|
Tópico: Vila Nova de Paiva - 28 Março 2009 - crón
|

|
| Autor |
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 29 Março 2009 às 21:22 | IP Registado
|
|
|
Grande fim de semana !!!
Depois de uma deslocação até Tondela no fim de tarde de 6ª feira, um
excelente grupo de 13 participantes nas artes gastronómicas reuniu-se
para um jantar previamente reservado no restaurante 3 Pipos em Tonda.
Da casa e do repasto ficou-nos a vontade de repetir, um dia ...
Findas as vitualhas, rumámos a Vila Nova de Paiva onde nos instalámos na Estalagem Mira Paiva.
Distribuídas as óptimas e simpáticas instalações, havia agora que pôr o
corpo num merecido descanso para a árdua tarefa que se avizinhava.
A concorrência estava decidida a atacar forte pelo que tinha feito,
durante a tarde, uma frutuosa sessão de treinos, dizem, para decorar o
circuito.
Entrevistados os Rui Mealha e o Luís Moura, lá foram dizendo que aquilo
era um bico d'obra muito difícil de registar em memória pois as
sequências de curvas e contra-curvas baralhavam qualquer cristão ....
Entretanto, lá iam cilindrando os tempos que constavam nos registos do kartódromo ....
Passadas as horas dedicadas a um sono retemperador ( 4 horas foi o que
me coube ) , levantei-me às 6 da madrugada com o primeiro sentimento de
frustação : a estrada estava toda molhada e as núvens preto-escuras
auguravam um dia das arábias !!
Felizmente que às 7 horas, como que por milagre, o aspecto meteorológico era diametralmente oposto e o sol começava a raiar ....
A temperatura, essa, era gélida ....
Pequeno almoço enfardado, um silêncio sepulcral nos corredores a
configurar sonos profundos de quem não tem responsabilidades
organizativas, peguei na máquina fotográfica e fui, ravina abaixo, à
margem do rio bater umas chapas.
Regressado ao bafo quente da estalagem, rumei a novo destino : o kartódromo.
Estava fechado mas a breve trecho abriu e lá fui "espiar" .
Chegado o responsável - sr. Mário Faria - com toda a cordialidade me
recebeu tendo-se feito desde logo um mini-briefing para o inteirar das
nossas particularidades.
Depois decidi dar 1/2 dúzia de voltas à pista de modo a aliviar a tensão que as anteriores informações me tinham dado.
Tomei para mim que a pista era agradável, muito, muito trabalhosa, com
muitíssimo poucos pontos de ultrapassagem e uns karts pouco
entusiasmantes ainda que bem equilibrados ( observando os tempos das
melhores voltas e salvaguardando as substituições feitas ).
Com uma pontualidade britânica, deu-se início aos treinos e estava confiante que teria feito um bom tempo.
A 4ª posição na grelha foi o corolário que me entusiasmou.
Dada a partida, consegui colocar-me bem e desenvolver toda a manga com
numa perseguição aos comandantes Raúl Girão e Rui Carneiro se bem que
me tivesse degladiado imenso contra o Pedro Santos, o Rui Mealha e o
Filipe Nunes que tinham, nitidamente, mais velocidade de ponta do que
eu.
Não podia, portanto, facilitar, e o menor erro era o comprometimento definitivo da corrida.
Só um ponto ( parte rápida que antecede a entrada na recta da meta ) me
era tenebroso para os aguentar atrás mas desde que devidamente fechada
a porta, tornava-se impossível concretizarem a ultrapassagem.
Última volta e não podia haver erros !
No sítio referido não havia grandes hipóteses de os karts recuperarem e
ganharem velocidade a ponto de ganharem a aceleração necessária para
ganharem a não ser com uma manobra arriscada que provocasse acidente.
A victória estava assegurada mas eis que, num ímpeto de fogosidade, o Rui Mealha lá tenta meter o Rossio na Betesga e, pimba !
Fui abalroado e ultrapassado quer pelo Rui quer pelo Pedro Santos.
O Rui reconsiderou e deu-me passagem mas tive que me contentar com o 2º
lugar ( esta classificação refere-se ao campeonato pois em termos de
manga, a mesma foi "limpa" pelo Raúl Girão ( completamente endiabrado a
acelerar !) secundado pelo Rui Carneiro ( com uma condução rápida e
isenta de erros - excelente !).
Formada a grelha com a inversão dos 8 primeiros e lançados para os
catacumbas das boxes os pilotos que substituíram karts, caíu a
bandeirada e lá vieram mais 25 minutos de prova.
O Luis Fonseca, aproveitando uma brecha na grelha de partida à sua
frente, apoderou-se desde logo da liderança da manga tendo conseguido
brilhar com toda a autoridade durante quase toda prova.
O homem levava fogo no rabo e, embora perseguido pelo Rui Carneiro e
por mim próprio, a verdade é que lá ia ganhando espaço e a deixar-nos
cada vez mais para trás.
Tudo isto até que apareceu o Raúl Girão a voar baixinho a tentar ultrapassar tudo e todos.
Numa molhada menos bem conseguida, lá nos envolvemos uma data de
pilotos em carambola tendo o Girão ficado a andar em sentido contrário.
Isto não obstou a que, 1/2 dúzia de voltas depois, o mesmo Girão aparecesse novamentee a posicionar-se na 1ª posição.
Eu julgo que o Raúl "atalhou" em qualquer sítio mas não consegui ver onde ....
( ele confessou no final que o kart estava kitado )
Com os 25 minutos que nunca mais acabavam e com os pulsos e músculos a
darem sinal de esgotamento, lá acabou a 2ª manga e lá consegui o 3º
lugar ( em termos de campeonato ).
Feitas as contas, o podium ficou com o Luis Fonseca no lugar cimeiro seguido do Pedro Santos e por mim.
A curiosidade é que os 3 tiveram os mesmo pontos e foi através das
diferenças de tempo das melhores voltas que se conseguiu distrinçar
entre os ex aequo.
Parabéns a todos !
NOTA : a não distribuição de prémios
nas nossas provas alterou algumas rotinas que merecem um reparo por
respeito aos nossos convidados.
Estes não têm sido referenciados
aquando da formação dos podiuns pelo facto de termos valorizado apenas
os resultados em termos de campeonato.
Com a noção de que este procedimento,
além de não ser simpático não é justo, aqui fica o pedido de desculpas
aos visados na certeza do nosso reconhecimento pelo "atropelo" à
verdade desportiva da prova.
Editada por Garcia de Matos na 29 Março 2009 às 22:36
|
| Voltar acima |
|
| |
nuno filipe Rookie

Data de adesão: 22 Setembro 2008 Mensagens: 7
Estado:
|
| Colocado: 30 Março 2009 às 21:07 | IP Registado
|
|
|
Começo a minha pequena crónica a dizer que foi bom voltar a uma prova de karting do campeonato IHSV.
Tudo parecia bem encaminhado para fazer um brilharete neste regresso visto que ao sair de 9º da grelha consegui fazer 1 bom arranque e ao fim da 1º volta já me encontrava em 5ºlugar.Daí em diante foi sempre em acesa luta com o Pedro Santos,Rui Mealha e Antonio Matos que se defendeu muito e bem não me permitindo subir mais do que o 4º lugar.Eis que depois começo a ter o Rui Mealha encostado a mim que tudo tentava fazer para me passar o que acabou por conseguir ainda consegui recuperar mas voltei a perder 2 posições numa dobragem mal sucedida.O pior estava para vir quando na última volta o Rui Mealha e o Antonio Matos se envolvem numa confusão e eu tentando fugir sou envolvido nela e perco mais 2 posições e não bastando o cabo do acelerador se partiu em plena recta com a meta á vista,acabei em 8º.
Pensando que podia transformar o azar em sorte visto que podia sair de 1ºlugar na 2º manga eis que acabo por sair das boxes por causa de ter trocado de kart.Daí em diante foi tentar minimizar o estrago e apreciar a paisagem visto que o kart era bem mais lento e instável que o 1º.Acabei em 14º,o que acabou por não ser mau devido ás circunstâncias.
Quanto ao kartódromo achei a pista interessante e os karts divertidos apesar de serem bem pesados o que com a pista muito técnica acabou por castigar todos os músculos do meu corpinho.
Gostaria de deixar os meus parabéns ao meu camarada PEDRO SANTOS pela vitória na prova o que demonstra este ano vai ser bem melhor que o ano passado e um caso sério para os habituais "vencedores".
Apenas gostava de fazer 1 aparte.Concordo com o Antonio quando diz que "além de não ser simpático não é justo" que os convidados sejam posto de parte na apresentação dos resultados finais porque dá a sensação que somos apenas figurantes no espectáculo.
Cumprimentos a todos e da minha parte até Fátima
Filipe Nunes
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 30 Março 2009 às 23:58 | IP Registado
|
|
|
Trocas e Baldrocas ou Uma Viagem à Sra. da Asneira
Fazer 750kms num dia para fazer uma prova de karts é mesmo coisa de doidos - e com o único motivo de conhecer um kartódromo novo. Giro kartódromo, diga-se, simpática gente, mas que não tem os karts que merece.
Como a viagem era longa, havia que a rentabilizar bem. Para mim rentabilizar bem é divertir-me, ter uma prova gira, ao ataque sem pensar no campeonato. Foi isso que levou às minhas trocas e baldrocas.
Quando me sentei no kart que me saíu na rifa, achei logo que aquela gente não tinha um espírito muito cientifico: o mecânico insistia comigo que uma cassete de 4Kg e outra de 6Kg totalizavam os 12 que eu tinha de levar (penalização incluída). Tive algum trabalho a convencê-lo que precisava de mais uma cassete de 2Kg. Se tinham este jeito para a matemática, o que seria para a mecânica ?!
Fui para a pista em 1º lugar, sem referências à minha frente, o que tornava difícil perceber o que estava a andar. Quando completei a 1ª volta estava o nosso organizador a sair para a pista. Pensei que o passava num instante, por ele ter o kart ainda frio. Enganei-me redondamente. Nas rectas ele pura e simplesmente desaparecia. Já começava a desconfiar que o meu kart 29 não andava, quando passa por mim o Girão que nem uma bala. Ao fim de umas 3 voltas já tinha uma recta de distância para mim.
Convenci-me que o meu kart era um chaço e optei por trocá-lo, mesmo saindo das boxes. Como já disse, estava lá para me divertir. Sabia que saindo das boxes a minha pontuação para o campeonato seria miserável, mas como não penso voltar a V.N.Paiva tão cedo, preferia divertir-me a pontuar.
Entrei na box, trocaram-me kart, transponder e pesos e fui para a pista, dar uma única volta de aquecimento.
Regresso às box e posiciono-me na saída, à espera que formem a grelha.
Arranque, passam todos, mas há uma pequena embrulhada logo na 1ª curva e passo 2/3 karts. Era um começo prometedor.
Só que... chegam as rectas ! E nessa altura apercebo-me do que é um verdadeiro chaço. Tinha que fazer as curvas 180 longas em aceleração, limpinhas, para não perder tempo nas rectas. Na curva antes da meta tentei tudo, mas nada fazia o carro sair depressa. Valeu-me conseguir aguentar o Agra, enquanto ele - que estava rápido - dava água pela barba aos restantes perseguidores. Fiz a penúltima volta mais rápida (ou a 2ª mais lenta), imagine-se !!!
Como é óbvio, a decisão estava mais que tomada: ia trocar de kart e sair de novo das boxes. Só que desta vez tive a companhia do azarado Filipe Nunes e do Palmeirim.
Quando arranquei o kart não me pareceu mau. Quando fiz a sequência de curvas a seguir à meta apanhei um enorme susto: com os karts anteriores fazia tudo de pata a fundo até ao 1º gancho à esquerda, com este ia saindo a voar logo na entrada da dupla direita.
Ia claramente mais rápido que o Filipe (que ia no meu anterior 29) e mto mais rápido que o Palmeirim (que ia no meu anterior 10). Não ataquei logo o Filipe, para irmos recuperando juntos. Isso atrasou-me um pouco. Quando o resolvi atacar, a ultrapassagem não foi difícil, mas já tinha deixado o Carlos Abril, Luis Moura, Agra e Cartucho fugir.
Ultrapassar o Carlos Abril não foi pera doce. Ele ia a guiar mto bem, em grande luta com o Luís Moura, apenas perdendo tempo na tal dupla direita depois da meta. Finalmente lá o passei, mas já não deu para chegar ao Luís, apesar de as minhas voltas mais rápidas terem todas sido no fim.
Acabei por ter a felicidade de ver o meu grande amigo Zé Luís Fonseca cortar a meta atrás do Girão voador, como 1º dos inscritos.
Eu fiquei-me pelo 12º lugar, mas nesta última manga diverti-me bastante. Melhorei 1seg. por volta entre os dois karts.
O caminho para baixo fez-se sem dar por isso (excepto o meu coxis), graças à companhia do Rui Carneiro, Girão e Fonsecas pai e filho.
Um grande abraço a todos, boa Páscoa e venha lá uma deslocação mais curta.
Luís.
|
| Voltar acima |
|
| |
José Fonseca Master

Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
| Colocado: 05 Abril 2009 às 17:58 | IP Registado
|
|
|
Caros pilotaços,
Finalmente um tempinho para cronicar um pouco convosco, mesmo a tempo desta crónica não apanhada e ultrapassada pela corrida da Batalha.
Vou deixar os “ses” e os pontos negativos para o esquecimento e focar rapidamente os pontos (muito) positivos de Vila Nova de Paiva:
1ª A excelente boleia e companhia que o Luís Soares e Mello (o Homem da boleia), o Raul Girão e o Rui Carneiro nos proporcionaram ao longo dos 700 Kms de deslocação.
2º Desta vez consegui não acertar e empandeirar o kart de ninguém! Já voltei ao clube dos putos muit’a certinhos!
3º Fiz, segundo creio, os meus melhores resultados e sempre no IHSV. Até ganhei uma manga e tudo (só entre os “campeonateiros”)
4º Gostei muto do circuito e sobretudo achei aquela gente muito simpática.
Quanto aos meus resultados e de outros pilotos outsiders que esta época estão a saltar para a ribalta, fazendo gato sapato dos tradicionais favoritos e demonstrando que mais uma vez os senhores da Formula 1 nos vieram copiar de forma descarada, certamente cheios de cagufa que os grandes construtores largassem o tio Eclestone e o trocassem pelo grande organizador António Matos, tenho uma teoria avassaladora.
È que, enquanto, graças à crescente experiencia das “aquisições” mais recentes, o andamento dos pilotos se vai equilibrando cada vez (vejam as diferenças das VMR da maioria dos pilotos : não chega a um segundinho ,.é impressionante) , infelizmente a crise tem ditado a degradação geral de todas as frotas dos nosso kartódromos.
Assim, podemos preparar-nos para ter muitas surpresas ao longo do ano, conforme a sorte ditar as máquinas em que nos sentarmos.
Finalmente, referir que eu, já no Bombarral tinha chamado a atenção para a pouca importância que se estava a dar à corrida e ao facto e não incluirmos convidados na classificação final.
Em Vila Nova de Paiva, dos 20 concorrentes, (sete!) eram convidados e até arrancaram os 2 primeiros lugares!
Por outro lado, mesmo sem prémios, uma corrida é uma corrida, e há que valorizar esse aspecto e preservá-lo para a posteridade.
Por isso tomo desde já a iniciativa de fazer o quadro da corrida de Vila Nova de Paiva (e faço também das outras todas se me derem os mapas) porque acho muito giro guardá-las como recordação.
Como não sei pôr anexos nos Posts , envio-vos a crónica também por e-mail e lá vai o anexo com as duas classificações: Uma com toda a malta à “molhada”, outra só de campeonateiros.
Aliás é giro verificar que aquilo está cheio de factos curisosos. porexemplo, ao contrário do que alguém disse numa crónica eu não ganho a corrida de maneira nenhuma (snif!). É que, curiosamente se na classificação global fico à frente do “campeonato” ( no 3º lugar) , já na “só campeonato , empato em pontos com o Pedro Santos e com o António Matos e desembrulhamos a coisa por escassos centésimos!
Divirtam-se, sejam felizes e tenham uma óptima Páscoa.
José Luís
|
| Voltar acima |
|
| |
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 05 Abril 2009 às 18:59 | IP Registado
|
|
|
As altas patentes devem estar preparadas para as grandes ovações e para as grandes pateadas ! Ora, eu, como a mais alta patente executiva deste grupo ( ihihih ) não posso, não devo e não quero eximir-me a tais manifestações e cá estou, não para me defender nem para me justificar mas sim para dar a versão dos acontecimentos. Devo esclarecer para os menos atentos que, de maneira pouco efusiva, talvez, já o tinha feito no post que abre este tópico mas volto ao tema. Por razões ainda que compreensíveis ( trata-se do campeonato IHSV e, como tal, em última análise, só isso interessa ), mas também pela introdução da modalidade de os convidados terem deixado de pontuar e termos abdicado da distribuição de prémios, deixámos de atender na classificação das provas, a qualquer outra razão que não fosse a que diz respeito aos pilotos que disputam o campeonato. Esta situação, convenhamos, não deixa de ser pouco simpática para os convidados na medida em que, prova é prova, e devia haver a coroação dos 3 primeiros com a subida ao podium dos que, de facto, chegaram primeiro - sejam IHSVers, sejam convidados. Reiterando, portanto, a concordância com este princípio, mais não me resta do que oficializar esse procedimento que não tinha sido sofragado nem por mim nem por ninguém - simplesmente entrou na rotina. Como o que não tem solução solucionado está, há que, nas futuras provas tornar o acto explicitamente mais sociável e simpático. António Matos
|
| Voltar acima |
|
| |
Jorge Fonseca Racer

Data de adesão: 20 Janeiro 2008 País: Portugal Mensagens: 62
Estado:
|
| Colocado: 14 Maio 2009 às 23:20 | IP Registado
|
|
|
Olá pessoal,
tenho tido pouco tempo para escrever e por isso ainda não me tinha referido a esta minha maior deslocação de sempre para efeitos de karting.
Estou de acordo com tudo o que vocês disseram. Saliento como positiva simpatia dos elementos do kartódromo e a novidade da pista. No entanto, confesso que percorrer tão grande distância para correr o risco de nos saír um kart avariado, sem hipótese de substituição, é uu grave obstáculo. Não foi este o meu caso, mas foi o de outros pilotos, dos quais o mais azarado foi o Palmeirim..
De excelente nível foi o almoço , em Viseu, no restaurante sugerido pelo Carlos Abril, que é realmente um mestre em logística.
Resumindo: é um circuito que me é acessível, porque posso juntar a uma visita aos meus sogros, em Coimbra ( a viagem fica assim dividida). Mas talvez existam outras hipóteses mais próximas e mais garantidas em termos de máquinas.
Um abraço do Jorge
__________________ Jorge Fonseca
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1133 segundos. |
|
 |
|