|
Tópico: 1ª Prova do IX Campeonato ORMEI 2008/2009 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Gonçalo Magalhã Rookie
Data de adesão: 03 Novembro 2007 País: Guatamala Mensagens: 15
Estado:
|
Colocado: 20 Outubro 2008 às 14:50 | IP Registado
|
|
|
Parece-me que este vai ser um tópico interessante. Como nao tenho muito tempo neste momento, limito-me a levantar uma questão, para posteriormente levantar outras e comentar sobre alguns pontos que me parecem ser merecedores de discussão:
Pelos vistos todos recebemos ontem um emai do "nosso" organizador, com o assunto "1ª Prova do IX Campeonato ORMEI 2008/2009 – Incidentes". No mesmo email, refere o seu autor que os comentários que por ventura possam surgir no seguimento daquele, devem ser-lhe pessoalmente dirigidos. Eu prefiro dar a cara e sugerir que os comentários fiquem publicamente disponíveis. Parecendo que nao, dá menos o ar de que ha algo a esconder. Assim lanço eu o tópico que estará disponível para ser um amplo fórum de discussão sobre algumas decisões que foram tomadas sem os envolvidos terem sido ouvidos. eu pelo menos nao fui consultado.
Assim sendo, tenho uma questão: quem são os pilotos que vão ser despromovidos? Gostaria imenso de saber pois tenho uma palavra a dizer sobre esse assunto... Defenderei publicamente esses pilotos pois considero nao haver pilotos de primeira nem de segunda mas sim uma igualdade: pessoas que uma vez por mês vestem um fato de corridas e vão para uma pista para se divertir. E como sendo todos iguais, nao pode haver diferenciamento de tratamento em situações iguais. Aliás, nao sou eu o génio que criou o Principio da Igualdade, estatuído na Constituição da República Portuguesa e considerado um dos pilares da democracia portuguesa. Assim, tratar de igual forma os iguais e de forma diferente os diferentes. Neste sentido, não posso deixar de lamentar esta decisão unilateral da parte do rui. Como nao sei quem são os pilotos "suspensos", que estarão sob coacção moral na próxima corrida, nao posso utilizar nomes no post. Agora posso utilizar o nome do rui para dizer que ele não é ninguém para observar quem quer que seja nem ninguém lhe deve temor reverencial, como que ou te portas bem ou ponho-te de castigo. Quanto muito, posso considerar que o grupo democraticamente vote numa medida disciplinar. Mas agora pergunto novamente: há um regulamento, certo? e as decisoes do organizador devem ser tomadas segundo o mesmo, como é normal haver uma limitação do poder através de normas. desta forma evita-se a criação de déspotas e permite aos cidadãos, neste caso os pilotos do ORMEI, saber com que linhas se cosem os comportamentos no campeonato. Mas mais uma vez eu pergunto: em que página do regulamento, em que linha, está prevista a despromoção de pilotos por "maus" (por favor, alguém que defina este "mau) comportamentos? quando ainda por cima nem sequer iria haver corridas de convidados mas sim o formato ABC? Tudo isto me parece estranho, típico de uma ditadura militar de quem tem medo ou esconde alguma coisa? talvez o pódio do campeonato transacto tenha deixado algumas pessoas a requisitar uma caixa de Rennies na farmácia mais perto, ou então algo ainda tem que ser muito bem explicado.
Como ainda tenho mais umas coisas a dizer, deixo Suspenso, sim eu tenho essa legitimidade, este tópico para mais logo vir acabá-lo. entretanto, sintam-se à vontade de dizer alguma coisa. ate ja!
|
Voltar acima |
|
|
Gonçalo Magalhã Rookie
Data de adesão: 03 Novembro 2007 País: Guatamala Mensagens: 15
Estado:
|
Colocado: 21 Outubro 2008 às 14:30 | IP Registado
|
|
|
Como contínuo sem muito tempo, deixarei mais uma outra ideia.
