|
Tópico: Batalha II - 13 de Janeiro de 2018 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 12 Janeiro 2018 às 19:29 | IP Registado
|
|
|
Quinta prova do XVIII Campeonato ORMEI 2017/2018.
Prova realizada no dia 13 de Janeiro de 2018, pelas
10:00, no Euroindy - Kartódromo da Batalha.
Ponham aqui os vossos comentários.
Visite a nossa página no facebook:
www.facebook.com/groups/ormei
Evento em:
https://www.facebook.com/events/175326856552834/
Site: www.ormei.com
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 12 Janeiro 2018 às 19:29 | IP Registado
|
|
|
ASSUNTO: BATALHA - 5ª Prova do XVIII Campeonato ORMEI
2017/2018 – Resultados
Amigos e companheiros Kartistas,
A quinta prova a contar para o XVIII Campeonato ORMEI
2017/2018, aconteceu no passado dia 13 pelas 10:00, no
Euroindy - Kartódromo da Batalha.
Nesta deslocação, fomos 9 a sair de Alfragide pois o
Manuel Castanheira devido a um problema familiar não
pôde ir. Optou-se por levar as viaturas do António
Baptista e do Augusto Paulino, seguindo na primeira o
Rafael Carriço, Luís Mello, Ricardo Araújo, Nuno Pais
e na segunda o Rui Carneiro, Miguel Freitas e Carlos
Costa, além dos respectivos condutores.
Fomos dos primeiros a chegar ao kartódromo, e surpresa
das surpresas, já se encontrava presente o Dário
Garcia e o Pedro Soares. Os karts estavam a ser
alinhados nas boxes, tendo sido feito o sorteio de
imediato. Dos cerca de 28 pilotos previstos, por
várias razões, só 21 é que estiveram presentes, dos
quais 20 piloto inscritos e o Pedro Soares como
convidado, pelo que fizemos 3 mangam correndo todos
contra todos. O tempo estava meio encoberto mas a
pista totalmente molhada. Ainda caíram uns pingos
antes da corrida mas todos os pilotos iam equipados
com os fatos de chuva. Depois de consultada a direcção
de prova sobre as condições da pista para efectuarmos
a corrida em sentido inverso, conforme estava
previsto, a mesma considerou que não havia mais perigo
fazer a prova em sentido inverso do que em sentido
normal, pelo que, apesar de protestos iniciais de
alguns pilotos, todos concordaram com o sentido
invertido, pelo que a próxima prova será no sentido
normal.
Após a foto e o briefing efectuado, era a altura dos
pilotos dirigirem-se aos karts e começarem os
primeiros treinos, o que levou na primeira volta
alguns pilotos a fazerem piões. Nos primeiros treinos,
o Pedro Soares conseguiu a pole com 1:15,176, seguido
pelo Dário Garcia, Ricardo Araújo e Nuno Pais, estes
no segundo 16. O António Baptista, devido a não ter
colocado a cavilha que suporta os pesos, tendo um
deles saltado, partiu do final da grelha.
Na 1ª manga, houve alguns toques e várias trocas de
posições e apesar do Ricardo Araújo ter terminado há
frente do pelotão, teve uma penalização de 10s, o que
fez com que terminasse na 4ª posição, terceira do
campeonato, pois o vencedor foi o convidado Pedro
Soares. Na segunda posição terminou o Dário Garcia,
seguido pelo António Baptista. De referir que os
resultados divulgados no kartódromo estavam com a
volta de desaceleração incluída, perfazendo no total
14 voltas, tendo a bandeira de xadrez sido dada à 13ª
volta. Ao analisar os tempos do volta a volta, onde se
identificou esta situação, também se verificou, pela
volta mais rápida, que o Ricardo Maltinha tinha
efectuado um atalho, tendo por essa situação sido
adicionados 20 segundos ao seu tempo de prova.
Excluindo a volta do Ricardo Maltinha, foi o Ricardo
Araújo o autor da volta mais rápida com 1:13:115.
Nos segundos treinos, o Ricardo Araújo foi o mais
rápido com 1:10,892 seguindo-se o Nuno Alves, Pedro
Soares e Dário Garcia.
No final da manga os quatro primeiros eram os mesmos
dos treinos, com o Ricardo Araújo a terminar com mais
de 17 segundos de vantagem nas 14 voltas de corrida,
com a volta mais rápida em 1:05:306.
Nos terceiros treinos, já com a pista bastante seca, o
tempo baixou para os 55,662s, efectuado pelo Augusto
Paulino, seguindo-se o António Baptista, Ricardo
Araújo e Miguel Freitas.
Nas primeiras 10 voltas o piso estava a secar, tendo o
António Baptista liderado seguido pelo Ricardo Araújo
e Augusto Paulino em luta, com o Miguel Freitas à
espreita de um erro. Mas à 11ª volta começa a chover
pelo que começa a haver vários erros e consequentes
despistes, com o Ricardo Araújo a aproximar-se
rapidamente do António Baptista, até que numa
aproximação em aceleração acerta no António Baptista e
este faz um pião, perdendo várias posições. No final
vitória para o Ricardo Araújo mas que com a
penalização de 10 segundos por condução AD passou para
a 4ª posição, sendo o vencedor o Augusto Paulino,
autor da volta mais rápida com 51,364 seguindo-se o
António Baptista e Nuno Pais. De referir a excelente
prestação do Pedro Soares que optou por trocar de kart
e partiu de ultimo, tendo terminado na 5ª posição.
De referir que apesar das 3 vitórias em pista, o
Ricardo Araújo obteve 2 penalizações que o relegaram
para a 4ª posição, tendo de levar 3 unidades de peso
na próxima prova e sendo penalizado em 5 lugares nas
respectivas qualificações.
Desta vez a quarta e última manga, com os 9 pilotos
que saíram de Alfragide, disputou-se num restaurante
em Maceira.
Não se esqueçam de publicar em
http://www.intertrofeus.com/forum/forum_posts.asp?
TID=795 as vossas crónicas até às 23:59:59 da próxima
5ª feira (2018/01/18) de modo a que possam obter os 5
pontos da mesma.
Poderão ver as fotos e mais informações na nossa
página do Facebook:
https://www.facebook.com/groups/ormei/
Espero vê-los no dia 10 de Fevereiro de 2018, pelas
09:15, no KIP - Kartódromo de Palmela, para mais uma
corrida deste nosso XVIII Campeonato ORMEI 2017/2018.
Relembro que se irá realizar em 27 de Janeiro de 2018
a próxima edição da TIT, em que contamos com a
participação dos pilotos ORMEI melhor classificados no
campeonato que terminou em Junho de 2017, estando o
Campeonato ORMEI inscrito. Estão todos convidados a
assistir e desejo a melhor sorte a todos os
participantes, pelo campeonato ORMEI ou por outros.
Boas curvas e até Palmela
Editada por Rui Carneiro na 17 Janeiro 2018 às 18:11
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 14 Janeiro 2018 às 00:23 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos,
Lamento chatear-vos com mais uma crónica choramingas,
mas é destino que me está reservado nas provas à chuva
.
Um colega nosso teve hoje a genial ideia de propor que
sempre que haja previsão de chuva, a prova passe
automaticamente para o sábado seguinte tem o meu
incondicional apoio que a regra deve ser
implementada até com efeitos retroactivos.
Há uns anos devo ter feito qualquer maldade e Deus
nosso Senhor retirou-me a capacidade de guiar à chuva.
Desde então é o martírio que já sabem.
As duas primeiras mangas foram um desastre completo,
começando logo nos treinos. Curiosamente em ambas
safei-me bem na confusão das primeiras voltas e
cheguei a ocupar boas classificações. Depois, com o
desenrolar das corridas, fui sendo relegado para o
lugar que o meu andamento merecia (ou até melhor do
que merecia): 13º em ambas. Peço desde já imensa
desculpa aos vários pilotos a quem dei alguns toques.
Pf acreditem com foram totalmente involuntários e
apenas consequência de eu andar completamente aos
papeis e ir para onde o kart me levava, não para onde
eu queria
Na 3ª manga, com o piso mais seco, a situação já
parecia mais controlada. Infelizmente o que ganhei nas
partidas das outras perdi nesta. Ainda recuperei um
bocadinho com a pista meio seca. Depois com o voltar
da chuva assumi uma condução prudente e consegui
recuperar mais alguns lugares à conta dos azares dos
outros. Ainda apanhei uns belos sustos com o João
Raimundo, que continuava a arriscar a fazer a curva da
garagem pelo alcatrão, ao meu lado e acabava
sistematicamente a obrigar-me a tirar o pé para não
ficar entalado entre ele e o muro - mas tudo dentro da
máxima correcção! -, para depois eu recuperar o lugar
mais à frente. Acabei em 11º
Duas curiosidades:
Na 1ª manga passei o João Corte-Real já depois da
bandeira de xadrez, pois ele tirou o pé imediatamente
e eu sabia que a linha do transponder era uns metros
mais à frente e continuei a fundo, ao lado dele.
Em todas as mangas acabei no lugar imediatamente a
seguir ao Diogo Topa - deve ser amor
Bom, espero que com esta se tenha acabado a temporada
da chuva e que nos encontremos todos em Palmela sob um
sol de inverno radioso.
Abraços a todos, votos de um excelente ano,
Luís.
PS - Boa sorte à equipa que vai representar o ORMEI na
TIT.
|
Voltar acima |
|
|
RacingSpirit16 Racer
Data de adesão: 02 Dezembro 2011 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 14 Janeiro 2018 às 17:54 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde a todos!
Desta vez, experimentámos todos uma "nova" pista...
Batalha, sentido inverso e molhada!!!
Tinha tudo para correr bem! Ou talvez não!
Q1- Tentei evitar a confusão e tentar a melhor forma
de andar rápido nesta novidade. Não fazia ideia se
estava a andar bem ou mal. Nada mal. Fiz P3.
C1- No arranque, no meio de tanta porrada que levei
até acabar na relva e na P7 ou P8, não vi ninguém
levar
penalização!? OK! Segui com ritmo forte e a
tentar recuperar o máximo que podia. Nesse processo e
para evitar a molhada e eventualmente ganhar algumas
posições, faço a parabólica no fim da reta da meta
toda pelo meio e estava a correr bem, até à saída da
mesma qdo o piloto que vinha por fora decide cortar
para dentro cruzando a minha frente e dou-lhe um toque
na traseira e ele faz pião. E levo 10 seg. de
penalização!? OK! Siga! Tinha a reta interior
de atraso para o Dário e o Pedro. Consegui ir
buscá~los e passar. Ganhei em pista e perdi na
secretaria. P3 à geral e P2 Campeonato.
Q2- Sem confusão. P1.
C2- Sem confusão. P1.
Q3- Pista já muito seca e com trajetórias sempre a
mudar. É uma lotaria! Paraminha surpresa fiz P3 atrás
do Augusto e do António.
C3- Arranque com alguma confusão e a sentir nas
primeiras curvas muitos toques, alguns fortes, mas sem
provocar mal maior. Durante esta fase ultrapasso o
Augusto e vou atrás do António. Decidi fazer uma
corrida a controlar e a jogar no erro do António. Tudo
corria bem, apesar de ter sempre a presença muito
pressionante do Augusto. Até que começa a chover...
Pensei que teria mais hipoteses de ganhar. Mas na
esquerda de entrada na reta da meta, eu tenho uma
abordagem diferente da do António e não estava à
espera de lhe recuperar tanta distância nessa curva.
ele fica "preso" na zona de aderencia da minha
trajectoria e eu nada podia fazer senão rezar para que
ele saisse de lá rapidamente. O que não sucedeu. O
toque foi inevitável e a penalização também.
Fiz P1 em pista e depois da penalização P4.
O que podia ter sido uma jornada perfeita, tornou-se
um
pesadelo... Confusos?! Então mas... P2, P1 3 P4
Não é bom, mesmo assim?! Seria sim, se não tivesse
consequências na próxima corrida! Em Palmela para além
dos 7,5Kg de penalização que terei de carregar, ainda
serei penalizado em 5 lugares na grelha de partida das
3 corridas!
Bem, resta me ter pensamento positivo e esperar por um
diluvio para minimizar estas penalizações!
Até à próxima corrida e boa sorte para a TIT ORMEI
´S!!!
Ricardo Araújo
Editada por RacingSpirit16 na 14 Janeiro 2018 às 18:02
|
Voltar acima |
|
|
Ricardo Maltinh Rookie
Data de adesão: 23 Setembro 2016 País: Portugal Mensagens: 29
Estado:
|
Colocado: 14 Janeiro 2018 às 23:12 | IP Registado
|
|
|
Boa noite a todos,
Mais uma corrida na batalha mais um
desespero por falta de experiência...
Sou novato nos karts mas na batalha Sinto-
me bastante novato, espero que nas
próximas provas me consiga safar melhor.
Consegui um P7 na primeira manga com
alguma sorte à mistura... arranquei sempre
cá de trás, aos poucos fui melhorando em
algumas trajetórias mas sempre bastante
lento em relação ao pessoal que sabe andar
na batalha.
2 manga, arranco de 20 🤣 consegui acabar
em 8. Algum pessoal arriscava demais e
virava, eu tentei sempre ser controlado e
ir num ritmo confortável... Não
conseguia ser rapido mas também não era
dos piores.
3 manga, senti-me confortável no início
quando a chuva era pouca, nos últimos
minutos S. Pedro só para chatear soltou
mais uns pingos o que me dificultou a
vida... acabei em 10...
Consegui perder poucos pontos para o
pessoal da frente, vou ter agora 3 provas
confortáveis para mim. Em Palmela sinto-me
em casa só preciso que não chova e não me
calhe um charuto 🤣 só tenho pena do
Baptista e do Pais não levarem 7.5 kg 😎
Grande abraço a todos, até dia 10 em
Palmela.
Editada por Ricardo Maltinh na 14 Janeiro 2018 às 23:14
|
Voltar acima |
|
|
WilLeo Rookie
Data de adesão: 20 Setembro 2016 Mensagens: 25
Estado:
|
Colocado: 15 Janeiro 2018 às 10:17 | IP Registado
|
|
|
Bom dia colegas,
Desde já dizer que foi a minha melhor
prova de sempre na Ormei no conjunto das 3
corridas, onde consegui dois 7os e um 15o
lugares a contar com o Pedro Soares que
não é do campeonato o que baixa ainda mais
um lugar em todas as mangas!
Nos treinos da 1a manga consegui um 10o
lugar o que transmitiu que conseguia fazer
uma boa prestação nas corridas. Fiz P7,
ótimo resultado pra mim!
Nos segundos treinos fiz 9o e igualei o P7
da 1a manga!
3a manga com o secar da pista previ que
iria piorar e assim foi. Fiz 18o nos
treinos e melhorei para P15 na 3a manga,
sendo que com a chuva no último terço da
manga me veio prejudicar bastante já que
estava a tentar arriscar com linhas secas.
Em conclusão foi uma prova muito boa para
mim,num traçado com chuva novo para todos.
Abraço a todos
Wilson
|
Voltar acima |
|
|
NunoPais Rookie
Data de adesão: 16 Outubro 2016 País: Portugal Mensagens: 17
Estado:
|
Colocado: 15 Janeiro 2018 às 11:01 | IP Registado
|
|
|
Bom dia a todos
depois de andar praticamente 1 semana a ver as
previsões do tempo em diversos sites, para o sábado, e
a esperar que não chovesse, eis que a chuva aparece
precisamente e unicamente para o sábado!
Enfim, se já estava a deitar contas à pouca sorte, não
é que as coisas pioram quando decidem fazer o circuito
em sentido inverso?!?
Não podia estar a correr pior! Fiz, há alguns anos,
uma única vez Batalha em sentido inverso mas com
chuva? Foi a novidade!
Siga para a frente que atrás vem gente. Q1 e faço P4.
Mas que bela surpresa. No arranque lá consigo evitar a
confusão habitual mas na 2 volta faço um pião sozinho
(que nervos!) e venho cá para baixo na classificação.
Depois foi tentar evitar perder mais lugares e termino
em P9, P8 no campeonato.
Q2 e a situação a piorar! Faço P11 e foi a confusão.
No meio de toques e mais toques, eis que não evito um
companheiro (pensei ter sido o Miguel mas afinal não)
que se atravessa e fica virado de frente. Acerto em
cheio com a minha lateral na frente dele. Arranjei um
cotovelo novo! Foi aguentar até terminar em P8, P7 no
campeonato.
Q3 e saio de P8. E esta foi a manga que mais gozo deu
porque.......estava a secar! Pelo menos até meio da
manga. No arranque lá consigo chegar a P5 e tentar
perseguir o grupo da frente. Depois lá veio a chuva! O
Miguel atravessa-se e termino em P4.
O que se passou a seguir foi uma cena tipo Raikkonnen
e Verstappen, com este último já no pódio e a dizerem-
lhe que afinal...era para sair dali! Já com a mala
guardada no carro, chamam-me para as fotos de pódio! O
Ricardo Araújo tinha levado uma penalização de 10s, o
que me levou a P3.
Mais uma vez confirma-se a minha aversão e notória
falta de jeito (como diz o António) para andar à
chuva.
Por mim, em caso de chuva no dia da prova, voto no
adiamento desta para o fim de semana seguinte. Ou, em
alternativa, a frota disponibilizada pela kartódromo
ter pneus de chuva montados! Pronto, agora que já
acabou o delirio, venha de lá Palmela com sol, muito
sol!
Abraço e até lá.
__________________
Nuno Pais
|
Voltar acima |
|
|
albaptista Master
Data de adesão: 09 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 188
Estado:
|
Colocado: 15 Janeiro 2018 às 12:41 | IP Registado
|
|
|
Bom dia a todos,
Desde a ultima TIT que deixei de saber andar à chuva
na Batalha.
Se no sentido normal a coisa ainda corre mais ou menos
bem, em sentido invertido foi o desespero.
Treinos da primeira manga foram um desastre. Tentei
fazer todas as trajectórias possíveis e não acertei em
nenhuma. Para cumulo, esqueci-me de por o gancho nos
pesos e fui penalizado. Ou seja, se tinha feito o 18º
tempo, ainda consegui sair de ultimo.
Na partida tentei ir o mais certo possível, para não
fazer asneiras e lá fui conseguindo ganhar posição
atrás posição, aguardando também pelos disparates dos
outros. No meio disto tudo, consegui terminar em 4º,
3º do campeonato. Menos mal.
Nos treinos da segunda manga, foi mais do mesmo. Devo
ter feito o 7º ou 8º tempo.
Na partida, segui o mesmo critério da primeira manga,
mas desta vez fui eu que fiz disparate, tendo, quando
andava a testar novas trajectórias, conseguido fazer
um pião sozinho. Depois foi arrastar-me até ao final
para acabar em 9º lugar, o que deve dar 8º por causa
do Pedro Soares.
Nos treinos da 3ª manga tudo foi diferente. Pista
quase seca e bora lá.. 2º tempo, mas com boas
perspectivas.
Na partida, sai na frente e ganhei alguma distancia
(não muita). Fui controlando o andamento e a distancia
para os outros, mas a chuva estava quase a cair....
até que... começou a chover.... e começei a fazer
outra vez asneira.
Com isto, o Ricardo Araújo colou-se a mim e fiquei a
perceber que ia perder a posição num instante... só
que.... ele fez mal as contas e virou-me ao contrario.
Com isto, ele foi novamente penalizado e apesar de ter
terminado em 3º, acabei em 2º lugar..
.
O giro disto é que, se na altura fiquei pior que
estragado, no final, bem feitas as contas até foi bom.
Fiz um 3º, 8º e 2º lugar, na geral,ainda consegui
ganhar uns pontinhos na geral, apenas tendo perdido 10
pontos (podiam ter sido 24) para o Ricardo. Não vou
levar 7,5 de lastro em Palmela e ele ainda vai ter 5
lugares de penalização nas 3 grelhas em Palmela.
Foi o possível, agora resta esperar pela prova de
Palmela (onde a chuva não é, de todo um problema) para
ver como fica o campeonato.
Abraço a todos e até Viana (TIT)
__________________ António Luís Baptista
|
Voltar acima |
|
|
João Côrte-Real Rookie
Data de adesão: 19 Outubro 2016 País: Portugal Mensagens: 15
Estado:
|
Colocado: 15 Janeiro 2018 às 23:31 | IP Registado
|
|
|
Olá pessoal,
Esta foi a minha pior participação este ano.
Já vi que não sei andar à chuva, muito menos na
Batalha.
Ninguém me prejudicou verdadeiramente, eu é que me
atrapalhei a mim mesmo.
A minha melhor manga foi a 1ª quando sai de 9 e logo
nas 2 primeiras voltas vi que estava em 5 ou 6, aí
senti que as coisas me poderiam correr bem, só que
alguém me obrigou a fazer um pião na 2 esquerda
apertada depois da recta da meta. Foi a decepção
total!! Parece-me que a partir daí fui perdendo
gradualmente a confiança e os resultados pioraram a
olhos de ver. Isto é tudo uma questão de treino e
abordar as curvas de maneira diferente.
Os colegas que partilharam os mesmos karts que eu,
foram, o Luís Mello e o Dário Garcia, que tiveram
muito melhores do que eu, este ultimo a fazer
resultados fantásticos.
Aqui vão os resultados das minhas mangas.
Qualificação 1 – 9º kart nº 6
Corrida 1 – 11º
Qualificação 2 – 12º Kart nº 32
Corrida 2 – 18º
Qualificação 3 – 16º Kart nº 26
Corrida 3 – 15º
Parabéns aos vencedores e ao Nuno Pais, que lidera a
classificação geral provisória.
Em Palmela, vamos lá ver se isto melhora.
Abraços,
João Côrte-Real
Editada por João Côrte-Real na 17 Janeiro 2018 às 23:49
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Freitas Master
Data de adesão: 26 Setembro 2008 Mensagens: 102
Estado:
|
Colocado: 16 Janeiro 2018 às 22:54 | IP Registado
|
|
|
Caros Companheiros
Confesso que prefiro correr com a pista seca, não tanto
pelo facto de quando chove a pista estar molhada mas sim
por ter de levar o fato de chuva e a viseira estar
sistematicamente embaciada, fora isso é sempre um
desafio interessante correr numa pista molhada com
slicks.
Na primeira manga saí de P16 e terminei a corrida em P16
(P15 do campeonato), logo na primeira volta fiz um pião
e caí para ultimo, depois lá fui recuperando uns lugares
até ao 16º lugar final.
Na segunda manga saí de P19 e terminei em P14 (P13 do
campeonato).
Na terceira manga e já com a pista seca em bastantes
trajetórias saí de P4. Mantive a 4º posição nos
primeiros 10 min de prova….até aparecer de novo a chuva,
ainda andei uma ou duas voltas em 3º fruto do toque
entre o Ricardo Araújo e o António Batista, mas depois
fiz um pião e fui ultrapassado pelo António e o Nuno
Pais, já perto do fim o Pedro Soares também me
ultrapassou pelo que terminei em P6 (P5 do campeonato).
Agora resta esperar por Palmela, faça Sol ou faça Chuva
lá estaremos.
Parabéns aos Vencedores
Para terminar desejo boa sorte à equipa ORMEI na TIT e a
todos os outros pilotos ORMEI que vão participar por
outras equipas.
Abraços e até Palmela
Miguel Freitas
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1602 segundos. |
|
|
|