|
Tópico: Batalha I - 10 de Janeiro de 2015 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 10 Janeiro 2015 às 19:12 | IP Registado
|
|
|
Quinta prova do XV Campeonato ORMEI 2014/2015.
Prova realizada no dia 10 de Janeiro de 2015, pelas 10:00, no Euroindy - Kartódromo da Batalha.
Ponham aqui os vossos comentários.
Visite a nossa página no facebook: www.facebook.com/groups/ormei
Evento em: https://www.facebook.com/events/565672990234875/
|
Voltar acima |
|
|
Ormei
Estado:
|
Colocado: 10 Janeiro 2015 às 19:12 | IP Registado
|
|
|
Amigos e companheiros Kartistas,
A quinta prova do XV Campeonato ORMEI 2014/2015, aconteceu no passado dia 10 pelas 10:00, no EUROINDY - Kartódromo da Batalha.
Desta vez contámos com 24 pilotos, dos quais 20 inscritos e 4 convidados, tendo existido ainda a desistência de ultima hora de 1 inscrito e 1 convidado por razões de saúde. Efectuámos 3 mangas correndo todos contra todos.
Desta vez dei boleia ao Carlos Costa e Miguel Freitas, tendo sido dos primeiros a chegar, “ultrapassado” em breves segundos pelo Armando Lacerda. O cenário era de pista seca tendo sido utilizado o trajecto em sentido invertido.
Após os cumprimentos do costume, pesos e respectivo briefing em que agradecemos ao Rui Miranda e Pedro Soares a deslocação da zona Norte ao nosso campeonato, tirámos a foto de grupo e dirigimo-nos aos respectivos karts, não sem que antes tenha havido uma ligeira “entropia” por falta de alguns pesos que são os pilotos que os colocam neste kartódromo. Após os 5 minutos de treinos, em que rodámos 4 pilotos muito perto, só obtive a 6º posição tendo os pilotos mais rápidos o José Vieira seguido pelo Augusto Paulino, Dário Garcia, Rui Miranda e António Baptista. Tirando o José Vieira que tinha mais de 2 décimas de vantagem sobre o segundo, os restantes 20 pilotos estavam separados por menos de 1 segundo.
Na partida, consigo um bom arranque e passo para a 5ª posição, perdendo para o Ruben mas ganhando ao Dário e ao Augusto Paulino que tem, novamente, um muito mau arranque perdendo logo várias posições. Quem se mantém na frente é o José Vieira que vai sendo muito consistente seguindo-se o António Baptista o Ruben e o Rui Miranda. Entretanto o Rui passa o Ruben e eu na volta seguinte faço o mesmo. Mais 2 voltas e o Rui passa o António, tendo eu aproveitado a boleia. Mais duas voltas e sou eu que ultrapasso o Rui Miranda. Consigo aguentar a 2ª posição até à antepenúltima volta, em que o Dário, com uma ultrapassagem “musculada”, passa-me no final da recta da meta. A volta mais rápida desta corrida foi do Dário.
Antes dos próximos treinos, devido às queixas de alguns pilotos e algumas bandeiras de advertências, tive de chamar à atenção para que este era um campeonato de AMIGOS e que pretendia que assim continuasse e se continuasse a haver pilotos que provocassem situações conflituosas, os mesmos seriam convidados a não participar no Campeonato.
Tal como já referi várias vezes, os treinos são essenciais e é aí que se estabelece a nossa ordem para a corrida, não havendo na maior parte das vezes muitas diferenças, pelo que é importante fazer o melhor tempo, sendo para isso necessário encontrar a posição certa no pelotão de modo a não sermos “atrasados”, mas infelizmente nestes treinos só consegui fazer uma volta limpa o que fez com que tivesse obtido a 8ª posição, sendo os mais rápidos o Leopoldo Campinas (1ª pole do campeonato), Dário Garcia e João Carlos. Desta vez foram 20 pilotos a estarem separados por menos de 1 segundo.
Nova partida, com alguma confusão na 3ª curva entre o Luís Mello e o Rui Miranda que fica de lado, passando para 10º. Graças ao desentendimento entre o Augusto Marques e o António Baptista consigo ganhar 2 posições. Entretanto o Pedro Soares passa o Luis Mello e eu pouco depois, no mesmo sítio faço o mesmo. Perto doa 10 minutos o Pedro Soares, que andava a escorregar muito em 2 curvas, “facilita” a ultrapassagem. Passado 2 voltas sou ultrapassado por um piloto convidado e na altura passou-me pela ideia, “Olha o Pedro Soares viu as minhas trajectórias e já as corrigiu pois está mais rápido e já não escorrega”, só que de repente, verifique que faltava o nome no fato e a cor era diferente, tendo então apercebido que quem me tinha passado era o Rui Miranda. No final o vencedor desta manga foi o Dário Garcia seguido pelo Leopoldo Campinas e João Carlos. A minha 7ª posição na corrida, devido aos convidados Augusto Paulino e Rui Miranda, dá-me a 5º no campeonato. Melhor volta para o Leopoldo Campinas.
Nos terceiros treinos tentei partir no grupo o mais à frente possível de modo a conseguir fazer boas voltas, o que veio a acontecer. Desta vez obtive a 2º posição tendo o 1º lugar sido “roubado” pelo Dário na última volta. Desta vez foram 18 pilotos a estarem separados por menos de 1 segundo.
Consigo uma boa partida mantendo a 2º posição, apesar do “ataque” do António Baptista, mas algumas voltas mais tarde, num local que não esperava ele consegue passar-me. O António ainda tentou uma vez passar o Dário mas sem sucesso e até ao final as posições mantiveram-se terminando os 2 separados por cerca de 1 segundo. No final o Augusto Paulino ainda se aproximou para dar uma “ajuda”, mas não foi consensual. Como curiosidade, os 3 karts eu utilizei nas 3 mangas que terminaram nas 3 primeiras posições. A volta mais rápida desta manga coube ao Luís Mello.
Fazendo a estatística “by Francisco Pereira”:
O Kart 10 com que terminei em 3º na primeira manga, terminou em 1º na 2ª com o Dário Garcia e em 2º na 3ª com o António Baptista.
O Kart 12 com que terminei em 7º na segunda manga, terminou em 10º na 1ª com o João Seguro e em 1º na 3º com o Dário Garcia.
O Kart 20 com que terminei em 3º na terceira manga, terminou em 1º na 1ª com o José Vieira e em 12º na 2º com o João Seguro.
Houve ainda 10 pilotos e 1 acompanhante a participar na 4ª manga no Mosteiro dos Leitões, tendo seguido posteriormente para casa utilizando a antiga EN1 até ao Carregado.
Não se esqueçam de enviar/publicar as vossas crónicas até às 23:59:59 da próxima 5ª feira (amanhã) de modo a que possam pontuar.
Espero vê-los no próximo dia 07 de Fevereiro, sábado, pelas 09:15, no Kartódromo de Palmela, para mais uma corrida deste nosso XV Campeonato ORMEI 2014/2015.
Relembro que este ano o campeonato ORMEI não irá participar na 13ª edição da TIT que se realiza em Viana do Castelo no KIVI Kart (Kartódromo Indoor de Viana) devido a não se ter encontrado o quórum mínimo de pilotos (6) que quisessem representar o Campeonato ORMEI. Várias razões, nomeadamente o atraso na divulgação, o seu custo com as inscrições e com as deslocações e alojamento, mas acima de tudo as questões de segurança pelos karts utilizados. Desejamos felicidades e muita sorte aos grupos participantes e que vença o melhor.
Cumprimentos
Editada por Rui Carneiro na 14 Janeiro 2015 às 11:47
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
albaptista Master
Data de adesão: 09 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 188
Estado:
|
Colocado: 13 Janeiro 2015 às 10:09 | IP Registado
|
|
|
Bom dia a todos,
vamos lá a cronica para ver se levo 6 "kilinhos" a mais
na próxima prova.
Foi a ultima prova, da chamada, primeira volta do
campeonato, desta feita na Batalha em sentido invertido.
Treinos da primeira manga com um Kart bastante pastelão
nas saídas de curva que obviamente, na Batalha, não é lá
assim muito bom. Mesmo assim fiz o 5º tempo.
Partida lançada como convém e...... dou por mim em
segundo ao fim da primeira curva. O problema foi depois,
havia 20 karts mais rápidos que eu atrás de mim. Defendi
tudo o que sabia e podia, mas mesmo assim não deu para
mais que o 6º lugar.
Treinos da segunda manga e mais do mesmo... P5, P6 ou P7
ou... ou...ou... lá o que foi.
Nova partida lançada "et voi lá" fiquei em 3 ou 4º.
depois seguiu-se uma grande caldeirada a minha frente e,
sem ter culpa nenhuma perdi 3/4 lugares para acabar em
8º.
Para a terceira manga já foi diferente. Fiz uns treinos
fraquinhos mas tinha um kart bem melhor.
Nova partida lançada, nova busca de espaços disponíveis
e..... P3 na segunda curva (definitivamente, adoro
partidas lançadas). Segui colado ao T'chefe, até que lá o
consegui passar de forma "limpinha". Ainda "consegui
tentar" a ultrapassagem ao Dario que seguia a minha
frente, mas..... Bolas..... ele não deixou....
No final foi uma sensação de minimizar o prejuízo e uma
noção que podia ter feito bem melhor com os kart's da
segunda e terceira manga já que o da primeira era a
verdadeira "rosca" da frota.
Segue-se Palmela em sentido normal.
um abc a todos
__________________ António Luís Baptista
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 13 Janeiro 2015 às 14:21 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos,
Aqui vai mais uma "crónica Calimero" !... Não que tenho razão especial de queixa de 3ºs, mas este ano não me sai uma prova como deve ser.
Declaração prévia: Não gosto da Batalha em sentido invertido com estes karts - gostava com os 390, que tinham saída para os ganchos e a subida, mas com estes não gosto ! Acho sempre um desperdício, pq gosto mto no sentido normal.
Fazer os treinos com 24 karts, cerca de 20 dos quais no seg. 48 e tentar apanhar a pista livre, é um exercício de prestidigitação, ao alcance de poucos. Só consegui essa fantástica proeza na 2ª manga, em que fui dos 1ºs a sair para a pista. Outro ponto crucial do resultados dos treinos é apanhar uma classificação ímpar - pq quem sai do lado de fora da pista tá sempre lixado no arranque lançado. Saíu-me a fava e saí sempre do lado par, grrrrrrr !
A 1ª manga foi uma desgraça, partindo do 16º, com as confusões da partida dei por mim em 21º num ápice. Puxei o máximo que sabia, tive uma luta gira com o Zé Oliveira, beneficiei de alguns atrasos por toques. Dei por mim, a metade da corrida, com toda a reta da ponte e a parte baixa do circuito de diferença para um pelotão compacto de uns 10 pilotos. Restava para me divertir tentar ir agarrá-los. Puxei o que sabia e o kart deixava, ainda me encostei a eles e consegui ganhar um lugar. Final: mísero 15º, claramente fruto dos maus treinos e partida, pq os tempos por volta com a pista limpa até foram bem razoáveis (visto o volta-a-volta, recuperei mais de 6 seg. em 8 voltas).
Na 2ª manga parti de 6º, com a intenção de sobreviver à molhada. A tentar defender a posição do António Baptista, acabei por ser eu a fazer uma asneirada e entrar pelo Rui Miranda a dentro - sorry ! Dei por mim em 5º, sem saber como. Mas daqui para diante foi sempre perder posições - o kart tinha uma traseira nervosa e vi-me arrasca com ele, claramente a posição nos treinos não correspondia ao andamento. Fui perdendo lugares, alguns de forma musculada, e acabei em 10º.
Na 3ª manga parti de 8º, mas, pela 1ª vez parecia que me conseguia safar bem no arranque: o Augusto Paulino arrancou mto bem ao meu lado e eu consegui apanhar a corda, atrás dele. Qqdo pensava que a coisa ia corre bem, enganei-me: veio o Leopoldo Campinas e passou-me com as 4 rodas por cima do corrector da 1ª curva. Não gostei e jurei 'vingança'. Devolvi-lhe a manobra na esquerda no final da recta da ponte, passando eu com as 4 rodas por fora da pista. A restante corrida não teve história, andei sempre mto próximo dos da frente, mas sem conseguir passar ninguém. Tive a pequena consolação de fazer a volta mais rápida desta manga.
Nas 'estatísticas de Francisco Pereira', fui o melhor com os karts 8 e 28 e com o 16 fui 2º (perdendo para o Francisco propriamente dito).
O mais chato da história, é que a miséria franciscana que acabei de relatar, foi a prova em que fiz mais pontos desde o início do ano - o que diz bem do campeonato 'fabuloso' que estou a fazer. Enfim, se não melhorar, pelo menos que me divirta.
Agora gostaria de tentar 'honrar' as corres do ORMEI na TIT, mas parece que não vai haver quórum. Vemo-nos em Palmela, abraços a todos,
Luís.
Editada por LSMello na 13 Janeiro 2015 às 14:30
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Freitas Master
Data de adesão: 26 Setembro 2008 Mensagens: 102
Estado:
|
Colocado: 13 Janeiro 2015 às 22:19 | IP Registado
|
|
|
Caros Companheiros
Continuámos o campeonato na Batalha com um belo dia de
sol.
Na treinos da primeira manga fiz o 15º tempo, iniciada
a manga mantive a posição, até aos SS da segunda
volta, quando um companheiro não identificado ajudou-
me a fazer um pião, como consequência caí para ultimo
e depois só consegui recuperar até 19º.
Na segunda manga não me adaptei ao Kart, fiz o 22º
tempo nos treinos e na corrida andei sempre na cauda
do pelotão tendo terminado em 21º.
O kart que me saiu para a terceira manga foi o melhor
dos 3 em que andei, fiz o 14º tempo nos treinos, o
arranque foi normal e mantive a posição, depois à
saída do gancho aproveitei um pião do Leopoldo
Campinas para ultrapassá-lo e ao José Vieira, dai até
ao fim andei sempre colado ao Francisco Pereira e ao
João “tampão” Carlos, com o Zé Vieira a pressionar-me,
foi uma luta bem engraçada, com o pessoal todo a
tentar descobrir um buraco para ultrapassar e ao mesmo
tempo a usar e abusar de linhas defensivas mas sempre
com uma correcção exemplar, terminei a manga em 12º.
De seguida disputámos a 4ª manga no Mosteiro dos
Leitões, onde tratámos de aviar um belo de um Leitão.
Parabéns aos Vencedores José vieira e Dário Garçia.
Até Palmela.
Abraços
Miguel Freitas
|
Voltar acima |
|
|
Moore Vieira Racer
Data de adesão: 16 Janeiro 2007 País: Portugal Mensagens: 91
Estado:
|
Colocado: 14 Janeiro 2015 às 12:39 | IP Registado
|
|
|
Cá vai crónica para não deixar(como de costume) para a última hora ou nem a fazer...
Contrariamente ao Luís, gosto de correr na Batalha em sentido inverso devido a que o miolo, a que chamo a curva da orelha, se fazer a descer.
Nos treinos da 1ª manga senti que o kart 20 que me calhou era bom mas não estava a contar fazer a pole. Na partida consegui manter o primeiro lugar e graças à habilidade do costume do António que ficou em segundo a travar os outros todos, conseegui afastar-me e fazer a minha corrida a controlar a vantagem obtida. Foi bom porque ganhei, mas um pouco solitária... .
Bom, o que se possou a seguir foi só merda. O segundo kart arrastava-se nas rectas o que deu o 17º lugar na grelha. Na corrida foi mais do mesmo, conseguindo ainda assim ganhar um lugar e termnar em 16º.
Na terceira, com um kart um pouco melhor, mas já a pensar mais no leitão, consegui fazer o 13º tempo. Logo nas primeiras voltas perco um lugar para o Miguel Freitas devido ao pião do Leopoldo ao tentar repassar o Francisco com uma calçadeira à antiga portuguesa no gancho antes da recta da ponte e eu não consegui evitar. Passei o resto da corrida atrás do rolha (João Carlos), do Francisco e do Miguel e com o Gonçalo logo atrás de mim. Este conseguiu passar-me mas reconquistei a posição logo de seguida na ligeira direita antes do referido gancho. Na última volta ele devolve-me a manobra mas "esqueceu-se" de me deixar espaço à saida da curva obrigando-me a subir o corrector do lado esquerdo e fiz um pião, perdendo com a bricadeira 6 lugares... Acidentes de corrida, tudo bem. Resultado 19º.
Venha Palmela e, espero, sem chuva.
Inté!
Editada por Moore Vieira na 14 Janeiro 2015 às 12:46
|
Voltar acima |
|
|
RubenDurao Rookie
Data de adesão: 05 Fevereiro 2013 País: Portugal Mensagens: 14
Estado:
|
Colocado: 14 Janeiro 2015 às 15:58 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde a todos,
Aqui vai a minha crónica da prova da Batalha, um dos meus circuitos preferidos.
1ª Manga, saí do 7º lugar com o António Baptista à minha frente. No arranque o António abriu caminho para o 2º e eu com a boleia fiquei em 3º. Depois de 1/2 voltas tentei a ultrapassagem mas como tinha pilotos atrás muito próximos de mim acabei por perder algumas posições. Resultado final 9º lugar.
2ª Manga, saí novamente do 7º lugar. Consegui o 5º lugar nas primeiras voltas e o pelotão atrás de mim foi perdendo espaço, tal como o da frente. Fiz a manga toda praticamente sozinho.
3ª Manga, saí do 6º lugar. Lugar que nas primeiras voltas perdi para o Pedro Soares. Como este Kart também não era dos melhores vi-me obrigado a defender do Augusto que se vinha a aproximar. Penso que na última volta, o Augusto conseguiu a ultrapassagem e terminei assim no 8º lugar.
Até a próxima !
Ruben Durão.
|
Voltar acima |
|
|
João Mora Rookie
Data de adesão: 10 Janeiro 2013 País: Portugal Mensagens: 14
Estado:
|
Colocado: 15 Janeiro 2015 às 09:42 | IP Registado
|
|
|
Bom dia a todos,
Na 1ª manga nos treinos fiquei em 22º, na corrida
adaptei-me bem ao kart e consegui fazer metade das voltas
no segundo 49 tendo terminado na mesma posição.
Na 2ª manga nos treinos fiz a última posição e na corrida
não me entendi muito bem com o kart que escorregava muito
de traseira e andei pelo segundo 50 e 51 terminando na
última posição.
Na 3ª manga nos treinos fiquei no penúltimo lugar, na
corrida, em que na 6ª volta quase batia no kart do Carlos
Costa que estava atravessado na 1º esquerda interior, já
melhorei em relação à anterior mas não consegui andar ao
nível da 1ª terminando em 23º.
Foi uma jornada a gosto pois gosto do traçado,dos karts e
da 4ª manga.
Até Palmela
|
Voltar acima |
|
|
Ormei
Estado:
|
Colocado: 15 Janeiro 2015 às 13:24 | IP Registado
|
|
|
Bom dia a todos
Mais uma etapa do nosso campeonato com 3 mangas no sentido inverso da Batalha, circuito que aprecio, especialmente neste sentido.
Mais uma vez as prestações alcançadas nas várias mangas estão directamente ligadas à "qualidade" das viaturas. As diferenças são enormes e só assim justificam diferenças de quase um segundo de uma corrida para outra...
Na primeira manga saiu-me a "rosca da frota" que iria partilhar com o Zé Vieira e com o João Seguro. Ninguém fez nada dele e eu consegui se não me engano um 16° lugar... Sem história. A única coisa digna de nota é a constatação da " dureza" das primeiras voltas quando partimos lá de trás. Quando há muita gente habituada a andar lá á frente em posições mais recuadas, normalmente dá asneira... É um aspecto a melhorar...
Para a segunda corrida saiu-me um Kart muito melhor que me permitiu alcançar um lugar a meio da tabela (8° se não me engano). Retenho desta manga a luta com o Pimpão para lhe ganhar a posição durante quase a corrida toda uma vez que este não tinha argumentos para se chegar mais à frente e "fechou" a corrida toda para minimizar prejuízos... Quando consegui passar já o pelotão tinha descolado e era impossível lá chegar...
Na 3ª corrida saiu-me um bom Kart, com motor e bem equilibrado. Infelizmente não consegui fazer nenhuma volta limpa na qualificação e senti que poderia ter feito mais porque conseguia acompanhar o Rui sem dificuldade e este fez um tempo bem melhor...
Na corrida fui ultrapassado nas primeiras voltas por erros meus e só a muito custo ( e com a ajuda do Luis Mello) consegui recuperar a posição ganha pelo Ruben que "fechou" a corrida toda.
Cada vez mais se decidem as mangas na qualificação porque depois na corrida muito dificilmente se recupera...
O 4º lugar final acabou por ser a coisa mais positiva da jornada.
Grande abraço a todos e até pro mês que vem!
A. Marques
|
Voltar acima |
|
|
Pimpas Rookie
Data de adesão: 12 Outubro 2010 Mensagens: 17
Estado:
|
Colocado: 15 Janeiro 2015 às 16:08 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde a todos,
Aqui venho eu deixar uma timida e simples crónica,
muito ao jeito do que se passou no passado fim de
semana.
Prova complicada para mim, não sei se foi o facto de
estar mais gordito ou falta de jeito, mas aponto para
as duas :)
Por outro lado, este não é de todo um dos meus
circuitos favoritos.
Já não me recordo muito bem dos resultados nem das
mangas, acabei por fazer um reset logo após a prova,
no entanto vou resumir o que aconteceu.
1ª Manga - Foi a minha melhor manga, penso que parti
de 6ª. Se calhar pelo facto da pista ainda estar
escorregadia, ajudou na qualificação.
Durante a corrida, foi uma corrida engraçada, aonde
ainda consegui andar pelos lugares da frente, no
entanto, ainda tive que levar com o Antonio Batista, e
perdi alguns lugares. Penso que foi 4º lugar final.
2ª manda e 3ª manga - Não tenho explicação para estas.
Foi um 12º e 14º lugar.
Só me lembro, e quero pedir desculpa, ao nosso piloto
Moore Vieira, pois na 3ª manga, não lhe consegui dar o
espaço suficiente para ele se manter em pista.
Logo após a corrida fui desculpar-me, de facto não era
minha intenção de o apertar ao ponto de fazer um pião.
E assim foi, podia ter corrido melhor :)
Obrigado a todos,
Gonçalo Pimpão
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1484 segundos. |
|
|
|