|
|
|
Autor |
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 21 Dezembro 2009 às 11:16 | IP Registado
|
|
|
Não tem sido muito usual vir a esta tribuna escrever outra coisa que não se relacione directamente com as provas do IHSV e, numa acção preparatória, sobre o futuro troféu F390 Flying Noses. Porém, e desde que uma equipa IHSV participe num qualquer evento kartista, parece estarem reunidas as condições que fazem notícia digna de publicação neste forum. Fica, pois, a curiosidade e o interesse em divulgar um pouco mais o kartódromo de Rilhadas em Fafe. Alertado para a disputa duma prova de resistência num kartódromo que conheço desde os idos em que participei com os Ases pelos Ares, tratei de aliciar quem comigo quisesse formar uma equipa e rumar a terras minhotas. A distância tem sido sempre um óbice à realização de uma prova dos nossos campeonatos para aquelas bandas mas acreditei que, de forma avulsa, arranjaria quem estivesse interessado. Aconteceu com o Luís Mello e torneei a dificuldade final desafiando o Hernani Leite que, sendo do Porto, não enjeitaria a oportunidade por motivos quilométricos. Ontem, domingo, lá me reuni com o Luís com quem partilhei a viagem. Instalados no seu super Mitsubichi todo-terreno, com a "amena" temperatura de 1º centígrado em Lisboa, lá nos fizemos à estrada, via A1, onde a geada nos campos e bermas davam uma bela fotografia ainda que nos preocupasse imaginar como estaria o estado da pista lá nos confins nortenhos .... O céu estava praticamente limpo e as previsões só apontavam chuva para o fim do dia e vinda do Algarve .Tínhamos tempo ... Chegámos ao kartódromo a horas de podermos saborear uma bela vitelinha assada no forno para "compôr" o lastro e reagir ao "tarau" que se fazia sentir ! O peso a estabelecer era de 75 kg de média para as equipas. Isso deu-nos alguma vantagem pois o meu excesso ( 2 kg ) mais o excesso do Hernani ( 8 kg ), permitiu que o Luís passasse incólume com os seus promissores 66 kgs ! Feito um breve breifing, começou o fórró ! Os treinos eram importantes para o Luís Mello que não conhecia a pista. Dos 20 minutos estabelecidos, decidimos que o Luís preencheria os primeiros 10 a decorar as curvas e ficariam 5 minutos para cada um de nós para um primeiro contacto a permitir a escolha dos pneus mais adequados. Treinos feitos e conseguimos a 4ª posição na grelha alcançado pelo Luís ( 56,xxx ). Desde cedo se formou um quinteto dianteiro onde o Luís nos posicionou. Ainda que os 3 primeiros se tivessem destacado, aguentámos a 4ª posição numa luta renhida com o 5º. Acabado o turno de condução, o Luís regressa às boxes para me dar a vez mas eis senão quando, à saída do kart, põe o pé no único sítio onde não há chão e fica entalado ! Naquele sítio a pista tem um certo declive o que não permitia que o kart se quedasse o que ia piorando a situação do Luís que tinha o pé literalmente atropelado ! Naquela situação só restava levantar o Luís e alguém que desencravasse o busilis. A primeira parte coube-me a mim. Fruto do peso pluma do Luís, levantei-o ao colo enquanto o libertavam do kart mas o hilariante estava para acontecer. O Luís atira-se em mergulho para o chão ficando estatelado na relva provocando alguma preocupação pela sua inação. Abri-lhe a viseira e ouço : arranca ! E lá vou eu depois de toda aquela cena trágico-cómica para a pista e, julgo, em 6º lugar. Tenho a noção que fiz um bom turno sem dificuldade em "apanhar" a pista e com um kart colaborante. Na passagem do testemunho, se bem me recordo, tinha reocupado a 4ª posição. O Hernani manteve o ritmo denotando àvontade e excelente condição física e anímica. Entretanto o pé do Luís inchava ..... Pedimos uma alteração de regulamento para uma situação imprevista e a organização anuiu em permitir, sem penalizações, que voltássemos à pista sem cumprir a 1 hora entre 2 turnos de condução e assim deixámos o Luís descansar o máximo de tempo fazendo o último turno. Voltei, portanto, à pista ao fim de 1/2 hora e o andamento foi excelente. Cheguei a andar na 3ª posição. Foi altura de olhar para o depósito de gasolina e optar pelo reabastecimento. Julgo que foi uma má opção pois não voltámos a recuperar aquela posição. Voltou o Hernani que subiu ao 4º e deixou para o Luís que aguentou o 5º lugar final. Não houve problemas disciplinares e o tempo, embora gélido, não nos "premiou" com chuva dando hipótese de desfrutar daquela estrutura onde os acidentes da pista e os Birel 270 cc fazem a diferença. Particularmente fiquei satisfeito com o facto do piloto Luís Mello ( debutante em Rilhadas ) ter manifestado grande entusiasmo com aquele conjunto pois pode ser mais uma voz a fazer força para uma eventual deslocação àquela localidade. Soube, entretanto, que a administração daquele kartódromo desenvolveu um protocolo com a CP perante o qual possibilita um package a preços acessíveis ( ainda não conheço os pormenores ) onde se inclui viagem de combóio Lisboa-Guimarães / transporte Guimarães-kartódromo, prova, almoço e regresso do qual darei notícia mais tarde. Será que alguém vê com bons olhos essa hipótese ?
Distribuídos os "canecos" regressámos a Lisboa em condições diluvianas ! Há muito tempo que não via chover tanto e durante tanto tempo ! Aquilo deu pelos peitos a um macho !! Abraços, António Matos
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 22 Dezembro 2009 às 01:33 | IP Registado
|
|
|
Pois é verdade, gostei imenso do kartódromo de Fafe, com os Birel 270cc. Já não gostei assim tanto da maneira daquela gente guiar, pois não ia preparado para discutir curva a curva, pára-choques a pára-choques, numa prova de 3 horas, o que valeu uma reacção destemperada minha - cá em baixo o pessoal é um bocadinho mais calmo... mas só nas provas de resistência !
Fiquei mto satisfeito pela minha prestação, pois fiquei a 0,4s do melhor tempo, numa pista que não conhecia - embora o meu peso pluma me ajudasse a ser mais rápido que os meus companheiros de equipa, os pilotos adversários que fizeram os melhores tempos eram tão plumas como eu.
Acho que é pelo menos de avaliar o pacote Comboio+Kart+Comboio - por esta ordem, que a inversa não seria fácil de implementar.
Quanto ao entalanço do meu pé, não foi apenas a descida que contribuiu para o caso: tal como confirmado pelo autor qdo eu estava de perna estendida, foi um piloto adversário que acertou no nosso kart ao sair das boxes e o continuou a empurrar até se aperceber do incidente. Esclareço ainda que não pus o pé em nenhum sítio anormal, pu-lo no chão do kart, para retirar a bacquet, só que ele escorregou com a pancada.
Agradeço ao meu salvador, mas esclareço que não adianta puxar para cima alguém que tem o pé entalado - convém 1º 'desentalar' o pé; que a maneira mais fácil de sair do caminho era pular com o pé que sobrava para a relva; que pulando com um só pé era difícil cair de outra forma que não deitado e que nunca vi ninguém perder os sentidos por um pé entalado... enfim, sou pobre e mal-agradecido !
As mazelas resumiram-se a uma nódoa negra no tornozelo, outra na parte de fora do pé e um inchaço centrado na parte da frente do pé. Curiosa foi a forma como foi obtido o gelo: retiraram-no do interior dos pneus que ladeiam a pista.
Curioso tb é o facto de esta ser a 3ª vez que isto me acontece. A 1ª vez foi no Campera, com um acelerador que prendeu qdo eu ia a sair do kart, em tudo idêntica a esta, mas em câmara lenta (dessa vez os salvadores foram o Zé Luís Fonseca e o 'Velho' do Fórum AS). A 2ª vez foi este ano nas 24h de Almeirim, qdo saltou a roda ao kart na entrada das boxes e fiquei com o pé entalado na parte da frente. A 1ª não produziu consequência; a 2ª uma nódoa negra; a 3ª duas nódoas negras... espero que fique por aqui !
Espero com esta descrição ter contribuido para que os eventuais leitores se riam tanto como o António. Espero que vos comece a crescer água na boca por uma ida a Fafe (apesar de tudo prefiro Baltar, mas não sei se tem protocolo com a CP).
Beijos, abraços e Boas Festas,
Luís.
Editada por LSMello na 23 Dezembro 2009 às 01:37
|
Voltar acima |
|
|
RedLine Organizador

Red Line Cup / SKart Clube
Data de adesão: 22 Agosto 2008 Mensagens: 3
Estado:
|
Colocado: 23 Dezembro 2009 às 01:04 | IP Registado
|
|
|
Caros Garcia de Matos e Luís Mello,
antes de mais foi um prazer tê-los cá em Fafe, no meio do
verde Minho, do Rio Ave e do Rio Vizela que nasce perto
da aldeia onde cresci, terra de afamada vitela, excelente
vinho verde, excelente broa de milho, doces brancos
simples mas fantásticos molhados em vinho verde tinto,
mas também terra dos rallys, do ciclismo e do Rui Costa
que jogou cá na Associação Desportiva local assim como do
talvez não tão famoso visconde de Moreira de Rei que deu
origem à mais conhecida justiça de Fafe. Posso estar a
gabar demasiado esta terra, e perdoem-me estar a gabá-la,
mas é a minha e gosto muito dela :D Lisboa é para ver
concertos e pouco mais :D (se bem que aqueles pasteis de Belém, as queijadinhas e travesseiros de Cintra não são
de deitar fora :D
Mas é dos karts que estamos aqui a falar que já estou a
ficar com fome :D
Pessoalmente gosto muito do Kartódromo de Rilhadas
(Fafe). Excelente espaço para receber as visitas e com
mais que uma valência turística nomeadamente kartódromo,
campo de golfe, restaurante, actividades radicais,
futebol, ténis, piscina, etc etc etc mas acima de tudo
boa gente. As máquinas têm chassis impecáveis com motores
adequados para um traçado mais técnico. Frota esta que
não é muito maltratada porque apenas está disponível para
grupos organizados, vulgarmente conhecidos por grupos-de-
amigos-com-a-mania-que-até-sabem-fazer-umas-coisas-com-
uma-rodela-na-mão nos quais me incluo.
Adiante
O dia de Domingo, 20 de Dezembro, foi muito bem passado.
11 equipas, quase 40 amigos-com-a-mania-que-até-sabem-
fazer-umas-coisas-com-uma-rodela-na-mão (nos quais me
incluo, repito), boa companhia, amena cavaqueira e muito
respeito dentro e fora de pista.
Desportivamente e enquanto elemento da Green Team começou
relativamente mal, fizemos o sexto lugar (acho) na
largada com alguns receios em relação ao kart. Os 65 kg
do Zé foram compensados pelo meu lastro natural e o
Fernando também abaixo dos 75 kg foram as nossas lebres
na pista. E mesmo assim não conseguimos melhor que 56.6
em grande parte da corrida que já vinha dos treinos
cronometrados. Fizemos o abastecimento antes de haver
filas (o que me valeu algumas bocas por ser cedo de mais)
e fomos tentando fazer uma condução sem erros de modo a
aproveitar os erros e azares alheios.
O que parecia ir ser um mau dia transformou-se num
brilharete.
Depois de todos terem reabastecido e trocado pela última
vez de piloto, seguiam o 2º, 3º, 4º e talvez mais alguns
na mesma volta e nós em 2º. Perfeito. Táctica de box a
resultar na perfeição. O nosso último homem foi o mais
leve da nossa equipa, o Zé, que entre ganhos e perdas de
posições, terminou em 2º. Perfeito, mais um caneco para
casa.
O "acidente" do Luís Mello foi mesmo à minha frente pois
eu também ia entrar nessa mudança de turno. E o quadro
não é facil de pintar. Estava o Luís Mello amarrado à
perna com o pé entalado num sítio onde mesmo por vontade
própria não era fácil metê-lo, o António Matos a tentar
levantá-lo mas o pé entalado não deixava, o Rui Alves a
tentar levantar o kart pegando pela parte de trás
direita, ou seja, onde ele é mais pesado pois é onde está
o motor, o Mário Dias, que estava no kart imediatamente
atrás do da IHSV, a tentar entrar de novo em pista, o
kart da IHSV não parava porque era ligeiramente inclinada
e ia avançando, como ia avançando mesmo que pouco, o
Mário Dias também ia encostando. Solavanco atrás de
solavanco, tudo terminou num salto para a relva que me
pareceu com consequências bem piores que as que realmente
ocorreram. Hoje até tem alguma piada, mas no momento não
teve muita. Se no fim disto tudo o Luís Mello e enquanto
coçava as costas na relva amarrado à perna ainda disse
"arranca" pelo menos merecia mais uma medalha. Dessa não
me dei conta. Brincadeira :D
Quanto à nossa agressividade em pista, nós somos assim,
eu tenho um capacete maior para poder andar com uma
navalha lá dentro em caso de problemas :D é evidente que
estou a brincar, é nas meias que a trago, no capacete não
dá jeito nenhum :D
Nas 12 Horas de Viana de 2008, o Carlos Veloso andou um
turno inteiro com uma faca de mato cerrada nos dentes
atrás de um espanhol do CKMadrid. O espanhol apareceu lá
com uma touca à pirata e o Carlos não tem mais "ai é,
arranco-te já o escalpe". Brincadeira :D
Penso que nos divertimos todos e isso é o mais importante
destas resistências, cada volta é uma volta e cada
posição é uma posição mas bom ambiente cá fora é
essencial e penso que nesse aspecto correu bem. Opiniões
contrárias, se as houver, aceito-as perfeitamente.
Para terminar, espero que o protocolo com a CP (que eu
desconhecia) vá em diante para vos ver mais amiúde por
cá.
Se vocês organizarem alguma resistência é só avisar que
tudo faremos para, pelo menos, levar uma equipa.
Boas festas aos membros da equipa da IHSV, António Matos,
Luís Mello e Hernâni Leite e respectivas famílias
Um abraço a todos
|
Voltar acima |
|
|

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
Colocado: 23 Dezembro 2009 às 10:48 | IP Registado
|
|
|
Tive que me socorrer das fotos para tentar dar um nome ao organizador
da Redline que (não)assina a crónica anterior razão pela qual deixo uma
certa margem de manobra para uma gaffe que possa cometer.
Nuno Lopes ?
Não foi tanto pela caligrafia que deduzi este imbróglio, antes pelos
"pesadíssimos" parceiros de equipa que constam na dita foto !
Permita-me elogiar-lhe o texto não só pelo bairrismo, pela graça, pela
descrição da tentativa de "salvamento" do pé do Luís Mello, por me
recordar a célebre justiça de Fafe ( vou pensar na minha arma secreta
para futuras provas ainda que, em vez dos facalhões, prefira a táctica
do tempo do Ben Hur com aquelas serras nas rodas das quadrigas desta vez para cortar os pneus do parceiro do lado !! ), enfim, um texto a todos os níveis notável. Quanto à prova, pela minha parte está tudo dito mas insisto no quão agradável é para mim a pista de Rilhadas a pedir bis. O célebre protocolo de que ainda não tenho os pormenores será, quero crer, uma boa dinamização para futuras digressões. Obrigado pelo convívio e até uma próxima oportunidade. António Matos
|
Voltar acima |
|
|
RedLine Organizador

Red Line Cup / SKart Clube
Data de adesão: 22 Agosto 2008 Mensagens: 3
Estado:
|
Colocado: 24 Dezembro 2009 às 01:19 | IP Registado
|
|
|
E a margem de manobra é mais que suficiente, acertou em
cheio.
Como já me doíam as pontas dos dedos de carregar para
aqui nas teclas enviei mesmo assim. Brincadeira. Foi
mesmo puro esquecimento.
Ben-Hur foi um dos meus filmes preferidos durante alguns
anos, ainda no tempo do VHS em que se alugavam filmes no
clube de video e se copiavam para os ver e rever vezes
sem conta. Se bem me lembro, essas eram as quadrigas
macedónias, pelo menos na História são macedónias, o
problema é que muitas das vezes os "americans" gostam de
deturpar as coisas :D
Tenho que ver esse filme outra vez.
Mas diz a lenda que deve ser um varapau o móbil da
justiça de Fafe, no entanto não é fácil metê-lo nas meias
e chegar perto de alguém com um raminho de oliveira (que
se consiga meter nas meias) todo engelhado não impõe
respeito nenhum :D
Obrigado pelos elogios, António Matos, mas tenho ainda
muito a aprender a todos os níveis, crónicas incluídas. A
começar por coisas tão básicas como assinar :D
De uma coisa tenho a certeza, é mais fácil falar/escrever
sobre algo do qual se gosta e que a companhia ajude. E no
seu caso é um orgulho para nós na RedLine tê-lo connosco.
Falo por mim e também pelo Rui Alves pois já várias vezes
o louvamos. Não tenha dúvidas, porque eu também não as
tenho, que a sua presença no nosso troféu de 2009 foi
marcante para todos. Bem... estou a ver um ou outro que
talvez não gostem muito de si... Brincadeira :D
E depois haja alegria.
Boas Festas
|
Voltar acima |
|
|

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
Colocado: 24 Dezembro 2009 às 09:17 | IP Registado
|
|
|
Meu caro amigo Nuno e restante malta do Redline que porventura leiam estas "fogachadas", Mal iria o mundo se todos gostassem de mim ! Claro que se ninguém gostasse, o mundo também não iria melhor !!!! Há quem defenda uma certa preponderância dos nossos inimigos para aquilatar do nosso verdadeiro valor pessoal, será ? Como não faço essa contabilização ( embora conheça muito bem quem e porquê possa ter alguma malapata ) continuo no meu ritmo de vida usual onde o karting ganha foros de importância no que respeita aos excelentes conhecimentos que vou travando por esses kartódromos fora. Às vezes é preciso impôr alguma contenção na pista e, acima de tudo, zelar pela rigorosa preservação da integridade física dos pilotos. Como não somos profissionais e o cheque que nos pagam cada vez que ganhamos uma prova não dá nem para a bica ( cimbalino ), também devemos usar de alguma pedagogia perante os mais novinhos .... Eles não gostam, é certo, mas a irreverência da juventude tem que ser contida sob pena de se desvirtuar um momento de lazer transformando-o numa batalha campal. Felizmente que no troféu que organizo e naqueles onde me inscrevo de quando em vez ( leia-se Redline, por exemplo ) essas situações são de absoluta excepção o que me incentiva a continuar.
São 9 horas da manhã de 24 de Dezembro e após uma noite muito bem dormida já aqui estou a matraquear o teclado enquanto o cheirinho a rabanadas começa a alastrar pela casa fora ... Aproveito, portanto, a ocasião para endereçar a TODOS os pilotaços do Redline e respectivas famílias, os votos de Boas Festas com a indicação explícita de que, pela parte que me toca, gosto de vocês todos e tenho em cada um, um adversário com quem quero disputar aquela ultrapassagem, aquela curva, aquela travagem e no fim, .... ficar à frente ! Tudo limpo, sem toques artísticos ou cirúrgicos, sem amoques ! Quando fôr eu a fazer a asneirada, cá estou para ouvir as críticas e tentar defender-me, ok ? Palavra final para o campeonato Redline 2009 : quando começa a edição 2010 ? Abraços, António Matos
Editada por Garcia de Matos na 24 Dezembro 2009 às 09:20
|
Voltar acima |
|
|
Nozito Organizador activo

RedLine Cup
Data de adesão: 06 Dezembro 2009 País: Portugal Mensagens: 3
Estado:
|
Colocado: 24 Dezembro 2009 às 14:45 | IP Registado
|
|
|
Boas sr. Matos e companhia,
subscrevo o que o meu amigo Nuno disse e quero agradecer a vossa presença em Fafe nesta prova.
Quero deixar aqui o blog da nossa equipa:
www.greenteam.blogspot.com
Bom Natal a todos.
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,0977 segundos. |
|
 |
|