|
Tópico: Campera - 16 de Outubro de 2009 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 17 Outubro 2009 às 12:41 | IP Registado
|
|
|
Segunda prova do X Campeonato ORMEI 2009/2010.
Prova realizada no dia 16 de Outubro de 2009, pelas 20:00 , no Kartódromo do Campera.
Ponham aqui os vossos comentários.
Editada por Rui Carneiro na 13 Novembro 2009 às 00:03
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 17 Outubro 2009 às 14:19 | IP Registado
|
|
|
ASSUNTO: 2ª Prova do X Campeonato ORMEI 2009/2010 – Resultados
Amigos e companheiros Kartistas,
Primeira prova a contar, para este novo campeonato, o X Campeonato ORMEI – 2009/2010, no passado dia 16, sexta-feira pelas 20:00, no Campera.
Com algum atraso em relação ao previsto, lá consegui chegar ao kartódromo, (quem for cliente CAIXA DIRECTO percebe), conduzido pelo Pedro Rafael, acompanhado pela respectiva esposa, Alexandra.
Quero desde já deixar os meus cumprimentos a todos os acompanhantes que deram apoio aos pilotos, situação pouco usual.
A "confusão" era tanta que nem consegui confirmar os pagamentos (se faltar algum paga com juros usuários), mas os mais atrasados efectuaram os mesmos sem ter que os chamar (bons meninos, lol).
Todos queriam pesar-se logo, darem-me os pesos enquanto estava a tratar de outros assuntos, o staff do kartódromo só me perguntavam como era o formato, os pilotos faltavam à ultima da hora, novos pilotos apareceram do "nada", enfim, coisas que um organizador tem de fazer e não consegue antecipar .....
Depois de tudo mais calmo, tiramos a habitual foto de grupo e começamos a atribuição dos karts face às 3 mangas que iríamos disputar. Os grupos já tinham sido previamente definidos com base na inscrição no campeonato. Como tinham 22 karts e tínhamos 3 grupos de no máximo 11 pilotos era fácil fazermos a distribuição, tendo então os responsáveis do kartódromo percebido a lógica utilizada e que é muito simples (basta ter sido feita por mim, eheheh).
De seguida, foi tentarmos encontrar a balança que um espertinho tinha tirado, mudá-la para um sítio com luz, procurá-la novamente pois o mesmo ou outro espertinho voltou a esconder a balança, e então começar as pesagens ordenadamente. Devido ao relativo atraso optei por tirar as habituais fotos individuais numa próxima prova.
Karts atribuídos e pesos colocados, vá de irem os grupos A e B para a pista para os primeiros 10 minutos de treinos. Andei junto do João Carlos e quase no fim o João Raimundo passou por mim que nem um tiro... Resultados: João Raimundo, João Carlos e Rui Carneiro nas 3 primeiras posições.
Partida sem incidentes de maior, com a ordem normal, pelo menos lá para a frente. Consegui seguir colado ao João Carlos mas sem qualquer possibilidade de ultrapassagem, enquanto o João Raimundo se ia distanciando. Passado algumas voltas percebo que os meus perseguidores se aproximavam e começo a levar alguns toques em pontos específicos do circuito, o que provoca algum desconforto, o que levou à perca de contacto com o João Carlos e a um posterior erro que fez com que esse piloto me ultrapassasse, limpo. Depois foi andar atrás dele até ao final, mas sempre com perseguidores na cola, tendo terminado nessa posição, 4ª.
Após a corrida, o Frederico Viegas (director de prova), veio perguntar-me o que estava no regulamente sobre toques, colocação de pilotos fora, desclassificações, tendo eu respondido que, é tudo decidido pelo director de prova, nem podendo eu pronunciar-me pois estava a competir e não vi o que se tinha passado. A decisão foi tomada pelo director de prova e o piloto desclassificado desta corrida. Relembro mais uma vez aos pilotos que estamos ali para nos divertirmos e não devemos de forçar ultrapassagens com contacto previsto entre karts (vulgo calçadeira) nem dar toques, principalmente que possam desestabilizar os outros karts (vulgo toques cirúrgicos).
Após um breve descanso dos pilotos com a troca de karts e colocação de pesos, lá começa uma nova sessão de treinos. O kart tinha algumas diferenças do anterior, travava “em cima”, enquanto o anterior travava “em baixo” pelo que o tipo de condução tinha de ser "diferente". Fiz os treinos todos sozinhos na perseguição ao Miguel Freitas e até me estava a chegar a ele, o pior foi quando fui parar à grelha, que estava a ver que nunca mais lá ia ter. 10º lugar. Pensei que era por ter estado a andar sozinho, faltava-me a “lebre”, enfim. Depois de analisados os tempos, nos primeiros fiz 47,732 e nestes treinos 47,631 só que houve ainda mais pilotos a fazerem melhor ... O tempo do 1º dos primeiros treinos, só dava para 9º e o meu, para 12º nestes treinos...
Nova partida, esta mais confusa do que a primeira devido à posição ocupada, alguns "excessos" mas tudo correu bem, apesar de ter perdido 1 lugar. Estive sempre em luta com o João Teixeira, mas sem que ele tivesse cometido erros fulcrais. Apercebi-me de uma boa luta pelos lugares da frente. Em relação aos meus antecessores, havia um pouco do "efeito de onda", quando se tentavam ultrapassar, havia uma aproximação para logo de seguida afastarem-se, tendo havido uma altura em que os 4 primeiros seguiam isolados e os seguintes 7 estavam colados. Quase no final, o Pedro Rafael comete um erro, o João Teixeira meteu no "buraco da agulha" e eu segui-o, tendo ainda dado um toque e endireitado o kart do Pedro Rafael que parecia "descontrolado". Até ao final foi um pulinho, tendo terminado em 10º, lugar em que comecei. De referir a vitória e logo a 1ª (reclamei de imediato com o João Carlos e Dário Garcia, que terminaram logo a seguir, em que cometeram um erro terrível com repercussões inimagináveis em terem deixado ganhar) o António Baptista. Parabéns, muitas vitórias, noutro campeonato lololol.
Após outra ligeira paragem, foi a vez dos pilotos dos grupos A e C, degladiarem-se em pista, primeiro nos treinos em que o vencedor foi o José Vieira seguido do Alexandre Valle, depois na corrida em que quem levou à melhor foi o Alexandre Valle com uma grande vantagem sobre o grupo seguinte constituído pelo Dário Garcia, José Vieira, José Fortuna, Raul Girão e Luís Silva.
Quero desde já agradecer aos pilotos que participaram pela primeira vez no nosso campeonato e que se portaram à altura: João Seguro, 14º e 10º, Pedro Fonseca, 7º e 5º e Mário Mateus, 6º e 7º.
Um abraço aos que não puderam estar presentes, bem como ao Luís Vaz que nos presenteou com a sua presença e boa disposição.
Obrigado a todos os amigos presentes, ao staff do kartódromo, impecável, e espero vê-los pelo menos no próximo dia 21 de Novembro, sábado, pelas 09:15 no kartódromo de Évora, para mais uma corrida deste nosso X Campeonato ORMEI 2009/2010.
Relembro que o valor da próxima prova para os pilotos inscritos será de 50 Euros se o pagamento e confirmação forem feitos até ao próximo dia 13 de Novembro, passando depois para 55 Euros. O valor da prova para convidados é de 65 Euros.
Informo os pilotos convidados que, se estiverem interessados em inscreverem-se no campeonato, têm até dia 23 deste mês para formalizar a inscrição de modo a poderem contar os pontos desta prova, pelo que até lá não será publicada a classificação definitiva desta prova a nível do campeonato.
Cumprimentos
Rui Jaime Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
ormei@yahoo.com
www.ormei.com
Esta mensagem foi enviada por estar inscrito na lista de Karts do X Campeonato ORMEI 2009/2010.
Caso não deseje continuar a pertencer a esta lista, envie um E-mail a solicitar tal pretensão.
|
Voltar acima |
|
|
Augusto Marques Rookie
Data de adesão: 25 Novembro 2008 Mensagens: 36
Estado:
|
Colocado: 18 Outubro 2009 às 12:46 | IP Registado
|
|
|
Bom dia a todos,
Vou aproveitar para escrever a crónica enquanto ainda está fresquinha porque este ano todos os pontinhos são bem-vindos.
Aproveito para felicitar o organizador pela decisão de juntar todos os participantes numa só classificação. O nível competitivo aumentou muito, como podemos constatar nos tempos obtidos (todos no mesmo segundo), pelo que se avizinha um campeonato muito disputado.
A corrida do Campera demonstrou mais uma vez que a este nível de andamentos, a qualidade do kart que nos "calha" é determinante para o resultado final. É uma pena que não haja uma uniformização das frotas dos vários kartódromos para que houvesse uma ainda maior competetividade do nosso campeonato.
Relativamente às corridas, a mim calhou-me a 1ª e a 3ª . Assim tive a oportunidade de assistir à segunda corrida de fora, pelo que dou os parabéns ao António Baptista pela vitória, o que vem provar que um pouco de peso a mais pode ser compensado por um " KIt de unhas " bem afinado e já agora um kart de jeito. Os pilotos que vinham atrás tentaram de tudo para o ultrapassar, tendo mesmo conseguido por pouco tempo tanto o Dário como o José Carlos, mas rapidamente tudo voltou à formula inicial e o António venceu mesmo.
Quanto à primeira corrida fiquei surpreendido com a 5ª posição nos treinos. Não conheço muito bem a pista (foi a 2ª vez que aqui andei) e no meio de tantos "aviões" esperava ficar bem mais atrás. O kart era muito equilibrado o que me permitia fazer a parte mais sinuosa da pista de forma rápida, pelo que consegui recuperar dois lugares na corrida chegando ao primeiro pódio da temporada.
Após a leitura da crónica do Rui Carneiro, trago à discussão o tema dos "toques".O que é que é "aceitável" ? Na minha opinião devem ser completamente banidos e sujeitos a desclassificações toques deliberados por trás à entrada das curvas com o intuito de desequilibrar o Kart que vai à frente e assim permitir a ultrapassagem, tal como as "calçadeiras". Uma pista como o Campera, em que é quase impossível ultrapassar sem um erro do piloto da frente, leva a que estas situações se verifiquem mais porque os pilotos que se sentem mais rápidos desesperam por não conseguir chegar mais à frente.
Os "toques" em aceleração, à saída das curvas e nas rectas, que não desequilibram o kart da frente mas únicamente indicam que o piloto que vem atrás está mais rápido e à espera de um erro do piloto da frente, são quanto a mim "toleráveis", no entanto se se decidir em contrário serei o primeiro a respeitar a decisão.
Os "comissários" de pista devem estar atentos e o director de prova deve ter a sensatez e o trabalho de aplicar as sanções a quem seja preciso para manter a ordem e o respeito em pista.
Voltando à 1ª corrida, e após ter ultrapassado o Rui nas primeiras voltas (desculpa a pressão), foi uma grande seca até ao fim porque a distância até aos dois primeiros era irrecuperável, a não ser que eles se "embrulhassem", o que não aconteceu.
A minha segunda corrida (3ª da noite) foi completamente diferente. O Kart que me saiu era muito dificil de conduzir na parte sinuosa mas tinha muito motor ( que pena...). Fiz uns péssimos treinos pelo que a perspectiva para a corrida não era a melhor. Realmente partir cá para trás numa pista estreita e difícil como esta não é pera doce. Há imensos toques (de todas as formas) nas primeiras curvas até o pelotão se alinhar no resultado dessa "lotaria" e depois as lutas são constantes.
Para mim embora o resultado final ter sido desastroso, foi umas das corridas que mais gozo me deu porque no meio do pelotão não há monotonia!
Após as primeiras voltas fui recuperando lugares até ter chegado à cola do António Baptista. É óbvio que não consegui recuperar mais nada porque embora fosse mais rápido ( cheguei a ficar lado a lado com o Antonio), ele defende a posição como se fosse o primeiro lugar! Ainda andei duas ou três voltas a tentar a ultrapassagem mas em vez de andarmos para a frente , andávamos a atrasar-nos em relação aos da frente, pelo que decidi mudar de estratégia e levei "ao colo" o António em todas as rectas para tentarmos chegar mais à frente. De facto chegamos ao grupo do Telmo/ Augusto Pulino e outro piloto que não identifiquei.
Foi a parte mais gira da corrida porque foi extremamente dificil ultrapassar estes pilotos, com diversas lutas intensas mas com bastante correcção.
Quando cheguei de novo ao contacto com o António, a corrida acabou. Ainda bem porque podia ter mais 200 voltas que o resultado concerteza não se alteraria!
Grande abraço a todos e até à proxima corrida.
Augusto Marques.
__________________ Augusto Marques
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Freitas Master
Data de adesão: 26 Setembro 2008 Mensagens: 102
Estado:
|
Colocado: 19 Outubro 2009 às 11:46 | IP Registado
|
|
|
Bom Dia
Desta vez a corrida começou bem antes de chegarmos ao Campera, pois foi um autêntico contra relógio para estar no kartódromo sexta às 20 h, mas enfim lá fomos chegando uns atrás dos outros com algumas desistências forçadas pelo caminho.
Depois de todas as formalidades iniciámos os treinos para a 1ª corrida, fiz os treinos todos em conjunto com o João Teixeira, tendo ele ficado no 8º lugar e eu no 9º, pelo que a expectativa para a corrida era elevada, de referir que a diferença entre o 1º e o 11º foi de 4 décimos!!!.
Depois dos avisos do Rui Carneiro já na grelha, lá arranquámos, as minhas cautelas foram tantas que na 1ª volta devo ter perdido algumas 6 posições, sendo que a última que perdi foi para o Pedro Rafael(que não é nenhuma pera doce para ultrapassar), resultado andei toda a corrida na sua perseguição, tendo só uma oportunidade real de o ultrapassar, mas ele defendeu muito bem, ainda demos um ligeiro toque, mas sem problemas de maior, dai até ao fim optei por tentar segui-lo e subirmos o máximo possivel na classificação, o que nesta pista e com o nivel de andamentos do troféu, só com erros alheios, acabei por terminar no 12º lugar.
Para a 2ª corrida calhou-me um Kart com um comportamento bem diferente do 1º, pelo que os treinos foram de adaptação, tendo obtido um 12º lugar. Iniciei de novo a corrida com cautelas a mais, o resultado foi ter perdido mais uns 4 lugares, estabilizadas as posições, fiz toda a corrida atrás do Augusto Paulino e com o Francisco Pereira e o João Seguro na cola, inicialmente optei por não atacar o Augusto e assim tentar aproximarmo-nos do grupo da frente, a diversão foi enorme e a luta foi sempre correcta, já perto do fim da corrida aproveitei um pequeno erro do Augusto Paulino para me colocar lado a lado com ele e na travagem para a curva seguinte consumar a ultrapassagem, no fim obtive mais um 12º lugar, este bem suado, pois a luta foi intensa.
Fiquei como espectador para a 3ª corrida, que tal como as anteriores, teve um nivel competitivo equilibradissimo, tendo todos os pilotos rodado na sua melhor volta no segundo 47". Enfim foi uma noite muito bem passada onde me diverti à grande, Parabéns aos vencedores.
Não quero terminar esta crónica sem dar uma sugestão: como no formato ABC, não há possibilidade de inverter o sentido da pista, sugiro que a 2ª deslocação ao Campera ou a outra pista, fosse corrida no sentido inverso, para assim variar mais os circuitos. Fica à consideração do nosso Organizador.
Até ÉVORA
Abraços a todos
Miguel Freitas
|
Voltar acima |
|
|
albaptista Master
Data de adesão: 09 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 188
Estado:
|
Colocado: 19 Outubro 2009 às 14:06 | IP Registado
|
|
|
Bom dia a todos,
Nesta passada sexta feira, fomos brindados, com a segunda prova do campeonato, num horário francamente inusitado. Sexta feira, 20h (só faltava ser fim do mês). Por este facto, devo referir que pelo menos para mim, a prova teve inicio ás 8h da manhã, ou seja, tive de andar a correr o dia todo, para conseguir estar +/- a tempo e horas no Campera.
Chegado ao Campera, tive o prazer de ver o nosso brilhante organizador, a fazer qualquer coisinha (ou seja; a trabalhar), por causa dos pagamentos, pesos, pilotos, formatos das provas etc. Felizmente que houve a ajuda de todos, pois se tal não acontecesse o Rui, provavelmente ainda estaria a procura da sua famosa balança.
Depois destes preparativos todos estarem concluídos teve finalmente inicio a primeira prova, da qual não fiz parte. Assisti a uma prova bastante animada, sendo que nos treinos, todos os pilotos ficaram no mesmo segundo. Daqui, mando os meus parabéns ao Frederico Viegas, pois se há alguns Kart´s com pequenas diferenças, a qualidade da frota no seu todo é francamente fantástica e equilibrada. Esta primeira prova, foi de altíssimo nivel, com duelos bastante animados, muita competitividade e pouquíssimos toques. Soube no fim que tinha havido um piloto desclassificado, mas honestamente não vi o que se passou.
Chegada a segunda prova (a minha primeira), estava com bastante medo do meu resultado nos treinos, tal tinha sido o equilíbrio da prova anterior. Felizmente, tudo correu pelo melhor e fiz o 2º tempo dos treinos. Como ainda não tive oportunidade de ver os tempos, não sei quais foram as diferenças de andamento, mas deve ter sido bastante pequena.
Feita a partida consegui (nem sei como) passar o Dario Garcia e isolar-me no primeiro lugar. Andei assim diversas voltas, sem sequer me aperceber do que se passava atras de mim. Até que numa determinada volta, vejo o Dario sair ao meu lado na recta interior. Felizmente que o meu Kart tinha uma excelente saída e consegui recuperar a posição na travagem seguinte. Como já ganhei o habito de nunca olhar para tras, nunca me apercebi daquilo que se estava a passar atras de mim, mas pelo que já soube, foi uma luta ao centésimo. Estava eu a rezar para que a prova acabasse depressa, quando vejo o João Carlos a passar por mim. Pensei que mais uma vez não ia conseguir ganhar uma prova, mas decidi arriscar tudo e desta vez correu bem, tendo conseguido passar novamente para a frente numa travagem da parte lenta do circuito. Quero agradecer sinceramente ao Dario Garcia e ao João Carlos a enorme correcção que tiveram, nunca, mas nunca mesmo, ao longo de toda a prova, me deram um toque que fosse.
A minha segunda prova é que foi de todo angustiante, o kart era totalmente diferente e nunca me consegui adaptar muito bem a ele, por isso, não foi de estranhar ter feito o 2º pior tempo.
Feita a partida, consegui ganhar 5 ou 6 posições, mas de nada me valeu pois volta após volta fui ficando cada vez mais para trás. Após 5/6 voltas consegui finalmente atinar com o Kart e comecei a defender "in-extremis", a minha posição do Augusto Marques que me atacava por todo o lado. Percebi que ele estava mais rápido, mas como também não estava na disposição de lhe facilitar a vida, fiz-lhe sinal para ele deixar de me tentar passar e em vez disso irmos os dois a procura do grupo da frente. O Augusto Marques, percebeu e começou a ajudar (levar-me ao colo) na busca do grupo da frente. Volta após volta fomos ganhando tempo a esse grupo até que algumas voltas depois conseguimos ultrapassa-los (obrigado Augusto). O resultado não foi brilhante, mas, bem vistas as coisas, sem a ajuda do Augusto, tinha sido bem pior.
No meio disto tudo, foi um verdadeiro prazer voltar a rever todos, especialmente (como devem compreender, pelo tempo de ausencia) o Luís Vaz a que envio um grande abraço.
Até Évora.
__________________ António Luís Baptista
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 20 Outubro 2009 às 19:46 | IP Registado
|
|
|
Lisboa, 2009.10.19
Olá Amigos Pilotos Ormei!
Desta vez já foi a sério: começou o Troféu Ormei 2009-2010!
Campera, 6ª feira, 20 h, 3 mangas, bom tempo. Inicialmente houve grande atraso, nunca mais se começava, e eu desejoso de me despachar, já conformado com o ter-me calhado corridas 1 e 3, e não 1 e 2, (bem sei que no início do campeonato há afazeres e ajustes que têm de ser feitos, inscrições de última hora, pagamentos, pesagens), mas o grande motivo foi a chegada muito atrasada de bastantes pilotos o que aumentou mais ainda o meu grande desassossego em que me encontrava, pois como percebem facilmente, não é todos os dias que se é convidado a participar num desfile de Ferraris e Maseratis no Autódromo Internacional do Algarve, saindo já de Lisboa ao volante dum lindo Ferrari azul metalizado 456 GT, V12, 5200 cc com 442 cv!. E fomos os 2 juntos, eu e o Fernando, o dono também do 430 F1 cabrio vermelhinho, no qual, alguns lembrar-se-ão, já tive uma chegada apoteótica a uma corrida Ormei, por acaso, também no Campera. Para cá, por sugestão do Fernando, vim eu na frente. Indescritível. Parece-me que não tivemos nenhum encontro imediato com qualquer radar. Já me chegou meter gasolina! Ui!! E não vos digo mais nada, por falta de palavras. Apenas, a sonoridade daquele motor, a facilidade em subir de regime, aquela força toda que parece não ter fim, a segurança, caixa muito rija de 6 velocidades que vamos aprendendo a gostar cada vez mais… O Desfile foi um passeio de 3 voltas, sem grande interesse, tudo em fila indiana. Lá me atrasei propositadamente um pouco em relação ao da frente, para ter espaço e fazer uma curva ou outra, mais de acordo com o que tinha nas mãos. Imaginem, como o “meu” Ferrari tinha lugares atrás, e a Helga também foi comigo, a organização pediu-me se eu não me importava de levar a esposa do Sr. Eng. Maserati… que apesar de já alguma idade deliciou-se quando lá consegui puxar pelos cavalos! Valeu também pelo convívio com todos os pilotos dos outros Ferrari, montes de pessoal amigo já conhecido dos trackdays, que encontrei no Paddock, outros pilotos e mecânicos, o João Carlos e a esposa, como todos sabemos, são uma simpatia, e uns “gandas” malucos por Ferraris (e não só!), e Staff do Autódromo, incluindo instrutor chefe dos cursos de pilotagem (e que se lembrava bem de já ter visto o meu Fiat 600 na pista). Também encontrei o Manel Marques, bem maluco, já correu no Ormei (ele é mais Lotus e AlfaRomeo e também Formula Renault). Todo o fim-de-semana sempre com conversas interessantíssimas. Aprende-se muito com a experiência e as histórias de todos estes fãs de automóveis! É um ambiente fabuloso, este das corridas. Daí que fica bem quando lhe chamam “O Circo”. E constata-se que há muito, mas muito dinheiro envolvido nisto tudo! Claro, ainda vimos umas boas corridas, estrategicamente bem colocados no final da recta da meta com vista para as curvas 1, 2 e 3, local sempre muito activo, onde quase tudo acontece, e também andamos metidos nas boxes, mesmo no coração da emoção.
Relativamente, à nossa corrida começo por dizer o seguinte: achei que o pessoal se portou benzinho, não vi toque nenhum, não dei toque nenhum, não levei toque nenhum. Mas é giro que na partida das 2 corridas, nos metros iniciais a travar para me fazer às curvas, tomei uma postura corporal defensiva à espera do toque traseiro habitual de alguém que não travasse a tempo e me fizesse sair de pista. O costume! Mas não aconteceu!!
Grande corrida do António Batista! O kart era bom, aliás o Alexandre Valle também fez uma óptima corrida com o mesmo kart. Mas quem sabe, sabe! O João Carlos também mostrou bem o que vale, e nas duas corridas. Ainda de salientar a corrida inteligente do José Vieira, (que tinha manifestado receio se o kart que lhe tinha calhado no sorteio seria bom. No final dos treinos teve a resposta: a pole), defendeu-se enquanto foi preciso, e do Dário, sempre só mudando uma vez de trajectória. Logo atrás vinha eu. Houve uma altura em que o Zé conseguiu uma vantagenzinha, ficando eu a incomodar o Dário. Numa dobragem, o José Vieira terá hesitado, o Dário também, eu ao ver aquela atitude, travei, pensei tratar-se dum acordo de cavalheiros decidido ali no momento, não ultrapassar na dobragem, depois duma luta tão gira e renhida. Tive oportunidade de ultrapassar todos e ir-me embora! O meu amigo Fortuna que não se apercebeu do sucedido, vindo de trás, passou-me e o Dário acabou por passar o José Vieira.
1ª corrida, parti lá de trás, acabei em 9º. Na 2ª, 4º na grelha, terminei em 5º.
Tive pena da avaria do kart nos treinos da 1ª corrida, há muito tempo que não tinha um kart tão equilibrado. Depois com os pneus frios do kart de substituição já não consegui melhorar.
Impressionante, as tão escassas diferenças entre todos nós! Foi de facto uma jornada muito competitiva!
Abraço!
Raul Girão
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 24 Outubro 2009 às 10:38 | IP Registado
|
|
|
CÁ VAI A MINHA CRÓNICA (josé fortuna).
Foi com agrado que voltei às Korridas Ormei.
Servem sempre para: divertir,treinar,rever amigos e paradoxalmente, competir com pilotos a rodar todos no mesmo segundo.
Tinha" saudades " do eficaz improviso do rui, dos azares do luis, da presença dos eça, das boas prestações do joão, do sempre simpático raul etc. etc.
Penso continuar.
Abraço.
Fortuna.
|
Voltar acima |
|
|
Augusto Paulino Racer
Data de adesão: 13 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 25 Outubro 2009 às 12:47 | IP Registado
|
|
|
Caros companheiros kartistas,
Confesso que desde que saí do kartódromo do Campera estava a tentar mentalizar-me para fazer uma crónica cool e pacífica sobre as primeiras provas a sério do campeonato, focalizando os meus comentários nos aspectos que considero mais positivos: o andamento bastante competitivo da generalidade dos pilotos dos três grupos e as disputas correctíssimas que tive com alguns pilotos que andaram a discutir comigo posições (desta vez mais para a 2ª metade da tabela!).
Mas infelizmente não me consigo limitar a fazer uma crónica politicamente correcta, como tentaram ser as anteriores que já estão publicadas no fórum. Na verdade, também assisti e sofri muita incorrecção e não admito que o meu nome esteja associado a lutas correctas durante a corrida AC, quando diversas pessoas puderam testemunhar que não foi isso que aconteceu!
Não considero correcto, por exemplo:
i) Colocar a mão no acelerador no momento do arranque (eu confesso que tive que fazer isso uma vez em Évora para não ser enganado pelo parceiro do lado!);
ii) Dar toques de esquina na traseira do kart da frente antes das curvas;
iii) Utilizar a calçadeira na abordagem às curvas em vez dos travões.
O cúmulo é que ouvi comentários nas boxes que quase legitimavam a utilização da calçadeira porque é muito difícil ultrapassar no Campera … ora por favor!!!
Enfim, não são novidades. Pelos vistos cada um se diverte à sua maneira! E é para me divertir vou tentar aparecer na próxima prova em Évora. Até lá.
|
Voltar acima |
|
|
João Gonçalves Racer
Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 25 Outubro 2009 às 22:26 | IP Registado
|
|
|
Amigos Kartistas,
Antes de mais, gostaria de referir que foi óptimo poder rever alguns amigos, que por este ou aquele motivo têm andado arredados do Campeonato ORMEI. Espero que estes regressos não sejam apenas esporádicos e que possam vir a ter um cariz mais definitivo...
Comentando agora a prova em si, nos teinos da 1ª corrida foi bom ter o João Raimundo como ponto de referência, pois estávamos com andamento idêntico e pareceu-me que não estaríamos a rodar mal. Tal veio a confirmar-se com a Pole para ele e a 2ª posição da grelha para mim.
Na corrida, foi mais do mesmo...O João arrancou bem e eu segui na boleia. Controlei nas voltas iniciais o assédio do Rui Carneiro, para depois conseguir alguma margem (não muito confortável, diga-se!), fruto também das lutas que se passavam lá atrás. O João ia-me controlando pelo canto do olho, não fosse eu ter alguma veleidade, o que nunca se proporcionou pois ele fez uma corrida irrepreensível e eu nunca cheguei a estar em condições de esboçar qualquer tentativa de ultrapassagem. Segundo lugar final, portanto!
A 2ª corrida deu também muito gozo, apesar de ter feito apenas a 3ª posição para a grelha e de ter perdido 2 ou 3 lugares no arranque. Consegui recuperá-los após algumas voltas e posicionei-me no melhor lugar para assistir ao duelo entre o António Baptista e o Dário Garcia. Eles estavam tão entretidos que não deram pela minha chegada...Primeiro surpreendi o Dário, quando ele abriu ligeiramente a trajectória e me permitiu introduzir o kart no mesmo local onde ele tinha tentado manobra idêntica ao António algumas voltas antes. Consumada a ultrapassagem, o alvo agora era o comandante da prova. Após algum tempo a estudar onde poderia atacar, consumei também a subida ao 1º lugar. Mas foi sol de pouca dura, porque o António estava mesmo decidido a não deixar fugir a sua 1ª vitória no ORMEI e conseguiu voltar ao comando, defendendo depois muito bem todas as trajectórias e impedindo-me de ter más ideias..! Foi uma vitória amplamente merecida, diga-se de passagem!
Para mim a soma dos 2 segundos lugares conduziu-me ao comando do Campeonato nesta prova inaugural, algo que me vai presentear com 6Kg extra (a juntar aos 83 Kg residentes!) na próxima prova em Évora. Talvez uma chuvinha nesse dia não fosse de desprezar. A ver vamos...
Até lá!
JGonçalves
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 26 Outubro 2009 às 00:24 | IP Registado
|
|
|
Caros Companheiros,
Começou a parte competitiva do troféu ORMEI. Este início tinha tudo para ser para mim uma grande festa: um pelotão super-competitivo; dois bons karts; rever vários de vós, com destaque para o Luís Vaz que há 1 ano não se juntava a nós; finalmente a estreia do Pedro Fonseca (benjamim do IHSV) entre as feras do ORMEI. Tinha tudo para ser uma festa, mas para mim não foi !
Não gosto de ser ultrapassado nem de ultrapassar com toques; não gosto que travem em cima de mim, curva após curva, mesmo que seja nas 1ªs voltas da prova (curiosamente a FIA-CIK partilha a minha opinião); ainda gosto menos quando o autor dessas manobras é o mesmo em duas mangas consecutivas.
Como gosto de correr de karts com este grupo; como está visto que não há forma de erradicar completamente os toques cirúrgicos; como detesto criar mau ambiente no grupo, para continuar a correr só me resta ouvir o que diz o meu amigo Frederico Viegas e passar a ser mais calmo e tolerante. É isso que procurarei fazer – até pq do passado sei que um piloto com quem tive problemas nas suas 1ªs provas connosco, se pode revelar na realidade um cavalheiro e um amigo. Venha pois o resto campeonato com mais tolerância e calma da minha parte… e o mínimo de toques possível.
Voltando a esta prova, gostei mesmo de ver o Pedro Fonseca, que se portou como um homem entre os grandes – só teve um bocado de receio de passar o José Moore Vieira na primeira manga, quando esteve em posição de o fazer, na curva antes da meta. Não vi (porque andava mais atrás) a primeira vitória do António Baptista, mas felicito-o pelo feito. Quanto ao João Carlos, já começo a ficar farto dele – não lhe chegava liderar o IHSV e vem práqui tb armado em carapau de corrida… e que corridas ! Parabéns a todos os restantes amigos e colegas, que fizeram 3 provas extremamente competitivas, na maior parte dos casos correctas.
Venha Évora e mais uma jornada de diversão e saudável convívio.
Abraços a todos,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1558 segundos. |
|
|
|