Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: Fátima 20 de Junho - crónicas Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 20 Junho 2009 às 22:44 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Prova de Fátima, 6ª do troféu IHSV 2009 !

Dia muito bom à hora marcada para a dita mas extraordinariamente quente à hora que conseguimos, finalmente, sentar-nos nas máquinas …

Todos têm direito a uma 2ª hipótese e o Funpark não será excepção.

Agendada para as 11 horas e com os pilotos prontos quase 1 hora antes como é apanágio do IHSV, eis que nada, rigorosamente nada estava feito tendo em vista a realização daquela prova !

Às 11h15 começaram a meter gasolina;

Às 11h30 foram verificar a pressão dos pneus ;

Às não-sei-quantas foram meter bicos ;

Cerca do meio dia os pesos teimavam em não encaixar em todos os karts !;

Lá para as tantas, eureka ! deram autorização para que tomássemos os nossos lugares nas backets ultra quentes !

E lá fomos para os treinos …

À 2ª volta levo uma borrifadela de gasolina na perna esquerda e lá venho à box com o credo na boca na expectativa de ter de substituir o kart e lá se vai o arranque das ditas boxes .

Não foi desta ! Afinal era o boujon mal apertado.

Nova tentativa de treinar um bocadinho e lá vou eu mais uma volta finda a qual, PUM ! partiu-se-me a corrente …

Agora sim, novamente à box sem expectativas de vir a recuperar o kart.

Veredicto : substituição !

OK, pronto, vamos lá aquecer pneus pois já não interessava tempos pois iria mesmo partir das boxes.

Posiciono-me a ver quando o pelotão arrancava para me mandar logo na perseguição .

Vem de lá o mecânico a tentar saber o porquê de eu estar ali.

Lá lhe explico que são os nossos regulamentos e diz-me que então ele substitui a roda do meu anterior kart e vou nele partindo, portanto, da grelha do meu lugar ( que eu desconhecia de todo e que deveria ser bem lá para traz pois não cheguei a fazer treinos !!!

Enquanto escrevo esta crónica, choro baba e ranho pois tenho a folha dos treinos comigo e …. 3º !!!!!!!!!!!!!

Foram azares demasiados para um só cristão mas eu estava para sofrer, prontos …

A perspectiva do arranque vista do local de entrada em pista lá ao fundo, nas boxes, sentado no kart e a ver todos os outros em sua direcção com a hipótese ( ainda que remota ) que possa haver um despiste e venham todos cair em cima de mim, não é tranquilizadora mas havia que pensar que todos passariam e conseguir sair bem e depressa mal passe o último.

Estrategicamente arranquei uns segundos antes em pleno recinto de boxes para que à passagem do último eu entrasse imediatamente a seguir a ele.

E assim foi, parecia um leão dos tempos do Coliseu de Roma a sair da jaula e a dar entrada na arena para a carnificina !

Os novos cristãos devem-se ter assustado com os meus rugidos e começaram a bater uns nos outros e alguns bicos mais pareciam lanças dos gladiadores a ver se acertavam nas cabeças dos inimigos !

Aproveitando-me da situação, lá fui, pé-ante-pé, a galgar quilómetros com uma noção de oportunidade excelente que me permitia ultrapassar uma dúzia de incautos na direita que dá entrada na recta da meta.

Às tantas, o Zé Maria entra em peão e pimba daqui, pimba dacolá, aí vou eu galgando um corrector daqueles que são de evitar, bem pela relva / terra, mais uma vez com o credo na boca na convicção que agora lá iria deixar o bico estatelado na pista.

Tive sorte ! O gajo não saltou e lá ficaram mais uns quantos parceiros para traz !

A coisa prometia e qa ideia era colocar-me no pelotão dos 8 primeiros para gozar do benefício da inversão de grelha na 2ª manga.

Acontece que não tinha a noção precisa da posição que tinha na altura e lá vou eu no encalce do Nuno Moura..

Faltariam umas 5, 6 voltas e tinha a noção que o iria ultrapassar e talvez o seguinte ( não sei quem era ).

Na aproximação à zona da recta da meta, lá me posicionei de maneira a desferir a golpada na altura certa.

Com um erro milimétrico, não evitei que a pontinha do bico tocasse leve, levemente, algures no kart do Nuno e a desilusão quase me levava às lágrimas ….

Bico dum cabrão, voou !

Garagem a 200 à hora !

Aquilo parecia a Ferrari ( nos bons tempo ) a fazer substituições nas boxes !

Regresso à pista mas aquilo estava feio ….

Fujam que aí vou eu !

Houve quem ouvisse e lá se iam chegando para o lado ….

Finalmente a bandeirada mas só deu para um 12º lugar. UFFF !

E afinal tinha andado em 6º !!!!!! Cacete !!!!

Água pela boca abaixo, xixi pela coisa também abaixo, e lá fomos para a 2ª manga.

O 12º posto é muito complicado !

Eles são muitos karts à esquerda, muitos à direita, muitos à frente e muitos atraz, bolas !

Era preciso calma e arranjar um ponto de referência !

Saquei o João Gonçalves que tinha arrancado de 8 º .

Fui-me aguentando e comecei cedo nas ultrapassagens.

Se deitasse abaixo outra vez o bico, ponderava pedir a reforma ….

Correu tudo bem até que apareceu um puto reguila a uma velocidade que não obedecia às mais recentes disposições legais e com muita autoridade, pôs pisca, apitou e lá foi todo lampeiro a galgar metros e mais metros a fazer-me pensar ….

Era o Filipe Nunes !

Deixei-o da mão e concentrei-me noutro puto que me deu cabo dos braços pois eu ia nos limites e não me estava a aproximar dele em tempo útil.

Depois quebrou e de repente aproximei-me depressa dele.

Era o jovem Rui Ribeiro que se deixou bater depois de demonstrar que mais umas jornadas e está totalmente recuperado do período de inacção dos últimos anos.

Alguém duvida ?

Pois lá veio a bandeirada e desta vez subi ao 4º lugar.

Tal como o Sócrates, fiquei muito satisfeito comigo !

Subidas ao podium dos João Gonçalves ( 1º ), Luís Mello ( 2º e a recuperar ego ) e Filipe Nunes ( 3º ) a merecerem da minha parte uma palavra de parabéns pelas excelentes perfomances conseguida.

Outra palavra para o 4º lugar do Luís Moura e o 3º do Rui Mealha ambos na 1ª manga . Olé !

Na 2ª manga, um alfarreiá para a 2ª posição do Amorim além das outras já citadas.

Finalmente uma referência ao industrial do Vale do Ave que trouxe para distribuição como prémio um conjunto de T shirts excelentes para mais tarde recordar.

Obrigado Amorim !

Extra tudo isto ( que já vai longa a crónica ) fica a informação que por variadíssimas vezes o staff do kartódromo se me dirigiu a pedir desculpas por toda aquela salsada e à saída, a menina da recepção pediu-me ( e já o fiz ) que apresentasse uma reclamação em formulário apropriado pois também eles se sentiam constrangidos com o sucedido.

Adeus.

António

Editada por Garcia de Matos na 23 Junho 2009 às 20:13
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

pedrosantosslb
Rookie
Rookie

Data de adesão: 16 Dezembro 2007

Colocado: 21 Junho 2009 às 21:02 | IP Registado Citar pedrosantosslb

Boa tarde a todos!

esta foi sem dúvida a pior prova do ano no que a mim diz respeito...as expectativas eram altas tendo em consideração a minha posição no campeonato antes da prova bem como a regularidade que vinha apresentando...já lá vamos.

Também acho que todos têm direito a uma 2ª oportunidade (alguns já tiveram mais que duas...) e que o Funpark tem todas as condições para "redimir", mas que aquilo ontem foi um "inferno" lá isso foi...a temperatura das backets depois de 1 hora ao sol é algo que não me deixou boas recordações!

Enfim lá vamos nós para os treinos e logo de inicio algo me deixa preocupado, o meu kart parecia não ter resposta à saída das curvas mas até verificar que tinha ficado em...sei lá...19º??? pensei que fosse mera "impressão" minha...

Ok lá vou eu para a 1ª manga e os meus receios iniciais confirmam-se...andei umas boas voltas atrás do António Agra e à frente do Pedro Pinheiro e era por demais evidente que o meu kart não queria contribuir para o esforço sobre-humano de uma corrida com o Sol na sua posição vertical! Conseguia uma boa posição à saída das curvas mas depois o kart do Agra parecia que tinha turbo e lá ia embora...enfim pouco mais guardo de recordação da 1ª manga...

Ainda pensei entrar nas boxes e trocar de kart, mas mal por mal decidi continuar a "rolar" e descobrir alguns pontos onde podia melhorar a minha performance e a muito custo lá terminei a 1ª tareia ao sol!

Já nas boxes vou falar com o "mecâncico chefe" ou "director geral dos mecânicos" para pedir a troca de kart, mas em 5 segundos ele responde "...ahhh isto foi um dos rapazes que tem pouca experiência e deixou o ar a meio..."

Não faço ideia do que ele fez no kart mas o certo é que parecia que tinha trocado o motor...o kart ganhou um vida que até então eu desconhecia e, apesar de no global ter ficado muito frustado com o meu desempenho, na 2ª manga recuperei 7 posições e melhorei em quase 1,5 segundos!!! o meu melhor tempo. Enfim pobre consolo mas foi o que se pode fazer!

Uma palavra de felicitação para o Filipe Nunes que tem de ser encarado como um caso sério de sucesso em Fátima (recordo que já tinha vencido uma manga o ano passado) e como um dos candidatos ao Fórmula 390 Flying Trophy em 2010! Parabéns Filipe.

Parabés igualmente ao João Gonçalves que simplesmente voou (não o vi a beber Red Bull...mas tinha algo escondido num saco...hummmm) para mais um vitória "sem espinhas"!

Um abraço também ao Amorim pela prestação na 2ª Manga (excelente resultado) e pelas lembranças que nos ofereceu!

Abraços a todos!

Voltar acima Ver pedrosantosslb's Perfil Procurar outras mensagens de pedrosantosslb

Jorge Fonseca
Racer
Racer

Data de adesão: 20 Janeiro 2008

Colocado: 24 Junho 2009 às 01:15 | IP Registado Citar Jorge Fonseca

Boa noite caros pilotos e amigos e ainda assim adversários da prova de Fátima,

como já é tarde não vou fazer uma crónica. mas acodem-me algumas ideias:

- estava mesmo muito calor e estivemos à espera da hora de maior calor para correr (compreendo: é como na F.! - tem que se fazer a prova na hora de maior audiência). Nós ainda não estamos na F.1, mas já nos começamos a treinar..Mas da próxima vez podemos dizer aos tipos do kartódromo que já estamos treinados e que vamos correr às 6 da manhã. Assim, talvez eles nos preparem os karts para as 11...

- Comigo aconteceu uma coisa curiosa: na 1ª manga correu-me tudo bem e sem qualquer problema. Fiquei em 10º.

Na 2ª manga tive que fazer um pião na 1ª volta, para não chocar com um piloto que se atravessou à frente e fiquei perto de ser último. No final desta manga fiquei em 8º. Fiz melhor tempo/volta na 1ª manga do que na 2ª... Ou seja, quanto pior as coisas me correram, melhor foi a classificação. Estou à espera das vossas crónicas para perceber.

tenho agora vestida a T-Shirt Rock in Rio com que o Amorim nos presenteou. Os meus filhos ficaram muito admirados quando me viram assim chegar vestido a casa, no Sábado. Eu disse-lhes que o karting e o rock andam de mãos dadas e que o Universo do karting é maior do que eles pensam... Foi uma grande ideia e também agradeço esta oferta do Amorim, que também merece parabèns pelo desempenho na 2ª manga.

Aproveito para dizer que estou a tentar formar uma(s) equipa(s) para a prova de Solidariedade de 5 de Setembro. Como ainda deverá estar muito calor, espero que tudo me corra bem. P.S.: não consegui escrever uma resposta nesse "tópico"..é por isso que estou a falar disso aqui. É mais uma lacuna na minha cultura informática ou há mesmo alguma coisa técnica?  

Um abraço do Jorge Fonseca

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 01 Julho 2009 às 01:31 | IP Registado Citar LSMello

Passados uns quantos dias sobre a prova de Fátima, não podia deixar de qq forma de vir falar da prova dessa prova, que me deu um grande gozo.

Para mim pareceu um daqueles troféus organizados pelo DR.Zé Rodrgues, cheios de médicos por todos os lados ! Na 1ª manga tive uma luta doida com o DR.Mealha pelo 2º lugar, que acabei por vencer ; na 2º manga tive uma luta doida com o DR.Palmeirim (salvo erro pelo 6º lugar), que tb acabei por vencer, mas com ainda mais trabalho que na 1ª manga; finalmente na 3ª manga, com a DR.a Leonor, perdi sem apelo nem agravo !!! É assim a vida .

Realce tb para o DR.João Gonçalves pelas duas fabulosas mangas, para o DR.Miguel Amorim pela 2ª manga e pelas camisolas e para o DR.Filipe Nunes, que fez tudo o que estava ao seu alcance para ter vários DR.s a olharam para ele numa sala de operações (especialmente com o pião da 1ª manga e o voo do DR.Mealha por cima dele, na 2ª), mas não conseguiu .

Finalmente um reparo aos narizes . Na 1ª manga fiz uma travagem em cheio no pára-choques do DR.Agra (mera coincidência ), mas talvez por ter sido mesmo em cheio, sem qq ângulo, o bico ficou por baixo do pára-choques, manteve-se agarrado ao meu kart e não voou . Portanto fica o conselho: se tiverem mesmo de acertar em algum DR., acertem-lhe em cheio por trás que pode ser que o bico não voe .

Abraços do DR.,

Luís SM

Editada por LSMello na 01 Julho 2009 às 01:37
Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

ruimealha
Racer
Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008

Colocado: 01 Julho 2009 às 12:59 | IP Registado Citar ruimealha

Prezados Drs:

10 dias após a quente prova de Fátima, venho, mais a frio, expor a minha perspectiva dessa saudosa sauna.

Debatido foi o elevado profissionalismo e consideração com que fomos tratados pelo "staff" ao iniciarmos a prova com o sol a pique, de modo a não sermos incomodados com um desagradável e cegante sol de frente. Com essa espera, quiseram os gentis e sempre atenciosos funcionários que se proporcionasse um agradável convívio entre os pilotos, de modo que eventuais divergencias (passadas, presentes e futuras, o tempo deu para tudo) ficassem rigorosamente sanadas. Só faltaram umas bejecas + aperitivos para a festa ser completa.

E assim mais leves, lá fomos para a 2ª parte da festa sauna-convívio-carinhos de choque.

A máquina que me saíu era fabulosa, nada a referir de negativo. NOTA MÁXIMA. O 6º lugar nos treinos foi fraco. Nas mãos mais habilidosas era pole certa. A  1ª corrida foi interessante, grande luta com o Prof Dr LS de Mello, ganha com inteira justiça por ele. Luta interessante também com o Luís Moura. O 3º lugar foi bom dada a minha inabilidade naquela pista.

Para a 2ª manga tentei corrigir os muitos erros que cometi na 1ª. Ia, penso, em 3º a atacar o Filipe Nunes que estava mais lento, qdo, em plena recta, depois da parabólica, encostado aos escapes dele, sou surpreendido em zona de aceleração com uma estranha travagem dele!!! A pancada foi obviamente violenta, o meu kart levantou voo mas consegui aterrá-lo uns metros à frente, ainda e sempre no asfalto. Quanto ao nariz, saíu disparado para parte incerta. Ainda deve estar pendurado numa qualquer árvore, a vários km de distancia...

Ida às boxes, frente empenada, dificuldades na montagem de novo nariz e corrida estragada. No fim o Filipe pediu-me desculpa, mas é preciso muito cuidado com as travagens inesperadas em zonas de aceleração, principalmente com os narizes voadores. Se a ideia é penalizar quem bate, para ultrapassar, muitas vezes é preciso andar muito perto do piloto da frente. Na quela situação, o penalizado fui eu, mas quem provoca o acidente, ainda que involuntariamente, deve ser igualmente penalizado. Contigencias das corridas...

Repito os meus parabens aos vencedores.

Notas (0-5):

Estado da pista: 4

Agrado com o traçado: 2

Simpatia do pessoal: 3

Grau de profissionalismo: *****-se!!!

Capacidade de resolução de problemas do kart: 5

Agrado com meu kart: 5

Geral: 3

Até à Batalha, outro circuito de eleição para a minha pessoa.

Abraços.

Rui

Voltar acima Ver ruimealha's Perfil Procurar outras mensagens de ruimealha

Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar
Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se

Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum