Colocado: 14 Janeiro 2008 às 01:19 | IP Registado
|
|
|
Olá a todos !
Ainda mal tinha saído do kart (da prova anterior) foi só
tempo de cumprimentar os membros do grupo (que ainda não tinha visto), para
logo sermos chamados para o briefing, onde ouvi pela segunda vez no dia, que os
karts estavam em rodagem!!!
Aproveitando para transmitir algumas impressões da pista aos
restantes membros da comitiva, lá fomos nós para 10 minutos de treino.
Na esperança de que, desta vez, o kart colaborasse (ao contrário
da primeira manga da prova realizada antes) lá parti eu para dentro da pista.
O piso apresentava-se bastante mais seco (senão mesmo seco)
o que permitiu outro tipo de condução e melhores trajectórias.
O kart por sua vez, parecia em boas condições e sempre
procurando realizar voltas com a pista desimpedida, o prémio foi atingir a polé
com 47.493. Se formos a comparar com o tempo dos treinos na prova realizada
anteriormente (51.465) dá para terem uma ideia da diferença das condições do
piso ! Praticamente 4’
de diferença!
A grelha desta 1ª manga tinha ao meu lado o Luís Mealha, que
tinha atrás o Luís Moura, e atrás de mim um sorridente João Gonçalves. Todos
com cara de quererem passar por mim o mais depressa possível !!!
Ainda na 1ª sessão do dia, e já apareciam sinais de
novidades. O Pedro Fonseca estava no 10º lugar da grelha conseguindo bater
alguns pilotos consagrados !
Partida com semáforo, consegui manter-me na frente para a
abordagem das curvas 2 e 3. Ainda durante a primeira volta percebi que tinha oLuis
Mealha e o João Gonçalves atrás de mim,
o que impunha conduzir sem exageros, pois sabia que ele aproveitaria a primeira
oportunidade para passar, se eu lha desse. Mas entretanto, a pista tinha ficado
com água devido a uma escaramuça no final da meta após a partida, e que não me
apercebi.
Na segunda volta, entrei a fundo no final da recta, e ao
passar pela água o meu kart, literalmente, descolou do pista e entrou em pião,
a alta velocidade, direitinho aos pneus !!!
Quando acabei o pião, estava parado fora da pista, bem longe
do local do acidente, onde assisti a uma coreografia digna de ser gravada, com
um pelotão maciço a fazer piões e a bater nos pneus, esperando que nenhum me
viesse bater. Só o João Gonçalves (que vinha junto a mim) conseguiu com a sua mestria
evitar bater. Possivelmente outros também houve, mas não consegui descortinar
quem, no meio da confusão.
Ainda alguns estavam a recompor-se do susto, já se agitavam
as bandeiras vermelhas, em sinal de que iria haver uma segunda partida para a
2ª manga.
Quando acabei o pião, estava parado fora da pista, bem longe
do local do acidente, onde assisti a uma coreografia digna de ser gravada, com
um pelotão maciço a fazer piões e a bater nos pneus, esperando que nenhum me
viesse bater. Só o João Gonçalves (que vinha junto a mim) conseguiu com a sua mestria
evitar bater. Possivelmente outros também houve, mas não consegui descortinar
quem, no meio da confusão.
Ainda alguns estavam a recompor-se do susto, já se agitavam
as bandeiras vermelhas, em sinal de que iria haver uma segunda partida para a
2ª manga.
Este incidente iria dar (no intervalo das mangas) direito a
uma interpelação do Pragosa a todos, onde vimos os resultados dos estragos em
algumas máquinas. Nomeadamente, como fica um veio empenado !!!!
Nova partida desta vez, sem problemas. Ao final da 2ª volta,
tinha conseguido uma distância razoável para os adversários, o que permitiria
fazer uma pilotagem muito descontraída e concentrada, embora tenha cometido
alguns erros em alguns pontos de travagem mais sensível, como seja a travagem
no final da recta interior ou há entrada do “S”, no miolo.
Primeira manga do dia, primeira manga do campeonato,
primeira vitória do ano. Não estava nada mal para começar. No entanto, e dado
que já era a terceira manga que fazia no dia, alguns sinais do esforço
começavam a aparecer…
Merecem o destaque a confirmação do Celso no final do
campeonato anterior, obtendo aqui o 6º lugar, e do Pedro Fonseca com o 9º
lugar. Ficava provado para o primeiro, que os resultados obtidos no final da época
transacta não foram por mero acaso, e do segundo, que o resultado dos treinos
foram intencionais !!!
Dois pilotos que dão sinais de quererem entrar nas contas
para os lugares mais altos da classificação, este ano!
Penso mesmo que o Celso e o Pedro Santos (outra promessa pelos
vistos) conseguiram este fim de semana, as melhores classificações de sempre no
“In Hoc Signo Vinces”.
Ia entrar em cena a grande novidade de 2008 !
Os 8 primeiros classificados da 1ª manga, partiam em posição
invertida para a 2ª manga.
Imagino o que o Pai José Luís ia sofrer se o Júnior tivesse
conseguido passar o Nuno Moura e acabasse a 1ª manga em 8º !!! E esteve lá
perto !!!
Não sei o que os pilotos da frente sentiram, embora muitos
deles estivessem habituados a este facto, mas espero saber nas vossas crónicas.
O Celso logo na segunda fila, ia olhando para um lado e para o outro a ver que
estava por lá, com cara de não querer ser metido em nenhuma embrulhada !!!
Há minha frente, tinha 6 valentes bravos do pelotão, mais o
João Gonçalves ao meu lado, sabendo que nenhum deles ia facilitar onde quer que
fosse.
Tivemos nesta manga uma participação agradável, ainda que a título
de convidado, do Paulo Figueiredo, já conhecido por alguns membros do grupo. Para
os que não conhecem, o Paulo tem sido um elemento importante na integração do
grupo junto da TIT, assim como na integração do “In Hoc Signo Vinces” no site
da Intertroféus (da sua criação), assim como na ajuda técnica que está sempre disponível
a dar para a implementação do nosso site. Espero que a experiência tenha sido
do seu agrado, principalmente, a parte de conhecer o António Matos pessoalmente
!!!
Dada a partida, consegui ir passando um após outro.
À entrada da 2ª volta, já só tinha à minha frente o Nuno Moura,
o Celso Guerreiro, e o Luís Soares de Melo, e à entrada da 3ª volta apenas o
Nuno Moura me separava de atingir a liderança. Durante a 3ª volta consegui meter-me
ao lado do Nuno e travar tarde à entrada do “S”, chegando assim ao 1º lugar.
A partir deste ponto foi manter um ritmo elevado com muita
concentração.
A segunda vitória do dia, era motivo de satisfação, pois há
muito tempo (mais de um ano) não sentia o nível de confiança e concentração
como senti no Sábado.
Mais uma vez, e agora ainda com melhores resultados, estavam
de parabéns o Celso e o Pedro Fonseca, acabando esta manga em 3º e 8º lugares
respectivamente ! As mesmas posições que apresentam provisoriamente, na
classificação geral do campeonato ! Formidável !!!!
Um apreço especial para todos os pilotos que estavam atentos
em pista às dobragens, e um elogio ao António Matos, que apesar de fortemente
debilitado e com um kart pouco cooperante, se manteve em pista, tal como um
cavaleiro ferido em campo de Batalha !
Ainda falando de dobragens, um pequeno incidente entre mim o
Cartucho e o Jorge Fonseca é digno de ser mencionado, embora sem que tenha tido
qualquer tipo de culpados.
À entrada da parabólica antes da recta de meta, estavam à
minha frente o Cartucho e o Jorge. Estes abriram, como que a dar-me passagem, e
no momento em que meto o kart do lado de dentro, ao lado do kart do Jorge, o
mesmo a fim de evitar bater na traseira do kart do Cartucho, vira para a
direita, onde estava eu. Inevitavelmente os karts bateram e engancharam,
soltando-se de imediato, mas provocando que o kart do Jorge fosse impelido
contra o kart do Cartucho.
Eu só fiz a ultrapassagem ali, porque os dois entraram para
a parabólica do lado de fora, e sabendo que me tinham visto, pensava que estava
a “abrir” para eu passar. Além de que o comissário que esta à saída do “S” lhes
tinha mostrado a bandeira azul, o que me dava a certeza de que a sua manobra
era licita de poder realizar a ultrapassagem. Não sei bem o que se passou, se o
Cartucho abrandou e o Jorge tentou se desviar, mas talvez estes ajudem a
explicar nas suas crónicas.
Estava assim terminado um dia extenuante (para mim), não sei
se para o Luís Melo e o João Gonçalves também.
Era hora de regressar a casa e trabalhar na publicação dos primeiros
resultados no nosso site !
Esperando mais crónicas,
até Leiria !!! ÒH José Luis !!!! Vê lá se levas o Júnior a treinar em Leiria !!!!
Abraços APV
Editada por APValle na 14 Janeiro 2008 às 01:23
|