|
Tópico: Fátima IV - crónicas
|
|
Autor |
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 11 Julho 2010 às 16:27 | IP Registado
|
|
|
Numa 2ª tentativa de colocar esta crónica perante uma 2ª nega com que o sistema me brindou em destruí-la mesmo no final, aqui estou, estoicamente, a garantir os pontinhos a que tenho direito após mais uma azarada perfomance em Fátima. Mas comecemos pelo princípio .... Após a sessão dupla de Oiã, fizemo-nos à estrada numa de verdadeira caravana pelo deserto onde o carro da frente vai controlando o que vem atrás e assim sucessivamente de modo a que ninguém se perca e cheguem todos ao destino e ao mesmo tempo. Reconheçamos que a tarefa não era fácil pois a estrada é muito sinuosa e estreita ( estávamos a seguir a denominada A1 ) e tivemos que nos esmerar. Mesmo assim, à chegada ao Funpark, procedemos à contagem dos automóveis e ..... faltava um ! Fazendo uma rectrospectiva à formação que adoptámos na estrada, o João Gonçalves controlou-me a mim, eu controlava pelos rectrovisores o Jorge Fonseca e o Jorge deveria controlar o Luis Mello. Aqui fica, pois, a crítica ao Jorge que não acautelou a segurança ao Luis e deixou-o perder-se naquela selva cheia de leões e caçadores furtivos ! Eu sou testemunha que o Luis se esmerou em não descolar da bicha pirilau imprimindo uma estonteante velocidade de 121 Km/h à sua máquina mas mesmo assim a coisa complicou-se ... Ao meu lado o Palmeirim fazia um esforço titânico para não adormecer mas às tantas não resistiu e roncou .... Já tinha sido alertado o serviço de protecção civil para iniciarem as buscas quando, qual anjo que desce à terra ( estávamos em terra de anjos ... ), aparece um jeep esverdeado, algo amolgado de onde sobressaía o Luis ! Explicações à parte que também não eram precisas, lá fomos à balança e aos treinos ... O kart que me coube em sorte correspondia às expectativas quer pela pressão no acelerador quer no travão. Não lhe notei anomalias dignas de registo no que toca à direcção alinhada, pressão dos pneus, gasolina no depósito enfim, dei-o como apto para a luta. Não me desiludiu e o 3º lugar na grelha de partida pareceu-me passível de melhorias durante a prova não esquecendo, claro está, o conjunto de galifões que andavam ali por perto, mas eu vinha com o ego massajado de Oiã e pronto para a luta ! Como não sou adepto de provas de sprint tipo 15 minutos, e já vou tendo algum descernimento ( ainda sou novo ! ) em não querer resolver as coisas logo na 1ª volta, lá me vou posicionando e estudando este ou aquele piloto que me antecede e qual o melhor local para o atacar ... Desta vez ( tem acontecido com alguma frequência em Fátima ) saíu-me o tiro pela culatra pois ao fim da primeira 1/2 dúzia ( nem tanto ) de voltas o kart parecia uma metralhadora em posição de rajada que até fazia saltar os olhos das órbitas ! Na convicção que pudesse ser algo passageiro, arrisquei dar mais uma volta a ver se aquilo passava mas entretanto as ultrapassagens que me faziam eram pela esquerda, pela direita, por cima, por baixo, de qualquer maneira ... E eu a congeminar que me iria saltar uma roda .... Entro nas boxes e logo me indicam outro kart ... Entra, sai, aquece pneus, etc., e fico com 1 volta e 8/9 de atraso ... Venho a beneficiar dum ataque de cansaço que atacou o Luis Mello à sua 12ª volta e acabo a manga na 8ª posição ( recordo que éramos 10 ! ). Com tanto tempo para descansar, o rapaz alinha na pole position da 2ª manga apresentando-se totalmente recomposto e a pedir guerra ! Partida e ele aí vai lançado como se fosse um extremo, fresco como uma alface, galgando kms como que para se vingar do tempo de atraso na autoestrada .... Meus amigos, mais não consegui do que colar-me ao Girão durante quase toda a prova e apreciar a velocidade ultra sónica com que o João Gonçalves e o Carlos Mansinho me ultrapassaram e fizeram a subida do "S" sem qualquer respeito pelos cabelos brancos de quem lá andava também e, julgo, em 6ª velocidade !!! Eu ia a esganar uma 4ª mas não era possível, bolas ! Parabéns aos vencedores e a todos os outros e desejos de óptimas férias ! Até 18 de Setembro EM FÁTIMA de manhã à noite com um pelotão recheado de malta como de costume. Abraços, António
PS - afinal o meu kart "apenas" partiu um apoio duma merda qualquer que mais uns metros faria saltar a roda, a corrente, o eixo traseiro e o motor ficaria pendurado ... Safei-me de boa !
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 11 Julho 2010 às 23:36 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos,
Como creio que ficou bem patente a todos, o kart que me saiu em rifa tinha um motor digno de nota, mas uma avaria gravíssima que lhe comprometia as performances: o ar condicionado não funcionava !!! Esta avaria veio a revelar-se fatal.
A qualificação correu benzinho. Fiz um erro numa volta e, já que já estava perdida, resolvi esperar pelo o Girão e segui-lo, a ver se aprendia alguma coisa. Para minha surpresa verifiquei que estava mais rápido que ele, donde pensei que até poderia estar melhor que o 4º lugar.
Qdo formámos a grelha, o meu amigo Mansinho resolveu dar uma jogada de mestre e pôr-nos todos a torrar 10min, enquanto ele se retemperava à sombar. Pelo menos em mim produziu os efeitos esperados.
Na partida, ainda nem tinha posto o pé no acelerador, qdo vi toda a gente ir embora. Perdi 3 lugares, mas recuperei logo 1 por extrema deferência do Hernâni.
Tive depois dois momentos que me deram imenso gozo:
1º o Girão passou o António na entrada da meta, mas como o fez de uma forma extremamente correcta, não lhe tapando a trajectória - palmas pela correcção - o António recuperou o lugar no fundo da descida e eu tb aproveitei o embalo para passar o Sr.Dr.
No outro, passei o António na dupla esquerda a seguir à parabólica superior. O António faz a parabólica por dentro, no que até nem perde mto terreno, mas depois sai mto lento e eu recupero-lhe imenso até à dupla esquerda. Com uma travagem a queimar, é a 2ª vez em duas corridas que o passo aí.
Estava reposto o meu lugar, ia ver se agarrava os 2 fugitivos.
Mas aí a avaria do A/C começou-se a fazer sentir. Comecei a fazer um esforço enorme para me manter no ritmo . Se ao fim de 10 min. o esforço já era assim, pareceu-me um absurdo arriscar-me a gripar qq coisa, que depois será difícil de substituir, pq o modelo já tem 50 anos e já não há peças suplentes no mercado.
Parei e não me arrependo minimante de o ter feito, embora custe sempre não defender um 3º lugar. Já agora, oh Sr.Organizador, penso que eu não tendo terminado a prova não deveria ter direito aos pontos do 10º lugar, não será assim ?...
Para a 2ª prova tinha 2 enormes vantagens: estava mais fresco que a maioria e partia da pole.
Consegui fazer bom uso delas, rodando em 1º até praí metade da corrida. Nessa altura o João Gonçalves passou-me, sem que eu sequer me apercebesse e agradeceu-me. Só que, desta vez eu não ia desistir logo. Fizémos ainda uma boa parte da volta lado a lado, retomei a 1ª posição, mas ele ultrapassou-me de vez e não mais o vi. Mais uma vitória sem dar hipóteses
O resto da corrida foi só mais uma luta com o físico para conseguir chegar ao fim. Consegui sem que o Mansinho tivesse tempo suficiente para me atacar. O 2º lugar foi melhor do que o que efectivamente mereci.
O ponto principal foi que fiz a prova quase toda sem ver o gancho à direita a seguir à descida da meta. Qdo entrava na curva, com a travagem e força centrífuga, via tudo roxo durante instantes, só voltando a ver a pista à saída da curva. Foi realmente um esforço mto gde, que provavelmente não deveria ter feito. Tudo isto me faz questionar se tenho capacidade física para estes sábados com 4 mangas, especialmente no verão. Veremos como é em Setembro. Não irei correr riscos físicos.
Abraços do velhadas,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 12 Julho 2010 às 10:43 | IP Registado
|
|
|
Obrigado Luís pela observação que fazes à pontuação que te é atribuída na 1ª manga. Na minha interpretação, é diferente tu não participares numa manga e tu perderes uma manga por motivo de acidente, avaria ou outro. Para todos os efeitos classificaste-te ! Em último, é certo, mas classificaste. Daí que até tenhas a benesse de partir em 1º na manga seguinte, certo ?
Quero também agradecer-te a concretização do sítio ( curva ) onde te tenho deixado passar em Fátima . Em Setembro terei o cuidado ( se te reconhecer como perseguidor ) em fechar convenientemente a porta !
António
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 12 Julho 2010 às 10:51 | IP Registado
|
|
|
António, eu sou assim, sempre pronto a ajudar um adversário
|
Voltar acima |
|
|
João Gonçalves Racer
Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 12 Julho 2010 às 21:51 | IP Registado
|
|
|
Depois duma viagem calminha até Fátima (os "nossos amigos" andavam de manhã lá pela A1...) iniciámos a necessária preparação psicológica para fazer face ao desgaste acumulado na manhã e ainda aos pilotos mais fresquinhos que nos iriam fazer companhia nesta jornada.
Atestado o CamelPak (óptimo nestas situações de altas temperaturas), verificados o tubo ladrão e o bujão do depósito para evitar más surpresas, lá partimos para os 10 minutinhos da praxe. Curiosamente quando saí da box o kart não me pareceu muito capaz, mas felizmente essa sensação dissipou-se rápidamente e ele veio a mostrar-se à altura, se bem que a pole me tenha surpreendido, já que no mínimo esperava ficar atrás dos "fresquinhos"...
No arranque o Carlos Mansinho levou a melhor, mas continuei colado à sua traseira até conseguir consumar a ultrapassagem (no final da recta grande, acho eu...). Mas até ao final da manga ele não me deu descanço e estávamos com andamentos muito idênticos, como comprovam os 6 milésimos (!!!) de diferença na melhor volta de ambos.
Durante o intervalo o cansaço já era por demais evidente, pelo que a 2ª manga (com a consequente saída do 10º lugar) teria que ser encarada numa perspectiva mais suave. No entanto a estratégia de fazer o 1º gancho à direita todo por fora surtiu o efeito desejado e devo ter ganho 6 ou 7 lugares, porque a seguir só me lembro de ter passado o António Matos e o Luís Mello. Com o alento extra de ver os primeiros "logo ali" pressionei e passei o António após algumas voltas, ficando apenas com o Luís a separar-me de nova vitória. Lá se reuniram as últimas résteas de energia para o conseguir surpreender no troço de recta paralelo à recta da meta, mas como achei que tinha forçado um pouco a passagem (ele teve que descrever a esquerda seguinte pela escapatória de cimento) levantei a mão a pedir desculpa, o que ele entendeu como um agradecimento! Como achou por bem não dar o braço a torcer, fizemos o resto da subida lado-a-lado, mas na entrada para o "S" a trajectória era dele e eu voltei ao 2º lugar. Uma saída mais larga que protagonizou no gancho que antecede a recta grande permitiu-me finalmente concretizar a ultrapassagem. Ainda foi possível amealhar uma pequena margem que me desse alguma segurança e que me ajudou a salvaguardar de alguns erros cometidos nas últimas voltas em que rodei sózinho.
Decididamente Fátima é uma pista que me agrada imenso (bem como os karts!), sendo que não devo ser o único a pensar assim. Por isso, nada melhor para a rentrée em Setembro que nova jornada dupla neste mesmo local.
Até lá!
|
Voltar acima |
|
|
cman Rookie
Karting Prazer de Conviver
Data de adesão: 15 Setembro 2004 País: Portugal Mensagens: 16
Estado:
|
Colocado: 13 Julho 2010 às 14:14 | IP Registado
|
|
|
Aqui vai a minha crónica.
Depois de mais uma viagem com calor cheguei em cima da
hora para a primeira manga, depois da pesagem fiquei a
saber que íamos só ser 10 pilotos, poucos mas bons.
Alguns dos colegas já demonstravam algum desgaste das
mangas da manha que tinham feito em OIÃ.
Partimos para os treinos mais atribulados da minha vida
de KART, tive de ir a oficina 2 vezes durante os treinos
para colocar um tubo de respiração de deposito de
gasolina que teimava em ma dar um banho a cada curva, no
final dos treinos quando estávamos a formar a Pré-Grelha
o mecânico dei-me um peça e disse para ir de novo a
oficina, vim a saber que era o apoio do pinhão de ataque.
1ª manga correu bem com uma luta com o João Gonçalves
(STIG) que estava imparável e venceu com toda a justiça.
2ª Manga deu muito mais mão de obra pois partir de 9 e
tentar ultrapassar os colegas sem perder nenhuma peça do
KArt não é simples. Tive uma luta muito engraçada com o
Girão e acabei em 3º o que foi muito bom para o
campeonato.
Esperemos agora pela prova de Setembro.
Até lá boas férias e um abraço a todos.
Mansinho
|
Voltar acima |
|
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 14 Julho 2010 às 19:17 | IP Registado
|
|
|
< http-equiv="Content-" content="text/; charset=utf-8">< name="ProgId" content="Word.">< name="Generator" content="Microsoft Word 11">< name="Originator" content="Microsoft Word 11"><link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CANTNIO%7E1%5CLOCALS%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml" target="_blank">< style>
Lisboa, 2010.07.13
Olá Amigos Flying Noses!
O nosso fabuloso campeonato continua, e desta vez, em época de
férias, estávamos 10 pilotos. Poucos mas bons!
Nesta dupla corrida, estive um
pouco desconcentrado, cometi uns quantos erros, que a este nível já não é
admissível. No entanto, nos treinos estive bem atento, muito motivado e fiz
umas quantas voltas no meu melhor. Achava eu: 5º lugar na grelha! Confesso ter
ficado convencido que estaria mais à frente.
Depois foi o habitual nesta pista
com estes karts. À excepção de 2 ou 3 pilotos com grande andamento e que
estiverem inacessíveis, foram as lutas do costume. Andamentos muito semelhantes
que dão grande gozo no tentar conseguir alguma vantagem, ou de trajectória que
permita a ultrapassagem numa zona de travagem, ou num determinado ponto da
pista, estar mais rápido e assim poder tomar a iniciativa e ganhar a posição.
Nisto tudo, não esquecer que quem vem atrás quer exactamente fazer-nos o mesmo,
e então o prazer é de facto enorme. Dois 4ºs lugares, foi bom.
Na 2ªmanga pareceu-me que na
partida houve uma “ganda” molhada. Levei toque por trás, bati nem sei em quem,
mas de lado e portanto o spoiler dianteiro manteve-se no seu lugar! Acho, que
aliás, nenhum spoiler saltou nesta dupla etapa! Foi pena a avaria mecânica do
António Matos e o grande cansaço do Luis Melo.
Lá teremos de esperar por
Setembro!
Abração!
Boas
férias!
Raul
|
Voltar acima |
|
|
José Fonseca Master
Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
Colocado: 16 Julho 2010 às 20:22 | IP Registado
|
|
|
Boa tardes meus amigos pilotaços
Como já todos sabem à exaustão , não pude comparecer na 4ª corrida do Troféu, onde certamente daria um grande bigode a todos esses narizes voadores, por via de um casamento da filha de uma amiga da minha consorte que por sua vez ..blá blá blá..
Ora, como seriíssimo candidato que sou a um dos primeiros 24 lugares do Troféu, não quero desperdiçar um precioso pontinho que seja.
Vai daí aqui envio a minha crónica sobre a minha não participação nesta emocionante corrida!
Treinos: 10 minutos em que não fiz naturalmente nenhuma volta por não ter comparecido , logo um lugar fora da grelha e as uns 300 kms e distância do 10 º melhor tempo.
1ª Manga: Arranque mais perfeito da época, sem avarias nem incidentes de maior. Não consegui bater o Jorge , nem o Matos , nem o Mansinho, nem ninguém. Posso no entanto garantir que ninguém me conseguiu tão pouco ultrapassar ou chegar perto!
2ª Manga: Com a grelha totalmente invertida, a minha posição alterou-se substancialmente. Em vez de estar a 300 kms sentado num banco da Igreja, estava agora de pé com uma caipirinha à minha frente. Corrida extremamente interessante com o Raul Girão a sobrepor-se claramente ao resto do poletão. Destaque também para a Silvia, uma das damas de Honor cuja mini saia se sobrepôs claramente ao resto do pelotão.
À 3ª volta o Jorge Fonseca tenta abordar o Luís Soares de Mello sem grande sucesso. À 4ª caipirinha abordo o Buffet dos salgados com enorme sucesso.
Já para o final, ataque do Carlos Mansinho a posição do João Gonçalves, mas acaba por ceder. Eu por minha vez ataco a posição do brigadeiro Fernandes ....na mesa da Dama de honor Silvia. Mas acabo por ceder e recuar para a mesa Bordeaux.. ao lado da minha mulher.
E tudo termina em bem! Excelente corrida, com os noivos a partirem para a lua de mel e a vivermos todos felizes para sempre.
Boas férias para todas(os)
José Luís Fonseca
(PS: Silvia é um nome fictício. Nunca se sabe se a minha mulher vai algum dia ler estas crónicas!)
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1758 segundos. |
|
|
|