Colocado: 24 Dezembro 2007 às 01:13 | IP Registado
|
|
|
Um dos pontos essenciais que referenciei no meu post intitulado 1ª prova - Batalha I - 12 de Janeiro foi que o insulto não era próprio dum IHSVer de quem se esperavam críticas mordazes mas cordatas.
Quis o destino ( eu já o esperava, não sou ou tento não ser ingénuo ) que um dos primeiros comentários ao aparecimento do site do In Hoc Signo Vinces ! constasse logo de uma afirmação que geralmente é conotada com o insulto.
Diz o consulente que não lhe faltava mais nada do que ver escrita uma estupidez que já a tinha ouvido dizer por outros.
Achei, perante isto, que estaria na presença dum caso digno de algum aprofundamento pois, pelos vistos, essa estupidez era partilhada por mais gente.
Foi então que descobri um estudo sobre a estupidez no seu particular O Poder da Estupidez.
Dizia Pitkin que a estupidez sempre o fascinou. A sua, é claro – e isso era motivo suficiente para grande ansiedade. Porém, a situação é mais grave quando se tem a oportunidade de observar importantes decisões tomadas por pessoas importantes.
Posteriormente, Carlo M. Cipolla, Professor Emérito de Historia Económica em Berkeley, publica um livro onde há um pequeno ensaio intitulado As Leis Básicas da Estupidez Humana, que talvez seja o melhor de tudo que já foi escrito sobre a matéria.
Essas leis são cinco mas uma delas, a 4ª, merece uma reflexão extra.
Quarta Lei: As pessoas não estúpidas sempre subestimam o poder de causar dano das pessoas estúpidas. Constantemente elas se esquecem que em qualquer momento, e sob qualquer circunstância, associar-se com gente estúpida invariavelmente constitui-se em erro com prejuízo.
Isso sugere (diz Cipola) que as pessoas não estúpidas são assim mesmo estúpidas.
Na opinião de Pitkin, quatro em cada cinco pessoas tem quociente de estupidez suficientemente grande para ser chamadas “estúpidas”.
Postas estas reflexões em cima da mesa, deixei de ficar angustiado com o piropo, sabendo agora que afinal somos quase todos estúpidos e os que o não são, também o são, afinal !
Fico, no entanto, confundido porque raio a estupidez é sistematicamente chamada a colação por aqueles que não o desconfiando, são tão estúpidos quanto aqueles a quem o chamam .
Complicado ? Não, talvez a pedir apenas moderação.
Editada por Garcia de Matos na 24 Dezembro 2007 às 01:14
|