Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: Palmela - 17 de Março - crónicas Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 12 Março 2012 às 12:25 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Em jeito de pré-crónica deixo já aberto o tópico a quem se queira referir a esta etapa.

Estamos na semana da prova e ultimam-se os preparativos.

Temos um pelotão previsto com mais de 2 dezenas de participantes ainda que alguns dos pilotos residentes estejam ausentes por motivos profissionais e/ou de recuperação de saúde.

Aproveito para relembrar que no sábado dar-se-à lugar à 2ª etapa do campeonato 2012 uma vez que, activa ou passivamente, a concordância com a anulação de Fátima I em toda a sua extensão, foi sufragada pela imensa maioria dos pilotos concorrentes.

Até Palmela ! 

Editada por Garcia de Matos na 12 Março 2012 às 12:28
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 17 Março 2012 às 19:48 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Não será este o tema da minha crónica com a qual terei direito ao pontinho da dia mas gostaria de o lançar para a frente da discussão para que me esclareça quem souber o que se passou.

Como se recordam, o Pedro Fonseca arrancou em 1º lugar na 2ª manga por ter sido supostamente o último a cortar a meta na 1ª manga.

Após verificar as listagens constato que tal não corresponde à verdade dos factos pois os mesmos dão-no como o 22º e não como 25º classificado.

Atrás dele terão ficado o Paulo Querido ( 23º ), o Luís Sarraguça ( 24º ) e o Gustavo Martins ( 25º ).

A ser verdade tudo isto ( estou a ler as listagens ), o Pedro não teria o 1º lugar no arranque da 2ª manga pelo que a sua vitória será, obviamente anulada se se vier a confirmar o que acabo de dizer devendo ser desclassificado. 

Neste sentido aguardo os comentários do Pedro e de quem mais o entender fazer para só depois publicar o ranking.

Abraços,

António Matos

Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 17 Março 2012 às 23:40 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Agora sim, vamos à crónica.

Fazia hoje precisamente 3 meses que jejuava de karting ...

A partir de agora a ver vamos daqui a quantos meses voltarei a dar um arzinho da minha graça ....

As consequências deste interregno são muito notáveis desde a perca do ritmo de corrida aos bracinhos que perdem a força a meio do caminho ....

O dia estava óptimo para uma corrida em seco e Palmela presta-se à presença dum pelotão mais avantajado sem que com isso todos se encarrapitem em cima uns dos outros.

A minha participação seria uma lotaria no que à minha coluna dizia respeito pelo que a condução teria que ser objectivamente cautelosa evitando tudo quanto fosse corrector ou mesmo aproximações demasiadas de quem me precedece.

Feitos os treinos, ficou a noção de que o kart era equilibrado e a permitir um 9º lugar.

1ª manga começada e a breve trecho posicionei-me na 7ª posição.

Uma vintena de metros separavam-me do cabeça de fila ( Luis Mello ) e os restantes separavam-se 2 a 3 metros entre si e eu alarguei um pouquito mais para o 6º numa lógica de evitar algum embrulhanço caso houvesse molhada.

E assim foi toda a manga ...

A noção de que fruto das aproximações algo poderia acontecer ao longo da prova foi motivo para não largar essa preocupação ainda que as atenções se redobrassem uma vez que os espaços diminuíam à medida que nos aproximávamos da meta.

E é claro que os meus receios se concretizaram e as minhas cautelas permitiram-me passar incólume em duas situações de pequenos despistes ganhando mais uma posição.

Perto do fim da manga o Luís Mealha "aconselha" a ultrapassagem ao Rui Mealha na direita após a chicane da recta da meta mas saíu-lhe torto o tiro pois se por um lado o Rui aproveitou, imediatamente enfiei o meu kart no seu seguimento para surpresa total do Luís que deve ter ficado com um belo melão .... digo eu ....

Contas feitas e consigo um óptimo 5º lugar !!

E vamos para a 2ª manga...

Pela 1ª vez participei numa partida IHSV com grelha totalmente invertida e fiquei não só convencido que não é melhor nem pior do que outra partida qualquer mas dá muito mais pica pois o trânsito mantém-se a dificultar a vida "aos mais rápidos" tornando a prova muito mais viva.

Parti da 3ª linha de trás e com o arranque ganhei várias posições sentindo-me capaz de fazer uma boa prova.

Porém, aos 8 minutos e com apenas 7 voltas cumpridas sou vítima dum conjunto de circunstâncias que levaram a um muito feio abalroamento de cujas consequências talvez amanhã me comece a aperceber melhor.

