|
Tópico: Fátima, 16 Janeiro - crónicas
|

|
Autor |
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 16 Janeiro 2010 às 21:37 | IP Registado
|
|
|
Uf, finalmente os motores arrancaram para mais um campeonato IHSV ! Hoje dava-se a particularidade de também se realizar no Funpark a 1ª prova do novo troféu F 390 Flying Noses ( à tarde ) o que criou grande expectativa entre os pilotos. O tempo, oh sim, o tempo estava ... péssimo ! A chuva caía copiosamente e à excepção de dois dorminhocos que não se levantaram a tempo ( Luís Mello e Rodrigo Almeida ) , todos os outros cumpriram com rigor o que tinha sido pedido - concentração às 10 horas para o que desse e viesse. E começaram os treinos ... Falando dos meus, dediquei umas 5 voltas a fazer tempos para depois me debruçar sobre algumas experiências na tentativa de "apalpar" o estado da pista em trajectórias menos ortodoxas. Tirei duas conclusões : 1ª - a distância que mantive sempre dos outros pilotos permitiu-me concluir que estaria a fazer óptimos tempos e a grelha de partida iria demonstrá-lo. CONCLUSÃO - nada de mais errado ! Começada a chamada para as devidas posições, com grande espanto meu, não consegui melhor que a 16ª posição !!! Foi uma primeira banhada que tive dificuldade em digerir e me originou algum stress na corrida proporcionando uma boa vintena de piões extremamente bem conseguidos mas com o efeito nefasto que conhecemos. 2ª - as trajectórias não poderiam ser senão as que a prudência aconselhava e qualquer desvario de tentar outras, pagava-se caro ! Faltariam aí umas 5 ou 6 voltas para terminar a 1ª manga e eis que sou dobrado pelo João Gonçalves e pelo Rui Mealha !!! Mas como era isto possível ???? Pois bem, com toda a azelhice que me é peculiar sou levado a concluir que uma pequenina parte se deveria à máquina pois não era crível que tivesse desaprendido tudo durante o mês do defeso .... ( à tarde, aquela máquina fez as delícias do Raúl Girão rsrsrsrsrs ) Fosse como fosse, tal como no futebol só contam as bolas que entram na baliza e não as que batem na trave, também aqui o que vale é a classificação final e essa não deixava dúvidas : 12º lugar o que, com tanta rodopiadela, até nem foi mau de todo .... Esta situação não deu sequer para usufruir da inversão de grelha ( dos 10 primeiros ) e lá arrancámos para a 2ª manga comigo bem no centro do pelotão. Mais uma vez do lado direito o que não ajudava nada a abordagem à 1ª curva. Traulitada de um lado, traulitada de outro, passei incólume ao voo de narizes que iam acontecendo ... A coisa não mostrava grandes diferenças da 1ª manga e sem grandes histórias para contar arrecadei a 13ª posição. Resumindo : 1ª etapa do troféu para ser encarada como potencialmente a deitar fora no final ! Sinceros parabéns aos João, Rui, Palmeirim, Pedro Santos, Amorim e Carlos Abril que estiveram ao seu melhor nível e arrecadaram belíssimas classificações. Parabéns a todos os outros que demonstraram plenamente que TEMOS GRUPO ! Seguiu-se uma fausta almoçarada de sandes mistas e bifanas devidamente encomendadas com antecipação devido a obras de melhoramento que o restaurante está a fazer. Umas copadas de água a ajudar a deglutição e verificou-se que na nova pesagem para a prova da tarde, aquela mistura tinha feito açorda e ganhei 1 kg de lastro. Finalmente, uma palavra para o pessoal do kartódromo que foi ( como habitualmente ) duma grande simpatia . A próxima prova será a 13 de Fevereiro em Palmela onde poderemos convidar bastantes amigos devido ao número de karts disponíveis ( 36 ). E é tudo ( já ganhei o pontinho !) António Matos
Editada por Garcia de Matos na 17 Janeiro 2010 às 10:05
|
Voltar acima |
|
|
pedrosantosslb Rookie

Data de adesão: 16 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 17 Janeiro 2010 às 18:59 | IP Registado
|
|
|
Ora eis que chegamos ao tão esperado início do IHSV, desta vez marcado pela estreia não menos desejada do 390 flying noses.
Tal como previsto por grande parte das estações meteorológicas mais ou menos profissionais (risos) a chuva não deu tréguas e marcou presença de forma constante durante toda a prova.
Ainda assim à hora prevista lá estava o grupo reunido para mais uma prova, o que demostra a inabalável "gana" automobilística deste grupo e que é capaz de ultrapassar todas as intempéries.
Na verdade as minhas expectativas não eram muitas devido às condições metereológicas mas os treinos até correram relativamente bem e o melhor estava ainda para vir.
Logo nas primeiras voltas era claro que estava com um bom andamento e ao fim das primeiras 2 a 3 voltas já tinha determinado quais as melhores trajectórias e pontos onde poderia ser mais rápido que o restante pelotão.
A verdade é que o kart que me saiu em sorte era sem dúvida o mais equilibrado que alguma vez conduzi em Fátima.
Conjugação fantástica entre chassis e motor permitiram-me obter a melhor prestação de sempre na pista Fatimense.
O acelerador correspondia de forma perfeita aos leves estímulos (tal como mandam às regras em piso molhado) e as minhas "unhas" estavam afiadas o suficiente para completar o conjunto (também tenho de puxar um pouco a brasa à minha sardinha).
Claro está que não evitei alguns "tetes" e as atravessadelas foram mais que muitas, mas de facto estes karts sao fantásticos e o gozo de os conduzir nestas condições é mais que muito, se bem que um desperdício se pensarmos nas performances dos mesmos em piso seco.
Ainda assim consigo o 3º melhor tempo na 1ª manga e o 2º melhor na 2ª manga a escassos centésimos de Rui Mealha e João Gonçalves respectivamente.
De referir que nas duas mangas não perdi uma única vez o airleron frontal (bico para todos alguns) o que completou a regularidade do conjunto e a 4ª posição na 1ª manga e 3ª na 2ª permitiram-me a estreia no podium de Fátima.
Parabéns ao João Gonçalves que começou da melhor forma a defesa do título de campeão e a todo o grupo em geral pela forte determinação que permitiu fazer de um dia triste em termos metereológicos um grande dia em termos de grupo e convívio...ahh e a mim também se me permitem.
Fortes abraços a todos! Até Palmela.
Pedro Costa Santos
Editada por pedrosantosslb na 17 Janeiro 2010 às 19:02
|
Voltar acima |
|
|
Nuno NAM Rookie

Data de adesão: 18 Dezembro 2007 Mensagens: 36
Estado:
|
Colocado: 18 Janeiro 2010 às 02:13 | IP Registado
|
|
|
Ai a chuva...
Pois é, mais uma vez o tempo pregou -nos uma partida e fez ele muito bem. Que gozo! É verdade que não nos sentimos confortáveis quando a água nos sobe os tornozelos e começa a irrigar partes que normalmente se querem secas. Mas o que é isso comparando com uma travagem no limite em que começamos a sentir o kart a perder a traseira para logo corrigir com um toque no volante. Que formidável é fazer uma parabólica como se de uma prova de drift se tratasse. Meus amigos, que se lixem as classificações, estas provas à chuva são puro GOZZZZZZZZZZO
Venham mais
__________________ NAM
|
Voltar acima |
|
|
RodAl Racer

Data de adesão: 17 Dezembro 2007 Mensagens: 46
Estado:
|
Colocado: 18 Janeiro 2010 às 12:21 | IP Registado
|
|
|
Então, cá vai a crónica.
Acordo. Uns números vermelhos brilhantes dizem 10:40. Procuro confirmação em 3 ou 4 relógios. Após 5 minutos de choro uivante tento ligar ao matos que tinha fechado a loja. Apanho o soares de mello que ao menos já ia a caminho.
Visto o plástico do karting, enfio o capacete e passo vinte e cinco minutos debaixo do chuveiro frio sentado na banheira. Fico consolado.
Vale 1 ponto?
Abraços
Rodrigo
|
Voltar acima |
|
|
João Gonçalves Racer

Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 18 Janeiro 2010 às 21:01 | IP Registado
|
|
|
Pois é! Este ano isto promete...E então se tivermos mais umas provazitas com chuva, a coisa vai mesmo complicar-se (no bom sentido, entenda-se...). Apesar dos 180s, 360s, idas à relva ou gravilha que todos experimentámos (eu incluído!) a subida de forma do grupo é uma evidência indesmentível. E há mesmo quem na chuva se mostre bem difícil de bater! Mas passemos aos factos...
Nos treinos o Rui Mealha fez a Pole, que viria a confirmar um bom andamento na corrida com a melhor volta. No arranque consegui surpreendê-lo, mas 2 voltas depois ele recuperou a 1ª posição quando cometi um excesso no final da recta da meta. Seguiram-se algumas voltas em que a sua consistência não me permitiu qualquer veleidade. Apenas um pião de outro piloto na sua frente o atrapalhou, obrigando-o também a perder o controlo do kart e, consequentemente, segundos preciosos para mim. Até ao final da manga a sorte (muita!) ajudou-me a evitar alguns possíveis toques com outros pilotos em dificuldades.
A saída da 10ª posição na grelha para a segunda corrida deixava antever muitas dificuldades para subir alguns lugares, mas outro bom arranque e a carambolagem habitual nas primeiras voltas (aliados de novo a muita sorte!), colocaram-me outra vez no 1º lugar quando estaria decorrido sensívelmente 1/4 da corrida. Só que desta vez ninguém me quis fazer companhia até ao final! Eu até compreendo que já comecem a ficar fartos de mim, mas convenhamos que é muito mais estimulante controlar os slides com alguém a morder-nos os calcanhares...
E pronto! Está feita a primeira crónica INHOC do ano. Já só falta fazer também a do F390 Flying Noses (uff!!!). Com tantas crónicas (não esquecer também as do ORMEI), lá mais para o final do ano já devo estar habilitado a escrever um "romancezito" com algumas singelas páginas, pr'aí tipo EQUADOR (eheheh)...
Abraços, e até Palmela!
JGonçalves
|
Voltar acima |
|
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 18 Janeiro 2010 às 21:06 | IP Registado
|
|
|
Venha o mais pintado dizer que não vale e ter-se-à que ver comigo ! A ideia é mesmo dinamizar os contactos que, por vezes, o sono impede !!! Mas a resolução de te meteres debaixo do chuveiro com fatinho de chuva e capacete pareceu-me genial e só não te dou 2 pontos porque está fora do regulamento ! Parabéns pelo pontito conquistado ! Um abraço, António
|
Voltar acima |
|
|
José Fonseca Master

Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
Colocado: 18 Janeiro 2010 às 22:00 | IP Registado
|
|
|
Boa noite a todos(as),
Não digam mal da crónicas, vá lá. Pelo menos aqui não sou o ultimo nem fico molhado!
Depois e ter falado 3 corridas no fim do ano queria tudo menos chuva nesta idaa Fátima Mas decididamente não era o meu dia.
Choveu ,choveu e voltou a chover. E eu asneei, asneei e voltei a asnear! Primeira manga ainda fui certinho e "lá no meio" até pr'a aí a 8ª volta. A partir daí , veio o 1º pião e com ele abri o catálogo dos piões saídas de pista , narizes a voar e tdoo que possam imaginar que não se deve fazer numa corrida e Karts!!
Segunda manga. Ergo osbraços aos céus e sai promessa:tolerância zero! Não há mais piões! Assim foi.mas tão devagarinho, tão devagarinho ...que voltei a ficar lá atrás. E ainda consegui "arrancar" o nariz ao Rui Ribeiro quando estava a ser dobrado: Que desgraça.
É verdade que à tarde percebi que o raio do Kart estava mauzinho, mas mesmo assim..bolas mas que regresso este!
Quanto aos da frente o João Gonçalves e o Rui Mealha jáeram esperados. Mas as revelaçõesieram do Amiri esobretudo do Carlos Abril e do João Palmeirim . Que grandes corridas !
E agora deixem-me acabar isto para ir carpir mágoas para a crónica da 2 ª matiné.
Um abraço para todos (as)
José Luís
|
Voltar acima |
|
|
miguel amorim Rookie

Data de adesão: 14 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 15
Estado:
|
Colocado: 19 Janeiro 2010 às 00:12 | IP Registado
|
|
|
boas a todos, aqui vai a minha primeira cronica. Fui dos primeiros a chegar a fátima, mas até nisto o João já tinha chegado, não há maneira de ficar á frente do rapaz. Bem como todos lá fomos para a piscina.... aliás pista e nos treinos a coisa até correu bem, sai de 12 ou 14 mas nestas condições até nem é muito importante. A corrida optei por uma toada ligeiramente defensiv, arriscando onde eu pensava que dava..... e assim foi sem nenhum pião, sem perder nenhum aileron frontal (novo termo pata "bico"), acabei em 9, isto prometia, com as novas regras arranco em 2 ou seja primeira linha, até pedi á nossa fotografa oficial D. Cândida uma foto para a prosperidade. Corrida em que optei pela mesa tática e impressionante a forma como o joão e o Rui Mealha passam por mim, até parece que eu ia a andar para trás, será que eles iam com pneus de chuva e não avisaram? bem mesmo assim acabei em 4 penso eu o que me deu o 4 lugar final, boa forma de começar este nosso campeonato. E assim sendo até palmela dia 13 pelas 10 horas.
Abraços
Miguel Amorim
__________________ Miguel Amorim
|
Voltar acima |
|
|
miguel amorim Rookie

Data de adesão: 14 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 15
Estado:
|
Colocado: 19 Janeiro 2010 às 00:14 | IP Registado
|
|
|
Peço desculpa mas tenho uma rectificação a fazer mas não terminei em 4, peço desculpa amigo Palmeirim, mas sim em 5 da geral.
Agora sim abraços a todos
Miguel Amorim
__________________ Miguel Amorim
|
Voltar acima |
|
|
Carlos Abril Rookie

Data de adesão: 01 Agosto 2008 Mensagens: 11
Estado:
|
Colocado: 19 Janeiro 2010 às 16:17 | IP Registado
|
|
|
Tenho que passar a tomar apontamentos para ver se me lembro do que se passou.
Com a ajuda do S.Pedro e alguns Cozidos á Portuguesa, rezam as más linguas que os meus 92 Kgs me davam vantagem á chuva. Pois, pela primeira vez começo a achar que têm razão.
Os tempos dos treinos foram muito aceitáveis e em qualquer das duas corridas não me correu mal a vida.
Nunca me tinha visto no grupo dos dez da frente e confesso que a sensação é agradável.
Como ainda estamos no inicio da temporada é melhor conter alguns entusiasmos.
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1250 segundos. |
|
 |
|