|
Tópico: Fátima II - 22 de Maio -crónicas
|
|
Autor |
|
Garcia de Matos Organizador
In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
Colocado: 23 Maio 2010 às 22:37 | IP Registado
|
|
|
As crónicas desta etapa do campeonato IHSV têm, com certeza, motivos de interesse de reportagem dignos de registo e vou tentar sintetizá-los. 1º - Calor imenso a depauperar o estado físico dos pilotaços que se apresentaram à chamada ; 2º - Afetação de daltonismo a pilotos que ainda confundem o semáforo vermelho com o verde. Vamos tentar dinamizar um curso rápido para que possam decorar qual o sinal que está em cima e qual o que está em baixo e assim poderem ter uma cábula escrita na própria viseira e evitarem chegar à frente do pelotão quando ainda estão todos parados ! Assim não vale ! 3º - Ainda se manifestam várias situações de sanduiches nos arranques para as quais se continua a apelar com a dose certa de juízo na cabeça para que, em karts do tipo do nariz voador, não se estraguem logo ali as corridas dos nossos adversários 4º - Também houve um acidente em plenos treinos cujo resultado foram 2 karts literalmente partidos mas felizmente sem danos pessoais ; 5º - Houve verdadeira passagem de modelos de novos fardamentos por parte de vários pilotos e eu, portador duma criação dernier cri, só me desgostou o facto de acabar o dia que nem um ferreiro com o fatinho todo cheio de óleo e gasolina ...
Pela parte que me coube, e sem atribuir grandes culpas ao kart ( já está gasto o argumento ), consegui um 7º lugar na grelha que me valeu a 6ª posição no final. Voltei a disputar uma interessantíssima corrida com o Pedro Santos de cuja ultrapassagem aproveitei para, duma assentada, surpreender o Rui Mealha. Pelo meio ainda registei uma interessante ultrapassagem ao Luis Mello mas aí não tive motor para me defender do contra ataque na curva seguinte. Acabámos a 0,279 seg de diferença tendo ainda registado o 4º melhor tempo da manga. Satisfeito.
Na 2ª manga, arranco em 5º por via da inversão da grelha mas o dia não me foi favorável em questões de arranque ... Aguentei satisfatoriamente a primeira dezena de voltas e até pensei em vir a ganhar algumas posições uma vez que, embora com o Amorim e o Rodrigo a aproximarem-se, eu também ganhava tempo e espaço aos da frente. Eis senão quando, uma pancada mais a contragosto num corrector me desiquilibra e bato violentamente com o cotovelo na tampa do motor sentindo uma dôr horrorosa que me obrigou praticamente a parar sem saber para onde me virar. Entretanto passaram-me os Amorim e Rodrigo. Bastante diminuído fisicamente, consegui arrastar-me até à meta com uma fantástica 8ª posição a permitir-me o 7º lugar na classificação do dia.
Havia agora que retemperar forças para a sessão da tarde mas a ausência de qualquer petisco e/ou bebida por parte do kartódromo, não ajudou muito ... O letreiro de fechados para obras estava lá, é certo, mas obras, nem vê-las ! Haverá problemas em Fátima ? O futuro o dirá.
|
Voltar acima |
|
|
Pedro Pinheiro =
Data de adesão: 21 Janeiro 2010 País: Portugal Mensagens: 4
Estado:
|
Colocado: 23 Maio 2010 às 23:51 | IP Registado
|
|
|
Caros Pilotos,
Vou ser sintético embora houvesse mais para dizer. Foi, apesar do modesto 12º lugar, talvez a prova que mais gozo me deu fazer até hoje. Principalmente por dois motivos :
1 - Na 1ª manga o facto de ter partido em último e acabado em 10º deu-me o maior prazer de conduzir nas provas IHSV, pelo menos até hoje.
2 - O facto de na 2ª manga ter rodado 5/6 voltas coladinho ao Antº Matos e João Gonçalves, tendo retirado um gozo especial nessas voltas.
3 - Nota-se uma cada vez maior competitividade do grupo o que se traduz em mais gozo em pista.
Aspectos negativos :
3 - O facto de nem todos os pilotos (como aliás já referiu o Antº Matos) terem respeitado os semáforos na partida (ainda bem que não fui eu a referir em 1º lugar...!! ...obgd António). Mais uma vez, trata-se "apenas" de respeito pelos outros elementos do grupo...!
4 - A pega de caras que eu e o Nuno Moura tivemos nos treinos, felizmente nenhum de nós se aleijou, Qt aos karts, foi o que se viu....
Este conjunto pista/karts é de facto do melhor que há, parecendo-me no entanto algum desleixo no aspecto e cuidado dos karts. Mas certamente que o olhar e opiniões técnicas mais avalizadas de autênticos mestres que temos, devem ter servido para esclarecer as pessoas de Fátima.
Abraço a todos e até Junho
Pedro Pinheiro
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 24 Maio 2010 às 19:43 | IP Registado
|
|
|
Ora Boas,
A passada jornada de Fátima do IHSV foi uma jornada de aprendizagem.
O principal que aprendi, é que sou um perfeito ignorante em termos de afinações de karts. Passo a explicar. O kart que me calhou em sortes era um autêntico puro sangue, com uma capacidade atlética fabulosa, mas perfeitamente indomável, em especial no que diz respeito à traseira. Dessas características valeu-me um 9º nos treinos, que não era mau, mas estava aquém das capacidades do motor. Na 1ª manga deu-me para conseguir o 5º lugar. Para a 2ª manga, perdi a vergonha e pedi para me verem os pneus, a ver se o kart ficava mais equilibrado. Retirei ainda a minha bacquet, acrescentei 2Kg atrás para compensar esta perda de peso e mudei a posição de condução, para mais abaixo e mais atrás. O resultado foi fabuloso. Parecia que tinha outro kart. A um motor ímpar, associava-se agora uma boa estabilidade. Consegui chegar à liderança lá pelos 7/8min. de prova e não a voltei a perder, apesar do ataques do Pedro Santos. Com o kart que tinha não fiz mais que a minha obrigação. Já o Pedro, tem de ter feito uma prova fabulosa, pela qual estava aliás super-feliz, com toda a razão.
Mas aprendi mais. Aprendi que afinal a duração ideal para estas provas é de 15min. - eu que sempre defendi os 20min. Estava de tal forma convicto desta minha conclusão, que só consegui guiar 15min.. Os restantes 10 de cada manga foi o kart que me levou, sem qq interferência da minha parte.
A aprendizagem contínuou ainda da forma mais dolorosa possível à chagada a casa. Deixei cair o meu troféu. Esperava que ficasse amassado no encontro com o chão da garagem, mas enganei-me ... ficou decapitado . Foi o ruir de todos os meus sonhos de infânca. Afinal o troféu não era de ouro !... É nada mais nada menos do que plástico pintado. Não faço ideia de como vou recuperar da decepção. Fiquei devastado .
A minha aprendizagem contínuou pela tarde, mas disso vos dou conta noutro lugar.
O que não aprendi foi a partir. Ainda agora começaram as crónicas e já vi 2 críticas às partidas. Não vou fugir a que a minha partida da 2ª manga foi no mínimo polémica. Tenho a perfeita consciência que não tirei vantagem nenhuma dela, mas não tenho nada a certeza que tenha sido legal. Não aprendi a distinguir a cor dos semáforos, porque nem sequer os vi. O director de prova apontou para os sinais, carreguei no botão para iniciar o cronómetro, o kart à minha frente mexeu-se, eu arranquei... só que o meu antecessor pode apenas ter aliviado apenas ligeiramente o travão, para voltar a pressioná-lo. Tive de travar à bruta para não ficar espetado no kart dele em plena grelha. Com a confusão os pilotos que partiam atrás de mim chegaram a colocar-se ao meu lado, mas aguentei o 6º lugar. O director de prova não viu razões para actuar e eu fico muito feliz com isso. Gostava mto de ter acesso ao volta a volta, para ver a ordem de passagem na linha de partida, para confirmar aquilo de que tenho quase a certeza... mas talvez se tenha escrito direito por linhas tortas qdo fiquei com o troféu decapitado . Só espero que não tenha sido nenhum Vúdu do Miguel Amorim e que não fique agora condenado a nunca mais ganhar nada... pleeeeease !...
Abraços a todos,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
João Gonçalves Racer
Data de adesão: 29 Junho 2008 Mensagens: 69
Estado:
|
Colocado: 24 Maio 2010 às 22:21 | IP Registado
|
|
|
Mais ou menos refeito das dores e da desidratação (sempre foram 2 quilitos perdidos,...mas já recuperados!), aqui fica a crónica da praxe.
Surpresa nos treinos, com a pole do Miguel Amorim! O homem esteve completamente endiabrado todo o dia. Seria do kart,...ou do "Rock in Rio" na noite anterior??? É que se foi do evento, ainda bem que se realiza apenas uma única vez por ano!!! De assinalar a diferença mínima que nos separou: 2 milésimos de segundo!!!
Na corrida ele partiu muito bem, e limitei-me a segui-lo. Um pequeno erro que cometeu permitiu-me ascender ao comando, lugar onde me consegui manter até...3 curvas antes de ver a bandeira de xadrez! Passo a explicar: sensívelmente a meio da manga comecei a sentir um ardor algo característico no interior da perna esquerda, mas como nem sequer me cheirava a gasolina decidi atribuí-lo à minha imaginação. Só que as voltas foram passando e a imaginação foi dando lugar à realidade, que culminou com uma dose mais intensiva quando me preparava para descrever a parabólica. Escusado será dizer que a descrevi de maneira completamente atabalhoada, e nem sequer me preocupei em defender a posição no gancho seguinte. O Pedro Fonseca aproveitou muito bem este meu deslize e assumiu o comando. Quando me preparava para vender caro o desaire...PIMBA!!!...lá estava o director de prova com o aquele pano que nos lembra que a brincadeira terminou! O Pedro venceu merecidamente (veja-se a melhor volta dele!) e eu aprendi mais uma coisa nos karts: verificar muito bem antes de sentar os apertos e, principalmente, para onde aponta o "tubo ladrão" do depósito!
Para a segunda manga, saída do 9º lugar como manda o regulamento. Já algo aliviado na zona afectada, fruto duma pomada milagrosa (que me esqueci de fixar o nome!) gentilmente cedida pela sempre simpática colaboradora do kartódromo, lá partímos para outra contenda. O Pedro ao meu lado arrancou melhor, mas ainda na 1ª volta consegui recuperar a posição (e já agora, no mesmo sítio onde ele me tinha "enganado" na corrida anterior!). A partir daí, e a muito custo, só foi possível ganhar mais 3 ou 4 posições, já que os décimos amealhados nas primeiras voltas, aliados ao andamento tão similar do grupo, tornam a empreitada numa obra verdadeiramente titânica. Assim sendo, o 4º lugar foi mais que reconfortante.
Somados os pontos, empate no 1º lugar com o Luís Mello, decidido em favor dele por ter realizado melhor volta que eu. Mais uma vitória amplamente merecida a preencher o seu curriculum , para quem diz que "só" aprendeu em Fátima, e ainda por cima chorou a decapitação do troféu...
Abraços, e até Portimão!
JGonçalves &n bsp;
|
Voltar acima |
|
|
miguel amorim Rookie
Data de adesão: 14 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 15
Estado:
|
Colocado: 24 Maio 2010 às 22:35 | IP Registado
|
|
|
ah pois é meus amigos, aqui o rapaz, quase com uma direta em cima do lombo,desta vez teve um kart á altura do seu peso e estatuto, nos treinos percebi que não estava mal, pois mantive o Pedro Fonseca e o João Gonçalves atrás de mim, depois deixei passar um e o outro e fui na boa atrás deles. Quando o rapaz me chamou em primeiro para a Pole, nem queria acreditar que a Maria Cândida não estava ali para captar tão especial momento. A corrida na primeira manga o joão já vez o favor de contar, na segunda, fiz tambem o mesmmo que ele fui recuperando até onde deu....e olhem deu para um terceiro lugar á geral......bem porreiro. A vêr se me consigo habitar a isto. Assim sendo até portimão. Abraços a todos
__________________ Miguel Amorim
|
Voltar acima |
|
|
José Fonseca Master
Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
Colocado: 24 Maio 2010 às 23:37 | IP Registado
|
|
|
Ai, ai Burrito!
Quando quero ver aquele amor meu, pego no burrito e lá vou eu!
Burriiiiiiiitooooooooo!!! Ai, ai burrito!
Pois é pilotaços. Não houve a chuvinha da Linda Suza, mas nem por isso deixei de recordar o melhor da música nacional.
Qual Shakira , qual Black Eyed Peas qual carapuça. Nos anos 80 do século passado, Quem bombava nos nossos rádios e transístores era o fabulástico Fernando Correia Marques, com o seu sombrero e o seu estrondoso sucesso do burrito! Há pois, a rapaziada da minha geração até já está a trautear a musiqueta e tudo não é?
Tralálá lá….pego no burrito e lá vou eu!
Pois amigos, no Sábado de manhã em Fátima, só me faltou mesmo o chapéu de mexicano porque por lá que montei no burrito, isso podem ter certeza.
Nos treinos ainda disfarcei porque a malta vinda de Aveiro não conhecia bem a pista em seco e 10 minutos é coisa pouca para lhe apanharem o jeito.
Mas ao fim de 5 ou 6 voltas da 1ª manga……. ai ai Burrito!
E lá vou eu…. sem fazer asneiras que hão-de saltar narizes e ainda subo alguma coisita. Lá saltar, saltaram. Mas eles punham o nariz, voltavam pr’á pista e dali a bocado….Voltavam a passar o meu burrito!
Restou-me a (fraca ) consolação de ver o homem da volta mais rápida da corrida com 5,519 (pois, esse tal Pedro “qualquer coisa”) apanhar com o meu kart da parte da tarde e nos Fliyng Noses ter conseguido um “brilhante” 56,714!.
Assim pelo menos fico com a ideia que o burrito ia junto ao asfalto e não era o gajo que ia lá montado! Ai, ai Burrriiiitoooo…
Fica uma saudação especial pelas vitórias dos “meus” campeões Pedro Fonseca (Mini-Cágado e Cágado Júnior)e Luís Soares e Mello ( 5 títulos no Cágado). Eu posso estar pelas ruas da amargura, mas os “jovens pilotos” da minha cantera estão a dar-vos um Bigode!
Um destaque também ao Miguel Amorim(grande pole man!) e ao Pedro Santos que se meteram e bem , entre os favoritos.
E pronto, a esperança ficava guardada para a tardinha. Mal eu sabia que a seguir ao burro vinha aí…o capitão lentinho.
Ai ai burrito!!
|
Voltar acima |
|
|
Nuno NAM Rookie
Data de adesão: 18 Dezembro 2007 Mensagens: 36
Estado:
|
Colocado: 25 Maio 2010 às 00:21 | IP Registado
|
|
|
Que miséria!!!
Então dão-me o melhor Kart da manha e eu dou cabo dele...infantil, a roçar o asno. Faço o 3º tempo dos treinos á 3ª volta quando ainda estava a aquecer, gasto mais meia duzia de voltas a ultrapassar, sendo o penultimo dos quais o Rodrigo que tira o 4º ou 5º tempo da grelha e quando me apronto para arrancar uma volta canhão, zás, já foste. Faço meio peão no gancho de saida da recta e sem que tivesse tempo para evitar o abalroamento o Pedro Pinheiro dá-me uma boa castanhada da qual resulta um chassi partido e outro quase.
Depois foi o que se viu, estava rápido o suficiente para andar lá na frente mas umas vezes por azelhice outras por ter de contornar algumas zarzuelas dos pilotos á minha frente lá consegui uns miseráveis 16º e 12º lugares. A unica coisa positiva desta prova foi conseguido ultrapassar o Palmeirim 3 vezes numa manga. É obra ou não?? Parabens aos vencedores e aos fatinhos novos...
__________________ NAM
|
Voltar acima |
|
|
Pedro Fonseca Rookie
Data de adesão: 23 Janeiro 2010 País: Portugal Mensagens: 15
Estado:
|
Colocado: 26 Maio 2010 às 22:00 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde a todos,
Comecei o meu dia no IHSV da melhor forma:
Nos treinos tive sorte, tal como o Amorim e o João Gonçalves, fui dos últimos a sair das boxes, tendo a pista toda para mim.
Fiz o 5º lugar na Partida mas perdi logo no inicio um lugar. Passado um bom bocado da 1º manga comecei a recuperar lugares até encontrar o Amorim onde ambos nos ultrapassamos umas vezes mas ele utilizava mais um trunfo do que eu, quando nos encontrávamos lado a lado lá estava ele com um sorriso cómico dentro daquele capacete amarelo a tentar distrair o adversário, mas eu não me deixei cair nessa e passei-o. Olhava, agora para o meu relógio e sabendo que faltavam 4 ou 3 minutos para o final da corrida não esperava passar o João Gonçalves mas inesperadamente comecei a aproximar-me, devido ao “clássico” problema da gasolina nas pernas que afectou o J.G. e assim, sabendo que era a ultima volta, passei-o na penúltima curva, NUNCA ME SOUBE TÃO BEM UMA VITÓRIA…, queria dar os parabéns ao J.G. e ao Amorim pela boa disposição que demonstraram em pista.
Na segunda manga, não tenho muito para dizer, um momento de azar em que na parte inicial da corrida choquei com o kart do João Pereira, depois de uma travagem inesperada sua devido á confusão instalada, tendo de ir às boxes. Mas mesmo assim gostava de dizer, para “achincalhar” o meu velho, que ainda o fui buscar!!, para ele perceber que agora é o filho que ensina o pai a guiar!
Parabéns a todos os pilotos,
Pedro Fonseca
|
Voltar acima |
|
|
pedrosantosslb Rookie
Data de adesão: 16 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 27 Maio 2010 às 00:13 | IP Registado
|
|
|
logo pela manha perguntam-me "...então já vais?" e eu "...sim tenho um churrasco marcado em Fátima!!!"
chegados ao Kartodromo e depois da minha ausência no Campera a vontade de me sentar num Kart era por demais evidente!
Nos treinos ainda cheguei a pensar na 1ª linha da grelha porque tinha plena ideia de estar com um andamento forte mas tal não se verificou (ficou mesmo para a 2ª manga) e lá vou eu para a partida já nem me lembro em que lugar.
o andamento estava forte entre todos os concorrentes e o 8º lugar final não me deixou nada mal para a partida na 2ª manga.
Bom arranque e 1º lugar logo na 1ª curva sendo que ainda liderei durante uns minutos até que alguma falta de concentração me fez perder andamento e por consequência o 1º lugar para o LSM.
Daí até final da corrida foi uma luta constante com o LSM até terminar a prova praticamente colado a este mas feliz por um 2º posto bem merecido.
Parebéns a todos em especial ao "Delfim" Fonseca por mais um vitória numa manga!
Até breve
__________________ Abraços
Pedro Costa Santos
|
Voltar acima |
|
|
João Pereira =
Data de adesão: 18 Fevereiro 2010 País: Portugal Mensagens: 3
Estado:
|
Colocado: 27 Maio 2010 às 22:32 | IP Registado
|
|
|
Ora cá vai a crónica pró pontinho... Posso precisar!!!
Continua a ser dos melhores binómios kart/pista que conheço e dos que me dão mais gozo, apesar de "ainda" não conhecer muitos kartódromos.
Qualificativas médias ( 16º ), primeira mnga razoável ( 12º ) 2ª manga a melhorar ( 9º ) baixei 5 décimos da segunda para a primeira manga, e tudo tranquilo - 10º na prova.
Peço desculpa a quem desiludi, pois tinha prometido ganhar a prova, á custa do fatinho novinho em folha - não bricamos!!! Mas esqueci-me da qualidade da concorrência ( já que os outros factores não vale a pena mencionar, pois desta vez correram muito bem...) e lá fiquei satisfeito com a prestação.
Já estou em pulgas para Portimão. Pena que não possa is treinar antes como alguns sortudos ( depois ganham, claro!!! ).
Um abraço para todos.
__________________ João Pereira
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1563 segundos. |
|
|
|