Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: Évora - 24 Janeiro - crónicas Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 25 Janeiro 2009 às 17:49 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Uma vez mais fui terrificamente confrontado com a perca pura e simples do texto alusivo a esta prova que por sinal deu início a mais um campeonato na sua edição de 2009.
Vou, portanto, tentar reorganizar as ideias com a complexidade que advém de os meus textos serem em versão única, sem rascunho prévio correndo o risco de perder pormenores que ontem estavam frescos. É que passaram 24 horas e a memória já não é o que era ...
Ainda que as previsões meteorológicas apontassem há alguns dias para um sábado sem chuva em Évora e em contraponto com o restante do país, a verdade é que tal se veio a concretizar se bem que o frio fosse intenso às 10 da manhã por aquelas terras raianas.
Com um pelotão de 20 participantes, a logística estava tratada com suficiente antecedência o que permitiu o começo das "hostilidades" à hora combinada.
E partimos para a sessão de treinos.
Desde logo se percebeu que a pista estava trabalhável mas 2 ou 3 pontos necessitavam de cuidados especiais pela existência de água e até de poças amomíveis que viriam a ser fatais ao longo das mangas.
Não me foi possível melhor que um 6º lugar mas com um sentimento de ter podido fazer melhor ...
O meu kart permitia acompanhar o andamento dos da frente mas a falta total de travões comprometeu um desempenho interessante.
Ao ser ultrapassado pelo Luis Mello que tocou várias vezes a campainha para que lhe abrisse a porta, logo tratei de ir no seu encalço.
A aproximação à curva da Porta da Ravessa permitia, desde cedo, uma trajectória bem por dentro o que se me afigurou uma bela oportunidade para recuperar a posição ao Mello.
Dois metros a mais em relação ao ponto de travagem ( para mim muito mais cedo por causa dos fraquíssimos travões como disse ) levou-me a tentar uma travagem in extremis e para tal, esborrachei o pedal com ambos os pés o que teve como consequência o bloqueio das rodas e o fatal descontrolo do kart.
Arredado para a berma, lá passaram o Filipe Neves, o Luis Fonseca, o Miguel Amorim e o José Palmeirim ( não necessariamente por esta ordem ) e a frustação foi enorme.
Houve que ir atrás deles e fisguei o Palmeirim como a lebre a alcançar.
Azar dos azares, pois no mesmo sítio, e com o mesmo tipo de estratégia, caí no mesmo erro e tive as mesmas consequências.
Mais uma vez encostado à berma, lá me passaram mais 5 ou 6 pilotos.
Não teria ficado na última posição mas não lhe teria ficado longe.
Pela observação das listagens concluo que estaríamos na 13ª volta o que permitia ainda uma perseguição para "melhoria de nota".
Tal aconteceu mas não evitou acabar em 10º.
Deu para apreciar provas excelentes quer do Rui Mealha, do João Gonçalves, do Luis Mello, do Filipe Neves, do Palmeirim, do Miguel Amorim, do Carlos Lourenço e do António Cartucho a par de todos os outros que conseguiram que 1 seg. fosse a diferença entre as melhores voltas do pelotão. Maravilha !
A má exibição da 1ª manga não me deu qualquer vantagem na inversão da grelha dos primeiros 8 o que me colocou numa posição complicada para discutir fosse o que fosse.
Quiz a sorte ( ausência de despistes ) e alguns problemas lá pelos lugares mais cimeiros que grão a grão fosse melhorando a minha posição.
Uma vez mais houve grandes provas e vou-me referir a 3 delas que acompanhei de perto.
Parabéns ao Zé Luis Fonseca que aguentou briosamente e com autoridade a 1ª posição até o seu kart se calar ;
Parabéns ao Miguel Amorim atraz de quem andei a cheirar-lhe os escapes voltas sem fim até ao momento em que se deixou tentar por uma manobra em tudo igual às minhas já referidas e entrou em despiste escancarando a porta ;
Parabéns ao José Palmeirim que simplesmente, V O A V A !!!!
O meu 6º lugar ( 5º em termos de pontuação por se ter intrometido um "não-prioritário" ) foi muito gratificante dadas as circunstâncias.
Estava consumada a 1ª etapa do campeonato 2009.
O somatório de pontos deu-me o 7º lugar no ranking geral e o futuro dirá se esta corrida pertencerá ou não ao rol dos 4 resultados a deitar fora no final.
Seguiu-se a sempre excelente 3ª manga desta feita no Dom Joaquim !
Gastronomia alentejana e tintos da região a merecerem bis e tris, foram a cereja no topo do bolo.
Parabéns à dupla organizadora que teve a amabilidade de permitir que mais meia dúzia de gabirús se lhes juntassem numa boa degustação.
Até ao Bombarral a 14 de Fevereiro !
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004
País: Portugal

Colocado: 26 Janeiro 2009 às 20:50 | IP Registado Citar LSMello

Caros Amigos,

O ano de 2009 começa para mim com uma grande massagem ao ego, mas com um sabor algo estranho, como abaixo explicarei.

A 1ª manga foi mais uma vez entre a minha cama e o kartódromo, pois voltei-me a deixar dormir. Acreditem os que conhecem a velocidade estonteante a que guio na estrada, que fui a 140 até Évora... notem bem 140 !!!

Cheguei mesmo em cima da hora, com o speed todo para ir para o kart. A minha 1ª questão foi se me tinha calhado o avião 53. Não calhou, coube a outro sortudo. A ver vamos o que me saía da minha montada.

Mal me sentei no kart e arranquei, verifiquei que o dito cujo tinha tendências esquerdistas, pois tomava sempre essa direcção, sem qq acção da minha parte. Não só pendia para a esquerda, como se recusava a virar para a direita - o que me parece mto pouco democrático ! Lembrando-me da regra que eu próprio sugeri qto a troca de karts, preferi continuar com ele, em vez de ir às boxes trocá-lo. Para compensar as tendências do kart, pura e simplesmente atirava-o de golpe, atravessado para as curvas à direira - e já agora, tb para a esquerda.

A táctica parecia resultar e acho que ia num bom ritmo. Infelizmente apanhei tráfego nas 2 últimas voltas e não consegui melhorar o meu tempo, o que deu um 9º lugar. Entretanto tinha o rabo encharcado, pois da 1ª vez que passei pelo gancho interior, evitei magistralmente a poça da entrada, a poça do meio e fui entrar inteirinho na poça da saída - a maior delas todas !

Na primeira corrida aproveitei o mau arranque do Palmeirim para me posicionar logo bem para a 1ª curva. A corrida foi toda passada a evitar as poças móveis. No único lugar onde não era possível evitar a água (o rio que cortava a subida) fazia a esquerda seguinte com o kart todo de lado e por cima da berma, de forma a aproveitar bem a trajectória da direita seguinte e chegar rápido à curva da oliveira (início da descida). Foi aí que fiz quase todas as minhas ultrapassagens: Cartucho, Amorim, Matos, até me instalar num saboroso 4º lugar.

Para a 2ª corrida ia todo animado: do 5º lugar até ao 1º eram só quatro ultrapassagens - menos 1 do que as que fizera na 1ª manga. Só que desta vez quem arrancou mal fui eu. Qdo dei por mim tinha o Rui Mealha por um lado, o João Gonçalves por outro e o Eduardo Machado ainda por outro. Estava em 8º, já eram precisavas 7 ultrapassagens para chegar a 1º. Passei o João Gonçalves e fui atrás de um grupo muito aguerrido composto por Neves, Amorim, Palmeirim e Machado (não sei se por esta ordem) e foi aí que me veio uma inspiração divina.

Na 3ª passagem pela recta da meta, os 4 à minha frente iam lado a lado em grupos de 2, aos toquezinhos. Eu estava coladinho a eles e optei por travar mais cedo apanhar a corda da 2ª curva e seguir coladinho à direita até à saída, evitando a confusão. Duma só vez passei 4 pilotos - 4 !!! Foi a ultrapassagem da minha vida, senti-me um Nick Heidfeld.

Entretanto, com a confusão, o Zé Luís Fonseca e o Rui Mealha já tinham aberto um belo fosso para nós. Fui atrás deles e percebi que estava a ganhar terreno significativamente. Ultrapassei o Zé Luís da forma habitual, aproveitando uma saída dele pior que o costume no 'rio' e o seu habitual cavalheirismo na curva da Oliveira, lá pela 10ª volta.

Agora é entr nós Mealha, da forma que te ganhei terreno estás lixado !!! Engano meu ! Nas 2/3 1ªs voltas ainda me aproximei ligeiramente, mas depois deixei de encurtar a distância e o Rui foi-se afastando ligeiramente. Claramente faltou-me a lebre que o Zé Luís fora durante umas 7 voltas. O Zé Luís, por sua vez, mantinha-se muito perto de mim até que o perdi e o reencontrei parado na recta da meta. Grande prova, grande azar !!!

Lá acabei em 2º, atrás do mestre Mealha, que não me deu qq hipótese. Mas foi uma excelente corrida, que me deu um gozo enorme.

Na cerimónia do podium voltei a arrepender-me das minhas propostas no defeso, pois fiquei sem tacinha para recordar esta improvável façanha.

É aqui que entra a explicação para o sabor algo estranho com que acabei a prova. Sempre conduzi de forma limpa, sem atravessadelas. Hoje, por força das circunstâncias, atravessei mais o kart que em toda a minha carreira. Daqui se conclui que ando há 12 anos a seguir a táctica errada. Foi preciso mudar a minha maneira de conduzir para voltar aos 1ºs lugares. Ainda vou ter que meditar mto sobre este assunto.

Meditar, meditei eu no D.Joaquim - fabuloso restaurante de Évora. Que raio estava eu a fazer de macacão, com o rabo encharcado entre a nata eborense ?... Nunca pensei que me levassem para um restaurante a sério. O que me valeu foi que o Filipe Neves me fez companhia

Abraços a todos e até à próxima (que ainda não sei se é o Bombarral, pois preciso safar-me de um casamento)

Luís "Barrichello"

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

ruimealha
Racer
Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008

Colocado: 30 Janeiro 2009 às 09:57 | IP Registado Citar ruimealha

Companheiros:

Em vésperas do TIT, gostaria de deixar umas breves notas da corrida de Évora.

Em 1º lugar agradeço ao S.Pedro ter contemplado o sábado com uma pausa na chuva, o que tornou a corrida mais interessante e disputada, apesar de haver água em algumas zonas. Aliviado também pelo problema nas costas que me apoquentou dte a semana ter partido com a chuva.

Tive sorte com a máquina, nada a apontar, à excepção da travagem estar afinada em versão "light", como em toda a frota, imagino.

Consegui um 2º tempo nos treinos, a seguir a um rápido Eduardo Machado. A 1º manga foi muito disputada entre os dois. Arranquei melhor, ultrapassámo-nos várias vezes, tendo o meu kart melhor saída, ele mais rápido numas zonas, eu noutras. Para evitar a água eu perdia tempo principalmente no 1º gancho e repeti erros por entrar demasiado depressa nos dois "esses" . No meio sofri uns toques nas zonas onde travava mais cedo e sobrevivi milagrosamente a um toque cirúrgico.O Eduardo acabou merecidamente em 1º, eu logo a seguir com o João Gonçalves, apesar de mais pesado a aproximar-se perigosamente.

No intervalo, esquecendo os toques, o Eduardo Machado revelou um grande desportivismo nas trocas de ideias relativas às travagens e trajectórias.

A 2ª manga prometia ser complicada, marquei o Eduardo e o João G. como alvos a bater. Como eles estavam mais rápidos no fim da 1ª manga, tinha que ser mais rápido do que eles no arranque para poder chegar ao 1º lugar. E tive a sorte de o conseguir, arranquei do lado esquerdo, aproveitei a confusão e à saída da 2ª curva tinha recuperado do 7º para o 3º lugar, a seguir ao Zé Luís Fonseca e J. Palmeirim. Pelo canto do olho vi que o Eduardo e o João se tinham atrasado muito, pelo que tentei andar a fundo para lhes ganhar o máximo tempo possível. Ultrapassei o Palmeirim e o Zé Luís (que grande corrida fizeram, que pena o azar do Zé Luís - um abraço!). Pouco tempo ganhei ao Zé Luís, dp da ultrapassagem, ele estava fantástico: rápido e consistente . Assisti à luta entre ele e o Luís S. Melo e esperei o pior quando o Luís passou para 2º e ficou com a pista livre, uma vez que a minha vantagem sobre ele não era muita. Felizmente para mim que o Luís perdeu alguma rapidez, enquanto eu corrigi alguns erros, conseguindo afastar-me um  pouco e lá consegui um 1º lugar ao fim de quase um ano!

Parabéns ao Luís SM, Zé Luís, J. Palmeirim, João G ( mto  bem superado, o peso a mais!), Miguel Amorim e a todos de um modo geral. Um abraço aos azarados Luís e Nuno Moura, Pedro, Zé Luís...

Um abraço também para o Miguel Gonçalves, meu convidado, que se estreou brlhantemente com o nosso grupo no sábado. Volta mais vezes!

Agora temos o TIT antes do Bombarral. Espero que a claque apareça para nos motivar. Vou sentir a falta dos colegas que participaram no ano passado, houve ali em espírito de grupo fantástico, o qual espero que renasça este ano, mais perto de casa, mas com a porra da chuva a fazer companhia.

Até lá!

Abraços

Rui

Voltar acima Ver ruimealha's Perfil Procurar outras mensagens de ruimealha

Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar
Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se

Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum