|
Tópico: Bombarral - 14 Fevereiro - crónicas
|

|
| Autor |
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 14 Fevereiro 2009 às 17:45 | IP Registado
|
|
|
Mais uma corrida, mais uma viaaaagem, estaaa terminooouuuuuu ! Este podia ter sido o pregão ouvido num qualquer megafone ranhoso de feira pendurado no pescoço suado do feirante na pista dos carrinhos de choque. Pise no acelerador, rode o volante à esquerda e à direita, evite o choque ! Pois bem, não estivemos na feira embora uma quantidade significativa de karts estivessem em bem pior estado de manutenção do que os das luzes feéricas das noites de santos populares .... Pela parte que me coube, devo dizer, saí mais satisfeito do que poderia imaginar em virtude da embraiagem nova que estava montada no meu kart não permitir mais do que uma corrida com o credo na boca para fugir dos meus perseguidores que entretanto iam conseguindo passar-me com grande àvontade. Essa satisfação teve a ver com a mera auto-avaliação da condução que fiz ( principalmente na 2ª manga talvez porque a dita embraiagem teria sido rodada na 1ª ) que, sem falsas modéstias, classifico de muito eficiente. Resumindo, o problema do meu kart manifestava-se pela incapacidade de responder minimamente a qualquer saída de qualquer curva permitindo assim verdadeiros abusos de confiança como foram as ultrapassagens quer do Luis Fonseca quer do Pedro Fonseca que chegaram a provocar uma deslocação de ar tal que me iam atirando para fora da pista ! Grandes provas ( 1ª manga ) de ambos com o Pedro a impôr-se ao paizinho e a deixá-lo a uns expressivos 4,7 segundos de distância ! A 2ª manga foi mais do mesmo. A diferença das minhas voltas mais rápidas da 1ª e da 2ª mangas evidencia exactamente isso - 0,024 seg. Nesta 2ª manga tive um despique muito interessante com o Luis Moura em que ele ganha por 0,291 seg ! Corrida em seco com pneus de chuva alguns dos quais com rasgões verdadeiramente inaceitáveis e karts absolutamente partidos e com o arco de protecção completamente solto para além duma manutenção geral ( travões, por exemplo ) altamente confrangedora, a par duma apregoada situação financeira debilitada, não permitem que pessoalmente construa uma ideia positiva deste kartódromo actualmente e o ponha, obviamente, como 3ª escolha. Apenas. Águas passadas não movem moínhos portanto, cara alegre ! Parabéns aos vencedores pelas excelentes provas prestadas ! Parabéns ao Pedro Fonseca que teve o seu 1º podium ! Parabéns à organização que se esmerou na aquisição de fabulosos prémios ! Parabéns aos nossos convidados ( Susana Palmeirim, Pedro Pinheiro, João Pinto e João Pereira ) com um destaque especial ao Pedro pelo espectacular resultado de ambas as mangas ! A próxima prova terá lugar em Vila Nova de Paiva a 28 de Março e espera-se uma grande corrida com a particularidade de ser uma estreia em termos de kartódromo. Até lá. António Matos
|
| Voltar acima |
|
| |
pedrosantosslb Rookie

Data de adesão: 16 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 30
Estado:
|
| Colocado: 14 Fevereiro 2009 às 19:00 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos...de facto a corrida foi no KIRO e não numa qualquer festa de qualquer Santo ou Santa numa qualquer Vila no nosso Portugal, mas digo-vos uma coisa...nessas festas já andei em carrinhos de choque bem melhores...e sem pagar!
O kart que me saiu em sorteio (e ontem é que foi sexta 13!) era basicamente um monte de lata preso por arames e alguma solda, enfim nem sei por onde começar...pneus cujo perfil parecia feito por uma qualquer navalha descuidada, arco de protecção só mesmo de nome porque se tenho levado uma real cacetada...a protecção não era muita, travões que apenas serviam para enfeitar o conjunto, bom até tinha medo de inclinar o corpo nas curvas não fosse ficar agarrado ao corrector...enfim. Um conselho aos responsaveis do KIRO...aproveitem as campanhas de abate de veiculos que existem...ouvi dizer que vão até aos €5.000!
A certo ponto até pensei que estava a andar em sentido contrário tal era a velocidade com que alguns companheiros passavam por mim. Fica na memória um belo despique com o José Fonseca que durou até ao último segundo da prova! Muito bom mesmo!
Comentários jocosos de parte, bem sei que a crise está instalada e todos passam por dificuldades, mas não é assim certamente que o KIRO consegue fidelizar os amantes do desporto automovel!
Parabéns aos vencedores e a todos, porque chegar ao fim da corrida com tractores é de facto digno de registo! Parabéns ao Pedro Fonseca que cada vez mais está presente nos lugares cimeiros.
Fica para a posteridade um belo almoço numa tasca cujo nome não me recordo mas que valeu bem a deslocação ao Bombarral.
Abraços a todos
Editada por pedrosantosslb na 14 Fevereiro 2009 às 19:02
|
| Voltar acima |
|
| |
José Fonseca Master

Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
| Colocado: 16 Fevereiro 2009 às 19:44 | IP Registado
|
|
|
Depois de falhar a crónica de Évora, desta vez não perco tempo e cá vai a minha humilde prosa sobre a corrida do Bombarral.
Comecemos pelos Karts. Talvez por estarmos no Oeste, aquelas máquinas pareciam saídas daqueles velhos filmes do “Farwest”, tal o estado que apresentavam! A partir daí dava para perceber que a sorte tinha uma palavra a dizer. Ou nos cabia o papel de Lucky Luke e tínhamos um Jolly Jumper , ou nos saía uma pileca e estávamos pior que um “desesperado” sem munições!
Do meu lado não me posso queixar. O meu “37” fugia que nem um maluco para fora nas curvas para a esquerda. Nada que uns braços e um coração rijos não resolvam. Mas em compensação nas rectas ia por ali fora. Então quando comparado com os “pasteis” que saíram ao António Matos e ao João Gonçalves era mesmo impressionante.
Mas nem tudo foram maravilhas na minha prova. Depois de ter “arrumado” com o Nuno Moura em Évora, desta vez a minha vítima foi o Miguel Amorim, a quem brindei com uma valente trolitada no início da 2º manga. E ainda dizem para aí que eu sou dos certinhos! Pois é, pilotaços., isto de “entrar no armário do vizinho” só não acontece mesmo a quem lá não anda. Ou tenho mais cuidado na próxima ou ainda levo um sumarissímo!
Mas até acabou por ser giro a partir dali, eu e o Amorim pegadinhos, a tirar partido dos nossos motores francamente mais vitaminados que a concorrência, a ver quantos lugares dava para recuperar até ao fim.
E ainda deu tempo para deitar um rabinho do olho lá para a frente da corrida e, como pai “babado”, ver o Pedro a fazer a sua melhor exibição de sempre.
Mais do que o 3º lugar, impressionou-me a forma como o rapaz se bateu com um “mestre da pressão” como é o Rui Mealha. Venham mais corridas lá na frente para corrigir algumas falhas e exageros (sobretudo na forma de “tapar”) e já se pode chamar de piloto a um “gajinho” que ainda há bem pouco tempo tinha de encher com almofadas para chegar com os pés aos pedais!!
Quanto ao restante pelotão? Ainda lutei com o Jorge, o Pedro Santos e o Carlos Lourenço. Senti por perto O Pedro Pinheiro, o João Gonçalves, o Palmeirim e o Luís Soares de Mello. E não posso deixar de saudar o regresso da Susana Palmeirim!
Finalmente, reforço aqui um aspecto que apontei ao nosso organizador (e que ele concordou de imediato) que é o de incluir os convidados na classificação final da corrida (somatório das 2 mangas). De facto se essa classificação não tem qualquer influência no campeonato, uma vez que o que conta são as pontuações em cada manga, faz todo o sentido que naquela classificação global entre a malta toda.
Por exemplo no Bombarral , o Pedro Pinheiro, melhor entre os convidados, seria o 5º classificado da geral....o que lhe teria conferido certamente um chupa com 2 sabores!!
Uma abraço pessoal e até Vila Nova de Paiva..se não for antes!
|
| Voltar acima |
|
| |
ruimealha Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008 Mensagens: 78
Estado:
|
| Colocado: 18 Fevereiro 2009 às 16:17 | IP Registado
|
|
|
Neste início de época o pessoal anda pouco dado à escrita... Será a falta de um sítio de acesso directo, como um blog? Será por falta de inspiração?
Antes de me debruçarsobre o desenrolar da prova, gostaria de falar do kartódromo em si e respectiva frota.
Confesso que após o reconhecimento realizado com o António Matos, fiquei muito apreensivo quanto ao estado das máquinas. No entanto, apesar de globalmente estarem pouco cuidados, os karts permitiram uma diversão muito razoável. Não me posso queixar do meu; tinha pouca saída (talvez peso a mais) mas globalmente estava muito aceitável, apesar de haver outros mais lestos. Claramente incapaz era o do Pedro Santos. A apresentação para uma prova de troféu de uma máquina naquelas condições, é altamente criticável. Havia vários karts de andamento muito limitado em comparação com outros, o que tornou a prova muito frustante para os respectivos pilotos. No entanto, penso que o factor desigualdade não foi muito diferente da maioria dos kartódromos que visitamos. Para mim há um que é bem pior nesse aspecto (desigualdade) que é o de Leiria.
Acho que a pista do Bombarral é das que dá mais pica, com zonas de velocidade, curvas rápidas e lentas, com fortíssimas travagens. Dando perferência à maior variação possível dos kartódromos, proponho a manutenção do Bombarral no nosso campeonato mas na frota dos 390, certamente bem melhor tratada no global.
Aqui fica a modesta opinião deste vosso servo.
Abraços.
Rui
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 18 Fevereiro 2009 às 18:01 | IP Registado
|
|
|
Já que o servo Rui Mealha deu a sua opinião, modesta, diz ele, sabedora, direi eu, resta-me só chamar a atenção para as tais curvas de fortíssimas travagens onde o essencial é ter travões para o efeito ! O Palmeirim e o Nuno Moura que o digam, um porque ao carregar no travão era como se carregasse na vulgar embraiagem, o outro porque servia de calço e os olhos giravam em sentidos opostos a ameaçarem saltar fora do capacete cada vez que levava com o dr. no lombo !  Enquanto o pau vai e volta, folgam as costas e Bombarral só será falado para o ano !!! Abraços, António
|
| Voltar acima |
|
| |
ruimealha Racer

Data de adesão: 06 Fevereiro 2008 Mensagens: 78
Estado:
|
| Colocado: 25 Fevereiro 2009 às 16:47 | IP Registado
|
|
|
Apesar de já terem passado vários dias após a prova do Bombarral, e de ter comentado previamente o estado da frota, aqui vai a minha singela crónica relativa à corrida.
Nos treinos andei sempre atrás do Rodrigo e fiquei com a sensação de que nenhum teria uma máquina brilhante. Tendo feito um treino certinho (apesar do peso) e sem grandes erros, fiquei frustrado por não me conseguir aproximar dele, apesar de manter a distancia. Só quando o chamaram para a "pole" percebi que também deveria ter um bom tempo.
No arranque para a 1º manga consegui ganhar a dianteira mas com muito pouca saída das curvas lentas fui sucessivamente ultrapassado pelo Rodrigo, Filipe Neves e Luís Melo. Ainda discuti o lugar com o Filipe mas não consegui aguentar a 3ª posição. Assisti a 3-4m de distancia a uma luta fabulosa entre o Luis e o Filipe, esperando por um desentendimento entre eles que me permitisse herdar o 2º lugar, mas não tive sorte. Ainda ultrapassei o Filipe mas tocámo-nos, tendo ele por isso perdido a trajectória ideal; assim sendo ele voltou naturalmente à 3ª posição Na última volta o Filipe tentou mais uma vez passar o Luís sem sucesso, tendo aberto um pouco e aproveitei para o passar, ficando assim em 3º lugar "in extremis".
Na 2ª manga esperei grandes dificuldades. Arranquei ao lado do Filipe, atrás do João Gonçalves e à frente do Rodrigo. Para ter algumas hipóteses de sucesso, tinha que arrancar bem, o que aconteceu, abençoado pelos deuses. Na 3ª curva estava em 5º e superei com facilidade o Miguel Amorim e o João Gonçalves por falta de motor deles. Tive a benção de constatar que os meus adversários directos (Filipe, Luís e Rodrigo) ficaram atrasados nas 1ªs voltas e tentei atacar ao máximo para me afastar deles, pois sabia que eles estavam mais rápidos que eu e que com pista livre me superariam. 1º consegui passar o Pedro Pinheiro (foi bem difícil, no 3º "U", após várias tentativas falhadas) que mostrou grande desportivismo e travou para evitar que houvesse um toque à entrada do "S". Um abraço, Pedro! Depois fui ao alcance do Pedro Fonseca, que estava brilhantemente a comandar a prova. Fruto da sua juventude cedeu à pressão, perdeu tempo a olhar para trás, passei-o, e quando pensei que me conseguia afastar, constatei que livre de pressão o Pedro renascia, e ao fim de pouco passou-me que nem uma bala! Depois lá apareceu a tal pressão, ele voltou a ceder; andámos nisto entretidos e divertidos umas boas voltas, com ultrapassagens sucessivas até que a experiência do velho lhe permitiu chegar ao fim em 1º, com o Filipe colado, depois de superar o Pedro nos "finalmente". Uma luta fabulosa, não estava nada à espera que o Pedro F. estivesse tão competitivo nesta fase. É claro que beneficiou de um peso-pluma, mas o seu progresso é fantástico! Depois do 1º pódio, a velhada que se prepare para o vexame que se aproxima! Obrigado pelo despique ao luis SM, Filipe N, Pedro P, Pedro F e Rodrigo com quem estive em luta directa. Parabéns a todos! Um abraço aos azarados Pedro Santos, António Matos, João Gonçalves, Luís e Nuno Moura e todos os que não foram bafejados pela sorte.
Até V.N. de Paiva!
Um abraço.
Rui
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 01 Março 2009 às 19:03 | IP Registado
|
|
|
Caros amigos,
A minha crónica é muito atrasada (por uma semana muito confusa e outra excelente na neve), mas nem por isso queria deixar de a pôr aqui.
O motivo principal é dar os parabéns públicos ao Pedro Fonseca pela prova brilhante. Quando o vi fugir, pensei que talvez se conseguisse aguentar na frente. Não aguentou, mas isso tornou melhor ainda a sua prova, pois revelou saber batalhar num pelotão. Envolvido num grupo de 4 safou-se sempre bem, recuperou várias vezes a 1ª posição e revelou ser uma estrela em nascimento, uma super-nova (sem conotações com a ex-equipa do Álvaro Parente).
Quanto à minha prova, começou logo de forma engraçada, com o funcionário que me pôs o kart a trabalhar a perguntar se eu não queria trocar de kart, pois o meu estava muito acelerado. Olhando para o resto da frota, parecia-me que isso seria um mal menor - pelo menos já sabia que acelerava. 
De facto o kart tinha uma ponta impressionante. Era apenas difícil fazer as curvas com travagens fortes, pois o facto de continuar acelerado, mesmo com o pé levantado, tornava-o um bocado difícil de controlar. Mas a velociadade de ponta, meus amigos, que velocidade... parecia um foguetão 
Outro pequeno defeito revelou-se na partida, pois estar parado, acelerado, à espera da formação da grelha fazia a embraiagem aquecer e patinar. As partidas foram ambas uma verdadeira desgraça. 
Na 1ª manga, depois do mau arranque, foi sempre ao ataque, com uma recuperação até ao 2º lugar. O Filipe Neves e o Rui Mealha deram imenso trabalho, pois nunca me largaram os calcanhares até ao fim. Lá na frente o Rodrigo Almeida abriu um buraco que nem o meu foquetão conseguiu reduzir. Excelente vitória. 
Na 2ª manga a coisa foi ainda mais difícil, pois caí de 7º aí para 10º na partida graças à minha amiga embraiagem. Recuperei até 6º, atrás do João Gonçalves com relativa rapidez, mas passar o João foi outra história. O rapaz não tinha kart (falta de velocidade de ponta), mas tem mãos, pelo que me deu uma carga de trabalhos passá-lo . Ainda tentei ir buscar os 4 1ºs que, envolvidos na sua luta, não estavam assim tão distantes, mas nessa altura fui agarrado pelo único outro foquetão que tinha comparação com o meu. A luta que se seguiu foi mto pouco cortês . Aguentei a pressão, enquanto os 1ºs se afastavam até à entrada da última volta. Aí, pela 1ª vez, o Rodrigo Almeida conseguiu estar em posição de me ultrapassar à entrada da 1ª curva. Tentei preparar-me para fazer a 'tesoura', mas deixei o meu kart escorregar e o João Gonçalves tb me passou . Uns metros à frente o Rodrigo saíu de pista sózinho, na descida, como corolário dos exageros que tivera antes. Assim, quem beneficiou foi o único de nós os 3 que não fez exageros: o João Gonçalves. Eu ainda lhe dei um pequeno toque, ao desconcentrar-me ao rir do despiste do Rodrigo e isso atrapalhou a saída de curva do João. Por isso tomei a decisão de não o atacar até ao final da volta, apesar de ter tido 3 vezes essa hipótese - preferi um 6º lugar limpo a um 5º ligeiramente forçado.
Assim ficámos. Um 2º e um 5º, mais uma volta mais rápida foram boas pontuações para o campeonato, que se está a iniciar de forma bem diferente do ano passado. 
Quanto ao Bombarral, tive a sorte de ter um kart que andava, por isso mantenho a minha opinião, mais vale assim, em que pelo menos se consegue fazer os karts curvar e chegar ao fim sem o corpo desfeito, que os karts de 220kg que nos enchem de bolhas e têm andamentos igualmentes díspares.
Entretanto, aproveito para deixar uma breve nota, que pode condicionar o meu futuro próximo no campeonato: fui a Andorra e vim de lá com uma provável fractura no coxis. Mas não pensem os meus amigos que se tratou dum acidente de ski - isso ainda tinha alguma honra -, caí na cozinha do apartamento ao tentar tirar uma embalagem do alto de um armário. 
Uma abraço a todos e até breve... espero 
Luís "Barrichello".
|
| Voltar acima |
|
| |

In Hoc Signo Vinces
Estado:
|
| Colocado: 01 Março 2009 às 23:00 | IP Registado
|
|
|
Oh Luís, essa da embalagem no alto do armário ter dado origem a esfacelares o cu ( perdão, o coxis ) tem que ser melhor contada ! Dá-me ideia que o Pedro Fonseca está é a fazer mossa e da grande, no pelotão e cheira-me que essa tua desculpa é para te safares às envergonhadelas com que todos temos que nos preparar perante um puto que até era sossegadinho e agora deu em reguila !!! Se fôr, de facto, o osso, vai dar para durar .... Se fôr dor da alma, deixa-te disso e prepara-te para a jornada Paivense ! Um abraço e as melhoras !
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,3848 segundos. |
|
 |
|