|
Tópico: Fafe, 16 de Julho - crónicas
|

|
| Autor |
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 05 Julho 2011 às 15:38 | IP Registado
|
|
|
Não há volta a dar-lhe ! A realização desta prova ( que não estava no memorando de entendimento inicial ) colocou-se ao sermos confrontados com a falta de frota de Oiã que estava negociada para esta data e, por outro lado, ser a alternativa price-perfomance que melhor se colocava para a substituir. Ainda que substancialmente mais longe e fora do perímetro normal das provas IHSV, a organização aproveitou para dinamizar um fim de semana diferente onde algumas valências turísticas ( gastronómica, cultural, hoteleira, etc. ) se manifestassem. O grupo IHSV é de facto sensacional e depois de pesadas as con€€equência€€ inerentes a esta troca, optou pelo retumbante SIM ! que nos levará ao kartódromo de Rilhadas para a 7ª etapa deste nosso campeonato edição 2011. O programa está recheado de bons projectos para os diversos tipos de deslocação que se formaram : há quem vá 5ª feira e se mantenha até sábado ; há os que vão na 6ª feira e regeressam a Lisboa no sábado; há os que vão na 6ª feira e se mantêm até domingo e há os que vão e vêem no próprio sábado. A par da visita sempre muito cultural a Guimarães que se prepara para ser Capital Europeia da Cultura 2012, haverá um jantar especial na 6ª feira em pleno centro histórico da cidade; No sábado, a organização "começará as hostilidades" no campo de S.Mamede ( foi também o local que Afonso Henriques escolheu para mandar uns tabefes à mãe ) onde o grupo se concentrará para posteriormente se dirigir ao kartódromo e, uma vez aí, aparelhar as bestas ( Birel 270 cc ) e dirimir todas aquelas curvas, subidas, descidas, e, ao fim de 1 hora, dirigir-se ao restaurante e banquetear-se com uma almoçarada que dê alento para a viagem de regresso à capital. Com tudo isto, outra coisa não seria de esperar ( para desespero dos troféus de menor acutilância lúdico-desportiva ) que não fosse abrir desde já o tópico para as crónicas e pré-crónicas para aquem assim o entender. Abraços
|
| Voltar acima |
|
| |
Janicas Rookie

Data de adesão: 08 Setembro 2009 País: Portugal Mensagens: 34
Estado:
|
| Colocado: 07 Julho 2011 às 12:41 | IP Registado
|
|
|
Vou comentar já antes da prova, para ver se tenho direito a
2 pontos
António, a frota Birel de Fafe é 270cc ou 390cc?
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 07 Julho 2011 às 12:46 | IP Registado
|
|
|
São uns fabulosos 270 cc !
|
| Voltar acima |
|
| |
Janicas Rookie

Estado:
|
| Colocado: 07 Julho 2011 às 12:48 | IP Registado
|
|
|
Menos mal, assim se adormecer em pista o estrago será menor
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 07 Julho 2011 às 13:04 | IP Registado
|
|
|
A pista, os karts, e eu próprio não te deixaremos adormecer ! Tens toda a viagem de ida e regresso para dormires ! O Jorge já ameaçou : vai a 120 kms hora ! Como ortopedista diz que assim é mais seguro ... Eu, como utilizador, acho que não é menos sensato demorar o menos possível pois assim arriscamos durante menos tempo .... Por causa das tentações, e em tempos em que a Moody's está na moda, vou de véspera ....
