Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: PARTIDAS LANÇADAS ? Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 27 Outubro 2008 às 13:42 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Abre-se este tópico para de imediato se lançar uma sondagem ao grupo do IHSV sobre a sensibilidade que o tema possa despertar e sugerir alguma reflexão sobre o mesmo.
Há umas horas a esta parte, foi proposta esta modalidade de partida nas nossas provas pelo nosso amigo Pedro Santos.
O assunto ainda não colheu comentadores que se dispusessem a dissertar sobre os prós e os contra que devam ser reflectidos a bem da segurança e de elementos inovadores para as nossas corridas, mas a organização vem por este meio dinamizar o contraditório de modo a que o campeonato de 2009 insira esta modificação no caso de vir a ser aceite pela maioria.
Ressalvo a posição do Luis Mello que defende o método, e a minha própria que, na ausência de conhecimento, optei pela presunção da existência dum perigo acrescido e, como tal, o rejeitei.
Pretensão : que todos os pilotos aqui deixem a opinião no sentido de quererem ou não a introdução das partidas lançadas nas nossas provas.
É óbvio que o assunto deve ser encarado com algum rigor não só para se obviar a aprovação de uma regulamentação que descambe em perigo mas também que não se deixe de aprovar algo que inovando e tornando mais seguras as manobras de arranque, seja simultâneamente do agrado da maioria do grupo.
Posto isto, ficamos à espera dos comentários.
Abraços,
António
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 27 Outubro 2008 às 15:05 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Em complemento ao anterior post, faço a seguinte sugestão : respondam directamente para mim via email e depois eu publicarei os comentários quando estiverem todos reunidos. Assim evita-se que as respostas de uns sejam influenciadas pelas dos outros, ok ?
António Matos
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004

Colocado: 27 Outubro 2008 às 15:53 | IP Registado Citar Rui Carneiro

Oops,

Parece que já fiz asneira.

Postei a minha opinião no outro tópico. Espero que não vão lá ler, se não estão a fazer batota. lol

www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 28 Outubro 2008 às 14:07 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Meus caros, com palavras certas ( ainda que , por vezes, vernáculas ) e sem argumentos falaciosos, e porque, como habitualmente , os comentadores resumem-se aos habituais, não me parece necessário esperar mais tempo por novos pontos de vista sobre a temática das partidas lançadas versus partidas paradas e vamos em frente !
Se se sentirem mais confortáveis em explanar as vossas ideias agora com as achegas já existentes, então façam-no pois é sempre melhor tarde do que nunca !
Começo por transcrever um email e respectiva resposta que enderecei ao Pragosa.
Caríssimo Amigo,
Tantos são os emails que lhe tenho mandado ultimamente que arrisco a que o meu Amigo , qualquer dia, já nem possa ouvir falar do chato do António Matos !
Mas a verdade é que tenho o meu Amigo como uma das pessoas a quem confiro o estatuto de sabedor para a si me dirigir a tentar esclarecer as dúvidas que assaltam um organizador na tentativa de proporcionar ao grupo as mais agradáveis condições nas provas que realiza, incluindo a inovação.
Posto isto,e nunca tendo eu feito uma corrida com partida lançada, fui questionado sobre a eventualidade de adoptar futuramente esse procedimento nas nossas provas.
A ignorância é muito atrevida e rejeitei essa ideia pelo simples facto de considerar que a esse procedimento se associa uma logística e um treino específico para obviar a qualquer problema de segurança que possa acontecer.Pergunto : é aceitável esta minha preocupação ?
Se e quando estiver disponível para um pequeno comentário cá o fico a aguardar.
Um abraço,
António Matos

Ora via Amigo Matos:

Bom, eu até acho mais justo e estimulante as partidas lançadas, se não vejamos:

1. Se por exemplo, um individuo pesadote para ai com 90 ou mais kg, que conduza bem colocando sempre o peso todo para fora nas curvas, é deveras penalizado nas partidas paradas, porque o levezinho de 60 ou 70 kg vai-se embora e o outro nuca mais o vê.   
  2. Depois também é próprio da modalidade karting, nunca um kart deveria ter um início de corrida, que não fosse lançada. E Porquê? Porque todos os motores têm um arranque próprio, mesmo novos sem ninguém andar neles, já são diferentes. Agora se um pezudo, não tirar o pezinho do acelerador, basta uma volta para gerar uma diferença enorme para os arranques, no entanto em pista as voltas são na maioria das vezes mais rápidas, mas só para quem entender, pois tem uma embraiagem a pegar cedo e tem de ajustar a condução.
  3. Ainda temos outra situação e que por acaso acontece em quase todas as provas de grupos como o seu, que é: Os coirões velhos e sabidos, quando nas partidas paradas, aceleram e passam 4 ou 5, por norma aqui confrontamo-los no final das provas, mas por incrível que pareça os organizadores dizem para não penalizar, porque não é habito penalizarem ninguém, porque nos outros Kartódromos ninguém penaliza ninguém e ai estamos nós a passar mal, porque somos esquisitos, temos a mania etc etc. e pior ainda, dizem que não sabem o que as zebras nas rectas das metas querem dizer. Eu muito sinceramente fico fodido, com os palpites e jogos baixos que alguns dizem e fazem.
  4. Portanto por mim já estava.
  5. Quanto á segurança ela não é, nem mais nem menos seguro, que outra qualquer tipo de partida, tudo depende da atitude de cada um.
  6. Ainda podemos ver o seguinte: Como é que fica um endividou que andou bem nos treinos mas é pesado, o levezinho mas que anda mal no arranque papou-o, a pergunta que se põe é, o que vai acontecer na 1ª curva, quando o meia leca pensa que já encavou o outro naquela corrida?  

Portanto, são reflexões que não podemos deixar de as fazer em prol do karting. Ainda bem que me contactou, fico grato e sempre que possa ajudar os meus clientes assim o farei, pois estou a contribuir bem ou mal, para que cada vez, este vício que me atacou há 16 anos, possa viver comigo mais uns anitos.

Agora vou fazer alguma coisa, um abraço e até dia 15.

António Pragosa
Nota : julgo que "endividou" ( ponto 6 ) deve ler-se "indivíduo "

Agora a opinião do João Gonçalves.
Diz ele:

Olá António,

Começo por esclarecer que a Fórmula 1 não faz partidas lançadas, apenas as (re)partidas no seguimento de qualquer incidente de corrida que obriga à intervenção do Pace-car, e em que o pelotão se desloca atrás do mesmo em "bicha pirilau". Aí parece-me existir uma vantagem evidente do piloto que está no comando na altura, pois é ele que escolhe o momento ideal para "dar gás" e com isso amealhar alguns décimos de segundo que por vezes se revelam preciosos...No entanto, outras disciplinas usam a dita partida lançada sem que daí advenham incidentes de maior. Estou-me a lembrar da Fórmula Indy (agora IRL), nas terras do Tio Sam, ou o Campeonato FIA GT, cá pelo nosso burgo (leia-se Europa). Em qualquer dos casos, parece-me que esta solução foi criada exactamente para evitar os ditos incidentes na 1ª curva, e os resultados parecem ser os esperados...

No que toca à nossa "Fórmula Karting", posso adiantar que apenas fiz partidas lançadas na Batalha e em Fátima, quando realizámos no ORMEI a corrida em sentido inverso. Em ambos os casos a recta da partida tem uma inclinação ligeira, o que poderá explicar esta opção para proteger as embraiagens, como referiu o Rui Carneiro. Nunca constatei qualquer incidente relacionado com este tipo de partida, pelo menos nada de diferente dos incidentes normais nas partidas habituais, pois se é verdade que chegamos mais rápido à 1ª curva, também não é menos verdade que já lá chegamos com os pneus e os travões "mais quentinhos". Talvez requeira alguma habituação por parte dos pilotos, mas ao nosso nível (noblesse oblige !!!), parece-me que já todos sabemos até onde podemos ir...

Resumindo:Talvez seja uma opção a experimentar, porque não numa prova extra-campeonato, para que cada um possa aquilatar das reais vantagens (ou desvantagens) do método. 

1 Abraço,
João Gonçalves       

Ao que eu respondi :

Viva João, como calculará, agora sou quase "mestrado" em partidas lançadas tal a quantidade de literatura que tenho digerido sobre o assunto.
Concordo genericamente com a sua exposição embora me pareça que a razão que levou à adopção de tal sistema não terá sido tanto para evitar os incidentes da 1ª curva mas sim ( acho que se deve ao Ayrton Senna ) ao facto de os pilotos colocados na segunda posição da grelha de partida não conseguirem manter as vantagens em relação a outros vindos de traz devido ao lado sujo da pista. A partida lançada foi considerada a única forma de obstar a tal handicap.
Para além dessa explicação técnica, os depoimentos de variadíssimos pilotos profissionais apontam para a necessidade de muito treino dessa particularidade o que reforçou o meu ponto de vista.
Seja como fôr, agradeço-lhe a opinião e fico à espera de outras tantas para finalmente podermos deliberar.
Um abraço,
António

Juntando a isto as intervenções do Luis Mello, Pedro Santos, António Matos e Rui Carneiro, e fazendo uma súmula, parecem-me sábias as palavras do Pragosa no seu ponto 5 e nesse sentido quem sou eu para as refutar ...
Julgo que a opinião do João Gonçalves, porém, me parece bem ponderada ao apelar a uma prova extra campeonato onde pudessemos constatar as dificuldades e/ou vantagens desse sistema e deliberar em conformidade.

Devo dizer que contactei um dos maiores nomes nacionais actual do automobilismo profissional sobre a mesma questão mas ainda não obtive resposta. Da mesma ( se algum dia chegar ), dar-vos-ei conhecimento.

Comecemos, pois, a pensar na implementação das partidas lançadas para 2009 não obstante a presença de um ou outro piloto não pertencente ao grupo e, logicamente, não habituado a isso, possa criar uma situação complicada.

Abraços e obrigado a todos,
António Matos

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 29 Outubro 2008 às 23:12 | IP Registado Citar LSMello

António,

Para distrair das minhas mágoas, nada como uma polémicazinha .

Era brincadeira .

Eu não defendo as partidas lançadas. Refiro os seus méritos em situações específicas - nomeadamente Batalha (e eventualmente Campera) no sentido invertido.

Mas a verdade é que estou por tudo. Já que já nem cheiro os lugares da frente, venham todas as sugestões que vierem que tornem isto ainda mais divertido.

Abraços,

Luís.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 02 Novembro 2008 às 03:37 | IP Registado Citar Garcia de Matos

O que prometido é devido !
Volto ao tema e, uf! afinal não terá sido tão despropositada a minha defesa do não às nossas partidas lançadas.
Eis um profissional a falar :

Caro António Matos,

Obrigado pela sua mensagem. Quanto à pergunta que me coloca a respeito das partidas lançadas em corridas de kart penso que o perigo associado depende muito dos traçados e dos karts que utilizam. Ou seja, se estiverem a correr numa pista onde a primeira curva está a mais de cem metros da linha de partida e com karts potentes, ser uma partida lançada ou não acaba por fazer pouca diferença já que os karts vão lá chegar sensivelmente à mesma velocidade em qualquer dos casos. Num circuito onde a primeira curva está muito perto é claro que vão lá chegar mais depressa na partida lançada. Penso que avaliando os karts que têm à vossa disposição e a experiência dos pilotos poderá ponderar essa hipótese, pelo menos para algumas mangas. Seria uma maneira de introduzir uma variável diferente no campeonato que organiza. Claro que a segurança é primordial, pelo que seria importante realizar sempre um breefing de pilotos antes de cada prova, com uma tónica particular para o momento da partida e para as situações de ultrapassagem.
Espero tê-lo ajudado.

Cumprimentos,

Tiago Monteiro

Espero igualmente ter contribuído para um mais amplo juízo sobre este assunto.
Abraços,
António

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 06 Novembro 2008 às 09:53 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Estava à espera de tudo mas dum tão sepulcral silêncio É QUE NÃO !!
Seja como fôr, terei que fazer dos alertas dos profissionais a minha bíblia e nesse sentido, por questões de segurança, não patrocinarei este tipo de partidas no nosso campeonato.
Reservo-me, evidentemente, para provas extra campeonato ( sugestão do João Gonçalves que aplaudo uma vez mais ) a fim de ver ao que "aquilo sabe".
Abraços,
António

pedrosantosslb
Rookie
Rookie

Data de adesão: 16 Dezembro 2007

Colocado: 07 Novembro 2008 às 23:18 | IP Registado Citar pedrosantosslb

Caro Matos,

antes de mais o meu agradecimento por ter colocado à discussão o tema das partidas lançadas.

a minha sugestão inicial ia mais no sentido de sentir a diferença de uma partida lançada e não da sua implementação no nosso querido IHSV Championship de forma definitiva.

assim sendo concordo em absoluto com tal experiência numa prova extra campeonato, de onde mais conclusões poderão ser extraídas.

Abraços a todos

Voltar acima Ver pedrosantosslb's Perfil Procurar outras mensagens de pedrosantosslb

Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar
Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se

Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum