|
Tópico: ampera I - 16 Maio - crónicas
|

|
| Autor |
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 16 Maio 2009 às 16:57 | IP Registado
|
|
|
|
| Voltar acima |
|
| |
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 16 Maio 2009 às 17:57 | IP Registado
|
|
|
Mais uma corrida, eeeesta teeeerrrrrminouuuuuu ! Uma vez mais de salientar a pontualidade dos pilotos sem excepção e a prestimosa e profissional colaboração do amigo Frederico Viegas que permitiu começarmos a corrida rigorosamente à hora agendada !
A pista com relativamente pouco grip permitiu, contudo, uma prova engraçada ainda que a não possibilitar tempos já conseguidos anteriormente. O pelotão, com 21 pilotos, criou os habituais constrangimentos de tráfego e, um pouco por via disso, possibilitou "encaixar" quase todo o pelotão no mesmo segundo !!!
Com a pole do reaparecido Filipe Neves, conseguiu-se um início de prova rápido e sem problemas. Sem capacidade para fazer mais do que tentar não descolar dos 3 primeiros ( Filipe, João e Luís Mealha ) vi neste último a única hipótese de entabular uma luta uma vez que os outros .... foram-se embora. Consumada a ultrapassagem, apercebi-me que se colou aos meus escapes um endiabrado Agra que tentou várias vezes dobrar-me na 2ª esquerda ( miolo ). Tive que fazer aí um pequeno acerto à trajectória eliminando-lhe tais hipóteses . Porém, o kart ajudou-o com uma saída bem mais apetecível do que a do meu e eis que me ultrapassa sem apelo nem agravo ! Grande perseguição lhe fiz e tentei desconcentrá-lo e provocar alguma argolada mas o Agra aguentou-se muito bem até que num gancho, um peão à sua frente provocou o toque e lá me aproveitei para passar pela nesga entretanto aberta. Sol de pouca dura pois 2 voltas mais tarde, no mesmo local de aceleração, ele aí vai outra vez para a frente. Havia que segurar a posição pois à minha frente estavam pilotos a quem podia permitir a victória não comprometendo demasiado a minha classificação geral. Acabo num trabalhoso 4º lugar e pronto para nova manga ainda que com os braços a acusarem o esforço.... Inversão de grelha para os 8 primeiros e lá arranco da 5ª posição. Não falhei o arranque mas depois da 1ª e 2ª curva dou comigo em 6º lugar. Faca nos dentes e havia que lutar. A molhada manifestou-se logo a seguir e a carambola ( que não aconteceria em Fátima ou Batalha, vá-se lá saber porquê !! ) foi complicada de gerir mas, felizmente, tudo passou sem grandes problemas. Atento às novas ameaças do Agra, filei as minhas lebres ( Luis Mealha e Palmeirim ) na intenção de lhes ir pedir contas ... Grande prova mas uma vez mais o Luis cedeu e faltava o Palmeirim. Este fez uma prova excelente, sem erros, com velocidade e o 3º lugar foi um belo corolário e eu contentei-me com novo 4º lugar. Do conjunto arrecadei um 3º lugar na geral tendo o mapa do ranking sofrido alterações muito interessantes e dado um novo fôlego ao pelotão. Parabéns aos vencedores e a todos os outros que briosamente se bateram ! Abraços e até Fátima. António Matos
PS - uma núvem de poeira e uma bandeira preta puseram-me de sobreaviso a algo que tivesse acontecido embora não tenha identificado rigorosamente nada que tivesse a ver com uma justificação plausível. No final, se bem que sem grandes pormenores, deu para entender o desentendimento entre 2 pilotos em atitudes pouco consentâneas com a vivência no IHSV. Por não considerar útil a transposição do caso para a esfera pública, fico a aguardar qualquer informação que os intervenientes me (nos) queiram disponibilizar em correio restricto sobre o assunto, na certeza de que o incidente ( grave, ao que parece ) possa ser resolvido pedagogicamente e sem mais querelas. Tenho a certeza que imperará a inteligência e a humildade para se pedirem as desculpas necessárias ( julgo ter sido dado um 1º passo nesse sentido ainda no kartódromo ) e fazermos do caso mais um exemplo a evitar. António
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 16 Maio 2009 às 20:10 | IP Registado
|
|
|
Meus Caros Companheiros,
É muito constrangido que aqui me vêem a escrever esta crónica, que mais não é que um pedido de desculpas. Como por certo já se aperceberam, para mim escrever uma crónica faz parte do prazer do karting, por muito mal que me possa ter corrido a prova que retrato. Desta vez não é o caso, pois serve unicamente para deizar por escrito as minhas desculpas a ´Vós em geral e ao António Agra em particular, pelo meu comportamento incorrecto com ele, consubstanciado na poierada já referida pelo António.
O que vou descrever de seguida não pretende atenuar os factos, mas tentar dar algum sentido ao que se passou.
Penso que ninguém tem motivos para me considerar genericamente um piloto incorrecto. Creio que a maioria me considerará um piloto correcto. Pela minha parte tenho a certeza que só 3 vezes nos meus 12 anos de kart cheguei a casa com um peso na consciência: 2 por situações evitáveis, mas não intencionais; a de hoje, infelizmente, intencional. Todos os outros toques em que possa ter havido um erro da minha parte - e provavelmente terão sido mais uns quantos - nunca tiveram a gravidade que me levasse a pensar muito sobre eles.
O facto de tentar ser correcto em pista, não me faz infelizmente imune a levar toques. No dia de hoje foram muitos e variados, a maioria acidental. Dois deles com consequências radicais na minha prova. Na 1ª volta da 1ª manga levei um toque que me danificou e obrigou a trocar o kart, perdendo mais de um volta para todos os pilotos. Na 2ª manga, depois de uma recuperação intensa, levei outro toque forte, na traseira a 45º, que me pôs fora da pista, em pião.
Este 2º toque foi dado pelo Antº Agra e foi o culminar de uma série de outros toques por trás por ele dados.
Seja por esta situação, seja pelo avolumar de situações equivalentes, resolvi armar-me em didacta da estrada. Pretendi demonstrar ao Agra o pouco saudável que é este tipo de condução e que ela está ao alcance de todos. Tive tempo suficiente para pensar e me acalmar. A verdade é que o meu raciocínio distorcido me continuou a apontar que o ideal seria demonstrá-lo em pista. Um pouco como os idiotas que numa autoestrada travam abruptamente à nossa frente para reclamar com algo, a minha idiotice era fazer algo do estilo.
O que pensei fazer foi deixá-lo pôr-se ao meu lado numa parte lenta da pista (de forma a evitar um embate violento), mostrar que o poderia pôr fora e, antes que ele atingisse o limite da pista, travar e deixá-lo retomar o andamento. Esta solução parecia-me melhor que um inevitável conflito forte no final da prova. Infelizmente, algo que já de si não era correcto, acabou por se tornar ainda pior. O Agra alcançou-me nos ss antes da entrada na meta, escolhendo a trajectória de fora, eu alarguei ligeiramente a minha. Por incapacidade do Agra me evitar, ou porque eu executei mal a manobra, acabámos por bater lado com lado, tendo o Agra saído de pista, enquanto eu me dirigi às boxes para abandonar.
No muro das boxes a cabeça funciona de forma distinta. Já era fácil ver a enorme estupidez que fizera. Subestimei a possibilidade de se dar mesmo um toque; não pensei que poderia ter envolvido terceiros e, acima de tudo, que fosse qual fosse o resultado, este seria sempre interpretado como uma escalada de um conflito, que se tornaria muito difícil de sanar e alastraria ao grupo.
Apresentei de imediato o meu pedido de desculpas ao Frederico Viegas, sem justificações. No final da prova tentei explicar a sequência de eventos ao Agra, de forma civilizada, mas ele não me deixou continuar. Expliquei a situação ao Organizador, assumindo as minhas culpas. Expliquei a quem me abordou. No final da cerimónia do pódio dirigi-me ao Agra e apresentei-lhe o meu pedido desculpas.
É este o meu relato do acontecido. Não peço de forma nenhuma apoio, não peço compreensão - por favor, não tentem mitigar os meus actos em comunicações públicas -, peço desculpas, peço que acreditem que se tratou de um episódio isolado, que não se repetirá.
Espero estar em breve convosco a viver o ambiente de corrida, em sã camaradagem e harmonia, esquecendo este triste episódio em que as pus em causa.
Abraços a todos,
Luís Soares de Mello.
|
| Voltar acima |
|
| |
Jorge Fonseca Racer

Data de adesão: 20 Janeiro 2008 País: Portugal Mensagens: 62
Estado:
|
| Colocado: 16 Maio 2009 às 23:30 | IP Registado
|
|
|
Boa Noite Kamperistas,
tive hoje o que considero uma boa participação, até porque estavam presentes quase todos os artistas que têm o (mau) costume de ser mais rápidos do que eu. Por ex., faltou o Rui Mealha, mas apareceu o seu irmão Luís, que também tem curricullum a condizer e que, efectivamente, ficou à minha frente.
Consegui ser o 7º na 1º "manga" e, devido à regra de que os "oitavos serão os primeiros", fiquei na fila da frente para a grelha da 2ª manga. Então lembrei-me de que a verdadeira regra ancestral diz é que "os 7ºs serão os primeiros". Arranquei em 1º e achei isso giro. Curiosamente mantive essa posição até metade da "manga", sem que ninguém se manifestasse. Nunca olho para trás e, portanto, não me preocupava com o que é que os outros estavam a pensar. Mas tinha uma certa noção de que estava um valente pelotão amontoado atrás de mim, porque eram certamente mais rápidos do que eu. Como a pista é tramada para ultrapassagens, sabia que podia andar pr'ali mais um bocado, mas era óbvio que seria atacado mais consistentemente, com o aproximar do final. Por outro lado, também estava a sentir um cansaço enorme, o meu kart não era maravilhoso e decidi começar a facilitar a vida aos que vinham atrás de mim. Não protegi tanto algumas trajectórias e dei espaço para que o pessoal que já mostrara, na 1º manga, que estava melhor, se fosse embora.
A evolução da corrida deu-me razão e a tabela de tempos confirma: fiquei atrás dos mais rápidos, fiquei à frente dos mais lentos. Fui 8º nos treinos, 7º na 1ª manga, e 8º na 2ª manga. Descrevo a minha própria prova como "coerente".
Não quis prejudicar ninguém que estivesse a lutar por lugares no campeonato e por isso dei passagem, aos que eram de facto mais rápidos, com a preocupação de não ajudar uns em favor de outros. Mesmo assim, sem me ter percebido, parece que prejudiquei um tanto o Rodrigo, porque abri uma trajectória para dar passagem, mas como nem sequer o tinha visto, terei ido parar precisamente ao sítio onde ele estava. Depois também lhe dei passagem.. Só no fim da prova, quando conversávamos, é que soube deste episódio. O facto é que não temos retrovisores e eu não sabia que estavam dois karts atrá de mim, pensava que era só um. Quis ser simpático e dei passagem. Mas, pelos vistos, acabei por ser mais simpático para um deles. Peço desculpa, mas também é verdade que se eu não desse passagem a ninguém e "fechasse as portas" sistematicamente vocês ainda acabavam mais atrasados.
No final sentia-me bem satisfeito: fiz a minha melhor prova da ano, ganhei a alguns peritos (como por ex ao meu irmão e ao meu sobrinho, que este ano começavam a dar sinais de um certo protagonismo familiar) e não tive azares, daqueles que me têm acontecido, precisamente quando arranco da 1ª fila da 2º manga (foi a 4ª vez que isso me aconteceu; e foi a 1ª em que consegui terminar a corrida "incólume"). O dia esteve bom, nem calor, nem frio; os karts deram razoável conta de si... quase que correu tudo bem.
Quanto ao que não correu bem: estou de acordo que não é assunto para o "forum", mas sim para tratamento mais restrito e específico, pelo menos por agora. Ou seja, se querem a minha opnião acho que os intervenientes e o organizador e quem muito bem entenderem, deverão tratar do assunto "via mail" ou contacto pessoal e, só na fase de "conclusões" terá eventualmente cabimento voltar ao assunto aqui no forum.
De modo geral, espero que todos os participantes, incluindo os membros da "nova geração", que estão a fazer as suas primeiras provas, tenham gostado desta corrida e que se sintam motivados para as próximas. Eu também estou motivado para continuar a andar à frente, como disse é muito giro, e prometo tentar chegar à meta nessa situação um dia destes...
Um abraço do Jorge Fonseca
__________________ Jorge Fonseca
|
| Voltar acima |
|
| |
pedrosantosslb Rookie

Data de adesão: 16 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 30
Estado:
|
| Colocado: 18 Maio 2009 às 14:19 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde a todos,
por razões profissionais tenho estado algo afastado das lides kartistas no que a comentários e mails diz respeito mas hoje lá consegui um tempito para deixar o meu contributo no fórum e para responder a uns 100 mails do nosso amigo Matos!!!
É verdade mais uma prova que passa desta vez no estaleiro municipal do Carregado...com direito a todo o terreno cortesia do Campera Outlet Shopping!!! LoL
A corrida começou de forma tranquila tendo conseguido arrecadar o 7º lugar na grelha ainda dentro do segundo 47 (embora alto).
Na partida, e sem as famosas guias amarelas que o nosso amigo Pragosa nos deu a conhecer na Batalha, foi cada um por si e quando dou por mim estou no meio de 2 pilotos um deles o Amorim que pelas circunstancias do momento acabou por ir cortar algum relva o que lhe provocou a perda de algumas posições.
No meio de toda a confusão acabo por me fixar no 6º posto, que aliás foi a minha classificação final, e durante praticamente toda a 1ª Manga tentei "roubar" o 5º posto ao Luís Mealha por vezes com alguns toques da minha parte (desculpa Luís...). No final terminámos praticamente colados e fiquei bastante satisfeito por ter conseguido manter o andamento!
Na 2ª Manga, e com inversão da grelha, estou no 3º posto lugar que rapidamente pedi fruto de alguma atrapalhação e desconcentração iniciais. Julgo ter andado pelo 8º ou 9º lugares mas a certa altura lá estou eu atrás do Luís Mealha qual deja vu... tendo no final garantido o 6º lugar novamente a escassos milésimos do Luís e já com a perseguição do Rodrigo.
No meu caso em concreto não consegui melhorar os tempos já que em 2008 (15 de Março) consegui 47:101 tendo agora obtido apenas 47:333 mas a nível global mantive a estabilidade de resultados, algo que ambiciono para todo o ano de 2009.
Abraços a todos
|
| Voltar acima |
|
| |
José Fonseca Master

Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
| Colocado: 19 Maio 2009 às 13:21 | IP Registado
|
|
|
Bom dia pilotaços!
Aqui vai uma mini crónica só para não me chamarem malcriado, pois tenho andado um tanto atapalhado de tempo.
Gostei da corrida do Campera. apesar de ter tido dos piores resultados da época (desta vez fui o pior da familia, tendo sido devidamente gozado no almoço de Domingo em casa dos avós Fonseca!) foi uma corrida com muita luta , muitas ultrapassagens...muito divertida.
Só foi pena não ter tido braços para me aguentar no ritmo até ao fim das mangas.
Aos meus adversários directos as minhas deculpas por um toque ou outro. Estão também desculpados por um toque ao outro. Esteve tudo dentro do "normal" !
E quem foram eles?
José Palmeirim: rapidissímo , passou que nem uma flecha e foi para uma grande prova.
Jorge Fonseca: Ainda o tentei apanhar : Inalcansável!
Nuno Moura: Muita luta ...muito divertimento. Na 1ª manga passa-me na ultima volta. Na 2ª manga , passo-o eu na ultima.. ..curva ! (mas acho que ele deu um jeitinho por simpatia ao meu esforço).
Rui Ribeiro: Ainda me passou. Mas ainda teve menos braços do que eu.
Rodrigo Almeida. Andou por ali pelo meio como um"furacão"
Carlos Abril: Grande 2ª manga. Ele está a "crescer" de prova para prova.
António Cartucho: Boa luta na 2ª manga. Piloto agressivo. dá gozo lutar com ele
Pedro Fonseca: Muito bem na 2ª manga. Não é por ser pai coruja, mas pareceu-me o mais preocupado de todos em "portar-se bem"!
Luís Soares e Melo: Mesmo com 2 voltas e atraso (eu não sabia!) ainda nos desentendemos.. por "esperteza" minha!
E pronto, obrigado a todos pela excelente corrida que me proporcionaram.
nota final: Quanto a outros episódios menos felizes, não me pronuncio porque não assisti directamente a nada. Mas deixo-vos uma fábula:
Certo dia os animais da selva, reuniram-se para discutirem o facto do bicho homem ter um manifesto protagonismo na natureza.
Porquê? perguntavam-se todos.
Se ele é muito mais fraco que o elefante. Muito mais lento que a gazela. Muito menos ágil que o leopardo.Muito menos astuto que a raposa. Vive muito menos que a tartaruga.É muito mais baixo que a girafa. Não voa como a águia...
Então o velho mocho sábio, tomou a palavra:
"Sabem porquê, meu amigos? É que, contrariamente a todos os os outros animais, o bicho-homem aprendeu a utilizar uma qualidade que nos é vedada:
É a possibilidade de se arrepender!
Um abraço para todos,
José Luís Fonseca
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,2178 segundos. |
|
 |
|