Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Batalha I - 11 de Fevereiro de 2006 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 16 Janeiro 2006 às 12:13 | IP Registado  

Sexta prova do VI Campeonato ORMEI 2005/2006

Prova realizada no dia 11 de Fevereiro de 2006 na Batalha.

Ponham aqui os vossos comentários

www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Colocado: 11 Fevereiro 2006 às 16:10 | IP Registado  

ASSUNTO: VI Prova do VI Campeonato ORMEI 2005/2006 – Resultados

Caros companheiros Kartistas,

FINALMENTE…

Mas estão vocês a perguntar, FINALMENTE o que? Será por ter obtido a primeira posição nos treinos da 1ª manga? Será por ter vencido a 1ª manga?  Será por o André ter conseguido chegar à liderança do Campeonato? Etc … A resposta a esta e a outras muitas perguntas idênticas será negativa, pois a referência que diz respeito a FINALMENTE, foi termos FINALMENTE conseguido correr com os 390cc da Batalha, pois já há quase 2 anos que andamos a tentar e sempre sem sucesso tendo de optar pelos 270cc. Desta vez que tudo levava a crer que não seria possível, pois o tempo em Lisboa estava encoberto e o piso durante parte do caminho encontrava-se molhado, lá conseguimos pois o sol esplendoroso da Batalha conseguiu secar a pista. Terá sido por termos marcado a última prova do campeonato no dia 13 de Maio na Batalha que nos ocorreu este “milagre”? Enfim deixemos essas suposições e passemos finalmente à crónica.

Decorreu no passado dia 11 de Fevereiro pelas 10:00 no kartódromo EUROINDY na Batalha a 6ª prova do nosso VI Campeonato ORMEI 2005/2006.

A participação saldou-se por 13 inscritos no campeonato e 2 convidados que já são quase do campeonato pois já participaram em mais provas que alguns inscritos, tendo havido novamente algumas desistências de última hora não esperadas.

Logo ao chegarmos pelas 09:30, começámos a ouvir um roncar característico de karts mais potentes o que nos levou a concluir que o piso não devia de estar molhado e íamos finalmente conseguir correr com os 390cc, e ao entrarmos no kartódromo lá o confirmámos, estavam 20 chassis de karts preparados para serem montados, com as carenagens primeiro com os pilotos a seguir.

Todos os pilotos estavam presentes antes das 10:00, e cerca das 10:30 conseguimos começar os primeiros 10 minutos de treinos cronometrados. Foi feito um briefing informando os pilotos da diferença dos karts e que deveriam de tentar adaptar-se aos mesmos pois apesar de serem pilotos já com alguma experiência, muitos ainda não tinham corrido com estes karts carenados.

Começámos por efectuar os 10 minutos de treinos cronometrados, em que se obtiveram tempos entre os 43,927 e os 46,316 para o 15º classificado, piloto que não se conseguiu adaptar ao kart durante os treinos. Na primeira corrida de 15 minutos os melhores tempos por volta voltaram a encurtar tendo os pilotos rodado entre 43,242 e 45,073, tendo já havido 5 pilotos no segundo 43, ao contrário dos treinos em que só havia um.

Durante a primeira corrida, partindo da primeira posição ao lado do André, consigo fazer uma boa partida, e fui lentamente distanciando-me dos meus directos perseguidores, não tendo existido problemas de maior que tenha conseguido observado. Para as posições seguintes ficaram a lutar o André, o José Faria, o Vasco e o Miguel Severino, tendo terminado nestas posições a corrida, não sem que o José Faria tivesse passado pela 2ª posição. Na sexta posição terminou o Luís Vaz mas a 15 segundos do 5º e com 10 segundo de vantagem do 6º, o João Gaspar. João Raimundo, João Carlos e António Baptista terminaram o TOP 10 desta 1ª corrida.

Após a primeira corrida, houve a habitual troca de karts em que o primeiro partiu com o kart de último e assim sucessivamente. Tal como está no regulamento a segunda corrida deverá de ser em sentido inverso do primeiro só que para termos um melhor conhecimento dos karts, foi aconselhado pelo kartódromo e decidido pelos organizadores que o sentido seria o mesmo, ficando para a próxima prova a inversão do sentido. Depois dos 5 minutos de treinos cronometrados, obtiveram-se tempos entre os 43,543 e os 44,902 para o 13º classificado diminuindo a diferença entre o 13 primeiros classificado para menos de 1,5 segundos. Na segunda corrida de 15 minutos os melhores tempos por volta voltaram a encurtar tendo os pilotos rodado entre 43,141 e 44,888 com especial destaque na negativa para o Rui Carneiro que foi o único piloto a pior os tempos da 1ª para a 2ª corrida em mais de 2 décimas.

Na segunda manga, devido a um kart menos performante não consegui melhor do que o 4º tempo. Após a partida, novamente lançada, consegui manter a posição não sem que tenha feito algumas curvas ao lado de outro piloto (Miguel Severino ou João Gaspar) o que fez-me perder algum tempo para os 3 primeiros. Logo na 3ª voltas devido a um toque entre o José Faria e o Vasco que seguiam à minha frente, subi para a 3ª posição estando o André Magalhães em 1º e o José Faria em 2º. Logo de seguida sou ultrapassado pelo Luís Vaz mas passado 1 ou 2 voltas, face a um erro de trajectória do Luís Vaz recupero a 3ª posição. Passado mais 3 ou 4 voltas, e sem que tal fosse previsível, sou “abalroado” pelo Vasco que estando um pouco mais nervoso face ao toque sofrido não soube manter a calma, tendo levado com uma bandeira de advertência. Até ao final consegui manter a distância para o meu seguidor, Miguel Severino, tendo nós os 3 terminado muito juntos, com o André a vencer e o José Faria a ficar em 2º, não sem que tenha esperado pelo Vasco para lhe ceder a posição em cima da linha de chegada, situação que poderia ter sido perigosa. João Gaspar, Luís Vaz, João Raimundo, João Carlos e António Baptista completaram o TOP10.

De salientar a quase não existência de toques entre os pilotos mesmo durante as partidas, o que levou a que não tivesse havido material danificado nem desistências e como tal, custos acrescidos para os pilotos.

Neste momento ascendeu ao 1º lugar do VI Campeonato ORMEI 2005/2006 o André Magalhães, seguindo-se o Rui Carneiro e José Faria. De salientar que na próxima prova será retirado o pior resultado aos pilotos que efectuaram todas as provas e que na última prova serão retirados mais dois resultados, pois como está no regulamento só contam os 13 melhores resultados. De salientar a ausência do Diogo Ferrão, o que fez com que descesse para a 5ª posição. O João Cristóvão, por deveres profissionais também não esteve presente bem como durante algumas das provas seguintes.

Quero agradecer ao EUROINDY que, como é habitual, fez-nos sentir como se estivéssemos em casa e esperar que na próxima prova consigamos correr novamente com os 390cc.

As pontuações das crónicas desta prova serão incluídas antes da próxima prova, podendo alterar as classificações entretanto publicadas. A data limite para a crónica desta prova é até ao próximo dia 20 de Fevereiro. Não se esqueçam que este ano, as crónicas são pontuadas individualmente pelo que podem e devem de escrever sempre uma crónica. Poderão enviar por e-mail ou preferencialmente colocar as vossas crónicas directamente no Fórum devendo de se identificarem com o nome do piloto.

Devido aos problemas ocorridos na última prova de Leiria, os organizadores tentaram arranjar alternativas ao kartódromo, mas como nos foi garantido pelo kartódromo a colocação de 10 comissários na próxima prova, bem como a quase certeza da existência de 25 novos motores e uma revisão geral à frota. Além disso vai-nos ser proporcionado após a nossa corrida e por um valor “simbólico” experimentarmos os karts de 100cc que são propriedade do kartódromo e que irão ser propostos a alguns grupos. Caso gostemos, poderemos pensar nesta frota para provas do próximo campeonato ou extra campeonato.

Espero vê-los o mais tardar no próximo dia 11 de Março de 2006 em Leiria, no horário habitual.

Cumprimentos

Rui Jaime Carneiro

91 7264757

ormei@hotmail.com

ormei@yahoo.com

www.ormei.com

PS. Encontra-se no nosso site www.ormei.com, devidamente actualizado, infelizmente não temos ficheiros em EXCEL desta prova mas sim em PDF, encontrando-se actualizada a tabela com a classificação da prova e classificação geral podendo fazer o download. Caso pretendam mais alguma informação, ou tenham dúvidas, agradeço o vosso contacto.

Editada por Rui Carneiro na 30 Dezembro 1899 às 00:00
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

Jose Carlos Mag
Racer
Racer
Troféu Manobras Paralelas - AEGA

Data de adesão: 27 Dezembro 2004

Colocado: 12 Fevereiro 2006 às 21:09 | IP Registado  

Novo mês e mais uma corrida. Desta vêz foi na Batalha, pista que gosto muito.

Os Karts da Batalha são os meus preferidos, pois apresentam-se, de uma maneira geral, muito equilibrados.

Esta pista é bastante técnica, com curvas onde se pode ganhar muito tempo se forem bem atacadas.

Quando saímos de casa o tempo apresentava-se algo incerto, o que não nos dava a certeza de correr com os 390. No entanto com o passar da manhã, ficou um dia excelente para a pratica do karting.

Nos treinos consegui o segundo melhor tempo, logo atrás do Rui. Dada a partida para a prova, perdi logo um lugar para o Zé Faria, com quem iniciei uma bela disputa durante toda a corrida, tentando eu várias vezes a ultrapassagem, sem o conseguir. Até que preparando muito bem a curva parabólica, consegui ganhar um pouco mais de velocidade e como o zé Faria abriu um pouco na entrada para a curva seguinte, consegui in extremis a ultrapassagem, conquistando a segunda posição, que mantive até ao fim, não sem o Zé ter tentado de novo passar-me, sem sucesso.

No segundo treino só consegui a terceira posição da grelha, o que me deixava um pouco preocupado, pois na primeira e segunda posições ficavam o Vasco Ferreira e  de novo o Zé Faria.

dada a partida para a segunda corrida, logo verifiquei que ía ser muito disputada, começando desde logo, nós os três a cavar um fosso para o resto do pelotão.

O Vasco Ferreira manteve a posição durante as primeiras voltas, sendo sempre atacado pelo Zé Faria, até que, um ligeiro excesso do Zé colocou o Vasco fora da pista e o atrasou um pouco, aproveitando eu de imediato para saltar para a primeira posição, que não voltei a perder, apesar dos esforços do Zé Faria para tentar a aproximação.

Foi um dia muito bom, pois as duas corridas foram sempre muito bem disputadas, com boas lutas.

Com estas classificações, isolei-me no comando do Campeonato.

Quero deixar aqui uma sugestão. Como vamos ter um intervalo de cerca de dois meses entre a penúltima e a última provas, e sei que o kartódromo de Leiria vai comprar motores novos  e fazer uma revisão grande aos chassis actuais, poderia-mos adiar algum tempo a prova de Leiria, dando tempo a podermos correr com melhor material. 

Abraços a todos e até Leiria

Voltar acima Ver Jose Carlos Mag's Perfil Procurar outras mensagens de Jose Carlos Mag

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Colocado: 13 Fevereiro 2006 às 14:31 | IP Registado  

Já que em relação à última prova em Leiria acabei por não escrever qualquer crónica, desta vez procurei ser mais rápido...

Assim, após essa prova de Leiria que, para além dos problemas de cronometragem, se pautou por muitos toques (vide os vários comentários passados sobre ferros, carrinhos de choque e afins) confesso que não ía com muito entusiasmo para a prova na Batalha.

De facto, a minha participação esta época tem, sem qualquer sombra de dúvida, um denominador comum: só tenho sucesso à chuva! Ora com o sol que apanhei na viagem, não tinha grandes dúvidas do que me esperava...

O que não contava era com a frota. Nestes bólides apenas tinha corrido uma vez e, apesar de ter terminado com uma costela em muito mau estado, bem me lembrava do que gozo que proporcionaram.

E esse foi claramente o melhor do dia: os karts! É que se a minha prestação não foi famosa, ambas as mangas foram absolutamente entediantes.

Com efeito, tratam-se de karts com uma condução bem diferente em virtude do peso (e da respectiva distribuição do mesmo), da "carcaça" (para a próxima não podemos correr sem ela?) e dos fantásticos pneus. Ora a minha habituação foi lenta devido à tendência que tenho para me divertir em detrimento dos tempos, tendo tido bastante dificuldade em atingir a chamada "volta equilibrada".

Tendo conseguido apesar de tudo o razoável sexto tempo tive uma primeira manga sem qualquer história, tendo mantido a posição num deserto absoluto longíssimo quer dos cinco primeiros quer do sétimo. E quando não há competição, ao fim de algumas voltas, por mais divertidos que os karts sejam, o estímulo...

O ínicio da segunda manga prometeu tendo recuperado da oitava posição para a quarta nas duas primeiras voltas (como eu adoro as partidas!) mas fui gradualmente descendo fruto da falta de regularidade terminando num modesto sétimo lugar.

Para terminar deixo as seguintes notas finais: boa prova do João Gaspar que me roubou - e muito bem - a sexta posição na segunda manga; comportamento a destoar de um convidado (Vasco....) que, claramente rápido e competitivo, não me pareceu ter compreendido bem o espírito do grupo tendo pessoalmente sido (ligeiramente) tocado na ultrapassagem de uma forma que considero suja (e como sabem, de toques percebo eu! Isto lembra-me um anúncio...). Adicionalmente deu para ver de camarote algumas ultrapassagens que enfim...deixo-as para as crónicas dos participantes directos.

Valeu acima de tudo a camaradagem e o convívio.

Um abraço a todos e até à próxima corrida,

Luis "The Rain Man" Vaz (pelos motivos óbvios ex- "pé na chapa") ;)

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Colocado: 13 Fevereiro 2006 às 19:57 | IP Registado  

Pois é, finalmente corremos com os Kart's de 390 na pista da batalha. Estes Kart's são realmente fantásticos, sobretudo quando comparados aos que costumavamos utilizar nesta pista. No entanto, a troca de kart's por outros mais potentes apenas nos permite andar mais depressa, porque as classificações em si mantêm praticamente a mesma a hierarquia. Sobre  prova em si, não posso deixar de revelar a minha insatisfação com os resultados que obtive. Fiz o décimo tempo nos treinos na primeira prova e terminei exactamente na mesma posição na prova. No entanto foi uma prova extremamente engraçada pois andamos 4 pilotos a prova toda a discutir a 6ª posição, com sucessivas trocas de lugar. No final, e como já disse, acabei em 10º por causa da minha inexperiência e também por ter tentado realizar algumas ultrapassagens Kamikase fruto do meu excesso de ansiedade, que me fizeram perder tempo.

Na segunda prova, apesar de sempre ouvir dizer que a historia não se repete, sucedeu-me exactamente a mesma coisa, ou seja, fiz o 7º tempo e acabei em 10 lugar. Desta vez fiz uma condução certinha (sem qualquer toque para não haver reclamações), e apesar de ter andado a discutir os mesmos lugares com os mesmos pilotos, acabei por ficar outra vez com a ultima posição.  Foi outra vez uma prova muito engraçada pois andamos sempre com trocas sucessivas de posição, no entanto fiquei com a sensação que se tivesse mostrado os dentes podia pelo menos ter acabado em 7º, mas enfim, fica para a próxima.

Não quero acabar esta cronica sem apresentar desculpas ao Pedro Vicente, que foi vitima de um toque meu quando o tentei ultrapassar num local proibido.

Saudações leoninas e até a próxima "Batalha"

António Baptista

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 13 Fevereiro 2006 às 20:36 | IP Registado  

Caros Amigos,

Não sei se vocês se lembram ainda de quando começaram a andar de bicicleta, patins, barco à vela, cavalo ou qualquer outra actividade desportiva do estilo. Por mim lembro-me bastante bem da maior parte delas e foi exactamente assim que me senti este sábado na Batalha: estava enfiado num meio de locomoção estranho, que não entendia e que por mais que eu fizesse persistia em deslocar-se segundo a sua própria vontade !!!

Os 10min. do primeiro treino pareciam um pesadelo. O kart era largo demais para a pista; o acelerador fazia-o andar mais do que eu queria; o travão, pelo contrário parecia que não o parava e, quando afinal o começava a fazer abrandar, blocava; o volante virava demais em quase todas as curvas, excepto na descida em que não virava; nada tinha o comportamento que a razão me indicava que devia ter. Não fazia a menor ideia de como domar aquele alazão, ou sequer do que fazer para aprender. Como ainda por cima a Sr.ª de Branco deve continuar chateada comigo desde Fátima, nem para esse lado me podia voltar para ajuda.

Podem não acreditar, mas foi com sofreguidão que ouvi as palavras do Pragosa, sentado na grelha de partida, à espera de delas tirar qualquer ideia que me ajudasse a conseguir guiar de forma minimamente decente.

Dada a partida, deixei-me ficar bem para trás, para continuar a aprender sem ninguém à minha volta. A verdade é que fui aprendendo. Paulatinamente comecei a conseguir guiar sem disparates, fui-me aproximando dos pilotos à minha frente e ainda consegui fazer 3 ultrapassagens.

Para os segundos treinos já fui com uma confiança diferente. Tentei atacar e consegui espremer mais umas décimas ao meu tempo. O kart já tinha reacções compreensíveis, embora o raio dos travões me continuassem a preocupar, o volante e o acelerador já faziam mais ou menos o que eu queria.

À partida para a segunda corrida já ia com bastante confiança. Esperava poder melhorar o meu 11º lugar da grelha, só que a prova começou mal, parti pessimamente e só o Pedro Vicente é que não me passou. Nas duas primeiras voltas observei estupefacto o valor que cada piloto dá aos mesmos 100€. O João Carlos foi o caso extremo, ganhou 4 posições em menos de 2 voltas, metendo o kart em cada buraquinho de agulha que lhe aparecia, sem medo de dar cabo da carenagem… ou tem pais ricos ou é cliente do BES !!! Consegui desembaraçar-me do Miguel Machado relativamente cedo, mas depois colei-me ao João Antunes e ao Filipe Clérigo e não conseguia sair dali. O Filipe fazia o miolo de uma forma estranha e ambos perdíamos imenso tempo atrás dele. O João acabou por ter uma atravessadela e passei a ser eu a atacar o Filipe. Só que naquele ponto em que era claramente mais rápido a largura dos karts impedia veleidades, ao passo que no resto da pista o Filipe defendia-se bem. Consegui ultrapassá-lo na última volta no gancho a seguir à ponte, depois de avaliar muito bem se não corria risco de rachar a carenagem.

Foi um desastre de resultado para o campeonato, mas diverti-me bastante. As ultrapassagens deram-me enorme gozo pois foram muito árduas. Os progressos foram consideráveis e tenho a esperança que com mais uma dúzia de corridas consiga chegar ao segundo 43. Venham mais destas.

Um abraço e até Leiria.

Luís.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Colocado: 20 Fevereiro 2006 às 11:23 | IP Registado  

...E desta vez conseguimos ganhar a Batalha, ou por outras palavras,
finalmente foi-nos concedido andar com as "Barchettas", para gáudio de
muitos e algum desespero de outros!!!
 Uns treinos "médios" para a 1ª corrida, a revelarem um aquecimento mais
demorado (...meu, não da pista nem do kart!) e lá fizemos a partida lançada,
outra "quase" novidade. E a animação começou...Depois de andar na cola do
Pedro Vicente durante algumas voltas foi possível concretizar a
ultrapassagem, não deixando de referir o desportivismo e fair-play que o
Pedro sempre demonstrou em situações idênticas!  A junção ao grupo da frente
foi rápido,  fruto da disputa de lugares que travavam entre si o João
Gaspar, o João Raimundo e o António Baptista. Afinal sempre era mais um para
a festa, e que festa...!!! As trocas de lugares foram constantes,
apimentadas aqui e ali por algumas "ultrapassagens Kamikaze", mas lá
chegámos todos inteiros ao final sendo minha a 9ª posição.

Nos treinos para a 2ª corrida, e apesar de ter melhorado o tempo em 6
décimos relativamente aos primeiros treinos, baixei 3 posições na grelha.
Nada de mais, já que na corrida recuperei 4 posições nas duas primeiras
voltas, algo que deixou o João Mello (que não teve uma adaptação fácil a
estes "protótipos") a pensar como tal foi possível...Depois seguiu-se uma
cópia a papel químico da corrida anterior, mas agora sem o João Gaspar que
se conseguiu destacar um pouco deixando-nos sózinhos. Acabei novamente em
9º, colado ao João Raimundo, tendo o António Baptista perdido alguns
segundos para nós já nas últimas voltas da corrida. A 6ª melhor volta da
corrida foi ainda um resultado animador. Pena é que nem sempre S. Pedro nos
permita estas veleidades na Batalha. Vamos ver como será a próxima,  em
Leiria.

&nb sp; Até lá,
  João Gonçalves 

Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta.
Este tópico está bloqueado.

Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum