|
Tópico: Évora I- 25 de Outubro de 2008 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 25 Outubro 2008 às 18:19 | IP Registado
|
|
|
Segunda prova do IX Campeonato ORMEI 2008/2009.
Provas realizada no dia 25 de Outubro de 2008 em Évora.
Ponham aqui os vossos comentários
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 25 Outubro 2008 às 18:21 | IP Registado
|
|
|
ASSUNTO: 2ª Prova do IX Campeonato ORMEI 2008/2009 – Resultados
Caros companheiros Kartistas,
No passado dia 25 de Outubro pelas 10:00 no kartódromo de Évora, efectuámos a 2ª prova do nosso IX Campeonato ORMEI 2008/2009.
Devido à existirem vários pilotos impossibilitados de correrem nesta prova, por vários motivos, e à frota do kartódromo ser numerosa, ainda pensámos em efectuar só duas corridas, mas como apareceram vários pilotos convidados à última da hora, tal não foi possível, tendo-se optado pelo formato ABC que já estava previamente definido com base nas presenças confirmadas. Devido à incerteza do número efectivo de participantes, deixou-se esta situação para resolver no próprio kartódromo, tendo dar a escolher aos responsáveis do kartódromo o formato que consideravam melhor para eles, tendo-se ainda colocado a possibilidade das 4 corridas. Como cada vez que vamos a este kartódromo acontecem situações impares, esta não deixou de ser a excepção pois apesar dos pilotos estarem todos (excepto o Telmo) presentes e inscritos no novo sistema do kartódromo pelas 10:00, termos efectuado o briefing pelas 10:10, a primeira corrida só começou perto das 11:00 pois tiveram de ser feitas inscrições individuais em cada uma das corridas, com a entrega de 2 papelinhos aos pilotos e que posteriormente seriam entregues, no inicio de cada uma das mangas. Não vale a pena referir mais nada, mas só informar que como grupo, formos acusados de não sermos pontuais e que a culpa do atraso foi nossa por não termos respeitado o tempo de 45 minutos de antecedência que solicitaram para que estivéssemos presentes.
Este novo formato que íamos correr pela primeira vez, faz com que os karts tenham sido previamente atribuídos para todas as corridas e devido a um erro, da minha parte, em que referi que as corridas seriam pela ordem AB, AC e BC, fez com que houvesse alguma atrapalhação quanto ao kart a utilizar pelo grupo C na 1ª corrida, pois coincidia com o kart do Grupo B. Caso tivesse sido a ordem AB, BC, AC, este problema não teria acontecido e como tal, será esta a ordem a utilizar, caso voltemos a repetir o formato.
Como os campeonatos têm classificações distintas, cada uma das corridas iria ter 2 vencedores, pelo que desta vez tivemos um total de 6 vencedores, divididos em, 3 vencedores em pista e mais 3 vencedores de “secretaria”. Ao contrário do que alguns pilotos esperariam, houve 2 vencedores do grupo de convidados e só um vencedor do grupo de inscritos, o que prova que não existem muitas diferenças de andamento entre ambos os grupos e os quais só foram criados devido à necessidade de podemos ter convidados e ser uma das possibilidades de enquadrar os novos inscritos deste ano, face às frotas dos kartódromos.
Não querendo tirar o protagonismo nem o valor aos vencedores, mas como alguém já disse anteriormente, qualquer piloto do campeonato, face à qualidade e equilíbrio da maior parte deles, com um kart um pouco melhor, sujeitam-se a ser o vencedor, o que, face aos resultados obtidos (e só referindo 2 karts) pelos karts 53 (2 vitórias) e 74 (3 segundos lugares), só vem provar o mesmo.
Quanto às corridas em si, na primeira assistiu-se a uma luta do inicio ao fim entre o Dário Garcia, João Raimundo, Diogo Eça e Miguel Freitas, que terminaram por esta ordem e muito juntos, mas infelizmente sem podermos saber a diferença pois devido ao novo sistema informático do kartódromo, como organizador e piloto, só temos acesso às nossas corridas e é dado uma folha com o volta a volta de todos os pilotos, o resultado final da corrida/treino e alguns dos melhores resultados sem interesse para o nosso campeonato, dia, semana, mês, ano e de sempre, mas não aparece o tempo final da corrida e respectivas diferenças para os pilotos antecedentes. Refiro igualmente que aparece o “nick”, em vez do nome do piloto, o que fez com que não conseguisse efectuar as necessárias pesagens de fim de corrida para os três primeiros classificados da manga, nem fosse possível tirar a foto de pódium. Fica um reparo para os pilotos de que, é obrigação deles dirigirem-se à pesagem após a corrida e caso a situação se volte a repetir, os pilotos poderão vir a ser penalizados. Como vencedor desta corrida e dos inscritos temos o Dário e o vencedor dos convidados foi o Diogo Eça a quem endereço desde já os parabéns por esta primeira vitória no grupo.
Não tendo participado na primeira corrida, teria de fazer as duas seguintes e já sabia os karts com que iria participar nas próximas corridas e que seriam o do Augusto Paulino e do João Carlos que tinham ficado em 13º e 9º respectivamente. Comecei os treinos e andei sempre com o Alexandre Valle, tendo obtido a 5ª posição ao lado do Alexandre que fez a 6ª. Lá pela frente tinha o José Vieira, Dário Garcia, Augusto Paulino e Luís Silva. Partida sem incidentes, tendo perdido um lugar para o Alexandre que partiu do lado de fora. No início da segunda volta, ganho um lugar ao Augusto Paulino face ao que eu pensei ser uma escorregadela, mas afinal foi um engasganço do kart que fez com que ele terminasse ali a corrida. Ainda foi às boxes, mas foi-lhe transmitido (e posteriormente a mim), que o kart estava bom e era um problema do piloto de travar e acelerar ao mesmo tempo… Não lhe foi dado kart de substituição alegadamente pelo nosso regulamento, mas tal não é verdade, pois a troca de karts, só não pode ser feita durante os treinos e caso seja feita, o piloto partirá das boxes, nunca sendo impedido de fazer qualquer troca durante a corrida, não havendo penalizações por isso. Durante algum tempo ainda andei atrás do grupo da frente, mas o João Cristóvão estava mais rápido e conseguiu passar-me. Segui várias voltas atrás dele de modo a não perder muito tempo até que ele, sai largo na curva do portão e eu consigo passá-lo. Passadas algumas voltas vejo-o parado com problemas no kart. Até ao fim foi tentar não perder muito para os da frente, tendo sido o primeiro dos pilotos que faziam a primeira corrida do dia, mas não tendo mais pontos por isso. Pensei ter ficado em 5º do grupo, mas como o José Vieira venceu esta corrida e é do grupo dos convidados, subi um lugar, tendo sido o vencedor do grupo dos inscritos o Luís Silva. Parabéns a ambos, ao José Vieira pela vitória na corrida e segunda vitória do grupo e ao Luís Silva pela primeira vitória no grupo, esperando que nas próximas provas seja na corrida pois a evolução como piloto está a ser grande.
Para a 3ª corrida, corri com o kart do Augusto Paulino. Parti um pouco atrasado e logo durante a primeira volta, sinto o kart a engasgar-se a seguir à curva do portão, tendo entrado de imediato para as boxes. Avisei os mecânicos que o kart estava mesmo a falhar mas que ia continuar os treinos. Fiz mais duas voltas e na segunda voltou a engasgar-se, tendo o próprio comissário dado indicações para trocar o kart. Como não estava interessado em partir das boxes, informei o responsável que não queria trocar de kart mas sim que limpassem o que fosse necessário para correr com esse mesmo kart. Logo de seguida entrou o João Cristóvão com um problema idêntico no kart dele. Como não estava nenhum mecânico perto, ainda tentei colocar o kart que tinha sido atribuído para a minha troca a trabalhar, mas mal fechava o ar ele ia logo abaixo, pelo que o João Cristóvão voltou com o mesmo kart para a pista e trocava mais tarde. Com a grelha quase toda formada ainda vi a troca do kart do Carlos Costa e do comentário do director de prova a dizer que o kart efectivamente não travava, mas como está no regulamento, ele teve de partir da box, juntamente com o José Eça que não tinha efectuado treinos devido às provas serem de seguida e estar muito cansado. Tenho a referir que vários pilotos queixaram-se de fazer duas corridas de seguida, mas já o ano passado as mesmas eram feitas e não conseguíamos ter alternativa. Nesta altura, a única alternativa a esta situação é termos sempre 4 provas, situação que estaremos a ponderar, nomeadamente face a um e-mail enviado pelo kartódromo de Évora sobre o nosso formato de campeonato. Só tendo efectuado uma volta, tive de partir quase do fim da grelha e fazer uma corrida do fim para o início. Consegui subir algumas posições logo na primeira volta e reparei que não perdia muito tempo para os primeiros pois continuavam à vista. Comecei atrás do João Cristóvão que era mais rápido, mas na 4ª volta, vejo a correia de transmissão sair por baixo do kart dele e passei-o na curva do portão. De seguida foi o João Raimundo e Francisco Ferreira, até que consigo chegar-me a um grupo de 4 pilotos na altura encabeçado pelo João Carlos, Diogo Eça, Augusto Marques e Luís Mello que estavam a lutar entre si e permitiam o meu aproximar. Desses 4, só estava a pensar passar o último que estava nas minhas contas do campeonato, mas com o despiste do Raul Girão que seguia mais à frente, ainda consegui aproximar-me mais de modo a ter passado o Luís Mello, Diogo Eça e na penúltima volta, face a um toque entre o João Carlos e o Augusto Marques, consegui in extremis passar o João Carlos e terminar em 4º na corrida, segundo do grupo, o que foi muito bom para quem partiu quase de ultimo. O grande vencedor em pista foi o Telmo Antunes que logo na 4ª corrida em que participa no campeonato ORMEI consegue uma vitória, parabéns. Parabéns igualmente para o Raul Girão que com a segunda posição na corrida obteve a primeira posição do grupo, tal como o Luís Silva na corrida anterior. Só de referir que o João Cristóvão com o novo kart obteve 0:54,542 que na altura era o melhor tempo da semana, pena foi que tenha tido de trocar novamente de kart devido a problemas mecânicos.
Não quero deixar de referir que foi detectado posteriormente que a grelha da terceira manga pode ter sido mal construída face aos tempos obtidos, podendo ter sido utilizado o numero de voltas dos treinos em vez da volta mais rápida, situação que estou a tentar esclarecer com a foto da grelha de partida da última manga. Tal não obsta a que as classificações sejam válidas, tal como foram disponibilizadas pelo Kartódromo. Situações como esta só podem ser aferidas por pilotos ou acompanhantes que estejam de fora e atentos, agradecendo que chamem à atenção da direcção de prova se detectadas.
Infelizmente, apesar das melhorias e do novo software utilizado no kartódromo de Évora, o mesmo está desenhado para alugueres individuais e não para grupos organizados. Esperemos que na próxima prova o mesmo já seja mais conhecido e possa contribuir para uma melhor informação aos pilotos e ao organizador, tanto mais que com este software nem os tempos das várias mangas dão ao organizador em formato electrónico, mas somente as folhas dos tempos atrás referidas.
Espero vê-los no próximo dia 22 de Novembro de 2008 em Leiria, pelas 9:15 e cujo pagamento por transferência deverá de ser efectuado até ao próximo dia 17.
Não se esqueçam de enviar ou publicar no fórum as vossas crónicas de modo a poderem receber os respectivos pontos, mas despachem-se pois a data limite é já na próxima segunda-feira dia 3 de Novembro e ainda foram poucas as recebidas/publicadas.
Cumprimentos
Rui Jaime Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
ormei@yahoo.com
www.ormei.com
PS. Encontra-se no nosso site www.ormei.com, devidamente actualizado, os ficheiros em EXCEL com os tempos e resultados, bem como a tabela com a classificação da prova e classificação geral podendo fazer o download. Caso pretendam mais alguma informação, ou tenham dúvidas, agradeço o vosso contacto.
Editada por Rui Carneiro na 02 Novembro 2008 às 17:12
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 27 Outubro 2008 às 15:38 | IP Registado
|
|
|
Lisboa, 2008.10.25
Olá Amigos Ormei!
Tive a minha 1ª vitória no Ormei!
Pensei, para melhor fundamentar a minha crónica, por exemplo no que costumam dizer aqueles pilotos de F1, do meio da tabela e que ganham pela 1ª vez. Sei lá, agradecer a toda a equipa, aos mecânicos, aos patrocinadores… Não tenho nem uns nem outros, mas tenho alguns agradecimentos a fazer: em 1º lugar ao Rui por organizar o Troféu. Ele sabe que dou muito valor à trabalheira que tudo isto dá. Depois ao sorteio que permitiu que na 2ª manga eu tivesse um avião e os outros pilotos só umas avionetazinhas. Ao Telmo por pertencer ao grupo dos convidados. Fez uma grande corrida. Tinha também um kart muito bom. Fiz de tudo para o passar, aliás em pista eu não sabia que ele era convidado. Das 2 ou 3 vezes que me cheguei coladinho ao kart dele e que ataquei a posição, por naquele momento estar mais rápido, ele defendeu-se muito bem, com grande habilidade. Tentei então pressioná-lo para que cometesse um erro, mas não veio a acontecer. (Eu sei que o teria passado facilmente, se não fosse aquele fato fluorescente…). Quero ainda agradecer a todos os pilotos que eventualmente poderiam ter ficado à minha frente mas não puderam ir a esta corrida. E ainda acrescento: sabe sempre bem ganhar, e acho que já merecia. Noutras ocasiões, desde que participo no Ormei já estive perto. Mas hoje soube ainda melhor, depois daquela minha 1ª manga com o kart que me calhou: praticamente inguiável. Confirmação do João Raimundo que também foi vítima dele. Exigia muita condução, fugia imenso, e não permitia ir à luta nas travagens antes das curvas. Cheguei a pensar depois de algumas situações de maior apuro e em que perdi algumas posições, será que estou a perder o jeito? Na partida desta 1ª manga, e em que parti muito lá de traz, desta vez estive certo no local certo. Nas 1ªs curvas, ninguém me tocou e não toquei em ninguém e ganhei bué posições. Mas com aquele kart não foi possível fazer melhor.
Fiquei maravilhado com a alta tecnologia informática ligada ao karting que Évora nos mostrou!
Abração a todos!
Raul
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 02 Novembro 2008 às 12:48 | IP Registado
|
|
|
Primeira prova na posição de comandante do Campeonato, o que obrigava a responsabilidades acrescidas..., que é como quem diz, 6Kg de lastro a juntar aos já habituais 2,5Kg acima do peso mínimo permitido.A coisa não se afigurava fácil !!!
Uma 7ª posição na grelha para a 1ª manga conseguiu devolver algum do alento perdido.Já na mesma, e decorridas algumas voltas, um pequeno deslize fez-me perder 4 lugares duma assentada.A recuperação torna-se tarefa impossível, e a restante corrida foi passada em animado despique com o Carlos Costa e com o Francisco Ferreira.Posição final: 9º.
Os treinos para a 2ª corrida decorreram sempre "na cola" do Telmo Antunes, e um lugar na 1ª linha ao lado dele foi uma agradável surpresa! Dada a partida, consegui o comando na primeira curva, mas o bom andamento do Telmo e do Raúl Girão ditaram a descida à 3ª posição passadas que foram algumas voltas. A partir daí a corrida resumiu-se a tentar defender o 3º lugar para o Augusto Marques, mas alguns incidentes de corrida fizeram-me perder ainda 2 lugares para o Rui Carneiro e para o "endiabrado" Diogo Eça (parabéns pela melhor volta!). Gostaria de frisar que os ditos incidentes foram devidamente escalpelizados e definitivamente resolvidos no final da corrida pelos pilotos neles envolvidos: Eu, o Augusto Marques e o Luís Mello.
E o saldo final não se pode considerar mau, atendendo às penalizações impostas pelo regulamento. Como consolação, resta-me pensar que na próxima prova em Leiria serão só 2Kg a mais...
Até lá,
João Gonçalves
Editada por Rui Carneiro na 02 Novembro 2008 às 17:13
|
Voltar acima |
|
|
Luis Silva Rookie
Data de adesão: 14 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 13
Estado:
|
Colocado: 02 Novembro 2008 às 21:48 | IP Registado
|
|
|
Olá Companheiros Ormei!
Mais um sábado para levantar cedinho e fazer umas belas corridas , ihih.
Gostei muito de voltar a Évora, já nao andava lá desde a última corrida do Ormei que realizou-se lá. Bem, agora falando das corridas. Os primeiros treinos nao correram muito bem, partindo em 8º na grelha de partida. Na corrida consegui subir 3 lugar mas depois ao longo da corrida perdi duas posiçoes, acabando a primeira corrida em 7º na geral. Segundos treinos já correram bem melhor partindo de 3º na grelha de partida. Na corrida consegui subir para segundo , e o resto da corrida , estive sempre a tentar chegar-me ao primeiro mas era dificil o primeiro estava muito rápido. Gostei muito do novo Formato ABC, acho que devia continuar.
Até dia 22 Companheiros, Abraços ;)
Luis Silva
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Freitas Master
Data de adesão: 26 Setembro 2008 Mensagens: 102
Estado:
|
Colocado: 03 Novembro 2008 às 09:46 | IP Registado
|
|
|
Évora é a pista onde comecei a andar de Kart, pelo que é sempre com muito
gosto que vou lá correr.
Chegámos bem cedo, tal como nos pediram para efectuar o registo no
Kartódromo, passada a parte burocrática o Rui Carneiro atendendo ao numero
de participantes optou por experimentar o sistema ABC, fiquei no grupo A,
pelo que calhou-me correr na primeira prova juntamente com o grupo B, de
referir que todo este processo atrasou bastante o inicio das corridas.
Chegou então a hora de passar à acção, com a aliciante de os pilotos do
"campeonato de convidados" correrem com os pilotos do "campeonato" e assim
poderem medir o andamento uns dos outros. Calhou-me o Kart nº 67, ao qual
tive de adicionar, como alguém mencionou 4 garrafões de 5 litros!!! e não
era de vinho, para lastrar o Kart.
Sentei-me então no Kart, e a primeira impressão, nem foi muito boa pois a
posição de condução não me pareceu a ideal, mas mal entrei em pista isso
passou para segundo plano, pois tinha-me saido um Kart muito bom, o que
permitiu fazer o 3º tempo geral e o primeiro dos convidados.
Começei a corrida numa posição muito mais agradável do que a ultima no
Campera, mas com as mesmas preocupações, evitar os toques .
Apagado o sinal vermelho, tentei fazer o melhor arranque possivel, mas o que
é verdade é que cheguei à saida da primeira curva e já tinha sido
ultrapassado pelo Diogo Eça e pelo Alexandre Valle, felizmente para mim no
primeiro gancho o Alexandre saiu muito largo e pude recuperar uma posição,
instalando-me então na 4ª posição, a partir dai fui sempre atrás dos
primeiros, tentando várias vezes ultrapassar o Diogo Eça e a assistir às
tentativas do Dário para ultarpassar o João Raimundo, até à 13 volta andámos
sempre colados e a fazer algumas voltas no segundo 54", até que lembrei-me
de olhar para trás para ver se tinha companhia, olhei não vi ninguém e
voltei a olhar para confirmar, resultado desconcentrei-me por alguns
segundos, o que permitiu aos 3 primeiros ganharem-me 2 a 3 kart´s de avanço,
dai até ao fim tentei tudo por tudo para colar-me a eles, mas não foi
possivel, restou-me dar os parabéns a eles pela boa corrida, acabei por
terminar em 4º da geral e 2º dos convidados.
Para a segunda corrida, que viria a ser a 3ª do dia, iria correr com o grupo
C, só desejava que me saisse em sorte um Kart tão bom como o primeiro, mas
mal começo a primeira volta lançada, apanho logo o primeiro susto, pois a
frente do Kart (nº 52), tinha vida própria, e a tendência que tinha a ir
procurar zonas com terra e relva era enorme, de facto os pneus da frente
eram mais apropriados para esse piso, demorei algumas voltas a arranjar uma
abordagem diferente para as curvas mais rápidas, para evitar essa subviragem, o
que juntando ao facto de nunca fazer uma volta limpa me colocou na 12ª
posição para a corrida.
Não fiquei desmotivado pois apesar da tendencia subviradora, o kart tinha
motor e eu estava motivado para recuperar posições.
Dada a partida todos tentaram ganhar posições e a confusão foi tal que
chegámos à recta interior antes do primeiro gancho e à minha frente iam 3
Kart`s encaixados lado a lado, fiquei na expectativa para ver quantos
ficavam na próxima curva, passámos todos, até que à chegada ao ultimo gancho
para a direita, quando estou a inserir o Kart na curva aparece-me em pião um
missil que não vi de onde foi lançado, o que me obrigou a alargar a
trajéctória quase para fora da pista, acabei por perder 2 posições, e por
ficar atrás de um grupo com o Rui Carneiro, o João Teixeira e o Fernando
Ferreira,durante algumas voltas andámos sempre juntos até que o João Teixeira comete um pequeno erro e é ultrapassado por mim e pelo Fernando Ferreira, umas voltas mais tarde foi a minha vez de cometer um erro no ultimo gancho tendo feito meio pião, o que permitiu ao João Teixeira ultrapassar-me de novo, mas logo no inicio da volta seguinte consegui recuperar a posição ao João, que vim a saber no fim da corrida também tinha um Kart com o mesmo feitio do meu. Dai até ao fim ainda recuperei até chegar à traseira do Kart do João Raimundo, mas que se defendeu exemplarmente de todas as minhas tentavivas de ultrapassagem.
Vim a terminar em 10º da geral e 4º do meu grupo.
Conclusão: Diverti-me imenso nas duas corridas estando sempre envolvido em lutas, agora parto para Leiria mais motivado que nunca e esperando divertir-me tanto como em Évora.
Abraços a todos
Miguel Freitas
|
Voltar acima |
|
|
João Teixeira Rookie
Data de adesão: 15 Outubro 2008 Mensagens: 25
Estado:
|
Colocado: 03 Novembro 2008 às 18:15 | IP Registado
|
|
|
Depois de madrugar e de um atraso de meia hora na saída de Lisboa à espera do Miguel que nunca apareceu, cheguei a Évora com uma vontade muito especial, uma vez que esta é uma das minhas pistas preferidas.
Depois de muita burocracia e alguns papelinhos (para não dizer outra coisa) os responsáveis do kartódromo lá nos deixaram andar.
Aproveito desde já para transmitir a minha palavra de desalento, relativamente ao estado dos diversos componentes de alguns karts. Afinal estamos a pagar um serviço que nos deverá ser prestado de acordo com algumas premissas…Havendo hoje em dia tantos kartodromos pelo país, não me parece aceitável que os responsáveis dos mesmos não temam a concorrência e prestem um serviço tão desequilibrado: ‘Alta tecnologia informática de ponta’ versus karts empanados.
Corri nas mangas A e C. Se na primeira nada tenho a referir de especial a não ser a minha falta de jeito para as partidas na segunda depois de me acomodar lá para o meio da tabela fiquei sozinho e nem para a frente nem para trás…
Depois de algumas experiências más ao longo dos anos, que todos já tivemos este kart era diferente. Primeiro achei que era falta de jeito e que estava a chegar muito depressa ou a travar muito tarde nas curvas, depois acabei por conseguir um compromisso com a máquina e obedecer aos seus desígnios, o que é certo é que saí derrotado e desanimado.
Em conclusão, o balanço é sempre positivo no que à parte desportiva diz respeito, as reclamações fazem parte do pacote.
Cumprimentos
João Gomes Teixeira
__________________ João Gomes Teixeira
|
Voltar acima |
|
|
Augusto Paulino Racer
Data de adesão: 13 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 03 Novembro 2008 às 19:28 | IP Registado
|
|
|
Viva kartistas!
“Há dias em que mais vale ficar em casa!”
Se fosse olhar só para os resultados da 2ª ronda do nosso campeonato, em Évora, aquela seria a frase que melhor descreveria o que me aconteceu no passado dia 25 de Outubro.
Os treinos da primeira manga (AB) foram passados a tentar perceber o kart que me calhou em sorte, e não me consegui adaptar minimamente à falta de vontade de virar para a esquerda do bicho, nem muito menos ao comportamento totalmente imprevisível na travagem. Quando já tinha acabado a qualificação e nos preparávamos para formar a grelha, tal era o desespero com o kart, que me distrai completamente e acabei por bater por trás num companheiro que não tinha culpa nenhuma (mais uma vez, as minhas desculpas). Resultado: 10ª posição no arranque.
Não é que estivesse muito satisfeito com essa posição no arranque, mas o pior ainda estava para acontecer. Na primeira volta, vinha a malta toda em pelotão na travagem para a curva do portão quando, sem perceber muito bem como, sou completamente abalroado por um piloto que não conseguiu travar. Acho que foi totalmente sem intenção, tal foi o descontrolo da situação – acho que quando se apercebeu que estava toda a gente a travar, e para não bater nos que estavam imediatamente a seguir, ficou por dentro e …”cabum”!!! No regresso à pista fiquei numa das últimas posições.
Assim, ainda não tinha acabado a 1ª volta e já me tinham estragado completamente a corrida. Ainda consegui ganhar 2 ou 3 lugares, mas a corrida estava condenada (repito) desde a 1ª volta! A determinada altura a distância para o concorrente à frente era bem superior à recta da meta. A muito custo fui percebendo uns tiques do kart e melhorando os tempos, mas a motivação era pouca – no fim, 13º da ronda, e um fantástico último lugar entre os concorrentes do meu grupo do campeonato.
Os treinos para a 2ª manga (BC) correram bem melhor – surpreendente 3º lugar na largada, principalmente depois da decepção da 1ª manga. Mais surpreendente foi ver o Rui Carneiro imediatamente atrás de mim na largada … a domar o bicho que me tinha calhado na 1ª manga.
Mas a alegria estava prestes a terminar, na primeira curva à direita depois da largada o motor falhou, mas o Alexandre deu um ajuda e aquilo lá foi. Uma volta volvida, no mesmo sítio, e foi de vez! O motor engasgou-se completamente e a malta começou toda a passar. Entrei para a box no fim da 2ª volta … não podia fazer a corrida toda assim.
Paro na box não está lá ninguém. Vou a pé chamar o responsável que me responde que não pode trocar o kart. Ainda por cima não o arranjaram … parecia que estavam a gozar comigo a dizer que o kart não tinha problema nenhum. Enfim, foi uma cena com contornos de falta de respeito. Inadmissível!
O que é certo é que estamos a pagar um serviço … se só andei metade do tempo porque não me solucionaram o problema, também só devia pagar metade. Estamos a falar de uma avaria clara e notória, não de um mero capricho porque o carro andava menos que os outros (a isso já estamos todos habituados e não vamos a correr para a box ao fim da 2ª volta da corrida!)!
Enfim, talvez convenha clarificar com o staff dos kartódromos que ninguém tem interesse em entrar na box durante uma corrida de 20 minutos!
Para cúmulo o Rui Carneiro arrancou com o mesmo kart para a 3ª manga … é óbvio que o resultado foi passar os treinos na box, mas desta vez parece que fizeram mesmo a reparação.
Concluindo: a 1ª corrida ficou estragada no fim da 1ª volta; a 2ª corrida terminou no início da 2ª volta – fiquei muito satisfeito … mas só com o convívio! Mas o que vale é que fui compensado com zero pontos na 2ª corrida (eu sei que é isso que acontece quando não se termina uma corrida … mas “prontos”, apetece-me desabafar! ).
Quanto ao novo software utilizado pelo kartódromo, é de facto de apresentação gráfica muito apelativa. Mas já agora convinha que apresentasse alguma informação à assistência daquilo que se está a passar em pista (e não dos melhores resultados do ano e companhia) … é que eu passei duas mangas de fora e ao menos podia estar atento aos tempos e classificações. E já não falo nos erros na formação da grelha … pelo menos na 3ª manga!
Enfim, o que interessa é encontrarmo-nos todos em Leiria … mas desta vez já não vou andar com os 4 kgs a mais (só com os restantes 10 kgs, assim já não fico tão derreado).
Até lá!
Abraços
Augusto Paulino
PS: parabéns ao Raúl Girão pela primeira vitória, acho que já justificava há muito tempo!
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 03 Novembro 2008 às 21:18 | IP Registado
|
|
|
Depois do longo rescaldo da primeira etapa do Ormei 2008-2009, aterramos em Évora para mais uma voltinha no carrossel.
Depois da confusão criada pelas modernices electrónicas do Kartódromo, sou dos primeiros a entrar em acção, como membro do grupo B de pilotos. No sorteio calha-me o Kart n.º 80 e lanço-me aos treinos para descobrir que se o mesmo é divertido de conduzir: dança pela pista desalmadamente e trava bem; parece deixar bastante a desejar quanto à eficiência. O resultado dos treinos confirma: sexto, a contar do fim! - ou 13.º. Vale-me a companhia do José Vieira e do Manuel Mântua, que me cercam na grelha pela mesma ordem e fazem antever uma corrida divertida.
No estoiro da boiada, safo-me encostando-me sistematicamente à corda e passando de fininho pelas varias trovoadas que vão acontecendo, ganhando duas o três posições. Mas assim que a coisa acalma, a dura realidade afirma-se: o carro não perdoa a mais pequena distracção, lançando-me para fora da corda ao mínimo erro ou hesitação. No gancho interior e na sequência de curvas que antecedem a recta da meta a coisa é particularmente dramática, com várias idas aos corretores e uma ou duas lavradelas a fundo. Vou disfarçando como posso e enquanto posso, mas vou sendo passado por alguns dos que tinha aproveitado para deixar para trás por entre o barulho das luzes das primeiras voltas. A corrida é feita em modo de contenção do prejuízo e boa parte do tempo a entreter, e aguentar, o José Vieira. Com travagens épicas no limite do pião, sempre tarde e a más horas. Numa delas, no gancho que inicia a sequência de curvas que antecede a meta, o bom do Vieira quase me passa a ferro, mas safo-me in extremis... e com a atravessadela dele ganho duas ou três voltas de descanso. Mas a ordem natural das coisas lá se vai repondo, retomando a classificação dos treinos, com uma honrosa excepção que me permite ganhar uma posição na corrida: 12.º (6.º entre os “convidados”).
Ainda por refazer da guerra, deparo-me com mais duas: a primeira descodificar a distribuição dos karts para a segunda corrida e convencer o Augusto Marques a engolir o 80 e deixar-me o 66. A coisa resolve-se e lanço-me aos treinos, que começo atrás do Luís Mello. Vou-me chegando, até o passar, mas acabamos os treinos juntos. Desta feita o Kart promete um resultado mais animador, o que se confirma: 8.º, desta feita contados da frente e à frente do Luís Mello por dezasseis centésimos de segundo.
Mais uma vez o arranque da corrida corre de feição: apesar do garrafão de cinco litros que teimo em trazer à cintura e me dá folga igual nas pesagens, faço boas opções na arrumação do kart nos momentos mais quentes, que culminam com o Augusto Marques virado de pantanas. Passo por ele numa tangente com ameaças de secante para me encontrar com Raul “Schumi” Girão. A voltas seguintes, umas três ou quatro(!), são a adivinhar uma tradução de “schumi” para português... só pode ser “rolha”! Apesar de saber que estou mais rápido, durante esse tempo o Girão aguenta-me, para meu desespero! A margem que vou tendo parece nunca chegar... Adopto a táctica do “erro forçado” do ténis: mostro-lhe o nariz do carro umas quantas vezes e ele vai-se “espetando” cada vez mais até cair definitivamente à saída do gancho interior. Uff! Nas voltas seguintes afasto-me e tiro partido do efeito “schumi”, que me permite relaxar... já que à minha frente o Rui Carneiro já leva uns 20 metros de vantagem e já não há muito a fazer quanto a isso. A descontracção é tanta que acabo por adormecer na forma! Para acordar a duas voltas do fim com o Luís Mello a chegar às minhas costas. Mas a coisa acaba sem novidade e com um sexto lugar, segundo entre os “convidados”.
Uma nota final sobre o formato ABC. Parece-me que se perdemos sentidos invertidos, trocas de kart entre primeiro e ultimo, a disputa no âmbito estrito da classe em que estamos inscritos, ou seja, a ortodoxia competitiva; Ganhámos grelhas mais completas e corridas mais divertidas para todos. E eu não me lembraria de nada melhor para por o campeonato nos eixos! Centrando-o naquilo que interessa: uns momentos divertidos a competir com desportivismo, seguidos de outros tantos, não menos intensos, a contar estórias...
Um abraço a todos!
Miguel Judas
|
Voltar acima |
|
|
TelmoAntunes Rookie
Data de adesão: 13 Outubro 2008 País: Portugal Mensagens: 19
Estado:
|
Colocado: 03 Novembro 2008 às 23:56 | IP Registado
|
|
|
Amigos da velocidade antes de mais quero agradecer a todos aqueles que me felecitaram pela minha vitória na 3ª manga do nosso gp de Évora.
A minha 1ª corrida em Évora não correu muito bem tendo ficado com o kart 62 que eu acho que não estava programado para andar para a frente mas sim para os lados. Tendo feito o 12º tempo a 1.079 do primeiro.
A corrida foi muito dificil tendo terminado em 11º. Este kart não estava nas melhores condições tendo o piloto que ficou com ele na manga seguinte procedido á sua troca.
Para a 3ª manga saiu-me a rifa. Tendo ficado com o kart 53 sai das boxes para os treinos á frente de todos, aproveitando o facto de não ter ninguem á minha frente consegui uma pole inesperada, que na realidade correspondia á segunda posição pois penso que o Raul Girão fez um tempo inferior ao meu, (55.303 contra 55.252) ainda estou para saber como fui parar a primeiro da grelha. O kart 53 tinha um andamento muito bom tendo-me facilitado a conquista da vitória. Por algum motivo este kart também foi o vencedor da segunda manga. Consegui defender-me de alguns ataques do Raul, de quem agradeço os elogios que fez á minha condução.
Para Leiria não estou com muita confiança pois é uma pista que não gosto muito.
Cumprimentos para todos:
Telmo (Ferrari) Antunes
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1919 segundos. |
|
|
|