|
Tópico: Leiria - 14 de Maio - crónicas
|
|
Autor |
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 16 Maio 2011 às 01:06 | IP Registado
|
|
|
Desta vez começarei a minha crónica pelo fim : não me lembro de ter, no dia seguinte a uma prova, umas sequelas musculares tão gravosoas quanto as deste fim de semana em Leiria! Braços, mas essencialmente os ombros, estão doridos q.b. para atestar o esforço que tive de dispensar para acabar a prova com uma classificação bastante satisfatória em termos pessoais. Aliás relembro umas palavras do Luis Mello quando dizia que um 6º e um 3º lugares com aqueles especímens de karts faziam com que aquelas marcas valessem por primeiros lugares ! Foi gostoso de ouvir ainda que não dessem pontos .... Vamos então ao princípio. Chegados ao kartódromo, desde logo o staff ( D.Helena Praxedes ) se desdobrava em adiantar serviço ( sorteio de karts, pesagens, informações à oficina ) para que conseguíssemos começar a horas o que veio a acontecer com pontualidade britânica ! De notar que o 1º mapa com os resultados dos treinos foi impresso às 11H14 minutos o que prova que começámos mesmo às 11 horas previstas ! Obrigado. Essa sessão de treinos deu para entender que eu não estava com capacidade de me chegar a quem ia à minha frente para o que contribuía a ausência total de travões que me obrigava a abordagens de curvas muito deficientes. Fui à oficina e lá lubrificaram e lixaram os discos mas tudo ficou na mesma. Arrecadei, mesmo assim uma 7ª posição na grelha o que, fruto das circunstâncias não me animava nem desanimava. Grelha formada e lá aparece de forma atabalhoada o semáforo verde sem se perceber como seria a sequência das luzes e a originar o abortar a partida. Nova partida e lá vamos nós. Entre outros, tive duas adversárias como grandes lutadoras durante toda a etapa tendo, no final, ficado ensalsichado ( mais o Luis Moura ) entre as duas ( que luxo !! ) com a Manela Janicas num brilhantíssimo 5º lugar e a Maria Buzaglo no 8º com cagagéssimos de segundo entre todos. Aqui ficam os meus parabéns a ambas e o alerta aos restantes IHSVers para se porem a pau com elas que neste campeonato ainda nos vão surpreender com classificações notáveis ! Podem escrever ! A minha 6ª posição permitiu-me o arranque na 2ª manga da 5ª posição da qual tentaria os impossíveis para a melhor finalização. O Pedro Rafael, partindo de 10º, era esperado lá à frente a provocar deslocações de ar ao fim de poucas voltas mas a coisa não estava a acontecer.... A minha táctica foi ultrapassar todos os que iam à minha frente para ganhar tempo ao Pedro Rafael. A partir de determinada altura conseguia referenciar a quase totalidade dos meus perseguidores à excepções de 2 raposas que, segundo os meus cálculos, estariam colados aos meus escapes ... Não poderia fazer erros nem dar abébias de trajectórias largas o que seria a morte do artista ... A descida em frente à oficina afigura-se-me o ponto nevrálgico para ultrapassagens e havia que manter a porta bem fechada a sete chaves para que "o assaltante" só conseguisse consumar os seus intentos arrombando a porta. Nessa circunstância havia sempre a esperança de que um ataque de surpresa o pudesse fazer desistir das intenções. Errei ! Errei ao abrir mais do que devia a saída da direita anterior e isso bastou para que um calmeirão que não cabe no kart se "amandasse" num arriscado todo-terreno a desiquilibrar-me perigosamente que me fez pensar que a minha corrida acabaria ali mesmo depois de tanto esforço .... Como um "assaltante" nunca vem só, este também trazia um outro colado a ele que trajava de Ferrari e que aproveitou o pé de cabra para terminar o trabalhinho. Na altura achei que o calmeirão se excedera um tanto mas depois, na minha outra corrida para o norte reflecti e achei piada ao episódio e cognominei-me de anjinho pela maneira como facilitei o assalto. Bolas, lá ao fundo esperava-me já a bandeira de xadrez mas .... contentei-me com um 3º lugar e uma vez mais o 3º na classificação geral do dia. As palavras do Luis Mello serviram de bálsamo o qual, juntamente com o prémio do caneco mais pequeno, deu um novo alento na esperança de que os azarentos karts que me couberam nesta 1ª parte do campeonato caibam em sorte agora ao Pedro Rafael, ao João Gonçalves, ao Luis Mello, etc. Parabéns aos vencedores e uma palavra também de apreço a todo o pelotão que consistentemente colocou todos os pilotos no mesmo segundo em ambas as mangas cujas excepções serviram apenas para confirmar a regra da excelência do grupo. As ausências também facilitaram as coisas mas agora há que pensar na próxima etapa, dia 18 de Junho em Fátima e prepararmo-nos para o defeso ( Agosto ). Abreijos !
Editada por Garcia de Matos na 16 Maio 2011 às 01:06
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 16 Maio 2011 às 03:04 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos,
Este é daqueles dias em que não sei se escrevo a crónica alegre ou chateado. Por um lado, Leiria é um circuito que eu gosto muito (especialmente à chuva) e por isso esperava sair com um bom resutado - não saí ; por outro lado, qdo se apanha um chaço com certificado de garantia e mesmo assim se consegue um 3º e um 7º lugar, há que ficar contente .
Não vou entrar em mais detlahes, mas os meus amigos sabem que eu sabia ainda antes de pôr o rabo no kart, que me calhara um dos maiores chaços da frota. Mesmo assim a surpresa foi agradável, pq o kart tinha um motorzão, como poucos. Se o circuito fosse só rectas, a vitória era minha de cereteza . O pior eram as curvas. Convencer o sacana do bicho, que aquilo ali era para meter a frente, para mudar de direcção, era um trabalho hercúleo . De travões desta vez nem digo nada, que é comum a todos os karts de Leiria - acho que ainda vêm todos equipados com calços . Como circuito tem algumas longas rectas, deu para ir vivendo.
Na 1ª manga o Pedro Rafael foi embora e, quanto a ele, não tenho mais nada a dizer. A seguir passou-me o João Gonçalves - num sítio onde ninguém passa, mas a menina Janicas tb ía sabiamente aproveitando o embalo. A partir daí, o meu kart pareceu ganhar alguma alma e nem ficou mto longe do seu companheiro da frente. O 3º foi uma excelente classificação.
Na 2ª manga, para dificultar mais as coisas, os meus coleguinhas transformaram-me o meu 8º em 12º lugar, ainda antes da 1ª curva. À conta do meu motor e de muita calma, face às disputas à minha frente fui recuperando lugares. A luta que via era duríssima, nomeadamente um duelo entre uma certa dama e um certo cavalheiro, que obedeceu muito pouco aos costumes vitorianos - sorte a minha . Consegui chegar ao 6º lugar - consegui inclusive repassar o Mealha e o João Gonçalves - ficando agarrado ao Filipe Nunes. Aí é que foi mais difícil, pois o kart dele era igual ao meu: mto motor, nenhuma frente. Era dificílimo passá-lo, pois ele guiva exactamente como eu. Na 1ª tentativa, não só o Filipe recuperou a posição, como fui passado pelo João Gonçalves. Na 2ª tentativa, lá passei o Filipe, só que o Mealha passou-nos aos 2. Ou seja, tentei passar de 6º para 5º e passei de 6º para 7º - não me parece que tenha sido uma boa operação .
Na que seria a última volta, ainda pensei que me ía sair a sorte grande , pois uns 4 pilotos tentaram fazer a curva do barracão lado a lado - bom, na realidade houve 2 que preferiram ir mais pela terra que pelo asfalto. Valeu ao até então ao tenaz líder a educação do Luís Moura, que tirou o pé para o redeixar tomar a pista, senão tinha havido mta confusão naquele grupo de 7 karts - ainda há cavalheiros, mestre Luís , mas da próxima, dá-lhe lá uma caqueirada, a ver se eu ganho mais um lugarzinho como quem não quer a coisa .
E pronto, tívemos de novo os mesmos dois primeiros da manga anterior, que desta vez bem suaram para o conseguir. Muito parabéns a ambos - e, já agora, à tenacidade do António.
Perdi a liderança do campeonato, mas não me posso queixar, o meu problema não foi aqui. Aqui fiz o melhor que podia (bom, talvez tenha sido um bocado burro a passar o Filipe), o meu problema foi em Almeirim, onde tinha uma bomba - ah, o meu 19 ! - não ter ganho as duas mangas.
Apesar de tudo, tenho pena que Leiria não conste de calendário do ano que vem. Alguém me há-de explicar como é que prefere ir a Oiã (2 vezes !!), seja com que karts for, em vez de vir a Leiria ?...
Bom, abraços a todos, votem o melhor que conseguirem dia 5 - vejam bem todas as alternativas - e que em Fátima não haja mto calor, a ver se eu sobrevivo. Abraços, até lá,
Luís.
Editada por LSMello na 16 Maio 2011 às 03:18
|
Voltar acima |
|
|
Filipe Nunes Rookie
Data de adesão: 17 Janeiro 2010 País: Portugal Mensagens: 17
Estado:
|
Colocado: 16 Maio 2011 às 12:38 | IP Registado
|
|
|
Leiria não está definitivamente no meu mapa de preferências kartistas apesar de ser a 2º vez que corro por aquelas bandas. Enfim, como já foi dito pelo LSM o meu kart tinha motor, o que é bom devido ás 2 grandes rectas de Leiria mas como ao fim de qualquer recta existe sempre uma curva aí é que tudo se complicava,travões nem vê-los, a frente saltitava e parecia que se ia desmantelar o que me levou à assistência para tentar resolver a situação...não resolveu nada. Mas entre sair das boxes (era mau demais) ou da grelha decidi arriscar confiando que poderia puxar e adaptar-me à máquina.
Dadas as circunstâncias não foi mau devo concluir pois consegui 9º lugar ao partir de 12º na 1º manga e outro 9º lugar ao partir de 2º o que evidencia claramente o valor do meu bólide (Satisfaz -). Devo concordar com o António e concluir que estes karts são muito duros para o fisico pois foi a única pista até hoje onde ao fim de cada manga me doía o corpo todo especialmente os braços e as costas. Outro pormenor foi o facto de de cada vez que tentava curvar para a direita batia quase sempre com o cotovelo direito no motor o que de uma manga para a outra tentei minizar (dor) ao conduzir com os braços mais levantados mas não ajudou muito pois dificultava-me a abordagem ás curvas piorando o problema do kart não ter frente. Não sei se com os outros pilotos isso acontecia mas na recta anterior à meta o motor do meu kart até chegava a cortar o que demonstrava que até nem era mau de todo (motor)...caso houvesse travões não sei se o resultado não seria melhor.
Desde já os meus parabéns ao Matos pela grande corrida com a máquina que lhe calhou, ao Pedro Rafael pela vitória (excelente, sem dúvida...) ao Luis Moura pelo melhor resultado da época e à Maria Buzaglo, a quem eu só consegui empatar a vida pois disputei a posição com ela na 1º e 2º mangas acabando por perder, com muito mérito para ela.
Como conclusão final é de notar a proximidade de andamentos em todo o grupo (salvo algumas excepções) onde me parece que de momento o que desiquilibra são os karts e alguns pequenos pormenores de condução.
Até Fátima
Filipe Nunes
|
Voltar acima |
|
|
Pedro Rafael Rookie
Data de adesão: 03 Novembro 2008 País: Portugal Mensagens: 35
Estado:
|
Colocado: 16 Maio 2011 às 14:00 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos ,
Cheguei a Leiria com muito pouca vontade de me sentar naqueles karts que até há pouco tempo numa corrida do Ormei me deixou a dizer cobras e coriscos sobre os motores e afinações desiquilibradas dos mesmos , para não falar da valente dor de costas e de cotovelo direito ... Quando cheguei e em amena cavaqueira com o João Gonçalves falávamos sobre isso e punhamo-nos a questão de quais eram os números dos piores karts na anterior prova do Ormei ... ao qual o João respondeu : " Vamos esperar pelo Luis Mello que ele é que é o homem das estatísticas ." Foi só esperar mais alguns minutos e lá estava o Luis Mello a sacar da manga esquerda uma lista dividida com os bons e os maus karts do kartodromo ! Perguntei eu ao Luis :" que tal o nº24 ? " e ele responde " É o melhor kart ! "
A obrigação de obter um bom resultado com o melhor kart já estava interiorizado e foi com melhor alento que me sentei nele . Fui o último a sair do barracão e sinto logo desde cedo que tinha um kart muito equilibrado , com travóes , equilibrio do melhor que já tive confesso, e com um motor que respirava com puilmão aberto .
Seguiram-se 10 minutos de treino a um bom ritmo que até certo ponto sem saber do andamento dos outros pilotos e no final sou obviamente surpreendido pela pole .
Arranquei da 1ª posição para a primeira manga e assim terminei, dominando a corrida de fio a pavio com uma margem de segurança mais do que suficiente para o 2º classificado. Já tinha tido esta experiência em Almeirim e confesso que é bastante desgastante, sem adversários não dá pica nenhuma , mas soube-me bem o 1ºlugar :) e mais ainda com a volta mais rápida !
