|
Tópico: Palmela - 9 de Janeiro de 2016 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 09 Janeiro 2016 às 18:06 | IP Registado
|
|
|
Quinta prova do XVI Campeonato ORMEI 2015/2016.
Prova realizada no dia 9 de Janeiro de 2016, pelas 10:00, no Kartódromo de Palmela.
Ponham aqui os vossos comentários.
Visite a nossa página no facebook: www.facebook.com/groups/ormei
Evento em: https://www.facebook.com/events/124502807926525/
|
Voltar acima |
|
|
Ormei
Estado:
|
Colocado: 09 Janeiro 2016 às 18:06 | IP Registado
|
|
|
Amigos e companheiros Kartistas,
A quinta prova do XVI Campeonato ORMEI – 2015/2016, aconteceu no passado dia 9 pelas 10:00, no KIP – Kartódromo de Palmela.
Desta vez contámos com 21 pilotos, dos quais 3 convidados. Como estava previsto, sendo a frota de Palmela muito grande, efectuámos as 3 mangas com a totalidade dos pilotos.
Desta vez a boleia foi do Carlos Costa tendo chegado a Palmela dentro da hora prevista.
Encontrando-se a pista seca e por votação, a maioria decidiu utilizar-se o sentido invertido.
Nos primeiros treinos a pista encontrava-se algo escorregadia pelo que quase todos os pilotos efectuaram o melhor tempo na última volta (5ª). Fui dos últimos a partir e obtive a 3ª posição, tendo as voltas mais rápida sido obtidas pelo Ricardo Araújo e Carlos Costa. Melhor tempo, 1:12:858.
Mesmo partindo da frente, com uma má partida do Ricardo Araújo, tenho de o empurrar ligeiramente, deixando depois entrar o Carlos Costa, quando sem apelo nem agravo, com “ligeiros” toques passa o Dário e o António Baptista, seguindo à boleia o Rui Miranda. Outros casos de toques passaram-se ao longo desta primeira manga, encontrando-se o vídeo para vossa visualização em https://youtu.be/G1GDqSOFb0k. A vitória foi do Dário Garcia seguindo-se o Gonçalo Pimpão, Rui Miranda e Ricardo Araújo. Melhor tempo, 1:07:917 pelo Gonçalo Pimpão.
Mal a corrida terminou começou a chuva pelo que optou-se pelos fatos de chuva e o sentido normal. Nos segundos treinos, com a pista totalmente molhada, as melhores voltas foram ao longo das 4 voltas completas, tendo eu conseguido a 8ª posição já na última volta. Os mais rápidos foram o António Baptista seguindo-se o Ricardo Araújo e Nuno Coelho. Melhor tempo, 1:40:135.
Nova partida, confusão habitual e ainda a calçar a luva após ter limpo a lente da Contour. Na descida, indo por fora, levo um toque na frente e fico virado ao contrário, levo um “toque” do Bruno Sabido não ficando no sentido correcto, e fico na última posição depois de ter passado todo o pelotão. Depois foi uma corrida de trás para a frente. Primeiros a passar foram o Francisco Pereira e Pedro Brito, seguindo-se o Mário Alemão e Rafael carriço, ainda durante a primeira volta. O Luís Mello resolveu espetar-se sozinho contra os pneus e ultrapasso o João Carlos. Miguel Freitas e Manuel Castanheira, Carlos Costa. Pedro Soares despista-se e o João Raimundo resolve sair no mesmo lugar do Luís Mello. Ruben Durão e Augusto Marques são os seguintes, terminando com a ultrapassagem ao Bruno Sabido. A partir daí já não foi possível passar mais e a 7ª posição foi o resultado obtido. A vitória foi novamente do Dário Garcia seguindo-se o António Baptista, Gonçalo Pimpão e Ricardo Araújo. Melhor tempo, 1:39:285 pelo Dário Garcia.
Nos terceiros treinos, a pista já se encontrava em fase de secagem, mas ainda muito escorregadia. Melhores tempos ao longo das 4 voltas completas, tendo conseguido, novamente, a 8ª posição logo na 2ª volta. Os mais rápidos foram o Gonçalo Pimpão, Ricardo Araújo e Dário Garcia. Melhor tempo, 1:31:949.
Nova partida em que consegui ganhar algumas posições mas na descida, novamente confusão passando para 13º mas conseguindo ficar na direcção correcta. Na curva do candeeiro estava o Gonçalo Pimpão espetado nos pneus a tentar regressar à pista, o que conseguiu com alguns “contactos” à mistura. Mais uma vez, mas noutro local, o Luís Mello ficou parado contra uns pneus. Depois fui recuperando lugares até chegar à 9ª posição final. A vitória voltou a ser do Dário Garcia, fazendo um pleno, seguindo-se o Gonçalo Pimpão, António Baptista e Ricardo Araújo. Melhor tempo, 1:28:147 pelo Gonçalo Pimpão.
Mais uma vez fomos 8 os pilotos a participar na 4ª manga. Voltámos a ir ao restaurante do costume comer uns petiscos, comemos muito bem, bebemos ainda melhor e o valor foi muito em conta pelo que se recomenda nova “aventura”. O choco frito continua um espectáculo.
Não se esqueçam de enviar/publicar as vossas crónicas até às 23:59:59 de hoje de modo a que possam pontuar.
Espero vê-los no dia 13 de Fevereiro, pelas 09:15, no EuroIndy - Kartódromo da Batalha, para mais uma corrida deste nosso XVI Campeonato ORMEI 2015/2016.
PS: Para a próxima prova, e em fase de teste, irá ser efectuada uma adenda ao regulamento, em que as partidas serão “tipo lançadas”.
Na primeira volta:
1-Não poderá haver ultrapassagens, nem toques, mantendo-se a posição da grelha,
2-Quem obteve a volta mais rápida estabelecerá o ritmo, moderada até sensivelmente meio da pista, devendo os restantes pilotos manter uma velocidade de modo a não perder o contacto com o kart da frente, propositadamente.
3-Todos os pilotos terão de, na primeira passagem da linha da recta da meta, ter a posição da grelha de partida.
4-Qualquer infracção ao estipulado será penalizado com 10 segundos a acrescer ao tempo final, sendo cumulativas se existirem várias infracções.
Cumprimentos
Rui Jaime Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
ormei@yahoo.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei
PS: O nosso site www.ormei.com encontra-se actualizado pelo que deverão utilizá-lo
Editada por Rui Carneiro na 14 Janeiro 2016 às 17:31
|
Voltar acima |
|
|
Rafael =
Data de adesão: 24 Setembro 2015 País: Portugal Mensagens: 7
Estado:
|
Colocado: 10 Janeiro 2016 às 17:41 | IP Registado
|
|
|
Boas caros Kartistas
Mais uma prova concluida desta vez molhada com muitos
drifts e algumas pionadas a mistura. Mas no geral uma boa
prova. Esperando pela próxima prova até lá boas curvas.
Abraços
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 10 Janeiro 2016 às 21:37 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos,
A jornada de Palmela foi mais uma jornada de que não trago boas recordações, em linha com o que vem sendo a minha participação no campeonato este ano.
A 1ª corrida ainda foi a que me correu melhorzinho, tendo-me divertido. Fiz o 12º tempo, mas ganhei logo 4 posições no início, conseguindo escapar no meio da confusão. Perdi um logo de seguida e a minha corrida parecia que tinha estabilizado, pois tinha um bom fosso para a frente e outro para trás. À 5ª volta comecei finalmente a acertar com a 1ª direita e passei a ganhar bastante terreno aos pilotos à minha frente. Consegui ultrapassar o Chefe, o Bruno Sabido e o António Baptista, aproveitando um engalfinhanço entre eles. O António recuperou-me o lugar logo de seguida e eu não quis forçar-lhe a ultrapassagem até ao fim, mesmo sendo mais rápido que ele. Um 6º lugar para o campeonato é das minha melhores classificações até agora.
Da 2ª manga só tenho más recordações: arranquei pessimamente de 10º, parecendo estar parado na grelha. Na 2ª volta espetei-me sozinho nums pneus e lá fiquei mais de meia volta a tentar tirar o kart. Brilhante último lugar!
Na 3ª manga ainda me diverti na partida. Parti de 15º e à saída da 1ª curva já estava em 5º, sem ter batido em ninguém!!! Só que durou muito pouco, pois tive um empurrãozinho amigável que me enfiou nos pneus da box e lá tive de tirar outra vez o kart à mão. Desta vez foi um nadinha mais fácil e ainda consegui recuperar um lugar, ficando a sensação de ter realizado voltas muito competitivas ao longo de toda a prova, foi pena o toque.
Na 4ª manga foi a única em que não houve toques entre karts, só entre imperiais, tendo se passado bem como hábito.
Este ano não estou a planear comprar botas, pelo que não sei o que é que me vai ajudar a dar a volta ao campeonato.
Até à TIT ou à Batalha. Abraços,
Luís.
Editada por LSMello na 10 Janeiro 2016 às 21:39
|
Voltar acima |
|
|
albaptista Master
Data de adesão: 09 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 188
Estado:
|
Colocado: 10 Janeiro 2016 às 23:23 | IP Registado
|
|
|
Boa noite a todos,
Não quis estar a escrever sobre a prova antes de ver
com bastante atenção todos os vídeos publicados da
prova.
Reconheço e peço, desde já desculpa pelo toque que dei
na primeira manga e pela incursão para lá do corretor
na terceira que, de forma pouco correta, me permitiu
ganhar duas posições. Garanto apenas que em pista não
tive qualquer noção destas situações e vou procurar
fazer uma análise fria das mesmas, de forma a que não
se repitam.
Assim, é um facto que, tenho de rever e reduzir a
agressividade que ponho em pista, pois a última coisa
que quero é criar algum tipo de mau estar no meio
deste grupo fantástico que tanto trabalho dá ao sempre
presente "T'chefe".
Continuando a análise dos ditos vídeos e, sem querer
de alguma forma branquear ou desculpar essas duas
situações da minha inteira responsabilidade, penso que
poucos saem de Palmela ou qualquer outra pista de
consciência tranquila, mas também compreendo que em
provas de 15 minutos e, neste caso, com chuva é
difícil não ser agressivo, pelo que acho
excessivamente exageradas as críticas que fazemos uns
aos outros após as provas.
Como sabem, a maior parte de nós vai fazendo umas
quantas provas extra campeonato e, pelo que tenho
visto, o nosso campeonato até é dos mais soft que há.
Por último, o facto de eu não me queixar dos toques
que levo, não significa que não os leve, apenas
significa que não me queixo porque, simplesmente, não
vejo qualquer maldade neles.
Posto isto e, no que respeita às provas, resta-me dar
os parabéns ao Dário pelas brilhantes provas que fez o
que, conjugado com os restantes resultados, dá uma
classificação completamente "ao rubro". Vamos ver como
corre na Batalha....
Editada por albaptista na 10 Janeiro 2016 às 23:36
__________________ António Luís Baptista
|
Voltar acima |
|
|
RacingSpirit16 Racer
Data de adesão: 02 Dezembro 2011 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 11 Janeiro 2016 às 10:34 | IP Registado
|
|
|
Bom dia a todos!!!
Deixem-me acelerar com a crónica, pois da
maneira que isto está cada pontinho vale ouro!
A jornada de Palmela correu melhor do que
esperava... pois mal me peso fico a saber pelo
organizador supremo (cognome: Rui Carneiro )
que vou carregar 7,5kg de penalização!!!
Que a somar ao meu deu 88,5kg...
Q1- nada mal... pole!
M1- o kart consegue vencer a inércia
leeeentamenteee, mas consigo manter a primeira
posição. Problema é que fiquei com o Dario que
esteve possuído este fds, mesmo atrás de mim.
Passou-me rapidamente. Depois numa disputa
"musculada" com o António peco uma posição para
o Rui Miranda. Antes já tinha perdido outra
posição para o regressado Gonçalo. Fiquei em 4
geral 3 para o campeonato.
Q2- 2 posição
M2- foi uma péssima corrida com muitos erros nas
duas primeiras voltas que me afastaram dos
primeiros. Obtive como resultado final um
resultado igual ao anterior.
Q3- 2 posição
M3- esta foi a corrida mais dura para mim. Com
muito contacto físico. Na primeira volta e na
curva do poste, falhei completamente a travagem
e levo o Gonçalo comigo para os pneus. Depois
levei umas valentes bordadas quando me tentaram
ultrapassar com trajectórias muito exóticas onde
o papel do meu kart seria evitar que o outro
saísse de pista (as minhas costelas não me
deixam esquecer).
Resumindo, obtive mais uma vez o mesmo
resultado.
Se o Dário fez 1x3 eu fiz 3x3!!!
Tal como já tinha referido em crónica anterior,
este vai ser um campeonato duro!
Parabéns ao Dário pelo brilhante resultado desta
jornada em que teve o fds perfeito!
E tb ao Gonçalo Pimpão por ter aparecido, foi
bom revê-lo dentro e fora de pista!
Grande abraço a todos e até à Batalha!
Ricardo Araújo
|
Voltar acima |
|
|
Ormei
Estado:
|
Colocado: 11 Janeiro 2016 às 22:14 | IP Registado
|
|
|
A jornada de Palmela foi fértil em emoção, com as condições do tempo a proporcionar variações constantes do estado da pista, e a exigir mesmo a inversão do sentido da primeira para a segunda corrida.
Na primeira corrida, com o piso praticamente seco, consegui ainda atingir um lugar no pódio.
Nas duas corridas seguintes, com o piso entre o húmido e o molhado (mas não encharcado, o que quanto a mim dificulta a condução), não consegui nunca ter ritmo para o grupo da frente.
Acredito que terminei o dia com uma melhor noção das "manhas da pista" e que numa próxima vez possa fazer melhor.
Até à Batalha!
Rui Miranda
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Freitas Master
Data de adesão: 26 Setembro 2008 Mensagens: 102
Estado:
|
Colocado: 13 Janeiro 2016 às 23:31 | IP Registado
|
|
|
Caros Companheiros
Nos últimos campeonatos a ida a Palmela com pista seca
sempre foi um sacrifício, pois a colocação dos pesos
nestes Kart`s não é a melhor e no meu caso era
extremamente penoso, pois saía de lá com as costas
feitas num oito. Pelo que mesmo não sendo um
apreciador de correr à chuva confesso que nos dias
anteriores à prova até desejei que a pista estivesse
molhada para atenuar esse sacrifício.
Na primeira manga corremos no sentido invertido e com
a pista seca, fiz o 9º tempo nos treinos, na corrida
perdi algumas posições e vim a terminar no 13º lugar
(11º do campeonato).
Na segunda manga já no sentido normal e com chuva não
fiz melhor que o 16º lugar nos treinos, na corrida
terminei em 14º (12º do campeonato).
Na ultima manga, logo na primeira volta dos treinos
estive envolvido numa saída colectiva, tendo ficado
com o meu kart preso em mais dois ou 3, estive a
ajudar os outros pilotos a tirar os Kart`s e fui o
ultimo a conseguir tirar o meu, perdi aí uns 50 seg.
na operação, pelo que fiquei a rodar sozinho até ao
fim da sessão. Fiquei com o 11º tempo.
Na corrida consegui sobreviver à primeira volta e daí
até ao fim ainda tive um momento quente quando um
piloto deu-me um toque na parabólica interior
fazendo-me entrar em pião, o João Raimundo vinha logo
atrás e não teve hipótese de evitar o embate, para
minha sorte acertou-me na frente endireitando-me o
Kart, infelizmente para ele saiu em direção à relva,
por sorte ninguém se aleijou. Terminei em 11º (9º do
campeonato).
Parabéns ao Dário pelas vitórias
Boa sorte para todos os que vão à TIT, em especial
para a equipa ORMEI.
Abraços e até à Batalha.
Miguel Freitas
|
Voltar acima |
|
|
RubenDurao Rookie
Data de adesão: 05 Fevereiro 2013 País: Portugal Mensagens: 14
Estado:
|
Colocado: 14 Janeiro 2016 às 10:56 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde colegas,
Como já esperava, Palmela em molhado não deu para conseguir grandes resultados. Ainda assim diverti-me que também é importante.
Manga 1 Treinos [P18]: Nos primeiros treinos, não me adaptei ao Kart e não consegui melhor que o 18º tempo. Corrida: [P16]: Na corrida tentei recuperar o máximo de posições possível, mas não consegui manter um ritmo que me desse mais que o P16. Pareceu-me que o Kart não dava para mais, mas uma vez que o Dario fez P1 com o mesmo Kart penso que foi mesmo falta de jeito :)
Manga 2 Treinos [P15]: Nos treinos fiz o 15º tempo, um pouco melhor mais ainda muito longe do objetivo. Corrida:
[P10]: Na corrida tentei novamente recuperar o máximo de posições possível e desta vez correu relativamente melhor, na parte final da corrida esta em 11º com o Augusto Marques na minha frente. Numa das curvas da chicane com a pista ainda a escorregar, infelizmente não consegui evitar um toque no Augusto enquanto o perseguia. O toque foi pequeno mas acabou por tirar o Augusto de prova (ainda tentei deixá-lo passar mas já não dava) e peço lhe desculpa mais uma vez por isso. Acabei no P10.
Manga 3 Treinos [P6]: Treinos com o melhor resultado, acho que me estava a começar a adaptar melhor, provavelmente pista a secar também ajudou. Corrida:
[P5]: O arranque foi um pouco confuso, mas quando dei por mim estava em 4º lugar. Tentei fugir com os da frente para ganhar espaço para o grupo maior. Entretanto o Antonio B. que vinha de trás passou-me a mim e ao Ricardo A. e foi embora. Terminado em P5 com o Ricardo A. em P4.
Até a Batalha!!
Ruben Durão.
|
Voltar acima |
|
|
charlieback Racer
Data de adesão: 16 Abril 2008 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 14 Janeiro 2016 às 10:58 | IP Registado
|
|
|
Boas!!
Esta jornada teve para mim um misto de "sabores"... se por um lado tive uma primeira manga brilhante, assim que começou a chover perdi toda e qualquer habilidade de andar
competitivamente.
Por partes:
Na primeira manga corremos em sentido inverso, que é o que mais me agrada... até porque sempre tive as melhores prestações assim. Deve haver um segredo que poucos
conhecem...
Fiz os treinos e fiquei surpreendido com um segundo lugar na grelha. Quando estava à espera da partida olhava à minha volta e pensava... isto vai ser lindo!
Confirmou-se... Saí bem mas não o suficiente para passar para primeiro. Logo na segunda curva começou a animação. Levo uma panada na traseira e perdi logo 2 posições. Mais
uns segundinhos no top 5 e... pumba... mais um toque e menos umas posições. A festa foi tão boa que ao fim de 2 voltas estava pelo 8º lugar.
Deu-se depois o incidente que me obrigou a uma busca espiritual... Seguia atrás do Rui Carneiro, que por sua vez estava atrás do Bruno Sabido. Na curva antes do poste o Rui
atacou, mas não evitou um toque no Bruno. Na curva seguinte fez-lhe sinal para devolver a posição e abriu a trajectória. Eu vinha de trás e não fui afectado por nenhuma das
perdas de velocidade dos dois e naturalmente aproximei-me. Como a história não tinha nada a ver comigo fiz a minha trajectória normal, seguindo o Bruno de perto. O Rui
alegou que eu lhe toquei para o passar... eu não tive essa percepção em pista e acredito que o vídeo confirma a minha versão... Quando há toque (efectivamente há toque) eu
estava encostado à direita, no apex. O toque em si, não me pareceu que fosse um empurrão. A manobra só foi facilitada porque o Rui estava mais lento que eu, que não perdi
velocidade. Ainda assim, lamento o toque, e indiscutivelmente fez-me reflectir e motiva-me para tentar refinar o meu mindset em pista. Só me apercebi de que a minha manobra
não foi bem aceite quando na próxima esquerda o Rui me passou igualmente com um toque e me recriminou com um gesto de "assim não!" (eu na altura interpretei que ele tinha
considerado unfair play por ter aproveitado a abertura que não era para mim... mas na box explicou-me que o tinha empurrado).
Segue a corrida e durante uma meia dúzia de voltas seguia atrás do Rui, num grupo que se encurtava ao chegar à traseira do Baptista e do Ricardo. De repente, quando todos
estavam muito juntos, dá-se o contacto (faísca) e a bomba explode. Na curva do poste ficaram uns 4 do lado de fora e lá segui alegremente. Ainda tive que discutir as curvas
seguintes novamente com o Rui mas desta vez sem incidentes. Daí para a frente fiquei atrás do Ricardo. Fui sempre ganhando terreno e acabei colado a ele. Mais uma voltinha
e talvez chegasse ao pódio (descontando o Pimpão, claro).
Na segunda manga o cenário mudou. A chuva começou a cair e mudou tudo. Sinto-me completamente perdido nesta pista sempre que chove. Limitei-me a tentar carregar o kart até
ao final sem grande história. Tanto na segunda manga como na terceira, fiz tempos do meio para trás. Em ambas as mangas fiz o 18º lugar final. Digno de nota apenas que na
partida da 3ª manga fui surpreendido na molhada com um kart virado ao contrário que eu não conseguiria evitar. Como manobra de evasão endireitei o kart e saí de pista em
grande estilo. Acabei por fazer a inversão de marcha completamente fora de pista, e voltei com todo o pelotão à minha frente.
No final salvou-me a quarta manga para esquecer as amarguras do malfadado piso molhado de Palmela.
Venha a próxima, que parece que é a TIT (uma vez que os pilotos realmente rápidos não querem ir)...
Abraço,
Carlos Costa
Editada por charlieback na 14 Janeiro 2016 às 11:00
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1719 segundos. |
|
|
|