|
Tópico: Almeirim II - 8 de Janeiro de 2005 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 14 Dezembro 2004 às 17:00 | IP Registado
|
|
|
Quarta prova do V Campeonato ORMEI 2004/2005
Prova a realizar dia 8 de Janeiro de 2005 na Pista Quinta da Conceição-Almeirim.
Ponham aqui os vossos comentários.
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 11 Janeiro 2005 às 16:18 | IP Registado
|
|
|
ASSUNTO: IV Prova Campeonato ORMEI 2004/2005 – Resultados
Caros companheiros Kartistas,
Foi no passado dia 8, que decorreu na Quinta da Conceição-Almeirim a 4ª prova do nosso V Campeonato ORMEI 2004/2005.
A participação saldou-se por 19 participantes, tendo havido uma desistência de última hora.
Começamos, como é habitual, com bastante pontualidade por parte de todos os participantes em que pelas 09:50 já se encontravam todos presentes, e desta vez, por parte do kartodromo as cassetes de pesos a utilizar já estavam prontas.
O tempo esteve sempre limpo, apesar de muito frio logo pela manhã, zero graus. Devido ao frio e à humidade nocturna, havia alguns pontos do circuito que era de pista molhada, fazem com que se adoptassem trajectórias “não normais”, e tendo existido alguns “sustos” logo durante as primeiras voltas com subidas de correctores e/ou saídas de pista não esperadas.
Efectuámos 10 minutos de treinos cronometrados em que se obtiveram tempos entre os 59,214 e os 1:07,127 para o 19º classificado. A condição da pista levou a que existisse uma diferença de tempos muito grandes nomedamente 1 segundo entre os 2 primeiros e outro segundo entre o 2º e 3º, sendo as diferenças mais “normais” a partir do 3º classificados.
Já na primeira manga de 15 minutos os melhores tempos por volta encurtaram para os 58,216 do piloto mais rápido, João Cristóvão, e o 1:01,663 para o 19º classificado. Na segunda manga, esta de 20 minutos, após a troca de Karts habitual e da volta de habituação ao karts, a partida foi pela ordem de como terminou a 1ª manga, tendo todos os pilotos rodado com menos de 2 segundos de diferença com a volta mais rápida em 57,371 desta vez feita pelo José Faria.
Durante a primeira manga, tendo partido da 5ª posição e de modo a que não se repetisse o mesmo que na última prova neste circuito, “troquei” de lugar com o Rui Soares em que ele passou para a esquerda e eu para a direita, tendo logo perdido uma posição, e na travagem, aproveitando a minha saída da frente, passou-me o Pedro Vicente, mas consegui evitar o empurranço da primeira travagem. Passado algumas voltas consegui passar o Pedro Vicente e subi até à 6ª posição que mantive até ao final dos 15 minutos sem conseguir chegar ao piloto da frente nem fugir do que me seguia. O vencedor da primeira manga foi o José Faria tendo ficado a seguir o Miguel Severino, em terceiro Rui Soares e quarto João Cristovão. Seguiu-se o Luis Vaz, Rui Carneiro, Pedro Vicente, Ricardo Amaro, João Gaspar e João Antunes que fechou o TOP 10.
Para a segunda manga e após a troca de Karts, tendo partido de sexto, do lado direito da pista, assisti ao toque que o Luis Vaz sofreu na esquerda o que o fez subir o corrector e perder uma posição para mim. Na curva seguinte à esquerda, situação idêntica, tendo inclusivamente perdido mais uma posição que entretanto veio a recuperar. Foi uma segunda manga igualmente monótona em que não conseguia chegar aos mais rápidos nem descolar do anterior que se manteve relativamente perto mas “controlado”. Ganhou novamente o José Faria seguindo-se Rui Soares, Miguel Severino, João Cristóvão, Rui Carneiro, Luis Vaz, Luis Mello, João Carlos, Pedro Vicente e João Antunes. O Piloto Ricardo Amaro sómente efectuou 4 voltas por ter considerado o kart “inseguro” pois “não curvava bem”.
Na soma das mangas ficou em primeiro lugar o José Faria, seguindo-se o Miguel Severino e o Rui Soares, estes dois terminando empatados em 2º, sendo o desempate efectuado pela soma das voltas mais rápidas das 2 corridas, com média de 57,861 para o Miguel Severino e 57,876 para o Rui Soares.
A organização também se engana, principalmente quando se tenta fazer as coisas mais depressa para nos irmos todos embora, e, desta vez foram logo dois erros:
- O primeiro deveu-se à inserção da volta do Zé Faria no piloto Rui Soares, o que lhe deu uma vitória no desempate, tendo esta situação detectada após a atribuição dos prémios, quando da inserção e validação dos resultados, resultando de que ficou em 3º.
- A segunda deveu-se ao piloto Ricardo não ter completo 75% da 2ª corrida, situação que não identificámos na entrega dos prémios, o que faz com que não fique classificado (ponto I.6 do regulamento) na segunda manga, passando para último na soma das mangas e não a posição que lhe foi atribuida na entrega dos prémios.
Desde já as nossas desculpas aos visados.
A nível de campeonato e após estas quatro provas encontra-se em 1º José Faria em 2º Miguel Severino e em 3º Rui Soares, unicos pilotos com mais de 200 pontos.
Mais uma vez quero expressar o meus parabéns ao Kartódromo de Almeirim pela sua sempre agradavel amabilidade e forma de nos receber bem.
Tal como referimos no briefing da prova, devido à prova do CNRK-Campeonato Nacional de Resistência de Karting coincidir com a prova que tinhamos marcada para Março, a mesma foi antecipada para dia 26 de Fevereiro no kartódromo da Batalha, passando a prova de 05 de Fevereiro para o Kartódromo de Almeirim.
Tal como referi anteriormente, o troféu ORMEI irá estar representada pelos primeiros (4 a 5) classificados na troféu de 2003/2004 na Taça Inter Troféus que se irá disputar no próximo dia 29 de Fevereiro no kartódromo da Batalha com mais 14 a 19 troféus. Os pilotos actualmente convocados são: José Faria, Rui Soares, Rui Carneiro, João Cristóvão, João Carlos e Luis Vaz. Caso existam desistências poderão vir a ser convocados outros pilotos. Agradeço que pelo menos estes pilotos se registem no site do Guia do Karting www.guiadokarting.com, de modo a podermos disponibilizar as posições no nosso campeonato.
Espero que todos se tenham divertido nesta prova, e espero vê-los o mais tardar no próximo dia 05 de Fevereiro, novamente em Almeirim.
Cumprimentos
Rui Jaime Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
ormei@yahoo.com
ormei@ormei.com
www.ormei.com
PS. O nosso site www.ormei.com, devido a problemas de transferência de registo encontra-se inactivo pelo que caso não consigam tentem pelo endereço www.ormei.pt.vg.
PS1. O nosso site www.ormei.com / www.ormei.pt.vg encontra-se devidamente actualizado, com os ficheiros em EXCEL com os tempos e resultados, bem como a tabela com a classificação da prova e classificação geral podendo fazer o download. Caso pretendam mais alguma informação, ou tenham dúvidas, agradeço o vosso contacto.
PS2. Relembro o site www.guiadokarting.com, em que se deverão de registar de modo a poder colocar os vossos resultado nas nossas provas, bem como verificar outros campeonatos e provas existentes. Agradeço que me informem do vosso número de registo.
PS3. Tal como consta dos regulamentos, as "crónicas" são pontuáveis pelo que peço que não deixem passar muito tempo antes de as enviarem sob pena de não poderem ser consideradas. Poderão colocar as vossas crónicas no Fórum devendo de se identificarem com o nome e número de piloto.
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 11 Janeiro 2005 às 16:24 | IP Registado
|
|
|
ALMEIRIM 2
Bom tempo (0 Graus, mas sem chuva), o que antevia Karts 390 (desde que ninguem fosse verificar o estado da pista ...)
Pista praticamente seca com 3 locais bastante traiçoeiros, pois não havia maneira de secarem completamente.
Os treinos decorreram sem incidente, excepto a passagem de 2 furacões (JP Faria menos 1 sg. que o 2º classificado e o Miguel Severino menos 1 sg. Que o 3º !!!!. Devem ter algum aditivo especial ...
Na 1ª Manga, partindo de 7º consegui ganhar uma posição no arranque ao Rui Jaime Carneiro, o que, como sabem, é proibido por regulamento, pelo que tive de ceder a minha posição passado poucas voltas.
Na 2ª Manga, parti novamente de 7º com um bom arranque ainda ajudei o Luis Vaz a andar para a frente, seguindo encostado a ele até á 1ª curva, altura em que senti alguem a encostar em mim, fazendo ricochete, pelo que o Luis Vaz deve ter sentido um ligueiro terramoto na sua traseira. Felizmente estavamos com os Karts endireitados o que não gerou problemas de maior. O Luis ficou com a protecção traseira a roçar no chão, mas felizmente para ele não afectou a sua prestação (eu ainda avisei os comissários para o mandarem parar, mas ninguem me ligou nenhuma !!!).
O resto da corrida foi passado numa disputa muito interessante e extremamente cordial com o Luis Mello e o João Carlos, terminando em 9º colado a eles.
Em termos de classificação do campeonato é que a coisa não está muito equilibrada, pois os 5 primeiros estão muito separados entre eles , somente entre o 6º (JP Gaspar) e o 7º (P Vicente) aparece uma diferença inferior a 10 pontos, que será anulada na secretaria com esta bela crónica J.
P.S. – Desejo boa sorte aos pilotos que vão representar o nosso trofeu, na prova Inter-trofeus a realizar no dia 29 de Janeiro, e digo como o nosso ex-primeiro ministro, “tragam a taça”.
Um Abraço
Pvicente
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 12 Janeiro 2005 às 09:33 | IP Registado
|
|
|
No passado Sábado teve lugar mais uma etapa do campeonato Ormei/Almeirim 2004/2005, ou enganei-me? É que à excepção da prova inicial de confraternização na Batalha (e como falhei a segunda ida à Batalha) ainda não passei por outros circuitos, o que devo dizer não é muito do meu agrado; e isto, sem qualquer crítica ao kartódromo que sempre se revelou dos mais organizados, senão o mais organizado e com melhor (mais equilibrada) frota. Enfim, foi um desabafo de quem gosta de variar...
Em relação à prova, desta vez tenho muitíssimo pouco para contar. Senão vejam: com o terceiro tempo nos treinos logo no início da primeira manga sou passado (nas calmas) pelo Rui Soares, tapo durante algumas voltas o João Cristóvão que acaba por passar e acaba a manga.
Na segunda manga arrancando em quinto armo-me em menino e nas três primeiras curvas levo duas valentes mocadas, perdendo com isso duas posições para mais tarde recuperar uma com a desistência do Ricardo Amaro que, bem à minha frente, sai disparado em frente num local onde não lembra a ninguém; provavelmente molhou os pneus na curva anterior e quando voltou a curvar...bum!
Passada essa emoção inicial mantive - desde a segunda/terceira volta - uma distância enorme para o Rui Carneiro que seguia à minha frente e um avanço similar para os meus perseguidores (na verdade nem percebi quem eram!). E assim se chegou ao fim! Como vêem foi uma prova telegráfica...
Para concluir resta-me dar os parabéns ao Zé Pedro, ao Miguel Severino e ao Rui Soares que se destacaram claramente com um excelente nível e afirmar publicamente que o "enfant terrible" vai voltar; isto de me armar em menino bem comportado não resulta comigo, eu bem tento mas assim não dá. Por isso já decidi: de futuro vou voltar a levar a faca nos dentes ;)
Um abraço a todos,
Luis "pé na chapa" Vaz
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 16 Janeiro 2005 às 13:15 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos,
Que Frio !!! Ao chegar a Almeirim duvidei seriamente se estava lá para uma prova de kart ou do troféu ANDROS. Lamentei profundamente não ter levado o meu fato de ski em vez do da Castrol.
E esta é a nota principal. De resto a prova não foi muito diferente das anteriores, por isso não tenho mais nada a dizer.
Adeus.
...
Bom, talvez tenha de escrever um bocadinho mais para ter direito aos pontos, por isso, cá vai:
Realmente a prova não diferiu muito das anteriores. Treinos e primeira manga fracos. Segunda manga muito gira.
Está então na hora de começar a arranjar desculpas para estes resultados fraquitos . Não fujo muito do que disse logo na primeira prova:
- Demoro um bocado a ganhar ritmo, mais que os meus adversários, o que me condiciona os treinos e as corridas por aí adiante . Em todas as provas fui sempre um dos pilotos que mais melhorou dos treinos para a 2ª manga;
- Outro problema são as partidas. Na 1ª curva, a distância entre o kart à minha frente e o kart que me segue, torna-se sempre inferior ao comprimento do meu próprio kart . (Fenómeno amplamente explicado pela teoria da relatividade, que explica que com o aumento da velocidade os corpos se contraem). Ponho-me a lutar em vão contra as leis da física e o resultado é que perco sempre vários lugares na 1ª curva.
Voltando a Almeirim, parti do 11º lugar, perdi os lugares do costume e consegui recuperar de novo atá ao 11º . Quando já tinha agarrado o João Antunes, os meus pés e mãos congelaram e só com grande esforço consegui manter o lugar, à frente do João Carlos.
Para a 2ª manga, pela primeira vez neste campeonato, o meu 2º kart era pior que o 1º (embora o João Gaspar, com quem troquei, discorde). Voltei a perder os lugares do costume na 1ª curva, mas recuperei 1 ou 2 na confusão da 4ª curva. Depois foi uma corrida a recuperar, muito gira, com uma luta muito interessante com o Pedro Vicente e o João Carlos. O Pedro tinha umas trajectórias muito parecidas com as minhas, pelo que deu bastante trabalho passá-lo. Já com o João Carlos, foi diferente, pois estavamos a fazer trajectórias bastante diferentes, o que facilitava conquistas e reconquistas de posição. A certa altura o homem estava tão deseperado que não hesitou em entrar por um lago à saída do gancho para me ensopar a mim e ao Pedro e tentar afastar-nos. Além de ter perdido a posição, definitivamente para mim, o Pedro ainda lhe foi exigir no fim, que lhe pagasse a conta da lavandaria. Foi uma disputa muito gira (ainda mais por ter eu ficado à frente). Obrigado rapazes .
Segue-se mais Almeirim e mais Batalha. Pela minha parte tenho muita pena de não ir a Fátima. Os PCR 270cc amarelos não ficam nada a perder para estes 390cc em termos de gozo e a pista é muito mais interessante que estas duas. Que tal darmos lá um saltinho ainda que extra campeonato ?! (Espero que esta sugestão tenha mais adeptos que a das duas 2ªs mangas)
Com esta me despeço. Um abraço,
Luís "pé na chapa (não essa em que estão a pensar, mas a do outro lado da coluna de direcção)" Soares de Mello.
Editada por LSMello na 30 Dezembro 1899 às 00:00
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 17 Janeiro 2005 às 09:54 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde,
A minha magnifica prova do ultimo fim de semana, ficou claramente marcada pela perca do transponder na primeira volta dos treinos, o que me relegou para a injusta e pouco condizente com a minha categoria, ultima posição da grelha a mais de 9 seg. do primeiro classificado (pelo menos desta vez tenho uma desculpa). Na partida da 1ª manga da prova, e como normalmente, consegui ganhar 6 ou 7 posições que, como normalmente, fui perdendo, tendo inclusive, como normalmente, conseguido terminar a prova "espetado" em cima do Kart de outro magnifico e brilhante piloto que estava parqueado no meio da pista porque pensava que a prova já tinha terminado e estava aborrecido pois já ninguém o dobrava. O resultado foi ter conseguido terminar a primeira manga em 18º lugar quando na ultima curva da ultima volta estava em 14º ou 15º lugar (mais uma desculpa para o meu pouco honroso lugar). Na segunda manga as coisas já correram um pouco melhor tendo começado a mesma em 18º lugar e terminado em 11º após interessante perseguição a outro alegre piloto (prefiro não dizer quem era) que fez o favor de sair de pista para me deixar passar, dai para a frente nada digno de registo sucedeu a não perder o escape após o contacto de um piloto menos experiente na traseiro do meu Kart. Ou seja fiquei em 15º numa prova de 19 pilotos como normalmente.
Um abraço a todos
António Baptista
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 17 Janeiro 2005 às 09:57 | IP Registado
|
|
|
... A "coisa" começou mal logo nos treinos! Acabadinho de realizar uma
volta canhão que me teria proporcionado a Pole Position destacadíssimo
(fontes fidedignas asseguraram-me menos 2,3 segundos que o Zé Pedro!!!), eis
senão quando um comissário de pista (???) de mão em riste em plena recta da
meta, qual agente da B.T., me obriga a parar. E as dúvidas começaram a
assaltar o meu espírito...Excesso de velocidade? Luzes de nevoeiro ligadas?
Uso do telemóvel em condução? Quando já me preparava para mostrar "os
documentos da viatura, se faxavor", vejo-o dirigir-se para o meu pé esquerdo
e pensei: fui denunciado por alguém que me terá ouvido referir, na
cavaqueira antes da prova, que as botas Senna representam menos 1 segundo
por volta...Mas não, afinal o senhor pretendia tão só e apenas substituir o
transponder porque o mesmo não estaria a transmitir os tempos por volta!!!
Era o "Sistema" a actuar e a relegar-me para a 11ª posição da grelha. Sim,
porque nas poucas voltas que se seguiram a falta de concentração me impediu
de encontrar o ritmo inicialmente verificado...
E lá discuti a primeira manga com outras "Vítimas do Sistema" (leia-se João
Gaspar, João Antunes e Luís Mello), num ora passas tu, ora passo eu, com
vantagem para o João Gaspar que terminou em 9ª.
Na segunda manga os intervenientes mudaram um pouco, com a entrada do Pedro
Vicente na discussão, e novamente diversas trocas de posições com
(parafraseando o Pedro) ultapassagens "à cão" que permitiram um 8º lugar.
No cômputo geral, um 9º lugar final na prova e o mesmo lugar na
classificação geral do campeonato. Aguardemos a próxima prova para
contrariar o ditado popular "campeonato que nasce torto, tarde ou nunca se
endireita...".
Até Almeirim,
João Gonçalves
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 17 Janeiro 2005 às 10:26 | IP Registado
|
|
|
Bom dia.
Mais uma prova,
Desta vez a pista apresentava algum as zonas de susto.
O carro que me calhou estava direitinho, e depois de um 10º tempo nos treinos, e um 10º lugar na primeira prova, não tive direito a trocar.
Sempre deu para ficar na mesma 10º posição.
Depois de uns treinos curtos, por passar uma boa parte do tempo na relva, local que tive de visitar para não passar por cima do nosso colega João Pedro Gaspar, quando de uma manobra que o deixou parado no meio da pista.
Fiz uma primeira prova muito animada, com o muita pressão por parte dos meus dois seguidores, João Carlos e Luís Mello, sem no entanto terem ocorrido trocas de posições durante toda a prova.
Na segunda prova, partindo da 10º posição, subi duas posições na confusão normal da primeira volta, o que não durou muito, quando fiz uma má entrada no pescoço de cavalo, e perdi para três lugares.
Desta altura até ao final da prova, o João Carlos, o Luís Mello, o Pedro Vicente, e eu rodámos sempre juntos, tendo até ao final existindo algumas trocas de posições entre eles, nas quatro ultimas voltas deixei de acompanhar o grupo e perdi algumas metros, sem alterações de posição.
Sem mais até dia 5 no mesmo sitio á mesma hora.
Só espero que não esteja tanto frio.
JAntunes
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Severino Rookie
Data de adesão: 21 Outubro 2004 País: Portugal Mensagens: 7
Estado:
|
Colocado: 20 Janeiro 2005 às 10:39 | IP Registado
|
|
|
Treinos
Tendo em conta a desagradável corrida anterior em Almeirim, estava um pouco céptico relativamente a esta 2ª prova neste circuito.
No entanto, o Kart que apanhei para os treinos, e com que fiz o primeiro turno, estava em perfeitas condições o que me deixou bastante satisfeito.
As condições não eram as ideais, e para além de um frio de rachar que nos prendia os movimentos, havia também que ter cuidado redobrado com algumas das curvas da pista que apresentavam poças de água.
No geral os treinos decorreram sem problemas no entanto parece-me ter havido algumas dificuldades nos restantes pilotos na adaptação à pista uma vez que os andamentos eram muito díspares. No final fiquei em 2ª lugar na grelha de partida o que me deixava bastante satisfeito.
1ª Corrida
A primeira corrida não teve muita história.
No arranque, com a confusão de sempre e pelo facto de ter ficado do lado de fora da pista, estive por momentos no 3ª lugar no antanto, antes da curva para a ‘antiga’ recta da meta recuperei o 2º lugar, também devido ao facto do Luis Vaz não ter forçado a manobra.
Colado ao José Faria foi possível ganhar alguma vantagem para o 3ª classificado.
O ritmo era elevado e fruto de alguns erros cometido pelo Faria nas voltas iniciais, mantive-me sempre muito perto dele, não havendo no entanto oportunidade para ultrapassar.
Cerca de 2 ou 3 voltas após o arranque apercebo-me que o 3º classificado se aproxima perigosamente, tendo mesmo ficado junto à minha traseira. O piloto era o Rui Soares e estava a andar claramente mais rápido que os dois primeiros, no entanto, após a rápida aproximação, não esboçou qualquer tipo de tentativa de ultrapassagem.
E assim foi a corrida até ao fim, um pouco monótona mas foi o que se pôde arranjar.
2ª Corrida
No início desta segunda corrida senti grandes diferenças para o kart anterior. Por um lado, pareceu-me ter um motor um pouco melhor que o anterior (Mais rápido) no entanto, em termos de direcção (Especialmente a curvar para a esquerda) estava substancialmente pior que o anterior (Talvez o Eça tenha andado a fazer corta mato com ele ).
As posições da corrida anterior mantiveram-se no entanto, desta vez o Faria distanciou-se rapidamente, não dando qualquer hipótese aos restantes.
No inicio da corrida houve ainda algum despique entre o mim e o Rui, tendo havido algumas trocas de lugares. No entanto ele estava mais rápido do que eu e a certa altura não deu mesmo para o segurar.
Até ao fim, mantive a 3ª posição.
Resumo
Apesar de não ter tido muitos pontos de interesse, foi uma corrida gira e deu para me divertir bastante.
Deu ainda para ver que um dos meus pontos fracos é a resistência, uma vez que em ambas as provas senti grande dificuldade em acompanhar os pilotos da frente sempre nos aproximávamos do fim da corrida.
Também estava pouco concentrado o que se torna fatal quando a concorrência é tão forte.
É verdade !!! Rui, tens a minha taça em tua casa e eu tenho a tua
Um abraço a todos e até à próxima prova.
Editada por Miguel Severino na 30 Dezembro 1899 às 00:00
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Desculpe, NÃO pode colocar uma resposta. Este tópico está bloqueado.
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1758 segundos. |
|
|
|