|
Tópico: Batalha II - 11 Dezembro de 2004 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 23 Novembro 2004 às 09:12 | IP Registado
|
|
|
Terceira prova do V Campeonato ORMEI 2004/2005
Prova a realizar dia 11 de Dezembro de 2004 no EuroIndy-Batalha, seguida de almoço de Natal.
Ponham aqui os vossos comentários.
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 14 Dezembro 2004 às 17:01 | IP Registado
|
|
|
ASSUNTO: III Prova Campeonato ORMEI 2004/2005 – Resultados
Caros companheiros Kartistas,
Foi no passado dia 11, que decorreu no EUROINDY-BATALHA a 3ª prova do nosso V Campeonato ORMEI 2004/2005.
A participação saldou-se por 15 participantes dos quais 12 inscritos no campeonato e 3 extras, havendo três faltas de última hora.
Começamos com bastante pontualidade por parte dos participantes. Ao chegar estávamos a pensar utilizar a frota dos 390cc, mas depois de uma volta de “experiência” efectuada pelo José Faria nos 270cc, optámos por estes últimos pois a pista ainda se encontrava muito molhada em algumas curvas, só começando a secar no fim das duas corridas.
Efectuámos 10 minutos de treinos cronometrados em que se obtiveram tempos entre os 59,034 e os 1:02,458 para o 13º classificado, tendo o último efectuado 1:04,551 devido a ser a primeira vez que andava com piso molhado. De salientar a não participação de um piloto (convidado) nos treinos cronometrados devido a ter chagado atrasado, tendo partido da última posição na primeira corrida.
Já na primeira manga de 15 minutos os melhores tempos por volta encurtaram tendo os 14 pilotos rodado entre 56,827 e 58,080. Na segunda manga, após a habitual troca de Karts e da volta de "acostumação" ao karts, a partida foi pela ordem de como terminou a 1ª manga, e face à melhoria das condições da pista, os tempos diminuíram, ficando entre os 53,587 e 55,097 para os 15 pilotos.
Durante a primeira manga, na partida consegui manter a segunda posição dos treinos, atrás do Rui Soares, tendo na segunda volta sido ultrapassado pelo José Faria para logo na seguinte o ultrapassar devido às dificuldades que ele tinha em curvar. Mais tarde devido a um erro na travagem na curva da ponte perdi o contacto com o Rui Soares mas consegui manter a 2ª posição até ao final dos 15 minutos. O vencedor da primeira manga foi o Rui Soares tendo ficado a seguir Rui Carneiro, Miguel Severino e João Gaspar. Seguiu-se o José Fortuna, João Carlos, João Raimundo, Pedro Vicente, Manuel Palheiros (extra) e João Antunes.
Para a segunda manga e após a troca de Karts, tendo partido em segundo só consegui “meter” atrás do Miguel Severino, tendo existido confusão na curva à esquerda pois o João Gaspar lembrou-se de entrar por dentro e fazer logo um pião o que fez com que tivesse perdido várias posições ao desviar-me. Pior foi na segunda volta quando um piloto mais inexperiente “subiu” para o meu kart e arrancou o escape, tendo de ir trocar de kart passadas algumas voltas o que fez com que terminasse em último. O José Faria tendo partido uma manga de eixo na primeira corrida devido a um “excesso”, tendo partido dos últimos lugares, conseguiu vencer esta segunda corrida seguindo-se o Miguel Severino, Rui Soares e Luis Mello. Pedro Vicente, José Rodrigues (extra), João Carlos, Nuno Lynx (extra), João Gaspar e António Baptista terminaram o TOP10.
Quero chamar à atenção de duas situações de falta de peso que aconteceram nesta prova, uma nos treinos, detectada pelo próprio piloto e outra no fim da primeira corrida detectada pela organização, e que na próxima serão severamente punidas podendo dar desclassificação conforme se encontra no regulamento, ou pelo menos a perca dos lugares obtidos.
Na soma das mangas ficou em primeiro lugar o Rui Soares, em segundo o Miguel Severino e em terceiro o João Gaspar.
A nível de campeonato e após estas três provas encontra-se em 1º José Faria em 2º Miguel Severino em 3º Rui Carneiro.
Espero vê-los o mais tardar no próximo dia 8 de Janeiro em Almeirim.
Cumprimentos
Rui Jaime Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
ormei@yahoo.com
ormei@ormei.com
www.ormei.com
PS. O nosso site www.ormei.com, devido a problemas de transferência de registo encontra-se inactivo pelo que caso não consigam tentem pelo endereço www.ormei.pt.vg.
PS1. Brevemente irá estar o nosso site www.ormei.com, devidamente actualizado, os ficheiros em EXCEL com os tempos e resultados, bem como a tabela com a classificação da prova e classificação geral podendo fazer o download. Caso pretendam mais alguma informação, ou tenham dúvidas, agradeço o vosso contacto.
PS2. Relembro o site www.guiadokarting.com, em que se deverão de registar de modo a poder colocar os vossos resultado nas nossas provas, bem como verificar outros campeonatos e provas existentes. Agradeço que me informem do vosso número de registo.
PS3. Tal como consta dos regulamentos, as "crónicas" são pontuáveis pelo que peço que não deixem passar muito tempo antes de as enviarem sob pena de não poderem ser consideradas. Poderão colocar as vossas crónicas no Fórum devendo de se identificarem com o nome e número de piloto.
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 14 Dezembro 2004 às 17:45 | IP Registado
|
|
|
Olá caros companheiros Kartistas,
Ora então aqui segue a minha crónica desta segunda prova na Batalha deste campeonato de 2004/2005.
Pois é, fui eu que disse na minha 1ª crónica após a 1ª corrida aqui na Batalha que já não viria a participar nesta proxima por diversos motivos, mas afinal, lá apareci e a coisa acabou por não correr mto mal!
Antes de falar sobre esta corrida só vos quero dizer os porquês desta minha falta de motivação para ali correr. Em 1º lugar, não gosto particularmente desta pista, em 2º, não consigo aprender nada c! as “lições do Tonecas”, 3º, normalmente, as coisas correm-me sempre mal (acidentes, avarias,etc) e por fim, acho que aquele Kartódromo continua a ter uma frota com andamentos pouco uniformes.
Agora a corrida, tive a sorte de me calhar um bom kart que me deu hipotese de fazer a pole para a grelha da 1ª corrida e com isto consegui ganhar a primeira manga sem me chatear com nada.
Na segunda manga as coisas já não foram tão faceis, logo no 1º gancho vi a minha vida a andar pra trás quando vejo o João Gaspar passar á minha frente todo atravessado e só com muito jeitinho é que consegui passar ainda lhe tocando. Depois andei cerca de 15 min. sozinho na frente até que o meu amigo Zé Pedro (sempre o mesmo) me tocou á campainha e disse; “-Abre a porta que eu vou entrar”, eu ainda respondi; “- Calma ai que primeiro tens de descalçar os sapatos”, e ele assim fez e….lá entrou! A seguir veio o Miguel Severino que tentou durante duas voltas e na ultima, lá conseguiu ser bem sucedido. Mas não foi facil pois ainda tentei recuperar o lugar logo a seguir só que ele fechou muito bem a trajectória do lado interior e a unica coisa que consegui, pois não pude evitar, foi dár-lhe um valente toque na traseira porque fiquei sem “buraquinho” onde meter o Kart, (desculpa lá Miguel!). O Miguel ainda ainda saiu de pista mas eu parei para lhe ceder o lugar que era seu por mérito proprio. De referir ainda que se na 1ª manga me tinha calhado um kart que era o “dia”, este era a “noite”!
O que eu soube depois da corrida é que houve alguem que resolveu andar a plantar escapes na pista…bem caro Rui Carneiro, sabes que essa coisa de tirar o escape para a maquina andar mais não é bem assim como dizem, e alem disso dá direito a bandeira preta!!! ( estou obviamente a brincar, são coisas que estamos sujeitos em corrida e acontece a todos…tem paciência!).
Um grande abraço a todos,
Rui Soares
(Kitunhas)
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 15 Dezembro 2004 às 14:10 | IP Registado
|
|
|
Batalha II
Esta prova tinha a particularidade de ser o baptismo dos Karts 390 CC da Batalha, pois o céu apresentava-se limpo, o que era um bom indício.
Só que ......., só que alguem teve a infeliz ideia de enviar um piloto pouco experiente (para testar a aderência da pista, o que se revelou um erro fatal, pois numa única volta conseguiu fazer 4 Piões, SIM 4 PIÕES !!!. a somar á inexperiência do piloto ainda reparei que em nenhuma curva (das poucas que conseguiu fazer) inclinou o corpo para fora, conforme as instrucções do director da prova.
Quando vi quem era o Piloto, o nosso companheiro JP Faria, fiquei boqueaberto, pois se o piloto que vai á frente no nosso trofeu consegue fazer 4 Piões (sim, 4 Piões), numa volta, demonstra a fraca qualidade do nosso trofeu. Enfim cada um tem o lider que merece....
Agora mais a sério, efectivamente a pista da Batalha é praticamente impossível de secar, pelo que duvido que alguma vez lá andaremos nos 390 CC.
Mais uma vez a prova de Dezembro teve uma fraca representação, pois mais de metade dos pilotos inscritos não compareceram, o que nos fará voltar a equacionar realizar provas em Dezembro (mês das constipações e das prendas de natal...), pois retira competitividade ao trofeu.
Quanto á corrida, e tendo em conta as condições do piso, julgo que correu muitissimo bem, pois houve apenas 2 ou 3 situações menos normais. O problema foi que tiveram grandes repercursões na classificação final, pois o JP Faria e o Rui Carneiro acabaram em último em cada uma das mangas.
Assim o Rui Soares ganhou com naturalidade (espero que tenha acabado a maldição da Batalha), seguido do Miguel Severino e do JP Gaspar que realizou uma excelente corrida, recuperando de um erro na 1ª volta da 2 ª manga, que gerou alguma confusão no pelotão e que me permitiu passar de 8º na grelha para 3ª ao fim da 1ª curva (obrigado João).
Quanto aos ausentes, os grandes prejudicados foram o João Cristovão, o Luis Vaz e o Nuno Oliveira , que com esta ausência, terão muitas dificuldades em acabar no pódio.
Desejo a todos um Bom Natal e juizinho na estrada nesta época festiva,
Um Abraço
PVicente
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Severino Rookie
Data de adesão: 21 Outubro 2004 País: Portugal Mensagens: 7
Estado:
|
Colocado: 15 Dezembro 2004 às 14:26 | IP Registado
|
|
|
Treinos
Mais uma vez não foi possível experimentar os 390cc na pista da Batalha devido às condições climatéricas. Apesar de não estar a chover, a pista encontrava-se bastante molhada o que tornaria perigosa a utilização dos karts mais potentes.
No início dos treinos deu para ver que a tarefa iria ser muito complicada, uma vez que zonas húmidas alternavam com as zonas secas.
Não me adaptei às condições da pista e isso levou a que no final dos treinos o melhor tempo que consegui deixava-me na 4º posição da grelha.
No entanto foram 10 minutos divertidos e foi interessante procurar a melhor forma de fazer algumas das curvas mais complicadas como por exemplo a curva antes da recta da meta.
Ainda apanhei um valente susto quando numa das primeiras voltas fiz um peão, ficando virado ao contrário na pista, tendo sido de seguida abalroado por outro piloto que coitado não podia fazer nada (Não sei quem foi, mas deve ter apanhado um susto parecido ao meu J )
.
1ª Corrida
O arranque decorreu sem problema e a composição da grelha de partida manteve-se.
Numa das primeiras voltas o Zé Faria fez um peão e tive oportunidade de o ultrapassar passando para 3º lugar.
Nunca consegui acertar com algumas curvas, especialmente a anterior à recta da meta. Muitas vezes tive que alargar a trajectória quase batendo dos pneus.
Não me conseguia aproximar dos dois pilotos da frente, e a certa altura o Zé Faria colou-se novamente na minha traseira, tendo-me ultrapassado pouco depois. Logo a seguir vi-o a encostar na recta da meta com problemas, pelo que passei novamente para a terceira posição, lugar em que terminei esta primeira corrida.
2ª Corrida
No arranque desta prova colei-me ao Rui Soares e consegui ultrapassar o Rui Carneiro antes do primeiro gancho à esquerda. Quando estávamos a efectuar essa curva vejo um Kart de marca “Kamikaze” a aparecer do lado esquerdo, no entanto consegui evitar o embate passando por trás deste (A coisa podia ter corrido bem pior).
Nessa altura mantive o 2º lugar atrás do Rui Soares e verifiquei que o grupo que nos seguia estava muito longe.
Durante bastante tempo não me consegui aproximar do primeiro classificado, sobretudo devido ao facto de não ter “atinado” com as condições da prova - Não estava nos meus dias.
De repente, vindo do nada, aparece-me o José Faria na traseira do kart tendo-me ultrapassado pouco depois. Realmente este “moço” tem um ritmo de prova impressionante, e só alguém com muitas mãozinhas consegue em menos de 20 minutos recuperar de último para primeiro (Ainda por cima depois de ter tido problemas no arranque).
Quando faltavam 2 ou 3 voltas para o fim, consegui perceber a melhor forma de fazer a curva antes da recta da meta, o que me permitiu aproximar rapidamente do 2º lugar (Afinal era naquela parte da pista que eu perdia mais tempo). Na penúltima volta passei o Rui no início da recta da meta, tendo ele recuperado a posição na travagem para o primeiro gancho à esquerda. Na volta seguinte voltei a fazer a mesma manobra, ultrapassando na recta da meta, no entanto, neste caso resolvi tapar a trajectória para manter a posição. O Rui não estava à espera dessa manobra “arrojada” e na altura que se apercebeu já era tarde e PUMBA!!!!! Vá de “taveirada” (Ossos do ofício). O impacto foi tal que eu fui projectado para a parte de fora da pista, mas num acto de Fair-play ele resolveu não ultrapassar e deixou-me manter a posição. Logo a seguir a corrida terminou.
Resumo
Foi pena que apenas no final da segunda prova consegui acertar com algumas trajectórias, no entanto, já era tarde demais.
Apesar de ter efectuado a segunda melhor volta nas duas corridas (Atrás do Faria, claro!!!) tenho pena de não ter sido constante, e definitivamente tenho que tirar um curso de condução à chuva!
De resto tudo decorreu sem problemas e novamente o Fair-Play foi uma constante.
Sou um dos apologistas de passar a próxima prova da Batalha para a parte da tarde para tentarmos correr com a pista seca e consequentemente com os 390cc, mas a maioria não concorda com essa alteração.
Gostava apenas de deixar uma palavra de repúdio pelo facto de um piloto tentar agredir os seus adversários atirando-lhes com um escape para cima...Isso não se faz e, na minha opinião, devia ser punido no minimo com 500 pontos na classificação final do campeonat: Tenho dito!!!!!!
Um abraço a todos e até à próxima corrida.
Miguel Severino
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 16 Dezembro 2004 às 10:18 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos, antes de dar início à minha crónica, gostaria de fazer uma sugestão que creio ser de toda a pertinência: A partir do próximo GP só disputamos 2as mangas. Depois dos treinos fazemos uma 2a manga, trocamos de kart e fazemos outra 2a manga. Gostaria de contar com o apoio de todos a promover esta sugestão junto da organização.
Enlouqeci de vez ? Talvez, quem sabe ?!... Cá tenho as minhas razões. Basicamente repeti na Batalha a história de Almeirim: maus treinos; descalabro na 1a manga; 2a manga gira, de trás para a frente em grande recuperação. Por isso, decididamente, proponho que só disputemos 2as mangas. A diferença da Batalha para Almeirim é que desta vez o culpado do descalabro na 1a manga não foi o kart mas eu próprio... e um pequeno percalço !
O 9o lugar nos treinos não era muito mau nas condições dificilimas da pista. Andei todos os treinos atrás do Manuel Palheiros. Deixava-me atrasar e voltava a agarrá-lo num instante, pelo que até pensava que estava a andar bem. Afinal era o Manuel que não estava no seu melhor.
Na 1a manga seguia 'alegremente' no 9o lugar, apenas em grande luta com a pista e alguma com o José Rodrigues. Não ia bem mas tambem podia ser pior. E foi !... Fui arrastado para fora da pista pelo kart do Zé Rodrigues que tinha partido a direcção e saiu em frente na 1a esquerda, levando-me consigo completamente enganchado. Lá fiquei na escapatória a tentar desenganchar os karts. Resultado: 12o lugar. :-(
Na volta de aquecimento para a 2a manga andei a experimentar onde é que já podia fazer trajectórias de seco, o que foi muito importante. Verifiquei que na primeira esquerda (no fundo da descida) conseguia curvar bem por dentro, metendo a pata esquerda no corrector interior.
Voltei a arrancar mal (já é hábito), mas na molhada que se seguiu safei-me precisamente por ir por dentro e papei uns quantos lugares. Nas voltas seguintes repeti a dose. Era nessa altura o único a fazer a 1a esquerda por dentro. Só que um dia como este estava propício a disparates. Não me fiz rogado e fiz a minha dose. Da 1a vez fui surpreendido por uma travagem cedo do Pedro Vicente, a seguir à ponte. Feito burro desviei-me para dentro para o tentar evitar. Perdi completamente o kart e acertei na mesma na traseira do Pedro. Fiquei atravessado no meio da curva, a ver uns quantos passarem-me, até que um piloto teve a amabilidade de me acertar na frente do kart e com a cacetada pôs-me de novo na direcção certa. A confusão que se gerou foi tal que se estendeu até à curva seguinte. Graças à confusão acho que acabei por nem perder tantos lugares como isso. Calafrios nesta curva foram o pão nosso de cada dia, com pilotos a sairem, reentrarem, desvios, pequenos toques... Era tão difícil que voltei a fazer asneira. Desta vez ia sózinho e atravessei-me. O kart mandou uma traseirada, quando chegou ao cimento agarrou e apontou para o interior da curva. Não consegui fazer nada e acabei por levar com o Zé Fortuna, que não tinha hipóteses de se desviar. Às vítimas destes 2 ataques de azelhice as minhas desculpas. A partir daqui consegui não fazer mais disparates. Tirando esta curva tinha um bom ritmo no resto do circuito e fui agarrando e ultrapassando vários pilotos. Acabei por me colar de novo ao Pedro Vicente. Com calma, para evitar novos calafrios, levei umas 4 ou 5 voltas a ultrapassá-lo. Depois não me consegui afastar e ainda trocámos brevemente de posição, numa luta gira até ao final. Acabei no que considero um bom 4o lugar.
Saio razoavelmente animado, pronto para o desafio da próxima corrida. Com duas 2as mangas só pode correr bem.
Um grande abraço, bom Natal e óptimas entradas para todos,
Luis Soares de Mello
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 19 Dezembro 2004 às 20:05 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde.
Caros companheiros kartistas,
3º prova do nosso campeonato, na polémica pista da Batalha, e ainda não foi desta que corremos com os 390cc, deve ser difícil, esta pista apresenta-se sempre muito molhada.
Depois de uma sessão de treinos em que não se conseguiu melhor do que a 12º posição da grelha.
Na primeira corrida consegui subir duas posições logo no arranque, e cortar a meta em ultimo depois de ficar parado na curva á entrada da recta de meta, ainda assim tive uma prova bastante animada com muita luta, que deu para acabar a prova a fechar o top ten, posição esta bastante difícil de alcançar e manter.
Na segunda corrida, depois de ser alvo de um toque e uma roda fora da pista á segunda volta, que me fez ter que sair do Kart, para o pôr de novo em pista, fico longe do ultimo classificado, e só no final da prova a quatro ou cinco voltas é que chego perto do José Fortuna, ficando a poucos metros deste.
Até dia 8 de janeiro em Almeirim.
João Paulo Antunes. |
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 19 Dezembro 2004 às 20:11 | IP Registado
|
|
|
Apesar de atrasado ;), aqui vai a minha crónica:
O dia acordou com céu nublado em resultado da ressaca da vodka da véspera e no cérebo ainda caia alguma chuva pelo que levei algum tempo a perceber que estava na banheira num hotel de Varsóvia à procura do capacete e não na minha arrecadação como normalmente faço nesses Sábados de manhã..
Pois é meus caros, como faltei venho apelar ao vosso espírito natalício para pontuar esta crónica cheia de detalhes (e vodka) com 100 pontos, pode ser?? Vá lá, é Natal...
Pelas crónicas que li só tenho a dizer que falhei uma prova animada e com condições "à minha maneira", i.e, com humidade QB e que realmente não posso estar mais de acordo com o Pedro quanto ao nosso líder do campeonato: 4 piões???? ao menos fez alguma curva em duas rodas? Que vergonha Zé Pedro! Acho que é hora de passares o testemunho ao Afonso...
Agora mais a sério, apenas escrevo para desejar a todos um Santo e Feliz Natal cheio de saúde e alegria e que 2005 supere 2004!
Um abraço a todos,
Luis "pé na chapa" Vaz
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 20 Dezembro 2004 às 09:33 | IP Registado
|
|
|
A PISTA DOS PERDIDOS E ACHADOS
...E perguntam voces: dos perdidos e achados porquê??? Ora bem, porque este vosso humilde escriba na 1ª prova do campeonato lá perdeu uma roda. Agora foi a vez do Rui Carneiro perder um escape (se bem que com a "ajuda inestimável" de outro piloto...) e também o Zé Pedro Faria arrancou uma roda (aqui com a ajuda dos pneus que delimitam a pista!). Esperemos que nas futuras provas ninguém se lembre de perder um dos pedais ou, quiçá mesmo, um volante...
10º lugar nos treinos a revelar uma adaptação menos conseguida ao piso intermédio (como habitualmente...!). A 1ª manga foi animada c/lutas giras com o João Raimundo e com o Pedro Vicente, que se vê forçado a travar um pouco mais cedo que os restantes, e por isso mesmo sofreu (só da minha parte) dois toques na traseira no final da recta da ponte (um por cada manga...).Nada que não se resolva com umas luzinhas de STOP que vamos pedir ao Pai Natal para oferecer ao Pedro... Na segunda manga, e após o pião do João Gaspar, devo ter ficado na 3ª posição até ser ultrapassado pelo imparável Zé Pedro e cometer o erro de o tentar acompanhar. Um excesso na abordagem da curva que antecede a recta da meta originou uma saída de traseira contra os pneus, ainda que sem danos de maior a não ser a perda de 3 posições.
O 4º lugar final foi uma agradável surpresa, a "abrir o apetite" para a próxima prova em Almeirim (quase tanto como o que apresentámos no óptimo almoço que se seguiu a esta prova...).
Para todos um Bom Natal e um Excelente Ano 2005.
João Gonçalves
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta. Este tópico está bloqueado.
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1895 segundos. |
|
|
|