|
Tópico: 21 de Junho Fátima I - crónicas
|

|
| Autor |
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 22 Junho 2008 às 03:31 | IP Registado
|
|
|
Vamos então, às crónicas. Quase não valerá a pena falar do tempo uma vez que o dia foi de absoluto verão e com temperaturas na ordem dos 30º a dificultar a tarefa da pilotagem. A pista mostrava-se como se tivesse sido acabada de alcatroar; Os correctores perfeitamente pintados ; O pessoal, muito simpático e atencioso , Os karts, muito bons.
          O processo do sorteio das máquinas parece-me o mais isento. O número do kart e respectivo transponder são colocados aleatoriamente nos karts e só depois se sabe da distribuição dos mesmos pelos participantes. Foi assistido pela esmagadora maioria dos pilotos.
        Preparados para a sessão de treinos, sou o primeiro a entrar em pista tendo desde logo começado a tentar uma boa posição sabendo que as ultrapassagens são dificílimas num pelotão de 22 karts com andamentos bastante semelhantes.
           A advertência no breifing ao cuidado extremos em evitar toques que originariam o desprender do nariz da carenagem e que implicaria a vinda às boxes, mostrou-se muito oportuna e, pessoalmente, aplaudi. A temperatura da corrida, porém, nem sempre deixou cabeça fria aos pilotos e por várias vezes se viam aquelas situações a penalizarem os faltosos pelo tempo que tinham que dispôr para a devida manutenção.
           Com o fim da sessão de treinos vi reconhecida a minha estratégia com a obtenção da pole, o que era um bom augúrio.
Partida para a 1ª manga e muita concentração nas primeiras voltas para evitar qualquer erro. A breve trecho senti-me perseguido a curta e curtíssima distância pelo Filipe Neves com quem, aliás, travei uma luta verdadeiramente excelente.  As ocasiões de ultrapassagem eminente por parte do Filipe manifestaram-se várias vezes mas, como disse, a estratégia era não facilitar. Sou de opinião que ambos protagonizámos uma corrida de extremo desportivismo e correcção. Não demos um único toque embora as distâncias que nos separavam fossem mínimas. A manga acabou e eu cortei a meta em primeiro o que me deu um alento suplementar para a próxima etapa.   A segunda manga, com a grelha invertida para os 8 primeiros, afigurava-se-me de dificuldade excessiva pois arrancaram à minha frente o Luis Mealha, o Jorge Fonseca, o Amorim, o Luis Moura, o Luis Vaz, o Rui Mealha, e o Filipe Neves. Arranquei do lado de fora e durante as 3 ou 4 primeiras voltas, o pelotão destes 8 manteve-se colado e sem alterações nas posições. Chegámos, entretanto, à 2ª direita onde o espectáculo se deu. A chuva de narizes pelo ar denotava grande confusão e a corrida estragada para alguns pilotos. Consegui passar incólume tendo ganho 3 posições. Acto contínuo, e com o auxílio do "booster", aumentei a pressão do turbo e ganhei mais 2 posições colocando-me na 3ª atraz do Luis Vaz que, por sua vez, tinha o Filipe Neves à frente no comando das operações. Fiz contas e aquela situação não me convinha pois eu tinha feito 1º na 1ª manga e o Filipe fez 2º . A manter-se o meu 3º lugar ( admitindo que o Filipe segurava o seu lugar na frente ) não podia pensar em arrancar o 1º geral. Foi então que pus o freio nos dentes e vou no encalce do Luis Vaz o qual, numa ultrapassagem mal terminada, abriu a porta e lá vou eu. Óptimo, já estava na 2ª posição. Era a vez de tentar apanhar o Filipe. Ainda cheguei a colar-me a ele por várias vezes fruto das dobragens reeditando um pouco a luta da 1ª manga. A ultrapassagem foi impossível e a situação tremeu para o meu lado quando, a escassos100 metros da meta, o Agra entra em peão atravessando-se à minha frente não evitando que o abalroasse. Temi que os karts se desintegrassem em peças mas felizmente aguentaram-se bem e consegui chegar à meta com a ameaça do Luis Vaz por perto. Nas contas finais o Filipe desempatou a seu favor com a volta mais rápida ( 56,063 seg ) contra a minha ( 56,258 seg ) . Pelo caminho ainda houve mais uns tantos narizes a voarem onde o caso por mim eleito como o mais azarento talvez tenha sido o do João Gonçalves que desta vez teve que refazer a maquilhagem do seu kart por 2 vezes ! Finalmente, resta-me felicitar todos dum modo geral e muito em particular os homens do podium. Parabéns ao Filipe Neves pela victória geral ! Parabéns a mim que também sou gente ! Parabéns à dupla Luis Mello / Luis Vaz pelo 3º lugar !
       A próxima prova regressa a Almeirim a 26 de Julho, às 11 horas, nos 270 cc PRO. Até lá. Abraços  
Editada por Garcia de Matos na 22 Junho 2008 às 20:54
|
| Voltar acima |
|
| |
José Fonseca Master

Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
| Colocado: 23 Junho 2008 às 19:51 | IP Registado
|
|
|
Boas tardes pilotaços,
Ainda sem os valiosos mapas do Alexandre para uma análise mais minuciosa à corrida , aqui vão ao minhas 1ª impressões de Fátima:
1º Aqueles Karts são bestiais! Andam que se fartam. Não vi muitos problemas mecânicos e não notei grandes diferenças entre eles.
Aquela pista ganha outra graça com aquelas máquinas, já que passa a exigir muito ais condução e ..muito treino.
Ora treino, era coisa que nem eu nem o Pedro tinhamos, já que nem sequer lá tinhamos corrido o ano passado. E acho que pagámos isso bem caro, pois concluímos no conselho de familia que exagerávamos em certas entradas à campeão nalgumas curvas, que davam direito a saídas de sendeiro, com muitas décimas de segundo perdidas.
Mesmo assim ..muito muito giro. Sem dúvida ao nível da Batalha, senão para melhor!
2ª O caso dos "bigodes" voadores!
Foi sem dúvida uma corrida sui generis, sobretudo naquela louca 2º manga, com todos aqueles "bigodes" amarelos a voar por todo o lado.Com tanto bigode aquilo mais parecia a RTP memória num daqueles jogos dos anos 70 cheios de bigodes de Chalanas,Tonis, Oliveiras e Cª!!
No final havia bastante gente chateada com a fragilidade daquilo "que ao minímo toque se punha a voar".
Desculpem os desbigodados, mas acho que aquela tática dos bigodes saltadores é uma excelente medida do Kartódromo e uma das melhores formas deles manterem aquela frota em bom estado.
Referiam os descontentes "ao minímo toque"... só que , meus senhores aqueles Karts já andam o suficiente parra não acontecerem toques...nem que sejam minímos!
Já não falo só dos bigodes amarfanhados, dos chassis empenados e da frota, a ficar imprópria para consumo ao fim de meia dúzia de alugueres.
Falo de acidentes graves que , num Kart daquele tipo podem acontecer.
Quando falei aos responsáveis de Fátima na poupança de material que aquela medida proporciona, eles responderam com um ar muito calmo que também estão a poupar imenso em visitas da ambulância! E estavam a falar a sério!
Não assisti ao acidente com o meu irmão: Mas tanto quanto ele me contou andou-lhe um kart a passear pelo ombro. No dia seguinte o ombro dele estava mais negro que o fato do Palmeirim (menos naquele bocadinho que todos sabemos! )
É claro que houve quem não tivesse hipótese e perante um tipo atravessado, ou uma embrelhuda, deixasse lá o bigode (Pois é Pedro tens de perceber que as corridas são mesmo assim, a sorte por vezes não mesmo nada connosco!).
Mas, e eu próprio reconheço a minha culpa, ponham lá a luva na consciência: É ou não verdade que mesmo sem pára-choques, aquilo em Almeirim foi só caldinhos e caldões, na ultima corrida?
E quando lá formos em Julho e aquilo estiver tudo já um bocado mais amassado do que da ultima vez e ,ao olharmos para o Kart ,aquilo se parecer com uma torta de laranja, pomo-nos a protestar que é um roubo e que aqueles gajos não têm a frota em condições!
Por isso tá dito - toques em pista - devem ter tolerância 0 . E aquele sistema de Fátima quanto a mim está bem pensado.
3º Parabéns aos vencedores , muito em particular ao Filipe Neves que é sem dúvida um dos pilotos mais "limpos" do grupo. O António Matos e o Luís Soares de Mello também merecem estes resultados , até pelo Fair Play com que têm aceitado os azares em provas anteriores.
Agradeço também ao Palmeirim - o meu grande adversário de Fátima, pela excelente luta que me deu na 1ª manga . (na 2ª fugiu-me logo de inicio e já não tive forças para ir lá à frente ter com ele).
Quanto ao outros , destaco o Miguel Amorim e o Jorge. São 2 adversários do meu campeonato que desta vez não me deram qualquer chance.
E o Cartucho que à semelhança do Campera , também "explodiu" na 2ª manga e passou por mim na broa até...que também perdeu os bigodes!
E foi assim que de dentro do meu escaldante capacete, lá fui , saltitando, de bigode em bigode, até o 9º lugar final que diga-se de passagem é muito lisongeiro para o andamento que tive naquela jornada.
Um abraço a todos!
|
| Voltar acima |
|
| |
APValle Master

Data de adesão: 03 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 236
Estado:
|
| Colocado: 24 Junho 2008 às 00:49 | IP Registado
|
|
|
Zé Luis !!!
Há hora do teu post os mapas já estavam online !!! 
Aquele abraço de sempre ! 
|
| Voltar acima |
|
| |
José Fonseca Master

Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
| Colocado: 24 Junho 2008 às 12:22 | IP Registado
|
|
|
Hups !Pois é!
Mas estava com um bocado de dificuldade em abrir o Site e..não contei que a rapidez a colocar os mapas ainda fosse maior do que a guiar Karts!!
Se calhar também não me convinha muito. É que por lá se percebe que o meu 9º lugar só se deveu à minha pustura de "puto muit'a certinho" que foi esperando que os outros perdessem os bigodes!
Um abraço e as minhas desculpas
|
| Voltar acima |
|
| |
RodAl Racer

Data de adesão: 17 Dezembro 2007 Mensagens: 46
Estado:
|
| Colocado: 24 Junho 2008 às 14:09 | IP Registado
|
|
|
Sobre os karts, admito a minha falta de jeito para não fazer derrapar o meu e que noutras mãos logo surgiria melhor resultado, mas a roda que começou a chocalhar. largando chispas de metal qual pimenteiro em bacalhau à braz, não foi culpa minha que eu não meiti o meu nariz onde não era chamado. E assim se queimou a 2a manga, que até ia jeitosa de tanto bigode que saltou à minha frente.
De resto, em pista a única pessoa que parecia andar mais devagar que eu era mesmo o Luis Mealha, que vejo no site acabou a 2 manga a tapar o Rui eheh...
|
| Voltar acima |
|
| |
APValle Master

Data de adesão: 03 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 236
Estado:
|
| Colocado: 24 Junho 2008 às 23:30 | IP Registado
|
|
|
Estou à espera que me mandem pelo menos uma foto do pódio para colocar no site....
E se alguém quiser fazer um pequeno texto de abertura melhor.
|
| Voltar acima |
|
| |
Luís Mealha Rookie

Data de adesão: 25 Janeiro 2008 Mensagens: 30
Estado:
|
| Colocado: 25 Junho 2008 às 10:47 | IP Registado
|
|
|
Não me parece que tenha sido (só) a minha falta de jeito que me projectou para as piores classificações numa corrida sem precalços. Acho que o kart nº 13 era mesmo merdoso. Mas prontos...
No entanto diverti-me, ultrapassei o Rodrigo e tentei não ser ultrapassado, o que não consegui como pretendia.
Quanto aos narizes, foi chato porque foi muito limitativo. Mas é como na F1! Estes andam é um pouco menos...
Talvez em Almeirim 2 possa ter uma máquina competitiva, coisa que este ano tem sido raro. E também não farei mais peões.
Abraços a todos.
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 25 Junho 2008 às 17:25 | IP Registado
|
|
|
Provavelmente terá passada despercebida uma saudável discussão àcerca dos prós e contra dos "narizes voadores" dos karts de Fátima o que tem animado o forum do ORMEI Entretanto, e por ter extravasado o teor desse forum, o amigo Rui Carneiro abriu um novo forum para onde transportou toda essa lenga-lenga. Gostava de vos convidar à respectiva leitura e sugerir que também manifestassem a vossa opinião. Já agora, de maneira o mais fria e realista possível não se deixando influenciar pelo azar de que, eventualmente, tivessem sido alvo. Estão expressas apenas as opiniões de 3 foristas e deixo aqui a transcrição duma 4ª que saquei do forum dos Ases pelos Ares . Dizem eles :
- Kartódromo: Sem dúvida! Pista, frota e serviço muito bons
- Bico sensível: Uma boa medida a ser seguida por outros kartódromos
Se quiserem, então, aceder a este pedido, consultem : INTERTROFÉUS - MENU - FORUM - ASSUNTOS DIVERSOS Obrigado
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 25 Junho 2008 às 22:59 | IP Registado
|
|
|
Aqui vai a minha crónica de Fátima (ou melhor, meia crónica ).
Face ao excesso inesperado de inscritos, devido à redução inesperada de nº de karts, tendo eu convidado o meu amigo Luís Vaz com enorme antecedência e na falta de apoio ao esquema ABC sugerido, não me restou outra alternativa senão partilhar com ele o meu kart.
Aquilo que parece ser um handicap, não o foi verdadeiramente: o meu companheiro pôs-me num lugar da grelha que eu não atingia (brilhante, pois levava o meu lastro no kart para além dos seus 80 e poucos kgs ); as segundas mangas têm para mim sido nulas em termos de resultados, por isso não perdi nada; diverti-me à ufa a ver narizes saltar na 2ª manga...
A primeira manga pode ter parecido chata, mas foi para mim bem difícil. Tinha feito apenas 3 voltas lançadas nos treinos, pelo que só com dificuldade conseguiria aguentar o 3º lugar da grelha. Nas 1ªs voltas fiz de rolha, o melhor que posso e sei, sem ser incorrecto (acho eu... ). Depois, qdo parecia que o meu lugar começava a estar seguro, tive alguma dificuldade em controlar o acelarador do kart, que se começou a mostrar mais nervoso. Numa traseirada à entrada da recta da meta, lá passou o Rui Mealha, que rapidamente se afastou. A vítima seguinte da minha rolhice foi o Luís Moura, que não tinha velocidade de ponta para me passar.
Assim terminou a minha actuação do dia, com um bom 4º lugar. Agora ia para a bancada, em vez de perder tempo na 2ª manga.
Vista da varanda, a 2ª manga foi mais confusa que o GP do Mónaco. Começou logo na 1ª curva com o João Gonçalves a perder o seu 2º nariz do dia, no meio de um festival de narizes   (foi o melhor nariz que encontrei).
A seguir ao calor da 1ª curva, O Luís Mealha, o Jorge e o Miguel Amorim iam sendo suficientemente rápidos para aguentar o pelotão, em especial o endiabrado Filipe Neves, que vinha a galgar posições.
Novo momento de frisson, com a saída das boxes do João Gonçalves, bem no meio dos 1ºs. Mais narizes   pelo ar no gancho à direita, no meio do pelotão, fruto da confusão por ele lançada.
A certa altura perdi-me, ao dividir a minha atenção pela luta na pista e pela mudança de narizes na box. Sei que o Filipe lá se desenbaraçou dos 1ºs e alcançou a posição que tanto queria. O Amorim e Luís Mealha atrasaram-se (creio que o Amorim teve nariz envolvido, mas o Mealha não).
O Jorge ia domando um kart cuja traseira gostava de ir embora na entrada da recta da meta, mas que claramente era bem potente, enquanto o Luís Vaz o tentava ultrapassar. Chegavam frequentemente quase lado a lado à direita a fundo a seguir à meta, até que numa volta em que estava tudo mais compacto se tocaram - foi uma chatice, pq estragou a excelente prova que o Jorge vinha a fazer e não pude deixar de me sentir constrangido por ter sido um toque com o meu convidado.
Com tanto nariz voador, a certa altura o Filipe Nunes e o José Luís Fonseca viram-se em posições que não costumam ser suas. De tal forma que vi uma cena de desaguisado familiar, qdo o Luís Moura estava convencido que estava a dar uma volta Filipe e este não o deixava passar .
O António Matos ia-se aproximando do Luís Vaz, até que o Luís provou que tb os karts podem parar em poucos metros e largar fumo de pneus: creio que julgou mal a distância de travagem do Pedro Fonseca e teve de se pendurar nos travões para não lhe acertar e perder o nariz - provou que qdo se quer mesmo, é possível evitar o toque mais imprevisto . Não conseguiu foi evitar que o António o passasse.
A partir daí o António foi atrás do Filipe, aproximando-se, mas sem grandes oportunidades de chegar ao 1º lugar.
Mais atrás o Luís Moura repôs a ordem familiar, enquanto o Rui Mealha fez um recuperação muito boa, após uma perda de nariz.
E foi isto que eu vi do meu lugar previlegiado: muita luta, muita confusão e ainda bem que não estava eu no meio daquele festival de narizes, que começo a ficar velho para isto.
Resumindo e baralhando, adorei os karts com motor 390, que parece que são mais fáceis de guiar do que eram com os 270. Fiquei com sentimentos divididos qto aos narizes. Fiquei fã de ver provas da varanda (mas acho que o meu contrato de trabalho não me permite repeti-lo).
Abraços a todos, tomem cuidado com o nariz 
Luiz
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 10 Julho 2008 às 14:50 | IP Registado
|
|
|
Sem qualquer intuito de voltar a "abrir o dossier narizes", mas porque
tinha informado que tinha dirigido ao kartódromo de Fátima um pedido de
argumentação que justificasse aquela opção técnica e que, a ser dada,
transmiti-la-ia aqui no forum, posso adiantar que a mesma acabou de
chegar e cá estou a contrariar a ideia de que o Funpark não expõe as suas alegações. Válidas ou não, eis o que eles dizem:
Bom dia Sr. António Matos,
Quanto á questão dos “narizes
voadores” permitimo-nos argumentar o seguinte: Como devem calcular o investimento em
motores 390cc não foi um investimento de “meia dúzia de euros”, é nós
Funpark já tínhamos experiência da anterior frota 270cc PCR que muitos dos
pilotos não respeitam as normas e no final de cada corrida as protecções (frontais
e laterais) ficavam muito danificadas, muitas delas tinham mesmo que ser
substituídas, causando bastante prejuízo para o Funpark. Por este facto, e porque é sempre avisado
antes de cada prova que prova de karts não é corrida de “carrinhos de
choque”, e também porque os actuais 390cc são ainda mais “propensos
a excessos”, optámos pelo actual sistema de molas nas protecções frontais,
com intenção de que os pilotos sejam mais correctos uns com os outros e também
connosco. Do nosso ponto de vista piloto que é bom piloto e compete com “fair
play” não dá toques que façam saltar as protecções frontais. A questão da segurança nunca será posta em
causa se cada piloto for cumpridor, correcto e responsável. Desde que as regras,
que todos os pilotos deste tipo de corridas conhecem, sejam cumpridas tudo
correrá bem. Competir sim mas com responsabilidade e
cumprindo regras. Peço a vossa melhor atenção para estes
argumentos. Atenciosamente,
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1230 segundos. |
|
 |
|