Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: Fafe - 14 de Julho 2012 -crónicas Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 10 Julho 2012 às 15:35 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Mais uma jornada que se completa e que deixou excelentes recordações quer do ponto de vista desportivo quer lúdico ( gastronómico, convívio, etc. ).

Do ponto de vista kartista, houve imensas desistências por motivos vários mas os presentes souberam abrilhantar a prova e dar-lhe a emoção necessária com grandes despiques, alguns abalroamentos sempre indesejados devido aos prejuízos desportivos a que dão origem mas, felizmente, sem consequências na integridade física das vítimas.

Os karts com o seu chassis Birel são, de facto e na minha opinião, talvez a melhor opção nas provas de troféu e mais uma vez a frota de Rilhadas esteve absolutamente à altura das solicitações.

Na grelha de partida éramos 11 e houve debutantes à pista.

Os treinos demonstraram que a prova seria, como sempre, renhida com 7 pilotos no mesmo segundo e os restantes 4 pilotos todos no segundo seguinte.

Arranco da 7ª posição a 7 décimas do cabeça de lista ...

A pista é muito técnica mas rápida onde as ultrapassagens não são fáceis.

A prová-lo, dos resultados dos treinos para os resultados da 1ª manga houve apenas um ganho de uma posição, mantendo-se, portanto, a mesma ordem da partida.

Na 2ª manga, pessoalmente faço um arranque muito bom e na 1ª curva estava em segundo. Um pouco mais de adrenalina ao máximo e à entrada na recta da meta ao concluir a 1ª volta estou em 1º.

Os calcanhares ardiam-me pois notei a presença de um grupo de 3 "artistas" a tentarem chegar-se ...

Aguentei a pressão e fisicamente sentia-me muito bem...

A certa altura noto que abri ligeiramente  desse grupo e meti a faca nos dentes disposto a limpar a manga.

E assim prefaço no comando, 20 das 26 voltas ...

Na fatídica 20ª o pé pisou um tudo nada forte demais para a travagem do fim da recta da meta e lá vai alho ! Princípio de pião e incapacidade do motor responder a tempo de evitar o barrete ...

E lá vai 1, lá vão 2 e já agora lá vão 3 duma assentada !!!!

Estava tudo estragado mas a corrida estava no fim e não consegui retomar o ritmo e lá veio o 4º !!!

Fiquei com um melão imenso mas a 3ª manga foi mais do que suficiente para fazer esquecer a pixotice e voltar ao avião que tínhamos alugado para regresso a Lisboa onde a velocidade de cruzeiro e a climatização permitiu uma viagem excelente, uns sonos profundos e uma aterragem fenomenal !

Vamos para férias e espero que se recuperem pois Almeirim espera-nos em sentido contrário ao da 1ª prova deste ano no próximo dia 15 de Setembro.

Abraços e parabéns a todos em geral e aos campeões em particular.

António

Editada por Garcia de Matos na 16 Julho 2012 às 13:16
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

NAMo
=
=

Data de adesão: 14 Novembro 2011

Colocado: 18 Julho 2012 às 18:15 | IP Registado Citar NAMo

Esta cronica tem que ser breve, porque nao me ajeito a escrever no
pda. Tinha ficado com muito boa impressao de Fafe o ano passado
e as expectativas de um bom resultado so nao foram na plenitude
porque uma vez mais vi a possibilidade de ter consigo um primeiro
lugar na segunda manga ser abalroado. se tivessemos o premio de
infortunio devia estar no primeido lugar. obrigado oa Ze Fonseca
pela boleia. abracos

João Gonçalves
Racer
Racer

Data de adesão: 29 Junho 2008

Colocado: 18 Julho 2012 às 22:52 | IP Registado Citar João Gonçalves

Mais uma jornada IHSV, desta vez em terras de D. Afonso Henriques. Pena o elevado número de ausências. Seriam mouros (e moiras...)??? LOLLOL

A viagem foi óptima e aproveito para deixar os meus agradecimentos ao Zé Luís pela boleia e aos três (Nuno Moura e Zé Vieira incluídos) pela excelente companhia durante a mesma.

Na parte desportiva tenho que confessar que a Pole me surpreendeu, já que no ano transacto não fui particularmente eficaz nesta pista (ou nestes karts...). Desta vez falhei a partida e o Zé Vieira assumiu o comando, posição que manteve durante quase toda a corrida, fruto duma condução irrepreensível que tornava inglórios os meus esforços para o tentar passar. Quando estava prestes a aceitar como definitiva a 2ª posição entrou um terceiro elemento no jogo que veio alterar a ordem estabelecida até então. O Jorge Fonseca lutava com um Kart asmático e viu-se na contingência de ser dobrado por nós. O Zé falhou ligeiramente a tentativa de dobragem e eu aproveitei da melhor maneira conseguindo retirar-lhe o comando. Mas a luta continuou intensa até ao final, com o Zé a exagerar na correcção ao devolver-me de novo o comando após uma tentativa de ultrapassagem que terá achado um pouco forçada. São assim os "Gentleman Drivers"...

Segunda manga com saída da última posição da grelha, posição mais que privilegiada para assistir aos embrulhanços já habituais nas primeiras voltas. E foram essas diversas carambolas que me fizeram ascender à 3ª posição, atrás do António Matos e do Pedro Rafael. A luta com o Pedro ora nos aproximava ora nos afastava do António, mas ele a poucas voltas do término da corrida falhou a travagem na direita após a recta da meta e deixou-nos na frente. E assim continuámos até ao final. Apesar de estar ligeiramente mais rápido que o Pedro nunca consegui concretizar a ultrapassagem, pois esta pista é muito escassa em pontos para esse efeito e ele também soube sempre defender muito bem a posição. A prova terminou, como habitualmente, com um óptimo almoço no restaurante do Clube de Golf.

Espero revê-los (e desta vez a todos e a todas!!!) a 15 de Setembro em Almeirim.

Boas Férias!!!

JG  

Voltar acima Ver João Gonçalves's Perfil Procurar outras mensagens de João Gonçalves

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 19 Julho 2012 às 21:31 | IP Registado Citar LSMello

Que eu vá caindo em posições cada vez mais recuadas na classificação do IHSV é um facto perfeitamente natural, face ao aumento de andamento generalizado, que só tenho de aplaudir. Agora aquilo que não consigo entender de forma nenhuma é a minha queda na ordem com que são escritas as crónicas. Nessa classificação peculiat, uma posição abaixo do 2º lugar nunca me deixaria satisfeito - e isto pq o 1º está reservado para o nosso organizador. Este ano raramente consigo um lugar no pódio. O que raio se passa comigo ?... Bom, num modesto 4º lugar, vamos lá à crónica.

Adoro o circuito de Fafe, mas acho que a prova devia decorrer de uma forma diferente, em vez de uns treinos e 2 mangas, devíamos fazer 3 treinos, dada a enorme dificuldade em ultrapassar limpo. Ganhava quem tivesse a melhor média da melhores voltas de cada sessão.

Fiquei à frente do comboio nos treinos, que é algo que nunca gosto, pois falta-me um referencial de andamento e de pontos de travagem. Só após ter sido ultrapassado (acho que pelo Zé Miguel) é que consegui fazer umas voltas mais jeitozinhas, mas que não deram para mais que um 4º lugar.

Após uma partida cuidadosa, formou-se um comboizinho, com todos nos lugares de origem. Logo nas 1ªs voltas fui surpreendido por uma travagem do Rui Mealha e entrei-lhe pela traseira. Esperei que retomasse o andamente e o Nuno Moura tb esperou - ou não encontrou sítio para passar, não sei bem. E lá continuou o comboiozinho. O Rui era mais rápido que eu no final da recta da meta, eu era mais rápido que ele nas curvas superiores.

O comboio assim continuaria sem muita diversão, pois eu jamais conseguiria passar o Rui de forma limpa. Para quebrar um bocado a monotonia, abri para o Nuno Moura me passar. O Nuno levou uma volta a fazer o que eu não consegui em 10: passar o Rui. Eu perdi um lugar e acabei em 5º, mas sempre foi mais engraçado.

Para a 2ª manga, os cuidados e caldos de galinha na partida permitiram-me ganhar 3 posições, que vim a perder 2 voltas depois, ao tentar ultrapassar o Cartucho. Daí em diante fui ganhando posições com os piões do Nuno, do António, do Zé Miguel. Vi-me atrás de 2 pilotos que literalmente fizeram todos os possíveis por se matar: Pedro Rafael e João Gonçalves, enquanto eu fiz todos os possíveis para não apanhar com nenhum estilhaço, travando sempre mto mais cedo que eles e mantendo o meu kart sempre em sítios onde havia asfalto. Foi engraçado de ver, mas acho que houve algum exagero na luta. Ainda por cima, não se conseguiram matar e eu lá fiquei pelo meu 3º lugar, coladinho na meto, com o bafo de mais 2 ou 3 pilotos no meu pescoço.

Uma prova muito divertida, nesta despedida para férias.

Quanto ao almoço, como havia um pedido expresso do Nuno Moura para tentarem despachar-se cedo, não fiz eu o mesmo pedido. No final fui eu que tive mesmo de sair mais cedo, enquanto o Nuno aproveitou até ao fim - não me parece justo. Desculpem lá a minha saída à francesa, especialmente os meus passageiros e os condutores a quem os impus, mas teve mesmo de ser.

Agora vem aí a temporada de vela em S.Martinho do Porto, muito mais saudável, tb com muita adrenalina, mas sem lutas em pista. Considerem-se todos convidados para aparecerem de improviso e dar uma volta de Laser II - assim o vento o permita.

Abraços a todos, até Setembro, o mais tardar.

Luís.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Jorge Fonseca
Racer
Racer

Data de adesão: 20 Janeiro 2008

Colocado: 19 Julho 2012 às 23:10 | IP Registado Citar Jorge Fonseca

Caros amigos pilotos,

Fafe não vai ficar na História como uma das minhas melhores classificações, mas também não será das piores (mesmo assim creio que fiquei em 11º).

Mas, se desportivamente, as coisas não foram brilhantes, tive em contrapartida um fim de semana memorável.

Das recordações que dele guardo já partilhei convosco as fotografias que enviei por mail, sob a forma de apresentações Power Point e que espero que tenham recebido e que estejam a conseguir ver e editar as fotos de que mais gostem. Se assim não for, digam.

Ainda tenciono mandar, na próxima semana, algumas fotos dos sítios que visitámos no Sábado e Domingo, e que vocês poderiam também ter visto, se não viessem a correr para Lisboa.

Quanto à prova, propiamente dita, fiquei de facto um bocado desapontado, porque verifiquei logo nos treinos, que não tinha andamento para nada.

O Zé Luís, que não conhecia a pista, afastava-se de mim a olhos vistos - e ainda só estava a treinar. Depois verificou-se que ele fez uma grande corrida e, se não fossem alguns azares, teria conseguido uma classificação brilhante. Mas, em todo o caso, eu deveria tê-lo acompanhado mais de perto.

Na 1º manga levei uma volta de avanço dos dois primeiros, o que também não é costume.

Devo dizer que o kart me parecia bom, respondia bem, travava com muita segurança e por isso não pedi para trocar. Atribuo mais o problema aos 8 kgs de lastro que carreguei. Tenho verificado que em todos os kartódromos em que o lastro é colocado lateralmente e a uma certa distância do banco, as coisas correm mal. Acho que este peso, colocado tão fora do centro de gravidade do kart, causa um grande prejuízo. Noutras corridas pode passar despercebido. Mas com um grupo como o desta corrida (só participaram atletas do "pelotão da frente") não há hipótese.

No entanto, este pequeno fracasso desportivo, foi compensado pelo restante fim de semana. A começar pelo memorável jantar na tasco do Casquinhas e continuando com o almoço junto do kartódromo. O restante passeio, até Domingo à atrde, também correu bem e, assim, ficou bem justificada esta jornada kartística de Fafe.

Faço só uma pequena nota final, para corrigir ligeiramente um facto relatado pelo António na sua crónica. Quem fez a 1ª volta da 2ª manga em 1º lugar fui eu. Só na 2ª volta é que ele (e quase todos os outros) me ultrapassaram. Portanto, os factos por ele relatados referem-se à 2ª volta.

Há que notar que, salvo melhor opinião, essa 1º volta da 2ª manga foi a melhor de toda a corrida. Há pintores que pintam milhares da quadros para conseguirem um obra prima. Para outros bastaria ter feito um (pensem por ex na "Gioconda"). Foi o que eu fiz com esta 1ª volta .. mais vale uma grande volta, em 1º, do que andar na mediania todo o campeonato. Infelizmente as fotografias que documentariam o acontecimento não ficaram bem..

E por aqui fico. Boas férias.

Um abraço do Jorge

Moore Vieira
Racer
Racer

Data de adesão: 16 Janeiro 2007

Colocado: 20 Julho 2012 às 11:08 | IP Registado Citar Moore Vieira

Mais uma jornada, esta de sol a sol, como boa gente do campo que somos...

Em contraste com o ano passado, em que estava com uns quilinhos a mais e com o kart anémico que me calhou e que neste ano deve ter ido ter com o Jorge, a etapa correu-me bem mas podia ter corrido melhor ainda.

Antes de mais nada, quero agradecer ao Luís e ao Zé Luís as boleias, para Norte e de volta ao Sul, respectivamente.

Nos treinos fiquei com boa impressão do kart, consegui aproximar-me e ultrapassar o Luís que é sempre boa referência, o que se reflectiu no 2º tempo ao lado do João Carlos.

Na partida, arranquei um pouco melhor do que o meu vizinho sem me adiantar quase nada, e ao chegar à 1ª curva, ele com receio de me pregar uma fruta (...) levantou o pé e deixou-me à frente. Daí em diante foi uma corrida do elástico, desde a primeira curva até à subida eu ganhava-lhe 3 ou 4 metros, para depois ele me apanhar no topo daquela. Depois faziamos as restantes curvas colados até à 1ª onde eu tornava a afastar-me. Isto era tudo muito bonito se, ao apanharmos o Jorge, com o tal kart anémico ou asmático, lá bom é que ele não estava, eu não fizesse um pequeno erro que o João não deixou de aproveitar passando para a frente. Logo de seguida consigo colocar o meu kart ao lado do dele numa curva para a direita e não conseguindo evitar uma escorregadela para fora, empurrei-o quase para fora da pista, o que me levou a ceder-lhe de imediato a posição. Resultado, 2º lugar com um pequeno sabor amargo.

Para a segunda manga parti, naturalmente, da penúltima posição, e na 1ª curva deixei-me ficar do lado de fora evitando a confusão que se deu e continuou pela pista fora, não conseguindo evitar um toque no Rui, que acho que fez um pião, porque fui empurrado sem conseguir fazer o que quer que fosse. Depois das quezílias, estabilizei em 4º no grupo liderado pelo António, seguido pelo Pedro e pelo João Carlos, tendo logo atrás de mim o Luís. Estando o João a atacar, por tudo que era lado, o Pedro, tentei, na travagem ao fim da recta da meta, colocar-me logo atrás do Pedro, que fazia uma trajectória defensiva por dentro, de modo a não deixar o João recuperar a linha do "apex", mas a coisa correu-me mal, atravessei o kart e foi ver o Luís passar. Quando o António decidiu carregar em força no pedal do travão, vejo o Pedro, o João e o Luís a passa-lo, mas eu já não tive tempo e continuei em 5º. Encontrando-me atrás do António pensei que já tinha visto este filme, mas talvez o "remake" tivesse o fim diferente. Como o António tinha tomado a opção de fazer sempre a travagem ao fim da descida pelo lado de dentro, resolvi, após alguns ensaios, tentar a sorte por fora e assim foi. 4º lugar final, mais uma vez com algum sabor amargo.

O almoço, mais uma vez foi exepcional, a juntar com a sempre agradável companhia de todos.

Um comentário final à prova em Fafe. Os karts são do melhor, a pista é engraçada e o almoço já foi referido, mas é longe como a porra, consumindo em viagem, 7 horas, que apesar da boa companhia, são uma grande seca.

Abraços, boas férias e até Setembro em Almeirim.

Zé Miguel
Voltar acima Ver Moore Vieira's Perfil Procurar outras mensagens de Moore Vieira

ruimealha
Racer
Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008

Colocado: 20 Julho 2012 às 12:16 | IP Registado Citar ruimealha

1) A CORRIDA

Foi um desconsolo ver uma grelha com somente 11 pilotos. Há muito que não participava numa prova tão desfalcada.

Esforcei-me por me redimir da má prestação do ano passado e deu 3º nos treinos. Tentei corrigir os (muitos) erros na 1ª manga mas não consegui acompanhar o João G. e o Zé Miguel, tendo sido passado pelo Nuno M. e quase quase pelo Luís S.M. Acabei num 4º lugar amargo, pois tinha kart para mais, faltando (muito) a habilidade.

Na 2ª manga corrigi os erros, arranquei com grandes cuidados para evitar embrulhadas, senti progressos na pilotagem, até que (salvo erro na 2ª volta) levo um violento toque na parte lateral da traseira, quando travava para atacar um gancho para a dta, o kart é projectado violentamente para os pneus na parte esquerda da pista, faz ricochete já virado a 180º e fico embrulhado e imobilizado com o Zé Manel Palmeirim que não conseguiu evitar a colisão. Quando retomámos a corrida, já tinhamos mais de 2/3 da pista de atraso e fiz uma corrida solitária, com a faca nos dentes, conseguindo passar o Jorge F, que, cavalheiramente facilitou. Acabei em 9º sem culpa nenhuma e fiquei com a corrida estragada, acabando em 9º. No final perguntei quem me tinha atirado para fora da pista sem resposta e só agora soube que foi o Zé Miguel, involuntariamente...

Estes acidentes fazem-me pensar que:

- os directores de corrida deveriam ser mais atentos a casos existentes durante as provas

- deveria haver penalizações

- as corridas deverial ser interrompidas em certas circ**tâncias

- muitos dos resultados são injustos e como tal as classificações (das provas e geral) refletem (muito) distorcidamente a verdade desportiva.

Assim, para mim, acabaram os pontos e classificações, tal como as regras estabelecidas e a partir de agora funcionarei segundo as minhas regras de ética pessoal. Se tal facto não for aceite pelo grupo, amigos como dantes, troco o capacete por isco mais anzól e dedico-me à pesca.

Para que não fiquem dúvidas, sem "hard feelings" para ninguém. `

Só poderei, claro, fazer esta opção se a minha lesão do cotovelo melhorar. A verdade é que fiquei à  beira do desespero com o agravamento das dores NO e não DE cotovelo. 

Parabéns a todos pela coragem e sacrifício para estarem presentes. As consequências materiais e emocionais de realizar 700 km para fazer uma corrida de karts não são pêras doce.

Continuo a pensar que, apesar dos karts serem interessantes, não justifica a deslocação.

2) O SOCIAL

Foi para mim, o melhor! Adorei a companhia na viagem do Zé Manel Palmeirim e do António M. Usando o vocabulário (censurado) da dona do restaurante, achei fantástico o jantar do c****** em Guimarães com os 7 magníficos, a estadia na mansão ao lado do kartódromo e o almoço. O regresso já foi do tipo "venho da festa". O pior, f***-se, foi mesmo a dôr no cotovelo, c******!

Boas férias!

Abraços,

Rui Mealha

Voltar acima Ver ruimealha's Perfil Procurar outras mensagens de ruimealha

Moore Vieira
Racer
Racer

Data de adesão: 16 Janeiro 2007

Colocado: 20 Julho 2012 às 23:34 | IP Registado Citar Moore Vieira

Caro Rui,

A minha postura em pista, como já directamente te apercebeste, procuro que seja o mais correcta e justa na medida em que me for possível. Quando erro sou o primeiro a admiti-lo e se não consigo corrigir na ocasião, logo na primeira oportunidade pelo menos peço desculpa, se é que serve para alguma coisa. No sábado fui empurrado, sem que nada pudesse fazer, contra o teu kart. No fim da manga disse-to explicitamente e se calhar não te apercebeste. Sei que as tuas "regras de ética pessoal" são as mesmas que as minhas, pelo que continuaremos todos a passar uma boa hora de competição saudável.

Abraço
Voltar acima Ver Moore Vieira's Perfil Procurar outras mensagens de Moore Vieira

ruimealha
Racer
Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008

Colocado: 21 Julho 2012 às 10:45 | IP Registado Citar ruimealha

Olá Zé Miguel (em particular) e companheiros em geral:

Muito agradeço o teu esclarecimento. De facto não me apercebi do teu relato no pós corrida. Apesar de corrermos a feijões, a frustação estáva presente em mim, como consequência dos factos que relatei anteriormente, tanto mais que no ano passado estive envolvido num episódio semelhante e esta era a corrida da "vendetta" pessoal contra a minha própria pessoa.

Não discuto de forma nenhuma a tua correcta postura dentro e fora de pista, pelo que não guardo relativamente a ti nem a ninguém o mínimo ressentimento. E aproveito a oportunidade para elogiar a tua fantástica "performance" neste campeonato. Refiro-me aos  resultados (em que estás em grande) e à atitude correctíssima (que é e foi sempre grande).

Já ando há muito nos karts e sei que muitas vezes somos empurrados por alguém que já foi vítima de alguém, mas o "culpado" que origina a confusão nunca aparece e daí a minha observação relativamente aos "directores" de prova que pura e simplesmente não existem. Já fui algumas vezes acusado de ter dado um "marrada" em alguém, quando na realidade era eu próprio também uma vítima do efeito dominó.

No sábado, como te lembras, o verdadeiro causador da confusão nunca se acusou. E eu lixei-me sem ter havido penalização para ninguém. Excepto, claro para mim, que fiquei em antepenúltimo por culpa alheia. Se por vezes há falhas de travagem, já vi também alguns malandros "esquecerem-se" de travar na altura certa, causarem o caos e daí tirarem proveito. Não penso obviamente que fosse o caso no sábado, nem nas nossas corridas, pois felizmente somos um grupo de pilotos correctos em pista. Mas que houve injustiça, houve e a direcção da corrida (?) tinha a obrigação de zelar pelo cumprimento das regras, o que não aconteceu e por isso considero o resultado adulterado, com grande prejuízo meu e do Palmeirim. Então pergunto: regras e pontos para quê? Para não serem cumpridas? Ou somente ocasionalmente?

Assim, a posição que marquei na crónica mantém-se e espero sinceramente ter possibilidades físicas de, pontos e classificações à parte, poder discutir amigavelmente mais algumas corridas convosco. Assim o permita o já completa e irreverssívelmente decrépito cotovelo.

Abraços.

Rui

Voltar acima Ver ruimealha's Perfil Procurar outras mensagens de ruimealha

Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar
Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se

Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum