|
Tópico: Fátima III - 22 de Maio - crónicas
|
|
Autor |
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 23 Maio 2010 às 23:22 | IP Registado
|
|
|
Se a manhã foi quentinha, a tarde, bem na hora do pino do sol, 15 horas, acolheu-nos com um bafo dos diabos ! Houve que emborcar dose dupla de água para se aguentar menos mal a contenda. Lançados para os treinos, o pelotão dividia-se em dois conjuntos : 1º - Todos aqueles que com ar um tanto desgrenhado denotavam ter já no lombo corridas da manhã e que sofriam o olhar crítico daqueles que se estreavam no dia com o argumento de que ai eles já estão bem treinados, logo têm grandes vantagens e mais isto e mais aquilo ... 2º - Os outros que não se fizeram rogados pela observação daqueles, logo os prendaram com e vocês estão frescos como alfaces e cheios de pica para começarem ...
Treinos iniciados e desde logo sobressaíram os Rui Mealha e o Hernani Leite que, santa paciência, deviam ter cá uma máquinas .... Curiosamente senti-me muito bem ( o cotovelo só doía quando tocava em qualquer esquina o que só acontecia .... em todas as curvas !!! ) mas consegui arranjar posição para me resguardar dos pontos mais "violentos". Tive a sensação que teria feito bons tempos e, de facto, desta vez não tive aquele sensação de esperarmos ser chamados para a grelha ao 1º ou 2º chamamento e só acontecer para a última metade do pelotão ... Não, desta vez consegui mesmo o 3º tempo ! Óptimo ! Com a grelha formada, preparava-se para sair das boxes o Miguel Amorim. Com um arranque menos mal do que os da manhã, tentei a opção agulha no palheiro que no fundo era encontrar lugar para encaixar o meu kart na 1ª curva. O lugar estava lá, comprei o bilhete para me instalar mas apareceu alguém a discutir comigo a dizer que o lugar era dele e no meio da discussão vejo-me virado ao contrário à espera que passassem os outros 16, Amorim incluído. Não é que me satisfaça de sobremaneira fazer grandes recuperações para ostentar um lugar final de 5º ou 6º mas a verdade é que me deu muito gozo a prova que fiz. Foi um constante faca nos dentes e lá apareceu o xadrez a dar-me a tal 6ª posição. Serviu para massajar o ego já que o campeonato levou mais uma abada .....
2ª manga e lá arranco da 5ª posição para a derradeira prova absolutamente esbodegado em suor. Foi mais do mesmo mas desta feita, com o supremo gozo de ver o Raúl Girão, o João Gonçalves, o Luís Mello, o Hernani Leite e mais outros 6 pilotaços a braços com as suas dificuldades, peões e quejandos e atrás de mim !!! Lá bem na frente, a cilindrar tudo e todos, o Carlos Mansinho a impôr uma victória gustosa . Eu, mais para trás, contentei-me com o 7º !
Parabéns a todos e pena que o Rui Ribeiro e o Andy Charepe não tenham feito esta manga por indisposições várias e para quem daqui mando um abração com votos de total recuperação. António
|
Voltar acima |
|
|
cman Rookie
Karting Prazer de Conviver
Data de adesão: 15 Setembro 2004 País: Portugal Mensagens: 16
Estado:
|
Colocado: 24 Maio 2010 às 10:04 | IP Registado
|
|
|
Cheguei a Fátima com a sensação de finalmente um prova para o F390 a seco. Já chega de chuva. Calhou-me o KART nº4 que era muito equilibrado a curvar e bom de motor. Nos treinos andei com o António Matos e por isso pensei que o tempo devia dar para ficar nos primeiros. 1ª Manga consegui me esquivar pela relva aos colegas que teimam em "ganhar" tudo logo na primeira curva, consegui ir atrás do Raul Girão e do António Matos, ainda consegui passar o Girão que me voltou a ultrapassar e ao António Matos. Consegui ainda ultrapassar o António Matos e ir tentar apanhar o Raul Girão mas não foi possível. Cheguei em 6. 2ª Manga parti de 5 e consegui ir com os primeiros, vi que tinha andamento para os tentar passar e fui fazendo com calma para não perder peça nenhuma do meu kart. Tive a felicidade de conseguir esperar pela ocasião certa de passar os meus companheiros. No final sem ninguém para ultrapassar foi só gerir o andamento pois fica mais fácil de andar sozinho. Um abraço a todos.
|
Voltar acima |
|
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 24 Maio 2010 às 11:40 | IP Registado
|
|
|
Carlos Mansinho, na 1ª manga acabas em 5º e não em 6º. Eu sei que ficaste perplexo em me sacares o lugar mas .... o seu a seu dono rsrsrsrsrsr Parabéns pelas tuas provas . Abraço António
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 24 Maio 2010 às 20:05 | IP Registado
|
|
|
Continuando a aprendizagem que iniciara de manhã, esta prova do F390 foi mais uma boa lição.
Aprendi que há limites para a afinação de um kart e que há pilecas que, por muito que se afinem, não passam de pilecas. Depois do sucesso da afinação da manhã, ao ver que o meu kart não entrava para as curvas para a direita nem por decreto, resolvi prescindir das últimas voltas de treino para ver se acertavam com a pressão dos pneus. Naahhhhhh !... 16º nos treinos, a mais de 1seg. da manhã. Depois de conseguir uma maravilhosa pole para a 2ª corrida, fruto de muitos narizes a cumprirem a sua função e do desfalecer do Jorge Fonseca, insisti que o kart havia de ficar bom. Foi visto, revisto, afinado, treafinado, testado... resultados: NADA !!! Para a 2ª manga, enquanto pensava que o kart podia ter melhorado, ainda dei luta. Quando percebi que não ia a lado nenhum, limitei-me a ir rodando e deixar passar polidamente quem disso fizesse menção - Foram 12 ao todo.
Aprendi tb que tenho mesmo de praticar os arranques. Na 1ª manga perdi 3 posições. Na 2ª foi melhor, só perdi 2.
Aprendi que não chega andar devagar e sair da frente para evitar confusões. Apesar de não resistir a ultrapassagens, ainda houve um piloto que me pôs fora de pista na entrada da recta da meta e outro que perdeu o nariz contra a minha traseira no mesmo lugar, por eu ter desacelerado demais !!! (Mesmo assim ainda me ultrapassou passadas umas quantas voltas.)
Finalmente, aprendi que há músculos no corpo com que nem sonhava. Apesar de ter feito 24 voltas da 2ª manga em ritmo de passeio, para não exigir ao corpo e ao kart coisas que eles não conseguiam dar, qdo fui para a cama - muito antes da Cinderela - cheguei à conclusão que as dores eram tantas, em tanto lado, que não consegui dormir - sempre estou para ver como vai ser nas 24h da Batalha com o ORMEI ?!
Abraços a todos,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
miguel amorim Rookie
Data de adesão: 14 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 15
Estado:
|
Colocado: 24 Maio 2010 às 22:43 | IP Registado
|
|
|
bem amigos, depois da boa prestação da manhâ era com alguma satisfação que me fiz á pista, desta vez com o pessoal fresquinho acabadinho de chegar isto estava mais dificil, tentei ir atrás do joão como fiz na manhâ e não deu, sai de 10 em vez de 1, terminei a 1 manga em 12 e arrisquei ir buscar o "meu" kart que estava a descansar á sombra, bem dita hora em que o fiz, apesar de sair das boxes, rapidamente me colei ao 2 grupo e quando os consegui passar já era tarde para chegar ao grupo da frente, fiquei assim com o 5 lugar. Para ser sincero não sei o lugar em que fiquei no total das mangas, mas penso que com o calor que estava somos todos campeões, não quero com isto tirar mérito aos justos vencedores, mas pelo menos o pelotão que correu de manhâ e de tarde deveria de têr direito a uma taça igual ao do LSM, mas sem a partirmos. Abraços a todos e até daqui a dois meses.......e olha reparei agora que vai ser em fátima....quem diria.
__________________ Miguel Amorim
|
Voltar acima |
|
|
José Fonseca Master
Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
Colocado: 25 Maio 2010 às 00:00 | IP Registado
|
|
|
A grande corrida do capitão lentinho*!
Depois das chuvadas nas corridas anteriores e da corrida da manhã, agora é que ia ser!
E foi. Foi uma desgraceira de tal forma que ainda consegui fazer pior do que com o burrito!
A minha montada até tinha um certo estilo. Nas curvas chiava de tal maneira que levou ao delírio uma jovem cientista que naquele dia explorava a serra dos candeeiros. A rapariga pensou que se tratava do rugido de uma espécie já extinta do Lince de Mira d’Aire.
Já nas rectas, todos os que me passavam saudavam com uma certa reverência e cordialidade o capitão lentinho.
Para terem uma ideia, o João o Gonçalves passou-me no inicio na recta ao fundo da pista. Encostou na berma, bebeu uma bica, esperou pelo troco, voltou a montar-se no kart e ainda chegou à parabólica antes de mim! Juro que não estou a exagerar.
Mas mesmo assim consegui não ser último. E, muito mais relevante, nunca fui o último dos Fonsecas. Vocês imaginam lá o que é ser o último no almoço de família no Domingo! E, vejam só que até fiquei numa manga à frente do Pedro! Pois, ele perdeu o nariz e vinha como meu kart da manhã. Mas isso não conta para a história. O que conta mesmo é: Fiquei à frente, à freeente , à freeeeeeeeeeente!!!
Quanto à concorrência, se a coisa a já está preta no In Hoc, então aqui no troféu dos “narizes”, vou-vos contar: 1ª Manga: 1º Hernani Leite, 4º Raul Girão, 5º Carlos Mansinho. 2ª Manga: 1º Carlos Mansinho, 2º Filipe Nunes . C’um caneco! Mas assim também eu …nós já estávamos todos cansados e eles chegaram ali fresquinhos que nem alfaces….e nem tiveram de se levantar cedo ...nem apanharam tantos peregrinos …e tinham as viseiras mais limpas…e os fatos sem óleo. Pois pudera!
Ainda uma palavra para os 2 juniores mais recentes: a Maria Buzaglo e o António Magalhães . Cuidado “dinossauros”, olhem que eles estão cada vez mais rápidos …e sabidos!
Estava acabado o dia. Não tive os melhores Karts (também não tive o melhor piloto sentado em cima deles!). Mas, mesmo mais “estragados”, mesmo mais diferentes, os Karts e a pista de Fátima continuam a ser o melhor que há em frotas de aluguer e andar ali e em seco é sempre um dia bem passado.
Agora, Deus queira que chegue o Algarve e atire com Fátima para o 2º lugar!
(* o título é uma merecida homenagem/plágio ao Top Gear -a melhor série de televisão do Mundo!)
Um abraço a todos,
José Capitão Lentinho Fonseca
|
Voltar acima |
|
|
João Gonçalves Racer
Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 25 Maio 2010 às 10:08 | IP Registado
|
|
|
O Zé Fonseca pode não ser o piloto mais rápido em pista, mas nas crónicas é completamente imbatível!!! Deem-lhe um kart ganhador + uma pista a seu gosto e verão que os genes que transmitiu ao filho ainda devem continuar por lá...
E já que estamos em onda Top Gear, intitulando-se o Zé "Captain Slow", a mim batizaram-me de "Stig" nas 24 Horas de Almeirim (culpa do Mansinho!), por isso só nos faltam 2 ilustres para ocuparem os lugares do Richard "Hamster" Hammond e do Jeremy "Jezzy" Clarkson! Pena que no meu caso as semelhanças com o Stig se fiquem apenas pelo capacete...
E passemos à prova própriamente dita. O corpinho já acusava algum do esforço dispendido nas provas da manhã, pelo que os treinos foram encarados com alguma apreensão. Saí para a pista em último lugar, não apenas pela colocação do kart quase dentro da box (à sombra, o que não era mau!), mas também porque logo demonstrou alguma dificuldade em pôr o motor a trabalhar. No decorrer dos 10 minutos não me pareceu mau de todo, só após a bandeira de xadrez me apercebi que se tirasse completamente o pé o motor calava-se! O problema foi resolvido pelo mecânico durante a formação da grelha (desentupiram o gigleur do carburador?) e lá partimos...
Na primeira curva consegui evitar in extremis o António Matos que tinha entrado em pião, e o resto da corrida foi passado na companhia do Hernani e do Rui. Rodámos sempre muito próximos e nalgumas dobragens chegámos mesmo a estar colados. Até ao final o Hernani ainda conseguiu superar o Rui e eu consegui efectuar a volta mais rápida, mas o cansaço já me fazia implorar o final da manga. Saí do kart com alguns sinais de desidratação e cheguei a pensar que não iria conseguir concluir a 2ª manga. Felizmente assim não aconteceu, e foi possível disputar uma das mangas que mais gozo me deu até hoje, apesar do resultado não ter sido famoso...
Desta vez já não consegui repetir a façanha da primeira manga quando alguém se atravessou no gancho antes da recta grande. Para evitar o embate saí directo para a relva, e só voltei à pista após a passagem de todo o pelotão. Depois foi partir em busca do prejuízo, numa recuperação em que fui acompanhado por alguns pilotos com sortes idênticas à minha. E a coisa estava bem encaminhada, até ter chegado à traseira do kart do Luís Mello. Descobri da pior maneira que ele lutava com um kart pouco eficaz, quando ao colar para tentar consumar a ultrapassagem toquei inadvertidamente com o malfadado bico na roda traseira esquerda do kart dele, que diga-se de passagem não deu por nada. Ida obrigatória a box e nova recuperação, desta vez na companhia do Hernani, que deve ter tido problemas semelhantes. 11º lugar numa manga que, estranhamente (mas ainda bem!), não teve um final tão penoso como a anterior.
E pronto! Voltamos a encontrar-nos em Julho.
Até lá!
JGonçalves
|
Voltar acima |
|
|
Raul Rookie
Data de adesão: 10 Março 2008 País: Portugal Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 25 Maio 2010 às 19:06 | IP Registado
|
|
|
Lisboa, 2010.05.25
Olá Pilotos Flying Noses!
Mais uma corrida deste fabuloso troféu. Fabuloso por todas as razões! E que já as conhecemos.
Nesta jornada dupla tive a confirmação de que é um torneio muito competitivo.
Na maior parte dos treinos não tive tráfego de karts lentos que me prejudicassem, e fiquei com a sensação que em 2 ou 3 voltas teria feito um grande tempo: 6º na grelha! Parti bem, evitando confusões, cheguei a 5º, ainda houve umas alternâncias 5º/6º até estabilizar em 5º definitivamente, atrás do António Matos, uma verdadeira carraça que, com condução muito certinha e trajectórias correctas, deu-me uma grande luta! Muito giro, cortei a meta em 4º.
Assim, 7º na 2ª manga. A partida, na minha opinião, por alguns pilotos foi feita com alguns riscos, mas não vi saltar nenhum spoiler. Nas primeiras voltas, não me lembro bem, foi tudo tão rápido, talvez estivesse em 5º, iniciava ataque para me chegar o mais à frente possível, sabia que atrás de mim eram só “malandros”, quando talvez me tenha aproximado demais do pneu traseiro do kart que seguia à minha frente e nem chegou a ser um toque, apenas um ligeiro roçar, mas foi inevitável: vim à boxe colocar novo spoiler! Retomei a corrida provavelmente de último, com a intenção de fazer o melhor possível. Dá muito prazer fazer a corrida de trás para a frente. Terminei coladinho ao António Matos. E em 8º. Nem queria acreditar. Fiz umas quantas ultrapassagens, mas nunca pensei subir tantos lugares, até porque mal acabou a corrida fiz-me logo à estrada, Rock in Rio estava à minha espera, e por isso não me informei de nada, nem sequer sabia que tinha a volta mais rápida. Foi um prémio por me ter concentrado na condução!
Antes das pesagens e do briefing, o António Matos pediu-nos para preenchermos umas fichas com alguns dos nossos dados pessoais, para criar “suspense” nuns possíveis troféus personalizados. Como é que é possível? Já ando nas corridas há algum tempo, nunca vi nada igual. Sei lá, Troféu Racing à Brava, vários troféus de empresas, NacionalKart, inclusive o Ormei… Que grande organização! Nada é deixado ao acaso!
Grande abraço! Raul
|
Voltar acima |
|
|
pedrosantosslb Rookie
Data de adesão: 16 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 26 Maio 2010 às 09:36 | IP Registado
|
|
|
Aqui vai a crónica do piloto Filipe Nunes! Fartos de chuva eis que nos chega um belo dia de sol mas talvez um bocadinho exagerado..... Mas como quem corre por gosto.......cansa e muito mas corre na mesma, ninguém se deu por vencido e bora lá para mais uma tareia, digo rodada dupla de desidratação, digo descontração e boa disposição. Bem quando me faço á pista para os treinos e após 1 volta de aquecimento, começo a detectar que o meu kart tinha boa aceleração mas era pouco equilibrado, pois fugia de traseira como um perdido o que demorou a minha adaptação á máquina. Aquilo mais parecia rali com a traseira a deslizar imenso cada vez que eu acelerava talvez daí o meu tempo 11º na grelha. Não se pode ter tudo. Bom arranque para a 1º manga, onde consigo ganhar várias posições fruto de alguma confusão e alguma cautela ao tentar evitar a molhada. Consigo ter bom andamento embora com alguns erros na abordagem a alguns sectores da pista onde fui corrigindo mas não totalmente, originando que fosse passado pelo Luis Moura. Consegui recuperar a posição mas voltei a perde-la logo de seguida sem conseguir chegar-me mais para disputar o lugar. Sem conseguir chegar-me aos da frente e com um bom avanço para os restantes descansei um pouco porque o calor era muito e eu estava a a sentir que se continuasse a forçar acabava por estragar a corrida. Fui perdendo tempo e eis que o Pedro fonseca se chegou sem que eu conseguisse manter o andamento acabando por travar uma luta interessante com ele mas que o Pedro levou a melhor a poucas voltas do fim. Eu estava sem forças para aguentar as últimas voltas e paguei pelo esforço desmesurado do inicio de corrida e por tentar dominar uma máquina "selvagem". Na 2º manga e devido á inversão de grelha saio de 2º. Logo no arranque saio bem e fico no comando durante quase toda a corrida onde já mais adaptado à máquina e a uma condução mais "doseada" consegui defender bem a 1ºposição numa luta interessante com o Rui Mealha. Acabou por não ser perfeita porque havia o Carlos Mansinho que se foi chegando e acabou por me surpreender completamente a poucas voltas do fim (outra vez) sem que eu conseguisse acompanhá-lo. Fiquei-me pelo 2º lugar que foi muito bom. Desta feita e sem querer ofender nada nem ninguém, Fátima mais parecia um inferno que um santuário, tal o calor que se fez sentir. Quero dar os parabéns aos vencedores e aos restantes por esforço heróico que demonstraram ao longo do dia. Até Julho em Fátima. Filipe Nunes
__________________ Abraços
Pedro Costa Santos
|
Voltar acima |
|
|
Pedro Fonseca Rookie
Data de adesão: 23 Janeiro 2010 País: Portugal Mensagens: 15
Estado:
|
Colocado: 26 Maio 2010 às 22:08 | IP Registado
|
|
|
Comecei logo os treinos nos F.N um pouco chateado porque o kart que me calhara era o do meu pai na última corrida.
Fiquei assim muito mal classificado na partida, mas com um pouco de sorte e esforço ainda terminei a corrida, penso eu, em 8º.
Na segunda corrida tinha mais esperança de fazer uma boa classificação, parti bem e quando estava em 4º, fui bater no Luís Moura, ao tentar uma ultrapassagem, perdendo assim mais um nariz acabando a minha corrida.
Não podia ter feito muito melhor com este kart, visto que este era 1.5 segundos por volta mais lento que o da 1º corrida.
Parabéns a todos, Pedro Fonseca
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1504 segundos. |
|
|
|