Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu In Hoc Signo Vinces
 InterFórum : Troféu In Hoc Signo Vinces
Assunto Tópico: crónicas às 24 horas da Batalha Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
RodAl
Racer
Racer

Data de adesão: 17 Dezembro 2007

Estado: Desligado
Colocado: 02 Junho 2008 às 12:39 | IP Registado Citar RodAl

Já foram ao euroindy ver as fotos? Comigo ao volante o fotógrafo ficava na dúvida se aquele era o 84 ou o 74... é só fotos. eheh

Voltar acima Ver RodAl's Perfil Procurar outras mensagens de RodAl

albaptista
Master
Master

Data de adesão: 09 Outubro 2007
País: Portugal

Colocado: 02 Junho 2008 às 14:53 | IP Registado Citar albaptista

Como era de prever...... a coisa não correu grande coisa, mas enfim, talvez para a proxima, quem sabe.

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Data de adesão: 28 Outubro 2007

Colocado: 02 Junho 2008 às 15:02 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Antes de qualquer descrição do que foram as nossas fabulosas 24 horas da Batalha, permita-se a apresentação da valorosa equipa que só cedeu nos seus objectivos porque a logística  a atraiçoou.
Este ponto será devidamente escalpelizado nas suas vertentes preparatória e executiva afim de, uma próxima ocasião, permitir resultados mais condizentes com a categoria dos pilotos.
Serão chamados à pedra os responsáveis e, a partir daí, a concorrência que se cuide pois estamos dispostos a vingar a honra do convento !
Então até já.

( fotografia do album do site da Euroindy )

Editada por Garcia de Matos na 02 Junho 2008 às 16:43
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 02 Junho 2008 às 18:42 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Após um sono retemperador de 13 horas consecutivas, depois de ter ido ao "esticador" ( como os automóveis quando têm um acidente e se torna necessário "esticá-lo" para retomar as formas iniciais ) a uma sessão de ginástica apropriada, e ainda depois de ter alisado uma das costelas flutuantes que tinha sido amachucada aquando dum encontro furtivo com um corrector na direita que antecede a direita de entrada na recta da meta, eis-me pronto para escrevinhar a minha crónica às 24 horas de karting na Batalha no passado fim de semana ( 30, 31 de Maio e 1 de Junho ).
O fim de tarde de 6ª feira limitou-se a uma sessão de treinos livres que tiveram o condão de nos pôr em contacto com a máquina e proceder a uma qualquer afinação de que necessitasse bem assim como à decoração da respectiva carenage.
Cumpridas estas pequenas démarches, regressámos aos aconchegos dos lares na expectativa do dia seguinte.
07 horas! Toca o despertador e ála-moleiro-que-se-faz-tarde !
Às 09 horas dei entrada no kartódromo ( o regulamento pedia às 08h00 ) mas afinal fui o primeiro !!!
Cerimónia da entrega das pulseiras terminada, houve que aguardar a chegada do team leader e as respectivas directrizes.
A expectativa começou a aumentar à medida do avanço das horas e os pilotos lá iam chegando ...
Completada a equipa ( à excepção dos manos Fonseca's que se aguardavam lá mais para a madrugada seguinte fruto de afazeres sociais), mantinham-se acesas as opiniões sobre qual a melhor estratégia a adoptar tendo em vista  os pesos dos pilotos, os reabastecimentos, a autonomia do motor, a eventual chuva, e, claro, o andamento da concorrência.
Pelo padock viam-se caras habituais de outros amigos e parceiros de "luta".
O ânimo estava a ser revisto em alta a cada minuto que passava.
O tio Pragosa brindou-nos com um 1º pseudo-breifing.
Lá explicou que os 390 não se conduzem como os 270 e toda aquela parafernália de recomendações adequadas à ocasião.
Mais um tempinho e então sim, vamos ao breifing !
Sessão orientada pelo Pragosa, pois claro, onde dissertou sobre o negócio daquele evento ( tirando qualquer veleidade a quem se estivesse a preparar para fazer concorrência ) e dando a possibilidade de se discutirem algumas dúvidas  sobre a interpretação de alguns pontos do regulamento.
Finalizada esta sempre "imprescindível" sessão protocolar, houve que iniciar a corrida.
A partida, tipo Le Mans, com os pilotos a correr para os karts, correu sem incidentes.
Primeiras voltas cumpridas e é anunciado o churrasco prometido !
Esteve bem, a organização.
Havia uma coisa parecida com um boi no espeto, um servente a cortá-lo em fatias fininhas, saboroso q.b., batatinha frita ( de pacote, claro ) para reanimar os colesteróis em perca, salada de fruta, pudim, cerveja, vinho, água e tudo à descrição !
O nosso piloto de abertura foi o team leader, o Luis Mello.
Seguiram-se em bichinha-pirilau um depois de outro todos os pilotos contratados e tudo corria sob controlo até que surge o primeiro caso !
O António Baptista, numa manobra confusa com outro piloto, é projectado contra os pneus e desintegra positivamente a carenage do nosso bólido !!!
O choque ( diz quem o viu )  foi feio a valer !
O António é que não se deu por achado e como o kart ficou mais levezinho, continuou a correr com a sensação agradável de que andava mais.
Foi contentamento de pouca dura pois os comissários de pista mandaram-no entrar para compôr aquela cangalhada.
Seguiu-se um período de cumprimento de calendário num teco-teco e a nossa classificação começou com o seu 1º revés.
Depois foi um sem-fim de penalizações : umas porque contávamos apressadamente os 18 segundos de que dispúnhamos para atravessar a zona das boxes , outras porque a balança não acusava correctamente os nossos pesos, a verdade é que íamos acumulando pontuação negativa que nos atiravam para posições mais secundárias.
As avarias também iam fazendo mossa e, num turno do Palmeirim, partiu-se o cabo do travão !
Novamente o teco-teco em acção para nos afundarmos na classificação ...
Ao cair da noite, todos se começaram a queixar da debilidade dos travões.
Não fomos excepção e lá mandámos o kart para a oficina.
Foi no turno do Luis Mello que teve que fazer todo o seu tempo de condução, mais uma vez,  no teco-teco cujo arranjo demorou 30 minutos.
Caiu a noite e a organização serviu um caldo verde.
Devia estar bom pois quando lá cheguei mais o Palmeirim, já só restava a panela !
O "escândalo" veio na parte final da corrida com um erro que nos arredou da luta titânica que mantivemos com outra equipa e que, de acordo com as recuperações que conseguíamos à medida de uma ou outra supremacia deles, nos dava a sensação de que os venceríamos ! Estávamos no turno do Luis Mello e a estratégia passava por ele fazer um reabastecimento e com essa gasolina aguentarmos o nosso ataque contínuo durante os próximos 4 turnos. Era o tudo-ou-nada !
Depois do Luis Mello, o nosso team leader, aquele em quem depositávamos toda a logística sem contestação, aquele que tinha dispendido várias semanas na optimização dum programa de estatísticas com o qual se negociou uma inscrição mais módica, aquele que tinha passado a noite ora a conduzir ora a olhar para o computador, aquele que tinha sido alimentado a pizza aquando da chegada do 1º dos manos Fonseca's, sim, esse fenómeno de mediatização no karting nacional, esse mesmo, ESQUECERA-SE de reabastecer de gasolina tendo deixado o Luis Mealha apeado no meio da pista, de braços no ar, com o kart "avariado" à espera de socorro e com o tempo a esgotar-se ....
Rebocado para a oficina, e verificada a "avaria", lá foi o Luis Mealha a empurrar o kart até à bomba de gasolina ( de acordo com o regulamento )  para completar o seu turno mas também ele haveria de contribuir para o score das anomalias logísticas em que fomos pródigos : entrou na box para substituição de piloto sem ninguém o chamar !!!
O final da corrida foi de loucos em plena recuperação mas o tempo, esse, aproximava-se inexoravelmente do seu final.
O último quarto de hora de prova foi de apoteose !
Parecia que a corrida estava a começar !
O povo começou a empoleirar-se nos muros e a bater palmas !
Finalmente a bandeirada de xadrez !
Seguiu-se a distribuição dos troféus e a valorosa equipa dirigiu-se de imediato para o restaurante local para se atirar a uma bela vitela assada.
Feito o ponto de situação, todos rumaram a casa na convicção de que numa próxima ocasião iremos fazer melhor figura.
A virgindade está deitada por terra ! Há que preparar agora o package ganhador !

Editada por Garcia de Matos na 03 Junho 2008 às 00:13
Voltar acima Ver Garcia de Matos's Perfil Procurar outras mensagens de Garcia de Matos

Jorge Fonseca
Racer
Racer

Data de adesão: 20 Janeiro 2008

Colocado: 03 Junho 2008 às 00:50 | IP Registado Citar Jorge Fonseca

Aqui estou eu, Jorge Fonseca, a fazer o meu turno nas crónicas, depois de os ter feito na corrida. Chego tarde e sem preparação e há(algumas poucas) coisas que não correm pelo melhor. Há bastante tempo que estou a tentar enviar por e-mail as poucas fotografias aproveitáveis que consegui durante as 24 h, mas o raio do meu computador não as envia.. Mas há-de lá chegar.

A nossa prova: como é que hei-de dizer?. Foi impecável! A gente aguentou-se sempre ali a andar de kart e no fim fomos almoçar e voltámos prara casa a conduzir os nossos carros. Foi a primeira vez que conduzi um kart de noite. Tínhamos o prilampo pisca-pisca. Estou cheio de sono ainda agora. Somos uma equipa dura, rija e - se não fossem as penalizações e outras formalidades e eu ter chegado tão tarde - ainda tínhamos tirado mais fotografias. Também só jantámos uma vez na Portugália. Da próxima vez espero estar totalmente disponível e iremos lá jantar mais vezes. OK. Então agora vou só descansar um bocadinho, no meu saco-cama e, depois, vou ver se vos mando a minha crónica.

Durmam bem e um abraço do Jorge Fonseca

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 03 Junho 2008 às 01:06 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Descansa, homem ! As fotos chegaram bem e recomendam-se !
Bons sonhos !

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 03 Junho 2008 às 15:19 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Talvez da minha parte seja a última intervenção sobre as 24 horas da Batalha pois a 6ª prova do nosso campeonato já lá vem e com ela o reacender da luta pelas classificações, o que passa a ser o motivo principal de conversa.
Sendo assim, resta-me fazer a apreciação final do grupo que se bateu com garbo por uma posição final bem mais luminosa do que a atingida.
Desde logo, e à cabeça, o Luis Soares de Mello, que tendo juntado à ideia aqui expressa da formação duma equipa IHSV ao seu projecto já antigo da exploração de uma facility de software que se debruçaria sobre as estatísticas que uma prova de karting permite, deu vida a esta participação.
Foi generoso no esforço que pôs ao serviço deste evento.
Sofreu o stress próprio dos leaders empenhados.
Enquanto piloto, também contribuiu com tempos consentâneos com a sua expertise.
Também errou, como todos nós, mas nem por isso deixou de sorrir perante as adversidades.
Também barafustou em pista com outros pilotos que por qualquer motivo não lhe facilitaram a vida.
Em resumo : esteve bem ! Esteve à Luis Mello.

O António Baptista já nos habituou a uma postura muito serena nas boxes a contrastar com uma saudável sobranceria na pista.
Os adversários têm que se cuidar pois vende cara uma posição !
Obrigado pela chapa identificativa de "piloto à box" e da destruição de uma carenage

O Rodrigo Almeida com uma evolução extraordinária nas suas perfomances ao longo deste último ano, adquiriu um lugar cativo em qualquer equipa que se venha a formar para este tipo de prova.
Obrigado pelo pedómetro que serviu para medir as pulsações

O José Vieira é rapidíssimo e manteve a volta mais rápida da equipa durante toda a prova. Aliás andou perto da volta mais rápida de entre todos os participantes !
É um ORMEIsta que promete encarar a hipótese de vir a pertencer ao pelotão do campeonato IHSV 2009 o que nos agrada sobremaneira.
Obrigado pela TV

O Luis Fonseca juntou-se à equipa por volta das 19 horas de sábado.
Brindou-nos com uma arca congelarora cheia de bebidas e barras energéticas e, não contente com isso, após um primeiro turno de condução, desapareceu de imediato tendo reaparecido mais tarde com 1/2 dúzia de pizzas que fizeram o encanto de todos, inclusivé da equipa americana que se contentaram a ver comer !
Fez turnos de boa perfomance e sofreu com a entrada em pista do mano Jorge embora acalmasse quando este começou  a demonstrar que também ali estava para ser combativo !
Obrigado pelo PC e pelas vitualhas.

O Jorge Fonseca apareceu( como combinado ) por volta das 3 horas da madrugada e após um dia de festarolas familiares e de um banco hospitalar !!!
As olheiras mais pareciam alheiras !
Apresentou-se de fatinho novo embora 2 ou 3 números acima do que usa mas confidenciou-nos que vai entrar num regime de engorda e assim o fato já dá !
Sempre simpático e prestável lá recolheu a vale de lençóis, perdão, vale de sacos-cama, para um ligeiro retempero de forças.

O Palmeirim continua também a ser um belo parceiro para estas andanças !
Desta vez não caiu em cima do escape a ferver mas fui testemunha que numa tentativa de o "sacar" do kart numa substituição, esteve muito perto de repetir a façanha, ai esteve esteve !
Contentou-se em partir os travões e a dar uso ao teco-teco que foi bastante solicitado pela nossa equipa.
Obrigado pelo Alfano

O Luis Mealha acusou o cansaço da deslocação do Algarve e, talvez, de uma horas de sono mal dormidas.
Costuma ser mais rápido mas enquadrou-se perfeitamente no cômpto geral do grupo.
A sua provável ausência no campeonato 2009 será uma perca importante no pelotão mas talvez se possa contar com ele para provas de resistência onde o IHSV venha a participar.
Obrigado pela TV de pulso

O António Matos fica privado de comentários por motivos óbvios mas posso adiantar-vos que deu o que tinha ! O entusiasmo, a disponibilidade, e um conjunto de 6 ( julgo ) turnos de condução com a habitual regularidade dos quais destaco o das 6 horas da manhã que, segundo o Alfano, primou por 90% das voltas serem feitas no seg 47 ! Exceptuaram-se duas ou três situações típicas de corrida .
Ficou ainda a promessa de voltar a pertencer a uma equipa sempre que se achar que a sua presença possa ser útil.
Obrigado pelo cronómetro que o Soares de Mello guardou durante toda a corrida e só o encontrou quando já não era preciso.
Obrigado pelos intercomunicadores que não serviram para nada !

Obrigado ainda a todos pelas cadeiras, pela mesa, pela esteira onde alguns se deitaram e criaram dores horríveis nas costas, pelos cabos, pelas extensões, pelas fichas mas, acima de tudo, pelo bom ambiente que conseguimos criar !

Venha a próxima !

RodAl
Racer
Racer

Colocado: 03 Junho 2008 às 16:33 | IP Registado Citar RodAl

Atão vocês deixaram-me pensar que a volta + rápida era minha? (mesmo que com 3 kilos a menos) Não se faz...

Garcia de Matos
Organizador
Organizador

In Hoc Signo Vinces

Colocado: 03 Junho 2008 às 17:06 | IP Registado Citar Garcia de Matos

Amigo Rodrigo, não tenho ainda acesso aos tempos pois não estão ainda publicados.
A minha referência ao tempo do José Vieira é a minha convicção mas será de imediato dado-o-seu-a-seu-dono se se confirmar o meu lapso.
Até lá.

RodAl
Racer
Racer

Colocado: 03 Junho 2008 às 19:18 | IP Registado Citar RodAl

Ah estão, estão. No site do euroindy estão lá os tempos volta a volta. Só é preciso saber quem fez que turno... Mas foi também com o meu turno que começaram as penalizações - o peso, 187kilitos, e velocidade na box, mas essa acho que foi o seguinte.

Lembrei-me agora que ficou lá agarrada a braçadeira do pisca-pisca... fica já para o ano. Mas olha lá se tivessemos colado aquilo de início na carenagem, muito bem coladinho como fizeram algumas equipas... Ainda agora vejo a box em peso a correr para espreitar a pista, nós a dizer «olha, lá vai um» e pouco depois o António Batista a passar de kart despido como se não fosse nada com ele. No fim do turno: «pá, aquilo tava a andar bem!»

Página de 2 Seguinte >>
  Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum