|
Tópico: Almeirim I - 24 de Setembro de 2005 ( Tópico bloqueado)
|

|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo

Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 12 Setembro 2005 às 14:27 | IP Registado
|
|
|
Segunda prova do VI Campeonato ORMEI 2005/2006
Prova realizada no dia 24 de Setembro de 2005 na Quinta da Conceição - Almeirim.
Ponham aqui os vossos comentários
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|

Ormei
Estado:
|
Colocado: 24 Setembro 2005 às 16:10 | IP Registado
|
|
|
ASSUNTO: II Prova do VI Campeonato ORMEI 2005/2006 – Resultados
Caros companheiros Kartistas,
Após as férias de verão, situação que não costuma acontecer, lá recomeçamos o nosso Campeonato ORMEI 2005/2006 no passado dia 24 de Setembro pelas 10:00 no kartódromo Quinta da Conceição em Almeirim, e tal como de costume fomos muito bem recebidos, pena é que a qualidade dos karts não seja a que estávamos habituados, que a frota comece a estar muito díspar e que os mecânicos não tenham possibilidades de os reparar convenientemente.
A participação saldou-se por 17 participantes dos 22 inscritos no campeonato e 1 convidado, havendo, felizmente, uma falta de última hora, pois pelo que nos informou o chefe de pista, só havia 18 karts prontos quando a frota é de 20.
Apesar dos participantes estarem presentes e os pagamentos efectuados antes das 10:00, somente cerca das 11:00 conseguimos começar os primeiros 10 minutos de treinos cronometrados no sentido inverso dos ponteiros do relógio, em que se obtiveram tempos entre os 50,759 e os 53,523 para o 17º classificado. O 18º, piloto convidado, devido a uma saída no final da recta grande não conseguiu fazer uma volta completa nos 10 minutos dos treinos. Surpresa na grelha não devido ao José Cristóvão ter feito o 1º tempo, mas sim devido à diferença para o 2º classificado João Gaspar ser de quase 8 décimas, mas que ficou desfeita quando se viu que o kart era o nº 12. O segundo classificado também tinha um kart canhão e que ajudou muito nos tempos obtidos. Na primeira corrida de 15 minutos os melhores tempos por volta encurtaram tendo os 15 primeiros rodado entre 50,440 e 53,568. Entre os treinos e a corrida tivemos cerca de 20 minutos à espera devido a uma corrente ter saltado num kart e ter sido necessário reparar a mesma na hora pois não havia karts de substituição.
Tendo obtido a 6ª posição nos treinos e partindo do lado de fora da primeira curva, tentei e consegui não me envolver nos toques que geralmente acontecem na primeira travagem devido ao ímpeto dos pilotos menos rápidos nos treinos, conseguindo subir uma posição devido ao João Raimundo ter ficado na curva. Logo atrás de mim apareceu o Jorge Furtado que após 3 ou 4 voltas tentou uma ultrapassagem à kamikaze e não ficámos lá os dois devido a eu ter aberto e deixei-o seguir em frente. Passado mais 2 ou 3 voltas tenta novamente e de novo falha. Quase no final consegue a ultrapassagem em plena aceleração na recta grande. A cerca de meio da corrida, o nosso líder, João Cristóvão, lembrou-se de não travar bem no final da recta grande e saiu, tendo voltado à pista depois de mim, tendo tido de sair do kart e perdendo bastantes segundos. Passadas algumas voltas e com uma facilidade impressionante ultrapassou-me na recta grande parecendo que eu estava parado. Ainda conseguiu chegar a 3º a duas voltas do fim mas não conseguiu ocupar a posição mais alta, tendo de se contentar com a 3ª posição atrás do João Gaspar e do Luís Mello. Logo a seguir ficou o André Magalhães, Jorge Furtado, Rui Carneiro, Diogo Ferrão, Rui Soares, João Raimundo e Hugo Soares.
Após a primeira corrida, houve a habitual troca de karts em que o primeiro partiu com o kart de último e assim sucessivamente. Tal como está no regulamento a segunda corrida é em sentido inverso do primeiro pelo que fizemos a pista desta vez no sentido dos ponteiros do relógio. Após mais uns atrasos devido a quererem alinhar os karts antes dos treinos lá começámos os 5 minutos de treinos cronometrados em que os tempos foram mais lentos que no sentido normal. Depois dos 5 minutos de treinos cronometrados, obtiveram-se tempos entre os 51,210 e os 55,630 para o 17º classificado. O 18º, novamente o nosso convidado, efectuou 57,268 não tendo desta vez efectuado qualquer saída, mas não se terá adaptado à pista. Novamente surpresa na grelha não devido ao Vasco Ferreira ter efectuado o 1º tempo, mas sim devido à diferença para o 2º classificado Rui Soares ser superior a 1 segundo, mas que novamente ficou desfeita quando se viu que o kart era o nº 10, o vencedor da 1ª corrida. Na segunda corrida de 15 minutos os melhores tempos por volta encurtaram tendo os 15 primeiros rodado entre 51,114 e os 54,442 com especial destaque para o vencedor, Vasco Ferreira, que fez menos 11 décimos que o segundo mais rápido.
Na segunda manga, tendo partido novamente da 6ª posição e não tendo conseguido meter na direita, fui ultrapassado por vários pilotos. A corrida foi muito calma pois as posições estavam praticamente definidas, não fosse o Hugo Soares e o Jorge Furtado terem desistido à 4ª volta, um por uma roda ter saltado e o outro por uma saída de pista que o João Cristóvão resolveu imitar e repetiu quando se encontrava em luta com o Luís Mello. Ganhou o Vasco Ferreira com quase 15 segundos de vantagem sobre o Rui Soares e Pedro Vicente que terminaram logo a seguir. Seguiu-se o Luís Mello, João Cristóvão, André Magalhães, Rui Carneiro, João Carlos, António Baptista e Carlos Cortês a terminar o TOP10. De salientar que a corrida em vez de ter terminado aos 15 minutos terminou aos 11:52, devido a um erro da direcção da prova que “pensou” que era uma prova de 10 minutos, apesar de ter tudo por escrito.
Efectuadas 4 provas, obtiveram-se 4 vencedores diferentes e igualmente não havendo repetições para os 2º e 3º lugares tendo somente o Vasco Ferreira e Rui Carneiro repetido o pódio nestas 4 corridas.
Neste momento encontra-se em 1º Lugar do VI Campeonato ORMEI 2005/2006 o Rui Carneiro, seguido do Vasco Ferreira e Rui Soares, separados por 11 pontos, mas sem contar com as pontuações das crónicas. As pontuações das crónicas serão incluídas após a próxima prova.
Devido aos problemas ocorridos nesta prova, que felizmente foi a primeira ao longos dos vários anos que vamos ao kartódromo de Almeirim, mas principalmente devido a pensarmos que não haverá melhorias nos meses que se vão seguir, estamos a considerar alterar o kartódromo da prova de Janeiro que estava previsto ser Almeirim, pelo que solicitamos aos pilotos que nos informem das vossas opiniões, sendo como alternativas as pistas de Évora e Pombal ou a repetição nas pistas de Fátima, Leiria ou Batalha, sendo de salientar que somente a Batalha e Almeirim têm frota de 390cc, sendo todas as outras provas efectuadas em karts de 270cc. Poderão ainda escolher que se mantenha a prova em Almeirim.
Tal como consta dos regulamentos, as "crónicas" são pontuáveis pelo que peço que não deixem passar muito tempo antes de as enviarem sob pena de não poderem ser consideradas. A data limite para esta prova é até ao próximo dia 5 de Outubro. Não se esqueçam que este ano, as crónicas são pontuadas individualmente pelo que podem e devem de escrever sempre uma crónica. Poderão colocar as vossas crónicas no Fórum devendo de se identificarem com o nome do piloto.
Espero vê-los o mais tardar no próximo dia 22 de Outubro em Leiria, no horário habitual. Alguns de nós, estamos a pensar ir almoçar após a prova ao restaurante Carloto em Leiria que como se devem de lembrar efectuámos lá o almoço de Natal do ano passado e o almoço de encerramento do campeonato 2004/2005. O almoço são grelhados e tem o valor aproximado de 10 euros por pessoa pelo que os interessado em comparecer ao almoço, deverão de confirmar a presença até próximo dia 10 sob pena de não poderem estar presentes por falta de espaço pois a ocupação do restaurante é sempre muita.
Cumprimentos
Rui Jaime Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
ormei@yahoo.com
www.ormei.com
PS. Encontra-se no nosso site www.ormei.com, devidamente actualizado, os ficheiros em EXCEL com os tempos e resultados, bem como a tabela com a classificação da prova e classificação geral podendo fazer o download. Caso pretendam mais alguma informação, ou tenham dúvidas, agradeço o vosso contacto.
Editada por Rui Carneiro na 30 Dezembro 1899 às 00:00
|
Voltar acima |
|
|

Ormei
Estado:
|
Colocado: 28 Setembro 2005 às 12:09 | IP Registado
|
|
|
Crónica de Almeirim I
Factos:
1 – Várias Ausências:
Miguel Severino (as melhoras do joelho), que desistiu por motivos de saúde
José Pedro Faria (licença de paternidade)
Luís Vaz (andas a perder a pica ???)
2 – Kartódromo de Almeirim
há 5 anos que Almeirim faz parte do nosso calendário, e não me lembro alguma vez de isto ter acontecido:
- só 18 karts disponíveis, quando tínhamos comunicado que éramos 19 (o que originou que cada vez que havia um problema num Kart tivéssemos de esperar o seu arranjo)
- Karts com diferenças de andamento estupidamente altas. Normalmente existem sempre 1 ou 2 Karts que andam mais e 1 ou 2 Karts que andam menos, no Sábado existiam 6 ou 7 Karts que andavam mais e 6 ou 7 Karts que andavam menos.
- Pelo que é fácil de perceber que os pilotos que ficaram nos últimos lugares da 1ª manga, acabaram por ficar nos lugares da frente da 2ª manga.
3 – 1º Corrida
Confusão geral na 1ª curva, ficando para trás 3 ou 4 carros (sinceramente não me apercebi de comportamentos muito agressivos), situação normal de corrida.
No meu caso fiz uma corrida de trás para .......trás .
Parabéns ao João Gaspar (que aproveitou um erro do João Cristóvão), por se juntar ao Grupo dos pilotos que já venceram uma corrida, não é para qualquer um.
4 - . 2º Corrida
Depois de termos arrefecido da 1ª manga (quase ½ hora à espera), percebi que me tinha calhado um Kart vitaminado, pelo que fiz o 4º tempo dos treinos.
No arranque (queimando um pouco o semáforo digital), passei para á frente do Luís Melo (que belas corridas), e segui colado ao Rui Soares, observando o Vasco Ferreira a ir embora com uma bela demonstração de superioridade.
O Luís Melo e João Cristóvão discutiam o 4º lugar, o que nos permitiu ganhar e gerir um avanço considerável.
5 – Classificação do Campeonato
4º provas, quatro vencedores diferentes (é sempre moralizador para quem ainda não ganhou)
6 – Próxima Prova – 22 Outubro – Leiria
Karts 270 cc, com protecções, o que implica que deve chover para tornar a corrida mais interessante.
Vai haver almoço no Carloto, pelo que, quem estiver interessado em almoçar, deverá informar a organização até ao dia 11 de Outubro, para efectuar-mos a reserva.
Um Abraço e até lá ....
Pedro Vicente
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 28 Setembro 2005 às 15:53 | IP Registado
|
|
|
Yes !!!
Finalmente uma crónica sem necessidade de desculpas. Em grande o sábado em Almeirim. Maravilha de resultado. Correu tudo bem… ou quase tudo !
Comecemos então pelo assunto do dia para depois passar ao que interessa. O assunto do dia foram os karts. Resumindo o que me tocou: O 1º kart era um avião, Com as alterações que fizeram ao setup (tirada a barra de torção e mudança da via dianteiras), não podia estar mais a meu gosto. O único senão era a capa de couro do volante a descoser-se, que se resolveu com fita adesiva; O 2º kart estava todo janado. Algum de vós guiou aqueles Renault 4 que tinham o volante assimétrico e de lado ? Pois este kart era a mesma coisa. A coluna de direcção parecia um arco. Para o carro andar a direito as mãos tinham de estar nas 20 pró meio-dia. Além do mais conseguiram dar-me cabo da embraiagem e do ralenti - como contarei mais adiante. Mas pelo menos não me saltou nenhuma roda… E pronto, não digo mais nada sobre este tópico tão quente.
1ºs Treinos
Tive logo a sensação de ter um avião nas mãos. Apesar de eu falhar sistematicamente a travagem no gancho da recta grande, ia-me aproximando de todos à minha frente, pelo que devia estar a andar bem.
Resultado, 3º lugar (na única volta em que não devo ter falhado a travagem). Impressionante a proximidade entre os primeiros (excepção feita ao João Cristóvão).
1ª Corrida
Não sei se foi das férias, se foi de estar lá à frente, mas nunca vi uma partida tão calma. ‘Passe o sr., Sr.André. Não, não, insisto, depois de si Sr. Luís. Bom, já que insiste passo eu, mas para a próxima passa o senhor’.
Estabilizado no 3º lugar, fui atrás do João Gaspar, que de vez em quando saía torto no gancho da recta pequena. Mas não dava para o passar. O 3º era o meu melhor lugar neste campeonato e ia melhorar. O João Cristóvão ia tão depressa lá na frente, que devia estar quase dar-me uma volta de avanço, quando saiu em frente (com problemas de travões, segundo consta). Passei-o. Tinha perdido um pouco de tempo a dobrar um atrasado, mas aproximava-me rapidamente do João Gaspar. Vai daí levei uma cacetada por trás do João Cristóvão no gancho a seguir à meta (parece que o rapaz tinha mesmo um avião, mas os flaps não estavam a travar o suficiente) e fiquei a saber que ele já me tinha agarrado. Aguentei-o como pude. Aparentemente eu saía melhor da esquerda longa antes da meta e ele só me agarrava quase no fim. Na penúltima volta ainda cheguei a estar 2mm à frente do João Gaspar, no gancho do costume, mas ele não mostrou vontade de se dar por vencido e eu, como tinha o João Cristóvão colado e o 2º lugar já era bom, preferi desistir e contentar-me com o lugar onde estava. Acabámos os 3 bem colados. Muito Giro !!! Assim é que se quer. Afinal até parecia que sabia guiar.
2ºs Treinos
Ao volante do tal Renault 4. A direita no fim da recta grande, o volante para um lado, eu para o outro, o kart no meio, completamente a fundo, era de arrepiar. Mas se um gajo tem fruta entre as pernas é para lhe dar uso, não é só para enfeitar.
Surpresa das surpresas, 3º tempo !!! Como é que era possível com aquele kart. Algo me escapava… e ainda escapa !
2ª Corrida
O kart ia-se abaixo na grelha de partida. Vem o bom do mecânico e vai de aumentar o ralenti para níveis malucos. A embraiagem deitava rolos de fumo contínuos enquanto esperava para arrancar. Na partida o Pedro Vicente, que estava ao meu lado, apesar dos seus 93kg sai que nem uma bala, enquanto eu com os meus 70kg lastrados fico a vê-lo fugir. A embraiagem tinha mesmo ido. Mas não era tudo. No gancho a seguir à parabólica desacelero, travo, travo e o kart nada. Parecia que tinha alguém a empurrá-lo. Travo mais e de lado lá se faz a curva. À saída acelero, acelero, acelero, patina, patina e lá vai. É pá, isto tava mau. Com o andar, a embraiagem foi melhorando um pouco. O ralenti é que não havia nada a fazer, em cada curva lenta era um martírio, parecia que tinha o acelerador preso. Era agarrar-me como podia ao travão para conseguir meter o kart na curva. E o João Cristóvão a rogar-me pragas, que neste sentido ultrapassagens só por milagre. Tinha decidido que não ia continuar a matar-me para aguentá-lo, logo que ele estivesse em posição de me passar sem eu perder muito tempo abriria. Ele cheirou uma vez à saída da parabólica, fiz-lhe sinal e surpreendido lá passou. Retribuiu-me 2 voltas depois despistando-se na direita rápida. Até ao fim não houve mais história, até porque para meu bem encurtaram a prova.
No fim um 4º lugar. Espectacular ! Com aquele kart valia por uns cinco 2ºs lugares com o da primeira manga.
Durante toda a prova fiz sempre a direita longa totalmente a fundo até à parabólica, com um cheirinho de travão no início da chicane anterior (isto apesar do volante de Renault 4). Deu-me um gozo que não calculam, mas devo ter perdido uns meses de vida. Não gosto particularmente de Almeirim, mas no sentido normal e sem ‘pescoço de cavalo’ aquela secção é o máximo.
No final, quando cortei a meta, só para ver até onde ia o ralenti fiz uma volta inteira ao circuito sem tocar no acelerador e acreditem que ainda tinha que travar nos ganchos.
Bom, foi um Sábado em cheio e só espero que se repita muitas e muitas vezes.
Um abraço,
Luís “e não é que desta vez o pé foi na chapa certa” Soares de Mello.
|
Voltar acima |
|
|

Ormei
Estado:
|
Colocado: 04 Outubro 2005 às 15:32 | IP Registado
|
|
|
Enviado: |
segunda-feira, 3 de outubro de 2005 23:24:20 |
|
|
Assunto: |
Cronica Almeirim- Diogo Ferrao |
Segunda corrida do trofeu ormei, a prova comecou a horas e tudo ok.
Apos umas fotos fomos todos para a pista que desta vez estava sem pescoco de cavalo. Logo ai notou-se alguma diferenca de andamentos normal nos kartodromos normais, mas nao habituais em Almeirim banalizando assim o kartodromo.
Fiz o 7º lugar nos treinos sendo que na partida perdi alguns lugares por causa dos normais toques da corrida. Recuperei as posições mas com isto perdi os comboios dos primeiros.. Acabei em 7º
Entretanto e devido aos correctores altos e a conducao ofensiva o meu carro acabou ligeiramente desalinhado, no entanto quando entrei o novo carro tb estava assim, nao ficando assim com peso na consciencia.
Na segunda corrida já nem tudo correu bem, primeiro nos treinos penso que tenha existido um equivoco pois eu estava bem mais rapido que outros karts de tal forma que me foi embora e eles depois tinham feito menos 1 seg do que eu? E como ja li noutra cronica que tb ficou espantado com a classificacao penso que ouve algum problema...
Saiu do fim da grelha e toca a ganhar lugares
Ia a meio do pelotao quando dois carros comecaram aos toques a minha frente no fim da recta da meta. com isso perderam tempo e como eu vinha mm atras a fundo tive de atirar o carro para fora para nao subir para cima deles..
Fiquei em ultimo e a partir dai fui recuperando até me darem a bandeira de xadrez... quando ainda podia ter subido mais lugares.
Espero que para a proxima vez que formos la(270cc) o Kartodromo de Almeirim nos indeminize com uma 3º corrida, afinal com os karts como estavam.. com os 10min que nos cortam e com o tempo que nos fizeram esperar com as avarias penso que seria justo.
Penso que não evolui mto nesta prova mas ganhei experiencia em partidas e como elas podem ser importantes.
Abracos e ate leiria
Diogo Ferrão
|
Voltar acima |
|
|

Ormei
Estado:
|
Colocado: 04 Outubro 2005 às 15:42 | IP Registado
|
|
|
quinta-feira, 29 de setembro de 200 5 17:20:32 |
|
|
RE: II Prova do VI Campeonato ORMEI 2005/2006 - Resultados |
Boa Tarde.
O meu comentário depois desta prova é de descontentamento em relação ao serviço prestado pelo Kartodromo.
É certo que nos proporcionou tempo livre para convívio, mas o atraso foi algo grandote, e o desempenho na resolução de avarias, e ou assistência a pilotos, foi fraco.
Na minha segunda volta a pista, durante a sessão de treinos para a 2º prova, fiquei sem travões em cima de uma curva de travagem considerável, e fui obrigado a sair de pista.
Fiquei imobilizado esperei e não tive qualquer tipo de ajuda.
Apesar de eu estar fora do Kart, com este a uns dois ou três metros do alcatrão, sem o mínimo risco para os restantes participantes, o comissário posicionado andes do local da minha saída de pista não parou de dar bandeira amarela.
Acabei por decidir trazer o Kart para as boxes, para desimpedir a pista.
Já nas boxes, tive que conseguir parar o Kart por minha conta, e de o encaminhar para a oficina, porque mecânicos havia, mas não dei conta de se mexerem um milímetro.
Tudo o resto esteve fantástico.
JAntunes
|
Voltar acima |
|
|

Ormei
Estado:
|
Colocado: 04 Outubro 2005 às 15:43 | IP Registado
|
|
|
terça-feira, 4 de outubro de 2005&n bsp;09:36:05 |
|
|
Crónica de Almeirim |
Não se pode dizer que o início deste campeonato tenha sido brilhante. Depois da prova menos conseguida em Fátima, também agora em Almeirim os resultados não foram famosos...
O 8º tempo nos treinos alimentava a esperança duma 1ª manga animada. Puro engano...! Pela 2ª vez em dois anos consecutivos, alguém se lembrou de não travar para o gancho e deixar-me arredado das primeiras posições. Desta vez tendo o João Raimundo como companheiro de infortúnio...Depois de sermos os últimos a sair do gancho, seguiu-se a recuperação de alguns (poucos) lugares até à 12ª posição, com o João a "despachar-se" melhor nas ultrapassagens. Na 2ª corrida não existiram problemas de maior na partida, mas o lugar de saída não deixava margem para grandes ambições. Mesmo assim, as lutas "giras" com o António Baptista e com o Carlos Cortês fizeram esquecer um pouco o desaire inicial, proporcionando um 9º lugar final.
Dos problemas nos karts, já quase tudo foi dito e a sugestão que deixo é que, apesar de ser uma das minhas pistas favoritas, só lá deveremos efectuar as provas agendadas se a organização do kartódromo puder garantir que estas situações não se repetirão.
Um abraço a todos e até à prova de Leiria (contem comigo para o almoço no "Carloto").
João Gonçalves
P.S.: Parabéns ao ausente Zé Pedro pelo novo rebento.
|
Voltar acima |
|
|
Jose Carlos Mag Racer

Troféu Manobras Paralelas - AEGA
Data de adesão: 27 Dezembro 2004 País: Portugal Mensagens: 89
Estado:
|
Colocado: 24 Outubro 2005 às 16:45 | IP Registado
|
|
|
Nova viagem, Nova corrida
Sábado de manhãzinha lá arranquei para mais uma prova do Troféu Ormei.
De malas aviadas para logo de seguida ir para Braga ver o Campeonato do Mundo de Karting.
Com algum atraso começou o sorteio dos Karts para vêr quem ficava com as favas e quem ficava com as prendas (ou seja os karts 10 e 12). O que me calhou em sorte até não era mau de todo, pelo que consegui o 4º lugar na grelha de partida. Na prova consegui manter o mesmo lugar da partida, sem ser uma corrida muito emocionante. Pior foi para a segunda sessão de treinos, em que o kart não colaborava nada. Malvado, só queria ir para a direita. Tá quieto, dizia-lhe eu. Mas, nada, o sacrista não ligava nenhuma. Como consequencia tirei o 10º lugar da grelha.
Na corrida, mais por sorte que por outra coisa, subi quatro lugares na classificação, tendo terminado a prova em sexto.
De salientar que a prova acabou antes de tempo.
Prova sem piada nenhuma, pois não se consegue tirar prazer quando o material não o permite.
Logo que terminou, foi dar corda aos sapatos rumo a Braga para me deliciar com a condução dos melhores pilotos de Karting do Mundo.
Só foi pena o meu pai não querer parar para comer porque eu já estava cheio de fome.
Mas enfim valeu a pena
Um abraço a todos e até Leiria
André Magalhães
Editada por Jose Carlos Mag na 30 Dezembro 1899 às 00:00
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta. Este tópico está bloqueado.
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1719 segundos. |
|
 |
|