lugar, com isto o Manelkas aproximou-se, comecei a cometer erros e a exagerar fisicamente até que o Raimundo me passou e consequentemente o Manelkas também me passou!!
Acabei num honroso 7º lugar!! julgo!!



Uma Nota:
Estes arranques mal lançados não tiveram graça nenhuma e acho que deveriam ter sido abortados!!!
TODOS nós sabemos que só funcionam se formos lado a lado e perto uns dos outros!!! caso contrário não têm sentido nenhu!!! è a minha opinião e vale o que vale!!
sou 100%, aliás, 300% a favor da grelha em espinha.

Outra nota mais importante: As ausências de vários pilotos ilustres, tais como, Augusto Marques, João Seguro, João Carlos entre outros e que fazem falta a este grupo!!

Só mais uma nota: Levei um amigo/vizinho de 12 anos que corre no campeonato nacional e ficou sempre á minha frente!!! Fonix, que vergonhinha eh eh!!!! Nunca mais levo convidados que possam ficar á minha frente eh eh!!! Estou a reinar...claro!!!

Venha Fátima e espero que me corra bem melhor porque esta foi para esquecer
Abraço a todos
Bruno Hamilton SABIDO e não sabino como alguns me chamam!!!! (Mello)
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal
 
Manelkas II
Rookie
Rookie


Data de adesão: 13 Novembro 2014
País: Portugal
Mensagens: 20

Estado: Desligado
Colocado: 17 Março 2016 às 22:22 | IP Registado  

Olá amigos,

Hoje, sexta-feira, dia 11 de Março, lembrei-me de uma
recomendação do nosso estimado organizador, lida nas
crónicas da última prova, segunda a qual deveríamos
começar a escrever a dita cuja no próprio dia da
prova.
E, sabem que mais, não é que o homem tem razão?! Não é
por acaso que é o organizador!!!
Os detalhes, pormenores e sensações estão ainda bem
vívidos na memória, facilitando, sobremaneira, a
explanação da nossa história.
Mas, depois, pus-me a pensar. E se desse um passo mais
adiante e escrevesse a crónica ainda antes da prova???
Nem mais, é mesmo assim que vou fazer a coisa desta
vez.
Só que fui confrontado com uma dificuldade, digamos
assim. Eu não adivinho o futuro! Eis senão quando me
lembro da história de um vizinho, que andava embeiçado
pela Mariazinha lá do bairro, e que foi consultar uma
cigana para saber se a sorte o bafejava. Só que, para
infelicidade minha, a dita cigana já se reformou, há
coisa de poucos anos, quando alguém lançou um app para
nos dizer a sina, lançar os búzios, os ossinhos e que
mais haja e ainda traçar a carta astral. Tudo isto por
1 € apenas e, ainda por cima, disponível para IOS e
Android. Ora porra que vou ter de me pôr à procura de
alguém que domine estas coisas do fantástico e de
sobrenatural.
Assim sendo, o que é que um gajo esclarecido e
iluminado, quando confrontado com um problema desta
índole, faz neste novo milénio que ora vivemos? Muito
naturalmente, consulta o Correio da Manhã à procura de
uma alternativa! E, eis que encontro um pequeno, mas
lindíssimo, anúncio, no qual se publicitavam as
capacidades divinatórias de um tal Prof. Karamba.
Assim sendo, contra um módico pagamento de 10 Euros e
a promessa de arranjar uma entrevista de emprego à
sobrinha Nkenge, que, por acaso, até é um docinho de
coco, entregou-me uma crónica escrita, com a promessa
de a abrir somente depois de realizada a prova.
Vamos ver!!!

Hoje, quinta-feira, 17 de Março, abri o envelope com a
crónica escrita pelo grande Prof. Karamba.
Comecei a ler e, para grande espanto meu, não é que o
homem acertou em tudo?!?!!?!?
Até lá vinha uma referência à questão das partidas!!!
O gajo é mesmo bom. Começo a achar que elegemos o
Professor errado para Presidente da República!!!

E, para que vejam que falo verdade, passo a
transcrever o resultado da minha consulta ao
assombroso Prof. Karamba:
“Mané, tu vai ficá no nono lugá na primeira
currida. Na sigunda currida, dipois duma granda
cunfusão, tu vai ficá no quintu lugá e, para acabá, na
tirceira currida tu vai chigar no sétimu lugá!”


Exceptuando o aspecto ortográfico do prognóstico,
absolutamente irrepreensível!!!

Agora, no que à minha visão da coisa respeita, posso
afirmar que a primeira manga foi interessante. Depois
da partida, um bocadito estranha, a meu ver, ao fim de
poucas voltas fui ultrapassado pelo Ricardo, a quem
segui de perto, tendo os dois acabado por ultrapassar
o Chico e nada mais ocorrendo até final da manga.
Já na segunda manga, tendo partido de sexto lugar,
mantive-me nessa posição algumas voltas até que fui
ultrapassado pelo Luís Mello, com recurso a uma
manobra que eu não achei muito curial.

De qualquer modo, para que não digam que as minhas
crónicas são apenas um chorrilho de lamúrias, deixo a
análise a esta ultrapassagem para uma outra área desta
crónica, a qual se denomina “O Cantinho da
Disciplina”!

Depois de ultrapassado pelo Luís, e pelo Dário que o
seguia de perto e consumou, igualmente, a
ultrapassagem, fiquei em oitavo, onde me mantive até à
última passagem pela curva do portão, onde, fruto da
tal “ganda cunfusão” prevista pelo nobre Prof.
Karamba, acabei por ganhar três lugares até à passagem
na meta. Lindoooooo!!!
Pur últimu (é pá…, esta grafia moderna é
contagiante!!!), na terceira manga acabei por fazer
uma prova interessante, depois de ter recuperado um
lugar ao Carlinhos, que tinha realizado um arranque
tipo comboio-bala japonês, e a quem tenho de ganhar
este ano!!! Consegui manter o Grande Chefe
Carneiro
atrás de mim, ainda que este persistisse
em ligeiros toques, os quais, na falta de uma buzina,
entendi à laia de aviso de passagem. Obviamente,
ignorei-os. Aos avisos. Depois, foi uma luta para me
aproximar do Bruno, a quem tinha perdido de vista nas
primeiras voltas, e consumar a ultrapassagem. Sim, que
isto do campeonato dos mais “recheados” também é muito
competitivo!!!

O Cantinho da Disciplina
Aqui chegados, começo por esclarecer que o que me move
neste espaço não é a crítica pela crítica, mesquinha e
desprovida de sentido, mas tão somente a chamada de
atenção, de todos nós, inclusive eu próprio, para
aquilo que fazemos quando em pista, sem que,
possivelmente, de tal tenhamos noção.

E isto entronca na manobra de ultrapassagem que o Luís
concretizou sobre mim, e que eu considerei, ainda que
sujeito a confirmação das imagens vídeo, inadequada a
uma competição leal.

Poder-me-ão dizer que as corridas nunca serão leais,
já que todos nós, sendo mais ou menos competitivos,
tendemos sempre a querer ganhar o lugar aquele que nos
precede, a mais das vezes, a qualquer custo.
Ora é aqui que eu me permito discordar e voltar a
insistir – alerto-vos já que nunca o deixarei de fazer
– para a necessidade de decidirmos de uma forma mais
racional e madura sobre o modo como agimos em pista.
De outra forma tendemos para algo que me foi dito no
passado sábado, e que passo a reproduzir:

“Claro que o empurrei para a relva! Ele
empurrou-me primeiro, e eu empurrei-o a seguir!!!”


Certamente percebem que, continuando a abordar as
corridas desta forma, dentro em pouco estaremos todos,
com mais ou menos ímpeto, a tirar a desforra de uma
qualquer manobra que alguém executou e que não nos
agradou! Ainda que, fora da pista, sejamos todos uns
gajos porreiros!!!

Posto isto, e afirmando publicamente que não irei
tirar desforra do Luís, devo dizer-te, meu caro Luís,
que o que se passou, e que, logo que consiga arranjar
tempo para pôr as imagens no “ar”, verás – esta coisa
do Benfica encadear vitórias umas atrás das outras,
tira-me o tempo todo – foi que, tendo nós, desde a
curva lá no alto até à curva do portão, feito todo o
percurso lado-a-lado, e tendo ambos sabido manter
trajectórias que permitiram ao outro ter espaço na
pista, após esta última curva, quando eu ia ainda com
meio kart ao teu lado, decidiste fazer a esquerda
seguinte tal como se ninguém lá estivesse.
Uma coisa te posso garantir, eu nunca tomaria,
sózinho, a iniciativa de me atirar de encontro aos
pneus!
Logo, não me pareceu uma manobra correcta!

Por último, quanto à questão das partidas, ainda que
reconhecendo que a da segunda manga (esqueçamos a da
primeira) acabou por correr melhor do que eu
imaginava, prefiro as partidas estáticas com um
alinhamento desfasado.

Pese embora a minha manifesta preferência pelas
partidas estáticas, parece-me que, havendo uma mais
baixa velocidade ao longo da volta inicial (a
percorrer devagar, bem devagar), e combinando com a
direcção das corridas o assinalar do arranque no
momento em que o detentor da pole-position aborda a
última curva do circuito, poderá ser uma experiência a
repetir. No entanto, apenas e só com piso seco. Com
piso molhado a solução será a partida estática com o
alinhamento dos pilotos desfasado.

Ahhhh...
Last, but not the least!!!

O cantinho do Youtube
1ª manga by Manelkas
   https://youtu.be/R28-8ifI654

Até Fátima!!!
Boa Páscoa a todos!!!!

__________________
Grande abraço do,
Manel
Voltar acima Ver Manelkas II's Perfil Procurar outras mensagens de Manelkas II
 

Página de 2 Seguinte >>
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder a tópicos neste fórum
Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum
Você não pode editar as suas mensagens neste fórum
Você não pode criar sondagens neste fórum
Você não pode votar em sondagens neste fórum

Powered by Web Wiz Forums version 7.9
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide

Esta página foi gerada em 0,0938 segundos.
* Webmaster |  ©2004-2025 Taça Inter Trofeus |  Inauguração: 25 Dez 2004
Powered By EzASPSite v2.0 RC2