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Assuntos Diversos
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Assunto Tópico: Peças Saltadoras vs Segurança Nova mensagemNovo tópico
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Jose Carlos Mag
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Troféu Manobras Paralelas - AEGA

Data de adesão: 27 Dezembro 2004
País: Portugal
Mensagens: 89

Estado: Desligado
Colocado: 24 Junho 2008 às 18:07 | IP Registado Citar Jose Carlos Mag

Caro Garcia de Matos

 

Em relação aos parachoques saltarem ao minimo toque, não posso concordar, de modo algum, que seja uma boa opção.

A introdução deste apendice nos karts, está directamente ligado á segurança. Antigamente os karts não possuíam o parachoques em plástico, sendo o mesmo em metal. Depois de alguns acidentes dos quais resultaram ferimentos em pilotos, por serem atingidos com os parachoques em ferro, foi idealizado e aplicado o parachoques em plástico, tendo este sido evoluido para o actual que conhecemos.

Repare que em Fátima, num toque , ligeiro ou muito forte, o parachoques salta de imediato, deixando de cumprir a função para que foi idealizado.

Já dei conta da minha opinião a responsáveis do kartódromo sobre este assunto. Aínda á duas semanas houve um acidente do qual resultaram algumas mazelas num piloto, exactamente por o parachoques ter saltado, tendo o piloto sido atingido com os ferros frontais de outro kart, nas costas.

Este desporto envolve riscos, que devem ser minorados ao máximo. Não acho que se deva colocar a segurança de lado, para tentar evitar alguns toques.

Os comissários que estejam atentos e as direcções de prova que ajam em conformidade, penalizando os pilotos "caceteiros", em vez de estarmos a pôr em causa a segurança dos pilotos. Já reparou que quem se pode magoar com esta pratica, não é o piloto que bate, mas sim o que sofre o toque?

 

Melhores cumprimentos

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Garcia de Matos
Organizador
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In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal
Mensagens: 777

Estado: Desligado
Colocado: 24 Junho 2008 às 19:48 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Caro José Carlos Magalhães,
Agradeço-lhe o seu comentário e a sua oposição justificada à minha apreciação aos "narizes voadores".
É a minha vez de não concordar e passo a expôr os meus porquês.
1º - O nariz é de facto um elemento de segurança mas não é pelo facto de ter saído que a põe em causa pois o piloto é obrigado a ir de imediato para as boxes para a devida reposição ;
2º - Pedir aos comissários de pista e directores de prova que ajam em conformidade penalizando os "caceteiros" soa-me a mais do mesmo sabe porquê ? Também ando de karts há 20 anos e sou organizador há um par deles e sempre peço para que se seja rigoroso nesse pormenor e qual o resultado ? É ler os comentários nos diversos foruns para se verificar que é um tema que dá água pela barba , não concorda ? Nesse sentido, venham medidas bem mais explícitas !;
3º - É evidente que este desporto tem os seus riscos mas deixe-me pôr a questão de outra maneira. Acha que é maior o perigo de levar com os tais ferros nas costas do que os acidentes provocados pelas cacetadas ?

Continuo a preferir esta solução ( se houver a assumpção de que as corridas de karts não são corridas de carrinhos de choque ) à lei da bordoada.
Passamos com muita facilidade ao branqueamento destas situações limitando-nos todos a parodiar com os caceteiros e na próxima corrida ... há mais.
Sei que o meu amigo é um experimentado e afamado piloto e espero fazer coro consigo na obtenção da melhor segurança para os pilotos mas não diabolizemos as medidas activas de a conseguir em favor daquelas que flutuam ao sabor das boas ou más disposições e/ou níveis de testosterona quando vamos para a pista.
Essas, a meu ver, devem ser pura e simplesmente banidas.
Para ser coerente comigo mesmo, e naquela óptica de que quem está mal muda-se, não entro em campeonatos onde impera a lei do "chega-te-para-lá-que-eu-tenho-que-passar" e vou-me mantendo na tranquilidade dum grupo que embora ainda não tenha conseguido impôr este procedimento, caminha a passos largos para esse resultado. Na nossa última corrida em Fátima este assunto foi consensual.
Dei-me ao cuidado de "consultar" outro grupo ( Ases pelos Ares ) com a mesma experiência nestes karts e igualmente aplaudiram o método como altamente meritório.
É uma opinião que vale o que vale mas fui sacá-la por se tratar dum grupo de enormíssima experiência e gabarito.

Um grande abraço,
António Matos
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APValle
Master
Master


Data de adesão: 03 Novembro 2007
País: Portugal
Mensagens: 236

Estado: Desligado
Colocado: 24 Junho 2008 às 20:41 | IP Registado Citar APValle

Só espero que não se lembrem de inventar uma garra especial que solte o motor em andamento !!!! 

Parece uma frota descartável !!!


Editada por APValle na 24 Junho 2008 às 20:43
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Jose Carlos Mag
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Troféu Manobras Paralelas - AEGA

Data de adesão: 27 Dezembro 2004
País: Portugal
Mensagens: 89

Estado: Desligado
Colocado: 24 Junho 2008 às 21:53 | IP Registado Citar Jose Carlos Mag

Caro Garcia de Matos

 

O problema da segurança é exactamente a falta do parachoques de plástico quando ele é mesmo preciso. Ou seja, num acidente mais violento, e eles acontecem quando menos se espera, o parachoques salta de imediato e já lá não está no seguimento do acidente, no exacto momento em que faz falta.

Conforme referi, á duas semanas aconteceu um acidente muito feio, que podería ter tido consequencias gravissimas.

Um piloto com problemas mecanicos seguia muito lento na subida depois da parabólica, logo a seguir á chicane. O primeiro classificado, que levava colado o segundo, ao fazer a chicane foi surpreendido com o kart muito lento na pista, não conseguindo desviar-se. O choque foi em cheio e quase a fundo. O dito parachoques saltou logo e o kart que bateu, galgou por cima do da frente indo embater com os ferros nas costas do piloto.

Não é a falta que faz na volta em que o kart vai á box recolocar o apendice.

 

 

Quanto a piloto, não chego sequer a mediano. hehehe

 

No que toca acomissários e directores de prova, recorde-se das últimas vinte e quatro horas de Almeirim, quando foi abalroado quase no fim da prova. De imediato penalizei o piloto.

 

Penso que se deve continuar a lutar no sentido de se "educar" os pilotos em pista, esta luta não pode ser abandonada, nem se pode abrandar a sua prosecução. Assim como se tem que continuar a exigir da parte desportiva dos vários kartódromos, que actuem.

Quanto á segurança, essa é que não deve ser diminuída.

Claro que os toques também podem ser perigosos.  Mas devemos ir por outro caminho que não diminuir a segurança

 

Melhores cumprimentos

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Paulo Figueired
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VIRUS Kart

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 241

Estado: Desligado
Colocado: 24 Junho 2008 às 23:25 | IP Registado Citar Paulo Figueired

hmmm, sobre este tema quente (já vou aos mais mornos), apraz-me dizer/escrever uma coisa.
Conhecendo a "oficina" de Fátima, aposto em como estão muito preocupados... com a frota!!!
Dúvido que a preocupação seja a segurança do piloto.
Quanto aos toques, bordoadas e afins, desejava que os responsáveis dos kartódromos não tivessem "medo" de perder os clientes. Por vezes é mesmo essa a ideia com que fico. Mas admito que possa existir outra razão não menos plausível.
Para quem conhece os clientes do Funpark, decerto reconhece que são maioritáriamente condutores de 2 tempos.
Não quero abrir outra guerra entre 2T e 4T, mas é do conhecimento geral que as corridas de 2T são muito mais agressivas e onde a oportunidade de ultrapassar apenas aparece uma vez... só que a maior velocidade. Logo, a agressividade de condução aumenta exponencialmente. Todos os "buracos" são pontos de ultrapassagem, daí a agressividade de que falo e talvez o motivo pelo qual os comissários são tão permissivos.
A ideia do Alexandre também me parece de realização fácil para as mentes preocupadas do Funpark.

Sobre o assunto "24 Horas de Almeirim", espero que o António esteja completamente recuperado do braço. O José Carlos Magalhães pode confirmar, que fui o primeiro a concordar com a penalização imposta ao "meu" piloto. 

Vamos aos assuntos mornos.
Conforme disse de viva voz na cerimónia de entrega de prémios do último Troféu Ormei, este ano não participarei.
Participar no IHSV ou Just4fun, estava (da minha parte) dependente da participação de pessoas que estimo (sem desprimor por qualquer dos outros).
No entretanto, surgiu um novo dado para a equação. A minha filha mais nova está a participar até ao fim do ano na Escola do Euroindy, pelo que os meus objectivos alteraram-se um pouco.
A partir de agora, e sempre que a minha família "autorize", fim de semana em que eu não tenha corridas agendadas, serão preferencialmente passadas no Euroindy.

__________________
Paulo Figueiredo
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Jose Carlos Mag
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Troféu Manobras Paralelas - AEGA

Data de adesão: 27 Dezembro 2004
País: Portugal
Mensagens: 89

Estado: Desligado
Colocado: 24 Junho 2008 às 23:45 | IP Registado Citar Jose Carlos Mag

Pois agora é que vais ver como elas mordem.

 

hehehehehe

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Jose Carlos Mag
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Troféu Manobras Paralelas - AEGA

Data de adesão: 27 Dezembro 2004
País: Portugal
Mensagens: 89

Estado: Desligado
Colocado: 24 Junho 2008 às 23:46 | IP Registado Citar Jose Carlos Mag

E é verdade. o PMF estava integralmente de acordo com a penalização, desde o inicio.
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Paulo Figueired
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VIRUS Kart

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 241

Estado: Desligado
Colocado: 24 Junho 2008 às 23:50 | IP Registado Citar Paulo Figueired

Embora posteriormente, outro piloto me tivesse explicado melhor o "acidente".

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Paulo Figueiredo
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Jose Carlos Mag
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Troféu Manobras Paralelas - AEGA

Data de adesão: 27 Dezembro 2004
País: Portugal
Mensagens: 89

Estado: Desligado
Colocado: 24 Junho 2008 às 23:53 | IP Registado Citar Jose Carlos Mag

Pois, mas isso foi depois. A primeira leitura foi a que deu origem á penalização.

 

Depois de dáda.....

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Paulo Figueired
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VIRUS Kart

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal
Mensagens: 241

Estado: Desligado
Colocado: 25 Junho 2008 às 00:03 | IP Registado Citar Paulo Figueired

E é assim que tem de ser. Custe o que custar!

Ao contrário do que já ouvi muitas vezes, para mim, na dúvida penalização para cima!

Só assim alguns pilotos ganham respeito pelos adversários em pista.

__________________
Paulo Figueiredo
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