Estava de facto convencido que dispunha de um kart canhão ! Aos meus olhos e aos olhos de todos ! O facto de saber que iria partir para a segunda manga na 10ªposição deixou-me na obrigação de um bom resultado , pois teria de provar e saber aproveitar o kart de que dispunha :)
Arranquei bem para a 2ª manga e logo nas primeiras curvas consigo galgar algumas posições , passado poucas voltas consigo ultrapassar o Filipe Nunes e já estava colado ao Pedro Santos que seguia em 2º lugar colado ao lider António Matos , daí para a frente foi gozar de um bom andamento que ambos estavam a imprimir e depois fazer um bom screening aos dois pilotos e de sentir que estava bem mais rápido foi esperar pelo momento certo , consegui ultrapassar o Pedro Santos quando alargou uma trajectória e colei-me silenciosamente ao António Matos , depois de algumas voltas começei a sentir um certo congestionamento atrás de mim e a sentir que estavam alguns pilotos á espera de lucrar com qualquer erro que eu pudesse cometer e numa tentativa falhada de um assalto ao primeiro lugar o Pedro Santos lucra com a manobra e obtem de novo a segunda posição que recuperei logo depois , restavam-me poucas voltas para o fim e apesar de saber que estava mais rápido que o António Matos foi sempre difícil conseguir colocar-me numa posição sem espinhas para consumar o acto corajoso de o tentar ultrapassar devido ás trajectórias sempre defensivas e sem erros do António especialmente na descida para o barracão onde é sabido que os assaltos ali são mais que muitos e a cautela do António Matos nunca foi descurada :)E foi mesmo aí que na última volta da corrida ( ninguém sabia que seria a última porque não foi mostrada a bandeira ) e depois de me ter deixado um pouco de espaço que me coloquei por dentro para a curva ao lado do António em que com uma entrada de ombros de quarta parte faço um carrinho aos pés do António e lhe tiro a bola :) Foi uma entrada há moda do Pepe ou do Ricardo Carvalho e não há Bruno Alves :)
Os meus parabéns ao António Matos pela excelente prova assim como ao Pedro Santos em que tive uma luta interessante e ao João Gonçalves pelos 2ºs lugares .Ainda uma palavra pelo excelente desempenho na primeira manga da Manuela Janicas que mais parecia uma "Janica Patrick" do IHSV ! Ah e um grande abraço ao kart nº24 que nunca o esquecerei :)
Um abraço a todos e até Fátima !
|
Voltar acima |
|
|
In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
Colocado: 16 Maio 2011 às 17:35 | IP Registado
|
|
|
Pedro Rafael, gostei da sua crónica, aliás no seguimento da minha. Afinal eu ia mais atento à corrida do que o meu amigo e sabe porquê ? Por 2 ordens de razões : 1º - eu vi a senhora do kartódromo a sair lá da guarita e dirigir-se para a linha de meta de bandeira em punho e sabia que a prova acabava dali a uns metros ! ; 2º - eu sabia que o sítio da sua consumada ultrapassagem era, talvez, o único ponto onde a mínima abébia da minha parte deitaria tudo a perder ; 3º - por isso mesmo, mantive-o seguro ( tanto quanto possível ) atrás de mim com a noção absoluta de que a manga podia ser minha se ...... ah pois, se não tivesse aberto a frincha da porta da descida para a oficina .... Até se ouviam os seus joelhos a tilintar com os saltos que deu pela terra mas o erro foi meu e ainda que musculada, aceitei e aceito a sua ultrapassagem ! Parabéns pelas 2 vitórias ! O kart ajudou mas você tratou de o levar ao 1º lugar ! Parabéns por ter subido ao topo no ranking do campeonato ! Um abraço
|
Voltar acima |
|
|
In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
Colocado: 16 Maio 2011 às 17:52 | IP Registado
|
|
|
Olá Luís Mello, deixa-me lá defender a minha dama ... Perante uma alternativa de um circuito com pista jeitosa e com karts miseráveis e um outro com pista sofrível e a melhor frota actual por onde andamos, decido perentòriamente a favor do segundo. Se a esta minha escolha acrescentar as críticas negativas que têm vindo a ser feitas a Leiria por muitos pilotos ( IHSV e não só ), então assumo que estou a ir ao encontro do interesse desportivo que nos move e dou mais força à opção Oiã. Finalmente, uma vista d'olhos rápida às crónicas do ano passado cimentam indiscutivelmente este meu ponto de vista. O óptimo é inimigo do bom e em todos os kartódromos um dos elementos ( pista e karts ) peca e desanima-nos. Se fosses organizador tenho a certeza que te esmerarias em garantir a prevalência dos karts face à pista e se não o fizesses, tinhas-me à perna. Eu quero é conduzir tanto se me dando se vou em serra ou em auto estrada ... Um abração !
