|
Tópico: Oiã II - crónicas
|
|
Autor |
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 11 Julho 2010 às 11:06 | IP Registado
|
|
|
Gozando as delícias da pausa que hoje se inicia no troféu IHSV e que se estenderá até 18 de Setembro dando, por isso mesmo, tempo à recuperação integral de todos aqueles músculos de que só nos apercebemos da sua existência nos dias seguintes ás provas, aqui venho postar a minha crónica e arrecardar com os pontinhos correspondentes.
Dito isto, começo por referir que a 6ª edição ( não se realizou a prova de Junho ) do troféu foi alvo de uma situação que a todos desagradou mas que faz parte dos imponderáveis da vida e que, como tal, cai naquela máxima de que o que não tem solução solucionado está. Aconteceu que o nosso calendário previa esta edição no próximo dia 24 de Julho mas a realização das 24 horas de Gaia ( com os karts cedidos pelo kartódromo de Oiã ) marcadas exactamente para essa data originou a necessidade de alterações o que levou a que o pelotão fosse afectado pela ausência de 12 pilotos !!! Em compensação, porém, abrilhantaram o pelotão os nossos amigos José Vieira e o Francisco Pereira com excelentes perfomances arrecadando no cômputo geral das 2 mangas os 1º e 2º lugares da jornada.
Cumprindo-se uma vez mais um rigor de pontualidade assinalável, começaram os treinos. A pista na configuração A e os karts os já conhecidos e fabulosos Birel 390 cc. constituem um conjunto de grande agrado. A descida da recta da meta e a direita ao fundo e a fundo, feita com os olhos arregalados e o coração a saltar ao ritmo das rotações do motor, serão, sem dúvida, um dos pontos quentes do circuito. A sequência dos SS a preceder a esquerda em cotovelo que , por sua vez antecede a direita escorregadia que dá início à aceleração pela meta fora, permitem um misto de ponderação e garra que ajudam a ganhar as corridas.
Nos treinos consegui a 4ª posição e embora tivesse feito um bom arranque, não evitei ser ultrapassado pelo Francisco Pereira e assim me mantive toda a prova acabando na 5ª posição mas com a convicção de que poderia fazer melhor. Numa palavra, soube-me a pouco.
Para a 2ª manga, parto da 6ª posição fruto da inversão da grelha. Consegui um nível de concentração ideal naqueles segundos imediatamente antes da largada estudando as várias hipóteses que se me afiguravam possíveis para uma boa colocação nas primeiras voltas.
O arranque foi bombástico e depois de alguma luta com o Luis Mello, apercebi-me que estava bem mais rápido do que ele e tinha que arranjar maneira de o ultrapassar rapidamente sob pena de poder perder o ímpeto que me animava. O Luis era demasiado lento nos SS e só havia uma solução - a final ! Tinha traçado o meu ponto de ultrapassagem exactamente no fim da recta da meta ! E assim foi, ainda que com o Luis a queixar-se de calçadeira eu direi qual calçadeira qual catorze, o meu coração foi mais forte do que o dele e a coisa correu bem.
Tenho que reconhecer que o Luis foi muito correcto na manobra e não arriscou qualquer tentativa de fechar o que nos deixaria lá os dois.
A partir daqui foi o desfrutar do gozo que a prova me estava a dar. Considero que o kart esteve ao nível de todos os outros e não teve o mínimo problema técnico o que é sempre agradável de assinalar. ( infelizmente o mesmo não se passou na prova da tarde em Fátima com o kart que me coube na rifa que embora me tivesse permitido um bom tempo nos treinos (3º) logo arreou com um apoio não sei de quê partido e me comprometeu todo o resto do dia. Paciência ... )
Voltando a Oiã .... Bandeira de xadrez com o 2º classificado a 7,24 seg foi o culminar duma sessão particularmente positiva
Tive conhecimento à posteriori que houve uma coqueirada com vários karts um dos quais aterrando em cima do pé do Luís Moura ( sem consequências de maior, felizmente ) mas com a certeza que se tivéssemos estado os 23 da vida airada do costume, as complicações seriam muito maiores. A pista é demasiado pequena para tanta gente e as ultrapassagens seriam impossíveis.
Aproveitou-se o local para comer uma bucha e seguir, então, para Fátima onde nos esperava mais uma dose dupla de óptimos karts mas que já tiveram melhores dias .....
Abraços
|
Voltar acima |
|
|
João Gonçalves Racer
Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 11 Julho 2010 às 23:41 | IP Registado
|
|
|
Novo encontro em Oiã para cumprir mais uma prova do calendário INHOC, desta vez desfalcados de grande parte do pelotão habitual, quer por compromissos profissionais, quer em pleno gozo das merecidas férias.De realçar a presença de 2 ORMEI's (Zé Vieira e Francisco Pereira) que colmataram parte das falhas, além de emprestarem também alguma da sua competitividade ao grupo.A manhã, envolta em algum nevoeiro, prometia uma jornada fresquinha.Puro engano!Logo que o astro rei despertou, sentiu-se que iríamos ter a companhia das temperaturas habituais...
Com uma variante completamente diferente da usada aquando da 1ª visita, lá partimos para os treinos com a expectativa normal do descobrimento dum novo traçado. O Zé Vieira que tinha detestado a visita anterior (por ter sido em piso molhado!) vingou-se do desaire realizando a pole, logo secundado pelo sempre rápido Rodrigo.A mim coube-me a 3ª posição na grelha, ao lado do António Matos, a quem tive oportunidade de estudar as trajectórias durante os parcos 10 minutos de treinos.
No arranque, e aproveitando o facto da primeira curva me ser favorável, superei o Rodrigo e colei-me ao Zé. Toda a manga foi cumprida nessa posição, ora mais próximo, ora ligeiramente mais afastado, consoante as abordagens de um e de outro às zonas de mais difícil leitura. Ainda "senti" o Rodrigo na traseira do meu kart num momento de dobragens, mas deu para consolidar o 2º lugar a poucos décimos do Zé.
Na segunda manga a saída da 9ª posição trazia, como habitualmente, alguma dificuldade acrescida, ainda para mais num traçado curto e com poucos pontos de ultrapassagem.Seguindo atrás do Rodrigo, pude assistir a uma tentativa dele demasiado optimista para passar o Luís Moura que resultou num toque entre os dois. Como seguia muito perto do Rodrigo meti para a parte interior da curva, não conseguindo no entanto evitar tocar-lhe, o que originou novo embate entre ambos, ficando desta vez o Luís com algumas queixas ao nível de um dos pés.O Zé Vieira aproveitou o incidente para me passar de seguida na zona dos esses.Até ao final apenas foi possível superar o Zé Luís Fonseca, o que me deu muito trabalho porque ele estava a conduzir muito bem.Ainda colei ao Palmeirim, e cheguei a mostrar-me por 2 vezes, mas com andamentos tão idênticos tentar a ultrapassagem seria muito arriscado, pelo que me conformei com o 6º lugar, tanto mais que dois dos pilotos que seguiam à minha frente eram extra-campeonato.
E depois vieram as sandochas, as bebidas energéticas (havia quem tivesse 72 minis na mala do carro!!!), e um saudável paleio que antecederam a sempre difícil segunda parte em Fátima.Mas isso já será outra história...
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 12 Julho 2010 às 00:20 | IP Registado
|
|
|
Com o que parece ser a melhor frota do país em termos de performances e manutenção, jamais me passaria pela cabeça que iria passar por uma situação tipo Odivelas: ainda só tinha feito 3 curvas, a passo de caracol, qdo fiquei sem corrente - azares que acontecem. Este percalço seria mto importante para o desenrolar da prova, pois treinei mto pouco para ficar a conhecer devidamente a pista. Além disso fiquei com medo do corrector dos ss onde me saltou a corrente (a 5km/h).
O último lugar na grelha foi exactamente o esperado.
A 1ª manga correu bem tendo em conta esse facto, pois recuperei até ao 8º. Qdo lá cheguei, depois de passar o Jorge Fonseca, tentei descansar, pois nem em sonhos apanhava o 7º e assim poupava-me para um dia mto longo. Só que o Jorge não me deu qq hipótese de descansar.
No intervalo, tinha a primeira bolha rebentada na mão direita. Viriam a ser mais 3 até ao final do dia.
Na 2ª manga, rapidamente assumi a liderança. Tentei fugir, mas sabia que não era rápido o suficiente. O nosso ilustre organizador contou com o facto de eu teoricamente ainda ter mais anos para viver do que ele e, em função disso, ter mais amor à vida. Acertou ! Não pus em risco a nossa saúde, até pq sabia que o António era mais rápido do que eu, pelo que mais tarde ou mais cedo me ultrapassaria. Mas a manobra foi de grande dureza, que me levou a passear pela terra, na entrada da curva, mesmo não me tendo defendido.
A partir daí consegui seguir colado ao António até meio da prova, tendo ainda esboçado 3 tentivas de recuperar o lugar, mto bem defendidas, sem qq excesso, com toda a correcção. Estas voltas deram-me para perceber algo óbvio que o próprio António diz na sua crónica: eu era mto lento nos ss interiores. Se era lento nos ss interiores e mesmo assim ele não descolou durante quase 15 min. era pq eu era mais rápido algures - la Palisse não diria melhor. Onde é que eu era mais rápido ? Nas 2 primeiras curvas, ao fundo da descida. Muito mais rápido ! Perguntarão os meus amigos então como é que fui ultrapassado aí ?... Sobre isso já elaborei a minha teoria.
Até ao final da prova ainda perdi mais 2 lugares. O 1º para o Francisco Pereira, que me apanhou a jeito qdo eu ganhava uma volta ao Carlos Oliveira. Esta ultrapassagem teve o seu quê de caricato, pois o Francisco achou que tinha cometido algum excesso e quis-me dar a posição de volta. Eu achei que ele não fez nada de mal, não aceitei e tb tirei o pé do acelerador. O resultado é que quase fomos ultrapassados por quem vinha mesmo atrás de nós e não estava com cerimónias.
Mesmo no fim perdi o outro lugra para o Zé Vieira, na 2ª curva após a meta, sem espinhas, sem erros meus, sem hipótese de defesa, provando que até era possível passar aí, se se fizesse mto colado e mto bem a 1ª curva - o que não é para todos. Excelente ultrapassagem.
O resultado final nem foi mto mau em termos de campeonato: 6º e 2º, respectivamente, beneficiando dos inúmeros ausentes. Á minha frente destaco a classificação do Palmeirim, que este ano está andar muito a sério.
Foram duas mangas divertidas, mas o circuito é horroroso. Pergunto-me se não haverá uma configuração alternativa sem aqueles ss interiores.
Abraços, boas férias, vejam lá se aproveitam para se esquecer como se conduz.
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 12 Julho 2010 às 01:16 | IP Registado
|
|
|
Já depois de escrita a minha crónica, consultados os tempos dos treinos, verifiquei que terei sido vítima de uma trapalhada regulamentar em Oiã.
Parti da grelha, de 13º. Fiz o 11º tempo dos treinos.
Considero assim que fui vítima de uma enorme Cavala e exijo que seja reposta a verdade desportiva, anulando a 1ª manga e substituindo-a por nova prova a agendar, de preferência num kartódromo onde eu ande melhorzinho (atenção, a 2ª manga não é para anular, que um 2º lugar no campeonato dá jeito).
Aguardo a imediata aprovação pela organização desta minha justíssima pretensão.
Saudações desportivas,
Luís.
... bom, é claro tb posso ter sido corrido a pontapé para o fundo da grelha por ter trocado de kart, apesar de se tratar de um motivo de força maior - penso que a corrente faz uma certa falta ;-)
Editada por LSMello na 12 Julho 2010 às 01:38
|
Voltar acima |
|
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 12 Julho 2010 às 10:30 | IP Registado
|
|
|
Uma corrente partida, as peças espalhadas perigosamente pela pista,
etc., não fazem jurisprudência para te ilibar dum último lugar na
grelha BEM DE ACORDO COM OS NOSSOS REGULAMENTOS !
Assim, trocaste de kart nos treinos para a manga ? Sais de último !
O regulamento decide, está decidido !
Agora uma provocaçãozeca - se, como dizes, eras MUITO MAIS RÁPIDO do
que eu, como raio te deixas atrasar 11,581 seg ( uma verdadeira
eternidade !!! ) na manga tendo eu apenas gerido a corrida durante as
últimas voltas ?
Nos SS parecias um cágado mas no final da recta da meta ( o teu ponto
forte, dizes ) começava o meu martírio porque fiz N tentativas de
ultrapassagem mas sem espaço para as concretizar. Na 1ª vez que te
puseste a jeito, já foste !
Mesmo assim, tenho muita dificuldade em aceitar o meu desprendimento
pela vida que me leve à política da bordoada. E tu sabes bem disso !
Na 2ª manga, dizes, rapidamente assumiste a liderança ; c'um caraças, tu não partiste da 1ª posição ?
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 12 Julho 2010 às 11:47 | IP Registado
|
|
|
António,
É óbvio que parti de último pela reparação, só que não percebi isso na altura, pq devia ter partido da box e não da grelha. Só o percebi qdo vi os tempos do treinos... mas como uma cavalazinha aqui e ali apimenta a coisa, vai de postar
Não parti da 1ª posição na 2ª manga, parti da 3ª. À minha frente partiram 2 aguerridos Fonsecas.
O final da descida não era o meu ponto forte, senão não teria sido passado pelo Zé Vieira aí. Era o teu ponto fraco ! Perdias aí o tempo que ganhavas nos ss - que, como bem dizes, eu fazia como um cágado -, travavas mto tarde para a 1ª curva, saías lento e fazias a 2ª mto por dentro, saindo ainda mais devagar - só que depois vinha a parte onde ías embora. Toma nota deste contributo para tb em Oiã melhorares a tua performance. A minha generosidade sempre em acção .
Se o teu kart tivesse retrovisores, sabias que só descolei da tua traseira ligeiramente depois dos 13min. de prova. Tu passaste-me aí por volta dos 5min. de prova. O que quer dizer que fiz umas 12 voltas completamente colado a ti. Perdi o comboio por incapacidade minha e depois perdi mais uma data de tempo com as cerimónias com o Francisco Pereira, que descrevo detalhadamente. É pena não haver volta a volta, mas o que há corrobora o que digo: a minha melhor volta foi na 17ª, a tua na 23ª, 6 voltas depois de mim - portanto só depois disso tiraste o pé - e até aí o nosso andamento era mto parecido, como atestam os apenas 0,14s de diferença entre melhores voltas.
E fica-te lá com esta
Abç e até à próxima, que vou deixar o fórum para os outros.
|
Voltar acima |
|
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 12 Julho 2010 às 17:25 | IP Registado
|
|
|
Do pilotaço Carlos Oliveira acabo de receber a sua crónica via email. Aqui fica com a garantia de ter adquirido o seu pontinho ....
< http-equiv="Content-" content="text/; charset=utf-8">< name="ProgId" content="Word.">< name="Generator" content="Microsoft Word 11">< name="Originator" content="Microsoft Word 11"><link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CANTNIO%7E1%5CLOCALS%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml" target="_blank">< style>
Vão ter de me desculpar, mas como é a primeira vez que
estou a escrever uma destas notas, vão ter de aguentar alguns aspectos
“preambulares”.
No dia 10, mais uma vez, entusiasticamente, me dirigi ao
“local do crime”, desta vez em Oiã.
Sou entusiasta do karting e das velocidades desde a minha
adolescência. O meu primeiro “emprego” foi escrever sobre automobilismo no
Jornal A Bola!
Bem, andei algumas vezes de kart, pelos meus 18 anos e só
voltei a pegar numa destas máquinas, pelos meus quarenta.
Fiz três ou quatro provas e, ao momento, nas linhas da
frente, até que tive um acidente forte em Évora e deixei-me completamente do
“vício”.
Um belo dia, fui com a minha filha a uma consulta do
António Cartuxo – que não conhecia – e a dada altura falei-lhe que tinha tido
um acidente, que me dois de vez em quando o ombro – todos nós sabemos que
quando apanhamos um médico, descarregamos logo todas as nossas maleitas em cima
dele – ao que ele perguntou a razão; expliquei-lhe....no karting! ...ao que ele
me interpelou..mas você gosta de karting? Não gostaria de dar umas voltas com
um grupo de amigos a que pertenço?.... Claro que, apesar “do passado” disse
logo que sim.
Bem, foi assim como “artista – mais precisamente, como
amigo – convidado” apareci em Palmela, salvo erro em Setembro ou Outubro do ano
passado.
Bem, desde aí, meus caros todos saberão a minha
história...tenho “honrosamente” lutado para que ninguém fique depois de mim na
classificação! Confesso que não é difícil embora por vezes algum mais incauto
teime em espalhar-se comprometendo assim o cumprimento do meu objectivo!
Cada circuito que passa é uma novidade para mim. Até
Outubro passado, só conhecia Évora e Leiria....ah! e o defunto kartódromo de
Camarate que existia no tempo em que os animais falavam!
Bem, voltando a Oiã. Confesso que apesar do meu
“objectivo”, começo a ficar “chateado” de ficar em último. Não que pense
desistir, mas começo a reflectir o que farei assim tão mal.....Às vezes chego a
pensar, os meus tempos por volta são sempre cerca de 2s superiores ao
primeiro...é porque vou devagar....depois acelero e às vezes saio nas
curvas....é porque vou muito depressa! Bem, tenho este dilema a resolver, até
porque nunca fui muito “patudo” a guiar.
Desta vez, as expectativas elevaram-se quando, numa
curva, vejo dois amigos embrulhados, julgo que o Luis Moura e o Rodrigo Almeida
(?)...pois, mas atenção aos resultados da primeira volta! E lá perdi as
esperanças outra vez!
Bem,,,voltando “à real”, um dia destes ainda vou
contratar explicações, não sei bem se ao António?, ao João Gonçalves, ao Rui
Mealha? Bem, meus amigos, está aberto o ”bid for proposals!!!!!!”
Bem, nem todos têm jeito para tudo, mas certamente vou
ter de fazer melhor!
Acabando como comecei, esta nota foi cheia de preâmbulos,
atendendo a que era a minha primeira!
Abraço a todos!
Carlos
12 JULHO 2010
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 13 Julho 2010 às 01:48 | IP Registado
|
|
|
Bela crónica Carlos, cheia de vontade. Cá estamos todos para colaborar contigo, para que brevemente deixe de ser fácil cumprir o teu objectivo.
Grande abraço,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
RodAl Racer
Data de adesão: 17 Dezembro 2007 Mensagens: 46
Estado:
|
Colocado: 15 Julho 2010 às 14:53 | IP Registado
|
|
|
Cheio de vontade de andar chegou este piloto exclusivo do
IHSV a Oiã. Karts bons, uma curva aliciante, a única
notícia má era o João Gonçalves ter acordado cedo nesse
dia.
Os treinos correram bem e a 1a manga tb, mesmo tendo
perdido a vantagem para o João na partida, que parecia já
saber que era nesse momento que ia decidir a sua posição
final. Ainda andei muito perto dele, a espaços mais
rápido, o que me deixou alguma frustração que se viria a
tornar fatal mais tarde. Mas a 1a manga acabou comigo já
um pouco cansado e com alguns erros, mais perto de perder
a posição do que imaginava.
2a manga, à frente do joão, parece que começo a atinar
com esta curva no fim da recta, saio bem, vou mais
depressa que o Luís, será que dá?... não, nem por
sombras, precisava de um kart com mais 2 metros para lá
chegar: resultado uma vergonhosa calçadeira, daquelas
compridas para usar em pé. Ainda não tinha batido e já
sabia que ia passar o João, porque não podia seguir em
frente com aquilo. O problema foi que ao passar o JG
entalou-me e o meu kartou saltou para cima do Luis Moura.
Não terá sido nada de importante e espero que já se tenha
esquecido do episódio.
O resto da manga fi-lo na ilusão de que sozinho até
estava a andar bem e, quem sabe, dava para a melhor
volta... pff piorei em 3 décimas o meu próprio tempo.
bom, continuo em segundo, nem vou verificar as contas do
António.
abraços Rodrigo
|
Voltar acima |
|
|
José Fonseca Master
Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
Colocado: 16 Julho 2010 às 19:41 | IP Registado
|
|
|
Olá grandes pilotaços,
Impedido por via dum casamento (não! Não era o meu!) no sábado limitei a minha actuação Kartista à prova matinal da Oiã. Ir i vir a correr por ali fora , 480 kms, só por uma corridinha de Karts….Isto é que é amor à camisola hem!
Mas, valeu a pena! Os karts são sem dúvida os melhores que se arranjam para aí,em sistema de aluguer, .
A pista, pequena, sem muitos pontos de ultrapassagem, mas francamente mais interessante que a versão que usámos da 1ª vez. Sobretudo a 1ª curva, no fim da recta da meta, a descer é muito gira e obriga a bastante talento e ainda mais coração para fazer no limite.
Apenas 13 pilotos e somente 11 para o IHSV o que implicou as minhas melhores pontuações do ano. Por outro lado, era muito difícil bater-me com uma concorrência tão forte. Os 2 convidados ..ficaram em 1º e 2º.!
Do IHSV eram poucos mas muito bons!
Ainda por cima este ano o Palmeirim está intratável e teima em não fazer parte do meu pelotão.
Restava-me praticamente lutar pelo lugar de “melhor Fonseca”, beneficiando da ausência do Pedro. E lá ganhei o Fonseca Trophy, mas com uma luta tremenda do Jorge e sobretudo do meu sobrinho Luís que só por fazer cerimónia com o Tio não deu conta de mim na 2ª manga.
Percebo perfeitamente o desabafo do Carlos Oliveira. Assim, solitário, deve custar à brava ser o único “sangue novo” do grupo. Fazem falta mais pilotos do nosso pelotão.
As corridas mais giras sempre foram as do lá do meio e ultimamente esse grupo está um bocado desfalcado!
Só uma observação sobe a designação de Cágado que o António Matos deu ao Luís.
É que na gíria do karting CÁGADO significa Clube dos Amigos dos Grandes Acontecimentos Desportivos e Ótemobilisticos. Um clube mítico , constituído por pilotos ainda mais míticos e complementarmente imbatíveis……excepto quando são ultrapassados!
Tenho dito,
Um abraço e boas férias para todas(os)
José Luís Fonseca
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,2070 segundos. |
|
|
|