Li que finalmente o Luis Vaz decidiu comentar o episódio que se passou. A meu ver, peca por tardio. Por outro lado, o rui bloqueou imediatamente o tópico, sem me dar o direito de resposta que todos tiveram quando pbliquei os meus posts. Compadrio ou coincidência, nao sei, mas parece haver uma clara violação ao direito de expressão, tão bravamente adquirido aquando de um famoso 25 de Abril, ao longo de todo este episódio. Mantenho o que disse num dos meus últimos posts do tópico entretanto estranhamente bloqueado, ao não comentar mais os episódios da corrida. Contudo, ainda que nao seja a intenção deste tópico, antes pelo contrário, terei de o utilizar para ressalvar apenas uma ideia: se o luis vaz admite o seu erro e a sua culpa o impede de participar no campeonato, porque nao se redime pedindo-me desculpa pelo que fez? Já nem digo pessoalmente, como mandam as regras da hombridade e cavalheirismo, mas pelo menos uma chamada telefónica da sua parte fá-lo-ia recuperar um pouco da sua dignidade... Eu, pelo meu lado, fi-lo no momento, quando me dirigi ao luis. Em relaçao ao seu pedido para que o rui nao me "castigasse", tenho de concordar e reiterar o que em cima escrevi: tambem nao consideraria justo uma puniçao ao luis, pelo menos nao aquela que o rui pretende aplicar a dois concorrentes ainda nao identificados. Para mim o que se passou no sábado acabou ali. Nem teria qualquer atitude de vingança, como transmiti ao luis mello, em évora, muito pelo contrario. A minha "vendetta" passa por transmitir na pista que sou melhor que ele, como ja ficou demonstrado. Em relaçao ao outros pilotos, mantenho sempre a intençao de me divertir mas claro, se fosse para ser pouco competitivo ou deliciar-me com vitórias morais, ficava em casa a jogar playstation.
mas mais uma vez me parece importante reflectir sobre o seguinte assunto: sob que base regulamentar assentam os castigos impostos pelo rui? devemos todos participar num campeonato onde as regras sao criadas à posteriori das situações, à nossa revelia? nao deveriamos saber de antemão todas as normas que regem as corridas? a meu ver sim, e se por lapso do organizador ou por qualquer outra razao que foge á minha responsabilidade, nao estao impostas quaisquer normas que permitam o castigo que o rui aplicou, deve este mesmo castigo ser considerado ilegal e desprovido de qualquer legitimidade, sendo que para melhor esclarecimento de todos, deveria haver uma declarção de invalidede da parte do rui. ja viram se a F1 funcionasse assim? "ah e tal, vamos castigar o hamilton porque é ingles e eu gosto mais dos espanhóis". E nem vale o impiedoso argumento de que isto é um campeonato de amigos, que nao é preciso tanta coisa, que ninguem quer ganhar porque só nos interessa a amizade... vê-se a quantidade de toques e discussoes aqui mesmo no fórum que não é essa a realidade do campeonato. E mais, nao pagamos 5 euros para correr: €50 para a corrida, €90(?) de inscrição, mais alguns €50 para deslocação e alimentação, isto no meu caso dividido por dois dado que o meu irmao tambem entra. façam as contas e reflcitam, acham mesmo que devemos ter um campeonato de tal forma desregulado? e devemos ser vítimas de uma total discriccionariedade da parte do organizador no que toca aos "castigos"?
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 21 Outubro 2008 às 20:05 | IP Registado
|
|
|
Para que este tópico não continue um monólogo, boto aqui a minha opinião.
Não sou organizador, nem nunca fui. Meti-me a organizar algumas participações em TITs, 24h e coisas afins, mas não é o mesmo que organizar um troféu, campeonato, ou seja o que for.
Nem sequer me passa pela cabeça a dor que o Rui não deve sentir ao ver toda esta confusão. Nem imagino as dúvidas, as indecisões, as hesitações, que poderá ter tido antes de tomar uma atitude, que pode não ser a ideal, mas nem me parece que fosse assim tão má. Não me pareceu que houvesse o radicalismo de banir alguém do grupo: de alguma forma era uma tentativa de manter o grupo, excluindo 2 pilotos do campeonato deste ano, mas mantendo-os perto de nós.
Desde o início que manifestei que gostaria que continuássemos todos na mesma, como amigos e que mesmo que o Gonçalo e o Luís não conseguissem resolver as suas feridas, as tentassem manter para si, de forma a prosseguir a harmonia geral.
Ajuizou o Rui, face às reacções de todos, aqui expressas e por outros meios, que tal não era possível. Mais do que qq regulamento, acho que o esforço que o Rui põe há anos na organização deste troféu lhe dá esse direito.
Se falhas há, serão falhas de todos nós que não conseguimos ultrapassar serenamente a 1ª crise séria do grupo, de que me lembro - não só falhas do Rui.
Caso não concordem comigo, deixo bem claro que eu pelo menos acho que falhei. Empenhei-me em tentar ajudar a ultrapassar a situação e duvido que tenha havido algo positivo no meu contributo - se é que não houve mesmo negativo.
Eu vou para Évora com um sentimento de derrota e saudade dos companheiros que faltam.
Com os que ficam, espero ter aprendido algo com este episódio: passar a rezingar menos e divertir-me mais.
Abraços a todos, até Évora ou até à próxima,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 22 Outubro 2008 às 01:39 | IP Registado
|
|
|
Liderança é algo que, podendo ser aprendida nas suas linhas
teóricas genéricas nos bancos da escola, terá de fazer parte do ADN dum
indivíduo para que este seja reconhecido como movimentador de massas e a quem
se lhe dá o privilégio de “legislar” sem consulta prévia, para a resolução de
situações extremas.
O leader terá que ser exigente, persuasivo, íntegro,
diplomático e flexível para que os seus “seguidores” o reconheçam como o defensor
do bem comum ainda que possa haver dissidentes.
Num propagado sistema democrático o dissidente deve
acautelar que o interesse maioritário não seja posto em causa pelas minorias
sendo que estas podem e devem manifestar-se no sentido de desenvolverem o seu
lobby para a defesa de futuras situações.
Permita-se-me este intróito para também mandar umas bocarras
neste tópico a bem do direito de opinião.
Começo por dizer que não me movem ( em toda a minha vida
nunca o fiz pelo que não o ia agora fazer nesta questão ) interesses
corporativos, e a minha qualidade de organizador dum grupo também de karting,
não me leva a tomar, por isso, a defesa do organizador de outro grupo
congénere.
A particularidade de ser organizador dá-me, isso sim , o
desprendimento necessário e suficiente para poder espadeirar à esquerda e à
direita sem o castrador sentido de censura na defesa do nacional porreireismo.
Por também ser organizador , passei já das questões de lana
caprina às de verdadeiro insulto e total desrespeito interpares para cuja
resolução foram tomadas as acções achadas mais convenientes a cada tempo. Essas
não estavam previamente “legisladas” e nem por isso deixaram de ser tratadas.
Muito bem.
Eu acho que neste caso ( Campera – 1ª prova do campeonato
ORMEI 2008/2009 ) o assunto está há muito tempo bem escalpelizado e qualquer
tentativa de defesa de qualquer das partes, peca por excesso de protagonismo e
não conduz à serenidade que, afinal se pretende.
Continuo a defender que a resolução do diferendo não deve
passar para as mãos de pseudo-paizinhos ! Deve ser dirimido pelos próprios se,
e quando, o entenderem.
Tudo na vida tem o seu tempo de maturação e estas situações
não escapam à regra.
Por favor não vejam o gaijo dos cabelos brancos a mandar
bitaites de LaPalice mas apenas um tipo que tem no seu curriculum algum
traquejo na gestão de conflitos ( não estou a falar de karting ) e que tem para
si que esta porra já fez verter mais tinta do que a que merece.
Há coisas bem mais importantes para se resolverem e quer o
Gonçalo quer o Luís terão que se modernizar e deitar os orgulhos à bardamerda e
darem a mão à palmatória sem ressentimentos !
Não procurem mais bodes expiatórios ! Os únicos culpados
foram vocês portanto nada de chamar agora à colação o organizador ou qualquer outro elemento ! Isso só servirá
para se causarem as naturais fracturas no grupo ( eu defendo aquele, tu
defendes o outro, então somos inimigos !) o que é de evitar a todo o custo.
Neste propósito, gostava de dizer que não voltarei ao tema a
não ser em defesa da honra.
Cumprimentos a todos, haja bom senso e até Leiria ! António Matos
Editada por Garcia de Matos na 22 Outubro 2008 às 16:48
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta. Este tópico está bloqueado.
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1172 segundos. |
|
|
|