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 17 Julho 2011 às 16:06 | IP Registado
|
|
|
Vou tentar inovar alguma coisa nas crónicas que a partir daqui venha a escrever. A inovação basear-se-à fundamentalmente no relato factual da corrida que me fôr possível observar em detrimento das sempre subjectivas apreciações que, com maior ou menor grau de porreirismo, possam influenciar estes inofensivos escritos. Para tal, e na qualidade de piloto interveniente, pouco poderei adiantar para além do que se passe fora do meu perímetro de observação a não ser que os filmes que o clã Fonseca ( ou outros ) possam ser suficientemente conclusivos para o esclarecimento dos "casos da corrida". A 7ª etapa do nosso troféu teve, também ela, os seus casos ( ouvi falar noutros mas a esses não me refiro por tudo aquilo que atrás disse. Para esses, deixo aos intervenientes o relato dos respectivos pontos de vista ). Começarei pelos meus casos. Felizmente foi notório a todo o pelotão que o kart que me coube em sorte para a 1ª manga não se mostrou digno de competir contra quem quer que fosse pese embora o 4º melhor tempo dos treinos para o que contribuiu, provavelmente, o evidente melhor conhecimento da pista que possibilitou certo destaque enquanto os outros pilotos se iam familiarizando com o traçado. Evitarei falar do debilitado estado físico em que me encontro que me impossibilita de certas manobras essenciais ( subir exaustivamente os correctores, por exemplo ) para depois vir para aqui para dizer que se estivesse bom a coisa seria diferente .... Quero participar ? Pois participarei de igual para igual contentando-me com os resultados que fôr angariando mas sem pretensões ganhadoras. Isto não quer dizer que reconheça aos restantes pilotos a liberdade de usarem as técnicas mais agressivas que de longa data tem sido apanágio deste grupo evitar. É ( foi ? ) aliás, um critério diferenciador do IHSV em relação a todos os outros grupos e que fez escola ! Não gostaria de admitir agora que as verdadeiras lições de condução limpa que praticávamos, passassem agora às vulgares conduções do "aguenta que lá vai alho" ou do " chega para lá que agora eu quero passar " ! Tudo isto sem prejuízo dos acidentes próprios de corrida contra os quais só temos que os estudar à posteriori para lhes arranjarmos a justa justificação e mais nada. Vamos lá, então, por partes. Começada a 1ª manga, e porque arranquei dos lugares cimeiros ( 4º - 2ªlinha ), posicionei-me desde logo no top 4 tendo mesmo ( suponho ) chegado ao 3º lugar. Porém, também verifiquei que o andamento do kart não iria permitir mais do que o tempo necessário para um certo espacejamento entre os pilotos para de imediato começarem a ultrapassar-me . Não foi preciso tanto ! Os constantes toques desequilibradores tornaram-se insuportáveis fruto do que me parecia uma estratégia de mau senso pois ocasionariam a tomada do poder sem grande glória e pondo em risco o despiste sempre desagradável. Eu recordo que a pista é uma coisa preta, de alcatrão, onde costumamos deslizar ao longo dos 25 minutos e não aquela faixa mais ou menos verde que está dos lados e que serve para que um tipo não vá de imediato com o focinho contra a parede, dando-lhe a hipótese de parar em segurança e retornar quando fôr possível . Se um dia vier a tomar posse dum kartódromo farei as escapatórias todas em caixas de areia para depois verificar quem são os "artistas" que optam por aquela via para fazerem o que não conseguem fazer pelo alcatrão .... Fui, portanto, vítima inofensiva ( isto é factual !!) de tudo aquilo que configura condução antidesportiva, mas disso dei nota, no intervalo, a quem de direito. Posteriormente, e degladiando-se com um kart que em muito pouco se poderia diferenciar do meu, o Luís Mello não evitou um pequeníssimo toque mas numa altura em que eu estava quase perpendicular a ele ( num gancho ) dando origem a um meio pião que nos imobilizou na pista até ter passado todo o pelotão ..... Corrida estragada com um 16º lugar para mim e (?) um 15º para ele. Na 2ª manga, e uma vez que não iria beneficiar com a inversão da grelha, troquei de kart. Coube-me o que tinha servido ao Paulo Figueiredo que veio ter comigo e alertou-me para a sua dificuldade em virar para a direita e tornar penosa a entrada na recta da meta. Na volta de aquecimento ( volta 0 ) apercebi-me que o travão bloqueava a roda esquerda mas não se manifestava na da direita. Quanto à dificuldade de virar, aí, não tive qualquer dificuldade. Porque troquei o kart, arranquei das boxes. Foi uma belíssima prestação e galopei lugares atrás de lugares até que um enorme pneu rolava pachorrentamente a atravessar a estrada na curva no fim da recta da meta. Também havia uma certa nuvem de terra pelo ar .... Ah!, o Rui Mealha estava a meter-se no kart e ainda tentou fazer a referida curva antes de eu lá chegar. Não conseguiu e fui-me embora. Acabei num excelente 8º lugar depois de 3 interessantíssimas lutas com a Maria, com a Manuela e com o Zé Vieira que demonstraram estar cada vez melhores em pista. Parabéns aos vencedores ( desculpem mas ainda não tenho as listagens e desconheço de todo os resultados ) e obrigado por terem aceite o desafio de Fafe. Pareceu-me ter sido uma aposta ganha ainda que com peripécias menos agradáveis para quem as viveu mas que fazem parte integrante destas andanças....
Dito isto, e repudiando de certo modo que caiam em cima dos meus ombros a responsabilidade de dirimir os conflitos das corridas pelo simples facto de ser o organizador, vou limitar-me a fazer uma observação ( é factual !! ) ao acidente que envolveu o Rui Mealha e o Filipe Nunes. Começo por lamentar que os intervenientes não tivessem conseguido discutir calmamente o assunto e se tivessem extremado posições sempre desagradáveis. Acontece que há imagens filmadas do acidente e que, para mim, são absolutamente identificativas de um acidente de corrida onde os limites são postos à prova ocasionando o que todos sabemos : ao mínimo deslize há problema ! Não consigo ( já vi as imagens dezenas de vezes ) atribuir culpas a nenhum dos pilotos tal como não consigo ver "provocações" anteriores que possam levar-me a pensar na "vingança do chinês" ! Meus senhores, ninguém é obrigado a afinar pelo meu diapasão mas achava bem que, se assim o entendessem, e perante as imagens que serão divulgadas quando o realizador do filme o entender, me ( nos ) dissessem o porquê da discórdia. Mas, por favor, não me venham falar que o piloto que vai à frente trava mais cedo ( cada um trava quando entende, não ? ) nem que o piloto de trás deu toques provocatórios pois tudo serão argumentos de mau pagador !! Para mim, e ainda que pudessem ter havido consequências graves, essas posições são "conversa de chacha".
A próxima prova será daqui a 2 meses pelo que espero que as férias sirvam para acalmar os ânimos e, a mim, para não amolgar mais as L5-S1 e suas adjacentes. Abraços, António
Editada por Garcia de Matos na 17 Julho 2011 às 16:54
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 18 Julho 2011 às 14:13 | IP Registado
|
|
|
A minha crónica de Fafe tem de ser breve, pq a minha passagem foi tb ela breve... e antes não tivesse por lá passado de todo. Não gosto nada de ter uma prova estragada, mas ainda gosto menos de estragar a prova a alguém. Infelizmente foi isso que fiz.
Como o António já disse, fiquei surpreendido pelo relativamente fraco lugar nos treinos, uma vez que era dos poucos pilotos a conhecer a pista. No treinos tive oportunidade de ver o andamento infernal do numo Moura e dei-lhe logo os parabéns qd ainda íamos para a grelha.
A partida foi mto atribulada, mas é difícil que não seja, com aquela sequência de curvas. A certa altura senti que ia para onde me empurravam, não para onde eu queria. Perdi apenas 1 lugar, que recuperei na volta seguinte. À minha frente pude ver que o kart do António pura e simplesmente não subia e depois assiti a uma ultrapassagem, no mínimo mto forçada, de que ele foi alvo.
Como é impossível passar na subida, tentei ajudá-lo, empurrando-o para não perdermos mto terreno. Só que logo a 1ª tentativa redundou em desastre, pois estava perto demais na esquerda do final e, qdo ele saíu ligeiramente mais lento do que eu esperava, acertei-lhe de esquina e ficámos com os karts parados perpendiculares.
A partir daí foi tentar recuperar, sempre a empurrá-lo na subida, a ver até onde chegávamos. A certa altura ficámos atrás do Carlos Abril, que fugia de nós na subida como se ele pesasse apenas 46Kg. Como não nos aproximavamos, acabei por desistir de empurrar o António e ultrapassei-o na 1ª aberta que ele me deu.
Foi aí que verifiquei, que mesmo sem eu empurrar ninguém, o Carlos Abril continuava a ir embora na subida... e na descida ! Só perdia tempo na travagem da 1ª curva, de resto ía impecável. Até que cometeu um erro mínimo, no mesmo lugar do António, e lá passei eu. Mas ficou por aqui, não deu para mais nada. O Carlos acabou coladinho a mim.
Como ía dali para as 24 de Braga e estava a atrasar-me mto, avisei logo que se não houvesse um milagre que me pusesse num lugar onde conseguisse pontos, me ia embora antes do fim.
O milagre pareceu acontecer e recuperei imensas posições nas primeiras voltas. Mas mal a confusão assentou, toda a gente se agarrava a mim e, ou me passava pela relva, ou eu acabava por ter dó e sair da frente para passarem (não é Nuno, António, etc..?). Não valia a pena estar a fazer de rolha e cansar-me e atrasar-me para Braga.
Acabei a prova mais cedo e ala para as 24H - onde me esperavam outras aventuras, de que darei conta depois.
Não sei os resultados da prova, pelo que não os posso comentar. Para além do domínio do Hernâni, da excelente condução do Nuno Moura e pilotagem impecável do Carlos Abril.
Espero que tenham gostado do kartódromo, que eu tanto defendi e que me atraiçoou. Continuo a achar a pista giríssima, foi pena o jerico que me saíu em sortes.
Quanto ao campeonato, de há 4 provas para cá venho a andar inexoravelmente para trás e é melhor esquecer.
Mais uma vez o meu enorme pedido de desculpas ao António. Beijos e abraços, até Setembro.
Luís.
(Notem que é a isto que eu chamo uma crónica breve )
Editada por LSMello na 18 Julho 2011 às 19:06
|
| Voltar acima |
|
| |
Rui Ribeiro Rookie

Data de adesão: 27 Abril 2009 País: Portugal Mensagens: 12
Estado:
|
| Colocado: 18 Julho 2011 às 18:49 | IP Registado
|
|
|
E agora uma crónica verdadeiramente breve, mas que vale à mesma um pontito!! Um circuito práticamente desconhecido, mas que acho muito bonito e muito interessante, um kart com um chassis desconhecido para mim, mas que gostei de conduzir...e um dia particularmente "desinspirado" (sim, ainda mais "desinspirado" que o costume) ...
Era o Hernani sózinho à frente...e eu sózinho atrás . A meio da segunda manga acabaram as forças...e dirigi-me à box!
Gostei: Do EXCELENTE fim de semana!!
Gostei: Da pista e dos karts
Gostei: Do IHSV!
Abraços e até Setembro em Almeirim!
|
| Voltar acima |
|
| |
Nuno NAM Rookie

Data de adesão: 18 Dezembro 2007 Mensagens: 36
Estado:
|
| Colocado: 18 Julho 2011 às 22:34 | IP Registado
|
|
|
Oh meus amigos! Que venham de lá mais estreias como esta.
Um fim-de semana á maneira com actividades e alojamento a condizer. 5     
O pista foi uma agradavel surpresa pelo sobe e desce com que brinda os pilotos "entremeado" com sequencias de curvas infernais, tudo muito bem servido com uns Karts de se lhe tirar o chapeu, pelo menos alguns.
Ao entrar no kartodromo lembrei-me como tinha sido afortunado na ultima estreia que tive, em OIã, conseguindo um fantastico 1º lugar e que seria engraçado conseguir algo do genero.
A volta a pé ao circuito deixou-me de sobreaviso para algumas das dificuldades da pista, bem descritas pelo nosso anfitrião. Obrigado Antonio.
Após a 1ª volta dos treinos fiquei surpreendido pela desenvoltura com que o kart "arregaçava" pela subida acima. Percebi que estava rapido pois fiz os treinos atras do Paulo Figueiredo, tendo algumas oportunidades de o empurrar na subida.
Não esparava o 2º tempo da grelha mas imaginava que estaria muito bem classificado. !ª manga sem historia, apenas tive que suportar uma tentativa de passagem do Pedro Rafael logo na 1ª curva e assistir de bancada ao Furacão Hernani.
Muita expectativa para a 2ª manga. Não arranquei bem e deixei-me ultrapassar pela Manela e pelo Luis Mello. Não esperei muito até que aproveitando a ultrapassagem do Luis á Manela fiz o mesmo e mantive-me na sua cola tambem aproveitando para ir dando uns empurrõezinhos. Depressa o Luis se apercebeu e com todo o cavalheirismo abriu para que eu passar. Obrigado pela cortesia.
A partir daqui colei-me ao grupo da frente e tentei consumar algumas ultrapassagens com o objectivo de pelo menos acabar atras do Pedro Rafael. Infelizmente não consegui muito mais dadas as revirengas que fui forçado a dar face a um Ninja que insistia em fazer a curva 1 em DRIFT. Pe Dros An tos.
Excelente corrida, já precisava de uma assim para me massajar o ego.
Abraço a todos
__________________ NAM
|
| Voltar acima |
|
| |
Janicas Rookie

Estado:
|
| Colocado: 20 Julho 2011 às 12:17 | IP Registado
|
|
|
Já que os comentários antes da prova não me deram pontos
extra, vamos lá fazer a crónica a valer
Fim-de-semana duro. Muitas actividades para fazer a muita
distância umas das outras. A ida a Fafe foi um desafio à
resistência física, mas valeu a pena.
Pista muito gira, envolvente espectacular e a excelente
companhia a que o IHSV nos habituou
Atendendo às poucas horas de sono das últimas semanas e
ao factor novidade da pista penso ter feito uma boa
prestação.
Treinos e 1ª manga bastante razoáveis. A 2ª manga estava
a correr ainda melhor até 3 voltas do final, em que houve
um pequeno percalço com a reentrada do Rui Mealha em
pista, após um teste às protecções do final da recta da
meta, que me valeram uma "atravessadela".
Como o grupo é homogéneo e não quis estragar a prova a
ninguém, nem ter qualquer tipo de comportamento que
pudesse por em causa a integridade física de alguém, dei
passagem aos pilotos que vinham "na minha cola" e lá
passei de 10º para o 17º lugar
Confesso que na altura fiquei um bocadinho assim ,
mas logo que passámos à 3ª manga, com aquele belo manjar
a ira desapareceu
Os meus agradecimentos ao Jorge pela boleia e aos
companheiros de viagem pelo excelente convívio a bordo
Uma nota ao António. Provas destas são muito giras, mas
têm de ser marcadas com mais antecedência para tratarmos
convenientemente da logística.
Beijinho a todos e até Almeirim (se não nos cruzarmos por
aí antes)
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,2227 segundos. |
|
 |
|