|
Voltar acima |
|
|
Estado:
|
Colocado: 16 Maio 2011 às 21:55 | IP Registado
|
|
|
António,
Eu entendo perfeitamente a tua opção, não me passa sequer pela cabeça criticá-la, qdo Leiria é a lotaria que é em termos de karts - e, ao fim ao cabo, estamos a disputar um campeonato. Mas em termos de prazer de condução, um é um gozo, mesmo com chaços e o outro uma tortura, mesmo com karts fabulosos... mas mesmo uma tortura !!! (S´tem graça o fim da descida, no sentido normal.)
Se tu dançasses como eu danço na bacquet, naquelas 5 curvas interiores, naquela infernal cobrinha, direita, esquerda, direita, etc... de Oiã, provavelmente pensavas doutra maneira. E ainda por cima tenho de pagar !!!
Mas a sério que compreendo perfeitamente a tua escolha, lamento-me a ter pena. O que nunca compreendi é que em vários anos de visita a Leiria, nunca tenhamos usado o circuito A, que ainda é mais giro que o que usamos normalmente (o B).
Enfim, vai ficar a saudade.
Abraço,
Luís.
Editada por LSMello na 16 Maio 2011 às 22:03
|
Voltar acima |
|
|
Estado:
|
Colocado: 16 Maio 2011 às 22:02 | IP Registado
|
|
|
A resposta acima foi a resposta 1. Vem agora a resposta mais importante:
Se gostas mesmo, mas mesmo, daqueles karts, vamos correr com eles num circuito a sério. Toca a trabalhar para arranjarmos uma equipa para as 24h de Braga, com os ditos cujos, 16 e 17 de Julho, 1.250 brasas por equipa, 6 a 12 pilotos.
O circuito é um espectáculo. Os karts já disseste tudo. (Da organização não falo, para evitar mentir ou dizer palavrões.)
Haja voluntários !!! Engajem-se aqui.
|
Voltar acima |
|
|
In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
Colocado: 16 Maio 2011 às 22:19 | IP Registado
|
|
|
Luís Mello, No comentário / resposta que te dei sobre a minha opção Oiã versus Leiria, e quando falei de pistas e karts, fiquei tentado a falar de Braga não o tendo feito porque : 1ª - Braga não é uma opção para o IHSV ( Oiã já é longe !... ); 2º - Braga é uma belíssima pista mas os karts ( Birel ) não são deles. Quanto às 24 horas, eu até pagava para participar mas temos uma prova IHSV a 16 ! Claro que as coisas bem combinadas poderiam ser possíveis mas para tanto peço-te que organizes a equipa. Estou disponível mas vou fazer Oiã nesse dia ! Abraço
|
Voltar acima |
|
|
Nuno NAM Rookie
Data de adesão: 18 Dezembro 2007 Mensagens: 36
Estado:
|
Colocado: 16 Maio 2011 às 22:20 | IP Registado
|
|
|
Caros
Mais uma jornada passada em Leiria e a plena confirmação de tudo o que penso sobre este circuito.
Karts - berinhas e pesados
Pista - fica em terceiro do meu ranking, atras de Fatima e Almeirim
Balnearios - Sofriveis, no máximo.
Tivesse Leiria os Karts de Almeirim ou Fatima e sem duvida que o gozo seria imenso. Arrisco dizer que provavelmente com karts ao nivel da pista estariamos todos a tecer rasgados elogios. Mas a realidade é outra...
Bom, cada vez mais a diferença de andamento no grupo fica mais do lado da condição do Kart do que do piloto. Não digo que não haja diferença entre os pilotos, não sou hipocrita a esse ponto e só um cego não veria. O que é um facto é que a diferença de tempos é cada vez mais pequena e a melhor ou pior prestação do Kart assume caracter decisório. Só nos resta rezar ás santinhas para sermos bafejados pela sorte a cada sorteio, não garante a vitoria mas ajuda.
Relativamente a esta corrida, cheguei a pensar que estava em ultimo nos treinos, tal a sensação de falta de velocidade com que tinha ficado no decorrer das voltas iniciais. Afinal o 11º lugar de partida até foi lisonjeiro.
Arranquei para a 1ª manga e lutei com todas as minhas forças para acabar em 11º. Fiz das tripas coração, meti tudo em pista e ...11º.
Melhores dias virão... (vamos lá santinhas)
__________________ NAM
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1729 segundos. |
|
|
|