|
Tópico: XVII Campeonato ORMEI 2016/2017
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 05 Abril 2016 às 18:04 | IP Registado
|
|
|
ASSUNTO: XVII Campeonato ORMEI 2016/2017 – Previsão de datas
Caros amigos e companheiros kartistas.
Quase terminado o XVI Campeonato já se encontra delineado o XVII Campeonato ORMEI 2016/2017, esperando que existam inscritos suficientes para podermos fazer o mesmo.
Continuo a julgar que estamos num ponto em que estamos satisfeitos com o formato, podendo sempre melhorar algo aqui ou ali, pelo que, mais uma vez gostava que divulgassem as vossas ideias do que podemos tentar optimizar.
Como é habitual as datas previstas são em Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro em 2016 e em 2017, no 2º sábado dos meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril, sendo Maio e Junho meses com as prova a meio, devido ao dia de Nossa Senhora de Fátima e aos feriados do mês de Junho.
Tentamos não coincidir com provas de outros campeonatos e/ou kartódromos, mas por vezes é impossível face à antecipação com que estabelecemos o calendário.
As datas agendadas e já com algumas pré-reservas, são as seguintes:
Ano Mês Dia Hora Kartódromo
2016 Setembro 17 11:00 Palmela
2016 Outubro 1 5 10:00 Bombarral
2016 Novembro 12 10:00 Évora I
2016 Dezembro 10 10:00 Fátima I
2017 Janeiro 1 4 10:00 Batalha I
2017 Fevereiro 11 10:00 Palmela I
2017 Março 11 10:00 Évora II
2017 Abril 8 10:00 Fátima II
2017 Maio 20 10:00 Batalha II
2017 Junho 24 10:30 Almeirim/Leiria/Abrantes
Agradecia igualmente a vossa opinião para tentar averiguar se existem interessados em número suficiente para o próximo campeonato, devendo de tentar levar o máximo de amigos para as 2 provas de convívio que se avizinham.
Boas provas para todos e até já.
Editada por Rui Carneiro na 05 Abril 2016 às 18:08
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 10 Abril 2016 às 16:10 | IP Registado
|
|
|
Rui,
Lá estarei para disputer mais uma campeonato ORMEI, com toda a alegria e, espero, com um bocadinho de melhores resultados que este ano.
Face à situação absolutamente lastimável que encontrámos em Fátima, acho que devemos ir no máximo 1 vez a esse kartódromo, sugerindo que se substitua a 2ª ida pelo Bombarral, onde a frota está muito melhor e só está planeada 1 ida. De forma a maximizar a possibilidade de não ter chuva e não ser para o fim do campeonato, onde se estão a decider as posições, proporia as seguintes datas:
Ano Mês Dia Hora Kartódromo
2016 Setembro 17 11:00 Palmela
2016 Outubro 8 10:00 Fátima
2016 Novembro 12 10:00 Évora I
2016 Dezembro 10 10:00 Bombarral I
2017 Janeiro 14 10:00 Batalha I
2017 Fevereiro 11 10:00 Palmela I
2017 Março 11 10:00 Évora II
2017 Abril 8 10:00 Bombarral II
2017 Maio 20 10:00 Batalha II
2017 Junho 24 10:30 Almeirim/Leiria/Abrantes
O Bombarral tb tem boas condições para se fazer o almoço de Natal, pelo que estas datas tb serviriam para tal.
Acho graça à ideia da última prova poder ser em Leiria, cuja pista gusto muito e tem condições aceitáveis para o almoço.
Fica à tua consideração.
Abraço,
Luís.
Editada por LSMello na 10 Abril 2016 às 16:19
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 14 Agosto 2016 às 17:44 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos e companheiros kartistas.
Falta pouco mais de 1 mês para o inicio do campeonato e ainda aguardo as vossas propostas, construtivas, para atualização do regulamento.
Aguardo os vossos comentários.
Boas curvas e até Palmela.
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
Manelkas II Rookie
Data de adesão: 13 Novembro 2014 País: Portugal Mensagens: 20
Estado:
|
Colocado: 13 Setembro 2016 às 18:16 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos,
Começo, antes de mais, por expressar as minhas desculpas públicas ao nosso organizador, Rui Carneiro, dado que tinha prometido este meu contributo há já muito tempo.
Posto isto, passemos à matéria de facto.
PONTO PRÉVIO:
No decorrer do troféu do ano passado, surgiram algumas dúvidas interpretativas sobre o regulamento.
Nesse âmbito, foi-me comunicado que a leitura e aplicação daquele não estava aberta à discussão, o que considero, ainda que me parecendo um pouco prepotente, perfeitamente legítimo da parte da organização.
Tal não invalida que eu considere que, um qualquer regulamento – Ormei incluído –, pese embora o seu papel fulcral, enquanto documento estruturador das regras de cumprimento obrigatório para a obtenção de uma competição justa e leal, não deve ser entendido de uma forma rígida e inalterável, mas apenas como um guião base, sempre passível de ajuste e correcção assim as circunstâncias o justifiquem. E isto deve sempre acontecer, assim se constate a manifesta inadequação ou injustiça de uma qualquer regra, enquanto demonstração da vontade e capacidade da organização de procurar alcançar um cada vez mais leal, equitativo e competitivo troféu.
PROVAS EQUIPAS:
E porque não realizar partidas tipo Le Mans nestas provas?
Uma vez que se tratam de provas sem um cariz verdadeiramente competitivo, contando apenas para efeitos de presença, e sendo disputadas por equipas, existe disponibilidade de um dos pilotos para segurar o kart de um dos lados da pista.
Animava ainda mais as provas.
FÁTIMA:
Pura e simplesmente não concordo com a inclusão desta pista no calendário do XVII Campeonato Ormei.
Ainda que reconhecendo que, quando em boas condições, este kartódromo possuía os karts mais entusiasmantes que nos eram dados conduzir, tal não acontece nos dias de hoje.
Assim, mesmo que indo lá somente uma vez, sou de opinião que vamos desbaratar capital sem necessidade nenhuma, para mais sendo a prova mais cara de todas, já que, estou certo, vamos ser novamente brindados com uma frota a cair, literalmente, aos bocados, com meras substituições de peças entre as carcaças que ainda se movam!!!
CRÓNICAS:
Quanto a este ponto, tenho pensado nalguns considerandos que vos quero transmitir.
Tal como já referi no almoço em Almeirim, acho que a redução do prazo limite para a quinta-feira imediatamente a seguir à prova não beneficiou ninguém. Antes pelo contrário. Concordo, contudo, com o organizador quando este refere que deveremos começar a crónica o mais cedo possível. No entanto, dada a já grande profusão de câmaras que o pessoal começa a levar para as provas, assim estes publiquem os seus vídeos, cai por terra a alegação de que passados poucos dias já não se lembram de todos os pormenores da corrida. Quer isto dizer que, se vamos manter a obrigatoriedade de escrever as crónicas, acho preferível alterar o prazo até ao final do domingo do fim-de-semana subsequente ao da prova. A mim, confesso, dava-me muito mais jeito!!!
No que aos pontos a atribuir por estas (5 pontos por crónica) respeita, ainda que não os ache demasiados, percebo que haja quem nem sempre esteja com disposição para as escrever. E, função disso, seja prejudicado na sua pontuação total, em detrimento de outros que, se calhar, não tendo tantas capacidades ao volante, beneficiam de terem mais jeito ou disponibilidade para a escrita.
Aqui chegados, para melhor enquadrar aquilo que atrás digo, abro um pequeno parêntesis e vou-vos contar uma situação por mim vivida.
Há pouco tempo atrás, houve uma edição deste troféu em que eu deixei muitas crónicas por escrever, ainda que, como bem sabem, eu até goste de escrever. Sucedeu, porém, que acompanhava a minha mãe num processo de doença oncológica, que, infelizmente, acabou por levar ao seu falecimento. Como é evidente, durante um tal processo, a disponibilidade mental e temporal para a escrita de crónicas relativas a provas de karting é diminuta, levando a que tenha perdido uma série de pontos.
Por outro lado, concordo com a ideia da escrita das crónicas porque, quer tenham, ou não, consciência disso, tal leva-nos a uma maior envolvência com o troféu, com as suas peripécias e, no limite, com as pessoas que o integram.
Eu por mim falo, quando vos digo que, ao longo de vários anos a participar nestas “provecas” amadoras, nunca me senti tão próximo das pessoas com quem compito nas pistas deste Portugal, como com vocês. E gosto!!! Agora, não abusem desta minha franqueza, e vejam lá como é que se portam na próxima prova que façamos todos juntos!
Dito isto, a minha posição é que devemos manter as crónicas, bem como a pontuação atribuída às mesmas, até porque, caso façam a crónica da primeira prova de convívio, têm a possibilidade de falhar uma outra qualquer, para a qual não têm tempo ou vontade.
A título de sugestão para aqueles que dizem que não têm jeito para estas coisas, imaginem que estão a contar uma simples história a um irmão mais novo ou que estavam colocados numa unidade militar, num qualquer ermo distante da civilização, e estavam a escrever aos vossos pais ou à namorada, por exemplo. Há milhares de possibilidades, não há? E ninguém tem de ser perfeito na dita cuja. Basta que satisfaçam, minimamente, os requisitos de espírito, camaradagem, disputas, conselhos e etc. Lembram-se da minha crónica de Fátima??? Se retirarmos o enredo teatral vivido entre o Zé Manel, o Anjo e o Diabo, estavam lá todos os requisitos. Certo, Rui???
Para finalizar este ponto, tenho uma outra sugestão. E porque não, em vez da atribuição de pontos extra como indicado no Art.º III, nº 3, permitir, a quem faça a totalidade das provas (10) mais uma falta na escrita de uma crónica?
PONTUAÇÃO
Daquilo atrás dito decorre, também, a minha sugestão da não atribuição de pontos de bonificação a quem vai a mais provas (ver Art. III, nº 3).
O simples facto de estar presente num maior número de provas é, já de si, pontualmente benéfico. Quer seja pelo simples acumular dos pontos obtidos, quer, caso aleguem o facto de nem todas as pontuações contarem para o total, função de apenas se somarem as 21 melhores, pelo maior número de possibilidades da obtenção de boas classificações.
Aproveito para sugerir que se altere a redacção do parágrafo único do Art. III, nº 1, para:
• "É considerada terminada a prova sempre que um piloto complete 75% do número de voltas do primeiro mais uma, a não ser que tal não lhe tenha sido possível por razões alheias à sua vontade, nomeadamente, avaria(s) mecânica(s)".
LASTRAGEM DOS 3 PRIMEIROS CLASSIFICADOS:
Relativamente a este aspecto, alertado por diálogo decorrido entre o Ricardo, o António e o organizador, no almoço de entrega de prémios em Almeirim, venho dar a minha concordância a alguns dos pontos ali discutidos. A saber, o modo como se definem os pilotos a serem lastrados função da classificação do campeonato (ver Art. IV, nº 4).
Assim, se, para efeitos do lastro a atribuir na primeira prova, se considera a classificação do anterior campeonato, e na segunda prova se deixa cair esta, passando a considerar-se a classificação do actual, tal levar-nos-ia a pensar que, à medida que o presente campeonato se desenvolve, também a classificação, para efeitos de lastragem, iria sendo actualizada deixando cair as três piores classificações obtidas até então. Ora, se bem entendi a questão, e de acordo com aquela conversa que vos referi, tal não sucede deste modo, acabando a dedução das três piores classificações por ocorrer somente na classificação final do campeonato.
Ainda que nunca tendo estado em posição de sofrer tal penalização, parece-me que, a bem da justiça e igualdade de circunstâncias entre os concorrentes, logo que se corra a segunda prova, uma vez que se teriam seis corridas realizadas (subentende-se do Art. III, nº 1, que, a cada prova correspondem três corridas), dever-se-ia estabelecer a classificação do campeonato com base na soma das classificações até então obtidas, mas já deduzida das três piores.
Dito isto, por hoje já chega.
Até Palmela, no sábado que vem!
__________________ Grande abraço do,
Manel
|
Voltar acima |
|
|
Manelkas II Rookie
Data de adesão: 13 Novembro 2014 País: Portugal Mensagens: 20
Estado:
|
Colocado: 23 Setembro 2016 às 14:04 | IP Registado
|
|
|
Olá amigos,
A pedido do Rui, a quem em tempos falei do regulamento disciplinar do troféu da Caixa, venho aqui apresentá-lo.
A lógica deste é simples.
Quem fôr objecto, de uma forma continuada, de advertências com bandeira branca e preta, pura e simplesmente não merece correr juntamente com o restante pessoal e, começando por ser impedido de correr uma manga de uma prova, passa, a seguir, a ser impedido de correr a totalidade de uma prova e, no limite, é excluído do troféu.
Dir-me-ão que é um regulamento muito rígido e exigente. Eu acho que não.
Senão, vejamos, para um gajo ser excluído do troféu tem de levar CINCO (5) advertências, o que quer dizer, claramente, que é um piloto que não só não respeita as regras, como não demonstra qualquer desportivismo e, acima de tudo, não respeita quer os seus adversários, quer a si mesmo.
Eu por mim falo, quando vos digo que, se um gajo, após duas, três ou quatro advertências, não entende que está a agir de um modo incorrecto, é porque está a praticar o desporto errado!
Dito isto, abaixo transcrevo, do regulamento do Challenge CGD, o articulado relativo à disciplina:
1. Um piloto objecto de uma advertência por parte do director de prova do kartódromo, ou por um qualquer comissário de pista, recuará cinco posições na grelha de partida da manga que decorra imediatamente a seguir ao momento de comunicação da advertência.
2. Qualquer piloto que acumule advertências em duas mangas consecutivas, ficará impedido de participar na manga imediatamente a seguir aquela em que foi advertido pela segunda vez.
3. Quando um piloto acumule três advertências, incluindo, ou não, duas consecutivas, será impedido de participar na manga imediatamente a seguir aquela em que foi advertido pela terceira vez, e, caso esta terceira advertência ocorra na manga imediatamente a seguir àquela em que foi advertido pela segunda vez, acumulará as penalizações, ficando impedido de participar nas duas mangas imediatamente a seguir à manga em que foi advertido pela terceira vez.
4. Quando um participante acumule quatro advertências, incluindo, ou não, duas consecutivas, será impedido de completar a prova onde esta ocorra, não obtendo qualquer ponto nesta. Cumulativamente será impedido de participar na prova imediatamente a seguir aquela onde foi advertido pela quarta vez.
5. Na eventualidade de um participante acumular cinco advertências, este será impedido de completar a prova onde esta ocorra, e excluído do troféu vendo todas as suas pontuações anuladas.
6. Para efeitos de análise e aplicação das sanções indicadas anteriormente, a primeira manga de uma prova é entendida como decorrendo imediatamente a seguir à última da prova anterior.
7. Para efeitos de aplicação das sanções indicadas anteriormente, caso o participante não esteja presente na prova na qual seria alvo da sanção, a aplicação desta transita para a primeira prova seguinte em que aquele esteja presente.
Dito isto, e não querendo imiscuir-me na gestão do Ormei, acho que se poderiam transpor algumas das regras atrás expostas para este "nosso" troféu.
Assim, aqui fica o meu contributo, com os votos de que todos se saibam comportar em pista.
Até Fátima, valha-nos Nossa Senhora!!!
Editada por Manelkas II na 23 Setembro 2016 às 14:06
__________________ Grande abraço do,
Manel
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 23 Setembro 2016 às 15:16 | IP Registado
|
|
|
Manuel, caros amigos, Pessoalmente concordo inteiramente com a aplicação de penalizações com bandeira preta e branca, as quais estão previstas tb no regulamento do campeonato que organizo. A prática diz, no entanto, que é relativamente difícil fazer o seu controle ao momento. Por outro lado, a inibição de correr numa manga cuja participação o piloto pagou não me parece correcta. Aquilo que se verifica no meu campeonato é a penalização em pontos no campeonato pela acumulação de advertências. Creio que podem ser feitas variantes nesta base, como a perda de 5 posições numa manga, a exclusão dessa manga, a impossibilidade de se inscrever numa corrida ou a eliminação do campeonato, mas tratadas na quietude do Excel de publicação dos resultados, o que tornaria muito mais fácil a gestão e aplicação destas penalidades. Fica a sugestão.
|
Voltar acima |
|
|
RacingSpirit16 Racer
Data de adesão: 02 Dezembro 2011 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 18 Novembro 2016 às 15:10 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde!
Como o grande chefe (Rui Carneiro) tem
repetidamente sugerido, deixo aqui por escrito
a sugestão que eu e outros pilotos temos dado
nos últimos anos.
O assunto é a pontuação real (pontuação total
retirando os 3 piores resultados) e as
penalizações em peso para os 3 primeiros do
campeonato. Volto a este assunto pois já
realizámos 6 provas o que é o dobro do número
dos piores resultados a retirar.
No regulamento está que os 3 piores resultados
serão retirados no fim do campeonato. Este
facto não faria diferença na discussão do
campeonato se não houvesse penalizações em
peso. Pois com estes sistema, verifiquei ao
longo dos anos que tenho de ormei, que é
injusto, pois permite a um piloto cuja
pontuação real que o faria estar em primeiro
mas que com a pontuação total fica em 4, esteja
a competir sem penalização em peso com pilotos
que na realidade estão atrás deste.
Penso que seria mais justo para todos que esta
regra fosse alterada. Como sabes Rui, este é um
assunto que tem sido abordado nos últimos
anos(pelo menos, desde que estou no ormei) por
vários pilotos.
Fica a sugestão para ser analisada.
Grande abraço e até ao Bombarral
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 18 Novembro 2016 às 16:10 | IP Registado
|
|
|
Caro Ricardo,
Não percebo na realidade a tua preocupação, já
manifestada várias vezes e com a respectiva resposta,
com a pontuação/classificação do campeonato.
Volto a repetir, vários campeonatos retiram provas ao
longo do campeonato, e, no caso do ORMEI não. Está no
regulamento que: "Das provas agendadas, os
participantes poderão disputar quantas desejarem,
sendo que para a classificação final contam as 21
melhores classificações mais os pontos extras de
participação e das crónicas.".
A realidade é que o principal problema são as
situações que se passam em pista e que podem levar a
que o campeonato deixe de se realizar, caso os pilotos
não se respeitem, dentro e fora da pista, e não
consigamos ter corridas "saudáveis" implementando
novas regras.
É este o ponto sobre o qual devemos de debater.
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
RacingSpirit16 Racer
Data de adesão: 02 Dezembro 2011 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 18 Novembro 2016 às 16:51 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde!
Como o grande chefe (Rui Carneiro) tem
repetidamente sugerido, deixo aqui por escrito
a sugestão que eu e outros pilotos temos dado
nos últimos anos.
O assunto é a pontuação real (pontuação total
retirando os 3 piores resultados) e as
penalizações em peso para os 3 primeiros do
campeonato. Volto a este assunto pois já
realizámos 6 provas o que é o dobro do número
dos piores resultados a retirar.
No regulamento está que os 3 piores resultados
serão retirados no fim do campeonato. Este
facto não faria diferença na discussão do
campeonato se não houvesse penalizações em
peso. Pois com estes sistema, verifiquei ao
longo dos anos que tenho de ormei, que é
injusto, pois permite a um piloto cuja
pontuação real que o faria estar em primeiro
mas que com a pontuação total fica em 4, esteja
a competir sem penalização em peso com pilotos
que na realidade estão atrás deste.
Penso que seria mais justo para todos que esta
regra fosse alterada. Como sabes Rui, este é um
assunto que tem sido abordado nos últimos
anos(pelo menos, desde que estou no ormei) por
vários pilotos.
Fica a sugestão para ser analisada.
Grande abraço e até ao Bombarral
|
Voltar acima |
|
|
RacingSpirit16 Racer
Data de adesão: 02 Dezembro 2011 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 18 Novembro 2016 às 17:08 | IP Registado
|
|
|
Rui, foi a teu pedido que fiz a sugestão por
escrito. É uma questão e não preocupação que
já foi
exposta por mim e outros pilotos, e hoje
escrita por mim. Não me vou repetir. E tu sabes
disso... não precisas ser tão defensivo!
Quanto ao que se tem passado, penso que está a
haver um empolar da coisa. Principalmente com
as crónicas que estão a ser usadas para lavar
roupa. Coisa que eu acho incorreta e falta de
censo. Acho que mal entendidos devem ser
resolvidos dentro do perímetro do kartodromos e
não no fórum ou Facebook, etc... Com mais ou
menos exaltação mas que depois acabei bem como
acontece com pessoas civilizadas.
O facto de este ano entrarem muitos pilotos
novos e alguns com clara falta de experiência
veio a contribuir para esta situação, que creio
que irá melhorar com o decorrer do campeonato.
Um abraço e não stresses comigo, senão no
Bombarral serei um verdadeiro chato!!!
Editada por RacingSpirit16 na 18 Novembro 2016 às 17:11
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,3125 segundos. |
|
|
|