A minha visão do acidente :

O Carlos Abril é apertado na chicane saindo dela em cima do corrector do lado esquerdo fazendo com que o chassis do kart assentasse nele por completo provocando-lhe o despiste.

Em pleno despiste, sai da escapatória em marcha atrás assim entrando novamente na pista.

Nessa altura, para o evitar ( não me lembro se consegui ), fujo para a direita entrando eu no corrector do lado direito tendo igualmente ficado "sentado" com o chassis apoiado e as rodas no ar.

Entrei em pleno no que se chama "seja o que Deus quiser" pois não tinha qualquer controlo sobre a direcção ou travão do kart.

Acto contínuo entro atravessado novamente na pista e sou abalroado por outro piloto.

De seguida, julgo, levo a pancada dita de "golpe de misericórdia" que para além de me ter descolado da backet e lançado a cabeça para fora do kart, fiquei com a sensação que ma tinham arrancado, atravesso em toda a largura a pista e vou parar na terra à entrada da direita que se seguia.

Fiquei bastante mal tratado ao nível de pescoço quiçá das costelas ....

Devo dizer que considero um acidente de corrida não imputando culpas a ninguém mas não suporto a ideia de não ter visto nem sentido qualquer preocupação de quem me deu a bordoada numa clara manifestação de falta de solidariedade, camaradagem, ética mesmo !

Excepção ao Carlos Abril que retomando a estrada para se dirigir para as boxes, parou para saber de mim. Obrigado Carlos !

Recolhidos os "adereços", despedi-me do Carlos e dum amigo que já se encontravam na esplanada e vim-me embora com algum receio da viagem pois estava a começar a ter dores.

Recebi as listagens e por incrível que pareça, não fiquei em último !!! O Gustavo Martins teria desistido na volta anterior !

Quero agradecer os cuidados que me manifestaram posteriormente os Luís Mello, o António Cartucho, o Palmeirim, o José Vieira e o Rui Mealha.

Quero acreditar que possa vir a fazer mais algumas provas. Veremos.

Abraços.

PS - mais uma vez me parece oportuno publicitar a utilidade das pescoceiras e a necessidade de avisarmos os nossos amigos que por vezes convidamos que É OBRIGATÓRIO o seu uso nas nossas provas. Sem ela, hoje, a coisa poderia ter tido um final desagradável ....

Editada por Garcia de Matos na 17 Março 2012 às 23:48

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 18 Março 2012 às 16:04 | IP Registado Citar LSMello

Olá caros amigos,

Quem olhar de fora para os meus resultados em Palmela, não poderá deixar de pensar que foi monótono: 2º lugar nos treinos; 2º na 1ª manga; 2º na 2º manga. É o que se chama regularidade  

A 1ª manga foi disputadíssima, entre mim o Zé Moore Vieira e o Pedro Santos. Saltei para a frente no arranque e estive toda a corrida sob pressão,até que errei na entrada da recta da meta e o Zé aproveitou logo. Tentei atacá-lo logo de volta, mas acabei por ser passado pelo Pedro, numa de várias tentativas falhadas. A seguir foi a vez do Pedro fazer o mesmo que eu e voltei ao 2º lugar. Mais uns qtos ataques ao Zé, até que é ele que erra na entrada da recta da meta e aí vou eu. Infelizmente, eu seria o último a errar, ao tentar dobrar um atrasado no mesmo sítio, escolhi o lado errado e o Zé o certo... e estava traçado o destino, 2º lugar . Infelizmente o Pedro ainda teve um acidente na última volta, desfazendo o grupo dos 3. Foram todos adversários fantásticos . Um aplauso tb para o regresso promissor do nosso Organizador .

Para a 2ª manga, as minhas expectativas eram as mesmas de sempre, com a grelha invertida, ie ZERO !

Só que logo na partida se viu que afinal podia fazer uma corrida mto boa. Arranquei de tal forma bem, pela esquerda, que ultrapassei uns 10 pilotos antes da 1ª curva - a  ponta do meu kart era fantástica e reagi bem ao sinal. A partir daí a técnica foi sempre a mesma: abrir um bocadinho de distância dos pilotos à minha frente antes das curvas, preparar bem a saída, depois aproveitar a velocidade que eles perdiam nas saídas - por causa das lutas entre si - e ultrapassar graças a maior velocidade do meu kart. Assim foi até ao chegar ao 5º lugar, muito fácil, graças a um foguete e à calma adequada.

A partir do 5º, já foi mais difícil. Tive de lutar a sério com o Luís Moura, Rui Ribeiro e Pedro Santos para os conseguir passar. Lutas correctíssimas, diga-se. O Rui foi o mais difícil, pois foi o único kart que andava ao nível do meu em recta - talvez até um niquinho mais. Foi um bom 2º lugar, face a um inalcançável Pedro Fonseca. .

O resultado não altera em nada a minha opinião sobre as grelhas invertidas. Cheguei a ver 4 karts tentarem fazer a chicane da meta lado a lado, à minha frente - obviamente, tirei logo o pé, apesar de vir mais rápido que eles e, obviamente, deu salada entre eles . Mesmo o meu mérito em alcançar a posição que alcancei não foi grande, limitei-me a ter um kart mais adequado para recuperar lugares que os dos meus adversários.

A certa altura da prova vi o António equipado, junto à torre de controle. Não pensei, na altura, que tivesse sido um acidente forte, apenas que estivesse cansado. Ainda bem que está td bem - erva ruim não a queima a geada . Eu levei um toquezinho mais forte por trás, num dos meus abrandares para dar distância e ainda me doem hoje as costelas - bem sei que o António é mto mais novo e atlético do que eu

Já agora, uma palavra quanto à posição do Pedro Fonseca. Não faço ideia da posição em que partiu, mas devemos aceitar a sua palavra. O que me foi dito qdo eu ia para a grelha e ele ainda não tinha ido, foi que ia trocar de kart - por isso partir do fim. Mas olhando para a classificação, vemos que afinal não trocou, o kart foi o mesmo, por isso parece-me natural que tenha partido da posição correcta.

Só uma palavra final para dizer que continuamos a sentir a falta de duas das nossas charmosas colegas, que continuam a não aparecer . Deixar tb os votos para que o João Gonçalves resolva o seu problema doméstico, para que se junte a nós já na próxima.

Até ao Campera (onde vamos dar mto trabalho à bandeira preta e branca do Frederico Viegas, graças à inversão da grelha.)

Abraços a todos, boa Páscoa,

Luís.

Editada por LSMello na 18 Março 2012 às 16:25
Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

NAMo
=
=

Data de adesão: 14 Novembro 2011

Colocado: 18 Março 2012 às 19:14 | IP Registado Citar NAMo

Amigos

As minhas primeiras palavras são dirigidas ao Antonio , ao qual desejo que esteja totalmente recuperado do infeliz acidente em que se viu envolvido e do qual só tomei conhecimento agora ao ler a crónica.

Palmela não é uma pista muito favoravel á minha condução (e peso) pelo que estou bastante satisfeito com o resultado alcançado. Foi uma corrida bastante divertida pela luta que em que me fui envolvendo, na 1ª manga com meu irmão e com o R. Ribeiro e especialmente na 2ª em que fruto da inversão acabamos por ultrapassar os mais lentos.

Destaco as boas provas do L S Mello, muito consistente e do Luis Moura e Rui Ribeiro que por rodarem á minha frente pude testemunhar uma luta por vezes a querer roçar o excessivo mas que deu um grande gozo.

Abraço, NAM

Pedro Fonseca
Rookie
Rookie

Data de adesão: 23 Janeiro 2010

Colocado: 18 Março 2012 às 22:04 | IP Registado Citar Pedro Fonseca

Boa noite a todos,
É com agrado que soube das melhoras das costas do nosso
organizador, ficamos todos preocupados depois do
sucedido.
Esta minha crónica vai ser um pouco diferente, como sabem
houve uma grande “confusão” por causa da minha corrida e
eu vou tentar explicar todos os problema e questões que o
António me pôs de forma a acabar com este grande mal-
entendido.
Treinos: Fui o primeiro a arrancar das boxes, tinha o
kart nº27 e não consegui perceber se era bom ou mau,
acabei os treinos sem qualquer ideia da minha
classificação. Segundo o António, foi no fim dos treinos
que o auxiliar de pista, o tal Carneiro, foi ter com ele
e lhe disse que eu tinha trocado de kart por problemas
nos travões e que não iria sair das boxes porque o
kartódromo era o responsável. Ora aqui é que eu fiquei
surpreendido!!! Como é que o homem foi dizer tal coisa ao
nosso organizador? Eu nem tinha noção do andamento do meu
kart, não havia nada com os travões, não me queixei de
nada, não fui às boxes e não troquei de kart…. Se calhar
confundiu-me com outro piloto?? Fiquei em 12º lugar e só
ai percebi que não podia estar a andar a 100%, mas fiquei
para ver o que dava.
1ºmanga: muito má, não fiz nem uma ultrapassagem e fui
ultrapassado por uns 4 pilotos, sempre a lutar para não
perder lugares, até que ao fim de 20 minutos de prova,
decido ir às boxes, para trocar de kart, e lá, o homem
diz-me que não era nas boxes que se efetuavam as trocas
de karts mas sim junto à grelha de partida, e lá fui eu,
troquei o kart nº27 pelo nº26, com a intenção de ficar
nas ultimas posições para poder partir nos lugares da
frente.
2ºmanga: Fiquei surpreendido por ter de partir das boxes,
pois segundo o tal Carneiro, troquei de kart e por isso
teria de partir de trás, aceitei, mas fui perguntar ao
António e expliquei-lhe que tinha trocado a meio da
corrida e que ainda tinha feito umas três voltas com este
último kart, o António compreendeu e fomos falar com o
homem, ele percebeu e colocou-me na 4º posição, tal como
deveria ser, pois os 3 convidados tinham acabado a prova
atras de mim.
Parti bem, ao fim de três curvas já estava em 1º lugar e
a ganhar distância aos mais rápidos, pois tinham de fazer
muitas ultrapassagens. Durante 10 minutos continuei a
ganhar avanço mas com poucas esperanças pois também não
podia ficar feliz com aquele kart. E foi assim o resto da
prova, olhava para o relógio, comparava a minha posição
com os da frente, ainda vi o António fora de pista e via
a grande luta disputada entre o Rui Ribeiro e o Pedro
Santos, onde mais tarde se juntou o L.S.M. Fiz o possível
e o impossível para não se aproximarem, a correr sozinho
e a ver aquelas grandes lutas, muitos parabéns a estes
três pilotos!
Terminada a prova não ouvi nenhuma chamada de atenção por
parte dos funcionários e fui para casa, de noite percebi
que nem tudo estava bem, devido à 2pré-crónica” do
António.
E foi assim até agora, a tentar explicar ao organizador e
ao resto dos pilotos este mal-entendido, pois penso que
não fiz nada de incorreto.
Muitos parabéns aos vencedores,
Um abraço, Pedro Fonseca
Voltar acima Ver Pedro Fonseca's Perfil Procurar outras mensagens de Pedro Fonseca

santini
Rookie
Rookie

Data de adesão: 15 Novembro 2010

Colocado: 19 Março 2012 às 11:08 | IP Registado Citar santini

Pilotos! Antes de mais quero fazer uma revelação…o Pedro
Rafael é vidente!!!

Passo a explicar…antes do arranque para os treinos o
Pedro diz-me que a minha corrida ia correr bem e que
tinha fé na minhas prestação, ao que eu respondo "…por
acaso até nem me estou a sentir muito confiante, mas
vamos ver como corre…!

Bem dito e bem feito…não fosse o toque que sofri na
penúltima volta da 1ª manga e tinha sido uma prova
perfeita. Mas vamos lá dissecar a corrida!

Partida para os treinos e num ápice me apercebo ter nas
mãos um carro muito equilibrado embora com menos ponta
que outros mas muito fácil de conduzir e que respondia na
perfeição ao que lhe exigia. 4º lugar na grelha de
partida…

A 1ª manga foi competição do inicio ao fim…quer dizer até
à volta numero 22 quando fui abalroado……
literalmente...fiquei lixado com F e quando regressei à
pista vinha tão cego que ia passando o Palmeirim a ferro
numa ultrapassagem de cão…Tive oportunidade ainda na
pista de lhe pedir desculpas pelo sucedido e, muito
embora as desculpas se devam evitar e não pedir…aqui vai
o meu pedido público de desculpas ao Palmeirim!

Foi uma luta muito muito engraçada, muito competitiva e
disputada é verdade, mas sempre correcta com o José Moore
e Luís Mello, com ultrapassagens de parte a parte e
grandes momentos de pilotagem. Venham mais corridas
assim! Final da 1ª manga em 9º lugar…muito pouco para
aquilo que foi a corrida até essa 22ª azarada volta!

Já agora parabéns a moi même pela melhor volta em
01:04.724! Aliás parabéns a moi même pela melhor volta do
dia!

