| Colocado: 26 Janeiro 2009 às 20:50 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos,
O ano de 2009 começa para mim com uma grande massagem ao ego, mas com um sabor algo estranho, como abaixo explicarei.
A 1ª manga foi mais uma vez entre a minha cama e o kartódromo, pois voltei-me a deixar dormir. Acreditem os que conhecem a velocidade estonteante a que guio na estrada, que fui a 140 até Évora... notem bem 140 !!!
Cheguei mesmo em cima da hora, com o speed todo para ir para o kart. A minha 1ª questão foi se me tinha calhado o avião 53. Não calhou, coube a outro sortudo. A ver vamos o que me saía da minha montada.
Mal me sentei no kart e arranquei, verifiquei que o dito cujo tinha tendências esquerdistas, pois tomava sempre essa direcção, sem qq acção da minha parte. Não só pendia para a esquerda, como se recusava a virar para a direita - o que me parece mto pouco democrático ! Lembrando-me da regra que eu próprio sugeri qto a troca de karts, preferi continuar com ele, em vez de ir às boxes trocá-lo. Para compensar as tendências do kart, pura e simplesmente atirava-o de golpe, atravessado para as curvas à direira - e já agora, tb para a esquerda.
A táctica parecia resultar e acho que ia num bom ritmo. Infelizmente apanhei tráfego nas 2 últimas voltas e não consegui melhorar o meu tempo, o que deu um 9º lugar. Entretanto tinha o rabo encharcado, pois da 1ª vez que passei pelo gancho interior, evitei magistralmente a poça da entrada, a poça do meio e fui entrar inteirinho na poça da saída - a maior delas todas !
Na primeira corrida aproveitei o mau arranque do Palmeirim para me posicionar logo bem para a 1ª curva. A corrida foi toda passada a evitar as poças móveis. No único lugar onde não era possível evitar a água (o rio que cortava a subida) fazia a esquerda seguinte com o kart todo de lado e por cima da berma, de forma a aproveitar bem a trajectória da direita seguinte e chegar rápido à curva da oliveira (início da descida). Foi aí que fiz quase todas as minhas ultrapassagens: Cartucho, Amorim, Matos, até me instalar num saboroso 4º lugar.
Para a 2ª corrida ia todo animado: do 5º lugar até ao 1º eram só quatro ultrapassagens - menos 1 do que as que fizera na 1ª manga. Só que desta vez quem arrancou mal fui eu. Qdo dei por mim tinha o Rui Mealha por um lado, o João Gonçalves por outro e o Eduardo Machado ainda por outro. Estava em 8º, já eram precisavas 7 ultrapassagens para chegar a 1º. Passei o João Gonçalves e fui atrás de um grupo muito aguerrido composto por Neves, Amorim, Palmeirim e Machado (não sei se por esta ordem) e foi aí que me veio uma inspiração divina.
Na 3ª passagem pela recta da meta, os 4 à minha frente iam lado a lado em grupos de 2, aos toquezinhos. Eu estava coladinho a eles e optei por travar mais cedo apanhar a corda da 2ª curva e seguir coladinho à direita até à saída, evitando a confusão. Duma só vez passei 4 pilotos - 4 !!! Foi a ultrapassagem da minha vida, senti-me um Nick Heidfeld.
Entretanto, com a confusão, o Zé Luís Fonseca e o Rui Mealha já tinham aberto um belo fosso para nós. Fui atrás deles e percebi que estava a ganhar terreno significativamente. Ultrapassei o Zé Luís da forma habitual, aproveitando uma saída dele pior que o costume no 'rio' e o seu habitual cavalheirismo na curva da Oliveira, lá pela 10ª volta.
Agora é entr nós Mealha, da forma que te ganhei terreno estás lixado !!! Engano meu ! Nas 2/3 1ªs voltas ainda me aproximei ligeiramente, mas depois deixei de encurtar a distância e o Rui foi-se afastando ligeiramente. Claramente faltou-me a lebre que o Zé Luís fora durante umas 7 voltas. O Zé Luís, por sua vez, mantinha-se muito perto de mim até que o perdi e o reencontrei parado na recta da meta. Grande prova, grande azar !!!
Lá acabei em 2º, atrás do mestre Mealha, que não me deu qq hipótese. Mas foi uma excelente corrida, que me deu um gozo enorme.
Na cerimónia do podium voltei a arrepender-me das minhas propostas no defeso, pois fiquei sem tacinha para recordar esta improvável façanha.
É aqui que entra a explicação para o sabor algo estranho com que acabei a prova. Sempre conduzi de forma limpa, sem atravessadelas. Hoje, por força das circunstâncias, atravessei mais o kart que em toda a minha carreira. Daqui se conclui que ando há 12 anos a seguir a táctica errada. Foi preciso mudar a minha maneira de conduzir para voltar aos 1ºs lugares. Ainda vou ter que meditar mto sobre este assunto.
Meditar, meditei eu no D.Joaquim - fabuloso restaurante de Évora. Que raio estava eu a fazer de macacão, com o rabo encharcado entre a nata eborense ?... Nunca pensei que me levassem para um restaurante a sério. O que me valeu foi que o Filipe Neves me fez companhia
Abraços a todos e até à próxima (que ainda não sei se é o Bombarral, pois preciso safar-me de um casamento)
Luís "Barrichello"
|