Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: 10ª prova - Batalha II Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 12 Outubro 2008 às 14:18 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Para que conste, aqui vai uma primeira nota sobre a próxima e penúltima prova do campeonato IHSV 2008.
Será no dia 15 de Novembro no Euroindy ( Batalha ) às 11 horas.
Será disputada nos 270 cc ( competição ) já nossos conhecidos e nos habituais moldes.
Espera-nos o mestre Pragosa e as suas incontornáveis palestras e a todos que eventualmente o não conheçam, se pede que atendam às suas palavras que se mostrarão muito úteis.
A lista provisória dos participantes será :

Agra 
Amorim                                          
António Matos
Carlos Abril                                   
Carlos Lourenço
Cartucho                                       
Filipe Neves
Filipe Nunes                                   
João Gonçalves                           
Jorge Fonseca                             
Luis Fonseca                               
Luis Mealha
Luis Mello                                      
Luis Moura                                    
Nuno Moura                                 
Pedro C.Santos                          
Pedro Fonseca
Rodrigo Almeida
Rui Mealha

Um abraço,
António Matos

Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 15 Outubro 2008 às 19:17 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Quanto ao pelotão para esta prova, e após conversa com o amigo Pragosa, é de 20 o número máximo de participantes.
Como podem ver, já estamos 19 à partida pelo que se agradece que se alguém prever não participar, o diga atempadamente para se tentar(em) outro(s) candidato(s), ok ?
Um abraço,
António

Editada por Garcia de Matos na 16 Outubro 2008 às 15:17
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 20 Outubro 2008 às 08:25 | IP Registado Citar Garcia de Matos

É com grande satisfação que se dá a conhecer a inscrição dum "velho" IHSVer de seu nome José Catarino para a prova da Batalha ! Está, pois, completo o pelotão.
Para quem não o conhece, o Catarino é um jovem piloto com um invejável palmarés, mas, acima de tudo, com uma boa disposição contagiante e um comportamento em pista à prova de qualquer reparo.
Tive com ele, no passado, lutas memoráveis e, cada vez que ele me ultrapassava, ficava sempre a pensar como tinha ele sido capaz de executar esta ou aquela manobra de maneira tão exímia ....
O último "duelo" que travámos foi numa prova em Fátima e o climax foi atingido na subida que termina bem lá ao alto naquela direita que antecede a recta, que foi toda ela ( a subida ) feita lado a lado a ligeiríssimos milímetros um do outro, com curvas à esquerda, curvas à direita, ésses, e sem haver qualquer toque ( impressionante !) e que, finalmente, acabou com uma vantagem que me foi favorável mas nem por isso que me fizesse esquecer "a loucura".
Pois que seja bem vindo e que possamos contar consigo não só nesta prova mas em muitas outras que se seguirão.
Um abraço,
António Matos

pedrosantosslb
Rookie
Rookie

Data de adesão: 16 Dezembro 2007

Colocado: 26 Outubro 2008 às 16:26 | IP Registado Citar pedrosantosslb

Caro Matos,

estive ontem na Batalha numa prova do Grupo Desportivo do BPI e vim de lá com uma ideia (que não é novidade nenhuma) de podermos fazer uma manga em sentido inverso e com partido lançada. Já tinha feito a pista nesse sentido este ano no trofeu Euroindy e achei muito interessante.

Acho que esta discussão já surgiu no passado mas podiamos colocar a mesma à consideração do todo o pelotão. O que lhe parece?

Abraços a todos

Voltar acima Ver pedrosantosslb's Perfil Procurar outras mensagens de pedrosantosslb

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 26 Outubro 2008 às 18:36 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Caro Pedro,
Antes de mais o meu obrigado pela sua sugestão.
A função dum organizador é, em minha opinião, a de proporcionar a mais adequada preparação de cada uma das provas de modo a que as mesmas se processem dentro dos mais agradáveis padrões de convívio desportivo e que, no fim, aos olhos dos participantes, tudo aconteça tranquilamente e sem motivos de reclamação.
Para que as coisas se passem assim, porém, é necessário que tenham sido pensadas e ponderadas nos diversos pontos de vista - exequibilidade, oportunidade, segurança, acordo de todos os participantes e do próprio kartódromo, legalidade etc.
Relativamente à sua proposta, ela será exiquível, será oportuna, poderá vir a ser aprovada pelos outros participantes, mas lamento dizer que enferma de 2 argumentos eliminatórios : não acautela a segurança e está fora do prescrito no nosso regulamento.
Não acautela a segurança - pessoalmente nunca fiz uma partida lançada mas, do que tenho lido, esta manobra não é somente pôr os pilotos a "tomar balanço" durante uma volta e "soltá-los" mais tarde perto da meta para o "seja o que Deus quiser".
É muito mais do que isso e requer treino e saber. Não sendo esse o estado da arte no seio do nosso pelotão, terei que rejeitar a ideia ;
Não acautela a legalidade - temos um regulamento que no seu artigo 1º - generalidades, no ponto 1.6, diz :
A organização reserva-se o direito de alterar o presente regulamento durante o troféu.

Qualquer alteração terá de ser efectuada no mínimo até 30 dias antes da prova seguinte e comunicada a todos os pilotos que tenham realizado provas até essa data.

o que leva, igualmente, à rejeição da medida.

Caro Pedro, se outros argumentos falhassem, estes são suficientes para que a organização  se remeta à sempre ingrata mas firme posição de salvaguarda destas "pequenas nuances" ficando, no entanto, disponível para falar com quem sabe para eventual introdução do sistema ( partida lançada ) no campeonato 2009. Concorda ?

Um abraço,

António Matos

Editada por Garcia de Matos na 26 Outubro 2008 às 18:38

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 26 Outubro 2008 às 22:31 | IP Registado Citar LSMello

No meu entender, a partida lançada, é muito mais segura que uma partida parada. É apenas indispensável para tal um conjunto de comissários treinados.

Os pilotos não precisam perceber nada da poda, têm só de seguir as instruções.

A razão pq as fazem na Batalha qdo correm com o circuito invertido é pq a 1ª curva poderia ser perigosa com uma partida parada.

Nunca vi sangue nos muros - pelos menos a 1ª volta.

Mas concordo que este tipo de novidade só é viável se apresentado com antecedência e submetido à discussão prévia, nos prazos definidos pela constituição.

Abraços,

Luís.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 27 Outubro 2008 às 02:51 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Vai continuar a falar a voz da ignorância mas como ela ( a ignorância ) é atrevida, limito-me a questionar em que situação e porquê, a 1ª curva é mais perigosa aquando duma partida parada em oposição a uma outra lançada ?
Num entendimento meramente intuitivo, para mim é precisamente ao contrário pois a velocidade de abordagem dessa curva é feita em maior velocidade e à molhada na mesma.
Nesse sentido é que falei que é preciso saber e estar minimamente prático pois há regras a cumprir ! E, em abono da verdade, o kartódromo também tem que sinalizar na pista 2 corredores de alinhamento dos karts para o perfeito cumprimento do método. E ainda são precisos os tais comissários treinados.
Se atendermos a que as 2ª mangas têm a grelha invertida, parece-me extremamente potenciado o perigo.
Enfim, parece-me pertinente a toma dos caldos de galinha aconselhados pois  não se torna necessário ensanguentar os muros para se provar o periclitante da situação !
Com tudo isto não me estou a pôr de parte a experimentar essa nova ( para nós ) modalidade das partidas ! Estou apenas a levantar as questões que me parecem oportunas.
António Matos

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 27 Outubro 2008 às 09:11 | IP Registado Citar LSMello

Respondendo à 1ª parte da pergunta, ie, pq é que é menos perigoso com os karts lançados:

Num partida lançada o espaço entre os karts é inevitavelmente maior, vindo os mesmos com uma velocidade estabilizada. Na Batalha é praticamente impossível, no pequeno espaço entre a linha de meta e a 1ª curva, haver um kart de uma fila de trás a imiscuir-se na luta da fila da frente. Para um kart nesse sentido tentar a ultrapassagem antes da 1ª curva, tem de já estar devidamente posicionado no fim da subida. Se o Pragosa ou 'sus muchachos' virem que há karts que não mantiveram a distância, pura e simplesmente não dão a bandeira de partida e lá vamos nós para mais uma voltinha. Se um piloto de trás ganhar posição antes da meta, pode ter a certeza que vai dar uma passagemzinha pelas boxes (eles verificam-no no sistema de cronometragem).

Agora pensa na partida parada, com o cricuito invertido. A distância e o formato da 1ª e 2ª curva são mto parecidos com o Campera, com a agravante de haver um muro do lado de fora da 1ª curva. A partida seria a subir. Tens alguma dúvida que chegavam todos os karts ao molho à 1ª curva ?...

Ainda tens alguma dúvida que a partida lançada, feita por comissários que saibam, é mto menos perigosa ?

Se tens, pf, daqui a 2 semanas pergunta ao Pragosa, pq é que no sentido invertido ele se recusa a fazer partidas não lançadas. O Pragosa pode ter mtos defeitos, mas burro não é.

Depois de experimentares, vais ver como se desvanecem as tuas dúvidas.

Ah, já agora, para que não penses que é meramente para poupar embraiagens, até te digo que eles têm um grelha desenhada noutro ponto do circuito, destinada a ser usada no sentido inverso (que talvez usem com os teco-tecos) mas que com os karts a sério não usam.

Abraços,

Luís.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 27 Outubro 2008 às 10:06 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Contrariamente ao que possas pensar, estou quase convencido da bondade das tuas palavras no entanto, espero para ver , além do mais porque eu não duvido dos comissários ! Eu duvido é do ímpeto dos pilotos !!
Com certeza que nas tuas estatísticas já te debruçaste no número de narizes saltados por corrida em Fátima. Como sabes, como todos sabemos, eles voam a um pequeno toque e os pilotos sabem que vão ter que parar e arruinar definitivamente as suas corridas, certo ? No entanto eles continuam a voar ....

Dizias tu ( a propósito das minhas eventuais dúvidas ):

Se tens, pf, daqui a 2 semanas pergunta ao Pragosa, pq é que no sentido invertido ele se recusa a fazer partidas não lançadas. O Pragosa pode ter mtos defeitos, mas burro não é.

Entretanto dizia eu ao Pragosa ( em 26/10/2008 ):

..... a verdade é que tenho o meu Amigo como uma das pessoas a quem confiro o estatuto de sabedor para a si me dirigir a tentar esclarecer as dúvidas que assaltam um organizador na tentativa de proporcionar ao grupo as mais agradáveis condições nas provas que realiza, incluindo a inovação.
Posto isto,e nunca tendo eu feito uma corrida com partida lançada, fui questionado sobre a eventualidade de adoptar futuramente esse procedimento nas nossas provas.
A ignorância é muito atrevida e rejeitei essa ideia pelo simples facto de considerar que a esse procedimento se associa uma logística e um treino específico para obviar a qualquer problema de segurança que possa acontecer.Pergunto : é aceitável esta minha preocupação ?

Perante a assumpção de que considero a opinião do Pragosa como válida , aguardo um qualquer comentário dele para depois fundamentar melhor a minha opinião.
Entretanto agradeço-te a descrição técnica da arte de bem arrancar lançado e espero que seja mais eficiente do que a mestria na chuva de pilotos que conheço que ao pôrem a teoria em prática só não mancharam os muros de sangue porque aqueles estavam muito longe das trajectórias mirabolantes que arranjaram
Pega lá mais um abraço,
António

pedrosantosslb
Rookie
Rookie

Data de adesão: 16 Dezembro 2007

Colocado: 27 Outubro 2008 às 10:16 | IP Registado Citar pedrosantosslb

Bons dias caros pilotaços,

coloquei este assunto à discussão na medida em que achei deveras interessante não só a inversão de sentido mas principalmente a partida lançada. É uma hipotese que podemos ponderar com calma e tempo para 2009.

Claro que concordo com o António na questão dos regulamentos e de facto a posição de organizador nestes casos é ingrata, mas permita-me discordar quanto à questão da segurança.

É verdade que apenas por duas vezes "vivi" a experiência da partida lançada e apenas uma na 1ª pessoa, mas não me parece (e aqui com o devido desconto face à minha pouca experiência kartista) que potencie o perigo.

Aliás tal como referido pelo LSM também me parece menos perigosa a partida lançada quando se opta pela inversão de sentido.

Fica a sugestão e o debate para os próximos tempos.

Obrigado

Voltar acima Ver pedrosantosslb's Perfil Procurar outras mensagens de pedrosantosslb

Página de 2 Seguinte >>
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum