Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: Batalha - 18 Abril 2009 - crónicas Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 18 Abril 2009 às 19:05 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Está aberto o tópico !
Todos aguardamos a tua crónica !
Até já

Editada por Garcia de Matos na 18 Abril 2009 às 19:07
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 19 Abril 2009 às 09:03 | IP Registado Citar Garcia de Matos

E assim se cumpriu a 4ª prova IHSV 2009 ...
O dia proporcionou diversos ambientes com a pista ora meio molhada, ora meio seca.
E as preferências fizeram-se manifestar sendo que, pessoalmente, dei largas à satisfação da condução na versão meio seco.
Não que este meio seco tivesse um sabor meio doce mas sempre foi preferível a uma ou outra situação de verdadeiro bruto !
Deixemos estas apreciações espumantes de lado e, ainda que com um pulso e uma costela demasiado traumatizados, passemos à frente.
Fruto de me ter ocupado com uma 2ª corrida logo após a nossa, não tive ocasião de confraternizar nem de saber opiniões detalhadas sobre a mesma. Porém, cheguei a ouvir depoimentos de satisfação numa apreciação crítica à frota que nos foi disponibilizada.
Começo, portanto, por aí, e passo de imediato à minha votação.
Pista : à excepção dum buraco na escapatória cimentada na 1ª esquerda  ( sentido normal ) que, felizmente, topei ao cair nele durante os treinos, e numa escala de 0 a 20, dou-lhe 16 .
Nota - a actualização do regulamento de karting no que diz respeito às novas regras de não-ultrapassagem nos arranques até à linha de meta, se bem que de duvidosa justiça, afigurou-se-me uma boa medida para evitar a normal conflitualidade das primeiras curvas à molhada. Voto favorável, portanto, em termos de segurança.
Frota : continuo a achar dos mais equilibrados e entusiasmantes 270 que se nos disponibilizam nas corridas. Nota 17 ;
Staff : não tenho a mínima observação a fazer a não ser, pela positiva, a marketable opção do tio Pragosa na oferta dos troféus e o rigor na observação do cumprimento na nova postura no arranque tendo, inclusivamente, repetido uma partida incorrecta.
Futuro : a incluir num próximo campeonato com mais do que 1 visita !
Posto isto, a corrida...
Os treinos decorreram de forma normal e a obtenção de um 5º lugar ( corrigirei quando tiver acesso aos resultados ) foi animador.
O kart correspondia em potência e em travagem deixando para a condução o factor diferenciador a pôr em prática.
Desde cedo verifiquei que estavam reunidas as condições para que pudesse discutir a manga.
Esta, foi especificamente travada entre mim, o João Gonçalves e o Luis Mello.
Houve ultrapassagens, houve luta, muita luta, alguns suaves despistes e a bandeirada confirmava a minha 1ª vitória nesta edição 2009.
Nota : não foi um erro, não desmereceu toda a boa imagem da manga, mas houve um momento de desconcentração da minha parte que me podia ter sido fatal . Quando o relógio marcava os 20 minutos anunciados no início, tomei a decisão de controlar a prova sem exageros para chegar ao fim, pensando estar na última volta. Passaram-se os 21, os 22 minutos e só então assumi que a manga iria para os 25 minutos. Julgo que houve alguma aproximação dos adversários mas mesmo assim não comprometeu o meu resultado. Ainda bem.
E veio a 2ª manga.
Expectativa quanto baste pois a inversão do sentido da prova e a partida lançada a tanto nos levava.
Um 4º lugar na grelha voltava a dar-me ânimo para uma boa classificação.
Entretanto a pista permitia já muitas trajectórias de quase seco.
Nova luta com os Luis Mello e João Gonçalves mas também com o Filipe Nunes ao qual me chegara ( partiu em 1º ou 2º, julgo ) mostrando um bom andamento.
E eis que passa por mim como uma bala o Rui Ribeiro a aproveitar muito bem uma aberta que lhe deixei na esquerda de acesso à recta da ponte.
Consegui aguentar um andamento forte e apostei na sequência esquerda-direita-esquerda-direita após a recta da meta onde era, claramente mais rápido que a concorrência.
Começam as primeiras pingas de chuva e, se bem que não me obrigassem a afrouxar, quer o João Gonçalves quer o Luis Mello, tiveram uma ligeira aproximação.
Bandeirada e mais uma vitória !
Dei por ganho o dia IHSV.
Venha agora Campera mas antes, oh sim, antes ainda tenho que me bater com as 24 horas de Almeirim !
A equipa está animada e a gestão entregue superiormente ao Rui Ribeiro, está um brinquinho !!!
Abraços
António Matos

Editada por Garcia de Matos na 19 Abril 2009 às 09:10
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 19 Abril 2009 às 23:16 | IP Registado Citar LSMello

Olá caros amigos,

Esta nossa deslocação à Batalha ficou para mim marcada pela maior estupidez que já alguma vez fiz ao volante de um kart , na qual ainda por cima magoei o António Matos. Descreverei o incidente a seu tempo, mas queria só deixar desde já um comentário: houve um piloto que me disse que o acidente foi provocado intencionalmente por mim. Peço a esse piloto, e outros que presenciaram o acidente, que me dêem o crédito de acreditar que por muito estúpido e malévolo que eu seja, o meu instinto de autopreservação jamais me deixaria provocar premidetadamente um acidente de rodas com rodas, em karts sem protecções - quanto muito fá-lo-ia por trás. Estúpido sim, mas não tanto ! Vamos então à prova.

Os treinos correram totalmente a meu gosto, com a pista completamente molhada. No painel mágico do Tio Pragosa, via o meu nº com o 1º tempo. Depois passou para 2º e depois para 3º. Era preciso fazer qq coisa, mas nessa altura apanhei um grupo compacto e tb não dava para recuar. Qdo finalmente me livrei do grupo, fiz uma volta a puxar bastante, mas continuei no 3º. Na volta seguinte dei tudo por tudo e foi com um enorme sorriso que vi o 1º.

Na partida não vi o vermelho, pelo que, qdo o verde acendeu, estava ao ralenti e fiquei praticamente parado, com toda a gente a desrespeitar as normas do CDI para me passar - bendito CDI . A partida foi abortada e fomos para outra. Desta não arranquei mal, mas o facto de estar por dentro nas 2 primeiras curvas, com a pista ainda molhada, fez-me cair para 3º.

Mantinha o ritmos dos 1ºs, qdo levei uma arrochada por trás do Antº Matos . Perdi o lugar para ele e mais uns quantos. Com a pista molhada estava claramente rápido e por volta do meio da corrida retomei o 1º lugar. Já sonhava com a vitória que me escapa há 2 anos, qdo dei uma traseirada nos pneus na parte baixa do circuito e desci novamente para 3º .

Depois de uma luta mto intensa com o Rodrigo, consegui ultrapassá-lo e ir de novo atrás do Antº. Ultrapassei-o a 4 voltas do fim. Na volta seguinte o Antº ultrapassou-me na parte baixa do circuito, mas duma forma em que eu tinha mto mais saída do que ele e podia recuperar o lugar. Na direita suave antes da ponte o Antº foi por dentro e eu ao lado dele por fora. O kart dele começou a escorregar para fora e, apesar de eu tirar ligeiramente o pé, o pára-choques traseiro dele enganchou-se no meu bico. Fiz a recta toda enganchado, a tentra sair dali. Qto mais eu virava para a esquerda, tb o Antº se chegava para a esquerda, até que me enfiou totalmente na relva, já na zona de travagem . Nessa altura finalmente desenganchámos. Fiz a curva toda aos saltos pelo cimento, enquanto o Rodrigo me passava por dentro. Felizmente ficou sem tracção na saída e eu consegui recuperar o lugar.

Estava verdadeiramente furioso . Graças a um segundo toque do Antº preparava-me para perder uma corrida, que em situação normal sentia que teria sido minha. Ataquei que nem um doido, mas pouco me aproximei, cortando a meta em 2º lugar, pensando no que lhe iria dizer na reunião de pilotos entre mangas.

Foi aí que a estupidez prevaleceu sobre o bom senso. Resolvi ultrapassá-lo após a meta e fazer um gesto de solidariedade com a Cerâmica Bordalo Pinheiro, que lhe demonstrasse o meu desagrado. Enquanto o Antº fez a curva por fora, a velocidade moderada, eu fi-la por dentro de pata a fundo. As consequências não se fizeram esperar, o meu kart foi escorregando e, quando me apercebi do toque eminente, tirei o pé do acelerador, o que provavelmente o fez escorregar ainda mais. Os karts bateram roda com roda. O meu chicoteou, com a traseira para o lado de dentro da curva e entrei de frente, muito forte nos pneus. Creio que o Antº bateu de lado, mas não tenho a certeza, pq fiquei bastante combalido. E foi esta a minha ENORME ESTUPIDEZ  . Num piscar de olhos tinha passado de ter toda a razão em reclamar com o Antº, para ter que lhe pedir o mais humildemente desculpas.

Saí do kart, retirei-o debaixo dos pneus e dirigi-me cabisbaixo para a box. Tinha o pneu da frente esquerdo furado e o kart ia apoiado no bico, em vez de na roda. Chegar à box foi uma aventura, que só consegui terminar a corta-mato.

Mal cheguei à box apressei-me a ir pedir desculpas ao Antº, que ainda por cima estava magoado dentro do kart. Foi francamente confrangedor . Ainda tive que ouvir o Tio Pragosa que, feliz ou felizmente, viu o acidente e percebeu tudo o que se tinha passado.

Apressei-me para regressar à pista e fazer os treinos para a 2ª manga. Dado o estado em que o kart ficara, perdi muito tempo nas boxes, perdi a oportunidade de fazer as voltas iniciais em seco que os restantes pilotos fizeram e, ainda por cima, não voltei a ter kart nas condições da 1ª manga. Mesmo assim consegui o 3º lugar, na única volta que fiz em seco, sem dúvida pelo meu bom conhecimento prévio da pista invertida, mesmo assim a 1,6 seg da pole.

Só então tivémos direito a intervalo. As minha reclamações para com o Antº ficaram obviamente condicionadas, pelo meu disparate, mto maior que os dele. Ainda assim, fiz-lhe ver que perdera a corrida ao ser atirado 2 vezes para fora por ele. A 1ª não teve dificuldade em admitir. A 2ª afirmou-me - e eu não tenho razão para não acreditar - que só se apercebeu que tinhamos os karts enganchados, já em plena travagem para o gancho.

Quando se iniciou a formação da grelha, fiquei na dúvida se devia partir da box, se do meu lugar, já que para esta prova estavam em vigor regulamentos ligeiramente diferentes - com os 2ºs treinos, partida lançada e sem inversão dos primeiros . Qdo quase todos os karts estavam posicionados, indicaram-me que pusesse o kart na 3ª posição e lá o pus.

A corrida teve pouca história. Arranquei mal, pq estava do lado de dentro para a 1ª curva e esta estava molhada. Apesar disso, ainda cheguei ao 1º lugar, graças a pequenos erros dos pilotos à minha frente. Quando a pista começou a secar, fui  inapelavelmente passado, 1º pelo Antº Matos e depois pelo João Gonçalves. Qdo recomeçou a chover, perto do fim, ainda me reaproximei um bocadinho dos dois pois, como não fazia ideia do tempo de prova, continuei a atacar, até ver a bandeira de xadrez a ser preparada e levantar o pé.

Um 2º lugar e um 3º não era mau de todo. Pela sua prova brilhante nesta manga, o Antº merece inteiramente a sua vitória geral. Eu fico com um ganda melão de mais uma vez ter perdido a oportunidade de vencer  e com um peso enorme na consciência pelo disparate depois do fim da 1ª manga .

Depois de almoçar com outros pilotos perto do kartódromo, ainda lá voltei a ver como é que o Antº se safara e se estava bem fisicamente. Nem se safara mto bem, nem estava assim tão bem fisicamente. Faço votos para que recupere bem, a tempo das 24h de Almeirim.

Abraços a todos e que venha aí uma prova mais calma,

Luís.

PS. Agi de acordo com as indicações na formação da 2ª grelha, mas caso alguém duvide da legalidade desta posição, face aos regulamentos, não tenho problema nenhum em aceitá-lo. Nesse caso proponho que me seja dado um 'stop and go', que na prática corrente deste kartódromo corresponde à adição de 20seg. ao tempo de prova.

Editada por LSMello na 20 Abril 2009 às 19:38
Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 19 Abril 2009 às 23:39 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Perante o "PS" do Luis Mello, não posso deixar de vir a terreiro expôr a minha deliberação.
1º - Segundo o regulamento, e depois de tantos pareceres que solicitei a juristas inclusivé, qualquer troca de kart durante o dia de prova, provocará uma saída das boxes aquando do início de uma das mangas.
2º - Porém, a existência de 2ºs treinos pela inversão do sentido da prova e ainda pela modalidade de partida lançada, torna a anterior alínea inconsequente pelo que, como organizador, não aceito qualquer penalização ao Luís Mello.
António Matos

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 20 Abril 2009 às 01:27 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Estava verdadeiramente furioso . Graças a um segundo toque do Antº preparava-me para perder uma corrida, que em situação normal teria sido minha. Ataquei que nem um doido, mas pouco me aproximei, cortando a meta em 2º lugar, pensando no que lhe iria dizer na reunião de pilotos entre mangas.

Não vou voltar à discussão que já tivemos no kartódromo mas continuas a culpar-me de pouca correcção para contigo inclusivé porque te encaixaste no meu kart como se eu controlasse o que se passa ao nível do escape !!!
Pondero seriamente a adopção do uso de retrovisores para, com vénia, te deixar passar sempre que apareças por traz !
O que me leva a voltar ao tópico para além de considerar absolutamente injustas a culpabilização dolosa dos 2 toques que tivemos na 1ª manga ( o 1º, de facto, abalroei-te fruto dum princípio de despiste e o 2º, pelos vistos, foste tu que te encaixaste !!) é um certo desplante com que dizes que em situação normal teria sido minha ( a vitória, presumo ) .
Seguindo a máxima de que uma inverdade repetida à exaustão se transforma numa verdade, e antes que isso aconteça, proponho que te dês ao trabalho de comparares o mapa da volta-a-volta da 1ª manga onde verificarás que, das 25 voltas, 14 pertencem-me como melhores do que as tuas e das que te deixei seres melhor, as diferenças são ridículas !
Porquê então a vitória seria normalmente tua ?
Fizeste confusão ?
Estou em crer que a tua excitação não te permitiu ( ainda hoje ) veres distintamente o que se passou mas acredito que irás dar a mão à palmatória.
Finalmente tomo a tua expressão de furioso para continuar a apelar ao civismo que devemos ter em pista ( e fora dela, já agora ) para evitarmos cenas pouco dignificantes.
Já agora fica a saber que depois de me mandares aquela charutada DEPOIS DA CORRIDA JÁ ACABADA !!! a minha primeira reacção mental foi saltar fora do kart e não me ficar por meros gestos Bordalescos.
As dores e o sentido cívico não mo permitiram, felizmente.
Fica o esclarecimento.
Parabéns também porque, ao contrário de ti, achei que tínhamos feito uma corrida toda ela de grande correcção de parte-a-parte e tinha-te visto como o habitual adversário difícil de bater mas correcto.
António

Editada por Garcia de Matos na 20 Abril 2009 às 01:58

LSMello
Organizador activo
Organizador activo

Colocado: 20 Abril 2009 às 13:17 | IP Registado Citar LSMello

António,

Pela tua reacção parece-me que não fui mto claro na minha crónica. Mais um ponto para pedir desculpas.

A minhas declarações que citas, referem-se ao que eu sentia no momento, não depois de conversarmos. Essas estão reflectidas mais abaixo no texto: 'A 1ª não teve dificuldade em admitir. A 2ª afirmou-me - e eu não tenho razão para não acreditar - que só se apercebeu que tinhamos os karts enganchados, já em plena travagem para o gancho'. A minha crónica relata as coisas como eu as fui vivendo.

Não se trata de dar a mão à palmatória. Aceitei perfeitamente a justificação para me teres levado atrelado para a relva no 2º toque e o 1º, tratando-se só de 1, são coisas que acontecem.

Relativamente à análise a que sugeres, fi-la antes de publicar a minha crónica. O 1º toque só por si não me permitiu ultrapassar o piloto à minha frente e afastar-me, numa altura em que era o mais rápido em pista. A tua diferença para mim, depois do toque (à 4ª volta) e antes de eu recuperar os lugares que perdi, atingiu os 5 seg.. À 16ª volta eu já te tinha ultrapassado e tinha 1seg. de vantagem para ti - ou seja, ganhei 0,5 seg. por volta em 12 voltas. Se tiveres em conta que no fim da 3ª volta estavas a mais de 1seg. de mim, vês claramente se eu tivesse tido 16 voltas para me afastar de ti ao ritmo médio referido, teria uma diferença de 9seg. à 16ª volta, não me sentiria pressionado e não teria feito burrice à 19ª. A partir da 17ª as condições já não eram as que eu gosto mais, mesmo assim voltei a ultrapassar-te na 23ª. Parece-me legítimo dizer que se não fosse o teu 1º toque e o 'encaixe', teria facilmente ficado à tua frente.

Não vale tb a pena discutir como aconteceu o encaixe dos 2 karts, antes de eu ir parar à relva: como tu disseste, os karts não têm espelhos e, que eu saiba, tu não vês pelo olho de trás. Ou seja, eu vi como os nossos karts ficaram encaixados, sem culpa de ninguém ! Tu não viste. Não era o facto de ficarmos encaixados que me chateava. Chateava-me teres continuado a chegar-te para a esquerda, não me deixando sair - mas isso já esclareceste.

Tb não tenhas dúvidas do que digo quanto à justeza de teres ganho a prova. Mesmo que eu tivesse ganho a 1ª manga, como estava ao meu alcance, na 2ª fiz o melhor que podia, sem incidentes, pelo que não chegaria para ter ganho.

Resumindo e baralhando, desde o fim da 2ª manga que a única coisa que persiste na minha mente, é o peso na consciência pela imbecilidade do toque depois da chegada da 1ª. O resto deixou de ter qq impotância.

Espero assim que fique claro que não estou a tentar reabrir discussões. Estava a tentar explicar aos outros que não conversaram no intervalo, não a ti, a maneira como vivi a corrida, que me levou a fazer a enorme imbecilidade que fiz.

Só faço questão de manter que a minha atitude no final da 1ª manga foi mera solidariedade com a Cerâmica Bordalo Pinheiro, nesta altura difícil da sua vida. Nunca me passou pela cabeça pôr a tua e a minha integridade física em jogo, como acabei por acidentalmente fazer.

Um abraço, mais uma vez milhões de desculpas e desejos de melhoras, do teu amigo,

Luís.

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 20 Abril 2009 às 19:25 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Relativamente à análise a que sugeres, fi-la antes de publicar a minha crónica. O 1º toque só por si não me permitiu ultrapassar o piloto à minha frente e afastar-me, numa altura em que era o mais rápido em pista. A tua diferença para mim, depois do toque (à 4ª volta) e antes de eu recuperar os lugares que perdi, atingiu os 5 seg.. À 16ª volta eu já te tinha ultrapassado e tinha 1seg. de vantagem para ti - ou seja, ganhei 0,5 seg. por volta em 12 voltas. Se tiveres em conta que no fim da 3ª volta estavas a mais de 1seg. de mim, vês claramente se eu tivesse tido 16 voltas para me afastar de ti ao ritmo médio referido, teria uma diferença de 9seg. à 16ª volta, não me sentiria pressionado e não teria feito burrice à 19ª. A partir da 17ª as condições já não eram as que eu gosto mais, mesmo assim voltei a ultrapassar-te na 23ª. Parece-me legítimo dizer que se não fosse o teu 1º toque e o 'encaixe', teria facilmente ficado à tua frente.

Sabes o que isto me sugere ?
É que se a minha avó não tivesse morrido, ainda hoje estava viva !

Um abraço e, por favor, não peças mais desculpas ! O assunto ficou esclarecido no terreno, não foi ?
Para além do pulso "aberto", uma costela amassada, e mais umas dorzecas que vão aparecendo à medida que o tempo vai decorrendo, nada mais tenho a declarar.
Nada, assim espero, que me impossibilite de pensar nas 24 horas de Almeirim.

António

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 20 Abril 2009 às 19:32 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Talvez não fosse má ideia recordar que foi sugerida uma votação sob diversos pontos de vista aos kartódromos que fossemos visitando para aquilatar do grau de satisfação para a preparação da edição 2010.
Estranhamente, ninguém se pronunciou ( ainda ) sobre Batalha!!! ( excepção ao António Matos )
Ou estão à espera de saber a opinião uns dos outros ?
Além do mais isso é batota !
Vá lá, desinibam-se, digam bem, digam mal, mas digam !
Afigura-se-me, mais uma vez, entradas de leão e saídas de sendero ....
Abraços,
António

LSMello
Organizador activo
Organizador activo

Colocado: 20 Abril 2009 às 19:52 | IP Registado Citar LSMello

Pensava que a análise dos kartódromos seria feita em tópico próprio, ou por mail.

Se é para opinar aqui, não tenho dúvidas que a Batalha é um dos kartódrmos que vale a pena repetir, pela sua frota (embora tb haja 1 ou 2 charutos travestidos de kart). O circuito é completamente distinto nos 2 sentidos. Em ambos tem uma parte com que eu não atino (mas não é a mesma). Pode-se perfeitamente fazer uma visita num sentido e outra noutro. Nota final 4,51276 pontos.

ruimealha
Racer
Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008

Colocado: 30 Abril 2009 às 10:03 | IP Registado Citar ruimealha

Algo atrasada por falta de tempo, chega agora a minha crónica sobre a Batalha.

A coisa correu-me mal, o que não é difícil concluir olhando para a classificação.

O kart estava razoável de início. Demorei algum tempo a adaptar-me às condições da pista e ao excesso de peso (deveria ter levado 1,5 + 3  = 4,5 kg, mas com os pesos disponibilizados pelo kartódromo, fui com 6 kg). Nesta situação, o 7º lugar nos treinos era razoável. Na 1ª manga fui adquirindo ritmo, subi até ao 5º lugar e ganhava cerca de 2 metros por volta ao gupo da frente, quando há um pião de um piloto à minha frente, o embate com uma das rodas traseiras do meu kart foi inevitável e a partir daí, o kart acabou-se. Ficou lentíssimo, perdi várias posições e acabei em 8º. Treinos e respectiva 2ª manga foram para esquecer, fui dobrado pelos mais rápidos em plena recta da meta, o que diz tudo.

Achei interessante o traçado invertido, mas perfiro o sentido normal. Numa corrida de 1 hora discordo da inversão dos sentidos. Penso que é mais sensato termos as provas num único sentido; normalmente é só nas voltas finais das corridas que os pilotos interiorizaram as trajectórias e tiram o pleno partido das pistas e máquinas.

Termino com o lamento pelos pilotos que não puderam comparecer e repito os parabéns aos vencedores.

Abraços

Rui Mealha

Voltar acima Ver ruimealha's Perfil Procurar outras mensagens de ruimealha

Página de 2 Seguinte >>
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum