Taça Inter Trofeus
  Home     Fórum  
Register   Login  
   Forum:
  Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumMembros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  Registar-meRegistar-me  EntrarEntrar
Troféu Ormei
 InterFórum : Troféu Ormei
Assunto Tópico: Fátima I - 7 de Dezembro de 2013 (Tópico bloqueado Tópico bloqueado) Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Pré-visualizar tópico | Tópico seguinte >>
Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Data de adesão: 15 Janeiro 2004
País: Portugal

Estado: Desligado
Colocado: 07 Dezembro 2013 às 00:50 | IP Registado  

Quarta prova do XIV Campeonato ORMEI 2013/2014.

Prova realizada no dia 7 de Dezembro de 2013, pelas 10:00, no Kartódromo de Fátima.

Ponham aqui os vossos comentários.

Visite a nossa página no facebook: www.facebook.com/groups/ormei

Evento em: https://www.facebook.com/events/597937493606628/
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Colocado: 07 Dezembro 2013 às 00:50 | IP Registado  

Amigos e companheiros Kartistas,

A quarta prova do XIV Campeonato ORMEI – 2013/2014, aconteceu no passado dia 07 de Dezembro pelas 10:00, no Funkart em Boleiros - Fátima.

Apesar da chegada atempada ao kartódromo, pelas mãos do Carlos Costa, já se encontrava o Raul Girão, o filho, um amigo e um Fiat todo “especial”. Desta vez tivemos 3 convidados que com os 21 inscritos perfez 24 pilotos tendo sido efectuado o formato ABCD com 6 pilotos em cada manga, em que cada manga correu 3 vezes, existindo em pista por cada manga 18 pilotos.

Os pilotos foram novamente controlados no peso pelo Manuel Castanheira coadjuvado por outro(s) piloto(s).

Este ano não tivemos chuva, mas sim frio, tanto que devia de haver gelo na parte mais distante da pista de karting e que se encontra à sombra logo pela manhã, tendo por essa razão sido proposto que fossem efectuadas 2 ou 3 voltas extras para os primeiros pilotos a embarcar em mais esta aventura.

A primeira manga teve a presença dos grupos A, B e C, tendo os melhores tempos sido obtidos na última das 4 voltas que cada piloto conseguiu efectuar. Não foi o meu caso e a 12ª posição assim o confirmou, sentindo o kart um pouco escorregadio, mas é habitual devido à potência dos 390cc e à sujidade da pista. Vim depois a saber pelo piloto que pilotou o kart a seguir que a pressão dos pneus estava bastante diferente na traseira. Tempos muito idênticos sendo a diferença dos 13 primeiros de pouco mais de 1 segundos. A obtenção da volta mais rápida coube ao José Vieira, seguindo-se o Augusto Paulino, Miguel Freitas e Francisco Pereira.

Partindo depois de meio e do lado de fora, a solução seria esperar pelos erros dos que partiram há frente, o que veio a aconteceu na segunda curva, com o Miguel Freitas virado ao contrário, fazendo com que o grupo se tivesse separado nos que foram pela direita, mais longo, e os que foram pela esquerda e obtiveram alguma vantagem, como foi o meu caso, tendo ficado em 8ºatrás do João Raimundo e Paulo Manso. Pouco depois, o João Raimundo perde o bico ao subir um corrector, já depois de ter passado o Paulo Manso que atravessava muito o Kart, tendo eu de me desviar para não lhe bater, passou de imediato o Francisco Reis. Na recta da meta devido a outro excesso, conseguimos passar o Paulo Manso. Um excesso na volta seguinte fez-me perder o controlo do kart e ficar quase em último. Ainda consegui passar o João Marques, Vitor Conceição e Ruben Durão, este ultimo depois de ter sido passado pelo João Raimundo já muito perto do final. 14ª lugar final foi mesmo muito mau, mas os erros pagam-se e são bem caros. O vencedor foi o José Vieira seguido pelo Francisco Pereira e Dário Garcia, tendo o convidado Raul Girão terminado na 4ª posição.

Novos treinos agora com os pilotos dos grupos B, C e D. Vou ficar com o kart 5 que foi o vencedor da manga anterior pelo que a responsabilidade era muita. O António Baptista vai correr com o Kart 6 que eu tinha acabado de utilizar e verifica que a pressão dos pneus traseiros está muito diferente. No final dos treinos tive de ir à box pois o kart estava com um problema na roda traseira esquerda que se veio a verificar estar despertada. Ao regressar à pista e atingir a “fila de espera” para a grelha só sou chamado no final e estava a ficar “ desespera”, mas tinha obtido a 2ª posição ao lado do Gonçalo Pimpão que “infelizmente” já estava em pista. A diferença para o kart anterior era muita e consegui retirar mais de 1 segundo ao melhor tempo efectuado anteriormente com 0:57,014, mas o Gonçalo Pimpão conseguiu a melhor volta com 0:56,378, com quase menos 7 décimas. Dário Garcia e António Baptista seguem com as voltas mais rápidas.

Partida sem incidentes para os primeiros, tendo tentado o António Baptista uma “graça”, mas alargou e teve de levantar o pé. O Gonçalo Pimpão, como era de esperar, começou a desaparecer e fiquei atrás do Dário com o António Baptista e Luis Mello na minha “cola”. Ainda tentei passar o Dário nas primeiras voltas, à entrada da recta da meta, mas ele “fechou” e eu não quis insistir para não perder o bico, apesar de estar mais rápido do que ele. Já após os 10 minutos de corrida, consigo colocar-me ao lado do Dário em plena aceleração na recta após a chicane para não mais perder a posição. Como resultado final, ficou o Gonçalo Pimpão com 18 segundos de vantagem de mim, eu com 2 segundo do Dário, que ficou com 3 segundos de vantagem do Luis Mello.

Para os terceiros treinos estavam em pista os pilotos dos grupos C, D e A. Desta vez fico com o kart 4 que tinha pertencido ao José Vieira na corrida anterior em que termino na 9ª posição. No final dos treinos, mais uma vez está o Gonçalo Pimpão com a volta mais rápida, seguindo-se o António Baptista com o kart 5, Manuel Castanheira e Ricardo Araújo. Não consigo melhor que a 9ª posição, partindo desta vez do lado de dentro da pista.

Nova partida e antes da segunda curva, já temos karts virados ao contrário do lado esquerdo, tendo conseguido passar pelo lado direito. Consigo ficar na 5ª posição, mas logo de seguida o Paulo Manso consegue a ultrapassagem em total aceleração, mas continuando a atravessar “demasiado” o kart. Na zona dos S, atravessa-se ficando praticamente parado, tendo eu para não lhe bater de frente atravessado também o kart mas fiquei sem o bico. Mais uma corrida estragada e 15º lugar final. Mais uma vitória para o Gonçalo Pimpão com quase 11 segundos de vantagem para o convidado Pedro Girão, seguindo-se o Ricardo Araújo, Manuel Castanheira e Paulo Manso.

Na quarta manga foi a minha vez de ficar de fora. A volta mais rápida foi do Augusto Paulino com o kart que eu tinha feito o 2º lugar, seguindo-se o convidado Raul Girão, Dário Garcia e Gonçalo Pimpão.

Partida muito má por parte do Augusto Paulino que foi literalmente engolido pelo pelotão, passando de 1º para 6º, com um bico a saltar atrás dele logo na 2ª curva. O Raul Girão começou a distanciar-se de imediato tendo ficado uma luta inicial entre 5 pilotos, Dário Garcia, Gonçalo Pimpão, Augusto Paulino, António Baptista e Ricardo Araújo. Rapidamente o António Baptista e o Ricardo Araújo ficaram para trás, sendo a luta até ao final entre o Gonçalo Pimpão, Dário Garcia e Augusto Paulino, terminando por esta ordem, tendo o “outsider” Raul Girão vencido com quase 5 segundos de diferença para o segundo.

Após as respectivas fotos e despedidas para quem não podia almoçar, seguiu-se o nosso almoço de Natal tendo participado nesta manga 23.

Se não for antes, espero vê-los no próximo dia 11 de Janeiro, sábado, pelas 09:15, no EuroIndy na Batalha, para mais uma corrida deste nosso XIV Campeonato ORMEI 2013/2014.

Não se esqueçam de enviar/publicar as vossas crónicas até às 23:59:59 da próxima 3ª feira (hoje) de modo a que possam pontuar.

Aproveito para desejar um Feliz Natal e um Bom Ano de 2014 para todos.

Editada por Rui Carneiro na 17 Dezembro 2013 às 15:12

www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
Voltar acima Ver Rui Carneiro's Perfil Procurar outras mensagens de Rui Carneiro Visita Rui Carneiro's Página pessoal

LSMello
Organizador activo
Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO

Data de adesão: 15 Novembro 2004

Colocado: 08 Dezembro 2013 às 23:50 | IP Registado  

Caros Amigos,

Opto por despachar já esta crónica depressinha, pois a prova voltou a não me deixar saudades.

A coisa até não começou a correr mal de todo, fiz o 6 lugar nos treinos da 2ª manga (a 1ª em que paricipei). No arranque olhei bem em meu redor a ver por onde havia de ir sem levar com ninguém em cima e assim consegui. Depois tive uma luta gira, totalmente correcta com o António Baptista, que me valeu chegar ao 4º lugar.

Se a minha 1ª manga ainda foi boazinha, as outras 2 foram uma miséria, mto por culpa dos treinos.

Nos treinos da 3ª manga apanhei um pião do Vitor Conceição, quase na meta e lá se foi a melhor volta - apesar de ele ter feito todos os esforços para sair rapidamente da minha frente e do Miguel Freitas, que vinhamos juntinhos. Uma partida dum 10º lugar em Fátima é sempre o risco... e confirmou-se. Ainda mais ninguém tinha batido e já eu estava fora de pista, para evitar uma ligeirissima atravessadela do Augusto Paulino. O tempo para sair da gravilha e da relva foi tal que fique em último destacado. O que vale é que houve mta gente a perder narizes uns metros à minha frente e subi alguns lugares. Depois tive uma recuperação e uma luta gira com o Miguel Freitas e Bruno Sabido, que consegui ganhar, mas pelo caminho tive de deixar passar o António Baptista e o Augusto Paulino que, já com narizes, vinham a recuperar a voar baixinho. Isto do António me deixar passar e de eu o deixar passar a ele, sem qq toque, está-se a tornar uma mau hábito - espero bem que não se repita !... ;-)

Finalmente veio a grande asneirada do dia. Como nos 2 treinos anteriores não tinha tido uma 'lebre', nos últimos reolvi procurar o candidato a 'lebre' mais próximo e escolhi o Zé Vieira. Deixei-o passar, mas ele inesperadamente deixou-me passar a mim de novo, abrandando repentinamente atrás doutro piloto. Fiquei de novo à espera e voltei à posição de perseguidor que queria. Já mesmo no final dos treinos, o Zé voltou a abrandar mesmo à entrada da recta da meta, atrás de um piloto mais lento, para eu passar... i.e., julgava eu !... Na realidade não abrandou nada, só que eu já tinha metido o kart por dentro e vim a encontrar os 2 na saída da curva. Foi um estoiro monumental. Suponho que a minha roda traseira tocou na roda da frente do outro piloto e levantámos vôo eu e o kart, com uma aterragem conjunta bastante dolorosa. Parei logo que consegui e saí do kart, bastante combalido. Espantoso é que essa foi a minha volta mais rápida nos treinos - o que diz bem a maravilhosa posição em que fiquei... mesmo ao lado da minha 'lebre'.

Como já tinha feito asneiras que chegasse, arranquei com muito cuidado, o que foi a minha safa, pois ganhei uns quantos lugares. Na prova ataquei bastante, com resultados giros. Na penúltima volta ultrapassei o Ruben Durão na entrada da meta, por dentro, com um cheirinho de travão - exactamente o que teria feito nos treinos se tivesse percebido que os outros 2 não tinham abrandado. Mas como o dia estava para asneiras, ao fazer a última volta com muito cuidado, voltei a perder a posição para o Ruben ao escorregar na parabólica por a fazer de maneira prudente demais.

Portanto, repetindo-me, provas para esquecer.

Esta prova teve a vantagem sempre agradável de ver uma manga de fora. É realmente uma coisa que gosto muito. Neste caso vi um show de bola do Zé Vieira e uma luta giríssima Francisco Pereira, Girão, Dário. Valeu a pena. Faltou o Pimpão em pista, a ver se eu aprendia alguma coisa.

Como nem o vi em pista, sentei-me ao lado dele ao almoço, mas o rapaz fugiu de todas as formas ao tema. Ouvi falar de carros; de motas; de miúdas; de noites; de um kart que ganhou (boa !) agora de trajectórias, bontos de travagem, etc, nada ! Saí tão ignorante como comec,ei o almoço.

Foi um prazer, abraços a todos, bom Natal e boas entradas para os que não vir entretanto, abraços, até pró ano,

Luís.

Voltar acima Ver LSMello's Perfil Procurar outras mensagens de LSMello

albaptista
Master
Master

Data de adesão: 09 Outubro 2007

Colocado: 10 Dezembro 2013 às 10:40 | IP Registado  

Ora, lá nos encontramos em Fatima para mais uma
"voltinha" do nosso campeonato.
Na primeira manga, calhou ficar de fora a ver passar o Zé
Vieira (grande prova) e os outros.
Na segunda manga do dia tocou-me um Kart que escorregava
por todo o lado pelo que foi com surpresa que fui chamado
para o 4º lugar da grelha. parti bem, consegui meter-me
no meio do Rui e do Dario, mas, depois tive de tirar o pé
e perdi alguns lugares. No meio disto, acabei por ser
passado pelo Melllo, para vir a acabar no 5º lugar. Na
pratica fui 4º pois o enorme filho do Girão ficou a nossa
frente e ele não conta para o campeonato.
Na segunda manga fiz o 2º lugar nos treinos, mas uma
péssima partida estragou-me logo a corrida (pião e bico
fora). Depois disso foi atacar até ao fim, conseguindo o
7º lugar e um enorme amargo de boca, pois notei que tinha
claramente Kart para ganhar (se o Pimpão deixasse).
Na terceira manga, fiz o 5º lugar nos treinos.
Desta vez a partida correu bem tendo passado 2 pilotos.
No entanto, perdi, passadas algumas voltas, um lugar para
o Augusto (grandes ultrapassagens) para terminar com uma
margem razoável para o Ricardo Araújo.
Um grande abraço a todos e boas festas

Rui Carneiro
Organizador activo
Organizador activo
Ormei

Colocado: 14 Dezembro 2013 às 18:31 | IP Registado  

Last race of 2013

Na Q1, andei as duas primeiras voltas a apalpar terreno pois estava
tudo mt frio e escorregadio! quando tentei fazer voltas rapidas
apanhei sempre alguem a fazer pião, ou a recuperar de um pião ou algo
do genero! como tal não consegui fazer 1 volta "limpinha! . Mesmo
assim, 9º lugar na grelha
Arranquei com cuidado para tentar fugir á escaramuça logo na 1ªcurva,
levantei o pé de tal maneira que fui ultrapassado por 4 ou 5 pilotos!!
Meti a naifa nos dentes e recuperei esses 4 ou 5 nas 2 primeiras
voltas! Ninguem viu mas fiz umas belas ultrapassagens!! gaba-te cesto
eh eh
estava outra vez em 9 mas no encalço dos 3 que seguiam á minha
frente! passei o 8º lugar que acho q era o Castanheira e encostei-me
ao 7º lugar q era o Paulo Manso! ultrapasseio-o logo na curva que
antecede a recta da meta e fui logo atrás do francisco Reis! uma volta
depois, tentei ultrapassa-lo na curva á entrada da recta da meta e
apesar de estar no interior da curva dei-lhe espaço para ele ir por
fora! ele aguentou a posição mas na volta seguinte, outra vez na curva
antes da recta da meta ultrapassei-o e lá fui eu!! estava em 6º!! mas
foi então que o Francisco Reis no gancho depois da recta da meta,
aventurou-se por ali a dentro, deu-me um chega para lá que me atirou
quase para fora de pista, tendo perdido 3 lugares e voltado ao 9º
lugar!! no final, o Francisco Reis reconheceu o erro mas...n deixei de
ficar em 9º!!! bolas!!!

Na Q2 calhou-me um bolide que não tinha grip em nenhuma das "patinhas"
irra!! consegui o 10º (acho eu) lugar na grelha!!
Arranque com cuidado e mantive a minha posição!! depois seguiram-se 5
ou 6 voltas memoráveis de luta com o Carlos costa em que ele tentou de
todas as maneiras me ultrapassar! e apesar de ele se aventurar varias
vezes no interior das curvas, eu apertei-o sempre mas deixando sempre
o espaço minimo para ele curvar sem incidentes mas provocando-lhe
quebra de ritmo!! ele ja estava a ficar deseperado eh eh eh!! mas ele
estava muito mais rapido e não consegui aguntar mais e la me
ultrapassou!! fiquei em 11º!! Não foi mau para o bolide sem grip!!

Na Q3, vou-lhe intitular da corrida em que me deu uma BRANCA NA
MONA!! já explico porquê!!
Entrei para a qualificação e não conseguia curvar com o kart!! já
estava a ficar frustrado e ja achava que algo tinha que estar errado!!!
Na chamada para a grelha, reparei que tinha os pneus da frente
LITERALMENTE nos arames...tinha os arames de fora!! Como é que podia
curvar??!!
fiz o 18º lugar na grelha (milagres não há)
Chamei o comissário e este mandou-me logo trocar de pneus!! voltei
para a grelha pelo interior da box conforme ordens do outro comissário
e nem sequer aqueci pneus!!
Arranque cuidadoso quase em ultimo lugar, mega escaramuça na 1º curva
que consegu evitar e andei as duas primeiras voltas LITERALMENTE em
marcha-atrás!! tinha os pneus gelados e humidos quando todos os outros
tinham pneus anteriormente aquecidos!! perdi tantos lugares nas
primeiras 2 voltas que já nem sabia em que lugar estava!!
e foi neste momento que me deu a BRANCA NA MONA!! como tinha perdido
tantos lugares nas 2 primeiras voltas, estava tão desanimado e sem
ritmo que quando vi o Batista e o augusto a aproximarem-se
rapidamente, pensei que estava a ser dobrado, abri a porta para eles
passarem!! depois chegou o Mello, o Castanheira e o Miguel freitas e
como pensei que estava também a ser dobrado por eles, escancarei a
porta para não incomodar nenhum deles! o Freitas até me agradeceu!!
Então não é, que eu estava em luta direta com os 5 e eu pensando que
estava a ser dobrado "abri-me" todo?!!!!!
Granda BRANCA NA MONA que eu tive pahhhh!!! afinal até estava numa boa
posição e tinha-me esquecido que estes pilotos tinham ficado na
escaramuça da 1ª curva!!!
Acho que acabei em 12º tendo oferecido 5 lugares!!! IRRA

Q4

Banhinho tomado, almoço, sopinha quentinha para aqueçer o estomago,
carninha apetitosa e uma boa companhia á mesa!!
Há melhor que isto??!! eh eh

p.s. parabéns aos vencedores...já nem falo mais do PIMPÃO porque já n
vale a pena!! és de que planeta pahh??? nesse planeta há lá kits de
unhas á venha para mim???!!! fonix

Boas Festas para todos

Bruno Shumi Sabido

Augusto Paulino
Racer
Racer

Data de adesão: 13 Novembro 2007

Colocado: 15 Dezembro 2013 às 18:14 | IP Registado  

Caros companheiros de asfalto,

Desta vez, e finalmente, uma visita a Fátima sem chuva. Prefiro definitivamente assim, acho que conseguimos tirar melhor partido dos 390cc. Em qualquer caso, o resultado não varia muito…

Calharam-me as mangas 1, 3 e 4. E desta vez não me sonegaram informação (partilharam para além do FB!), pelo que posso recorrer aos tempos para completar a minha análise/crónica da prova.

A primeira qualificação correu muito bem. Apesar de algumas dificuldades iniciais com a falta de grip em algumas zonas da pista, lá comecei a atinar e consegui o 2º lugar na grelha, a escassos 0.004 do José Vieira… 0.004!!!

O arranque é que foi pior. Parti mais ou menos no mesmo ritmo do José Vieira, mas fomos totalmente surpreendidos pelo Francisco Pereira que passou entre nós com grande facilidade. Na primeira curva fui engolido e penso que fiquei em 6º, atrás do Ricardo Araújo.

O máximo que consegui durante o resto da corrida foi mesmo roubar uma posição ao Ricardo. A recuperação do tempo perdido para o trio composto pelo Francisco, Dário, e Girão foi ténue, restando-me o 5º lugar final (4º a contar para o campeonato).

Na segunda manga fiquei de fora a ver o domínio do Gonçalo Pimpão.

De volta ao asfalto, apanhei um kart que não gostava muito das curvas à direita… nada de grave portanto.., tendo em conta o traçado ;)

Ainda assim, larguei do 8º lugar da grelha. Arranque emocionante, tudo à molhada… estava do lado de fora e tentei abrandar mais cedo antes da primeira curva porque sabia que os pneus já estavam frios. Ainda assim, restou-me uma incursão pela relva para evitar alguém virado ao contrário. Como que por milagre, não fiquei sem o bico e consegui seguir. Quando estava em recuperação e a entrar num bom ritmo de corrida dei um toque ligeiríssimo no Francisco Pereira… lá se foi o bico e corrida estragada!

Depois de reentrar em pista com o bico reposto, foi de faca nos dentes atá ao fim e ainda consegui recuperar até 10º (9º a contar para os pontos).

Para a 4ª e derradeira manga calhou-me uma bomba… mas cuja embraiagem estava a dar as últimas. Assim, o tempo canhão nos treinos (com vantagem de 0.598 para o 2º) não valeu de nada porque no arranque fui completamente engolido pelo pelotão. Depois das lutas nas primeiras voltas e de uma disputa muito engraçada com o António Baptista, lá parti no encalço do trio da frente. Consegui a recolagem ao Dário e ao Pimpão, mas não mais do que isso, mesmo quando eles entraram em discussão de posição. Na frente seguia o Girão, que acabou por vencer, numa grande corrida – tem que aparecer mais vezes! Fiz 4º lugar no final, mas ainda deu direito a foto no pódio (porque correspondeu ao 3º para o campeonato).

Em jeito de balanço final, ainda assim, a relação pontos vs. horas dormidas foi das melhores que me recordo. Mais uma vez, valeu bem a pena levantar de madrugada ao sábado!

Bom Natal, encontramo-nos nas pistas no próximo ano. Até lá, abraços, e atenção ao lastro pelas Festas!

Augusto
Voltar acima Ver Augusto Paulino's Perfil Procurar outras mensagens de Augusto Paulino

franciscojorge
Racer
Racer

Data de adesão: 11 Janeiro 2009

Colocado: 15 Dezembro 2013 às 21:09 | IP Registado  

Mais uma prova do ORMEI, desta vez em Fátima...sem chuva,
milagre de Nossa Senhora, que certamente avisou o São
Pedro da nossa presença!

Corri nas mangas 1,3 e 4 :

Manga 1 => nos treinos fui o último a sair da box, porque
tinham-me posto mais 2 quilos do que deviam e só
repararam quando já todos estavam a sair para a pista.
Acabei por rodar menos tempo que os restantes, mas
felizmente consegui fazer uma volta limpa que me deu o 4º
lugar da grelha. Na corrida fiz um arranque canhão - até
fiquei admirado com a "pastilha" com que saí e que me
permitiu colocar-me logo entre o Zé Vieira e o Augusto,
que estavam na 1ª linha. Formada a serpente começa uma
batalha titânica entre o Zé Vieira, o Dário e eu, com o
Zé a aguentar os ataques do Dário e eu a ver se sobrava
algo para mim. O Dário não tinha grip nenhum na direita
depois da recta grande, mas em compensação fazia de forma
magistral a sequência de curvas até à recta da meta, pelo
que estava a estudar a condução dele quando de repente,
na direita antes da recta da meta, sou surpreendido pelo
Girão do lado de dentro ..."o quê, rápido Xico reage ! "
... deixei-o passar para tentar a tesoura e defender a
posição do lado de dentro da recta da meta, o que acabou
por acontecer, tendo posteriormente feito a direita do
final da recta e o 1º gancho agarrado à corda para não
ser surpreendido. A seguir foi faca nos dentes para me
afastar do Girão e ir buscar o Dário, que com a
escaramuça entre mim e o Girão abriu um pouco de espaço.
Acabei por conseguir ambos os intentos e até passar o
Dário na penúltima volta. Fui 2º, primeiro pódio do ano,
numa prova bem ganha pelo Zé Vieira

Com o kart 7 que usei o João Raimundo foi 6º em treinos e
7º em corrida na 3ª manga e o Carlos Costa foi 8º e 15º
na 4ª manga

Manga 3 => não me adaptei lá muito bem a este kart,
bastante diferente em comportamento do anterior, que
adorei. Se existem karts que "calçam o nosso número" e
aos quais nos adaptamos logo ou mais facilmente, outros
há em que o nosso estilo de condução não "casa" lá muito
bem, pelo que os 5 minutos de treinos são um real teste à
rapidez da capacidade de adaptação, mais do que à rapidez
em pista. Com a primeira vem a segunda ! Fui 13º nos
treinos e na corrida tive a sorte de escapar à hecatombe
inicial, que me colocou creio que em 6º na saída da curva
3! Disse logo aos meus botões que se ficar com essa
posição no final é muito bom, pelo que me mentalizei para
fazer uma corrida defensiva, porque não tinha ilusões que
iria ter pessoal a atacar-me rapidamente. Felizmente para
mim tal não veio a acontecer e acabei por ser 6ª no
final, depois de ainda ter rodado temporariamente em 5º
devido a um pião do Paulo Manso, que acabou por me voltar
a passar. Tive a pior volta dos 10 primeiros, pelo que
ser 6º é muito bom, num kart que decididamente " não
calçava o meu número "

Com o kart 9 que usei o João Raimundo foi 10º em treinos
e 13º em corrida na 1ª manga e o Ruben Durão foi
respectivamente 12º e 9º na 4ª manga

Manga 4 => passei os treinos todos a roçar com o bico no
chão quando fazia curvas para a direita. Podia ter ido
trocar ou verificar o aperto, mas só temos 5 minutos de
treinos...mais do que o tempo que se perde, é o ritmo que
se quebra ! Fui 10º nos treinos. Para a corrida
trocaram-me o bico, porque o anterior tinha o apoio
esquerdo partido ( não era o bico que estava mal
colocado, era o apoio que estava partido ) e arranquei ao
lado do Castanheira. Fui para o lado de fora e com mil
cuidados, sabendo que na primeira direita todos patinamos
" para fora " ... fiz tudo certinho, mas infelizmente à
malta mais apressada nas 2 primeiras curvas que continua
a esquecer-se que não há grip no início de uma corrida
como há depois. Não perdi o bico nem levei porrada, mas
tive que me desviar bem para o lado de fora de uma
escaramuça na curva 2 e perdi o meu lugar na "serpente",
tendo perdido logo ali uma série de lugares para o Zé
Oliveira, Mello, Ruben, Zé Vieira, Freitas e João Marques
!!! O plano de corrida foi logo definido, " faca
nos dentes " até ao final em busca de minorizar o
prejuízo. Passei o João Marques, o Freitas e o Zé Vieira
e colei ao Mello. Tentei acompanhá-lo, mas nada a fazer
... a fundo e com condução completamente limpa estava-me
a atrasar aos poucos, decidi começar a correr mais riscos
e a sujar um pouco mais, mas isso só serviu para ele se
afastar mais rapidamente. Pensei " Bem, isto hoje por
aqui já está feito,vou terminar a minha corridita a
pastelar, a controlar o Zé Vieira que vem atrás " - nas 2
últimas voltas acho que até a minha avó andava mais
depressa, tal era a descontra à espera da bandeira de
xadrez . Fui 11º no final

Com o kart 8 que usei o Ruben Durão foi 15º em treinos e
15º em corrida na 1ª manga e o Carlos Costa foi
respectivamente 12º e 14º na 3ª manga

Terminamos com uma fabulástica almoçarada de Natal, na
qual mais uma vez constatei que almoço devagar ...ou
vocês toooooodos muito depressa !

Boas festas para todos e até à próxima,

Abraço,

Miguel Freitas
Master
Master

Data de adesão: 26 Setembro 2008

Colocado: 15 Dezembro 2013 às 23:57 | IP Registado  

Caros Companheiros

Fátima em Dezembro costuma ser corrida à chuva mas desta
vez fomos brindados com um belo e frio dia de sol.

Participei logo na primeira manga, nos treinos a pista
ainda estava muito escorregadia e foi com alguma surpresa
que obtive o 3º tempo a 0,085 da pole.

Concentração máxima na partida, luz verde acessa e…. fui
logo surpreendido pelo Francisco Pereira, pelo Dário
Garcia e pelo Ricardo Araújo, ora porra pensei eu, tentei
não perder mais posições sempre pelo lado de fora nas
duas primeiras curvas para ficar pelo interior na
primeira esquerda, só que ai quando travei fora da
trajectória dei por mim virado ao contrário a tentar
adivinhar quem é que ia tirar o bico do meu kart,
felizmente ninguém me acertou, mas com esta brincadeira
perdi 15 sec. para todos, a partir daí cerrei dentes e
parti ao ataque tendo recuperado até ao 11º lugar (10º do
campeonato). Terminei esta manga algo frustrado pois com
este kart (o melhor dos 3 com que corri) e sem a asneira
da 1ª volta podia perfeitamente ter terminado pelo menos
em 7º.

A segunda manga fiquei de fora a assistir ao cometa que
por Fátima passou, e mais não digo.

Participei de novo na 3ª manga tendo feito o 14º tempo
nos treinos.

Na partida como à minha frente muito boa gente andou aos
piões, por simpatia também fiz meio pião, desta vez não
perdi tanto tempo e ainda consegui subir até nono ao fim
da 1ª volta, o resto da corrida andei em perseguição do
Bruno Sabido e com a pressão do Luís Mello e do Augusto
Paulino, já perto do fim partiu-se um apoio do fundo
plano pelo que fiz o resto da corrida com o pé no ar ou
apoiado no travão, na recta grande perdi de uma só vez
duas posições para o Augusto e para o Luís e pouco depois
o Bruno teve a tal BRANCA, abrindo a porta para o Augusto
para o Luís e para mim, ao que prontamente agradeci.
Terminei em 12º (11º do campeonato)

Para a 4ª manga estava-me destinado o Kart nº 14, bom
para provas de …… drifting!!!, pelo que fiz o 15º tempo
nos treinos e na corrida terminei em 13º (12º do
campeonato) de referir que desta vez consegui fazer a
primeira volta sem fazer nenhum pião.

Terminámos esta jornada com mais um animado almoço, em
que tentei acompanhar o ritmo do Francisco Pereira, mas
no segundo prato perdi o andamento.

Parabéns aos vencedores José Vieira, Raul Girão e ao
outro que agora não me recordo do nome.

Boas Festas para todos e até à Batalha

Abraços

Miguel Freitas
Voltar acima Ver Miguel Freitas's Perfil Procurar outras mensagens de Miguel Freitas

charlieback
Racer
Racer

Data de adesão: 16 Abril 2008

Colocado: 16 Dezembro 2013 às 22:47 | IP Registado  

Olá pessoal,

Nesta jornada fomos até Fátima, com os seus belos karts 390.
A combinação pista / kart agrada-me imenso e tenho a sensação de conhecer bastante bem a pista.
A verdade é que ao longo dos últimos anos não consigo nada além de umas gracinhas e algumas vitórias morais.
Desta vez não foi muito diferente.
Na primeira manga fiquei de fora, a assistir, no regresso ao formato da rotatividade. É certo que é bom correr
com todos contra todos
mas também é um desperdício estarmos a dar espectáculo... porque esta gente dá espectáculo... e ninguém vê... :)

Na segunda manga já participei. Os treinos foram manifestamente curtos. A pista é grande e com os pneus rijos que
usam, só à terceira volta conseguia
sentir confiança.
Parti do meio da tabela e safei-me nas primeiras curvas... A grande emoção desta manga foi a longa e disputada
luta com o Bruno Sabido.
Foi muito giro e acho que exemplar em correcção. Houve pelo menos duas ocasiões em que me era fácil trancar o
Bruno na escapatória e obrigá-lo a levantar o pé.
Depois de muito suar, consegui ganhar mais meio metro de vantagem na saída da curva 4 e concretizei a
ultrapassagem.
A partir daí aconteceu o que esperava. Ganhei vantagem sobre o Bruno e fui em busca do José Vieira.
Terminei a corrida a cerca de 3 segundo dele. Mais umas voltinhas e apanhava-o. Só não sei se passava :)
Fiquei assim em 8º lugar...

Nas outras duas corridas a história foi bem diferente... e para pior.
Na 3ª manga fui surpreendido por um "pião em cadeia" no arranque... em que por causa de um pião lá na frente,
houve pelo menos mais 2 filas a seguir o exemplo para tentar
evitar o pior. Livrei-me de dar um porradão ao António mas não me livrei de ficar sem o famigerado bico.
A corrida ficou arrumada e só me restou minimizar o prejuízo. Valeu-me que muita gente teve incidentes na
partida. Cheguei em 13º.

Na última corrida a expectativa era muita porque o kart já tinha feito um excelente resultado.
Infelizmente, logo na terceira curva, quando pensava que me tinha safado da confusão, dei um toque na traseira do
kart à minha frente na curva 3 e ganhei uma pausa nas boxes.
Para ajudar à festa a paragem não foi um simples encaixar do bico... Foi preciso fixar uma peça de plástico que
saltou. Demorou muito ...
Quando entrei em pista tinha o pelotão nas minhas costas.
Ao fim de algumas voltas mostraram-me a bandeira azul e abri a porta para o Raúl Girão passar.
Depois disso colei-me à traseira dele e consegui manter um ritmo ao nível dos primeiros e evitei a dobragem pelo
resto do pelotão.
Fiquei num desastroso 14º lugar mas... com uma bela vitória moral... Mais uma...
No dia em que os astros se alinharem e que todas as forças do Universo colaborem... acho que consigo um pódio em
Fátima... :)

Depois das corridas veio a bela da comidinha e o convívio com a malta.
Agora voltamos em Janeiro, já depois do período de engorda. :)

Bom Natal a todos e excelentes entradas no novo ano!!

Abraço,
Carlos Costa

Voltar acima Ver charlieback's Perfil Procurar outras mensagens de charlieback

João Mora
Rookie
Rookie

Data de adesão: 10 Janeiro 2013

Colocado: 17 Dezembro 2013 às 13:53 | IP Registado  

Caros amigos

Tivemos sorte com o tempo.