Partida para a 2ª manga lá de trás…e catrapumba…
catraf*da-se…pimba…dou por mim em 6º lugar logo nas
primeiras curvas. Daí em diante foi recuperar posições
até ao 3º lugar final…não sem antes ter uma luta também
muito intensa com o Rui Ribeiro e com o Luís Mello com
este ultimo a levar a melhor no final da corrida. O Pedro
Fonseca estava já a ali…mas não havia tempo para mais.

Uma nota final para as dobragens aos pilotos mais lentos
em pista. Bem sei que Palmela é uma pista com algumas
particularidades até porque pela dimensão da sua frota
permite muitos carros em pista, mas nesta prova vi de
tudo um pouco...desde travagens a fundo na curva antes da
recta da meta a mudanças de direcção bruscas na recta da
meta aquando das dobragens. A minha sugestão em futuras
provas a realizar em Palmela com muitos convidados é a de
"perder" um pouco mais de tempo no briefing abordando
esta temática. Ainda me lembro de quando entrei no IHSV e
das provas que realizava a meias com o Filipe Nunes, e
tal como qualquer principiante também levava umas voltas
de atraso, mas nunca me lembro de ter sido chamado à
atenção por ter dificultado (conscientemente ou não) a
dobragem a qualquer piloto. Fica a sugestão.

Parabéns ao António Matos pelo regresso à competição
(tenho a certeza que veio para ficar) e a todos de forma
geral pelos resultados obtidos!

Editada por santini na 19 Março 2012 às 11:09

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 19 Março 2012 às 14:40 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Já alguém se congratulou por não ser organizador e eu bem o compreendo ....
Julgo que após toda a ponderação sincera que fiz sobre o caso do Pedro Fonseca, só consigo tirar uma conclusão : o Pedro trocou de kart entre a 1ª e a 2ª manga logo teria que partir das boxes na 2ª manga !
Pelo meio ficam argumentações várias e más interpretações, razões pelas quais este caso toma foros de berbicacho.
É por demais evidente que o piloto Pedro Fonseca se vê envolvido em duas questiúnculas seguidas ( Fátima e Palmela ), mas nem por isso passaria eu a decidir de forma diferente à que a minha consciência me dita.
Corro o risco (?) de poder ser mal interpretado por ele, Pedro, mas nesse caso só me restaria compreender a sua frustação e andar para a frente.
Porém, e ainda que, nem o Pedro nem nenhum piloto, devesse sequer questionar o seu lugar na linha das boxes numa situação destas ( consta do regulamento ), a verdade é que foi colocado na 4ª posição da grelha simplesmente porque se assumiu a sua classificação na 1ª manga.
Foi errado e disso me penitencio pedindo clemência pelo simples facto de também eu ter sido enganado.
Não havendo impugnações à decisão, vou considerar as pontuações como as que foram apuradas nas listagens relembrando também que, quando se decidiu a inversão total de grelha, foi alertada por muitos a "injustiça" que se causava se os pilotos tomassem mão do expediente anti-desportivo de parar nas últimas voltas para usufruir da 1ª posição na partida seguinte.
Mais ! Chegou a cognominar-se essa atitude de NÃO PRÓPRIA do espírito IHSV.
Dito isto, ou o Pedro toma a iniciativa de abdicar dos pontos ganhos ou as coisas ficam como estão isto é, o Pedro faz os pontos que fez na 1ª manga e é creditado de 30 pontos pelo resultado da 2ª manga.
Abraços,
António
PS - eu acho que já mereço uns 5 pontos pelas "crónicas" que já escrevi ...

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 19 Março 2012 às 14:46 | IP Registado Citar Garcia de Matos

ACEITAM-SE REDACÇÕES QUE TENDAM A MELHORAR O REGULAMENTO NO SENTIDO DE SE ACAUTELAREM AS TAIS ATITUDES ANTI DESPORTIVAS DAS PARAGENS NAS BOXES.

Obrigado pelas eventuais colaborações
António

Maria Buzaglo
=
=

Data de adesão: 22 Janeiro 2010

Colocado: 19 Março 2012 às 20:55 | IP Registado Citar Maria Buzaglo

Olá a todos,
mais uma corrida em Palmela...
Desta vez não me correu nada de especial mas é sempre bom
estar a andar de kart por isso gostei muito na mesma!
Gostava que tivesse chovido, mas isso também não aconteceu
apesar de ter ameaçado. Espero que para a próxima já chova

Beijinhos a todos e até a próxima corrida!
Voltar acima Ver Maria Buzaglo's Perfil Procurar outras mensagens de Maria Buzaglo

Página de 2 Seguinte >>
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum