|
Tópico: Leiria - 9 de Janeiro de 2010 ( Tópico bloqueado)
|
|
Autor |
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 08 Janeiro 2010 às 20:27 | IP Registado
|
|
|
Quinta prova do X Campeonato ORMEI 2009/2010.
Prova realizada no dia 9 de Janeiro de 2010, pelas 10:00 , no Kartódromo de Leiria.
Ponham aqui os vossos comentários.
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 08 Janeiro 2010 às 20:27 | IP Registado
|
|
|
ASSUNTO: 5ª Prova do X Campeonato ORMEI 2009/2010 – Resultados
Amigos e companheiros Kartistas,
Após mais uma passagem de ano, efectuámos no passado dia 9 de Janeiro no Kartódromo de Leiria a 5ª prova do X Campeonato ORMEI – 2009/2010.
Nesta prova contámos com a presença de 23 pilotos, dos quais 2 convidados tendo sido utilizado o formato ABC, como 2 corridas de 15 pilotos e 1 corrida de 16 pilotos.
Após um briefing efectuado exclusivamente por mim e a respectiva foto de grupo, os pilotos dos grupos A e B dirigiram-se ao “barracão” para levantar as respectivas viaturas.
Nos treinos cronometrados consegui o segundo tempo, tendo o melhor sido obtido pelo João Teixeira. Logo na partida fui ultrapassado pelo Miguel Judas, tendo seguido durante algumas voltas em 3º. Aproveitando a ultrapassagem do Miguel Judas ao João Teixeira, subi para a 2ª posição, mas estava mais rápido que o Miguel Judas, empurrando-o nas rectas. Apesar de mais rápido não conseguia passar o Miguel Judas na parte mais sinuosa, pelo que fiz a primeira tentativa na recta grande, mas foi mal sucedida, pois apesar de o ter passado, logo de seguida em voltou a passar. Na segunda tentativa, já quase no final, foi o pior, pois encontrando-se o pelotão todo muito junto, após a segunda tentativa de ultrapassagem, encontrámo-nos 3 pilotos lado a lado, tendo regressado ao 3º lugar, só que de seguida, devido a um toque perco 2 ou 3 lugares. Mais tarde, devido a outro toque, perco juntamente com quem me deu o toque e levantou o pé, mais 2 lugares, terminando em 7º. Foi mais uma prova com um fim não previsto, mas que relembra que o mínimo erro é logo a perca de várias posições. Parabéns ao João Teixeira que venceu pela primeira vez uma prova do campeonato ORMEI, bem como ao Miguel Judas, 2º e Pedro Rafael que ficou no lugar mais baixo do pódio.
Quero referir que apesar das várias reclamações referidas no final desta manga, a diferença entre o 1º e o 14º foi de pouco mais de 12 segundos e os 11 primeiros têm uma diferença de 5 segundos. Quanto às melhores voltas por piloto, o mais rápido foi o Dário com 1:01,236 e o 14º foi de 1:01,836. Como sabem, as trocas estão regulamentadas e as trocas são para permitir que haja uma distribuição de “sorte” (ou do azar) pelas duas corridas, não havendo necessidade de discussões sobre esse assunto. Tal como referi, esta situação só acontece porque têm conhecimento do kart com que vão correr a seguir e fazem logo comparações com o piloto que o conduziu. Cada piloto é um piloto e cada corrida é uma corrida, pelo que não deverá de ser logo efectuado um pré julgamento do kart.
Após um breve descanso dos pilotos com a troca de karts e troca de pesos fiquei com o kart que era do João Teixeira, tendo obtido novamente a 2ª posição sendo o melhor tempo sido obtido pelo Augusto Paulino. Nova partida, tendo o Luís Silva conseguido a ultrapassagem logo na 1ª volta na curva do barracão, para logo numa volta a seguir ter ultrapassado o Augusto Paulino no mesmo local. Até ao final foi uma corrida bastante disputada mas não existindo qualquer alteração de posições nos lugares do pódio. Luís Silva, Augusto Paulino e Rui Carneiro terminaram nestas posições.
Após mais um breve descanso dos pilotos desta vez ficava a ver a corrida de fora. Os melhores tempos foram efectuados pelo Augusto Paulino, Dário Garcia, Luís Silva e Carlos Costa, únicos pilotos dentro do minuto certo 1:00.xxx
Nesta corrida, ocorreu uma situação não verificada anteriormente (pelo menos não testemunhada e penalizada) e que foi uma falsa partida, o que levou a que esse piloto tivesse levado um “stop and go”. Foi uma corrida bastante bem disputada, dividindo-se em 2 grupos distintos, o primeiro constituído pelo Augusto Paulino, Luís Silva, Dário Garcia e Carlos Costa, tendo o Carlos efectuado a volta mais rápida, e o segundo grupo composto pelo Miguel Freitas, José Oliveira, Mário Mateus, Telmo Antunes, António Baptista e João Raimundo.
Recordo a data de 18 de Janeiro para publicar a crónica sob pena de não receber os respectivos pontos.
Relembro que no próximo dia 30 de Janeiro vai ser disputada a 8ª Edição da Taça Inter Troféu, a realizar no kartódromo de Palmela e em que mais de 20 grupos de 6 pilotos irão estar presentes, estando desde já convidados os 6 melhores classificados do IX Campeonato ORMEI para representar o grupo na pista, bem como todos os restantes amigos para assistirem ao mesmo.
Caso não nos vejamos em Palmela, espero encontrá-los na próxima prova que vai ser no dia 6 de Fevereiro no kartódromo da Batalha, sendo o valor para os pilotos inscritos de 50 Euros se o pagamento e confirmação forem feitos até ao 29 de Janeiro, passando depois para 55 Euros. O valor da prova para convidados é de 65 Euros.
Rui Jaime Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
ormei@yahoo.com
www.ormei.com
Editada por Rui Carneiro na 10 Janeiro 2010 às 04:54
|
Voltar acima |
|
|
franciscojorge Racer
Data de adesão: 11 Janeiro 2009 País: Portugal Mensagens: 82
Estado:
|
Colocado: 10 Janeiro 2010 às 17:20 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde,
Vamos lá a ver se é desta, a fazer o primeiro comentário deste ano a contar - o que tinha feito anteriormente já foi feito fora de horas !
Começo por DAR OS PARABÉNS à organização deste troféu. Num pais onde as pessoas são mais expeditas em falar do que fazer, ainda bem que existem pessoas que se dão ao trabalho de organizar estas corridas, que são magnificas. Corro há 15 anos e este é sem dúvida o grupo mais homogéneo, equilibrado e educado com quem já corri, sendo um previlégio poder correr aqui, tendo um imenso respeito por todos. Reparem nas diferenças que o comentário do Rui Carneiro refere, que são minimas, e que o mesmo piloto pode ter duas mangas completamente distintas, consoante o Kart e o sentido da pista. Dai referir o homogéneo e equilibrado. Quanto à educação, esta silencia berros e gritarias, e sem dúvida que é apreciada, pois infelizmente vi ao longo dos anos e em mais corridas do que queria discussões finais como se o que tivesse em jogo fosse a comida para o próximo mês !
Quanto às minhas corridas, péssima primeira manga, apesar de ter dado o que podia daquele kartzito ... nada a fazer, o material era mesmo fracote, 10º no treino e penúltimo lugar na corrida. Ainda andei ali em luta no inicio com o Miguel Freitas à vista, e com o Raul Girão, o José Fortuna e o Dário, que julgo que tinha saido das boxes, mas percebi logo que não havia nada a fazer.
Na segunda prova novo Kart e ... aaa boom, agora sim, há motor e equilibrio, vamos lá ver o que se consegue ... treinos e 4º na grelha, atrás do Augusto Paulino, Rui Carneiro e Luis Silva. Bom arranque e tentei seguir os três primeiros, mantendo por ali durante umas quantas voltas, mas com o passar da prova vi que não havia nada a fazer, e limitei-me a controlar o quarto lugar sem espinhas. No final o João Costa e o António Baptista tinham-se aproximado, tendo um deles - creio que o João - estado mesmo coladinho, mas não cedi à pressão e mantive-me concentrado, tendo gerido o ritmo de prova sem forçar qualquer erro e poupado energia, tendo nas duas últimas voltas salvaguardado qualquer ataque com uma sapatada final. Quarto lugar final, melhor resultado este ano, que não me está a correr nada bem, mas venha a próxima na Batalha ... de preferência com chuva !
Um abraço a todos,
__________________ Francisco Pereira
|
Voltar acima |
|
|
LSMello Organizador activo
In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
Colocado: 10 Janeiro 2010 às 18:58 | IP Registado
|
|
|
TRAÍDO PELO SEMÁFORO !!!
Pois é, parece que a minha participação em Leiria vai ficar na história do ORMEI... E o pior é que a prova tinha tudo para ser fantástica.
A 1ª manga foi giríssima, partindo de 5º integrei desde logo o pelotão da fente, 1º composto por 5 pilotos, depois por 4, depois por 3... depois por 5, depois por 7... depois por 11. Foi mesmo uma luta viva.
No meio da luta fui subindo, até chegar ao 2º. Aí a oportunidade era boa demais e não pude deixar de arriscar passar para 1º. Consegui, mas apenas durante uma curva. Fui repassado e tb pelo 3º. Esta manobra pode ter sido um erro, pois houve um recolar do pelotão. Pouco depois fui de novo passado pelo Rui Carneiro, tentei resistir, mas calculei mal e qdo quis desistir já era tarde, levei com o Pedro Rafael que vinha mesmo coladinho, acertei no Rui e perdi mesmo a posição para o Pedro. Ainda recolei e passei o Pedro, mas de novo sol de pouca dura.
Na última volta fui passado pelo José Vieira, vi que o piloto que vinha atrás era o Rui, pelo que lhe dei passagem por fora, para o compensar do meu disparate anterior. Só que protegi mal o interior e o Dário passou os 2 por dentro, com um pequeno toque no Rui. Voltou a dar a posição ao Rui e eu aproveitei, pq senão era ainda 'comido' pelo José Oliveira.
Um final muito conturbado, que me viu chegar na poisção em que partira - mesmo assim uma boa posição e uma corrida divertidíssima.
A 2ª manga vista de fora tb teve imensa graça, com luta acessa nos 3 primeiros, com o Luís Silva a demonstrar toda a sua experiência a defender a posição, o Augusto Paulino a não querer arriscar demais e o Rui Carneiro na expectativa. Luta tb no 5º, 6º e 7º, que acabaram por colar ao 4º.
Para a 3ª manga fiz de novo a 5ª posição nos treinos. Dada a partida foi qdo as coisas correram decididamente mal. O vermelho acendeu-se, apagou-se e eu arranquei... só que fui o único ! Os 4 pilotos à minha frente ficaram parados. Espantado abrandei e olhei para cima. O vermelho estava de facto apagado, mas o verde só acendeu exactamente qdo eu estava a olhar para lá. Uma pequena descoordenação do processo de partida, que me ia fazer sofrer. A minha esperança era que fosse tida em conta a falha do 'starter' e se limitassem a adicionar-me uns seg. de penalização no fim, de maneira que continuei a andar o melhor que podia.
A esperança foi curta, pois ao fim de poucas voltas deram-me um stop-and-go. O comissário ex pli cou - me que a mi nha pe na li za ção er a por fal sa par ti da - como se eu não soubesse - mui to de va ga ri nho e finalmente lá saíu da frente.
O tempo perdido fez-me sair em último, com a 'faca nos dentes', mas com pouco mais de 10min. de prova para recuperar posições. Recuperei 5 posições e fui um dos poucos pilotos a andar no seg 1:00. Saí com a clara sensação de que andara bastante bem, a que se junta ter sido quem fez melhor com os karts 4 e 26, mas fui mesmo TRAÍDO PELO SEMÁFORO !!!
Abraços e até Palmela, aos que lá vão defender a honra do ORMEI,
Luís.
|
Voltar acima |
|
|
Miguel Freitas Master
Data de adesão: 26 Setembro 2008 Mensagens: 102
Estado:
|
Colocado: 11 Janeiro 2010 às 16:25 | IP Registado
|
|
|
Ainda não foi desta que tivemos uma corrida à chuva, pois fomos brindados com mais um dia de sol, mas com temperaturas bem baixas, quando cheguei com o Miguel Judas ao Kartódromo a temperatura era de 1,5º negativos.
Para aquecer nada melhor que ir para a pista fazer o que gostamos. Calhou-me participar logo na 1ª corrida, depois das formalidades habituais dirigimo-nos para o barracão para ir buscar as montadas, e logo ai vi que as coisas não iam ser muito cómodas pois tenho de levar uma bacquet extra e alguns pesos para perfazer o meu handicap de peso, o que origina que a posição de condução não seja a ideal, pois vou numa posição muito alta para o meu gosto, enfim a juntar a isto o Kart tinha um chassis equilibrado mas o motor não tinha ponta, o que nas rectas fazia alguma diferença, pelo que nos treinos fiquei com o 7º tempo.
Mal começou a corrida mantive a posição e por ai e andei quase toda a corrida atrás dos seis primeiros e a assistir à luta pelo 1º lugar sem nunca conseguir reduzir a diferença para o sexto lugar, já perto do fim beneficiei de alguns toques à minha frente para ficar colado ao Rui Carneiro, José Vieira, Luis Mello e o Pedro Rafael, mas na ânsia de não perder mais o comboio alarguei um pouco a trajectória nas direitas que antecedem a recta das boxes e logo perdi a posição para o Dário Garçia e José Oliveira, terminei a corrida num amargo 9º lugar, mas não deixou de ser uma corrida espectacular pois a luta pelas posições cimeiras foi intensa e o equilíbrio enorme, como se pode ver pelas diferenças finais, parabéns a todos e em especial ao João Teixeira, pois andou em 1º caiu para 5º e ainda foi a tempo de chegar ao 1º no final.
Para a minha 2ª corrida o Kart já era melhor, mas o resultado nos treinos piorou pois só consegui o 9º tempo.
Quando o semáforo acendeu devo ter feito a minha melhor largada desde que participo no campeonato, não foi tão boa como a do Luis Mello….. mas mesmo assim consegui chegar à segunda curva em 6 lugar, e por ai me mantive até o Luis ser chamado à box para cumprir a penalização, ainda tentei seguir os 4 primeiros, mas não consegui acompanhar o ritmo deles, tive sim que me preocupar com quem vinha atrás, pois o José Oliveira e companhia não me deram um segundo de descanso, consegui o 5º lugar o que este ano passa a ser a minha melhor classificação.
Entre as minhas mangas ainda pude assistir à segunda corrida do dia que também foi bastante disputada entre o Luis Silva, o Augusto Paulino e o Rui Carneiro, aliás a luta pelo 1º lugar em todas as corridas foi enorme e o equilibrio e correção também, pelo que não são só os vencedores que estão de Parabéns.
Até à Batalha
Abraços
Miguel Freitas
|
Voltar acima |
|
|
mjudas Rookie
Data de adesão: 24 Outubro 2008 Mensagens: 27
Estado:
|
Colocado: 12 Janeiro 2010 às 22:54 | IP Registado
|
|
|
Depois de uma falta irreparável, a atestar pelos comentários dos
companheiros de campeonato, lá regressei ao Ormei. Desta feita, em
Leiria, uma pista com que nunca me dei bem...
O primeiro desafio do dia não foi na pista, foi chegar até ela: 3 graus à
porta de casa, -2 pelo caminho e placas de gelo na A8... Ainda assim,
cheguei com o Miguel Freitas “just on time”, para dar com a mesma a -
1,5 graus e geada por todo lado.
A primeira manga foi surpreendente...
Passei os treinos a apalpar o terreno e dediquei as ultimas voltas a tentar
uma boa volta e, sem nunca me sentir particularmente rápido, foi óptimo
descobrir que tinha ficado com o terceiro tempo.
Fiz – finalmente! – uma boa partida, onde ganhei desde logo uma posição
ao Rui Carneiro. As voltas iniciais foram de perseguição ao João Teixeira,
tentando tirar partido da falta de grip inicial para forçar um erro... sem
sucesso! A coisa foi ficando assim até que o Rui Carneiro se encostou a
mim – literalmente! De resto os empurrões do Rui na recta foram-me
dando imenso jeito para compensar a falta de velocidade de ponta e
manter a pressão sobre o João. Até que lá consegui e me mantive em
primeiro umas voltas. Resistindo primeiro a uma investida do Rui
Carneiro, depois a uma sandwich do Rui Carneiro e Luís Mello – cujo
estilo Kamikaze permitiu atrapalhar a vida ao Rui, dar-me uma folga...
Até que uma distracção fez com que o João voltasse à liderança. Depois
disso, atrás de mim, um sonoro “Clonck” anunciou-me molhada e
deixou-me descansado até ao fim a perseguir o João. Mas, bem tentei,
mas não voltei a ter oportunidade para o passar.
Balanço: uma corrida disputadíssima sem toques e um 2.º lugar.
Depois de fazer de espectador na segunda manga, em que assistimos a
uma corrida tensa na frente, mas absolutamente impecável, voltei à pista.
O contraste não podia ser maior: tinha a lição estudada – leia-se pista –
mas o carro era impossível: travões, nicles; pneus, nicles; salvava-se o
motor... O afundanço na grelha não me surpreendeu.
Mais uma vez parti bem, no meio da molhada ganhei umas posições, mas
poucas voltas depois, 2 ou 3, senti o carro a fugir anormalmente de
traseira nas curvas à esquerda e, pensando que teria um furo, abri a
porta para deixar “o mundo passar”. Em último, fui avaliando a situação...
como não piorava: maximum attack! O que com aquele carro não dava
para muito. Ganhei umas posições, voltei a perder um par delas e acabei
mais uma vez atrás do João Teixeira. Só que para ai em segundo, a
contar do fim!
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 13 Janeiro 2010 às 18:32 | IP Registado
|
|
|
Lisboa, 2010.01.11
Amigos Ormei:
Esta minha sessão dupla de Leiria tem pouca história, quase que não tenho assunto para elaborar uma crónica. 11º lugar nas duas mangas. Tá feito!
Há de facto uma enorme diferença na performance dos karts, mesmo que na comparação das voltas mais rápidas essa diferença seja mais atenuada. Todos sabemos, somos um grupo bastante homogéneo com andamento muito semelhante, mais décima menos décima, tirando uns quantos pilotos, que também sabemos quem são, têm um “kit de unhas” mais eficaz, andamos todos por ali. E quando somos ultrapassados, damos que fazer no sentido de tentar recuperar a posição, por exemplo, como aconteceu na minha 2ª manga com o José Vieira, que trocámos várias vezes de posição e terminamos com menos de 1 kart de diferença. Mas isto foi a excepção, o que mais aconteceu, foi, passarem por mim irem-se embora sem dó nem piedade e eu ficar resumido à minha insignificância, sem sequer ter uma aceleradela a dizer… Veja-se também, o caso do João Raimundo, na 1ª manga ficou quase em último e que muito simpaticamente me avisou que o chasso iria ser meu na 2ª manga. Pensei logo em trocar, mesmo sabendo que partiria das boxes. O que achei muito giro, foi manifestar aos comissários/mecânicos, a minha intenção de mudar de kart, tendo em atenção o resultado anterior e eles dizerem-me que tivesse calma, há pilotos que não sabem andar bem, têm estilos diferentes de condução e que era melhor experimentar o kart e se ao fim de 5 voltas não estivesse contente, então logo se veria. Não só não lhes respondi, como nem achei importante dizer-lhes, que o João Raimundo (se não me engano) já ganhou nesta pista e também já obteve pelo menos uma pole position. Claro, troquei logo na 1ª volta dos treinos. E lá parti das boxes!
Mas não pensem que estou muito triste. Gozei à mesma que nem um doido, lá para o fim do pelotão, com outros pilotos que tinham karts do mesmo modelo que o meu.
Que pena o Luis Melo ter tido um stop and go, fez uns óptimos treinos!
Como convidado, levei o meu amigo Amadeu Afonso, grande mecânico, e que à conta dele tenho tido momentos completamente inesquecíveis: prepara-me o Fiat Seicento Sport para aguentar os Trackdays. E como estou deslumbrado com o Autódromo Internacional do Algarve, a tarefa ainda é mais difícil: é ir 300 Km… …andar no limite… …e voltar outros 300 Km! (Nada a ver com outros malandros que tratam o dinheiro por tu, levam as máquinas de reboque, veículos de apoio com material e equipa de assistência). Neste último, a 8 Dezembro, fiz no total 43 voltas. Claro, tenho a Skoda Fabia, se ficar apeado por qualquer imprevisto, a minha vida continua sem grande problema, comparando com quem tenha só um carro. Mas, quem tiver oportunidade, gandas malucos dos automóveis, (eu conheço-vos!), não deixem de experimentar! Bué, bué, mas bué giro, mesmo! Normalmente, 130 €, das 9 às 17h, turnos de +/- 30 min, 2 grupos, >2000 e <2000 cc. Pneus e pastilhas sofrem um pouco, é verdade. Num dos eventos anteriores, depois do almoço, talvez por o número de pilotos ser menor, a organização resolveu fazer sessão aberta contínua. Imaginem, o meu Fiatzinho, mesmo com pneus slicks montados, andar misturado com Porsches, montes deles, 924, Carrera, Boxter, Turbo, GT3, vários S2000, M3, Alfa Brera, muitas Barchetas, Lotus Elise e Seven, Aston Martin, Mustang Shelby, Viper, Lamborghini Galhardo, Nissan GTr dos novos, claro, …até um F1!!
Ui, se na Batalha me calhar um kart bem afinadinho…
Abração!
Raul Girão
|
Voltar acima |
|
|
Rui Carneiro Organizador activo
Ormei
Data de adesão: 15 Janeiro 2004 País: Portugal Mensagens: 1022
Estado:
|
Colocado: 13 Janeiro 2010 às 19:18 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos e companheiros kartistas,
Quando vamos para uma prova de kart (ou outra prova de qualquer coisa em que temos de fazer "prova" das nossas "possibilidades"), o factor psicológico é um dos principais factores para um bom ou mau resultado...
Não vou por em causa se existem karts melhores ou piores que outros, porque isso seria pura demagogia, mas, existem alturas que o piloto corre melhor nuns dias e menos bem ou pior noutros dias (também não estou a dizer que foi o caso actual).
Agora, não podemos pressupor de imediato que um piloto que terminou num dos últimos lugares, teve na realidade um mau kart e como tal, não querer correr com esse mesmo kart, nem dando mesmo uma volta para verificar o mesmo.
Tenho dois exemplos para dar, um desta prova e outro de uma prova anterior em que "perdi" o campeonato pela situação psicológica:
1) -Karts 12 e 25, que calharam ao Augusto Paulino, Rui Carneiro e João Teixeira: Na 1ª corrida correu o João Teixeira com o 25 e ficou em 1º, e o Rui Carneiro com o 12 que ficou em 7º (devia de ter sido um dos 3 primeiros, mas enfim..).
Na segunda corrida ficou o Augusto Paulino com o 12 e terminou em 2º e o Rui Carneiro com o 25 e terminou em 3º.
Na terceira corrida ficou o Augusto Paulino com o 25 e venceu e o João Teixeira com o 12, que terminou em 14º.
Olhando para a corrida do João Teixeira, que terminou em 1º com o 25 e em 14º com o 12, posso tirar a conclusão que “o kart 12 não valia mesmo nada, era um autentico chaço” .......
2) -Neste mesmo kartódromo há uns anos, termino a 1ª corrida em 3º e troco de kart com o 15º (que além de ser um grande amigo é igualmente um grande piloto) e leva-me a ter exactamente a mesma opinião, que era, o kart ser um autêntico chaço. Consigo o 4º melhor tempo nos treinos e na partida cometo um erro por ter sido alterado a pista e perco 1 ou 2 lugares. Depois como estava a ser pressionado por outro piloto (e continuava a pensar que o kart era mesmo um chaço), deixei-o passar logo de seguida, juntamente com mais 2 convidados. Ao longo da corrida fui ganhando confiança (no kart e em mim) e consegui novamente passar um dos convidados, não sendo possível passar o outro convidado (devido às manobras extremas por ele feitas) e o piloto do campeonato que me tinha passado, apesar de estar mais rápido que eles. Isto valeu-me o 2ª lugar do campeonato (que nem estava a pensar nele) mas a somente um ponto do 1º classificado.
Relembro que, existe o sorteio inicial dos karts, cada piloto corre com dois karts diferentes, podemos ter sorte ou azar, mas muitas das vezes somos nós que temos de providenciar a "sorte" no final da prova.
Não vamos começar a arranjar "problemas" onde eles não existem, pois estas situações só estão a acontecer devido aos pilotos terem conhecimento dos karts com que vão correr a seguir. Não quero ter de começar a esconder as folhas da atribuição dos karts antes das provas acontecerem de modo a situações idênticas não voltarem a acontecer.
__________________ Rui Carneiro
91 7264757
ormei@hotmail.com
www.ormei.com
www.facebook.com/groups/ormei/
www.facebook.com/CampeonatoOrmei/
|
Voltar acima |
|
|
José Oliveira Rookie
Data de adesão: 12 Outubro 2008 Mensagens: 30
Estado:
|
Colocado: 14 Janeiro 2010 às 17:56 | IP Registado
|
|
|
Caros Kartistas
Começo esta crónica por dizer que Leiria nunca foi um dos meus kartódromos preferidos, muito menos com 1 grau negativo, que se reflectiu e de que maneira no “back” deste escriba durante quase uma hora.
Mas passemos à acção. Nos treinos da 1ª manga, percebi que apesar dos 87Kg o kart revelava algum nervo, o que me galvanizou para lutar por um lugar a meio do grupo.Dito e feito, 9º na grelha. Nos minutos que se seguiram, tive uma trabalheira desgraçada para aquecer as mãos o que me retirou alguma concentração para a largada. Semáforo verde e já está, ainda não tinha percorrido cinco metros e já tinha perdido dois lugares!!! Foi a partir daqui uma corrida de trás para a frente, até ficar durante algumas voltas atrás do Raul Girão. Estando bem mais rápido consegui passar e depois foi sempre a ganhar lugares até à 6ª posição, a minha melhor classificação de sempre na Ormei ( e o 5º , o Luis Mello, cortou a meta à minha frente ½ metro apenas). Depois deste “brilharete” ( tudo é relativo) já tinha o dia ganho.
Assisti de fora à 2ª corrida, muito bem disputada nomeadamente pelo trio da frente, se bem que com outros duelos tambem muito interessantes o que vem cada vez mais demonstrar que este grupo está cada vez mais equilibrado ( as queixas com os Karts vão ser cada vez mais usuais).
Chamada para os treinos da 3ª corrida e uma constatação interessante. O kart onde ia participar, o nº 24, não tinha ainda rodado ( estava frio e com depósito cheio) o que tambem não permitia especular sobre a sua qualidade.Dez minutos a rodar,expectativa do que teria alcançado e 8º lugar na partida. Nada mau, para mim, claro está. Desta vez só perdi um lugar na largada, fui-me aguantando depois de três ultrapassagens, pressionando sempre o Miguel Freitas que seguia em 5º e “levando” com o Mario Mateus que parecia não estar satisfeito com o seu 7ª lugar.
Duas corridas seguidas em 6º lugar, foi uma surpresa para mim e para alguns de vocês, pois até se sentiram motivados a dar-me os parabens. A esses o meu obrigado pelo apoio e simpatia.
Termino, endossando os meus parabens aos vencedores do dia e a todos os bravos do pelotão que tão bem se bateram nesta jornada de Leiria. Até à Batalha.
José Oliveira
|
Voltar acima |
|
|
charlieback Racer
Data de adesão: 16 Abril 2008 País: Portugal Mensagens: 71
Estado:
|
Colocado: 15 Janeiro 2010 às 00:58 | IP Registado
|
|
|
Começo a crónica por resumir o passado sábado em muito poucas palavras "que bela corridinha!!!!" (ok... estava frio).
A vontade de correr já era muita porque não pude comparecer na corrida de Fátima e em Leiria costumo sentir-me em casa. Quando me calha um kart que colabore então... está tudo conjugado para diversão e emoções fortes.
Na primeira manga da corrida fiquei a assistir à corrida. Foi muito giro porque para além de ser uma corrida disputadíssima dava para perceber o potencial dos karts que nos iam calhar. Não fiquei nada triste porque vi o Miguel Judas a disputar a frente da corrida com o meu kart da 2ª manga... se obtivesse um mau resultado não me podia queixar do kart.
Na primeira manga calhou-me um kart com uma boa resposta mas que não era muito equilibrado. Tinha alguma tendência para dançar de traseira e isso fazia com que a confiança a abordar a curva de acesso à meta não fosse total. Fiz os treinos perto do Francisco Pereira e para além dele não sabia como estariam os andamentos. Quando me chamaram para o 4º lugar fiquei radiante!!! (Francisco... acho que ficaste em 3º e eu em 4º). Arranquei com a cautela do costume, porque mais vale fazer a primeira volta sem toques e dar tempo aos pneus para aquecer. Depois de alinhados os karts fiquei em 5º. Durante algumas voltas tentei forçar o andamento mas o Francisco Pereira continuava mais rápido que eu e abriu alguma distância. Mais a meio da corrida cometi um erro na entrada da meta. O kart deslizou muito de traseira e abri muito a trajectória. Ainda não tinha tempo de me auto-insultar e já via o João Carlos e o António Baptista à minha frente. No resto da corrida fui acompanhando a luta entre os dois e a aproveitar a boleia deles enquanto se chegavam ao Francisco. Num campeonato aonde já se falou tanto de toques, tive o prazer de ver o António e ceder a posição ao Dário depois de um ataque mais afoito... e eu que pensava que o António não era dessas coisas (brincadeira ). Acabei a corrida em 7º, perto do pelotão do 4º mas sem possibilidades de ganhar posições.
Na segunda manga (3ª corrida) estava com ansiedade para exprimentar a bomba. E confirmou-se. Era mais equilibrado do que o anterior. Resultado dos treinos: mais um 4º lugar. Fez-se o sorteio da primeiras curvas, com a sensação estranha de ver um kart a passar por nós a voar :) ... Ao final da volta já tinha o meu 4º lugar de volta e já não o larguei mais. Tive o privilégio de assistir a toda a corrida dos 3 primeiros. E que luta acesa foi!! Estive sempre nos 5 metros atrás do grupo. Ia perdendo tempo quando descuidava uma curva... depois compensava com uma volta mais atinada (e aproveitava as centésimas que a luta da frente ia custando). No final estava colado ao grupo, ainda me mostrei na recta das boxes mas aquilo é malta da pesada e há que ter respeito. Limitei-me a esperar que alguém cometesse um erro (neste campeonato é para esquecer) ou que um ataque entre eles deixasse um para trás à mão de semear. Nada! Resta-me a consolação de ter terminado colado ao grupo e de ter chegado à conclusão, já no rescaldo, que tinha feito a melhor volta da corrida. MARAVILHA! :) Essa história dos pódios está sobrevalorizada! eheheh
O balanço final foi extremamente positivo. Todas as corridas foram disputadissimas e leais. Até de fora deu gosto ver! De dentro dá sempre gozo quando se consegue um bom resultado. Foi uma jornada proveitosa!
Já em casa, na análise das estatísticas do campeonato ainda consegui encontrar qualquer coisita para me animar e fazer esquecer que estou em 19º na classificação :( ... descobri que tenho a 4ª melhor média por corrida. Foram 3 horas à procura mas lá encontrei alguma coisa de positivo. Tenho sido bafejado com bons karts!
Já estou a contar os dias até 6/fev! Até lá!
Carlos Costa
Editada por charlieback na 15 Janeiro 2010 às 08:33
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,1567 segundos. |
|
|
|