|
Tópico: Crónicas 2ª prova IHSV 2014 - Batalha 1
|
|
Autor |
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 21 Fevereiro 2014 às 23:33 | IP Registado
|
|
|
Com inusitada antecedência ;-) aqui está o tópico para porem as vossas crónicas da 2ª prova do IHSV 2014 - Batalha 1.
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 22 Fevereiro 2014 às 18:02 | IP Registado
|
|
|
Ora então vamos lá fazer a crónica de modo a despacharmos e não perdermos pontitos já que os das voltas mais rápidas foram "usurpados" por outros pilotos.
A caminho para o kartódromo íamos vendo o tempo a ficar cada vez mais escuro e com algumas bátegas mas ao chegar ao kartódromo o ambiente parecia "estável".
Cumprimentos para aqui, abraços para lá e só no final, quase a ir para a pista, o beijo que faltava. lol
Primeiros treinos sem conseguir obter bons tempos devido ao piso estar um misto de seco e molhado até que cerca de meio dos treinos uma bátega de água fez com que a pista ficasse totalmente molhada. Já nada havia a fazer pois os tempos pioraram e os resultados já tinham sido obtidos e não era melhor que a 8ª posição, segundo diza o placard e notava-se pelo andamento que o Luís Mello o Dário Garcia eram os mais rápidos em pista.
Antes da partida ainda houve um dos casos do campeonato com o Mansinho numa atitude correta assumir que atalhou uma das voltas e a mesma deveria de ser retirada.
Se partir de 8º numa prova a seco na Batalha é quase o mesmo resultado final, numa prova à chuva o resultado poderá ser totalmente diferente, o que veio a acontecer. Partida sem incidentes de maior tendo conseguido subir a 5º. Na 3ª volta e em duas curvas consigo passar o João Gonçalves e o Pedro Fonseca, aproximando-me dos Lideres Luís Mello e Dário Garcia, mas na volta seguinte faço 1/2 atravessadela na curva da ponte e sou novamente passado, conseguindo ainda nessa volta passar o João Gonçalves e no final da seguinte o Pedro Fonseca devido a um pião à entrada da recta da meta, quando tentou utilizar uma trajetória mais interior. Pelos 9 minutos consigo passar o Dário e na volta seguinte, no mesmo ponto, o Luís Mello, ficando na liderança cerca de metade da prova. Ainda ocorreu uma situação em que ao dobrar o Luís Fonseca, face às trajetórias diferente que utilizávamos, sou surpreendido por uma mudança antecipada para o interior, em vez de seguir pelo exterior como seria de prever, e mesmo a travar não consigo evitar um ligeiro toque mas que o faz perder o controlo do kart, pelo que que me é mostrada uma bandeira de advertência. Não foi de todo possível evitar o toque. Apesar de não ser importante, pois não julgo que volte a acontecer, julgo que não seria merecedor do registo da bandeira de advertência, tendo em atenção as condições do piso.
Para os segundos treinos devido ao tempo de espera a pista já tinha condições totalmente diferentes das da corrida pois já se poderia começar a pensar em trajetórias mais interiores com o secar gradual. Andei nas primeiras voltas na frente para depois cair para 2º, 4º e 7º na altura que tinha vários pilotos à minha frente e não conseguia passa-los nem fazer a volta limpa. Na penúltima verificar a 3ª posição para não saber a ultima passagem, mas sou surpreendido com a 2ª posição.
A partida ao lado do Filipe Santos correu bastante bem, apesar de alguma distância perdida para ele logo no inicio. Na volta seguinte perco a posição para o Pedro Fonseca mas para a recuperar de seguida. A partir daí foi começar a fazer trajetórias mais interiores pois o piso estava a começar a secar apesar de em alguns sítios ter de ser feito ainda por fora. À 9ª volta, usufruindo de ir na 2ª posição e ver as trajetórias do Filipe, consigo ultrapassá-lo mas ele não desistiu e ainda fomos até ao inicio da recta da meta em disputa cerrada. Duas voltas depois, foi o Filipe e o Pedro Fonseca a passarem-me tendo o Pedro Fonseca assumido no final dessa recta a liderança da prova e a ganhar tempo para ambos. Consigo passar o Filipe quando ele pisa uma zona molhada e atravessa-se um pouco e logo de seguida começam a dobragens a pilotos atrasados, desta vez com bandeiras azuis a serem apresentadas. De referir que as bandeiras azuis são principalmente benéficas para quem lidera mas não se podem cometar erros e permitir que quem ultrapassámos nos consiga voltar a passar, o que aconteceu duas vezes ao Pedro Fonseca e permitiu a minha aproximação em 1/2 volta. Duas voltas depois alarga novamente um pouco e eu consigo passar por dentro. Passadas duas voltas no mesmo sitio o Pedro tenta passar-me mas dá-me um toque lateral, pelo que lealmente mandou-me seguir e no final da recta travou (julgo eu) ligeiramente mais cedo apesar de estar ao meu lado. Felizmente para mim passámos na meta pouco passava dos 20 minutos sendo a 2ª vitória do dia e a minha primeira dobradinha no IHSV. Venha mais chuva. lol
Obrigado a todos e espero vê-los na próxima prova do IHSV que se não estou enganado será no dia 29 de Março no kartódromo de Almeirim.
Editada por Rui Carneiro na 22 Fevereiro 2014 às 19:44
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 24 Fevereiro 2014 às 12:12 | IP Registado
|
|
|
Hoje estava mais adepto da teoria de escrever a crónica
depois de todos os outros para ver se pegava nalguma
ponta solta com a qual alimentasse uma argumentação mais
sustentada mas optei por despachar já o assunto antes que
a memória se vá e me tolha a verve ....
Bom, a meteorologia não indiciava nada muito diferente do
que já nos habituámos - chuva ou qualquer coisa
parecida...
Um primeiro passeio a pé pela pista mais para aquecer os
pés do que para uma observação técnico-táctica da
abordagem das curvas, das travagens, etc., deu para
perceber contudo, que se não chovesse, a pista poderia
ter condições semelhantes a seco passadas as voltas
iniciais.
E vieram os treinos ...
Os cuidados na abertura das "hostilidades" fruto do
molhado do alcatrão deram para perceber que ainda não
seria desta vez que me calhava um kart que me permitisse
uma prestação minimamente satisfatória.
A prová-lo, a 10ª posição na grelha de partida.
E lá veio a 1ª manga ...
A ideia que se me formou foi que aquela posição seria
mantida mesmo com o handicape de não conseguir espevitar
aquela mula para lá do fim daquele troço recta-da-meta-
1ª direita-2ª direita, tal a incapacidade que o bicho
tinha de se recompôr dos abrandamentos de aceleração a
que era sujeito.
Optei por uma condução do tipo "tudo-por-tudo" excedendo
claramente as mais elementares precauções de pista
molhada ( chovia ... ) e na fèzada que a sorte, por
vezes, protege os audazes ...
Chegava-me aos escapes dos que me antecediam mas logo
começava a perder por manifesta falta de solidariedade da
cavalgadura ...
E chegámos ao minuto 9,14, altura em que perseguia a
Manela Janicas estando a ganhar-lhe terreno.
À sua frente seguia o Luís Fonseca ...
Recta da meta e aquele trio dependia um pouco do que se
passasse com o 1º deles ( o Luís ).
Nem de propósito, o Luís aborda a 1ª direita mas sai
directo aos pneus com o que me pareceu bastante
violentamente e retorna à pista catapultado pela
elasticidade dos pneus o que, à mistura com um meio pião,
passa a micro-milímetros da Janicas mas não evita que me
estatele violentissimamente nele ...
Não me ficaram mazelas, felizmente, mas, quiçá por
sugestão, assumi que o kart teria ficado meio empenado
pois a partir daí, saíram uns 20 ou 30 piões nas
abordagens a quase todas as curvas e eu recusava-me
aceitar que, instantaneamente, deixei de saber conduzir !
Não percebi muito bem porquê mas não cheguei em último !
Nova dose de treinos e logo,logo, a satisfação de agora
sim, ter kart !!
Num crescendo de autoconfiança, consigo, na última volta,
classificar o melhor tempo que me deu a 3ª posição na
grelha para a 2ª manga.
Arranco muito bem colocando-me atrás do Rui Carneiro e
conseguindo mesmo a ultrapassagem abordando, contudo, a
3ª direita um tudo nada fora da trajectória ideal...
Tenho a pista à minha esquerda quando a devia ter à
frente mas felizmente não se consumou o pião ainda que
tivesse sido ultrapassado por 2 ou 3 pilotos.
Foi uma corrida de grandes lutas e à medida que a pista
permitia trajectórias de seco, o gozo renasceu e não fora
o "bujon" do Pedro Santos ( nitidamente mais lento que eu
) e daria largas aos festejos duma classificação que já
não uso há muito tempo ....
A 3ª manga deu para repôr os níveis e a costeleta estava
SOBERBA !
Chegado a casa, despertou o tendão que se torceu todo no
encontro imediato de 17º grau com o Luís Fonseca e passei
à "dieta" VOLTAREN e RELMUS com a qual encarei a prova do
dia seguinte em Almeirim, no domingo, com grande
expectativa.
Abreijos !!!!!!!
|
Voltar acima |
|
|
NAMo =
Data de adesão: 14 Novembro 2011 País: Portugal Mensagens: 9
Estado:
|
Colocado: 24 Fevereiro 2014 às 23:14 | IP Registado
|
|
|
Eis-me de volta às lides depois de um ano de jejum, alinhavado com duas ou três provas para matar saudades.
Não há duvida que a Batalha ocupa o 1º lugar no meu top de conjunto pista/kart. Os karts estão muito bem cuidados e estão bem dimensionados para os desafios desta pista com uma mão cheia de recortes técnicos.
Quando no caminho para a Batalha, consciencializei que a chuva era uma realidade, dei por mim a pensar como é não me tinha passado pela cabeça preparar o fatinho de chuva.
Afinal choveu e tivemos pista molhada mas não foi suficiente para tornar desagradável o passeio pelas duas mangas e respetivos treinos.
Todas sabem que conduzir á chuva me dá um enorme gozo e desta vez não foi exceção.
Arranquei para os primeiros treinos com alguma dose de confiança mas depressa percebi que havia vários pilotos mais rápidos em pista e que um lugar no meio do pelotão seria razoável. Saiu-me um 6º ou 7º,mas que ao fim de duas curvas com os chega para lá acabei por encontrar o ultimo lugar. A partir daí foi só gozo...e piões e 12º.
Segunda parte, com a pista bem molhada arranco para os treinos e faço uma boa quantidade de ultrapassagens, que eram sintomáticas de um bom resultado confirmado com o 3º lugar na grelha. Infelizmente vinha lá o sol e depressa a pista começou a secar anulando a minha audácia no molhado. Lá me fui aguentando até terminar em 9º.
Uma jornada positiva desportivamente com muito gozo á mistura. Viva a chuva.
A habitual visita ao talho da Maria José foi o culminar de mais um excelente dia de karts.
Bem hajam.
__________________ IHSV
|
Voltar acima |
|
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 25 Fevereiro 2014 às 08:28 | IP Registado
|
|
|
Nuno, o seu a seu dono, carago !
O 3º lugar na grelha da 2ª manga foi MEU !
( Julgo que deram e bem, preferência à parte de fora da
pista ao 1º _ Filipe Andrade - e talvez daí a tua
confusão. Será ? )
Abraço.
Editada por Garcia de Matos na 25 Fevereiro 2014 às 08:31
|
Voltar acima |
|
|
cman Rookie
Karting Prazer de Conviver
Data de adesão: 15 Setembro 2004 País: Portugal Mensagens: 16
Estado:
|
Colocado: 25 Fevereiro 2014 às 18:49 | IP Registado
|
|
|
Ora vamos la a isto, conduzir com piso molhado foi uma qualidade que não recebi a nascença, assim a prova tinha tudo para correr mal como se verificou.
Treinos para a 1 manga correram dentro do esperado, fiquei a meio da grelha, a pole foi só para assustar os especialistas....
Na corrida pensei em levar a coisa com calma e ver no que dava, sem cometer grandes erros deu para chegar a 7 mais por culpa dos adversários do que por mérito meu.
Como o piso estava muito molhado pensei em colocar mais peso para a segunda manga, boa inteligente .... a coisa começou a secar logo no final dos treinos.
Na segunda manga logo na partida devo confessar que não gostei nada do que vi e senti, amigos e assim aquilo não foi kart foi mais carrinhos de choque, resultado perdemos todos, deixe me ficar para trás e depois tentar começar a recuperar só consegui ate ao 11.
E melhor esperar pelo sol e ver o que se consegue fazer.
Um abraço a todos.
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 25 Fevereiro 2014 às 23:09 | IP Registado
|
|
|
Caros Amigos,
A Batalha deu-me uma alegria enorme: fazer uma pole e liderar metade de uma corrida à chuva no IHSV (ou de outro campeonato igualmente competitivo) era coisa que não me acontecia há uns 3 ou 4 anos. Espero ter sido um passo na minha recuperação enquanto piloto de karts à chuva. Curiosamente, o Dário, que perdeu os dotes à chuva mais ou menos ao mesmo tempo que eu, parece que tb os está a reencontrar e safou-se ainda melhor que eu. O raio do Rui Carneiro, com a sua condução sui generis, é que não passou cartão a ninguém: 2 vitórias - 2 !
Nos 1ºs treinos percebi que tinha de fazer uma volta rápida mto cedo e tratei logo disso: deixei mto espaço para o piloto da frente e safei-me bem. As condições pioraram e já ninguém me tirou a pole. Palmas para a atitude super correcta do Mansinho, a alertar para o erro no seu tempo.
Na corrida, tentei deixar o Dário arrancar à frente, mas ele pensou o mesmo que eu. Arrancámos os 2 devagarinho e acabei por ter mesmo de ir para a frente. Ir à frente numa corrida a secar é sempre ingrato pois não conseguimos aprender com o que vemos à nossa frente, temos de aprender com os próprios erros - fiz pelo menos 3, mas consegui sempre agarrar bem o kart, não aprendi foi nada. Ainda consegui resistir uma vez aos ataques do Rui, nas suas trajectórias interiores, mas à 2ª foi de vez. Abriu logo tanta distância, que não consegui tentar segui-lo. Fiquei então à mercê do João Gonçalves e do Dário, a quem não consegui resistir e tb pouco aprendi. O 4º lugar final não foi mau e ficou o gostinho de ter liderado metade da prova - devia era ter sido antes a 2ª metade.
Para os 2ºs treinos não consegui atinar com a táctica: deixava espaço para o grupo mais lento à minha frente, mas agarrava-os em 2 voltas. Se recuasse mais, era apanhado pelos de trás. O resultado foi um fraquito 10º lugar.
A partida foi muito fraca (desta vez sem querer). Comecei ainda na recta da meta a ser empurrado para a relva e acabei por andar por onde me deixavam, não por onde queria. Mais toque, menos toque, devo ter ficado mais ou menos na mesma posição em que parti.
Cedo percebi que tanto eu como o Dário estávamos mais rápidos que os pilotos à nossa frente e que, se o conseguisse seguir, a coisa iria lá. Ele safou-se mais depressa do que eu, mas a coisa tb me correu bem. Consegui recuperar até ao 4º lugar, com algumas ultrapassagens giras pelo meio – a última foi um bocado atabalhoada, pois qdo estava a tentar ultrapassar o Filipe Andrade, acabei por acertar no Cartucho, que estava a levar 1 volta – acho que não aconteceu nada de mal a ninguém, mas foi pena ter posto essa mácula numa prova impecável.
Foi curioso ver que dos 4 primeiros, só o 2º variou entre as duas corridas: o Rui em 1º, o Dário em 3º e eu em 4º, parece que gostámos dos lugares – pela minha parte foi a 2ª vez consecutiva que repeti resultados, em Évora tinha sido dois 9ºs.
A próxima é Almeirim, onde não sei se torça por chuva ou não. Por um lado começo a estar farto de chuva, por outro, a chuva é capaz de equilibrar um bocadinho aquela frota. A ver vamos.
Até lá, abreijos,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
santini Rookie
Data de adesão: 15 Novembro 2010 País: Portugal Mensagens: 35
Estado:
|
Colocado: 01 Março 2014 às 16:09 | IP Registado
|
|
|
Depois de uma semana bastante atarefada a nível profissional, só
agora me é possível deixar a minha crónica da segunda prova do IHSV
que decorreu no passao sábado na Batalha.
A metereologia nao deixava muitas duvidas quando as possibilidades
de chuva depois dias seguidos bastante "regados"!
Nos primeiros treinos consigo o 5 tempo, nada mau para o resultado
que consegui na temporada passada, mas mesmo assim "apenas" a 1
segundo do Luis Soares Mello...
A prova foi bastante atribulada com um toque a deixar-me má ultima
posição logo na primeira volta...dadas as condições da pista...nao
culpo ninguém.
A prova foi muito interessante com muitos lugares recuperados até ao
nono lugar final.
Os segundos treinos correram quase da mesma forma que os
primeiros desta vez com o sexto lugar na partida.
A corrida fica marcada pelo secar da pista que permitiu voltas cada vez
mais rápidas e no meu caso o quinto lugar, ganho na ultima volta ao
mais uma vez brilhante Filipe Santos. Terceira volta mais rápida e um
sexto ligar final foram positivos para manter a pressão no topo do
campeonato.
Abraços a todos e até à próxima prova.
__________________ Abraços
Pedro Costa Santos
|
Voltar acima |
|
|
José Fonseca Master
Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
Colocado: 01 Março 2014 às 22:34 | IP Registado
|
|
|
Crónica da Batalha.
Organizador: isto ainda vai a tempo de ganhar 1 ponto? Ou ao menos meio ponto?
Pois aqui curto e rápido: Adorei correr que nem um maluco numa pista de que sempre gostei e com bons Karts e sobretudo com aquele tempo chuva -seco que faz com que todas as voltas sejam diferentes. É claro que guiar " à Janicas" resulta melhor nos treinos, onde os piões não contam. Salvo erro fiz um 9ª e um 7ª lugar (ou parecido) nos ditos. Já nas corridas os excessos pagam-se. Então a 1ª manga foi mesmo mau: vinha bem lançado e cheio de optimismo corto tanto por dentro que caio dentro de um buraco. Sem exagero, o buraco era tão fundo que precisei de uma lanterna para encontrar o Kart lá no fundo!
Mas pouco interessam as classificações quando se tem 2 grandes corridas cheias de lutas girissimas e os divertimos à grande: Venha a próxima que estou cheio de ganas
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1719 segundos. |
|
|
|