|
Tópico: Palmela II - 8 de Fevereiro de 2014 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 08 Fevereiro 2014 às 17:12 | IP Registado
|
|
|
Primeira prova do XIV Campeonato ORMEI 2013/2014.
Prova realizada no dia 8 de Fevereiro de 2014, pelas 10:00, no Kartódromo de Palmela.
Ponham aqui os vossos comentários.
Visite a nossa página no facebook: www.facebook.com/groups/ormei
Evento em: https://www.facebook.com/events/214190822119411/
Site ormei: www.ormei.com
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
Ormei
Estado:
|
Colocado: 08 Fevereiro 2014 às 17:12 | IP Registado
|
|
|
Amigos e companheiros Kartistas,
A sexta prova do XIV Campeonato ORMEI – 2013/2014, aconteceu no passado dia 8 pelas 10:00, no KIP – Kartódromo de Palmela.
Desta vez contámos com 22 pilotos, todos inscritos tendo existido uma falta de última hora devido às condições atmosféricas. Como estava previsto, sendo a frota de Palmela muito grande, efectuámos as 3 mangas com a totalidade dos pilotos.
Mais uma boleia do António Baptista, com a compra do bolo de aniversário do José Vieira e um café para os companheiros de viagem e lá chegámos a Palmela dentro da hora prevista.
Tendo na prova anterior realizado as mangas no sentido inverso, nesta prova a utilizámos o circuito no sentido “normal” que devido à pista se encontrar molhada seria “obrigatório” esse sentido.
Fomos “brindámos”, tal como na Batalha com pneus novos à frente, pelo que as 3 voltas prevista passaram para cerca de 5, apesar de só contarem as ultimas 3 para todos os pilotos. Quase todos os pilotos efectuaram o melhor tempo na ultima volta, como é habitual nestas condições atmosféricas que obrigam a uma habituação gradual à pista, tendo obtido a volta mais rápida, seguido pelo Ricardo Araújo, Augusto Paulino e António Baptista.
Consegui manter a 1ª posição até ao final da 2ª volta mas uma atravessadela um pouco maior permitiu ao António Baptista passar para a liderança. Pela 5ª volta é altura do Augusto Paulino e Ricardo Araújo passagem, tendo no entanto retomado o lugar ao Ricardo Araújo, mas foi sol de pouca dura. Durante algum tempo ainda os consegui acompanhar, mas depois de terem ultrapassado o António Baptista fiquei a ser a sombra dele. Na frente ficou o Augusto Paulino seguindo-se o Ricardo Araújo e o António Baptista. A melhor volta foi do Ricardo Araújo único piloto a atingir o segundo 38.
Nos segundos treinos, apesar de ter ultrapassado o Luís Mello, foi na 3ª volta que consegui o melhor tempo, não conseguindo melhor que o 6º tempo. Os mais rápidos foram o Ricardo Araújo seguindo-se o Gonçalo Pimpão e Augusto Paulino.
Nova partida, muito má desta vez, mas consegui passar em 5º na primeira volta. Passado um pouco depois passa-me o Francisco Reis. Com uma atravessadela do Ricardo Araújo, estabelece-se uma diferença mínima entre o 3º e o 6º. Consigo passar o Francisco Reis e pouco depois o João Raimundo que já tinha sido passado pelo Ricardo Araújo, mas ainda antes de terminar a volta o Francisco Reis consegue retomar a posição e na travagem do final da recta da meta dei-lhe um ligeiro toque, faço meio pião e o Dário Garcia aproveita a situação e passa-me, tendo sido um excelente bailado a 3 até ao descer da bandeira. 6º lugar final. Lá pela frente o Ricardo Araújo não deu hipótese, seguindo-se o Gonçalo Pimpão e Augusto Paulino que completaram o pódio. A melhor volta foi do António Baptista.
Os terceiros treinos, com o piso bastante mais seco, consegui o 3º tempo ao lado do Gonçalo Pimpão apesar de algumas ultrapassagens na última volta. Os mais rápidos foram o António Baptista e o José Vieira.
Nova partida mas perdi de imediato uma posição para o Gonçalo Pimpão e no final da 1ª volta para o Ricardo Araújo. Entretanto o José Vieira atravessa-se e ao desviar-me para não lhe acertar em cheio perco outra posição para o Augusto Paulino que levava outra trajectória. Ainda andei 1 ou 2 voltas a empurrar o Augusto Paulino tendo posteriormente concretizado a ultrapassagem quando na volta seguinte parte-se a corrente de transmissão e, depois de várias pancadas consigo sair da trajectória. Tenho de ir trocar de kart e como tal perco uma volta. Ao entrar em pista deixo os 7 primeiros passar e vou seguindo a luta deles mas nada obviou que obtivesse a 22ª e ultima posição. O vencedor foi novamente o Ricardo Araújo seguido pelo António Baptista e Gonçalo Pimpão. A volta mais rápida desta vez foi do Paulo Manso.
A seguir à prova ainda cantámos os parabéns ao José Vieira e tirámos as fotos dos vencedores no pódio.
Na 4ª manga, voltámos a seguir a recomendação do aniversariante, comemos muito bem, bebemos ainda melhor e o valor foi muito em conta pelo que se recomenda nova “aventura”. O choco frito estava um espectáculo.
Não se esqueçam de enviar/publicar as vossas crónicas até às 23:59:59 da próxima 3ª feira (hoje) de modo a que possam pontuar.
Espero vê-los no dia 15 de Março, pelas 09:15, no kartódromo de Évora, para mais uma corrida deste nosso XIV Campeonato ORMEI 2013/2014.
Editada por Rui Carneiro na 18 Fevereiro 2014 às 15:32
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 08 Fevereiro 2014 às 17:16 | IP Registado
|
|
|
Erro interno da BD do servidor... perdeu-se a minha crónica, que desta vez até era curta :-( agora falta-me a paciência para a refazer. Trato disso depois.
|
Voltar acima |
|
|
Ormei
Estado:
|
Colocado: 13 Fevereiro 2014 às 17:03 | IP Registado
|
|
|
Caros companheiros,
Palmela é o meu circuito favorito por ser o que mais conheço e onde costumo ter melhores resultados.
Desta vez a coisa não correu tão bem com dois 5º e um 6º lugar.
Na primeira manga comecei atrás do Rui a experimentar trajetórias. Comecei por fazer o que achava melhor indo sempre colado ao Rui e quando experimentei fazer as trajetórias á Rui Carneiro só fiz disparates e acabei por desperdiçar duas voltas de qualificação. Parti em 4º ou 5º já não me recordo e depois de sobreviver á largada comecei numa luta com o Gonçalo Pimpão que acabou por tornar esta manga numa das mais divertidas que já tive no Ormei. Resultado final 6º.
Na segunda manga, a qualificação não me correu muito bem por não ter conseguido uma volta limpa e parti lá de trás. Fiz uma boa recuperação e andei sempre a um bom ritmo sendo ultrapassado pelo Dário na ultima volta.
Na terceira manga, fiz mais uma qualificação pobre partindo de trás mais uma vez. Fui galgando lugares até chegar a 5º atrás do Augusto Paulino. Estávamos a rodar bem, encostamos aos 3 da frente que iam na luta e nas ultimas voltas consegui passar o Augusto e encostar ao Pimpão. Na curva da meta tentei a ultrapassagem ao Pimpão mas não consegui sair mais rápido que ele e ainda dei um valente chega para lá ao Augusto que vinha de fora. Em situação semelhante o Augusto já me tinha devolvido o lugar e fi-lo também desta vez.
Um abraço a todos
Francisco Reis
|
Voltar acima |
|
|
Augusto Paulino Racer
Data de adesão: 13 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 16 Fevereiro 2014 às 14:57 | IP Registado
|
|
|
Ora viva kartistas,
Finalmente voltou o cenário de pista molhada no nosso troféu. E esse é mesmo o único cenário que me agrada em Palmela. Ao contrário da maioria dos kartódromos, este permite mil e uma maneiras de tentar abordar as várias curvas, tornando o desafio constante durante treinos e corridas. Infelizmente não levei a GoPro e assim não fiquei com recordações de belos momentos de bailado em pista.
E foi com a pista totalmente molhada, e com pneus novos à frente, que arrancámos para os primeiros treinos. Tudo às “apalpadelas” e lá consegui um 3º lugar na grelha.
No arranque passei logo para 4º e fiquei atras do António Batista, Ricardo Araújo e Rui Carneiro. Depois de ter aberto um pequeno espaço para o grupo dos 3 primeiros no início, rapidamente recuperei, mas o problema era arranjar trajetórias que permitissem a ultrapassagem. Depois de conseguir ultrapassar o Rui e o Ricardo, lá fui atrás do António.
Após algumas voltas lá consegui arranjar forma de o passar, utilizando as tais trajetórias alternativas. Daí para a frente foi controlar o primeiro lugar, mas a sentir a aproximação do Ricardo que estava a tirar notas preciosas sobre as trajetórias (e que eu diria que foram essenciais para o sucesso dele nas mangas seguintes).
Na segunda manga arranquei de 1º, mas não consegui manter esse lugar na largada. Depois de uma primeira volta alucinante, com os 3 primeiros a “escolherem” trajetórias bem diferentes, lá acalmámos, sendo que eu assumi o 3º lugar. Ao contrário do que aconteceu no início da manga, na segunda metade comecei a perder tempo para os 2 primeiros. Como não arranjava forma de me aproximar deles comecei a inventar trajetórias, sem grande sucesso. 3º lugar final, com uma boa margem de segurança para o Dário.
No arranque para os treinos da 3ª manga fomos surpreendidos com a pista bem mais seca, por causa do vento que se fazia sentir. Infelizmente não choveu.
Os treinos até estavam a correr bem , mas fui com demasiado entusiasmo para a última volta. E cometi um erro grosseiro na curva do poste… vinha “deslargardo” e tinha outro piloto na zona exterior para a travagem (que estava no sítio onde devia), mas para não me espetar nele tentei abordar a curva mais por dentro. Estupidez total, que culminou com uma grande bordoada no Luís Mello. Estraguei os treinos dele e os meus. Enfim, mais uma vez, as minhas desculpas ao Luís.
Apesar da abordagem imprudente à última volta dos treinos ainda consegui arrancar de 8º, beneficiando do tempo que tinha feito na volta anterior.
Arranque na molhada mas até me safei bem e ganhei várias posições na primeira volta, e consegui esquivar-me ao 360º (com nota artística) do José Vieira.
Depois de tentar disputar a 3ª posição com o Ricardo Araújo na reta da meta percebi que pouco mais poderia fazer nesta manga. O meu carro era um verdadeiro “chaço” que perdia sobremaneira para os restantes, principalmente na reta da meta e mesmo na descida para a curva do poste. Enfim, depressa fui apanhado pelo Rui Carneiro, que ainda me deu ajuda uma ou duas vezes na reta. Ele seguia em bom ritmo e depois de me ultrapassar, seguiu no encalço do trio da frente ao qual se teria juntado facilmente não fora o azar de ter saltado a correia. Depois foi a vez do Francisco Reis me dar outra ajuda nas retas e, com isso, chegámos mesmo a recolar ao grupo dos líderes. A última volta foi muito emocionante e, já depois de o Francisco me ter ultrapassado, ele ainda tento intrometer-se entre os primeiros. Mesmo na última curva ele tenta passar o Gonçalo Pimpão e perde alguma velocidade, eu tento ultrapassá-lo por fora e ele dá-me um ligeiro toque… mas num ato de fair play de se “tirar o chapéu”, o Francisco Reis levantou o pé e cedeu-me o 4º lugar final!
Desta vez tivemos 4ª e 5ª mangas (bolo + almoço) para comemoração do aniversário do José Vieira.
O próximo convívio fica agendado para Évora (tem mesmo que ser???).
Abraços
Augusto
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Freitas Master
Data de adesão: 26 Setembro 2008 Mensagens: 102
Estado:
|
Colocado: 16 Fevereiro 2014 às 18:52 | IP Registado
|
|
|
Caros Companheiros
Confirmei que com chuva ou sem chuva Palmela para mim
nunca corre bem (só mesmo sem o lastro, eh eh eh..), só
existe uma grande diferença, é que na chuva ou para ser
mais correto com a pista molhada como estava diverti-me à
grande.
1ª manga: treinos 13º (a uma eternidade do 1ª), na
partida fiquei parado, pois estava…. distraído!!! E só
sai dos blocos com a ajuda salvo erro do João Carlos,
durante a corrida cometi um erro com o consequente pião e
caí para ultimo, ainda recuperei até ao 18º.
2ª manga: treinos 16º (a outra eternidade do 1º), desta
vez saí com o pelotão todo, mas houve alguém (não sei
quem) que achou que se calhar era melhor eu ir para a
cauda do pelotão, e então deu-me um jeitinho na descida
para a direita depois da 1ª curva. Lá fiquei em último
mas só por mais algumas curvas, pois houve outros que
sofreram do mesmo problema, pelo que no fim da primeira
volta já tinha recuperado 3 lugares, daí até ao fim andei
numa luta muito divertida com o aniversariante José
Vieira e o Francisco Pereira, terminei em 17.
3ª manga: treinos 14º (….mais do mesmo) nesta manga
continuei a divertir-me e a novidade é que nunca estive
em último, terminei em 18º.
Depois de cantarmos os Parabéns ao José Vieira alguns de
nós ainda disputámos a 4ª manga numa tasca muito
simpática ali perto, enfim foi mais um dia muito bem
passado
Parabéns aos vencedores.
Abraços e até Évora
Miguel Freitas
|
Voltar acima |
|
|
Dário Garcia Rookie
Data de adesão: 12 Dezembro 2006 Mensagens: 20
Estado:
|
Colocado: 17 Fevereiro 2014 às 20:38 | IP Registado
|
|
|
Caros kartistas
Já há muito tempo que não fazia a crónica com tanta antecedencia. 24 horas antes do dead line. Mas amanhã vou para fora por isso nao vou arriscar.
Chegámos a Palmela com chuva. Não gosto de palmela com chuva ou sem chuva no sentido normal. Para nao fugir à normalidade a corrida correu-me francamente mal. 9º 4º e 7º sao lugares complicados dem se terem para quem quer lutar por um lugar nos 6 primeiros. Uma coisa nao há duvida por uma razao ou outra está-me a ser impossivel obter bons resultados e nao consigo inverter a maré de maus resultados. Desde há tres grandes corridas que venho sistematicamente a cair posições. Caí para 2ºlugar há tres corridas atras. Caí para 3ºlugar com os resultados da Batalha e neste momento estou em 4ºlugar no campeonato atrás do Pimpão, Paulino e Rui. Mas nao me custa nada carregar os 6kilos por ficticiamente estar em 1º. Também não é por isso que não vou ao podium há uma data de corridas. É pura e simplesmente porque a motivação e aquela vontade de cerrar os dentes numa corrida está a desaparecer. Pode ser que volte mas o PDI na casa dos muitos cinquentas não ajudam nada.
Da corrida vpouco tenho a contar. 1ª manga maus treinos pessima corrida 9ºlugar. 2ªmanga com um grande canhão faço um pessimo 4ºlugar com um kart que facilmente podia ter vencido. 3ª manga completamente desmotivado faço 7º lugar com um kart que também não me pareceu mau.
Por causa disto não posso desperdiçar os 5 pontos da crónica .
Até à próxxima corrida não sei aonde e parabéns aos vencedores.
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 17 Fevereiro 2014 às 22:07 | IP Registado
|
|
|
Bom, depois da 'pica' inicial ter ido pró galheiro com um crash do servidor qdo coloquei o meu comentário, quase deixava passar o prazo para o fazer.
Tenho de rever um bocado a minha forma de encarar o ORMEI este ano: qdo obtenho classificações decentes, não me divirto grande coisa; qdo obtenho clasificações piores, divirto-me mais... acho que há aí uma mensagem subliminar. Mais uma vez assim foi em Palemela.
1ª corrida, 5º nos treinos, 5º no fim, uma partida caótica, onde dei, levei, voltei a dar, voltei a levar... partir com o piso molhado é lixado, parti muito mal, fiquei do lado de dentro, sem saber o que fazia... foi no que deu. Apesar de tudo, só caí para 6º. Na 2ª volta fiz das ultrapassagens mais estranhas da vida: ao tentar defender-me do Francisco Reis, fui parar ao sítio errado da pista e, sem saber como, estava em posição de recuperar um lugar ao Pimpão... assim foi. Daí até ao final, foi uma seca, sem ninguém para atacar, sem ninguém para me defender, só a tentar manter o kart na pista.
Nas outras 2 corridas já me diverti mais. Os treinos foram maus em ambas, pelo que resolvi partir com todo o cuidado.
Na 2ª estava tudo a correr bem, qdo levei um toque por trás, já na descida para a parabólica, qdo tinha recuperado um montão de lugares. Fiquei em último, não sem antes ter levado mais uma qtas bordoadas, por estar virado ao contrário no meio da pista. Recuperei que nem um doido, com uma luta gira com o Sufyaan (que estava a arriscar demasiado), o Manuel Castanheira e o Ruben Durão. Perto do final ainda fiquei outra vez virado ao contrário, pois percebi tarde que o João Carlos tinha um pneu furado e só me consegui desviar para o lado molhado da pista. Diverti-me.
3ª corrida, partida do 16º lugar, mais um arranque com calma... interrompido. Quando julgava que já me tinha safo, apareceu-me à frente o Manuel Castanheira em slide prolongado e não consegui evitar afinfar-lhe em grande, apesar de ainda ter tentado deviar-me para o interior da curva - desculpa Maneli. Depois, nova luta com o Sufyaan - que desta vez estava mesmo a dar trabalho, mto mais certo que na manga anterior. fui andando por aí a cima, até uma luta gira com o João Carlos e o aniversariante, que durou até ao fim, mas sem resultados práticos. 10º lugar, voltei a divertir-me.
A 4ª manga correu anormalmente bem para o que me é habitual, não levei nenhuma volta de avanço (excepto nas imperiais) , fartei-me de comer cho-cho-choco e classifiquei-me pelo menos no Top 9 ! Gostei mto dos petiscos. A repetir – trata lá de fazer anos mais vezes, Zé Miguel.
Só no almoço é que vi os resultados das provas e só me apetece dizer ao Ricardo Araújo que é um total incompetente, onde é que já se viu, voltou a falhar as 3 vitórias, grande nabo ! Graçolas à parte, irra que o homem anda mesmo bem em Palmela, 7 corridas como o ORMEI, 5 vitórias e 2 segundos.
Até Évora, onde vou tentar simultaneamente um lugarzinho razoável e divertir-me.
Abraços a todos,
Luís.
(Nota - curioso, ao refazer, em vez de ficar mais curta que a anterior ficou mais longa. As minhas desculpas.)
Editada por LSMello na 18 Fevereiro 2014 às 00:37
|
Voltar acima |
|
|
franciscojorge Racer
Data de adesão: 11 Janeiro 2009 País: Portugal Mensagens: 82
Estado:
|
Colocado: 17 Fevereiro 2014 às 22:31 | IP Registado
|
|
|
Ora viva,
Mais uma jornada do Ormei, desta vez em Palmela no
sentido normal. Com piso totalmente molhado e 5 minutos
de treinos apenas - mas é igual para todos ! - não me
consegui adaptar à pista em nenhuma das magas de
qualificação. A ausência de voltas limpas de qualificação
foram uma constante e sempre que tentei forçar o
andamento por saber que o meu pace era uma treta a coisa
descambava, com despistes e cagaços fenomenais à espera
de grip enquanto o kart deslizava, nalguns casos bem
depressa para o meu gosto. Más qualificações são sinónimo
de más corridas no Ormei, posto que 15 minutos na
companhia de pilotos competentes não dão para grandes
sonhos. Assim sendo, nas corridas fui 15º, 16º e 17º, mas
não gostei das provas, não me diverti ( e costumo
divertir-me à chuva ), tirando uma luta engraçada com o
Zé Vieira e o Freitas, creio que na segunda corrida e uma
com o Carlos Costa na última do dia. A respeito desta
última houve ali uns minutos em que me diverti à brava -
esta sim - porque ia completamente a fundo e não ganhava
um milímetro ao Carlos, que estava mesmo ali. Eu sabia
que nós íamos a andar bem ( acho que fiz o 5º tempo em
corrida, o melhor do segundo 9 com 003 milésimos ) porque
conseguimos colar ao Ruben, Sufyaan e João Raimundo e
chegamos a ter a recta da meta de atraso. Parabéns ao
Carlos, que não cometeu um único erro e só uma vez me
permitiu pensar em passar, mas de certeza que a coisa
acabava mal se tivesse tentado na dupla esquerda do
miolo.
Se más corridas tive, a tristeza continuou porque, coisa
rara, não pude estar presente na 4ª manga, ainda mais nos
anos do meu amigo Zé Vieira e para mais numa das tascas
que mais gosto, a par da Ti Bilete ( O Mosteiro dos
Leitões não é tasca, OK? )
Venha de lá Évora, pista que detesto e karts que abomino
- ora bolas, Batalha e Palmela eram provas nas quais
tinha esperança de melhores resultados ...
Abraços,
__________________ Francisco Pereira
|
Voltar acima |
|
|
albaptista Master
Data de adesão: 09 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 188
Estado:
|
Colocado: 18 Fevereiro 2014 às 17:26 | IP Registado
|
|
|
Mais uma jornada em Palmela, desta vez com o adicional de
podermos partir o bolo ao Arquitecto e cantar-lhe os
parabéns ao mesmo tempo.
os treinos da primeira manga com a pista molhada
brindaram-me com o 4º tempo.
Na partida correu tudo normal e ao fim de 2 voltas passei
o Chefe e fiquei em primeiro. No entanto, vinham 2
pilotos a ganhar tempo atrás de mim e enquanto um passou
limpinho limpinho, o outro passou da mesma forma mas à
Benfica.
Resultado final 3º lugar. Podia ser pior.
Na segunda manga fiz o 2º lugar dos treinos e na partida
voltei a ficar em primeiro, no entanto, este Kart não
colaborou nada e acabei em 7º depois de varias peripécias
próprias de uma pista molhada.
Na 3ª manga fiz a pole e saí na frente. Assim andei
entretido com o xor Pimpão, só que, com esta luta, o
nosso especialista de Palmela aproximou-se e passou-nos
na ultima volta. No fim, acabei em 2º. Podia ser pior.
A quarta manga foi num restaurante muito agradável, onde
estivemos entretidos largo tempo a discutir a
classificação do almoço.
Agora vamos para Évora ver como corre...
Abraço a todos
__________________ António Luís Baptista
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1875 segundos. |
|
|
|