|
Tópico: 26 de Julho Almeirim II - crónicas
|

|
| Autor |
|
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 28 Julho 2008 às 20:36 | IP Registado
|
|
|
Perante a indecisão de escrever ou não escrever a minha crónica sobre a prova de sábado passado, optei por um exercício prévio de exorcismo intelectual, tendo na leitura do tópico das crónicas sobre Almeirim I a musa inspiradora para a presente. Assumida a deliberação, aqui vão os "hits" que ainda recordo. Desde logo o tempo, esse nosso velho aliado, que mais uma vez possibilitou uma prova em acelaração e com relativamente poucas ingressões à grana. Tudo estava a correr dentro do planeado e os pilotos começaram a aparecer poucos minutos após as 9 horas da manhã ( a corrida estava marcada para as 11 ! ) perante um pedido expresso para tentarmos ser céleres e proporcionarmos ao clã Fonseca um fim de semana familiar não perturbado pelo karting. Pela parte que me coube, esmerei-me a dar o exemplo : eram 8h55 quando dei entrada no recinto da Quinta da Conceição. Perante um dia óptimo, e sem ver vivalma, fui dar a volta à pista, a pé, numa de passar o tempo ... Deu para perceber que o fim do dia anterior tinha sido difícil para os últimos participantes daquela pista tal a quantidade de gravilha em algumas curvas a denotar saídas do alcatrão em doses industriais ... Por outro lado, deu também para verificar a degradação lamentável de alguns pontos negros daquela pista que deveriam ser arranjados e que mais uma vez intercederei perante os responsáveis do kartódromo nesse sentido. Refiro-me especificamente a 4 pontos : 1º - 4ª esquerda - esta curva não tem qualquer escapatória e merecia-a ! Tem um monte de gravilha ( muito solicitado, diga-se ) mas que até para ir para lá é na base da descida dum degrau muito perigoso principalmente se se tratar duma "molhada" ; 2º - 3ª direita - Esta curva necessita urgentemente que se tape o buraco existente junto ao corrector do lado direito; 3º - 4ª direita - Na sequência da curva anterior, o corrector do lado direito, devia ser melhorado pois o seu início faz com que, ao mínimo descuido, se galgue o mesmo sendo-se catapultado para a esquerda onde nos espera uma berma em degrau muito feia ; 4º - 5ª esquerda ( parabólica ) - inacreditável a berma do lado direito a solicitar orações aos mais crentes para que se livrem de caírem lá, situação essa que pode acabar muito mal ! Tomadas as minhas notas, entreguei-me à tarefa das boas-vindas dos pilotos, das pesagens e breifing. Lamentavelmente, um imponderável ( com efeitos de bola de neve ) começou a retardar o início da prova. Ainda nos mantivemos sentadinhos nos karts, desligados, enquanto os mecânicos compunham o do Luis Mello ( quem havia de ser ? ) ao qual faltava, calculem, o cabo do acelarador !!! Resultado : início com perto de 45 minutos de atraso em relação à hora prevista ! Acabados os treinos com o João Gonçalves a alcançar a pole, lá nos fomos posicionando na grelha. Aí, alertei a mecânica para o estado calamitoso do meu bólido cujo nariz / pára-choques assentava no chão à esquerda e distava do solo uma mão travessa à direita. Para além deste "pequeno pormenor", os pedais estavam de tal forma tortos que me provocavam câimbras pelo esforço. A tudo isso os mecânicos disseram que o kart estava excelente e que até tinha acabado de realizar uma prova de 24 horas e tudo .... Nem era preciso dizerem isso, via-se bem que o bicho teve tratamento adequado !!! Primeira manga. Arranco da 4ª posição e antes da 1ª curva tinha sido ultrapassado pelo Rui Mealha, pelo Luis Moura e pelo Luis Mello. A coisa estava negra ... já ia em 7º ! Porém, cedo descobri que havia uma rolha em pista que estava a fazer estragos enormes à minha preocupação em não descolar dos da frente - o Luis Mello. Eu seguia colado ao Luis Moura e este ao Mello. Entretanto o Rui Mealha partiu o cabo do acelarador o que deixou de ser uma preocupação. Tive que estudar o local da eventual ultrapassagem e essa tornou-se-me evidente que seria na recta da partida, uma vez que ganhava imensa velocidade em relação aos dois. Pelo caminho ficaram duas tentativas de ultrapassagem quer ao Moura quer ao Mello na 3ª esquerda mas mal sucedidas. Consumada a 4ª posição, era tarde para ir mais para a frente e tinha que esperar a 2ª manga. Na 2ª manga, parto da 5ª posição ( fruto da inversão da grelha para os 8 primeiros ) e o arranque já foi mais controlado. Contudo, à minha frente tinha presenças diabólicas e a tarefa de recuparação de posições para a classificação geral não me permitia veleidades. A encabeçar o pelotão, o Luis Fonseca ! O homem estava a andar muito bem ! Depois tinha que me ver outra vez com o Moura e com o Mello e ainda com o Palmeirim. Repetia-se o cenário da primeira manga ! A rolha continuava a boiar e aquilo estava difícil !! Novamente a recta da partida seria o cenário ideal para a ultrapassagem. A 1ª tentativa coroada de exito não evitou uma saída um pouco mais larga permitindo a recuperação da posição por parte do Mello. Nova tentativa e agora mais controlada na travagem e a coisa fêz-se ! Foi penoso aguentar o Nuno Moura e o Filipe Neves atraz de mim até ao final mas a bandeirada chegou na altura certa . Quarto na 1ª manga e primeiro na 2ª manga, deu um 3º lugar no podium a permitir uma pequena consistência na tabela geral. Como nota final os meus parabéns aos vencedores e uma palavra ao bom comportamento generalizado ( é a minha opinião e não ouvi nada em contrário ). Ao Rui Mealha a solidariedade pelo azar. Espero que ainda possa vir a partir mais 1 ou 2 cabos de acelarador até ao final do campeonato para ver se ajuda o ceguinho ... Ao Filipe Neves um abraço pela continuação do seu comportamento exemplar mesmo que na disputa ao milímetro pela 1ª posição ! Finalmente a 3ª manga, no FORNO, onde a sopa de pedra estava excelente. A companhia foi muito agradável e desenharam-se algumas hipóteses para futuras almoçaradas. Vamos a elas!
Editada por Garcia de Matos na 29 Julho 2008 às 14:25
|
| Voltar acima |
|
| |
Luís Mealha Rookie

Data de adesão: 25 Janeiro 2008 Mensagens: 30
Estado:
|
| Colocado: 29 Julho 2008 às 15:42 | IP Registado
|
|
|
Começo por agradecer aos colegas que me permitiram discutir o último lugar. Pelo menos eu, o Carlos Abril e o Carlos Lourenço sabemos o esforço que tive que fazer para não ficar em último.
Infelizmente, a sorte nos sorteios dos karts nada quer comigo. Este número 13 que me atribuiram era porreiro, pá! no meu melhor, consegui 55.721 nos treinos, 55.720 na 1ª manga e 56.206 na 2ª... Organização que tem máquinas tão distintas, não mereçe o meu apoio.
Já agora, proponho que os sorteios dos karts voltem a ser como dantes: com bolinhas ou papelinhos, com a participação de todos os pilotos. Pode ser que eu volte a ter alguma sorte...
Se isto não muda, nem ao próximo TIT consigo ir.
Abraços, que vou de férias.
|
| Voltar acima |
|
| |
Garcia de Matos Organizador

In Hoc Signo Vinces
Data de adesão: 28 Outubro 2007 País: Portugal Mensagens: 777
Estado:
|
| Colocado: 29 Julho 2008 às 17:33 | IP Registado
|
|
|
Luis Mealha, a sua proposta não é válida porque : 1º - não há qualquer relação de causalidade entre a sua sorte e a presença de todos os pilotos aquando dos sorteios dos karts ! A isso eu chamaria teoria da conspiração ; 2º - como compreenderá, e tenho a certeza que dará a mão à palmatória, muito prezo a honestidade de princípios nas pequenas coisas da vida. Não me passaria pela cabeça fazer um sorteio sem testemunhas ( há sempre quem não acredite ou ponha em dúvida a "negociação" das máquinas ) mas ou o meu amigo se apresenta ao sorteio ou não irei à sua procura ! O sorteio foi feito com as bolinhas do loto tiradas de dentro duma taça, operação esta testemunhada por 3 funcionários do kartódromo mais o Palmeirim e eu próprio. Se isto não lhe dá a garantia da isenção total de qualquer tipo de maningância, só me restaria lamentar. Um abraço
|
| Voltar acima |
|
| |
José Fonseca Master

Data de adesão: 18 Dezembro 2007 País: Portugal Mensagens: 101
Estado:
|
| Colocado: 29 Julho 2008 às 20:16 | IP Registado
|
|
|
Boa tarde a todos(as),
Aqui vai então a minha crónica, antes que o “Grão-Organizador” resolva despir mais alguém!!
Logos nos treinos a ânsia de fazer ainda melhor do que em Almeirim I (em que fiz os meus melhores treinos de 2008 com um 6º lugar) foi tanta que tentei fazer toda a parabólica interior de pé a fundo e acabei no meio de um bela nuvem de pó sem saber bem para que lado era a pista! Afinal fiz praticamente o mesmo crono da outra jornada. Boa! Tinha um bom Kart novamente. Ia-me divertir à grande!
Na grelha a coisa prometia: O Júnior Pedro e o José Palmeirim atrás de mim apenas por uma décima, prometiam reeditar velhos duelos. E à minha frente o Miguel Amorim (também por uma décima) e o Filipe Nunes, separado por uma ...milésima!!
Só que afinal as coisas ficaram calmas logo a partir das 1ª voltas. Amorim , Filipe Nunes e o Pedro atrasam-se a contas com toques,saídas e problemas nos Karts e o Palmeirim escapa-se com uma facilidade surpreendente. Só lá para o fim é que dou com um Soares de Mello a contas com um Kart que fazia umas curvas para esquerda muito pouco ortodoxas. Mas passar aquele piloto de "faca dos dentes" era muita areia para a minha camioneta.
Só que entretanto e beneficiando de mais uma jornada muito muito aziaga do Rui e sobretudo do Luís Mealha, me vejo no tal 8º lugar, que dá direito a partir na pole-position na manga seguinte, por causa daquelas inversões que já todos conhecemos!
E lá consigo partir na frente, para ter uma sensação que já não sentia hás uns anitos largos ..mas que não durou muito! Uma coisa é ter andamento, outra é ter aquela “ratice” que só se aprende andando lá na frente. E assim, mesmo com muita luta da minha parte, os nossos craques lá me foram passando, embora eu sentisse que até estava ao ritmo deles. Até que, lutava eu mais uma vez com o “derrapante” Luís Soares de Mello, e a “batalha” terminou.O João Gonçalves não consegue travar a tempo e dá-me uma valente trolitada. O bom do Kart aguentou-se à bronca, mas cá o piloto nem por isso. Enquanto ainda contava aquelas estrelas todas à volta do capacete , já o Soares de Mello,o Palmeirim e o Rui Mealha se escapavam por ali fora, enquanto o João Gonçalves, resolveu não me ultrapassar e fez-me uma espécie de escolta até ao fim da corrida. No final 2 excelentes 8ªs lugares e umas corridas muito giras, numa pista e com uns karts que eu gosto muito e só tenho pena de ver tão degradados.
É que ver o que sucedeu ao Luís Mealha , que vem do Algarve até Almeirim e apanha um “charuto” do principio ao fim é realmente muito chato!
Um abraço e boas férias para todos
José Luís
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 30 Julho 2008 às 01:27 | IP Registado
|
|
|
Mais uma vez a minha crónica de Almeirim começa antes da corrida: quando me fui sentar no kart, deparei com um cabo de acelerador totalmente a desfazer-se, restando apenas um ténue fio. Chamada a atenção para o mecânico, nem hesitou e mudou cabo, molas e tudo o que andasse à sua roda. Infelizmente o Rui Mealha não teve o mesmo olho clínico e ficou sem cabo na 1ª volta da 1ª manga.
Voltando à minha prova, só tenho a dizer o seguinte: fui batido sem apelo nem agravo !!!
Nas últimas provas tenho sentido que me falta aquele niquinho de risco para passar de 0,4s a mais que o 1º, para estar lá na frente.
Sem pressõe de resultados, fui para Almeirim determinado a dar tudo por tudo. E dei mesmo !!! Matei-me a puxar por aquele kart, levando-o até onde sabia.
Os resultados falam por mim... e não gosto do que me dizem.
Fiz gde parte dos treinos a controlar a distância ao Luís Moura, pelo que julgava que estava a andar bem. A verdade é que fui parar a 7º da grelha e despertei para a realidade.
A partida da 1ª manga correu-me mto bem, pois passei todos os pequenos acidentes à minha frente e dei por mim em 4º. O Resto da corrida foi feito sem olhar para trás, sem fugir das minhas trajectórias, a dar o máximo possível... só que este não chegava. Acabei em 7º.
Na 2ª manga foi mais do mesmo. O Zé Luís Fonseca fez cerimónia comigo na partida, eu tentei não passá-lo, mas um empurrãozinho por trás indicou-me que se não passasse ficávamos os 2 (ou mais !) logo ali. Fiz assim umas 15 voltas no comando - bendita inversão de grelha !!! A minha esperança era que houvesse embrulhada atrás de mim, mas nada - o organizador foi suficientemente dissuasor. Por falar em organizador, foi o 1º a passar-me, mas como fez um exagero, ainda retomei a posição brevemente... depois foi o Nuno Moura, o Filipe Neves, o Luís Moura... e vá lá que ficou por aqui.
Quem dá o que tem a mais não é obrigado. Eu dei tudo o que tinha, saio com o orgulho do dever cumprido. Parece então que neste momento não valho mais que um 5º e um 7º lugar. Há que aceitar !!!
No fim disto tudo, ainda tive de 'aturar' os meus amigos do AS Challenge - e depois o Rui Carneiro - a darem-me cabo do juízo pelos meus reultados.
Só gostava de acrescentar um ponto: houve vários colegas a chamarem-me rolha ! Pois meus amigos, se sou rolha, deixem-me que vos diga que os vossos 'saca-rolhas' andam muito fraquinhos. Eu não alterei uma única trajectória para me defender, em ambas as mangas e mesmo assim viram-se à rasca para me passar - mesmo se algumas das ultrapassagens foram muito boas, noemadamente a do António e a do Luís Moura na 2ª manga.
Como o dia tb tinha de ter o seu lado bom, depois de uma sandocha, tive a oportunidade de me regalar com umas voltas nuns 390cc a sério que uns amigos me deram oportunidade de experimentar. Foi o máximo. Senti-me qual piloto de F1, apanhado de surpresa acima de tudo pelo poder de travagem - tinha sempre de voltar a acelerar para fazer a curva, depois de parar o kart mto antes do que queria. Foi espantoso a forma como sem esforço, tirei 7seg. ao meu melhor tempo da manhã... irra !!!
E também aqui fica o meu muito obrigado aos meus amigos CS e Magalhães. Bem hajam.
Abraços,
Luís.
|
| Voltar acima |
|
| |
APValle Master

Data de adesão: 03 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 236
Estado:
|
| Colocado: 30 Julho 2008 às 14:51 | IP Registado
|
|
|
Já se encontram disponíveis, no site, os quadros dos resultados.
Obrigado
|
| Voltar acima |
|
| |
LSMello Organizador activo

In Hoc Signo Vinces / Ormei / CÁGADO
Data de adesão: 15 Novembro 2004 País: Portugal Mensagens: 482
Estado:
|
| Colocado: 30 Julho 2008 às 18:36 | IP Registado
|
|
|
Obrigado Alexandre.
|
| Voltar acima |
|
| |
APValle Master

Data de adesão: 03 Novembro 2007 País: Portugal Mensagens: 236
Estado:
|
| Colocado: 30 Julho 2008 às 18:57 | IP Registado
|
|
|
De nada amigo !!!
Tu melhor que ninguém (a fazer estatisticas!!) sabes que estas coisas dão trabalho! Publiquei o mais rápido que pude 
Abraços
|
| Voltar acima |
|
| |
Nuno NAM Rookie

Data de adesão: 18 Dezembro 2007 Mensagens: 36
Estado:
|
| Colocado: 31 Julho 2008 às 13:10 | IP Registado
|
|
|
Não podia deixar de participar neste tópico, uma vez que finalmente cheguei ao topo do pódio.
A corrida não podia ter corrido melhor. Os treinos foram feitos a bom ritmo embora tenha ficado com a sensação de que não estaria nos primeiros lugares da grelha pois arranquei atrás do João Gonçalves e fui perdendo alguma distancia para este. Foi com alguma surpresa que verifiquei que tinha o 2º lugar na grelha da 1ª mão. Claro que quem estava em 1º era o João G.
Estava confirmado, o meu Kart estava com ponta e ganho a 1ª posição antes da 1ª curva. A seguir foi gerir a corrida contando com as lutas atrás de mim para se manterem ocupados. Mesmo assim, foi dificíl aguentar o Filipe Neves nas ultimas voltas, mais uma volta e penso que perderia o lugar.
2ª manga. Partir em 8º e ganhar lugar aos mais rápidos não fácil, muito menos numa pista que não oferece muitos pontos de ultrapassagem. Partida e novamente o Kart a mostrar a sua ponta. Chego ao cotovelo em 4º lugar, tudo muito mais fácil, pensei eu. Afinal, tal não se verificou, perco posição para o António Matos e tenho o Filipe Neves no meu encalço. Para trás vão ficando o Luis Moura o Luis Mello e o José Luis. Umas voltas em segundo atrás do António e perco o lugar para o Filipe. Ok, estou em 3º e preciso do lugar do Filipe para ganhar a prova. Qual a estratégia a adoptar? Atacar ou esperar uma oportunidade da guerra pelo 1º lugar? Optei pela 2ª! O Filipe faz uma tentativa de passar o António no gancho do portão e abre ligeiramente, o suficiente para lhe ganhar em aceleração. Estava consumada a vitória. Que gozzzo  
Venha lá a Próxima!!!
__________________ NAM
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se
|
|
Você não pode colocar novos tópicos neste fórum Você não pode responder a tópicos neste fórum Você não pode apagar as suas mensagens neste fórum Você não pode editar as suas mensagens neste fórum Você não pode criar sondagens neste fórum Você não pode votar em sondagens neste fórum
|
Copyright ©2001-2004 Web Wiz Guide
Esta página foi gerada em 0,3438 segundos. |
|
 |
|